terça-feira, 8 de outubro de 2024

BUSSCAR CONFIRMA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO FRETAMENTO 2024 COM EXPOSIÇÃO DO NOVO PANORÂMICO DD NB1 E MODELO DE MOTOR DIANTEIRO EL BUSS FT

A encarroçadora de ônibus Busscar confirma presença em mais um encontro de transporte. Desta vez, a marca catarinense será um dos patrocinadores do Evento Fretamento 2024, realizado de 18 a 20 de outubro, em Atibaia (SP). A empresa vai expor os modelos El Buss FT, ideal para fretamento, e o Panorâmico DD NB1 (foto de abertura), ônibus double decker lançado recentemente.

De acordo com o diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, o segmento de fretamento contínuo tem procura crescente no país e, hoje, gera importante demanda para os negócios da Busscar. “Para atender às demandas e necessidades específicas desse segmento contamos com o El Buss FT, modelo econômico e de fácil manutenção. Já o Panorâmico DD NB1, lançado recentemente, oferece robustez, segurança e conforto para fretamento de turismo e viagens longas”, pontua.

Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR), em parceria com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (FRESP), o Evento Fretamento 2024 terá como tema “Tecnologia que transforma o transporte”. No encontro, serão discutidos os mais recentes avanços e melhores práticas de sustentabilidade, explorando como o setor pode reduzir seu impacto ambiental enquanto aprimora as tecnologias em prol da eficiência operacional.

Para Paulo Corso, o Evento Fretamento representa uma oportunidade de divulgar as soluções da Busscar para o transporte. “Assim como em todas as edições, nossa participação no evento possibilita o estreitamento de relações com clientes e prospecções de novos negócios”, avalia.

Busscar

ALTAIR SE JUNTA À ASTON MARTIN E SARGINSONS EM PROJETO DE TECNOLOGIAS INTEGRADAS PARA OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO DE VEÍCULOS (PIVOT)

A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou seu envolvimento no projeto de Tecnologias Integradas para Otimização do Desempenho de Veículos (PIVOT) de £ 5,8 milhões, apoiado pela Innovate UK e pelo Advanced Propulsion Centre (APC). O projeto visa revolucionar a fabricação de veículos, criando componentes mais leves e sustentáveis, graças à inteligência artificial (IA) de ponta e aos recursos de simulação da Altair.

Liderado pela Sarginsons Industries, o projeto PIVOT reúne parceiros importantes, incluindo Altair, Aston Martin, Brunel University London e especialistas em reciclagem de metais GESCRAP. A iniciativa desenvolverá um software inovador que combina simulação de fundição, otimização de topologia e IA, o que permitirá que as organizações projetem componentes otimizados para redução do peso, desempenho estrutural e capacidade de fabricação. Essas inovações resultarão em estruturas de alumínio fundido que são até 30% mais leves, mantendo os requisitos de desempenho.

"Esta colaboração demonstra como nossa tecnologia de engenharia impulsionada por IA permite que os fabricantes desenvolvam componentes de veículos mais eficientes, reduzindo o peso e reduzindo drasticamente o impacto ambiental", disse Sam Mahalingam, diretor técnico da Altair. "Estamos orgulhosos de trabalhar com organizações com ideias semelhantes para mostrar como as inovações na fabricação contribuem para um futuro automotivo mais sustentável."

Financiado em parte por uma doação governamental de £ 2,9 milhões da Innovate UK e APC, o projeto PIVOT se concentrará no uso de alumínio 100% reciclado para reduzir as emissões de carbono incorporadas em componentes de veículos em até 95%. Ao superar as fraquezas mecânicas inerentes ao alumínio reciclado por meio de técnicas avançadas de refinamento de grãos desenvolvidas pela Brunel University London, o PIVOT tornará possível o uso de ligas secundárias para aplicações estruturais fundidas, como sistemas de chassis de veículos.

“O PIVOT representa um grande passo à frente para a indústria de fundição”, disse Mark Nunan, diretor administrativo da Sarginsons Industries. “Com a tecnologia de ponta da Altair, estamos expandindo os limites do que é possível, criando componentes que não são apenas mais leves e fortes, mas também significativamente mais ecológicos.”

O projeto PIVOT servirá como uma vitrine de como a IA, materiais reciclados e processos avançados de fundição podem remodelar a fabricação de veículos, reduzindo a pegada ambiental. Espera-se que o projeto forneça avanços críticos nos próximos anos, permitindo que OEMs e fundições adotem métodos de produção mais eficientes e sustentáveis.

Para obter mais informações sobre a Innovate UK e as iniciativas da APC, visite o site clicando aqui.

A Altair é líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram de forma mais eficaz e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado – tudo isso criando um futuro mais verde e sustentável. 

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

MITSUBISHI ELECTRIC BRASIL TRAZ PARA O PAÍS A LINHA DE SERVO ACIONAMENTO MR-J5

Novos produtos oferecem precisão e velocidade para a indústria e podem controlar até 768 eixos simultaneamente


A Mitsubishi Electric Brasil, integrante da Mitsubishi Electric Corporation, uma das líderes mundiais na fabricação, comercialização e venda de equipamentos elétricos e eletrônicos, traz para o Brasil a linha de servo acionamento MR-J5 e a série de servo motores HK.

Os novos servos acionamento têm conexão por meio da rede CC Link IE TSN e EtherCAT, são compatíveis com os controladores das linhas iQ-F e iQ-R, inversores e IHMs da Mitsubishi Electric. Os produtos têm controladores de movimento com funções de sincronismo e interpolação com tempo de ciclo de até 32µs (microsegundos), o que garante precisão de até centésimos de milímetro em operações complexas.

“Os servos acionamento da linha MR-J5 têm dimensões menores em relação à MR-J4, isso permite reduzir a área ocupada pelo sistema. O servo motor possui cabo único (potência / encoder / freio), simplificando a instalação de fiação e possibilita reduzir o TCO”, explica Bruno Iorio, especialista de Produto e Aplicação da Mitsubishi Electric Brasil.

A série MELSERVO-J5 conta com controle avançado de Motion, capaz de controlar até 768 eixos simultaneamente, sendo compatível com sistemas de automação industrial de todos os portes, mesmo em condições desafiadoras.

Os produtos contam ainda com funções de manutenção preditiva e são capazes de detectar alterações nas máquinas por meio da vibração e atrito dos componentes mecânicos, como: fuso de esferas, correias e engrenagens.

“Esta função detecta possíveis falhas e emite um aviso para o operador e até o sistema de TI, que faz o diagnóstico geral da máquina, e possibilita a substituição das peças antes que elas falhem, o que facilita a solução de problemas e a manutenção”, explica Iorio.

Quatro novos servos motores rotativos da série HK possuem um encoder de 26 bits (67.108.864 pulsos/volta), e oferecem mais precisão e movimentos suaves e exatos, completam a linha MR-J5.

Os produtos estão disponíveis com motores de até 6700 rpm e a série é formada por modelos de baixa, ultra baixa e média inércias, compatíveis com diversos tipos de máquinas. Além disso, contam com Servo Motor Linear e Motor de Acionamento Direto (DDM), entregando soluções de altíssimo desempenho.

A chegada da série MR-J5 ao Brasil reforça o nosso objetivo de impulsionar a indústria no país, oferecendo tecnologia de ponta para otimizar a produtividade e eficiência”, destaca Bruno Iorio, especialista de Produto e Aplicação da Mitsubishi Electric Brasil.

Mitsubishi Electric do Brasil - No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: automação industrial e CNC, sistemas de ar-condicionado, automação de processos, equipamentos automotivos, sistemas de visualização e sistemas de transporte.

Mitsubishi Electric do Brasil
Intelligenzia

DELTA GLOBAL PASSA A FAZER PARTE DA RANDONCORP

A Randoncorp, por meio da Rands – vertical de Serviços Financeiros e Digitais – informa ao mercado acordo para o aumento de investimento na Delta Global, especializada em tecnologia e serviços para o mercado de seguros e transportes. Com esse movimento, assinado nesta terça-feira, 08 de outubro, a companhia passa a deter 80% do capital social da empresa. A negociação segue agora para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Essa iniciativa busca ampliar a parceria iniciada em 2021, quando houve aporte inicial da unidade RV (Randon Ventures) dentro da jornada de investimentos em startups.

A Delta Global é especialista em soluções para gestão de frotas e tecnologia, com uma das mais completas plataformas do mercado, unindo tecnologia de ponta, telemetria, gerenciamento de dados e serviços de assistência. Fundada em 2015, faz a gestão de mais de 600 mil veículos e atende hoje as principais seguradoras, corretoras de seguros e players do setor de transporte e logística. Com o investimento e a parceria, a expectativa é potencializar essa oferta de soluções e ampliar a base de clientes, além de reforçar a plataforma de serviços da Rands.

“Desde o início, a Randoncorp foi uma grande parceira da Delta Global. Acreditamos que esse novo movimento irá fortalecer ainda mais as sinergias conquistadas entre as duas empresas e potencializar as oportunidades de crescimento tanto da Delta, quanto da Rands. O mercado de gestão de frotas tem um horizonte enorme e, sem dúvidas, estamos no caminho certo”, pontua Nícolas Galvão, CEO da Delta Global.

A relação entre as empresas também se materializa em outras iniciativas. Por meio da tecnologia própria desenvolvida em parceria com a Delta, a Randon – vertical Montadora da Randoncorp, disponibiliza ao mercado a solução de telemetria embarcada em implementos rodoviários Randon Smart, para monitorar, gerenciar e controlar todas as funcionalidades do produto em operação.

As tecnologias e serviços da Delta Global se integram às soluções de produtos em seguridade da Randon Seguros e de gerenciamento de frotas da Addiante, algumas das empresas que também formam a Rands - plataforma completa de Soluções Financeiras e Serviços, que trabalha com mais de 30 produtos nas áreas de consórcios, créditos, financiamentos, seguros e investimentos, locação de ativos, investimento em startups, incentivo ao ecossistema de inovação e desenvolvimento de softwares.

“Valorizamos a nossa relação com a Delta Global, que se amplia agora, associada a uma ampla jornada de consolidação da Rands. Visualizamos um grande potencial de ampliação dos mercados onde a Delta está presente, e vamos buscar uma integração ainda maior com as demais soluções que formam nosso portfólio, cada vez mais completo para o mercado da logística”, reforça o COO da Rands, Daniel M. Ely.

“Neste ambiente global cada vez mais conectado e digitalizado, esse movimento reforça nossa visão estratégica de ofertarmos aos mercados, cada vez mais soluções e serviços digitais, com crescimento sustentável”, complementa o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Randoncorp
ANK Reputation

BMW X1 GANHA NOVA VERSÃO COM PACOTE DE EQUIPAMENTOS ATRAENTE E MOTORIZAÇÃO MAIS POTENTE

Versão sDrive20i substitui a antecessora sDrive18i

Sempre em busca de oferecer o melhor aos clientes, a BMW do Brasil anuncia a chegada de uma nova versão para o BMW X1, veículo premium mais vendido do país. O novo BMW X1 sDrive20i GP chega para substituir a versão sDrive18i no line-up do modelo, que agora passa a ser equipado com a mesma motorização mais potente em todas as versões.

Visualmente, o modelo mantém o desenho marcante e inovador, tanto no exterior quanto no interior. Elementos de design tornam o carro ainda mais robusto e imponente, algo extremamente desejado no segmento de SAVs. Na fita métrica, o X1 tem 4,50 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas tem 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.

Na dianteira, o para-choque tem tomadas de ar agressivas e funcionais. A tradicional grade duplo-rim é imponente e os faróis são full LEDs adaptativos. O para-choque traseiro, assim como o layout de luzes do conjunto ótico traseiro dão tom esportivo ao SAV, mas sem perder a elegância. As rodas têm design exclusivo e medem 18 polegadas na versão sDrive20i GP.

Por dentro, o modelo segue o mesmo padrão das outras versões do X1 e o mesmo conceito encontrado no BMW iX. O tabelier é composto por uma incrível tela curvada em TFT de alta resolução — composta por duas peças, de 10,2” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia) —, com o novo Sistema Operacional 9 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva. A enorme tela torna a habitáculo mais interativo e eclético, uma vez que os comandos podem ser acionados por voz, tato ou pelo comando central do i-Drive.

No quesito conectividade, o novo BMW X1 conta com o BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Principal novidade da nova versão, o motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), tem quatro cilindros em linha e gera 204 cv e 300 Nm de torque. O câmbio é o Steptronic de 7 marchas. Com esse conjunto, a versão sDrive20i GP acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 236 km/h. De acordo com o programa Conpet, do Inmetro, o novo BMW X1 sDrive20i GP alcança médias de 10,7 km/l e 13 km/l, em ciclos urbanos e de estrada, respectivamente.

Entre os equipamentos disponíveis, destaque para os sistemas Parking Assistant, faróis em LED adaptativo, ar-condicionado com controle digital, carregador de smartphone sem fio, bancos dianteiros com ajuste elétrico, retrovisor interno com função anti-ofuscante, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, entre outros.

Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

O novo BMW X1 sDrive20i GP já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em cinco opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Phytonic, Verde Cape York e Prata Space) e quatro opções de acabamento interno (Preto/Preto, Mocha/Preto e Oyster/Preto e Coral/Preto). A nova versão conta ainda com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

Preço de lançamento: BMW X1 sDrive20i GP – R$ 318.950

BMW do Brasil
Jeffrey Group
 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

FESTIVAL DE PEÇAS IVECO

Ação oferece ao cliente oportunidades exclusivas para adquirir itens reconhecidos pela qualidade e excelência

A IVECO promove mais um tradicional "Festival de Peças", que ocorre até 31 de dezembro de 2024. Esta edição especial traz uma seleção de 164 itens, incluindo Peças Genuínas e NEXPRO, com descontos que podem chegar a 40%. O evento abrange toda a linha de caminhões e ônibus, proporcionando aos clientes uma oportunidade única para comprar os componentes com preços mais atrativos.

“Com a expectativa de garantir as melhores ofertas e atender à demanda com agilidade, o Festival de Peças promete ser um sucesso. A campanha visa proporcionar as melhores soluções em peças, genuínas e da linha NEXPRO, com preços reduzidos, mantendo a qualidade dos componentes e a excelência no atendimento em toda a rede de concessionárias da montadora”, afirma Rômulo D’Alessandro, diretor Comercial de Vendas de Peças da IVECO.

A lista de produtos foi elaborada em colaboração com a rede IVECO, garantindo que as peças selecionadas atendam às reais necessidades dos consumidores. Para impulsionar a iniciativa, a campanha conta também com ações que envolvem os pilotos da equipe IVECO Usual Racing, da Copa Truck, e divulgação na mídia digital e mídia impressa, com uma estratégia 360º que visa impactar os clientes em todos os canais apresentando a promoção e a oportunidade de adquirir peças de reposição com desconto, garantindo economia, qualidade e garantia na rede de concessionárias IVECO, destaca Gustavo Hollatz, gerente de Marketing de Peças da IVECO.

Todas as peças genuínas e peças da linha NEXPRO são testadas e homologadas. Dessa forma, apresentam garantia de 12 meses quando adquiridas e instaladas nas concessionárias da marca.

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS ANUNCIA EXPANSÃO COM NOVO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM SORRISO-MT

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento, transporte e distribuição de insumos para o mercado agrícola, amplia sua operação com um novo centro de distribuição em Sorriso-MT. Com um investimento em torno de R$ 70 milhões, o projeto representa um marco importante para a empresa, pois consolida sua presença na região e amplia sua capacidade de melhor atender os clientes e prospectar oportunidades no setor.

O novo CD está localizado estrategicamente no município de Sorriso, também conhecido como a capital do agronegócio e o maior produtor individual de soja do mundo. Segundo os dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade foi líder em valor de produção agrícola pelo quarto ano consecutivo, alcançando R$ 11,5 bilhões. Já o estado do Mato Grosso, teve o maior valor de produção, com R$ 174,8 bilhões.

Atenta a potencialidade do setor e o volume de entregas já computado e previsto, a Bravo acredita na força da região e quer estar cada vez mais próxima dos clientes que demandam de um operador logístico para armazenar seus insumos agrícolas com segurança e entregar com agilidade e qualidade. “Essa conquista é fruto da nossa essência e propósito de suportar o crescimento do mercado e dos clientes, agregando valor aos seus negócios por meio da logística. Seguimos trabalhando fortemente em busca de maior capilaridade, por meio de novas filiais posicionadas estrategicamente pelo país”, diz Márcio Pasquali, Diretor Comercial da Bravo.

A unidade de Sorriso contará com a capacidade de armazenamento de mais de 32 mil posições pallets e a capacidade de movimentação diária de 1.100 toneladas, além de mais de 50 veículos dedicados à distribuição regional e operação com funcionamento de 7 dias da semana em época de safra. Ela também seguirá uma formatação que privilegiará a dinâmica do last mile para o atendimento aos produtores, cooperativas e distribuidores, através de lockers inteligentes (terminais que permitem a retirada de encomendas em pontos estratégicos e próximos dos locais de consumo) e entregas rápidas de drive-thru.

Um outro ponto de destaque é que a filial está em processo de certificação LEED, sigla inglesa para Leadership in Energy and Environmental Design, um selo que busca implementar soluções sustentáveis em prédios, edifícios e estruturas, novas ou já existentes, com determinadas regras pré-estabelecidas pela organização Green Building Council (GBC).

O CD ainda representa um investimento no desenvolvimento socioeconômico da região, isso porque a geração de empregos, o estímulo à economia local e a contribuição para a dinamização do mercado logístico são aspectos que também evidenciam o impacto positivo desse projeto. Segundo Márcio Pasquali, ainda para este ano, está planejada a contratação de mais de 150 profissionais para as áreas de armazenagem, transporte e administrativo.

É importante destacar que em Mato Grosso, a Bravo está presente desde o ano de 2002 com sua filial em Cuiabá. Outra cidade estratégica que a empresa conta com uma unidade é Querência.

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Ao longo de sua trajetória, buscou aprimorar os processos e operações, se especializou no atendimento logístico para o mercado agrícola e se tornou referência em serviços eficientes de armazenamento e distribuição de insumos agrícolas. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão.

Bravo Serviços Logísticos
Alfapress Comunicações

BRIDGESTONE PROMOVE AÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA PARA CAMINHONEIROS DURANTE A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Evento promoveu momentos de saúde, bem-estar e conscientização sobre segurança viária para os profissionais do transporte de cargas no Centro de Distribuição Ecopia, em Mauá (SP)

Marcando a Semana Nacional do Trânsito e seguindo o compromisso em garantir a segurança e o bem-estar dos profissionais de transporte de cargas, a Bridgestone promoveu durante o mês de setembro uma série de atividades no Centro de Distribuição Ecopia, em Mauá (SP). Mais de 60 caminhoneiros foram beneficiados.

Ao longo de três dias, os caminhoneiros que aguardavam a liberação de suas cargas puderam participar de ações como inspeção visual dos pneus dos caminhões, aferição de pressão e glicemia, além de quick massage e um coffee break. A iniciativa também reforçou a importância da saúde física e mental para a segurança no trânsito.

Para o médico clínico geral Lorgio Antonio Pereira Chamon, que participou da iniciativa, o foco na saúde dos transportadores e na segurança viária são importantes nesse tipo de ação. “A saúde física e mental dos condutores é um fator crucial para garantir a segurança nas vias. Ela influencia diretamente a capacidade de atenção e reflexos. Problemas de saúde, como fadiga, estresse, distúrbios do sono ou condições médicas não tratadas, podem comprometer seriamente o tempo de reação e a tomada de decisões, aumentando o risco de acidentes”, ponderou o profissional.

Em outro aspecto relevante, Chamon destacou positivamente o calendário de atividades realizado no CD Ecopia. “Ações que promovem a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde, como check-ups regulares e adoção de hábitos saudáveis, influenciam positivamente a segurança viária. Motoristas mais saudáveis tendem a dirigir de forma mais segura”, finalizou.

O caminhoneiro Jucimar Santos, por sua vez, elogiou a realização da atividade. “Foi um prazer participar deste evento no CD Ecopia. Existem muitas dificuldades que nós, caminhoneiros, enfrentamos diariamente. Termos esse momento de descompressão pensando na saúde, bem-estar e reforçando a importância da segurança no trânsito é fundamental para construirmos uma estrada cada vez mais segura. Agradeço a Bridgestone e espero que tenhamos mais momentos como esse não só aqui, mas em todas as empresas”, sinalizou.

Além da Semana Nacional do Trânsito, em setembro é celebrado o Dia do Caminhoneiro (16 de setembro). Profissional que desempenha um papel crucial na cadeia logística e no funcionamento do país.

“A ação esteve conectada aos valores “Emotion” “Ease” e “Empowerment” do Bridgestone E8 Commitment, que se compromete a criar em conjunto com a sociedade, seus parceiros e clientes uma sociedade sustentável.”, Ana Quaresma, Supervisora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Bridgestone Brasil.

Bridgestone do Brasil
Máquina

FPT INDUSTRIAL LEVA O FUTURO DO POWERTRAIN À FENATRAN 2024.

Marca do Iveco Group apresenta no São Paulo Expo oferta completa de motores a combustão interna, sua liderança em gás natural e a inovação dos sistemas ePropulsion

Protagonista de um futuro sustentável, a FPT Industrial leva para a Fenatran 2024, de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo, um portfólio completo em powertrain. Como líder global em aplicações On-Road, a marca do Iveco Group quer aproveitar sua participação na principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas para reafirmar sua posição no segmento, com uma oferta completa de motores a combustão interna (ICE), sua liderança em gás natural e a inovação da linha de sistemas ePropulsion, com o compromisso em fornecer soluções eficientes e de alto desempenho para OEMs.

Essa visão está em perfeita sintonia com a estratégia de produtos da marca, que tem como base dois pilares principais. Por um lado, continuar a investir em motores ainda mais sustentáveis, com uma abordagem alternativa focada em multicombustíveis, e por outro, se posicionar a longo prazo como fornecedora de soluções de zero emissão, ampliando sua cadeia de valor para a área de eletrificação, por meio de ePropulsions e soluções de armazenamento de energia.

“Enxergamos grandes oportunidades na América Latina, onde temos mais de 700.000 motores em circulação. Mais de 60% das nossas vendas são para clientes fora da CNH e Iveco Group”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Único player no segmento On-Road com pelo menos um produto de combustível alternativo para toda a sua gama, a FPT Industrial continua a investir em motores de combustão interna ainda mais sustentáveis, apresentando na Fenatran 2024 produtos de alta tecnologia, a diesel, gás natural, biometano e remanufaturados.

“Na América Latina, entendemos que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Neste contexto, a FPT Industrial tem liderado diferentes projetos como parte desta estratégia multienergética, investindo no uso de gás natural e biometano”, explica João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Soluções a Gás: 100.000 motores produzidos

Recentemente, a FPT Industrial comemorou um marco impressionante: a produção do 100.000º motor a gás natural, na fábrica de Bourbon-Lancy, na França. A FPT Industrial oferece hoje a mais ampla linha de motores a gás natural disponível no mercado, fornecendo soluções de 136 a 520 hp para veículos leves, médios e pesados, no segmento On-Road, e de 100 a 266 hp para máquinas Off-Road.

O foco ao cliente é a prioridade da área de Customer Service da FPT Industrial, que também apresenta na Fenatran 2024 a linha Reman desenvolvida em parceria com a IVECO, e soluções Repower, juntamente com a sua Rede de Distribuidores.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

DE TÁXI PELO MUNDO!!! Por chicolelis*

Ao receber a foto de amigos que visitaram Capri, no Golfo de Nápoles, no mar Tireno, com 30 mil habitantes em uma área de 10,4 km, mostrando um táxi local, fiquei inspirado para falar de outros taxis, igualmente curiosos, ou não, espalhados por esse nosso planeta Terra.

Em Capri eles são montados sobre ao mais variados modelos e marcas, desde o menor dos carros, como um Fiat 600, até algumas “banheiras” que a indústria automobilística produziu. Todos com sua parte superior cortadas, substituídas por toldos que têm suas cores e formato determinado pelo gosto, ou mau gosto, do seu proprietário. Mas são todos “divertidos”.

- “E muito caros”, acrescenta minha amiga, informando que a mais barata, que dura 11 minutos, custa entre 10 e 13 Euro (cerca de R$ 50,00).

No contraponto dessa irreverência de Capri, a “seriedade” do táxi londrino, todos com o mesmo design e em sua maioria na cor preta, daí serem chamados de “black cabs”. Seu uso é muito caro também: uma corrida de 20 minutos, chega a custar 15 Libras Esterlinas (cerca de R$ 110,00). Nada muito diferente do preço cobrado por aqui, pelos aplicativos, em dias de chuva, ou na hora do rush. Certo? Diz a lenda que eles têm o teto elevado para que os “lords” ingleses pudessem entrar sem ter que tirar suas elegantes cartolas.

O táxi em Roma não tem lá seus atrativos, mas a cidade não poderia ficar fora de um roteiro. Certo? O preço de uma corrida do aeroporto internacional de Fiumicino até o centro custa 48 Euro, perto de R$ 250,00. Nas demais corridas pela cidade, vale o que mostra o taxímetro.

O “yellow cab”

A cor amarela no Yellow cab, em Nova York, talvez o táxi mais conhecido em todo o mundo, vem desde 1915, quando John Hertz inspirou-se em um estudo da universidade de Chicago, mostrando que a cor amarela combinada com o vermelho era mais visível de longe. Uma corrida padrão por lá custa US$ 10 (cerca de R$ 50,00). Informação extra: o primeiro táxi com motor a combustão circulou pela chamada “capital do mundo” em 1907. 

No Rio de Janeiro, o mesmo argumento foi usado para determinar a cor do táxi carioca, onde o km rodado custa em torno de R$ 4,00. E pode custar bem mais se você pegar um tiroteio na Linha Vermelha, e ficar parado por um longo tempo. Uma observação: na minha infância morei no amado Rio de Janeiro, onde a malandragem, hoje substituída pela bandidagem, andava por lá, dando golpes e pungando carteiras, na Praça XV, no Largo da Carioca, ou na Cantareira, a barca que fazia a travessia Rio-Niterói e que tem até música.

Em Pequim, capital chinesa, aparece o amarelo, como no Rio e Nova Iorque. Uma larga faixa nessa cor aparece em todos os modelos que circulam pela cidade e também por Shangai. E, pelas informações na Internet, os preços são bem convidativos.

Nos primeiros, custando entre US$ 2,80 e US$ 4,20 em corridas pelo Centro da cidade. Em Pequim com 21,8 milhões de habitantes, e o amarelo dominando nos “carros de aluguel”, como eram chamados os táxis antigamente. Lá, os primeiros 3 km custam o equivalente a US$ 10,48, com custo adicional, por quilômetros rodado, de US$ 1,80. E justificativa para uso do amarelo: melhor visualização.

Em Roma, o táxi não tem cor definida, mas foi incluída aqui, apenas por ser Roma. A corrida entre o aeroporto de Fiumicino, o principal da Itália, custa, fixo, o equivalente a US$ 48. E não se assuste com o trânsito terrível da cidade e com o motorista, que à todo momento, larga do volante para falar com as mãos, além do mais, olhar para você, sentado no banco traseiro.

Paris também foi incluída na lista, por ser a “Cidade Luz” e abrigar os mais famosos museus do mundo. Lá, a bandeirada custa US$ 2,60, e o quilômetro rodado, de dia, US$ 0,96 e US$ 1,17 à noite. E Buenos Aires, na lista por que é a capital dos “Hermanos” e onde Carlos Gardel cantou belos tangos compostos pelo brasileiro Alfredo Le Pera, nascido no bairro do Bexiga, (, localizado no Centro de São Paulo e tornado famoso por Adoniran Barbosa). Lá a bandeirada custa $ 1.28 pesos (o dólar blue está a $ 1.200 pesos) e $ 128 pesos a cada 200 metros, com 20% de acréscime4 no período noturno. Lisboa, só incluí por uma questão sanguínea, em homenagem à minha amada vó Eva, mas não há o que falar, a não ser que para saber preços das corridas, devemos recorrer a simulação da Coptaxis. Nova Deli foi incluída por oferecer o mais curioso tipo de taxi, o “Tukituki”, que foi inventado no Japão, mas predomina na capital da Índia, com seus quase 33 milhões de habitantes. Ele tem apenas três rodas, já que é montado sobre motocicleta, mas pode levar até sete pessoas, de acordo com sua configuração.

Finalmente, Tóquio, que abriga, além do táxi tradicional, um dos mais antigos tipo de transporte de passageiro, o Riquixá, com duas rodas e, como diz seu nome em japonês, “jinrikisha” (veículo a tração humana). Ele surgiu no Japão em 1868 e hoje tem a versão ciclo-riquixá, montado sobre uma bicicleta.

Agora, em Berlim está o “taxi” mais divertido para quem gosta de uma boa cerveja alemã: o Beer Bike”, onde um determinado número de “passageiros” (varia entre 6 e 12 pessoas) pedala uma bicicleta em forma de mesa ou de um balcão de bar, que tem um “ciclista” que não bebe e cuida que o “bar” não erre a mão, ao circular pelos pontos turísticos, do lado Ocidental de Berlim.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

SÃO PAULO OKTOBERFEST CELEBRA 200 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Apresentação de grupo folclórico de dança típica que ocorreu em edições passadas da São Paulo Oktoberfest. Foto: Vans Bumbeers.

A São Paulo Oktoberfest deste ano promete uma experiência cultural inesquecível com uma série de shows diários de bandas típicas e apresentações de grupos folclóricos alemães. Neste ano, em que o Brasil celebra os 200 anos da imigração alemã, a São Paulo Oktoberfest trará pela primeira vez uma das maiores atrações diretamente de Munique: a renomada banda Take Five! Ela será uma das principais atrações na Biertent, onde se apresentarão também as grandes bandas nacionais.

Famosa por animar a Oktoberfest de Munique, a Take Five é composta por seis músicos, com 21 anos de performances na maior Oktoberfest do mundo. Com a sua participação em São Paulo, o festival vai proporcionar a mesma animação contagiante que move as noites de Munique. Suas apresentações ao vivo, cheias de emoção e vibração, criam uma conexão única com o público, transformando cada show em uma verdadeira celebração da cultura bávara.

E também na Tenda Alemã, situada no Biergarten, os visitantes vão encontrar o melhor da cultura germânica em São Paulo durante os oito dias do festival. Com uma programação repleta de grandes atrações, o espaço promete oferecer uma imersão completa na tradição e diversão alemãs, garantindo uma experiência inesquecível para todos os visitantes.

A programação nesse espaço vai contar com várias bandas que trazem o melhor da música alemã no Brasil. A banda Berg Musikanten (Músicos de Montanha) proporcionará ao público uma animação especial, combinando a música germânica com elementos do repertório brasileiro. Com seu som envolvente, ela traz à tona a alma das montanhas alemãs e as conectam com o calor brasileiro, proporcionando um show emocionante para os amantes da boa música.

Já o grupo Vox 3, conhecido desde 1996, traz uma mistura irresistível de irreverência e talento. Com sucessos como a famosa "Centopeia do Chopp", a banda é sinônimo de festa e tem uma forte conexão com o público dos maiores festivais do país, sempre oferecendo um repertório dançante e contagiante.

Outra atração imperdível é a Dauerlaufband, nascida na Alemanha em 2015 e liderada pelo vocalista e acordeonista brasileiro Juliano Zamith. A banda encontrou suas raízes em Wolfsburg, Alemanha, e após o retorno de Juliano ao Brasil em 2019, consolidou-se como uma das principais intérpretes de música típica alemã do Brasil. Junto com o saxofonista João Paulo, que também morou na Alemanha, a banda de seis músicos oferece um show autêntico que mistura tradição e modernidade, encantando o público com seu repertório, cantado 100% no idioma alemão, com músicas exportadas diretamente dos palcos alemães para todo o Brasil.

Outro destaque é a banda Vox Tureck, que carrega em sua história os 85 anos de tradição de uma família de imigrantes alemães que se estabeleceram em Rio Negrinho, Santa Catarina. Em sua quarta geração, a banda continua a transmitir a autêntica música germânica, agora para o público da São Paulo Oktoberfest, perpetuando a herança cultural de seus fundadores.

E é claro que a festa não estaria completa sem a icônica Banda Cavalinho, uma das maiores referências de animação da Oktoberfest de Blumenau. Com sua mistura de música tradicional alemã e acordes de guitarra, além da energia contagiante de seus integrantes, a banda promete fazer o público vibrar na Biertent. Sua presença já é aguardada com entusiasmo, garantindo momentos inesquecíveis para o público.

Dança folclórica: tradição que move o público

Além das músicas típicas alemãs, os grupos folclóricos de dança irão também envolver os espectadores com suas coreografias vibrantes e canções que resgatam a alma da cultura alemã. O grupo Freiheit, nascido de uma colônia alemã fundada em 1829 no Brasil, levará ao palco danças coreografadas que atravessam gerações, atualizando e revivendo essas preciosas tradições. Outro destaque é o grupo Tirol, parte da Sociedade Filarmônica Lyra de São Paulo, que trará o Schuhplattler, um sapateado celta praticado nas regiões alpinas da Alemanha, Áustria e Itália. Com paixão e precisão, eles honram as tradições dos imigrantes austríacos e trazem um espetáculo único ao festival.

A programação contará também com o grupo Volkstanzgruppe Lyras Alpenrose, criado em 2023 e que celebra os 140 anos da Sociedade Filarmônica Lyra. Este grupo de danças típicas alemãs, entre valsas e polcas, conecta passado e presente, celebrando os 200 anos da imigração alemã no Brasil e levando alegria e tradição ao público em cada apresentação. O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanzfreunde, fundado em 1999 e vinculado ao histórico Colégio Alemão Benjamin Constant, é outra ótima atração da festa, Com 24 integrantes, o grupo preserva as tradições germânicas, vestindo trajes típicos do sul da Alemanha e proporcionando ao público uma autêntica experiência cultural através de suas apresentações folclóricas.

Gastronomia típica

A São Paulo Oktoberfest garante também uma verdadeira experiência gastronômica nos sabores tradicionais da Alemanha. Ano após ano, o evento oferece ao público uma incrível variedade de pratos típicos, como o suculento joelho de porco com chucrute, as autênticas salsichas alemãs, e os irresistíveis bretzels, que trazem o verdadeiro gosto da Alemanha para o coração de São Paulo. Com mais de 100 opções de pratos, a festa é um convite para os apreciadores da boa gastronomia se deliciarem com a rica e saborosa culinária germânica.

Este ano, essa já consagrada experiência ganha um toque ainda mais especial com a chegada do renomado chef alemão Tobias Foellbach, que trará sua assinatura de excelência à gastronomia do festival. Com uma ampla trajetória à frente da TF Gastro Performance GmbH, Tobias Foellbach trará ainda mais sabor e sofisticação ao já renomado cardápio da São Paulo Oktoberfest.

Trajes típicos garantem ingressos gratuitos para o Biergarten às quintas e sextas-feiras.

A São Paulo Oktoberfest está promovendo a campanha “Vista-se de Tradição – Conecte-se à Cultura!”, que celebra o Bicentenário da Imigração alemã no Brasil e a alegria e a amizade entre os dois países. Os visitantes que comparecerem ao evento vestidos com trajes típicos, como o Dirndl para mulheres e o Lederhosen para homens, poderão resgatar ingressos gratuitos para o evento. A campanha é válida somente para as quintas e sextas-feiras, das 16 às 19h, e dará acesso exclusivamente para a área Biergarten do festival.

Os ingressos devem ser retirados exclusivamente na bilheteria do evento, limitados a um por CPF. O ingresso permitirá o acesso às atrações da Tenda Alemanha e aos shows do palco Bradesco no mesmo dia do resgate, não sendo transferível para outra data.  O uso dos trajes será verificado no momento da entrada, garantindo que apenas aqueles que estejam vestidos de acordo com a tradição alemã tenham direito ao benefício. Ao participar da campanha, os visitantes autorizam o uso de suas imagens para divulgação da São Paulo Oktoberfest.

Os trajes tradicionais alemães são parte essencial da festa. O Dirndl, usado pelas mulheres, é composto por um vestido ajustado, uma blusa branca com mangas curtas e um avental, cujo laço simboliza o status da usuária – à direita para mulheres comprometidas e à esquerda para solteiras. Já o Lederhosen, para os homens, consiste em calças de couro, camisa xadrez ou branca, suspensórios e acessórios como chapéus de feltro e meias grossas. Essas vestimentas recriam o ambiente autêntico da Oktoberfest.

Calendário Oficial de Eventos

A São Paulo Oktoberfest, festival sobre a cultura alemã no Brasil que integra o calendário oficial de eventos da cidade, é realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução, e do Programa de Ação Cultural (PROAC), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da HDI Seguros.

IMM

No mercado há mais de 10 anos, a IMM, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento, é referência em entretenimento ao vivo para o público e marcas, e seu portfólio é seu maior diferencial. Vai do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, aos musicais da Broadway de primeira classe, passando pelo Cirque du Soleil, pelo maior festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos consagrados São Paulo Fashion Week e São Paulo Oktoberfest.

Serviço
São Paulo Oktoberfest 2024
Datas: 10, 11, 12, 13, e 17, 18, 19 e 20 de outubro (de quinta a domingo)
Horários: quintas e sextas-feiras das 16h às 23h; sábados e domingos das 12h às 23h.
Parque Villa-Lobos
Avenida Queiroz Filho, 1365
Vila Hamburguesa - São Paulo – SP
Ingressos: Clique aqui para opções de combo, promoções e informações sobre ingressos.

>>> Classificação: 18 anos. Menores acompanhados pelos pais ou responsáveis

São Paulo Oktoberfest 2024

Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest  
gilberto.santos@expertecia.com.br
Mara Conti 
Assessoria de Imprensa 
maracont@gmail.com
Ilma Lobo
Assessoria de Imprensa TVs
ilmaalobo@gmail.com

UMA CAMPANHA MUITO ESQUISITA. Por Marli Gonçalves*

Acompanho de perto campanhas há muitos anos, já vi de tudo, mas esquisita – quase esquizofrênica - como está essa campanha, especialmente aqui em São Paulo, não lembro. O primeiro turno da campanha municipal se encerrou, depois de polêmicas e pancadarias e com um sujeito muito esquisito e perigoso no meio ajudando a estragar ainda mais.

#spcidadeàstraças. Uma hashtag que uso muito nas fotos que flagro de absurdos que presencio em São Paulo, e parece que ainda vou usar durante muito tempo se depender dessa campanha desvairada que presenciamos. Foi um tal de promessas para lá e pra cá, culminando com um sujeito prometendo, entre outas sandices, teleféricos em favelas, outro, mais barquinhos, a resolução de velhas questões num estalo de dedos como se estas fossem fáceis e só dependessem deles. Um orçamento que certamente é bilionário, sem dúvida, mas que não é tão elástico para viabilizar tantas bondades prometidas.

Os temas realmente não saem, nem conseguem, sair disso, ou seja, tudo o que nos incomoda e que precisamos de soluções, os problemas urbanos: transportes, habitação, saúde, ação social, infraestrutura, mobilidade, segurança, a Cracolândia, o fantasma que anda e agora se divide por todas as regiões, zeladoria. Temo que daqui a quatro anos novamente todos eles estarão de novo na lista, nas urnas de sorteio dos debates, nas próximas promessas. Um looping de não soluções.

Para não dizer que está tudo ruim, tá aí, gostei dos jingles principais. Um sambinha, uma batucada, refrões que dão liga, até dá para mexer o pezinho acompanhando. Pronto. Falei uma coisa boa. Porque as campanhas que foram mostradas na televisão – e nisso o tal Marçal – graças! – não teve espaço, foram testemunhos do poder econômico de um, o que está com a caneta nas mãos, impressionante como Ricardo Nunes teve verba até para a última semana: foi um tal de Ele Fez, Ele faz, ele quer continuar fazendo. Fora os exageros, ora, se ele é o prefeito tinha mais que ter feito mesmo pelo menos alguma coisa - mas o que faltou fazer, os erros, foi o mote dos adversários, campanhas bem mais modestas. Não houve harmonização facial que resolvesse a tentativa de lhe dar mais carisma e credibilidade, nem as companhias, especialmente a do atual governador (aliás, todo o Estado de São Paulo deve estar ótimo, porque o Tarcísio dedicou bom tempo de sua gestão para lhe empenhar apoio, desafiando até o seu criador, Bolsonaro).

As campanhas de Boulos, Tabata, Datena (a tal Marina Helena é fora de questão, só tem pose) seguiram o mesmo script. Mas Boulos mostrou sua vice, Marta Suplicy. Tabata aqui e ali lembrou da sua, Lúcia França, esposa do ministro Márcio França, e do partido. Parou aí. Datena tem como vice o antipático José Anibal, que nos lembra só a decadência do PSDB e tucanos. Marçal, não lembro de ter ouvido uma só vez falar da sua vice, mostrá-la, aliás já mostrou, sim, mas o quanto despreza todas as mulheres. É Antônia de Jesus, negra, pastora e policial, que qualquer hora a gente descobre exatamente como foi parar lá e para o que serve, além de ter sido anunciada com chá revelação, todo rosinha. Nunes tem um coronel aposentado da Polícia Militar Ricardo de Mello Araújo que só vi aparecendo diante do prédio da Rota vociferando ameaças. Adora um verde e amarelo, bater no peito de patriota, direita tipo 8 de janeiro.

Esqueceram seus vices? Nunes está aí só por ter sido vice de Bruno Covas, bom lembrar.

O marketing político que já foi tão interessante, mesmo quando “vendia” sujeitos como Maluf, parece realmente em crise. Não há mais grandes nomes que se destaquem, grandes sacadas, slogans criativos. Os concorrentes aparecem vindos da periferia, pobres, locais que conheceram há muito tempo, as desgraças que visitam, agora vencedores com boas intenções: tornando de alguma forma todos iguais, acabaram abrindo o espaço para o surgimento e crescimento do engomado e perigoso do boné, o provocador da cenográfica mãozinha engessada, falando estultices embaladas para presente e prometendo o Éden da riqueza, manipulador das redes digitais.

Realmente não é de admirar, mas de temer, que estejamos agora com o coração nas mãos, e um empate triplo nas pesquisas. O Brasil dividido e a maior cidade do país repartida em três.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 

MERCEDES-BENZ É CONDENADA EM R$ 40 MILHÕES POR DISCRIMINAR TRABALHADORES LESIONADOS

Trabalhadores adoecidos da fábrica de Campinas (SP) relataram casos de assédio moral e discriminação

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. foi condenada pela segunda instância da Justiça do Trabalho ao pagamento de indenização no valor de R$ 40 milhões a título de dano moral coletivo, por discriminar e assediar moralmente trabalhadores lesionados da fábrica da empresa em Campinas (SP).

A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Além do pagamento da indenização, os desembargadores determinaram o cumprimento de todas as obrigações pleiteadas pelo MPT (fazer e não fazer), sob pena de multa de R$ 100 mil por trabalhador vítima de assédio ou discriminação, ou multa diária de R$ 10 mil, a depender do item descumprido.

São mais de 12 obrigações que devem ser cumpridas pela montadora, incluindo o fim das práticas de assédio moral, especialmente contra os trabalhadores reabilitados; a elaboração de programas internos de prevenção ao assédio e discriminação (diagnóstico do ambiente de trabalho, adoção de estratégias de intervenção, treinamentos, palestras, etc); instituição de processos de mediação e acompanhamento da conduta dos assediadores; implementação de normas de conduta e de uma ouvidoria interna para tratar os casos de assédio, dentre outras.

Inquérito

O MPT investigou a Mercedes-Benz a partir de denúncia do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região de que trabalhadores que sofreram lesões em decorrência do trabalho estavam sendo isolados dentro da fábrica da empresa em Campinas (SP) durante o seu processo de reabilitação após afastamento pelo INSS.

Em depoimentos de trabalhadores concedidos à Procuradoria, ficou claro que a empresa não possui um programa específico de realocação de mão de obra reabilitada, fazendo com que os trabalhadores adoecidos fiquem expostos constantemente a situações vexatórias e humilhantes.

Uma dessas situações se refere ao isolamento desses trabalhadores em setores onde ficaram submetidos a uma inatividade forçada, ou seja, permaneceram durante toda a jornada de trabalho sem executar qualquer tipo de atividade. Além disso, os reabilitados são impedidos de participar de eventos com a presença dos demais empregados e deixam de concorrer a cargos mais elevados dentro da empresa.

Humilhação

Segundo os depoimentos, a situação em questão gerava atritos com os demais colegas e com as chefias imediatas, que os chamavam de “vagabundos”, “preguiçosos” e “ruins de serviço”. Um dos empregados, que possui lesão na coluna, informou ao MPT que, devido às medicações e às restrições na prática de exercícios físicos, ganhou peso ao longo do tempo. Os próprios profissionais do departamento médico da empresa afirmaram que ele havia contraído a lesão na coluna por ser “gordo” e “barrigudo”.

Um dos trabalhadores reabilitados foi isolado dos demais trabalhadores, segundo ele, por ser muito “articulado”. Os colegas de trabalho foram proibidos pela chefia de interagir com ele, para que não fossem “contaminados”.

De acordo com a acusação do MPT, os encarregados da Mercedes colocaram um grupo de trabalhadores lesionados no meio do setor de produção, entre os demais trabalhadores, e os fazia abrir caixas de papelão, com a finalidade de humilhá-los.

Em outras graves situações, um dos chefes do trabalhador lesionado teria afirmado que gostaria de acertá-lo com uma "12" (arma de fogo), e um outro metalúrgico, portador de diabetes, chegou a urinar nas calças porque foi impedido pelo chefe de ir ao banheiro; seu apelido passou a ser “mijão”.

Também foram relatados nos autos casos de discriminação racial. Um dos gerentes da fábrica disse a um dos trabalhadores reabilitados, de raça negra, que não conseguiria ir para os Estados Unidos por conta da cor da sua pele. Um outro empregado foi chamado de “macaco filho da p***” pelo chefe após denunciar ao setor de compliance da empresa os casos de assédio moral contra reabilitados.

Ação judicial

A Mercedes-Benz negou que estivesse cometendo assédio moral ou discriminação, e se negou a celebrar termo de ajuste de conduta (TAC) com o MPT. A procuradora Luana Duarte, então, ajuizou a ação civil.

Em dezembro de 2023, o juízo da 12ª Vara do Trabalho de Campinas julgou improcedentes os pedidos formulados pelo MPT, levando ao ingresso de recurso pela Instituição. O processo está sendo acompanhado pelo procurador Marcel Bianchini Trentin.

No acórdão que reforma a sentença de primeira instância, o desembargador relator Luís Henrique Rafael afirmou que “o Ministério Público do Trabalho descreve a identificação de linha cronológica do tratamento dispensado aos trabalhadores adoecidos a partir dos depoimentos testemunhais: num primeiro plano, os trabalhadores são vítimas de isolamento, até mesmo físico, sendo subtraídos de oportunidades de ascensão profissional, de acréscimos remuneratórios, de promoções, ficando alocados num "Grupo de Divergentes", "congelados" dentro da estrutura organizacional da empresa”.

O magistrado continua seu voto, alegando que “verifica-se no comportamento reiterado da recorrida e seus prepostos verdadeiro culto ao "capacitismo", pretendendo estabelecer quais são os corpos adequados e suas possibilidades, assim como quais não são. Ressalta-se que referidas práticas revelam, inclusive, conduta tipificada no Art. 88 da Lei nº 13.146/2015, que reconhece como crime a discriminação em razão da deficiência. Aceitar as práticas incontroversamente realizadas como "fatos isolados", como defende a recorrida, representaria grave retrocesso social que obstaculizaria as garantias constitucionais aos direitos da pessoa com deficiência”.

Processo nº 0010910-78.2019.5.15.0131

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação
Rafael Almeida
prt15.ascom@mpt.mp.br

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

CUMMINS ANUNCIA NOVA TECNOLOGIA DE CONTROLE DE PRESSÃO DOS PNEUS NO MERCADO BRASILEIRO


A Cummins, líder global na fabricação de eixos e sistemas de trem de força, anuncia no mercado brasileiro a nova tecnologia de controle de pressão de pneus, conhecida globalmente como MTIS (Meritor Tire Inflation System) e, no Brasil, sob o nome Meritor CalibrAR. Esta solução, desenvolvida pela Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), é voltada exclusivamente para carretas, oferecendo benefícios significativos em termos de segurança, economia e manutenção.

Atualmente em fase de testes para tropicalização, ou seja, adequação às características dos veículos brasileiros e coleta de dados de performance das aplicações que rodam em território nacional, o Meritor CalibrAR tem previsão de lançamento em meados de 2025. “Trata-se de um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, diz Renan Silveira, especialista de produtos da CDBS.

A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Ne sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explica Silveira.

O objetivo é manter a pressão ideal dos pneus, repondo automaticamente o ar em caso de vazamento, permitindo que o motorista continue dirigindo até chegar a um local seguro para os eventuais reparos, elevando a segurança de todos que convivem no trânsito.

Outra inovação desta tecnologia que eleva a segurança é o monitoramento e alerta térmico e de proteção contra o superaquecimento na ponta do eixo. O sistema, projetado para suportar temperaturas de até 160ºC, localizado na vedação do eixo, mantém o ar dentro da tubulação. Em caso de superaquecimento, faz com que o ar desvie o caminho, passando por pequenos orifícios na ponta do cubo, gerando um assovio característico, ou seja, um sinal claro e audível, permitindo que os operadores tomem medidas imediatas para evitar danos ao equipamento.

O novo dispositivo também traz vantagens para o custo total da operação (CTO), já que o sistema mantém a pressão correta dos pneus, resultando em até 1,5% na economia de combustível e um aumento de até 10% na vida útil dos pneus, além de reduzir custos de manutenção, eliminando a necessidade de calibração frequente e prolongando o período entre as trocas de pneus.

Comparado a outros sistemas no mercado, o CalibrAR se destaca também por sua robustez e durabilidade. A solução mais simplificada e a configuração totalmente interna, com todos os componentes protegidos dentro do sistema da roda, evitam problemas com mangueiras expostas que podem ser danificadas.

O kit do novo Meritor CalibrAR inclui todos os componentes necessários para instalação que é simples e rápida, levando cerca de três a quatro horas.

Atualmente, a Unidade de Aftermarket da CDBS conta com um portfólio com mais de 3 mil itens ativos, incluindo componentes do diferencial automotivo, rolamentos, cruzetas e óleo para o diferencial, que segue com a marca Meritor.

De acordo com Leandro Carvalho, diretor de Aftermarket da CDBS para a América Latina, para este ano, nossa expectativa é de crescimento de 14% em comparação com o ano anterior. Nos últimos anos, implementamos uma série de ações, dentre elas, a adequação dos preços e do portfólio ao mercado de reposição, investimentos em treinamento de profissionais e reformulação da forma de atendimento aos distribuidores, visando o crescimento contínuo de nossa operação e o oferecimento de mais qualidade e excelência no mercado de pós-vendas.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

FESTIVAL INTERLAGOS 2025 APRESENTA NOVIDADES PARA EXPOSITORES E SE PREPARA PARA RECEBER MAIS DE 350 MIL VISITANTES

O maior evento de experiência motor do mundo já tem datas definidas e algumas novidades anunciadas, como a assinatura de campanha: “Experimente o inesquecível”. O Festival Interlagos 2025 foi oficialmente aberto na segunda-feira (1), em São Paulo, em evento promovido pelos organizadores para expositores, clientes, jornalistas e convidados, no Teatro B32, zona sul de São Paulo.

Concebido para ser uma experiência única para apaixonados por motocicletas e automóveis, o Festival Interlagos 2025 “deu a partida” para um público de 350 convidados, entre executivos de montadoras (motos e carros), acessórios, peças, lubrificantes, seguros e outros nichos relacionados ao negócio. O evento teve a apresentação das novidades, das atrações e até das novas plantas dos eventos, que serão realizados nos dias 28 de maio a 01 de junho (Festival Interlagos 2025 Motos) e 11 a 15 de junho (Festival Interlagos 2025 Automóvel).

Sucesso absoluto em 2024, quando reuniu 253,7 mil visitantes (135 mil no de Motos e 118,7 mil no Automóvel), e com 898 milhões de impressões obtidas por toda a comunicação gerada, o Festival Interlagos está dando a largada para a edição 2025 com a mão (ou o pé) no acelerador.

O CEO do Festival Interlagos, Márcio Saldanha, lembrou que os eventos são únicos em todo o mundo por reunirem testes de veículos na pista do Autódromo, exposição de motos (ou carros), entretenimento, negócios, lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões, onde só havia a exposição de novos veículos.

“Hoje estamos apresentando as plantas dos eventos, com novas área de exposição, experiências e entretenimento”, disse Saldanha, durante sua apresentação no evento. Já o jornalista e influenciador Edu Bernasconi, que é sócio e um dos idealizadores da edição Automóvel, lembrou da forte adesão das montadoras para corroborar a relevância desse novo formato trazido pelo Festival Interlagos. "Mais do que a experimentação de produtos, o Festival realiza sonhos de apaixonados ao colocá-los na pista para pilotar as motos e os carros. O engajamento e o recall do público com o evento são altíssimos”, destacou.

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou o evento como estratégico para a cidade e formalizou um contrato de 5 anos entre o Autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028.

Festival Interlagos
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br