terça-feira, 29 de outubro de 2024

LEXUS APRESENTA O NOVO UX 300H NO BRASIL

Novo Lexus UX 300h chega ao mercado em versão única mais completo que seu antecessor

A Lexus do Brasil anunciou nesta terça-feira (29) a chegada do novo UX 300h, que representa a evolução do crossover urbano com a 5ª geração do Lexus Hybrid System, que inclui sistema de transmissão transaxle atualizado e baterias de íons de lítio, novos equipamentos de série, e conjunto mecânico mais potente, com 198 cv. Oferecido em versão única, o modelo tem preço sugerido de R$299.990.

O lançamento reforça a estratégia e o pioneirismo da Lexus no mercado brasileiro, onde a marca foi a primeira do segmento premium a oferecer 100% do portfólio eletrificado, além de contribuir com o objetivo global da empresa para reduzir as emissões de CO2 de seus veículos em mais de 50% até 2035.

Crossover foi desenvolvido para aprimorar a experiência urbana

Sistema Híbrido de Quinta Geração

A 5ª geração do Lexus Hybrid System soma o motor 2.0 a gasolina com 152 cv de potência e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv a mais que o antecessor UX 250h –, o que garante desempenho mais responsivo ao crossover.

Além disso, o sistema híbrido fornece energia para recarregar a nova bateria leve e compacta com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior metálico de níquel), instalada sob o banco traseiro para contribuir com a dinâmica ao volante, além de aumentar o conforto para os passageiros e a capacidade de armazenamento.

Já a nova transmissão transaxle continuamente variável do tipo planetária tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar uma experiência de troca de marchas mais rápida e suave.

Todas as mudanças reforçam o compromisso da Lexus com a sustentabilidade e com a experiência de condução de alto nível, inclusive com seletores de modos de condução que, além da opção Normal, oferece os modos ECO, que prioriza a economia de combustível, e Sport, que privilegia uma condução ainda mais dinâmica e ágil.

Design Exterior e Aerodinâmica

O novo Lexus UX 300h exibe a icônica spindle grille da marca, que forma conjunto com a assinatura luminosa de LED em "L" da Lexus nos faróis. Todas as superfícies da carroceria foram esculpidas para refletir a inspiração robusta e o perfil aerodinâmico, com paralamas alargados e rodas de 18” posicionadas nas extremidades da carroceria.

As molduras dos arcos das rodas foram desenvolvidas para direcionar o fluxo de ar, reduzindo a turbulência durante a condução. Esse mesmo cuidado foi tomado com as luzes traseiras Aero Stabilizing Blade Lights, que projetam uma assinatura noturna graças aos 120 LEDs, mas, também, canalizam o vento para contribuir com a estabilidade do crossover urbano. Já o spoiler traseiro, em conjunto com o assoalho plano, garante mais silêncio a bordo, além de contribuir para a redução do consumo de combustível.

Estrutura e Dinâmica de Condução

O crossover urbano foi desenvolvido sobre a plataforma de GA-C (Global Arquitecture – Compact), uma estrutura leve e rígida, com uso extensivo de aço de alta resistência, adesivos especiais e soldas a laser. Como resultado, o novo Lexus UX 300h combina esportividade ao conforto de uma condução mais luxuosa, suave e silenciosa. 

Com portas, para-lamas e capô feitos de alumínio, bem como tampa traseira produzida com materiais compósitos, o modelo reduz o centro de gravidade para apenas 59,4 cm, o que garante uma sensação de agilidade ao dirigir que normalmente é associada aos hatches esportivos, mas sem renunciar à altura da carroceria e da visibilidade.

Todo sistema de suspensão – McPherson na dianteira e Double Wishbone na traseira, ambas montadas em subquadros – foram ajustadas especialmente para oferecer uma combinação de agilidade e conforto. Já o Active Cornering Assist (ACA), uma função integrada com o Vehicle Stability Control (VSC), auxilia o motorista a manter a trajetória desejada ao atuar sobre os freios para melhorar a estabilidade e a precisão nas curvas.

Interior centrado no motorista

O interior do novo Lexus UX 300h recebeu quadro de instrumentos digital com tela de 12,3” com três diferentes estilos de mostradores que alteram o layout de acordo com o modo de condução. E o acabamento também está mais refinado, com novo layout para os botões dos comandos nas portas e seletor de marchas eletrônico do tipo joystick.

Toda a cabine foi desenvolvida para evocar a sensação de luxo, mas com a posição elevada dos bancos e a versatilidade de um crossover. O acesso ao UX 300h é facilitado pelo posicionamento ideal do ponto de quadril, pelo formato único do assento e pela coluna dianteira estreita, projetada para melhorar a visibilidade do motorista.

A abordagem centrada no ser humano é evidente no design baixo e discreto do painel, com acabamento inspirado no papel japonês washi e pensado para criar uma sensação acolhedora, mas também nos bancos com acabamento NuLuxe® (disponíveis em três cores: creme, preto e caramelo); aquecimento, ventilação e ajuste elétrico em 8 direções para os assentos dianteiros, além de suporte lombar para o motorista.

Já a central multimídia tem uma interface touchscreen intuitiva com telas antirreflexo de alta definição com 12,3” e compatibilidade para Apple CarPlay® sem fio e Android Auto™. Além disso, há cinco portas USB para atender às necessidades de carregamento dos dispositivos e um carregador por indução para smartphones no console central.

Para garantir segurança e comodidade a todos, o Lexus UX 300h possui o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicletas. Completam a lista de equipamentos teto solar elétrico, limpadores de pára-brisa com sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento. 

Também há oito airbags: dois de joelho, para motorista e passageiro dianteiro; dois frontais; dois de cortina; e dois laterais, para motorista e o passageiro dianteiro.

Máxima segurança com Lexus Safety System+ 3.0O novo UX 300h traz de série o Lexus Safety System+ 3.0, um conjunto de recursos essenciais de segurança ativa e conveniência para o veículo que inclui:

Sistema de Pré-Colisão (PCS) com Detecção de Pedestres – esse recurso é projetado para ajudar a detectar um veículo, pedestre, ciclista ou motociclista e fornecer um aviso visual/sonoro de colisão frontal, se o motorista não reagir, o sistema aciona a frenagem automática de emergência em velocidades entre aproximadamente 05 e 180 km/h. O PCS usa uma câmera e radar de ondas milimétricas para melhorar o desempenho e a confiabilidade;

Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar em Todas as Velocidades (DRCC): sistema adaptativo destinado ao uso em rodovias que usa tecnologia de radar e câmera para ajudar a manter velocidade e distância predefinidas dos veículos à frente, mesmo em tráfego stop-and-go. Se o sistema detectar uma aproximação maior do que a programada, ele desacelera automaticamente até uma parada completa, se necessário. Quando a estrada à frente se desobstrui, o veículo retorna à sua velocidade. O novo modelo também tem sistema de Gestão de Velocidade em Curvas, que ajuda a conduzir nas curvas quando o controle de cruzeiro está ativado;

Assistente de Manutenção de Faixa (LTA): quando o Controle de Cruzeiro Dinâmico por Radar de Alcance Completo (DRCC) está ativado e as marcações de faixa são detectadas, o Assistente de Manutenção de Faixa (LTA) usa as linhas na estrada e/ou os veículos à frente para fornecer assistência ativa à condução e ajudar a manter o veículo centralizado na sua faixa;

Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA): quando as marcações de faixa branca/amarela ou certas linhas de borda de estrada são detectadas a velocidades superiores a 50 km/h, o Alerta de Saída de Faixa com Assistente de Direção (LDA c/ SA) é projetado para emitir um aviso visual/sonoro de saída de faixa se uma saída de faixa inadvertida for detectada. Se o motorista não tomar uma ação corretiva, o sistema também é projetado para fornecer uma leve correção de direção para ajudar a manter o veículo na faixa;

Farol Alto Automático (AHB): acendimento e desativação automáticos automático do farol com reconhecimento de tráfego para evitar o ofuscamento do motorista à frente e veículos na direção oposta;

Alerta de Ponto Cego (BSM): monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo;

Suporte à frenagem de estacionamento: dispositivo que emite aviso sonoro para informar o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo e, caso necessário, atua com frenagem automática em velocidades de até 20km/h.

LexusCare

Atualmente, a Lexus opera com dez concessionárias estrategicamente distribuídas em algumas das principais cidades do Brasil. São duas unidades em São Paulo (SP), e uma unidade em cada uma das seguintes cidades: Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA), Recife (PE) e a recém-inaugurada concessionária em Brasília (DF). A marca se dedica a atender as necessidades dos clientes em todos os seus pontos de contato, com o objetivo de oferecer a melhor experiência premium do mercado.

A Lexus destaca-se como a única marca automotiva premium no país a oferecer uma garantia de cinco anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas, além de oito anos para o sistema híbrido. Esses benefícios reforçam o compromisso da Lexus com a qualidade, segurança e confiança dos proprietários de seus veículos.

Os clientes da Lexus também têm à disposição o LexusCare, um pacote completo de serviços e benefícios padronizados, que é inédito no Brasil. Esse programa proporciona uma experiência excepcional e exclusiva no segmento premium, incluindo pacotes de revisão com os valores mais competitivos do mercado. Dessa forma, a Lexus garante que seus clientes tenham acesso a manutenção de alta qualidade a preços fixos. 

A Lexus orgulha-se de oferecer a assistência 24 horas mais abrangente do mercado de luxo. Independentemente de qualquer problema ou pane no veículo, os clientes podem contar com o suporte especializado do LexusCare a qualquer momento e em qualquer lugar. Se necessário, a Lexus disponibiliza um veículo reserva durante o período de manutenção, proporcionando maior comodidade e conforto aos proprietários.

A eficiência no atendimento também é um ponto forte da Lexus. Aproximadamente 90% dos pedidos de peças de reposição, especialmente as mais solicitadas em casos de colisão, são atendidos prontamente, e os demais pedidos são resolvidos em até 25 dias, o tempo mais curto entre as marcas premium. Além disso, os clientes da Lexus contam com o suporte da ampla rede Toyota em todo o território nacional, o que reforça ainda mais a tranquilidade e segurança oferecidas pela marca.

LexusDesde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e o compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 11 modelos.

Lexus
Toyota do Brasil 
Giusti Creative PR

CUMMINS TRANSFORMA CENTRO TÉCNICO BRASIL EM REFERÊNCIA DE INOVAÇÃO APÓS INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

De um espaço de testes de motores para um laboratório altamente capacitado, destacando-se como um hub de inovação e desenvolvimento tecnológico na região.

A Cummins, líder global em tecnologia, celebra um marco significativo em sua trajetória no País com a transformação do Centro Técnico Brasil, após investimentos de cerca de R$ 9 milhões desde o início de 2023. Fundada em 1980, a planta evoluiu de um espaço voltado para testes de motores a um laboratório altamente capacitado, atendendo às exigências dos mercados local e internacional.

"Nosso objetivo é sermos a primeira escolha da Cummins, de nossos clientes e parceiros na América Latina, além de um laboratório global reconhecido. Com a infraestrutura adequada e a expertise de nossa equipe, estamos prontos para atender às necessidades específicas de cada mercado, incluindo legislações complexas como América do Norte e Europa", afirma Rafael Torres, diretor executivo de Engenharia da Cummins.

O Centro Técnico Brasil não apenas realiza testes, mas também promove uma experiência colaborativa entre engenheiros da Cummins e seus parceiros. A infraestrutura, composta pelo Centro Piloto, Laboratório de Mecânica Aplicada e Laboratório de Desenvolvimento de Motores, oferece agilidade e flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos, por meio de um ambiente de testes rigorosos e personalizados, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade, eficientes e sustentáveis, alinhados às necessidades do mercado e promovendo a inovação contínua na indústria automotiva.

O Centro Piloto é uma instalação dedicada à montagem de veículos e máquinas, focada em testes de validação rigorosos. Com infraestrutura que inclui uma câmara fria capaz de atingir até -22°C, o centro oferece um ambiente ideal para realizar testes como IQA, cooling e consumo ISO. A equipe altamente capacitada realiza também validações em diferentes condições, abrangendo ciclos de operação em altitudes de até 5200 metros, além de testes para emissões. Parcerias com campos de provas e empresas de gerenciamento de dados por satélite permitem o monitoramento preciso da Unidade de Controle Eletrônico (ECU), garantindo a qualidade e o desempenho de qualquer aplicação veicular em qualquer local.

Já o Laboratório de Mecânica Aplicada é equipado com tecnologias avançadas para realizar testes abrangentes de desempenho e durabilidade. O Shaker ETS Solutions possibilita testes de fadiga, com forças de até 62 kN e frequência de até 2500 Hz em 3 dimensões. Esta instalação também realiza análises de pressão de vedação, testes de ruído/NVH e utiliza líquido penetrante para detecção de falhas estruturais.

Dedicado à pesquisa, inovação, auditoria e desenvolvimento de produtos, o Laboratório de Desenvolvimento de Motores da Cummins é um espaço focado em otimizar o desempenho e a eficiência dos motores, por meio de uma variedade de testes, desde avaliações de performance até análises de emissões de diversas normatizações de praticamente todos os países. Com infraestrutura avançada e métodos rigorosos de validação, o laboratório é essencial para a criação de produtos que atendam aos mais elevados padrões de qualidade e inovação na indústria automotiva global.

“Nossa abordagem é diferente; não entregamos apenas resultados, mas colaboramos diretamente com nossos clientes para encontrar soluções eficazes. Essa mentalidade colaborativa nos torna um parceiro estratégico”, destaca Torres.

Com a crescente demanda por motores mais limpos e eficientes, o Centro Técnico Brasil se posiciona para o futuro com um plano estratégico claro. A empresa está se preparando para a próxima mudança de legislação, que historicamente ocorre a cada 10 a 11 anos, garantindo que esteja sempre à frente das necessidades do mercado.

Dentre as certificações adquiridas ao longo dos anos de experiência operacional, o Centro Técnico Brasil destaca-se por possuir IATF 16949, ISO 14.001, ISO 45.001 e ISO 50.001. Além disso, integra a correlação interlaboratorial do IBAMA, certificado pelos renomados órgãos europeus VCA e IDIADA. O laboratório demonstra rigor na conformidade com a ISO 17025 e, até o final de janeiro de 2025, estará habilitado para certificação das agências norte-americanas EPA e CARB, refletindo seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade e desempenho.

“O Centro Técnico Brasil representa nossa visão de futuro. Estamos prontos para enfrentar os desafios do setor automotivo e ser a primeira escolha para projetos na América Latina", conclui Torres.

Histórico de Inovação

O Tech Center da Cummins começou suas atividades em 1980, focando na validação de motores. Após reforma em 2007, o Centro Piloto passou por uma renovação que permitiu o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias em diversos veículos e máquinas, um passo crucial para atender à crescente demanda por motores mais eficientes e menos poluentes, especialmente após a introdução da legislação Euro III em 2005.

Em 2011, a Cummins inaugurou o Laboratório de Mecânica Aplicada, um avanço que permitiu a validação de componentes mecânicos críticos localmente, anteriormente importados. Com investimentos contínuos, o centro se adaptou rapidamente às mudanças nas legislações, garantindo a conformidade com os padrões internacionais.

Em 2023, o Centro Técnico Brasil se reposicionou no cenário global, abrindo suas portas para serviços externos e recebendo solicitações de desenvolvimento de outros países.

Cummins
Textofinal de Comunicação Integrada

MOTO HONDA CELEBRA O MARCO DE 30 MILHÕES DE MOTOCICLETAS PRODUZIDAS NO BRASIL

Com a presença do CEO Global na fábrica da Moto Honda, em Manaus (AM), a empresa celebra a trajetória de liderança no mercado nacional de motos


A Moto Honda da Amazônia comemora a produção de sua motocicleta número 30 milhões. A conquista foi protagonizada pela recém-lançada CG 160 Titan, versão topo de linha do primeiro modelo produzido pela empresa no Brasil.

Para celebrar esse importante marco, uma cerimônia interna foi realizada hoje na unidade fabril da empresa, em Manaus (AM), com a presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., que visita o Brasil pela primeira vez, e Arata Ichinose, Presidente da Moto Honda da Amazônia e Honda América do Sul.

Maior fabricante de motocicletas da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motocicletas para o país em 1971. Em 1976, instalou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, e ao longo dos anos estruturou uma robusta operação de fabricação de componentes e montagem de motocicletas, além de contribuir para o estabelecimento de uma vasta cadeia de suprimentos no país.

“Alcançar a marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil é motivo de muito orgulho para a operação brasileira. Celebramos a conexão da marca com os brasileiros ao longo dos mais de 50 anos em que estamos no país, e tudo isso é possível graças à dedicação dos nossos colaboradores, a parceria da rede de concessionárias e fornecedores e, claro, dos nossos clientes, que escolhem a Honda para fazer parte de suas vidas. A cada motocicleta produzida aqui em Manaus, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento da região e com a mobilidade no país, oferecendo qualidade, inovação e segurança em cada modelo que sai da nossa linha de montagem”, afirma Arata Ichinose.

Desde sua fundação, a Moto Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Ao se instalar na Zona Franca de Manaus, a fábrica promove a geração de empregos qualificados, renda, capacitação de pessoas e contribui para a preservação do meio ambiente ao inibir atividades baseadas na exploração de recursos naturais.

Trajetória de liderança no Brasil

Inaugurada em 1976, a fábrica da Moto Honda em Manaus (AM) é a mais verticalizada fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo. Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai além da montagem de motocicletas e envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.

Além de líder no segmento de motocicletas, a Honda é a maior fabricante de veículos automotores do País. Diariamente, saem da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades e são produzidos 18 modelos de motocicletas, de 110 a 1000 cilindradas. Além da produção nacional, a empresa também comercializa modelos importados e oferece o maior line up de motocicletas do Brasil, com produtos que atendem aos mais variados perfis de clientes e são soluções de mobilidade para deslocamentos do dia a dia, trabalho e lazer.

O investimento constante no desenvolvimento de produtos da mais alta qualidade e tecnologia é uma premissa da Honda. A fábrica de Manaus possui uma elevada capacidade técnica e de engenharia necessárias para a fabricação de motocicletas. Além de atender o mercado nacional, a Moto Honda exporta para mais de 15 países, como Estados Unidos, Austrália e Mexico, entre outros, atendendo mercados altamente exigentes.

Com alta tecnologia para conseguir suprir a demanda nacional e internacional, a Honda conta com mais de 8 mil colaboradores diretos somente na fábrica de Manaus. Ao longo dos quase 50 anos na capital do Amazonas, a empresa investiu na qualificação dos recursos humanos e na valorização da mão de obra local. Hoje o quadro de funcionários é altamente qualificado e na unidade fabril há um moderno Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, onde ocorre o desenvolvimento multidisciplinar entre todos os departamentos responsáveis pelas atividades de novas tecnologias, processos e produtos.

Pioneira no segmento de motocicletas no Brasil e com investimentos contínuos no país, a marca contribuiu para o desenvolvimento de todo o setor. Por meio de sua ampla cadeia, a operação da Moto Honda promove crescimento econômico e social, não só na região da Amazônia, mas em todo o país. São mais de 1.100 pontos de venda, nas cinco regiões do Brasil, além de 120 fornecedores diretos de peças e matérias primas, ou seja, milhares de empregos e um polo estruturado, que leva tecnologia de ponta para Manaus.

Com uma contribuição social expressiva, seja pelos empregos gerados, investimentos, desenvolvimento tecnológico, as motocicletas geram valor e riqueza aos indivíduos, famílias e empreendedores e fazem parte da mobilidade no Brasil.

Compromisso com a Amazônia

Desde o início de suas atividades produtivas no Brasil, a Honda contribui ativamente com medidas de proteção ao meio ambiente, sobretudo na região da Amazônia, onde a fábrica de motocicletas está instalada.

A unidade conta com uma série de iniciativas focadas na ecoeficiência das operações, como uso de fontes limpas de energia elétrica, preservação e tratamento de água; além de ações de preservação da Biodiversidade na Amazônia e inovações tecnológicas nos produtos para melhoria do desempenho ambiental.

Honda no Brasil

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. 

De lá para cá, a unidade produziu mais de 28 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. 

Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. 

Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). 

A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. 

Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. 

Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. 

Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.

Honda Brasil

ADDIANTE CELEBRA 2 ANOS NA FEIRA E RESULTADO EXPRESSIVO COM MAIS DE 3100 ATIVOS ALUGADOS

A Addiante, joint-venture entre Gerdau e Randoncorp, celebra dois anos de trajetória e anuncia sua participação na Fenatran 2024, principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas. A empresa, que foi oficialmente lançada durante a última edição do evento em 2022, retorna consolidada como uma das principais referências no mercado de locação de veículos pesados.

Com mais de 3.100 ativos em sua frota, a Addiante comemora os resultados e projeta um crescimento sólido para os próximos anos. A expectativa é continuar expandindo de forma sustentável, sempre com foco no cliente e em soluções tecnológicas inovadoras.

"É uma satisfação imensa retornar à Fenatran, dois anos após o lançamento da Addiante, com resultados tão expressivos. Ver o crescimento da empresa e a confiança que conquistamos no mercado em tão pouco tempo reafirma que estamos no caminho certo. Nossa participação na Fenatran é uma oportunidade de celebrar essas conquistas e compartilhar com nossos parceiros e clientes o futuro promissor que estamos construindo juntos”, afirma Fábio Leite, CEO da Addiante.

Inovação e crescimento

Entre os principais destaques da Addiante a serem apresentados na FENATRAN está o lançamento do Portal do Cliente, desenvolvido com mais de 2 mil horas de trabalho e alimentado por décadas de expertise da equipe no setor de gestão de frotas e locação de veículos pesados. A plataforma coloca a tecnologia e a experiência ao serviço dos clientes, oferecendo gestão otimizada e acesso às melhores práticas do mercado.

“O mercado de transportes está em constante evolução e, com a Addiante, queremos continuar acompanhando esse ritmo, sempre colocando o cliente no centro de todas as nossas ações. Nossa expectativa é nos estabelecermos como um dos principais players em emplacamento no próximo ano, o que representaria um crescimento saudável e regular”, explica Leite.

Perspectivas para 2025

Com um crescimento acelerado desde sua fundação, a Addiante reforça seu compromisso em oferecer soluções de alta qualidade. ‘’Nestes dois anos, conseguimos formar uma equipe de profissionais que combinam vasta experiência no setor com outras qualidades essenciais. Isso nos permitiu criar uma empresa que se destaca pela agilidade, pelo foco no cliente e por uma gestão sólida e responsável", aponta o executivo.

“A Addiante vai continuar sendo competitiva, buscando sempre crescer junto ao mercado. Nosso foco está em manter a excelência no atendimento, buscando um crescimento alinhado às demandas dos nossos clientes e às tendências do setor”, completa Leite.

Ativações

Durante a FENATRAN, a Addiante realizará uma série de ativações tanto em seu estande quanto na Fenatran Experience, promovendo uma experiência tecnológica e interativa para o público.

No estande, a Addiante apresentará o seu Portal do Cliente e a sua Torre de Controle, com o objetivo de demonstrar ao público as funcionalidades e vantagens das plataformas.

Na Fenatran Experience, a companhia em parceria com a Rands promoverá uma ação especial com um simulador da Copa Truck em seu lounge, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva no universo das corridas. A empresa, que é patrocinadora da piloto Bia Figueiredo, atualmente líder do campeonato da Copa Truck 2024 na categoria Elite, reforça seu compromisso com a inovação e a alta performance, tanto no transporte rodoviário de cargas quanto no esporte a motor.

A Addiante é uma empresa especializada na locação de caminhões, implementos e máquinas, nascida da união entre a Gerdau e a Randoncorp. Com mais de 3.100 ativos locados em dois anos de atividade, a companhia busca promover um desenvolvimento mais sustentável da mobilidade por meio da inovação, tecnologia, governança ambiental (ESG), expertise e atendimento especializado às necessidades dos clientes. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Addiante
Agência Virta

KNORR-BREMSE ANUNCIA NOVA ERA DE FREIOS PARA REBOQUES COM O ITEBS X

O novo sistema de freios eletrônicos reforça o compromisso com a inovação no setor de transporte pesado, ao integrar tecnologia de ponta, segurança aprimorada e sustentabilidade

A Knorr-Bremse, líder mundial em sistemas de freios e fornecedora de subsistemas para veículos comerciais e ferroviários, lançou oficialmente no Brasil a nova linha de produção iTEBS X, na planta de Itupeva-SP, onde o produto será produzido em larga escala. Com uma proposta inovadora para o mercado automotivo, o iTEBS X é um sistema de controle eletrônico de freios que promete redefinir padrões de segurança, eficiência e sustentabilidade em reboques e semirreboques, posicionando-se como uma solução de alta tecnologia.

O iTEBS X traz funcionalidades exclusivas que prometem revolucionar a operação de veículos pesados. Entre os destaques, o sistema oferece controle de estabilidade (RSP/RSS), anti-bloqueio das rodas (ABS), e monitoramento de pneus (TPMS), garantindo maior segurança e eficiência operacional. A remanufatura do módulo eletrônico também é um diferencial, permitindo redução de custos para frotistas e prolongamento da vida útil dos componentes. “Estamos oferecendo uma solução completa que não só melhora a performance, mas também gera valor sustentável para toda a cadeia de transporte”, acrescenta Humberto Torrecillas, Diretor Técnico.

Fundada na Alemanha, a Knorr-Bremse está presente em diversos países, consolidando-se como uma das principais fornecedoras de sistemas de freios do mundo. O lançamento do iTEBS X destaca a capacidade da empresa em desenvolver tecnologias de ponta, seguindo as regulamentações internacionais, como ECER-13 e FMVSS 121/136. “A plataforma global do iTEBS X foi criada para atender às exigências de todos os principais mercados, integrando-se facilmente às suspensões dos veículos, garantindo versatilidade e segurança”, afirma Antônio Silva, Gerente de Vendas da Divisão de Trailer.

O sistema está em fase de testes com alguns clientes internacionais, que já estão dando respostas positivas sobre a tecnologia.“Estamos no início dos testes na América Latina, mas já recebemos retornos extremamente positivos. O iTEBS X atende a uma demanda crescente por sistemas de freios eletrônicos com controle de estabilidade, especialmente com a nova regulamentação que entra em vigor em 2025”, comenta o Gerente de Vendas. A expectativa da empresa é de que o novo sistema tenha um impacto expressivo no mercado global e regional.

Com o lançamento do iTEBS X, a Knorr-Bremse reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade, alinhando-se às tendências do mercado automotivo. A empresa pretende consolidar sua liderança na América Latina, contribuindo para a segurança viária e redução de emissões de CO2. "Nossa visão é oferecer produtos que combinem tecnologia de ponta com responsabilidade ambiental, e o iTEBS X é o reflexo dessa estratégia", conclui Torrecillas.

A Knorr-Bremse é a líder mundial em sistemas de frenagem e fornecedora de subsistemas adicionais para veículos ferroviários e comerciais. Com mais de 100 anos de história, a empresa está presente em mais de 30 países, fornecendo soluções inovadoras que garantem a segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte global. Reconhecida por sua excelência tecnológica, a Knorr-Bremse continua a liderar o desenvolvimento de sistemas de última geração, atendendo às rigorosas normas internacionais e moldando o futuro da mobilidade.

Knorr-Bremse
AlfaPress

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

LECAR SE ASSOCIA À ABVE

Com a parceria, montadora ampliará networking com empresas do setor, fornecedores, startups e demais players do ecossistema de mobilidade elétrica.

Lecar 459 Híbrido

A união faz a força. É com base nesta premissa que a Lecar, montadora brasileira, acaba se de associar à ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico, em uma parceria que permitirá à empresa uma série de benefícios focados em inovação, sustentabilidade e o futuro da mobilidade. Com isso, mais um passo será dado rumo à solidificação de uma empresa genuinamente brasileira.

A ABVE é uma associação que, há quase 20 anos, dedica-se à defesa da eletromobilidade e do transporte sustentável. Sua prioridade é a atuação junto às autoridades e entidades empresariais relacionadas ao setor automotivo, visando a tomada de decisões que incentivem o desenvolvimento e utilização de veículos elétricos (VEs). Além de promover a utilização destes modelos no país, sua missão é tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem-estar da população, do meio ambiente e de seus associados.

Contando, atualmente, com cerca de 130 associados, a chegada da Lecar à ABVE foi celebrada por Ricardo Bastos, presidente da Associação. “Estamos muito satisfeitos com a associação à ABVE de uma empresa brasileira do setor automotivo. Somos uma entidade plural, e um dos nossos principais objetivos é fomentar e acolher a inovação e a iniciativa dos empreendedores brasileiros em transporte sustentável. Nesse sentido e, sempre com foco na missão de tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, estamos orgulhosos dessa parceria com a Lecar que, com seus novos produtos, certamente contribuirá, de modo significativo, para a transformação da mobilidade em nosso país”, destacou.

Dentre a extensa gama de benefícios que a associação à ABVE proporciona a seus membros, se destacam o acesso a estudos de mercado, dados sobre vendas, tendências tecnológicas, participação nas decisões sobre regulação de políticas públicas relacionadas ao setor de veículos elétricos e híbridos como incentivos fiscais, subsídios e infraestrutura de carregamento, além da troca profunda de experiências e oportunidades de networking com outras empresas do setor, fornecedores, startups e demais players do ecossistema de mobilidade elétrica.

Tecnicamente, a associação também proporcionará apoio à montadora em questões regulatórias e legais relacionadas à produção e comercialização de veículos elétricos no Brasil, entendimento de normas de segurança, homologação de veículos, certificações, entre outros aspectos necessários para o sucesso no mercado. Tudo isso, impulsionando a Lecar a se tornar um player ativo e líder na transição para uma mobilidade mais limpa, especialmente, em um momento em que a demanda por soluções sustentáveis está crescendo globalmente.

Em sinergia com estes propósitos, o mesmo sentimento é compartilhado por Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar. “Estamos orgulhosos de fazer parte da ABVE. Seus ideais têm total aderência com o nosso posicionamento de mercado, e estamos confiantes de que essa associação contribuirá com o nosso objetivo de criar uma marca nacional dedicada à transição energética do Brasil e com o fornecimento de um veículo aderente às necessidades da nossa população”, finaliza Assis.

A Lecar é uma montadora de carros do Brasil. A empresa vai lançar o Lecar 459 Híbrido, um veículo nacional.

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Lecar
InformaMídia

CAIO ENTREGA PRIMEIRA UNIDADE DE ÔNIBUS ELÉTRICO PARA A PÊSSEGO TRANSPORTES, EM SÃO PAULO.


A Caio entregou à Pêssego Transportes, empresa de serviços de transporte coletivo, com atuação na Zona Leste da cidade de São Paulo, a primeira unidade adquirida, do modelo eMillennium. O veículo entregue possui 12,150 mm de comprimento, embarque dianteiro, chassi Mercedes-Benz, sistema de tração integrado fornecido pela Eletra e-Bus e baterias WEG.

O modelo possui lotação total para 71 pessoas e conta com três portas do lado direito, sendo uma dianteira, uma central e outra traseira, facilitando o embarque e desembarque de passageiros.

Entre as tecnologias embarcadas, se destacam o validador, alarme de ré com atenuador noturno, tomadas USB, iluminação dos degraus em led, preparação para quatro micro câmeras, preparação para sistema WI-FI e GPS, e sistema multiplex. Possui também itens de conforto como ar condicionado e de acessibilidade.

CaioHá mais de 78 anos, a Caio é referência em soluções para a mobilidade, oferecendo aos operadores ônibus urbanos com o melhor custo-benefício e para os passageiros, condições dignas e seguras de transporte. A Caio preza por oferecer serviços personalizados, atendendo a todos os clientes de forma ágil e com excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição, além do fornecimento de manuais de garantia, operação e manutenção.

Caio Induscar

CURITIBA RENOVA FROTA COM MAIS 95 ÔNIBUS VOLVO B320R, QUE RODARÃO EM TODAS AS REGIÕES DA CAPITAL.

Reconhecida por abrigar um dos melhores sistemas organizados de transporte urbano de passageiros do Brasil, Curitiba (PR) começa a receber as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo B320R. 

Produzidos no complexo industrial da marca na capital paranaense, os chassis rodarão no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.

Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade.

O B320R é o chassi Padron da Volvo, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.

“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.

A capital do Paraná é considerada a origem do BRT, o sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos, seguros e de alta qualidade”, destaca o executivo. 

Silencioso e econômico

O B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto e baixo nível de ruído. Além disso, a versão urbana possui uma caixa de câmbio automática, que permite trocas de marcha muito suaves e um excelente custo operacional para as empresas.

Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de todo o País, em cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro. “Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm alta eficiência energética”, observa Arabian.

O B320R tem o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Ele contribui para uma operação silenciosa e confortável para os passageiros e melhor dirigibilidade para o motorista. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado, por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias e profissionais altamente capacitados pela fábrica para manutenção.

“A venda dos chassis foi feita pela Nórdica, concessionária Volvo que atende a capital e parte do interior do Paraná”, explica Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.

Grupo Volvo América Latina

AUTOTRAVI COLOCA NO MERCADO O PRIMEIRO DE UMA SÉRIE DE LANÇAMENTOS

Pestana para caminhões VW Constellation oferece o melhor custo-benefício do seu segmento

A pestana para caminhões VW Constellation é o primeiro de uma série de lançamentos previstos pela Autotravi para os próximos meses. Às vésperas de completar oito décadas, a empresa de Caxias do Sul (RS) mantém vivos o DNA de pioneirismo e a disposição em trabalhar para oferecer novas soluções para o mercado da borracha. A pestana chegou ao mercado na semana passada e já está à disposição dos representantes e distribuidores.

Conforme o coordenador de desenvolvimento de negócios da Autotravi, Maicon Santini, até chegar à etapa de venda, o produto passou por rigorosos testes de performance, estudo e desenvolvimento detalhado de projeto. “Estamos colocando no mercado um produto de alta qualidade, fabricado 100% em EPDM nobre, um material resistente a intempéries e raios UV, e com floco de polyéster importado da Suíça”, detalha. O inserto metálico, que torna a fixação ainda mais resistente, completa a lista de benefícios da nova pestana.

Destinada a caminhões VW Constellation, ela carrega matérias-primas nobres, como o EPDM por exemplo, mas mantém um valor de venda competitivo. “Podemos garantir que trata-se do produto com melhor custo-benefício do mercado no seu segmento”, afirma o gerente comercial da Autotravi, Paulo Ricardo Steiner. Ele adianta que, até o final deste ano, a empresa deve lançar mais um produto. Para 2025, há outras soluções que estão em desenvolvimento.

O ano que vem também marca os 80 anos da Autotravi e chegará com novidades não apenas no mix de produto, mas também com reposicionamento de marca e celebrações especiais.

Autotravi
Farol Comunicação

XCMG VAI MOSTRAR NA FENATRAN SEU PRIMEIRO CAMINHÃO MÉDIO 100% ELÉTRICO, DE OLHO NO MERCADO DE LIMPEZA URBANA.

A XCMG anunciou que vai lançar seu primeiro caminhão médio de dois eixos, com propulsão 100% elétrica, na Fenatran, que vai estar aberta entre 4 e 8 de novembro, na São Paulo Expo.

São 285 cv cv de potência, 1.100 Nm de torque máximo, 16 toneladas de PBT e nenhuma partícula de emissão de poluentes. Denominado E7-18T, o novo caminhão de dois eixos da XCMG já pode ser vendido a partir do início da feira.

Focado no transporte urbano, o modelo adapta-se perfeitamente à coleta de lixo, por exemplo, com grandes vantagens ambientais. Para se ter uma ideia, conforme entidades de meio ambiente, os caminhões urbanos movidos a diesel são as máquinas com o maior índice de em emissão de CO2 de toda a cadeia automotiva brasileira, incluindo as máquinas agrícolas. Por trafegarem em baixas velocidades por todo o tempo, sempre no “anda e para” que configura essa atividade, esses veículos chegam a emitir 1,2 kg de CO2 por quilômetro rodado. A chegada do E7-18T abre uma alternativa viável e eficiente para eliminar esse contingente gigantesco de poluição das grandes cidades do país.

O E7-18T oferece 279 kWh de capacidade máxima de baterias, o que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 250 km de autonomia. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).

O modelo será uma das principais novidades da XCMG durante a Fenatran. A marca vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país e já anuncia a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com produtos que vão de 10 até 80 toneladas.

“Estamos confiantes na rápida absorção desse modelo para transporte de cargas urbanas, com ênfase na coleta de lixo”, enfatiza Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG. A montadora tem aprimorado constantemente seus produtos eletrificados, tanto que terá uma linha completa à disposição dos clientes na Fenatran.

A XCMG desenvolve ainda outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos, além dos modelos 100% elétricos. Há opções no line-up da empresa que atua com biocombustíveis e hidrogênio. “Vamos expor um desses modelos para avaliar a receptividade do público”, informa Senda.

XCMG

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004. A gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no ranking chinês e uma das maiores do mundo. Produz diversos tipos de veículos pesados nos setores de mineração, agronegócio e rodoviário.

No segmento de guindastes, a XCMG é a maior referência mundial. No Brasil, a empresa já realizou mais de 20 mil entregas de veículos.

Instalada em Pouso Alegre, MG, a XCMG possui uma fábrica que consumiu investimentos de US$ 500 milhões para ser erguida, em 2014. Possui 45 concessionários no Brasil, além de outras quatro unidades focadas no suporte ao produto e distribuição de peças em Guarulhos (SP), Contagem (MG), Catalão (GO) e Parauapebas (PA).

XCMG
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

CUMMINS BRASIL INICIA VENDAS DE NOVO GRUPO GERADOR COM MOTOR QSF 4.5 EMISSIONADO

A Cummins Power Generation inicia as vendas do novo grupo gerador com motor QSF 4.5 emissionado, em conformidade ao Decreto 60.233 da cidade de São Paulo, que regula as emissões de poluentes no município. Este lançamento integra a estratégia de sustentabilidade Destino ao Zero da empresa, que busca promover tecnologias e iniciativas rumo à descarbonização em soluções integradas de energia e motores. 

Apresentado pela primeira vez em abril deste ano, durante a Agrishow 2024, o grupo gerador com motor QSF 4.5 chega para ampliar a gama já existente de produtos emissionados da Cummins montados no Brasil. Composta pelas motorizações B3.3, QSB7, QSL9, QSX15 e agora QSF 4.5, trazem potências que variam entre 53 kVA e 625 kVA, atendendo as diversas necessidades do mercado.

Desenvolvido para cumprir rigorosamente a legislação, o novo gerador combina robustez, confiabilidade e tecnologias avançadas de controle de emissões. Além de estar em conformidade com o Decreto, o QSF 4.5 proporciona uma redução de até 10% no consumo de combustível em comparação com o modelo não emissionado 6B, produzido pela Cummins Power Generation, mantendo a alta performance.

Construído para operar de maneira stand by, o novo grupo gerador garante longa vida útil e traz manutenção ágil e simplificada. A Cummins Power Generation se destaca por ser a única empresa a desenvolver e produzir todos os componentes que compõem um grupo gerador, incluindo motor, alternador e controlador, oferecendo soluções integradas.

Cummins Brasil 
Textofinal de Comunicação Integrada

WILLIAMS RACING E GULF EXPANDEM PARCERIA GLOBAL

A Williams Racing anuncia a ampliação de sua parceria com a Gulf Oil International Ltd., iniciada em 2023. O acordo inclui novos projetos e a entrada da Reviva Coffee, marca de café da Gulf, como fornecedora oficial de café para a equipe a partir de 2025.

A colaboração entre as duas marcas, que teve início em 2023, já trouxe resultados importantes, como a votação pública para a escolha da pintura especial “Bolder than Bold” do carro FW45, com as cores da Gulf. Essa pintura foi exibida em três Grandes Prêmios no ano passado e em eventos como o Gulf Speed Festival, realizado recentemente em São Paulo. O objetivo da parceria continua sendo aproximar os fãs do esporte a motor.

O café Reviva, produzido com grãos 100% Arábica de fazendas certificadas na América Latina, estará disponível para a equipe em todas as corridas e na sede da Williams em Grove, na Inglaterra. O logotipo da marca aparecerá no carro FW47, que será pilotado por Alex Albon e Carlos Sainz – uma das duplas mais competitivas do grid.

Além disso, a parceria se estende a outros segmentos da equipe de Fórmula 1, como a Williams Esports e a Williams Racing Driver Academy, reforçando o compromisso da Gulf em apoiar novos talentos no automobilismo.

Essa renovação é a segunda grande extensão de parceria global anunciada pela Williams neste mês, somando-se à recente continuidade da colaboração com a Kraken, parceira oficial de criptomoedas e Web3 até 2025.

"A ampliação da parceria com a Gulf reforça nossa confiança mútua e a visão comum de crescimento. A introdução da Reviva Coffee é mais um passo na nossa colaboração", diz James Vowles, Chefe de Equipe da Williams Racing.

Mike Jones, CEO da Gulf Oil International UK Limited, acrescenta: "Estamos felizes em expandir nossa presença no setor de cafés especiais com a Reviva e em continuar nossa parceria com a Williams Racing, trazendo mais ativações e engajamento para os fãs da Fórmula 1."

Gulf Oil International

A Gulf Oil é uma das maiores empresas privadas do setor de downstream, presente em mais de 60 países. Fundada em 1901, a Gulf é conhecida por sua história de inovação no setor de lubrificantes e combustíveis. A empresa também opera em mais de 1.250 postos de combustível em 18 países, além de fornecer lubrificantes para a indústria naval em mais de 1.100 portos ao redor do mundo.

No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. Clique aqui e visite o site Gulf Oil Brasil.

Williams Racing

Com quase 50 anos de história, a Williams Racing é uma das equipes mais bem-sucedidas da Fórmula 1, com 16 títulos mundiais em seu histórico. Fundada em 1977 por Sir Frank Williams e Sir Patrick Head, a equipe já venceu nove Campeonatos de Construtores em parceria com empresas como Cosworth, Honda e Renault, além de ter revelado grandes ícones do automobilismo, como Nelson Piquet, Ayrton Senna, Alain Prost, Damon Hill e Nigel Mansell. A Williams segue com o objetivo de retornar às primeiras posições do grid, impulsionada por sua tradição e inovação.

Reviva Coffee

Fundada no Reino Unido em 2023, a Reviva Coffee oferece produtos de café especial premium para consumidores individuais e empresas. A marca utiliza grãos 100% Arábica provenientes de fazendas certificadas pela Rainforest Alliance no Brasil, Colômbia e Honduras, e é comprometida com a sustentabilidade e o comércio ético, garantindo que cada xícara de café contribua para o bem-estar das comunidades produtoras. Clique aqui e visite o site Reviva Coffee.

Gulf Oil Brasil
MCA Comunicação Corporativa

NERVOS! OS MUITOS ABALOS DA MENTE. Por Marli Gonçalves*

Nervos! Sempre lembro de uma antiga camiseta que hoje nem sei onde foi parar, pichada com a palavra Nervos! Sumiu, mas era de um momento em que certamente já pensava em saúde mental, nesses tantos abalos que todos sofremos durante a vida e que nos desestabilizam. Ou endireitam de vez. O tema agora está na mesa.

Está aí para todo mundo ver e não são poucos os acontecimentos ligados à saúde mental bastante abalada e dos quais tomamos conhecimento. Chacinas têm sido um aspecto visível, cruel e perigoso quando sabemos bem o número de armas que nos últimos anos se espalharam mais que o próprio rastilho de pólvora, com muitos virando – não ria, não é brincadeira – “colecionadores”, os tais Cacs, totalmente sem controle. Esses dias no Rio Grande do Sul o horror se abateu sobre a família de um deles, esquizofrênico que abriu fogo durante horas, deixando um saldo de mortes, pai, irmão, dois policiais, ele próprio, e muitos feridos. Armas sempre vão parar em mãos (e mentes) erradas. Ou desconhecidas, que surgem em alguma hora H.

Houve tempos passados que foram registradas muitas desgraças “sem querer”. Para garantir a segurança, havia o hábito de pais dormirem com uma arma debaixo do travesseiro. Não foram poucos os filhos, jovens que chegando de madrugada em suas casas, foram mortos no susto dos sonolentos disparadores. A situação levou, à época, ao controle, plebiscito, recolhimento, mas - vocês bem sabem quem - resolveu liberar geral, por achar lindo tudo de ruim dos EUA. Estamos vendo o resultado.

Vivemos tempos estranhos. A tecnologia trouxe avanços, conhecimento, mas também disseminou informações falsas, desejos incontroláveis, redes sociais com propostas e desafios cruéis, individualidade e falta de empatia. Nada me tira da cabeça que o absurdo aumento de feminicídios e violência contra as mulheres passa por isso, por mensagens mal entendidas em invasões de privacidade em celulares.

Todas essas ações geram consequências aos sobreviventes, incluindo nós que acompanhamos o tempo e viramos todos como que veteranos de guerra. Sem qualquer apoio, com medo constante, apreensão, desilusões dolorosas, sentimentos controversos. Nervos! Saúde abalada, inclusive mental. Solidão. Depressão sempre rondando, pensamentos negativos. O suicídio de quem achávamos com vidas perfeitas.

Há em tudo isso, no entanto, um lado positivo: estamos falando mais do que nunca sobre o tema, tornando-o visível e mais urgente. O querido Fernando Gronstein Andrade com seu companheiro Fernando Siqueira trouxe às mostras de cinema um trabalho de ambos nos últimos três anos, Necklace, onde discutem com sensibilidade e propostas, inclusive musicais, a crise de saúde mental que acreditam que o mundo vive atualmente, à angústia de existir, ao aumento da desigualdade social, e ao impacto das redes sociais, segundo eles próprios, vítimas, inclusive de perseguições políticas da direita e ameaças que os fizeram sair do país.

Ainda agora, ao tomarmos conhecimento da morte, aos 79 anos, do grande poeta e acadêmico Antonio Cícero, soubemos de um exemplo de lucidez em meio à tristeza. Com Alzheimer em evolução, decidiu pela morte assistida na Suíça, onde a prática é permitida. Deixou uma carta de despedida, e seus trechos, onde menciona a eutanásia como opção, mostram sua imensidão: “... não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação” ....

O assunto, enfim, está na mesa. É muito amplo, influenciado por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Atinge indiscriminadamente a todos e requer atenção, cuidados, soluções. Compreensão. Tratamento, em suas variadas formas.

Nós, mulheres, aliás, sempre que buscamos – dentro da mais saudável disposição - a liberdade ou mostrar nossos pontos de vista, ou mesmo apenas se mostramo-nos diferentes em algum aspecto, logo somos apontadas como loucas, palavra que ouvimos durante toda a vida, inclusive quando somos interrompidas. Chega. E olha que posso tocar nesse assunto, chamada sempre que fui de maluquinha, por mais seriedade que sempre tenha demonstrado em tudo o que faço.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br.