quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

ALTAIR REALIZA FUTURE.INDUSTRY 2025 COM FOCO NA CONVERGÊNCIA E NA INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

A Altair, líder global em inteligência computacional, promoverá, nos próximos dias 5 e 6 de março, o evento virtual global Future.Industry 2025 que vai destacar as mais recentes inovações em simulação, inteligência artificial (IA), análise de dados e computação de alto desempenho (HPC). Com lançamento em três fusos horários internacionais e tradução em oito idiomas, vai contar com a participação de especialistas das principais organizações do mundo, como NVIDIA, Microsoft, AMD, Universidade de Nottingham e Accenture, entre outras, que vão compartilhar suas perspectivas sobre como a tecnologia está transformando a maneira como vivemos, trabalhamos, nos movemos, pensamos e nos divertimos.

Entre os destaques estão os painéis Inovação inteligente: Aproveitamento de IA, tecnologia avançada e otimização para um futuro sustentável e Acelerando o futuro: Um bate-papo sobre a interseção da eletrônica automotiva e a inovação em semicondutores. O primeiro reunirá os vencedores do Prêmio Altair Enlighten – líderes em leveza, otimização e avanços orientados por IA – para discutir como as tecnologias de ponta estão revolucionando o desenvolvimento de produtos sustentáveis em vários setores à medida que as indústrias avançam em direção a um futuro mais sustentável e. a inovação desempenha um papel crucial na formação de soluções ecologicamente corretas.

O segundo, Acelerando o futuro: Um bate-papo sobre a interseção da eletrônica automotiva e a inovação em semicondutores, com os principais especialistas, abordará o papel fundamental da tecnologia de semicondutores na formação do futuro do setor automotivo. Essa discussão dinâmica reunirá para explorar os últimos avanços e as tendências emergentes nessa interseção crucial. A conversa se concentrará em como a inovação em semicondutores está impulsionando as principais transformações automotivas, incluindo o surgimento dos veículos elétricos e os desafios associados ao gerenciamento de energia e à tecnologia de baterias, o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e o caminho para a direção totalmente autônoma, além da crescente conectividade dos veículos e as implicações para a segurança dos dados e a experiência do usuário.

Brasil presente

A engenharia brasileira estará presente contribuindo com a perspectiva do setor automotivo no uso de IA para inovar no desenvolvimento de produtos com a participação do engenheiro Melzak Silva da Ford Brasil no Painel Engenharia 2030: como a IA reformulará as equipes, as ferramentas e a inovação.

A edição 2024 também contou com participação de empresas brasileiras, com a presença de Carlos Lopes, diretor de Engenharia Avançada – Américas da Maxion Wheels, no painel Criando o Futuro: Inovando com a engenharia impulsionada pela IA. “A experiência foi ótima! Compartilhar pensamentos, lições aprendidas e incentivar as pessoas a ingressarem na tecnologia é gratificante. É incrível ver como o painel foi divulgado pelas mídias sociais, tornando a experiência acessível a um número incontável de pessoas”, destacou o executivo.

A edição 2025 do Future.Industry contará com quatro trilhas em dois dias de evento:

• Trilha 1: Projete e simule sem limites – a engenharia encontra a IA

• Trilha 2: Acelerando a adoção da IA para a empresa

• Trilha 3: HPC para todos os desafios – qualquer carga de trabalho, qualquer escala, em qualquer lugar

• Trilha 4: Moldando os inovadores de amanhã - Prontidão para o mundo real para estudantes de engenharia e ciência de dados.

A Altair é líder global em inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores concorram de forma mais eficaz e tomem decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado – tudo isso enquanto criam um futuro mais verde e sustentável. Para saber mais, clique aqui e visite o site.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

PARCERIA ENTRE BRASKEM E AEGEA LEVA ÁGUA DE REÚSO PARA UNIDADE INDUSTRIAL DA PETROQUÍMICA NO RIO DE JANEIRO

A Braskem, maior petroquímica das Américas, e a Aegea – referência em saneamento no país, por meio da Apura, sua unidade de negócio que desenvolve e opera soluções sustentáveis para a indústria, assinam uma parceria que levará água de reúso para o abastecimento de 100% da produção da unidade industrial da Braskem em Duque de Caxias (RJ). 

A iniciativa reforça o comprometimento das empresas com a adaptação às mudanças climáticas, garantindo segurança hídrica para a unidade da empresa na região, além de preservar os recursos naturais e assegurar a disponibilidade de água para futuras gerações.

Para viabilizar o projeto, a Aegea, por meio de sua concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário de 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro, a Águas do Rio, antecipará em três anos os investimentos das obras de redes coletoras e a construção de uma estação de tratamento de esgoto, assegurando o saneamento básico para as comunidades próximas à Braskem em Duque de Caxias. A água será tratada e distribuída pela concessionária, reforçando o abastecimento para as comunidades do entorno e beneficiando de forma antecipada mais de 260 mil pessoas.

O efluente tratado será utilizado pela Apura que irá projetar e construir toda a infraestrutura e instalações necessárias para produção da água industrial de reúso na qualidade requerida pela Braskem, de modo a criar um ciclo de cuidado com as pessoas e o meio ambiente. “A parceria ajudará a alcançarmos nossas metas de eficiência operacional. E contribuiremos com um legado na saúde e qualidade de vida de centenas de milhares de famílias por meio de um modelo de um negócio competitivo, inovador e sustentável”, diz Ana Carolina Viana, Vice-presidente Industrial da América do Sul da Braskem.

Benefícios para o meio ambiente e a comunidade

Além de levar mais segurança hídrica para a Braskem e saneamento básico para a população, o projeto colabora também com o ecossistema do rio Guandu, principal manancial da região metropolitana no Estado do Rio, já que a água para a produção da petroquímica passará a ser totalmente proveniente do esgoto doméstico tratado. Com isso, não será mais necessário utilizar a bacia hidrográfica do Guandu, o que aumenta a disponibilidade de água tratada para as comunidades vizinhas, por meio de uma gestão eficiente.

Outro importante ganho ao meio ambiente está relacionado ao plano de recuperação ambiental da Baía de Guanabara – um compromisso assumido pela Águas do Rio com o Estado do RJ. Segundo o contrato com a Braskem, o esgoto da população que vive em torno da petroquímica na região, que antes era despejado in natura na Baía, será agora tratado adequadamente para tornar-se água de reúso, e abastecerá a planta da petroquímica na região, tendo uma destinação mais sustentável.

O contrato de abastecimento de água de reúso para a Braskem terá duração de 30 anos e é um projeto de vanguarda no Rio de Janeiro. “Repensando o ciclo da água, estamos transformando esgoto em solução. Ao longo dos próximos três anos, serão executadas pela Águas do Rio as obras de infraestrutura de saneamento básico na região, enquanto a Apura irá construir toda a estrutura necessária para a operação da planta de reúso que beneficiará a Braskem, a população local e o meio ambiente como um todo”, afirma Alexandre Perufo, Diretor da Apura.

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Para mais informações, clique aqui.

Braskem
Agência Fato Relevante

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

AP DIGITAL SERVICES CONTRATA NATÁLIA VITORINO COMO EXECUTIVA DE OPERAÇÕES/HEAD DE DIGITAL

A AP Digital Services, empresa de tecnologia e consultoria especializada em serviços digitais, anuncia a contratação de Natália Vitorino como Executiva de Operações/Head de Digital. Com 18 anos de carreira, a executiva será responsável pela gestão das equipes de produtos, entregas de projetos de transformação digital e atendimento ao cliente da AP Digital Services, com atuação baseada na integração de dados, Inteligência Artificial e Experiência do Cliente (ou CX, do inglês Customer Experience).

“Meu principal objetivo será conectar as áreas da empresa para, consequentemente, fortalecer o relacionamento com os clientes por meio de entregas com alto impacto e apoiar a AP Digital Services no posicionamento de consultoria digital que impulsiona o crescimento de empresas em diferentes indústrias”, afirma Natália Vitorino, destacando que a empresa tem clientes nos setores de agronegócio, energia, saúde e varejo.

De acordo com Luciana Miranda, VP e CMO da AP Digital Services, “a contratação de Natália Vitorino está relacionada à sua qualificação em desenvolvimento de estratégias digitais orientadas por desempenho e inovação suportada por dados, que vai de encontro ao perfil da AP em inovar o desenvolvimento de soluções e serviços que otimizam processos, resultando na superação das expectativas dos clientes”.

Natália Vitorino acumula experiência profissional nas empresas Rede Globo, Zoom, Infoglobo, CI&T e Accenture, onde exercia o cargo de gerente sênior antes de ser contratada pela AP Digital Services.

A executiva é formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com Master in Business Administration (MBA) em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A AP Digital Services é uma consultoria de tecnologia e desenvolvedora de software especializada em serviços digitais que ajuda empresas em cada etapa da jornada digital para gerar maior eficiência, performance e lucratividade em um mundo hiperconectado. A AP Digital se destaca pela cultura focada em User Experience (UX) que une dados, processos e pessoas, com entregas consultivas e tecnológicas. Fundada em 2015,  na cidade de Campinas (SP), atende empresas de médio e grande porte nos segmentos de agronegócio, energia, saúde e varejo. Para mais informações, clique aqui e visite o site

AP Digital Services
Pólvora Comunicação

GHELERE TRANSPORTES INVESTE MAIS DE R$ 2 MILHÕES EM TREVO RODOVIÁRIO E BENEFICIA LOGÍSTICA EM REGIÃO DO PARANÁ

O Paraná está entre os maiores exportadores do Brasil, e Cascavel é uma cidade importante para a economia do estado, produzindo cerca de R$15,8 bilhões de PIB — segundo a Caravela, uma startup que facilita o acesso e análise das informações da economia regional e setorial. A principal atividade da região é o agronegócio e, para escoar a produção, as empresas contam com rodovias que ligam a localidade aos portos e a outras partes do país. A fim de potencializar o segmento do transporte de cargas, o governo estadual vem realizando amplos investimentos em infraestrutura. Em 2024, aplicou mais de R$10 bilhões em obras, como a ampliação da malha rodoviária e as expansões portuária e ferroviária.

Com o mesmo objetivo de aprimorar a logística e economia paranaense, a Ghelere Transportes — especializada no carregamento de bebidas — inaugurou no último dia 30 de janeiro, o trevo rodoviário no quilômetro 517 da BR-369, que conecta importantes municípios do Oeste do Paraná a estados vizinhos. Ao todo, a transportadora investiu mais de R$ 2 milhões em 12.500 m² de obras, incluindo 1 km de via asfaltada, mais de 1.200 metros de canaletas e bocas de lobo para a drenagem pluvial, 720 metros de meio-fio em concreto, pintura viária e instalação de novas placas de sinalização, além do plantio de 2.000 m² de grama.

Como explica Eduardo Ghelere, CEO, a conclusão deste conjunto de obras traz segurança para a comunidade local e para os mais de 10 mil veículos que transitam diariamente pelo trecho, além de favorecer a logística da empresa. “Para a nossa operação, traz mais segurança, pois é uma obra fundamental para que os veículos possam acessar nosso espaço, especialmente quando estiverem carregados. Porém, o investimento vai além e irá beneficiar os diversos motoristas que passam pela região e a operação logística de outras organizações.”

Ainda de acordo com o CEO, o trevo também tem como objetivo entregar mais rentabilidade para os acionistas e mais flexibilidade e velocidade para os clientes. Neste sentido, para apresentar a conclusão e as vantagens da obra, a empresa convidou para o evento de inauguração o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô; o Secretário de Obras, Sandro Alex; o presidente Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (Sintropar), Antonio Ruyz; a Chefe do Instituto Água e Terra (IAT) regional de Cascavel, Marlise Cruz; e representantes outros representantes do Sintropar e da Comissão de Jovens Empresários e Executivos (COMJOVEM).

Segundo o vice-prefeito da cidade, o trevo colabora com o desenvolvimento de toda a região e beneficia principalmente as empresas e residentes locais.“Esse complexo é um investimento significativo, e nos sentimos honrados em ter uma empresa desse porte em Cascavel. Ela gera empregos, recolhe impostos e nos permite entregar políticas públicas mais eficazes para quem mais precisa.”

Durante o evento de inauguração, os presentes tiveram a oportunidade de visitar os espaços da Ghelere e conhecer os detalhes desse e outros investimentos que superaram os R$50 milhões. A visita nas instalações da transportadora permitiu conhecer a estrutura feita em acordo com as certificações LEED e WELL, que visam proporcionar bem-estar e produtividade para os colaboradores, além de criar uma operação sustentável.

Em comunicado oficial, o Cel. Sérgio Malucelli, presidente da Federação Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), falou sobre a relevância da obra para o Paraná. "Todas as obras de infraestrutura são de extrema importância para a logística do nosso estado. Esta, em especial, vai ajudar no escoamento de produtos que circulam no Norte Pioneiro tanto em direção à São Paulo, quanto para os empresários que precisam levar suas cargas para a capital ou ao Porto de Paranaguá."

Ghelere afirma que possui boas expectativas para 2025, projeta metas e faz avaliações sobre o setor. Segundo o executivo, o TRC representa mais de 65% do carregamento de toda mercadoria transportada em território nacional e é importante reconhecer o papel do segmento para a cadeia logística do mercado brasileiro.

“Fazemos estes amplos investimentos porque acreditamos que o setor de transporte é decisivo não apenas para o abastecimento das cidades, mas também para o progresso do país. O campo tem oportunidades para ser visto e reconhecido e o evento também teve esse intuito de demonstrar nossa capacidade de contribuição para o desenvolvimento dos municípios e nossa visão para o futuro do transporte de cargas”, finaliza.

Ghelere Transportes – Atuante há mais de quatro décadas no setor de Transporte Rodoviário de Cargas, a Ghelere Transportes possui a matriz em Cascavel, no Paraná. Opera com transporte industrial, com larga experiência no segmento de bebidas em todo Brasil e Mercosul. A empresa apresenta mais de 300 veículos de frota, realizando o transporte de cerveja para o Mercosul e de rótulos e garrafas do exterior para o Brasil

Ghelere Transportes
Grupo Mostra de Ideias

FUTURO SUSTENTÁVEL: BOSCH LANÇA DESAFIO “CARBONCAPTURE” PARA SELECIONAR STARTUPS NO MUNDO.

Empresa busca startups em estágio inicial com soluções criativas para captura direta, utilização e comércio de carbono, oferecendo investimento de 15 mil euros para as startups selecionadas

Você tem uma startup em estágio inicial com ideias para um futuro sustentável e conectadas com os princípios e valores da Bosch? Então, esse recado é para você! O Desafio de Startups “CarbonCapture” foi projetado para promover soluções de negócios inovadores que possibilitem uma economia circular de carbono. As inscrições podem ser feitas através deste link e estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2025.

Essa é uma ação da Bosch Business Innovations, unidade de negócios da empresa para desenvolvimento de soluções inovadoras e digitais, com o objetivo de gerar novas ideias sobre os maiores desafios da atualidade: as mudanças climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa de validação prevê três etapas, que devem ocorrer até 25 de junho de 2025 e de maneira majoritariamente remota.

Áreas de atuação

O propósito dessa iniciativa é colaborar com startups em estágio inicial (‘pré-seed’ - primeiro aporte de recursos - ou ‘seed stage’ – validação do modelo de negócio) com soluções criativas nas seguintes áreas: Captura Direta de Ar (DAC), Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS) e soluções subsequentes (‘downstream’) ao longo da cadeia de valor do dióxido de carbono, como as contas/comércio de carbono e gestão de certificados.

Critérios de avaliação

Entre os principais critérios de seleção estão a dinâmica/ histórico da equipe, potencial da ideia, maturidade do negócio e os requisitos legais para firmar parcerias. As startups selecionadas para o programa receberão recursos de 15 mil euros para validar as ideias ou utilizar como melhor definirem, esse valor é um prêmio e não um investimento por participação no negócio da startup.

Aproveite essa oportunidade para criar um futuro positivo para o meio ambiente e junte-se à Bosch na missão de transformar emissões em soluções. Para mais informações, clique aqui.

Bosch Business Innovations

ÁGUIA SISTEMAS APRESENTA CRESCIMENTO EXPRESSIVO DE 20% EM 2024 E ANUNCIA INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS PARA 2025

A Águia Sistemas – empresa líder na fabricação de estruturas de armazenagem e integradora de sistemas de movimentação e automação para intralogística, finaliza 2024 com um faturamento de R$ 606 milhões, o número representa um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Esse desempenho foi sustentado por estratégias comerciais assertivas, investimentos robustos nas linhas de produção e um forte foco em inovação e desenvolvimento de produtos.

No último ano, a empresa intensificou sua atuação em mercados estratégicos, consolidando presença nos setores de e-commerce, alimentício, fármacos e varejo. "Esse crescimento é fruto de nossa dedicação em oferecer soluções personalizadas e de alto desempenho, alinhadas às demandas do mercado em constante evolução", destaca Rogério Scheffer, CEO da Águia Sistemas.

Em 2024, a Águia Sistemas ainda destinou boa parte dos seus recursos para pesquisa e desenvolvimento (P&D), automação, infraestrutura e capacitação, reforçando seu compromisso com a inovação e excelência operacional. Entre as novidades, destacam-se aprimoramentos em processos produtivos e gerenciais, além da introdução de tecnologias complementares, fruto de parcerias estratégicas com fornecedores e desenvolvedores de ponta.

A empresa consolidou sua posição como líder no setor de intralogística, oferecendo soluções completas que vão desde o estudo conceitual até a implementação de sistemas com seu próprio WCS.

“A Águia se compromete em melhorar as operações de nossos clientes, com foco em minimizar rupturas e maximizar a produtividade, conforme demonstrado em parcerias com grandes empresas como Droga Raia, Ultrafarma, Novo Nordisk, PepsiCo, P&G, Nestlé, Nissin, Novo Atacarejo, Madero, etc", enfatiza Rogério.

Com destaque para a automação no novo centro de processamento de cargas da DHL Express inaugurado em 2024, que reduz significativamente o tempo de liberação das encomendas. Esse projeto, que envolve um investimento de R$ 23 milhões, exemplifica a dedicação da Águia em transformar operações logísticas, oferecendo um serviço mais ágil e eficiente.

Para 2025, a companhia planeja alocar R$ 25 milhões em investimentos, priorizando produção, P&D, novas tecnologias. Já em início de operação, uma nova linha de produção equipada com tecnologia avançada de perfilação a frio e solda robotizada, que promete ampliar ainda mais a capacidade e a precisão operacional, elevando para 19 unidades de robôs nas linhas de produção.

Em um cenário econômico que inspira cautela, a Águia Sistemas prevê um crescimento de 12% a 20% para 2025, impulsionado pela ampliação de portfólios, introdução de produtos complementares em automação e continuar se posicionando como líder estratégico em mercados emergentes, com a determinação de continuar agregando valor para as operações dos clientes.

Águia Sistemas
Encaso Comunicação

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

ANFAPE HABILITA CERTIFICAÇÃO DE AUTOPEÇAS PARA EMPRESAS ASSOCIADAS

Reconhecimento atestado por empresa certificadora internacional é o primeiro passo para equiparar produtos nacionais aos fabricados nos principais mercados mundiais.

Linha de produção da Ponteiras Rodrigues. Foto:  ANFAPE | Divulgação

A ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Autopeças para o Mercado de Reposição finalizou os procedimentos de certificação de latarias para indústrias associadas. Por meio da Intertek do Brasil, empresa certificadora de padrão internacional acreditada pelo Inmetro, a entidade aprovou projeto técnico e econômico viável para que todo e qualquer associado, grande ou pequeno, com diversidade de produtos ou apenas um só em seu catálogo, tenha a possibilidade de buscar a certificação.

A ideia básica da iniciativa é que as empresas que produzem os mesmos componentes ou semelhantes unam-se e desenvolvam um Procedimento Técnico para Certificação de seus produtos, tendo como base o Procedimento Master criado pela parceria entre a ANFAPE e a Intertek. Os dois primeiros componentes em processo de certificação são capô e para-lama. Os fabricantes concorrentes que trabalharam juntos no desenvolvimento desses procedimentos são a Centauro Auto Parts, sediada em Guarulhos-SP, e Ponteiras Rodrigues, de Joinville-SC.

Para o presidente da ANFAPE, Renato Fonseca, a certificação representa um marco significativo para as empresas associadas, pois valida a qualidade e a confiabilidade dos produtos oferecidos. “Com o selo de certificação, nossos associados terão a oportunidade de demonstrar seus compromissos com padrões de excelência, conquistando a confiança dos consumidores e de setores como as seguradoras. Isso não apenas fortalece a imagem das empresas no mercado, mas também as posiciona como players competitivos em um setor onde a qualidade é cada vez mais valorizada”, avalia.

No entender do presidente, entre os benefícios da certificação para o mercado de reposição está o aumento da confiança do consumidor, que se sentirá mais seguro em escolher peças certificadas. “Isso pode resultar em crescimento nas vendas e na preferência por produtos de fabricantes que se comprometem com a qualidade. Além disso, a certificação ajuda a elevar o padrão geral do setor, promovendo concorrência saudável e incentivando a inovação nas práticas de fabricação”, pondera.

Fonseca avalia que esse procedimento tem o potencial de elevar significativamente o reconhecimento de qualidade e a aceitação dos produtos no aftermarket, haja vista que, com a certificação, os consumidores e os profissionais do setor podem identificar facilmente produtos que atendem padrões elevados de qualidade, que resultará no aumento da demanda por autopeças certificadas. “Além disso, a associação a uma certificadora internacional como a Intertek proporciona uma validação adicional que irá fortalecer ainda mais a credibilidade e a reputação das peças no mercado”, garante o presidente.

A conquista da certificação pela ANFAPE é de extrema importância para o fortalecimento do setor de reposição independente de autopeças no Brasil, pois, além de promover a unificação e a colaboração entre os fabricantes independentes, ajuda a estabelecer um novo padrão de qualidade que pode ser fundamental em tempos de crescente concorrência no mercado. “Essa iniciativa não só projeta a imagem do setor de reposição, mas também assegura um futuro mais sustentável, com produtos que respeitam normas de qualidade e proporcionam segurança para os consumidores, consolidando a ANFAPE como uma referência significativa na busca por excelência no setor”, garante Renato Fonseca.

Fortalecimento e unificação da indústria independente

Referência no setor de latarias automotivas, a Centauro Auto Parts, indústria 100% nacional com quatro mil itens em catálogo para atender o mercado de reposição, buscou a certificação de autopeças desenvolvida pela ANFAPE por manter profundo compromisso com a qualidade de produtos, como afirma a Diretora Industrial, Patrícia G. Dos Santos. “Acreditamos que, ao obter essa certificação, podemos garantir que nossas peças atendam rigorosos padrões de segurança e qualidade, o que, por sua vez, aumenta a confiança dos consumidores e parceiros, como oficinas e seguradoras”.

Além disso, Patrícia acredita que a certificação permitirá destacar a posição da Centauro no mercado competitivo de autopeças, oferecendo uma clara diferenciação em relação aos concorrentes. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de acessar novos mercados, especialmente o de seguradoras, que buscam parceiros que cumpram com padrões de qualidade reconhecidos”, afirma.

Patrícia comenta que o envolvimento da Centauro com a ANFAPE em promover a certificação reflete o desejo de contribuir para o fortalecimento e a unificação da indústria independente de autopeças. “Essa busca por certificação está alinhada com nosso objetivo de inovação e melhoria contínua, garantindo que a Centauro se mantenha na vanguarda do setor, sempre priorizando a excelência na entrega de nossos produtos”, acredita a Diretora.

Compromisso com a qualidade

Com 43 anos de história, a Ponteiras Rodrigues, fabricante de mais de 3.300 itens em catálogo, entre capôs, para-lamas e painéis, participou da certificação por seu compromisso contínuo com a excelência e transparência no mercado de reposição. O CEO Fábio Rosa Rodrigues lembra que há mais de quatro décadas os produtos da empresa são amplamente reconhecidos pela qualidade e confiabilidade, mas enxerga a certificação como um passo adicional para reforçar ao mercado o rigor técnico e o nível de qualidade aplicados nos processos produtivos. “Além disso, a certificação fortalece ainda mais a confiança de distribuidores e reparadores, validando oficialmente o trabalho de inovação e aprimoramento contínuo realizado por nosso time”, diz.

Como explica o CEO, o processo de certificação exigiu o atendimento a rigorosos critérios técnicos, abrangendo qualidade dos materiais, precisão dimensional, e durabilidade das peças. “Nossos processos produtivos passaram por auditorias detalhadas, incluindo controle de qualidade, rastreabilidade e conformidade com as especificações exigidas pelo mercado de reposição. Além de garantir a certificação, esse processo nos impulsiona a elevar constantemente os padrões internos e a identificar novas oportunidades de aprimoramento e expansão”, detalha.

A certificação da Ponteiras Rodrigues abrangeu componentes da linha de lataria, como para-lamas e capôs, peças essenciais para o mercado de reparação automotiva. Esses produtos passaram por testes rigorosos de qualidade e desempenho, assegurando que ofereçam encaixe preciso, durabilidade superior. A empresa já tinha participado de processo semelhante, pois sempre se destacou pela busca por validações técnicas e processos de auditoria que assegurem a qualidade de seus produtos. “Já passamos por avaliações de clientes estratégicos e parceiros internacionais, que exigem conformidade com padrões elevados. Além disso, mantemos um sistema interno robusto de controle de qualidade, incluindo inovações como um novo sistema de pintura eletroforética com durabilidade superior”, comenta Rodrigues.

Para o CEO, em termos de mercado a certificação estabelece um novo patamar de qualidade no aftermarket, consolidando a percepção de que as peças certificadas atendem aos mais altos padrões do setor. “A certificação desenvolvida pela ANFAPE representa um marco importante para o mercado de reposição, estabelecendo critérios técnicos claros e promovendo a valorização dos fabricantes nacionais que se comprometem com padrões elevados de qualidade. “Essa iniciativa fortalece toda a cadeia do aftermarket, oferecendo ao consumidor final mais segurança e confiabilidade”, afirma Rodrigues.

Cronologia da certificação

A iniciativa para implantar a certificação de latarias da ANFAPE partiu de uma análise do mercado de autopeças ao redor do mundo, principalmente Europa e Estados Unidos, como explicou o Diretor Executivo da entidade, Roberto Monteiro. “A ANFAPE confirmou a exigência de certificação para comercialização dos produtos no aftermarket desses mercados. Na América do Sul, somente a Argentina exige algum tipo de certificação e, no Brasil, nunca houve esse interesse, até que a ANFAPE entendeu que havia chegado a hora de equiparar os produtos da indústria nacional aos componentes fabricados pelos principais mercados mundiais”. Em assembleia com Associados, a Diretoria decidiu dar início ao Processo de Certificação e firmou parceria com a Intertek do Brasil Inspeções Ltda., empresa global líder em serviços de Garantia, Testes, Inspeção e Certificação (ATIC), com mais de 130 anos de história, rede de mais de 1.000 instalações em mais de 100 países e mais de 44 mil colaboradores.

Segundo a Gerente de Negócios, Amanda Strumiello, a Intertek oferece soluções inovadoras que abrangem todos os aspectos da vida, ajudando empresas a garantir a qualidade, segurança e sustentabilidade de seus produtos e processos. “A iniciativa da ANFAPE é muito positiva, pois certificações de qualidade e segurança têm um impacto significativo nas empresas. Entre os principais benefícios estão melhoria da Credibilidade e Confiança, Vantagem Competitiva, Eficiência Operacional, Acesso a Novos Mercados, Melhoria Contínua e Redução de Custos”.

A Gerente detalha que o procedimento para a certificação é desenvolvido em várias etapas, para garantir que os produtos atendam aos requisitos de qualidade e segurança. “Iniciamos com análise documental dos modelos e famílias de autopeças. Depois realizamos auditoria no processo produtivo da fábrica, com base na norma ISO 9001 (vigente), onde também serão lacradas amostras representativas das famílias e/ou modelos dos produtos, que serão encaminhadas para laboratórios de ensaios, onde serão submetidas a diversos testes para verificar sua conformidade com os requisitos técnicos e de segurança de normas nacionais e internacionais. Estando todas etapas concluídas em conformidade, uma análise crítica é realizada para posterior emissão do certificado. Após a emissão inicial, anualmente um processo de manutenção do certificado será realizado, onde as etapas serão novamente realizadas”, relata.

Os parâmetros para desenvolver a certificação para a ANFAPE incluíram qualidade e segurança nas autopeças, sustentabilidade nas práticas de produção e comercialização das autopeças, livre concorrência. O pré-requisito principal é ser associado a ANFAPE, ser um fabricante ou importador de autopeças de reposição e estabelecer um contrato formal com a Intertek. “Para a indústria, a certificação resulta em ganhar produtividade ao adequar sua linha de fabricação às normas de segurança e qualidade. Para a qualidade dos produtos, significa mantê-los atendendo a normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade. E para o mercado, representa a comercialização de produtos avaliados e seguros, promovendo uma concorrência justa”, avalia Amanda.

Na visão da Gerente, a indústria deve manter o sistema de gestão da qualidade do processo produtivo sempre sob controle. “Dessa forma, a certificação trará ganhos não só de credibilidade às marcas de autopeças, mas também um nivelamento no mercado de reposição quanto a segurança e qualidade dos produtos. A adequação dos processos produtivos, projetos e produtos, trarão benefícios à indústria e ao mercado, garantindo um melhor direito de escolha dos consumidores”, finaliza.

Imprensa ANFAPE
Robson Breviglieri
imprensa.anfape@gmail.com

CUMMINS ADQUIRE ATIVOS DA FIRST MODE PARA LIDERANÇA EM DESCARBONIZAÇÃO NO SETOR DE MINERAÇÃO

A Cummins Inc. anunciou nesta segunda-feira (17) a aquisição de ativos da First Mode, líder em soluções híbridas de retrofit para operações de mineração e ferrovias. A aquisição inclui linhas de produtos híbridos para mineração e ferrovias, além do portfólio completo de propriedade intelectual (IP), que abrange soluções de propulsão a hidrogênio e baterias. Essa tecnologia representa o primeiro sistema híbrido de retrofit comercialmente disponível para equipamentos de mineração, reduzindo significativamente o custo total de propriedade (TCO) e avançando a descarbonização nas operações.

Além disso, a Cummins está adquirindo o portfólio comercial da First Mode, bem como suas equipes de produção e técnicos na Austrália, Estados Unidos e Chile. A First Mode continuará atendendo os clientes em suas necessidades durante a transição, com o envio de produtos no primeiro trimestre.

Esta aquisição reforça o compromisso da Cummins em fornecer soluções inovadoras e eficazes para a descarbonização e permitirá que a empresa eleve seu portfólio de produtos, atendendo às necessidades dos clientes em sua transição para um futuro de baixo carbono. A First Mode operará dentro do segmento industrial de Sistemas de Energia (Power Systems) da Cummins.

“Este é um passo importante em nosso objetivo de liderar nossos clientes de Sistemas de Energia na transição energética”, disse Jenny Bush, Presidente de Sistemas de Energia da Cummins. “Com a tecnologia de retrofit híbrido da First Mode, estamos acelerando nossa capacidade de fornecer soluções de descarbonização que atendem à necessidade dos mineradores de reduzir custos operacionais hoje.”

Um compromisso mais amplo com a redução de carbono - A Cummins está na vanguarda do desenvolvimento de múltiplas rotas tecnológicas para ajudar a indústria de mineração a fazer a transição para um futuro sustentável. Por meio da hibridização de produtos e combustíveis limpos, como etanol e metanol, a Cummins está desenvolvendo tecnologias de transição que permitem aos mineradores maximizarem a vida útil das frotas existentes enquanto reduzem as emissões de carbono.

“O compromisso da Cummins em estabelecer parcerias com fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e mineradores garante que essas tecnologias sejam desenvolvidas e testadas em ambientes reais”, acrescentou Bush. “Com kits de retrofit híbridos, upgrades modulares de componentes e soluções escaláveis, estamos trazendo aos mineradores a flexibilidade e a confiança necessárias para descarbonizar operações enquanto se adaptam a tecnologias e infraestruturas em evolução.”

Com sua vasta rede global de serviços, a Cummins está preparada para apoiar as novas tecnologias de transição desenvolvidas, garantindo integração e suporte contínuos para aplicações em mineração e ferrovias.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

COM FINANCIAMENTO DO BNDES, AMERICANA HORIZON AIR VAI IMPORTAR 6 AERONAVES DA EMBRAER.

Embraer E175 PLus Air-to-air

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor aproximado de R$ 900 milhões para a companhia aérea norte-americana Horizon Air, subsidiária da holding Alaska Air Group Inc. importar seis aeronaves do modelo E-175 da Embraer. Esse é o segundo financiamento do Banco para a Horizon desde 2023, quando a instituição apoiou a exportação de 11 aeronaves da Embraer.

O financiamento ocorre por meio do BNDES Exim Pós-Embarque e cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea. As aeronaves serão entregues pela Embraer ao longo de 2025 e 2026 e a Horizon assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.

“De janeiro de 2023 a janeiro de 2025, o BNDES já aprovou financiamento para exportações de 141 aeronaves da Embraer, número 67% superior às exportações aprovadas de toda a gestão anterior. Apenas para empresas dos EUA, apoiamos 100 aviões desde 2023. Esse tipo de resultado contribui para que a Embraer, com o apoio histórico do Banco, seja uma das líderes globais da indústria aeroespacial”, diz o presidente do Banco, Aloizio Mercadante.

“A atuação estratégica do BNDES para estimular as exportações de aeronaves da Embraer fortalece não só a empresa, mas todo o ecossistema em que a companhia está inserida no Brasil. Com isso, contribui com a sustentabilidade de uma cadeia produtiva nacional robusta e com a geração de renda e milhares de empregos qualificados no País”, afirma o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Desde 1997, ano do primeiro apoio do BNDES a negociações feitas pela Embraer, o Banco financiou cerca de US$ 26,3 bilhões à exportação de mais de 1.330 aeronaves da fabricante. No período, as operações contratadas possibilitaram à empresa concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes. O apoio do Banco complementa o financiamento provido pelo mercado privado.

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, destaca a importância da operação aprovada pelo Banco já no início do ano. “Com a segunda aprovação para exportações da Embraer neste início de 2025, ampliamos nosso apoio a indústria aeronáutica nacional e reforçamos a parceria com a Alaska Air Group por meio do segundo financiamento para a empresa em um período de menos de dois anos. Desta forma o BNDES contribui para reforçar a presença da indústria nacional no mercado externo e para a balança comercial brasileira, seguindo o padrão visto no governo do Presidente Lula de aumento de exportações de manufaturados”.

Embraer – A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados. Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano. A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Agência BNDES de Notícias

SAINT-GOBAIN CANALIZAÇÃO AVANÇA NA GESTÃO E DESTINAÇÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS EM SUAS USINAS

Comprometida com a sustentabilidade e a gestão eficiente de resíduos, a Saint-Gobain Canalização, fabricante de tubos e acessórios de ferro fundido dúctil, anuncia parceria estratégica com a Iwaste, empresa reconhecida por sua capacidade de desenvolver soluções tecnológicas e inovadoras para rastreamento, gerenciamento e destinação ambientalmente responsável de resíduos. 

A iniciativa contribuirá para o cumprimento das metas ESG da companhia, que prevê a redução em 80% dos resíduos não recuperados até 2030, com o propósito de transformar suas usinas em plantas aterro zero.

“Esse acordo nos permite dar um passo significativo na evolução da nossa gestão de resíduos, garantindo rastreabilidade, eficiência, destinações ambientalmente apropriadas e a valorização financeira destes resíduos. Com isso, reduziremos significativamente o volume de materiais não recuperados e promoveremos um impacto ambiental mais positivo”, destaca Leonardo Chagas, Gerente Industrial PAM Bioenergia e Gerente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inovação LATAM.

Com essa colaboração, a empresa aprimorará os processos internos, se aproximando de um modelo de operação mais circular, alinhado às melhores práticas de sustentabilidade corporativa, permitindo que resíduos industriais sejam redirecionados para outras indústrias, onde serão integrados em seus processos produtivos e transformados em novos produtos. “Estamos otimistas com essa parceria e seguimos investindo para alcançarmos nossos objetivos e garantir uma gestão mais eficiente e circular dos rejeitos ", conclui Chagas.

A Saint-Gobain Canalização, parte do grupo francês Saint-Gobain, fabrica tubos de ferro fundido dúctil e acessórios como conexões, válvulas e tampões da marca mundial PAM. A empresa oferece soluções completas para infraestrutura de água e esgoto, indústria, irrigação, mineração e construção civil na América Latina. Com 1.300 funcionários, instala mais de 1.500 km de tubos anualmente no Brasil. A Saint-Gobain, líder global em construção leve e sustentável, presente em 70 países e no Brasil desde 1937, comemora 360 anos em 2025 guiada pelo propósito "Making the World a Better Home".

Saint-Gobain Canalização
Weber Shandwick

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

SISTEMA DE PALETIZAÇÃO DA SELGRON AUTOMATIZA PROCESSO DA INDÚSTRIA CAFEEIRA

Tecnologia desenvolvida pela empresa aumenta a produtividade e garante segurança no manuseio de materiais. No caso das sacas de café é oferecido um cabeçote desenvolvido especialmente para o carregamento desse tipo de produto

Os sistemas robotizados de paletização são desenvolvimentos modernos para a otimização dos processos produtivos na indústria, auxiliando no aumento da produtividade, na melhora da segurança e na eficiência no manuseio de materiais. Um exemplo dessa inovação pode ser observado no sistema de paletização de sacas de café desenvolvido pela Selgron, empresa especializada na elaboração de equipamentos para a automação industrial, que oferece uma linha de paletizadoras e recentemente desenvolveu uma estrutura específica para o segmento cafeeiro.

Um dos sistemas robotizados da Selgron é especialmente projetado para a paletização de sacos de juta, usados frequentemente no transporte de café. A inovação começa com a mesa pré-formadora, que foi desenvolvida para garantir uma melhor acomodação dos sacos de 30 a 60 quilos, facilitando a ação do robô equipado com um cabeçote desenhado especificamente para manusear sacas de juta. Mas também há opções de cabeçotes para variedade de outras embalagens.

O processo é ágil e seguro: o robô coleta o saco de café e o deposita em um ponto pré-definido para a paletização. Além disso, o sistema - patenteado pela Selgron - conta com esteiras transportadoras de alta carga, que possibilitam a paletização sem a necessidade de paletes, o que reduz custos e agiliza o processo. A uniformidade do produto é garantida por uma esteira pressora, enquanto dispositivos tombadores asseguram que o produto permaneça intacto durante o manuseio. Todos os componentes são desenvolvidos de acordo com normas de segurança reguladoras, o que torna o sistema não só eficiente, mas também seguro para o ambiente de trabalho.

Para Diogo Augusto Hank, coordenador de vendas da Selgron, a missão da empresa é desenvolver soluções que atendam às necessidades reais da indústria. "O sistema robotizado de paletização que criamos para o setor cafeeiro é um exemplo claro de como podemos otimizar processos que antes demandavam muito esforço manual. Esses equipamentos proporcionam maior agilidade e precisão, além de oferecer segurança para os operadores e a integridade dos produtos", comenta.

Com menos intervenção humana, há menos chances de erro ou acidentes. Os sistemas robotizados de paletização contribuem para uma operação mais estável e previsível, além de permitir uma redução significativa nos custos operacionais, já que as máquinas conseguem trabalhar por longos períodos sem interrupções.

Outro destaque importante é a versatilidade da tecnologia de paletização robotizada desenvolvida pela Selgron. A capacidade de personalização dos cabeçotes permite a aplicação em diferentes tipos de produtos, como baldes, galões, fardos e caixas, adaptando-se às mais variadas necessidades industriais. Isso garante que a solução possa ser aplicada em diversas cadeias produtivas, aumentando a flexibilidade e o retorno sobre o investimento.

A Selgron é uma companhia brasileira que desenvolve soluções de automação industrial para o final de linha, com equipamentos que vão desde classificadoras de grãos, selecionadoras ópticas, dosadores, empacotadoras, controladores de peso, detectores de metais, agrupadoras, encaixotadoras, encartuchadoras e paletizadoras robotizadas. Tem forte atuação na indústria ligada ao agronegócio, mas também é presente em outros segmentos como farma, embalagens e peças. A precisão da tecnologia integrada ao seu equipamento levou a marca a expandir seus negócios e ser reconhecida não só no Brasil, mas em toda a América do Norte, América Central e do Sul, bem como no continente africano. Já são mais de 45 países atendidos pela empresa com sede em Blumenau (SC), que aposta em sistemas integrados e soluções de automação e inteligência artificial, com foco na indústria 4.0. Clique aqui e visite o site.

Selgron
Trevo Comunicação

A IMPORTÂNCIA DO PREPARO DE SOLO SERÁ UM DOS TEMAS NA ABERTURA DA COLHEITA DO ARROZ

A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, entre 18 e 20 de fevereiro de 2025, em Capão do Leão, Rio Grande do Sul, contará com lançamentos da Piccin Equipamentos, fabricante nacional de implementos e tecnologias para o preparo do solo. O evento reúne produtores rurais do cereal e profissionais do setor para debater os avanços e desafios do arroz, além de apresentar inovações.

Entre as novidades que o público irá conhecer está o Master 1500 TP RB, um distribuidor de sólidos desenvolvido para ser acoplado ao terceiro ponto do trator, com foco na precisão e no controle durante a aplicação de insumos. Outro destaque será o Master AUP, que pode ser acoplado a máquinas autopropelidas, incluindo modelos usados, ampliando as possibilidades de uso em diferentes configurações.

A empresa também levará ao evento a GNPCRE - Grade Niveladora Controle Remoto Especial, projetada para operações em solos encharcados, com maior espaçamento entre discos e pneus de alta flutuação. “Este implemento tem foco nas principais áreas do cultivo do cereal, pois possibilita cortes e nivelamento mais eficientes, reduzindo a necessidade de equipamentos complementares em determinados cenários”, explica Leonardo Barato, engenheiro agrônomo e marketing de produtos da Piccin.

Os lançamentos, segundo o especialista da empresa, foram desenvolvidos para atender os anseios dos produtores. “Buscamos soluções que proporcionem maior precisão e eficiência. Eles refletem nossa missão em oferecer tecnologias que realmente contribuam para os desafios do dia a dia”, explica. A Piccin também apresentará equipamentos consagrados de sua linha de grades e descompactadores.

A Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é organizada pela Federarroz, com apoio da Embrapa e do Senar/RS, e ocorrerá na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. O tema deste ano será “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”. A programação incluirá debates sobre sustentabilidade, inovação e gestão agrícola, além de vitrines tecnológicas com demonstrações práticas. São esperados cerca de 16 mil visitantes e 150 expositores, com destaque para a integração de tecnologias e técnicas para culturas como arroz, soja, milho e trigo.

Serviço
De 18 a 20 de fevereiro
Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado
Av. Eliseu Maciel, S/N – Capão do Leão/RS

Piccin Equipamentos
Rural Press

TTS ENERGIA RENOVA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE PELA ATUAÇÃO EM PROJETOS DE USINAS SOLARES PARA CONSUMIDORES CORPORATIVOS

A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, renovou recentemente a certificação no programa de qualidade da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), recebendo o selo “AAA”, o mais alto concedido pela entidade às empresas de projetos e instalação de sistemas fotovoltaicos, também chamadas de integradores ou epecistas.

A renovação do certificado é fruto do nível de excelência no desenvolvimento e implantação de usinas solares de geração distribuída, bem como do trabalho incansável de toda a equipe da TTS Energia na oferta de soluções inovadoras para o atendimento aos clientes.

Para Jacques Hulshof, diretor da TTS Energia, o selo “AAA” é um importante reconhecimento no mercado solar e reafirma o compromisso da empresa com a qualidade e sustentabilidade em todas as etapas dos projetos. “Na prática, a certificação destaca nossa posição de referência no mercado de energia solar e nosso protagonismo na transformação energética do Brasil”, comenta. “Também é resultado da confiança de nossos clientes, parceiros e colaboradores, que acreditam em nossa missão de promover um futuro mais sustentável e tecnológico”, acrescenta.

A certificação nacional da ABSOLAR tem o propósito de promover a competitividade saudável a partir das melhores práticas empresariais e elevar os níveis de segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços entregues aos consumidores de energia elétrica e aos parceiros da companhia certificada.

“A constante evolução do mercado solar fotovoltaico, sobretudo na geração distribuída, traz grandes desafios para as empresas que buscam se consolidar como referência na área. No nosso caso, o nível de exigência é ainda maior, já que atendemos consumidores corporativos que buscam não só eficiência e economia, mas também elevar suas práticas sustentáveis”, conclui Hulshof.

A TTS Energia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções em energias renováveis em todo o território nacional, com o compromisso de tornar a energia fotovoltaica um negócio financeiramente viável para empresas – com previsibilidade, redução de custos e alinhado com as melhores práticas ESG. Comprometida em tornar a energia fotovoltaica financeiramente viável para grandes negócios, a empresa colabora com a redução de custos e, ao mesmo tempo, mantém um alinhamento com as melhores práticas ESG, contribuindo, desta forma, para um futuro mais sustentável.

TTS Energia
TOTUM Comunicação

EM REPOSICIONAMENTO DA MARCA, BRANCO MOTORES MUDA NOME PARA BRANCO.

Referência no agronegócio nacional há quase nove décadas, a Branco Motores evoluiu muito nos últimos anos e passou a atender novos segmentos, como jardinagem e construção civil. Com uma atuação mais abrangente e o compromisso de oferecer as melhores soluções a todos os seus parceiros de negócio, a marca chega ao mercado com um novo nome a partir de agora: Branco.

O reposicionamento ocorre porque a Branco deixou de atuar apenas com motores e, hoje, oferece um portfólio muito mais diversificado, que inclui motobombas, geradores, ferramentas elétricas, sopradores, roçadeiras, compactador de solo e vibrador de concreto, além da linha Água (um conjunto completo de lavadoras, mangueiras, bicos sprays, conectores e esguichos).

Além disso, a empresa atende diferentes perfis de clientes dentro dos mesmos segmentos, conectando-se tanto com a pessoa física, que busca soluções para o dia a dia, quanto com profissionais, que utilizam os equipamentos para o trabalho e prestação de serviços.

O objetivo da mudança não é apenas posicionar a marca perante públicos com necessidades distintas, mas também desenvolver um naming e taglines capazes de refletir toda essa amplitude do portfólio. Para isso, a empresa conduziu um amplo estudo de mercado ao longo de seis meses, que analisou cases de companhias que passaram por um processo semelhante e demandou uma série de ajustes internos, como a reorganização das categorias e a criação de segmentos para otimizar a jornada de busca.

“Tínhamos um grande desafio, pois vimos exemplos de empresas que realizaram essa transição e, depois, precisaram recuar um passo”, afirma Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco. “Por esse motivo, mapeamos todas as variáveis antes de tomar qualquer decisão que pudesse impactar negativamente a nossa marca”, acrescenta.

A executiva explica que o estudo levou a conclusões estratégicas, como a importância de comunicar de forma clara os objetivos de cada categoria e adotar uma abordagem de comunicação 360 graus, englobando o consumidor final, clientes B2B, representantes comerciais e os próprios colaboradores.

“Buscamos garantir, acima de tudo, que essa mudança não comprometesse o trabalho construído ao longo de quase 90 anos. Mas também concluímos que adicionar uma palavra ou categoria ao nome da marca não faria mais sentido, já que termos como ‘soluções’ ou ‘equipamentos’ poderiam limitar a nossa trajetória, desviando-nos do propósito para o futuro”, conta Mayara.

Nova estratégia da Branco

A nova direção estratégica está focada em reforçar a identidade da Branco por meio de conteúdos alinhados à sua essência, como força, qualidade, praticidade e referência. Além disso, cada comunicação será construída considerando três pilares essenciais: o cliente (agricultor, jardineiro, construtor ou famílias); o contexto de uso (campo, cidade ou construção); e a declaração de marca. “Dessa forma, garantiremos uma comunicação clara e autêntica, mitigando qualquer uso indevido do nome Branco.”

Com a conclusão do estudo sobre o novo nome, a primeira comunicação foi direcionada aos colaboradores, que tiveram a oportunidade de assistir ao novo manifesto durante a festa de final de ano, realizada em dezembro. “A ideia era apresentar a eles em primeira mão, para que se sentissem parte desse processo de transformação. Realizamos diversas ações de endomarketing, como quizzes, troca de papéis de parede e comunicação oficial nos canais internos da empresa, para assegurar que todos entenderiam e se conectariam com esse novo momento”, comenta Mayara.

Para 2025, a Branco projeta um ano ainda mais inovador, com a expectativa de superar os lançamentos anteriores e oferecer soluções de excelência para diversos profissionais. “Com este reposicionamento, a Branco reafirma seu compromisso em ampliar sua presença e diversidade, atendendo de maneira ainda mais completa os nossos clientes. A mudança reflete o nosso desejo de impulsionar o Brasil com inovação e soluções potentes e duráveis, capazes de transformar os setores em que atuamos”, finaliza Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco.

Novo manifesto e a nova jornada da Branco

Clique na tela e assista o vídeo

BrancoFundada em 1936, a Branco se consolidou como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, construção civil e jardinagem. Com o propósito de oferecer as melhores soluções aos seus parceiros de negócio, a empresa tem como foco a excelência e a inovação em cada produto. Seu portfólio diversificado inclui motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo e outras soluções de alto desempenho. Os equipamentos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia, visando não apenas eficiência e segurança, mas também economia para os clientes. A Branco também é reconhecida pela qualidade da sua assistência técnica e pós-venda, garantindo um suporte contínuo e a satisfação dos seus parceiros.

Branco
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GRUNNER INAUGURA CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM LENÇÓIS PAULISTA, NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

A Grunner, indústria de Smart Machines, acaba de inaugurar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a nova unidade tem como objetivo impulsionar a pesquisa e a criação de soluções voltadas aos segmentos de grãos, mineração e silvicultura, entre outros.

O local contará com uma equipe especializada, que atuará no desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores para atender às demandas do mercado agrícola. A unidade será um ponto estratégico para a ampliação das soluções da Grunner, consolidando a empresa como protagonista no desenvolvimento de equipamentos de alto desempenho e eficiência operacional.

“A Grunner nasceu do campo para o campo, e nosso compromisso é continuar trazendo inovação para quem mais precisa: o produtor. Temos em nosso DNA a sustentabilidade como um dos pilares e esse passo é extremamente importante para nós”, comemora o sócio-fundador da Grunner, Mateus Belei.

A inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento reforça o compromisso da Grunner com a inovação e o crescimento sustentável do agronegócio brasileiro, ampliando suas capacidades de pesquisa e desenvolvimento para continuar oferecendo soluções de ponta ao mercado.

“Com essa nova estrutura poderemos trabalhar simultaneamente em treze projetos e acelerar esse processo em trazer projetos disruptivos ao mercado. Queremos transformar a produção de grãos, mineração e silvicultura, aumentando a produtividade e a eficiência do setor”, salienta o gerente de Desenvolvimento e Pesquisa da Grunner, Alisson Gomes Rodrigues.

Já o diretor de operações da Grunner, José Reche finaliza, “a inauguração do nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é um marco fundamental para a Grunner. Mais do que criar tecnologias, queremos antecipar as necessidades dos nossos clientes e desenvolver soluções para desafios que o mercado ainda nem vislumbra. Acreditamos que inovação verdadeira exige pensar fora da caixa, desafiar o convencional e buscar caminhos disruptivos. Nosso time de P&D está altamente motivado para essa missão, e tenho plena confiança de que esse compromisso com a inovação continuará posicionando a Grunner na vanguarda do setor, levando eficiência e sustentabilidade para a agricultura, mineração e silvicultura”.

Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP). Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, os irmãos adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.

A Grunner está constantemente investindo em Pesquisa & Desenvolvimento para atender às necessidades do setor agrícola. Além das soluções para a cana-de-açúcar, a empresa desenvolveu uma solução destinada à distribuição de sólidos e com multifuncionalidades para lavouras de grãos. Além de outros equipamentos para área florestal e mineração.

Grunner
Attuale Comunicação

BERMUDAS E O MUNDO DE CALÇAS CURTAS. Por Marli Gonçalves*

Bermudas. Repara só. É recente, pelo menos aqui na engravatada São Paulo, ver tantas pernas desnudas, a invasão das bermudas que, com o calor absurdo que vem sendo registrado, parecem, enfim, ter libertado os homens. Não era assim. Brinque de contar quantas vê, quando sair: estão em todos os lugares.

Cambitos à mostra, todas as cores, pernas musculosas ou não, com sapatos, tênis ou chinelos, todas as ocasiões. Os mais jovens vão deixando elas caírem da cintura, mostrando dispensáveis “cofrinhos” e cuecas, algumas que deveriam até já ter sido alçadas a pano de chão, mas tudo bem, vamos indo, que nem tudo é mesmo belo. O importante é registrar a mudança de comportamento da última década, com mais gente aderindo, e o que em São Paulo realmente é novidade, desengessando um pouco a caretice reinante.

Aliás, as mulheres também estão aproveitando bastante essa libertação, e nas ruas desfilam garbosas não só com bermudas, mas com shorts que aparecem até na versão “terninho”, além dos mais justos e despojados. Quem diria que veríamos as blusas curtíssimas, os croppeds, a parte de cima dos biquinis combinadas. Umbigos à mostra, e em todos os corpos e idades – a libertação dos padrões antes impostos, sinalizada.

A moda realmente acompanha as mudanças de comportamento, as necessidades econômicas e agora até o calor quase aflitivo que não há como negar bate à nossa porta. Ainda há muitos grupos a serem alforriados, necessário notar os tantos coitados de dar dó ainda obrigados a usar uniformes pesados, de tecidos grossos, escuros. A hora deles precisa chegar.

Enquanto isso assistimos a um verdadeiro show de corpos nas ruas, completado pelas transparências e outras novidades em vestidos longos e coloridos de muitas Marias, arrastadas pelo chão, aquelas camadas, babados, que dão movimento ao andar. As mulheres parecem mais fresquinhas e ventiladas, confortáveis. Mas também outras resolveram radicalizar, e saias mais do que mini, micros, estão aí para quem quiser ver, ou tentar, até porque são adaptadas de alguma forma para, embora pareça, não mostrar nada, algumas acopladas aos tais shorts, menores. Há alguns anos causariam escândalo na sociedade machista que embora ainda persista sua opinião cada vez tem menos valor.

Normalmente a expressão “pegos com calças curtas” queria apenas dizer pegos desprevenidos; não mais. A bermuda, fui ver, surgiu no final do século XIX, quando os soldados britânicos cortavam as próprias calças para se adaptar ao calor em campos de batalha. O nome vem do arquipélago das Bermudas, onde a peça primeiro se popularizou. Grande parte das bermudas que vemos por aí já foram calças que, aproveitadas, ajudam a economia em momentos difíceis. Mas claro que há de se notar ainda o uso dos jeans furados/rasgados como se seus donos e donas tivessem sido atacados por cães ferozes se popularizaram, inclusive com alguns jeans zero quilômetro, descascados, vendidos a preços irreais nas lojas de marcas. Não deixam todos de ser também uma forma de ventilação do vestuário. Uma outra informação é que chama jorts aquelas bermudas mais compridas, que passam a linha dos joelhos, também mais largas, quase saias. Aliás, as saias também andam por aí liberadas aos homens, tentando se infiltrar, mas ainda de forma contida.

As notícias a cada dia mais esquisitas e os fatos cruéis na realidade nos pegam ainda de calças curtas diariamente, até cansa escrever sobre elas; daí ter escolhido tema mais arejado. Torcendo para que não nos peguem mesmo é com as calças arriadas. Precisamos ter tempo para correr. E não tropeçar.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.