segunda-feira, 24 de março de 2025

RELAXA BUILDING VENCE ETAPA DE ABERTURA DA CLASSE C30 NO CIRCUITO ILHABELA DE VELA OCEÂNICA

Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS.

Largada da Classe C30. Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias.

O Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI), conquistou a primeira etapa da Classe C30 na 25ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, concluída neste domingo (23/3). O barco com sede no YCI venceu três das seis regatas realizadas em dois finais de semana e encerrou a etapa com sete pontos perdidos, considerando-se um descarte.

Kaikias EMS e Tonka, ambos também do YCI, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 11 e 13 pontos, respectivamente, com uma vitória cada. Bravo, do Iate Clube de Santos, e Caiçara KAT Technologies, do Pindá Iate Clube, também com uma vitória, somaram 18 e 20 pontos perdidos, respectivamente. A primeira das quatro etapas anuais reuniu 44 embarcações, recorde de inscritos.

O tático da Relaxa Building, Maurício Santa Cruz, elogiou a tripulação. “Sábado foi um dia ótimo de velejada, com rajadas de leste de até 18 nós (32 km/h). O barco chegou a planar no vento em popa. Corremos três regatas  com uma performance muito boa, incluindo duas vitórias. No  domingo, achamos que a regata seria novamente de leste, mas o vento foi morrendo e entrou o sul no Canal de São Sebastião. A Comissão de Regata (CR) acertou ao ajustar a raia ao vento. Vencemos a única prova do dia”, destacou o velejador olímpico Santinha.

“Saímos muito contentes com o resultado porque a equipe foi muito bem e mostrou que está mais entrosada nas manobras a cada regata. Foi uma semana positiva para a Classe C30, com cinco barcos na raia e disputas bastante equilibradas. Faremos ajustes no barco para melhorarmos na próxima etapa. O comandante Tomás, nosso timoneiro, estava muito concentrado na tocada do barco, o que também ajudou na parte tática”, enalteceu Santinha.

Nas demais classes, a primeira etapa da Copa Mitsubishi teve como vencedores: Ginga (HPE 25), Argos (ORC), Rudá (ORC Cruiser), Sossegado (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Sextante (RGS C) e Morgazek (Clássicos).  A segunda etapa, considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela, no final de julho, está programada para 24,25,31/5 e 1º/6.

Flotilha nacional da Classe C30 
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 
07 - Katana - Rio de Janeiro 
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

APJ Esportes

domingo, 23 de março de 2025

SHELL INVESTE NO PROJETO GATO DO MATO NO PRÉ-SAL DO BRASIL

A Shell Brasil Petróleo Ltda. (Shell Brasil), subsidiária da Shell plc, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para Gato do Mato, um projeto em águas profundas na área do pré-sal da Bacia de Santos.

O Consórcio Gato do Mato inclui a Shell (operadora com 50% de participação), Ecopetrol (30%), TotalEnergies (20%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que atua como gestora do contrato de partilha de produção (PSC). O plano de desenvolvimento prevê a instalação de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO), projetada para produzir até 120.000 barris de petróleo por dia. O volume estimado de recursos recuperáveis do projeto Gato do Mato é de aproximadamente 370 milhões de barris.

"Gato do Mato é um exemplo de nosso contínuo investimento em projetos cada vez mais eficientes", disse Zoë Yujnovich, Diretora de Gás Integrado e Upstream da Shell. "O projeto contribui para manter a produção estável de líquidos em nosso negócio Upstream e expande nossa liderança como maior produtora estrangeira no Brasil, enquanto seguimos trabalhando para atender às necessidades energéticas do mundo no futuro."

O consórcio prevê que o campo de Gato do Mato entre em operação em 2029.

Notas

- Localizado na Bacia de Santos, o Gato do Mato é uma descoberta de gás-condensado no pré-sal que abrange dois blocos contíguos: BM-S-54, um contrato de concessão assinado em 2005, e Sul de Gato do Mato, um contrato de partilha de produção obtido em 2017.

- As operações iniciais envolverão a reinjeção de gás natural para suporte à pressão do reservatório, com possibilidade futura de exportação de gás para instalações onshore.

- Os blocos estão localizados offshore do Brasil, na costa do Rio de Janeiro, em lâminas d’água que variam entre 1.750 e 2.050 metros.

- Os volumes de recursos são 100% brutos totais e uma estimativa P50 sob o Sistema de Classificação de Recursos Petrolíferos da Society of Petroleum Engineers. P50 significa que há uma probabilidade de 50% de a estimativa ser menor e 50% de ser maior.

- O investimento no Gato do Mato deverá gerar uma taxa interna de retorno (TIR) superior à taxa mínima de retorno estipulada para os projetos de Upstream da Shell.

Shell

FESTIVAL DE CURITIBA CONTA COM O APOIO DO BANCO CNH E DA NEW HOLLAND

O Banco CNH e a New Holland mais uma vez apoiam o Festival de Curitiba, um dos principais eventos de artes cênicas do Brasil, que ocorre de 24 de março a 6 de abril, em Curitiba-PR.

Em sua 33ª edição, o festival terá cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços da capital e região metropolitana, com espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais, além de apresentações circenses, musicais, dança, oficinas, performances e gastronomia.

“Temos orgulho de fortalecer esse evento que tem papel fundamental na democratização cultural e movimenta toda a cidade ao promover espetáculos de renome. Apoiar o Festival de Curitiba reforça o nosso compromisso em colaborar com ações que promovam a arte e a cultura, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao teatro e às diversas manifestações artísticas”, afirma a gerente de Sustentabilidade da CNH para América Latina, Erika Michalick.

O patrocínio ao Festival é uma ação atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, entre eles o de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O Festival de Curitiba conta com várias iniciativas, que ocorrem simultaneamente ao evento, como a Mostra Lúcia Camargo, o Fringe, o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba, o Gastronomix e o Interlocuções.

Serviço
33.º Festival de Curitiba
De 24 de março a 6 de abril
Ingressos: pelo site Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br) e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).

New HollandA New Holland, pertencente à CNH, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. Para mais informações clique aqui e visite o site New HollandA New Holland é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial. Para mais informações sobre a CNH clique aqui e visite o site.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

New Holland
Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

sábado, 22 de março de 2025

MARCOPOLO RAIL INICIA ENTREGA DE TRENS PARA EFE – TRENES DE CHILE

Fornecimento de três composições a empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária chilena consolida marca no mercado internacional

A Marcopolo Rail anuncia o início da entrega das três composições de dois carros do modelo Prosper adquiridas pela Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, responsável pela gestão da rede ferroviária, fundada em 1884 e uma das empresas públicas mais antigas do país.

As unidades Diesel Multiple Units (DMUs) foram produzidas no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em unidade fabril dedicada à produção dos veículos ferroviários e que atende rigorosas normas de fabricação.

O fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção consolida a atuação no mercado internacional da divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários.

"A entrega de trens de última geração para a EFE, que há 140 anos desempenha papel importante na mobilidade do Chile, nos consolida como fabricante referência para a América Latina e reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Este fornecimento também contribuirá significativamente para o avanço da infraestrutura ferroviária daquele país, promovendo um transporte mais eficiente e seguro”, analisa Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

As composições bidirecionais com portas em ambas as laterais tem capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados em poltronas com apoio de braço, e 143 em pé. A bidirecionalidade dos carros permitirá uma operação mais eficiente, já que o trem não precisará atingir as plataformas giratórias para inverter seu curso e poderá retornar de qualquer ponto da via.

“Nos enche de satisfação ver este novo trem iniciando o seu percurso, fazendo parte da renovação de um serviço cheio de história e emblemático da Região do Maule. Este serviço é muito apreciado por todos os habitantes, que em breve poderão testemunhar o salto de qualidade mais importante que este serviço teve em seus mais de 60 anos. A incorporação deste primeiro trem, que é o primeiro de três, reflete o compromisso do governo do Presidente Gabriel Boric em oferecer um transporte público de qualidade e reimpulsionar os trens no Chile", comenta Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz.

Os modelos vão contar ainda com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro.

Sistema vai beneficiar a mobilidade de 325 mil pessoas

As composições irão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile, que passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura e vai beneficiar 325 mil pessoas da região. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule.

"Este é um grande passo na modernização do serviço ferroviário na região e também para uma rota tradicional e centenária, aonde estamos chegando com mais segurança e confiabilidade. Esses novos trens permitirão que nossos passageiros viajem com maior conforto e acessibilidade universal, fortalecendo a conectividade e o transporte sustentável no Maule", comenta o Presidente da EFE, Eric Martin.

As obras de renovação dos trilhos receberam aprovação técnica do National Monuments Council (os trilhos e estações são listados como Monumentos Históricos). Essa nova infraestrutura reduzirá o tempo de viagem das atuais 3 horas e 15 minutos para apenas 2 horas e 45 minutos, levando em consideração as paradas nas estações ao longo da rota.

Avanço da mobilidade metroferroviária

A Marcopolo Rail atua para identificar oportunidades para o avanço da mobilidade metroferroviária, em linha com as atuais demandas globais, e trabalha para promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto.

Em 2024, o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

sexta-feira, 21 de março de 2025

PATRÍCIA BELLO É A NOVA DIRETORA GERAL DA GOLLOG

A GOLLOG, unidade logística da GOL Linhas Aéreas, anuncia a chegada de Patrícia Bello como nova diretora geral da GOLLOG. Com 15 anos de experiência na área de Supply Chain e amplo conhecimento no segmento de e-commerce, Patrícia chega para somar esforços para a área de soluções logísticas da Companhia. Sua trajetória inclui sólida experiência em gestão de processos e projetos, atuando diretamente nas áreas de produção, logística e transportes em grandes empresas como Leroy Merlin, Americanas S.A e Grupo Abril de Comunicação.

Só em 2024 a GOLLOG realizou 2,9 milhões de envios, o equivalente a R$ 63 bilhões em valor de mercadorias. A unidade de negócios oferece um portfólio diversificado, nacional e internacional, além da atuação específica em diferentes setores, como Saúde e E-Commerce. Atualmente são mais de 1.400 colaboradores e 120 lojas espalhadas pelo país, que prestam atendimentos de ponta para que o transporte seja realizado de modo rápido, ágil e seguro. Em 2022, a GOLLOG e o Mercado Livre firmaram um acordo de longo prazo com o intuito de estabelecer uma operação dedicada a aviões para transporte exclusivo de cargas. Hoje, a GOLLOG possui 6 aviões em operação compondo a frota cargueira.

A GOL é uma das principais companhias aéreas do Brasil e faz parte do Grupo Abra. Desde sua fundação em 2001, a Companhia tem o menor custo unitário na América Latina, democratizando o transporte aéreo com o propósito de “Ser a Primeira para Todos". A GOL tem alianças com a American Airlines e a Air France-KLM e disponibiliza aos Clientes mais de 60 acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. A GOL tem ainda o programa de fidelidade Smiles e a GOLLOG para transporte de cargas, que atende diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13,9 mil profissionais altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 138 aeronaves Boeing 737

GOL Linhas Aéreas
InPress Porter Novelli

IATE AVALIADO EM R$ 16 MILHÕES SERÁ ATRAÇÃO EM UM DOS MAIORES EVENTOS NÁUTICOS DA AMÉRICA LATINA

Azimut Fly 56

De 26 de abril a 4 de maio, os olhos da náutica mundial estarão voltados para o Rio de Janeiro, que sediará, na Marina da Glória, a 26ª edição do Rio Boat Show, um dos maiores eventos náuticos da América Latina. Entre as mais de 100 embarcações expostas, a grande protagonista promete ser a Azimut Fly 56, o mais recente lançamento da Azimut Yachts, maior fabricante de iates de luxo do mundo, que tem no Brasil seu único parque fabril fora da Itália. Pela primeira vez será exposta na capital fluminense.

Com 17 metros de comprimento, o iate traz conforto semelhante a uma moradia de alto padrão sobre as águas, incluindo design italiano; pedras, madeiras e outros revestimentos nobres, e móveis, eletrodomésticos e equipamentos de ponta. O iate, recém-lançado e que já é sucesso entre consumidores brasileiros, é composto por amplas suítes, área de refeição interna integrada com o ambiente externo, espaços de estar e lazer nos interiores e “outdoor”, lounges para descanso e muita iluminação natural, cercado por vidros.  Avaliado em R$ 16 milhões, outro dos diferenciais do modelo é a alta tecnologia empregada em sua construção permitindo otimização de combustível e navegação eficiente, e sistema de controle, que funciona de forma intuitiva, e permite manobras precisas e até o comando remoto via tablet.

O design exterior é assinado pelo renomado arquiteto italiano Alberto Mancini, que confere elegância e fluidez à embarcação, enquanto o interior, desenvolvido pelo Departamento de Estilo da Azimut Yachts, combina materiais nobres e as mais recentes tendências contemporâneas. A expectativa é que o evento receba um público superior a 33 mil pessoas durante os 9 dias de evento.

“A Azimut Yachts tem lançado tendências no mundo náutico há mais de 50 anos e, por isso, se consolidou como o maior fabricante de iates de luxo do mundo por 25 anos consecutivos, sem falar que o Grupo integra a linha Benetti, focada em barcos grandiosos e com quase 200 anos de história. O novo modelo Azimut Fly 56 traduz essa excelência, tanto no design externo quanto nos interiores sofisticados. Participar do Rio Boat Show com esse lançamento é uma oportunidade para que os amantes da náutica conheçam de perto essa embarcação, que representa o que há de mais avançado em tecnologia e design no setor mundial”, comenta Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.

Com um conceito arquitetônico que privilegia a fluidez e a integração dos espaços, a Azimut Fly 56 proporciona o conceito open space, onde os ambientes de estar, refeições e central de comando se conectam de maneira harmoniosa. As janelas panorâmicas ampliam a sensação de contato com o mar, que favorece a entrada de luz natural e criando uma atmosfera sofisticada e acolhedora. A cozinha, estrategicamente posicionada, se integra à praça de popa, para momentos de lazer e refeições ao ar livre. Além disso, a embarcação conta com um espaço gourmet na varanda sobre as águas, com uma mesa de refeições ao ar livre e uma plataforma submergível ampla para mergulhos e banhos de mar.

Outro destaque da Azimut Fly 56 é o flybridge, um ambiente exclusivo para relaxamento e entretenimento ao ar livre. Dividido em três áreas, o pavimento acima do convés principal, inclui um segundo posto de comando, lounges com chaises e sofás confortáveis, além de um espaço projetado para refeições. Já na proa, área frontal do barco, um lounge com espreguiçadeiras reclináveis oferece um refúgio ideal para contemplação da paisagem e banhos de sol.

Além do design e do conforto, a Azimut Fly 56 se destaca pelo alto desempenho e tecnologia de navegação. Equipada com dois motores Volvo IPS 950 D11, a embarcação atinge uma velocidade máxima de até 31 nós e uma velocidade de cruzeiro de 26 nós.

Outros modelos da marca também estarão em exposição, incluindo a Atlantis 51, os modelos da linha Fly, com 62 e 74 pés, e da linha Grande, a imponente 27 Metri.

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés. Clique aqui e visite o site

Azimut Yachts
Rotas Comunicação

TEMPOS INCONTROLÁVEIS. Por Marli Gonçalves*

Como você definiria os tempos que vivemos? Os defino como incontroláveis, se é que um dia foram controlados, inclusive como são os tempos de nossas próprias vidas. Memórias e partes da história que já não contamos em dias, mas em décadas; em alguns casos até em séculos.

Sim, vejo diferença nos tempos atuais, e creio ser essa a característica desses tempos de informação (e desinformação) alucinante, desgovernada. Quando comparados estão como que com o cabresto solto. A impressão que tenho com a rapidez com que os fatos passam, os dias passam, e soluções parecem nem ter mais tempo de chegar aos problemas que buscavam – logo ambos obsoletos. Em compensação, também tem um lado bom, que essa atropelada agilidade soterra a memória de muita coisa ruim que passamos, aprendemos a organizar uma espécie de memória seletiva, preenchida com bons momentos e com a atualização de perdões concedidos na caminhada que suavizam encontros do passado quando neles esbarramos, reorganizados. Assim, vamos levando. Mas é preciso aprendizado.

Era melhor, era pior. Vivemos fazendo balanços do estoque, e nem colocamos placas avisando, coladas em portas fechadas como fazem as lojas. A própria memória, com seus mecanismos ainda desconhecidos, se encarrega da função de separá-los, calcular sua importância, descartar ou guardar. Às vezes até melhoram amarguras que a uma certa altura achávamos que seriam carregadas no fardo. Assim é a vida. De repente nossos cálculos de tempo são atualizados.

Trato não apenas de questões pessoais, incluo, entre outras, até a política. Quer ver? Simplificando. Quando achávamos – mais perto - que nenhum prefeito conseguiria ser tão ruim como alguns que infelizmente conhecemos. Nossa, pode sim. E, mais longe, após tantas guerras mundiais com letra maiúscula, o horror, pensava que o mundo melhoraria e que a promessa do “nunca mais” seria cumprida? Olha o incontrolável aí. A História não tem freios e está diariamente à beira do abismo, ladeira abaixo.

Seguimos. Continuamos tentando contar o tempo e nos surpreendendo com ele. Essa semana encontrei um amigo jornalista que foi muito importante na minha direção - não o via há quase 40 anos. Não é pouco. Pensa só, independente de qual é a sua idade, será fácil entender a emoção desse encontro. Ver a filha que era apenas um bebê, hoje mulher atuante e importante, a cara da mãe, uma mestra especial pela qual nutro o maior carinho e agradecimento por ter sido por ela guiada nesse caminho da escrita há quase mais de meio século. Já conto em décadas minhas memórias.

Não é saudosismo, mas o que passa pela cabeça. Um preparo mental. Semana que vem teremos aqui em São Paulo um tradicional almoço reunindo muitos companheiros da redação do Jornal da Tarde, aquela maravilha da imprensa que ousaram acabar, e de onde saí também há 40 anos que se completam agora em 2025. Como esse encontro agora se repete todo ano pontua muito do que disse sobre o incontrolável tempo - muitos já se foram, outros estão abatidos, outros mais distantes, ou doentes, e alguns não se perdoaram por conta de velhas intrigas. Outros, inclusive, por novas intrigas desse maluco terreno digital do grupo do WhatsApp, do sectarismo, do divisionismo que infectou os campos verde e amarelos, e ainda a questão religiosa, direita/esquerda, Oriente Médio, daí em diante.

Mas o importante - mesmo com tudo isso – é sempre rever ou viver as novas histórias, as lembranças, as homenagens (este ano será para o Fernando Mitre, com fala do Ivan Ângelo, para se ter ideia dessa turma), encontrar os que enfrentam longa viagem pelo prazer do encontro. Especialmente, entender na prática como funciona esse tal do incontrolável tempo, com seus incontroláveis acontecimentos. Sempre surpreendentes.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


EM EVOLUÇÃO, CLASSE C30 CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO ILHABELA DE OCEANO NESTE FIM DE SEMANA

Tonka | Yacht Club Ilhabela (YCI). Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

O fim de semana (22 e 23/3) promete disputas acirradas para a Classe C30 nas raias do Canal de São Sebastião, na definição do vencedor da primeira etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Após duas regatas, apenas três pontos separam os cinco barcos da flotilha one design. O Relaxa Building (YCI) soma quatro pontos perdidos, contra seis do Caiçara KAT Technologies (PIC). Kaikias EMS (YCI), Tonka (YCI) e Bravo (ICS) vêm a seguir com sete pontos cada. O Yacht Club Ilhabela (YCI) recebeu 44 tripulações, recorde de inscritos na competição, que completa 25 anos.

O tático do Kaikias EMS é o velejador olímpico e campeão mundial da classe Laser Radial, Fábio Pillar, Cachopa. “A Classe C30 está com fôlego renovado, com novos proprietários bem animados e os que já estavam no circuito, ainda mais entusiasmados. Creio que na Semana de Vela (julho, em Ilhabela), teremos a flotilha nacional completa com os nove barcos inscritos. O primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi foi meio atípico em termos climáticos. Na sexta-feira treinamos com vento sul forte, no sábado foram duas regatas com vento fraco e no domingo, chuvoso, não teve competição devido à falta de vento”, relatou o gaúcho de 39 anos.

“Vencemos a primeira regata de sábado de forma absoluta, de ponta a ponta. Na segunda também velejamos muito bem, chegamos em segundo, mas após um incidente na largada, entre três barcos, optamos por retirar-nos da regata para evitarmos protestos e outros ruídos. De qualquer forma, a equipe mostrou que está evoluindo, depois de remontada após o Brasileiro de 2024. Estamos bem felizes e empolgados com o projeto para este ano. O Kaikias EMS vem com força para correr todos os campeonatos da Classe C30”, destacou o tático Cachopa.

Neste sábado, a Comissão de Regatas oferecerá um almoço de confraternização aos velejadores no Yacht Club Ilhabela no retorno das tripulações à terra. Após as regatas de domingo será realizada a cerimônia de premiação da etapa de abertura da 25ª Copa Mitsubishi, em meio à canoa de cerveja. Estão previstas quatro etapas até dezembro.

Nas demais classes, a primeira etapa tem liderança parcial dos seguintes barcos: Crazy Phoenix (HPE 25), Rudá (ORC), BL3 Urca (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Comanda (RGS C) Helios (RGS Cruiser) e Morgazek (Clássicos). Ao contrário do primeiro fim de semana, para as regatas decisivas da etapa, o site Muito Bons Ventos, de Ilhabela, prevê vento mais consistente, de leste, entre 12 e 18 nós (até 32 km/h).

Flotilha nacional da Classe C30 
01 - Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 
07 - Katana - Rio de Janeiro 
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

CADA HISTÓRIA!!! (3). Por chicolelis*

Ele era um cavalheiro! Vestia-se com muita elegância, portando sempre uma echarpe nos dias mais frescos, vestindo bem cortados blazers (com lencinho no bolso) e no rosto óculos da moda. Escrevia sobre veículos no O Liberal, de Belém (PA) e ainda, sob o pseudônimo de “Pierri”, respondia pela coluna social (o que explica seu modo de se vestir) daquele jornal do Norte do País. Assim era o Ubiratan D’Aguiar (que já não está entre nós), que durante muitos anos participou de eventos da indústria automobilística e neles foi personagem de vários episódios. 

Ubiratan D’Aguiar, o “Pierri”, terceiro da direita para a esquerda, ladeado por jornalistas brasileiros especializados no segmento automotivo.

Em um dos eventos, convidado pela VW, Ubiratan foi à Alemanha. Na volta, esqueceu, no hotel,  um de seus elegantes blazers, que a VW se prontificou a trazê-lo para o Brasil, por intermédio de um funcionário que voltaria ao País, em duas semanas. Ansioso, “Pierri” pediu que o enviassem via DHL. Pagou, segundo comentários, três vezes o valor da peça de seu vestuário. Mas ficou feliz!

Mas, foi em uma viagem da General Motors que ele protagonizou uma das mais curiosas histórias do setor. A fábrica levou jornalistas e acompanhantes a Paris, para lançamento (que nunca se concretizou no Brasil) do Vectra V6. Foi um belo programa, com passeio até o Vale do Loir para um almoço no Château de Chambord. Uma delícia de viagem, de 215 km, passando por Orleáns, Blois e Amboise. Um grupo saiu de Paris ao volante do V6, almoçaria podendo tomar um bom vinho “nacional”, e voltaria de trem. Os integrantes do outro grupo viajaram de trem até lá e seriam privados da degustação da bebida alcoólica.

Ubiratan estava no primeiro e voltou de trem para Paris. Bem, não foi exatamente assim que aconteceu. Ao chegar na estação, ele precisou usar o banheiro, que fica bem no centro da mesma, atendendo às necessidades fisiológicas dos passageiros que vão para Paris e no sentido contrários, o que se destinam a Lion.

E havia uma orientação das guias, para que, quando o trem parasse na estação, deveríamos entrar no vagão que estivesse à nossa frente, porque a parada era muito rápida e, lá dentro, procurávamos pelo nosso lugar marcado.

Adivinha o que aconteceu

Ao sair do banheiro, afobado, Ubiratan entrou no trem que estava à sua frente, que seguia para Lion, sem perceber o seu engano, indo para a 391 km da capital francesa. Lá pelas tantas, sua esposa, preocupada com a ausência dele, foi buscar ajuda, encontrando no corredor do hotel com Luiz Eduardo Ribeiro do Santos, da Matel (que durante muitos anos manteve programa de TV sobre autos), que a encaminhou até o pessoal da Stella Barros Turismo (quem lembra?). Depois de pesquisar, Ubiratan foi localizado em Lion e, com a ajuda de um brasileiro que o ajudou lá, foi embarcado de volta para Paris, aonde não chegou a tempo para o jantar oficial daquele dia.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 20 de março de 2025

NATÁLIA GONÇALVES É A NOVA DIRETORA GERAL DA DVA

No mês dedicado às mulheres, celebramos o avanço do protagonismo feminino, especialmente ao assumir cada vez mais posições de liderança em grandes empresas. No agronegócio essa também é uma forte tendência. A multinacional alemã DVA, dedicada ao desenvolvimento de soluções agrícolas de alta qualidade para proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais, acaba de anunciar no Brasil, Natália Gonçalves como nova diretora geral, tornando-se a primeira mulher a assumir a posição dentro da empresa no mundo.

A jornada da profissional, que começou na área técnica e se expandiu para o mundo dos negócios, destaca a superação de obstáculos e a busca constante pelo aprendizado. Formada em Química, Natália começou sua trajetória na companhia em 2018 em ambientes desafiadores como laboratórios de pesquisa e fábrica de produção, até dar um passo significativo em direção a cargos de maior responsabilidade na DVA. Seu MBA Executivo Internacional pela FIA, com imersões nas mais renomadas universidades como Porto Business School (Portugal), Cambridge (Inglaterra) e Bocconi (Itália), ajudou a consolidar sua visão estratégica e impulsionou sua ascensão.

“Essa conquista tem um impacto significativo, pois representa a superação de barreiras e o reconhecimento do meu esforço em um ambiente desafiador. Sinto-me imensamente grata pela confiança que a empresa depositou em mim e pela oportunidade de mostrar meu potencial à frente das operações da DVA Brasil”, declara a nova diretora.

A presença de mulheres em posições de liderança em empresas de grande porte é importante para promover a inclusão. A executiva vê como um exemplo para outras profissionais, mostrando que é possível ocupar posições de liderança em um ambiente historicamente dominado por homens. “Acredito que a representatividade e o exemplo são poderosos. Quanto mais mulheres ocuparem posições de alta liderança, mais outras se sentirão inspiradas a seguir seus próprios caminhos e acreditarem em seu potencial”, afirma Natália.

Desafios e expectativas

A nova executiva enfrentará grandes desafios, tanto a curto, quanto a longo prazo. Em um cenário de adaptação às novas responsabilidades e a necessidade de equilibrar a gestão com as demandas operacionais, ela destaca que a chave para o sucesso está na colaboração, na escuta ativa e na transparência. “A pressão pela primeira mulher a ocupar esse cargo também é um desafio constante, mas focarei em tomar decisões claras e assertivas, sempre com o foco no desempenho e na sustentabilidade do negócio no Brasil”, relata a diretora.

Superando estereótipos

A nova diretora também observa que, embora tenhamos avançado muito, ainda existem estereótipos de gênero na liderança. Ela desafia a ideia de que as mulheres devem ser mais colaborativas ou empáticas, enquanto os homens seriam mais assertivos. “Mulheres podem ser tão assertivas quanto os homens podem ser empáticos. A liderança precisa ser baseada em competência, visão e dedicação, não em gênero”, enfatiza.

A promoção da equidade de gênero dentro das organizações exige a implementação de políticas claras de apoio à mulher, como programas de mentoria, redes de apoio e ações afirmativas que garantam a equidade salarial e de oportunidades. “A implementação de licenças parentais adequadas é essencial para permitir que as mulheres se sintam confortáveis para equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais, sem sacrificar suas ambições de carreira”, finaliza a executiva.

A DVA Group é uma empresa multinacional alemã dedicada ao desenvolvimento de soluções agrícolas de alta qualidade para proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais, visando uma agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, a empresa opera em diversos países, incluindo o Brasil, onde sua tecnologia é comercializada pela AGROALLIANZ S.A

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IHARA CELEBRA 60 ANOS DE INOVAÇÃO E COMPROMISSO COM A AGRICULTURA E A PECUÁRIA BRASILEIRAS

Empresa desempenha papel essencial na transformação do agronegócio nacional, liderando inovações tecnológicas que impulsionam a produtividade de maneira sustentável

Matriz da IHARA, em Sorocaba | São Paulo

Em um país onde a agricultura é um pilar fundamental para a alimentação global, a IHARA se destaca não apenas como uma empresa de defensivos agrícolas, mas como uma parceira dos agricultores e pecuaristas, desempenhando um papel crucial na transformação das lavouras ao potencializar a produção com responsabilidade ambiental. No dia 18 de março, a empresa celebra 60 anos de história, com uma trajetória marcada pela evolução constante e dedicação a inovações tecnológicas, que, além de proteger as lavouras, garantem a segurança alimentar em um cenário mundial cada vez mais exigente.

Ao longo de seis décadas, a empresa tem se mostrado versátil por sua capacidade de inovar e adaptar-se às demandas do setor agrícola. "Nosso empenho em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade nos permite não apenas acompanhar a evolução do setor, mas também a nos comprometer com o futuro do agronegócio. Além disso, somos aliados na jornada do agricultor e pecuarista rumo a uma maior produtividade e competitividade no mercado. Isso mostra o quanto estamos envolvidos na transformação da agricultura e da pecuária brasileiras", afirma o diretor de Marketing da IHARA, Rodrigo Lima.

O compromisso com a inovação e o desenvolvimento não se limita apenas às soluções tecnológicas oferecidas. A IHARA tem investido significativamente na expansão de suas operações, com novos centros de pesquisa e distribuição pelo país, além de fortalecer sua planta produtiva, adaptando-se às crescentes demandas do setor.

Um dos marcos de sua expansão ocorreu entre 2010 e 2014, quando a infraestrutura da empresa aumentou em 330%, atingindo mais de 50 mil metros quadrados de área construída na matriz de Sorocaba/SP, o que possibilitou um grande avanço na capacidade de produção e no desenvolvimento de novas soluções. Desde então, a IHARA tem investido continuamente em seu crescimento. Um exemplo disso é que, somente em 2024, foram destinados mais de US$ 15 milhões para ampliar sua planta industrial e modernizar seus laboratórios, reafirmando seu compromisso com a qualidade e excelência em suas soluções. Atualmente, a área construída ultrapassa 90 mil metros quadrados.

Inovação: a essência da IHARA

Com DNA inovador, a IHARA tem implementado soluções tecnológicas para o manejo de insetos, doenças e plantas daninhas em diversas culturas. Atualmente, a empresa possui um portfólio que abrange mais de 100 tipos de cultivos, apresentando mais de 80 produtos, tanto químicos quanto biológicos e produtos especiais. Essa diversidade de opções contribui significativamente para que o agronegócio nacional obtenha resultados cada vez mais expressivos.

A busca contínua por soluções que atendam às necessidades do campo levou a IHARA a investir em formulações de alta performance, que apresentam baixo impacto ambiental e garantem segurança nas lavouras. “Estamos constantemente investindo em pesquisa e desenvolvimento, trazendo moléculas avançadas, desenvolvidas no Japão e adaptadas à realidade da agricultura e da pecuária no Brasil. Nosso compromisso com práticas agrícolas responsáveis está refletido em inovações que resultam em tecnologias mais modernas e sustentáveis. Isso significa produtos mais concentrados, que proporcionam menores doses, menos entradas na lavoura, menos embalagens, maior seletividade, maior espectro de ação, tudo isso contribuindo para a otimização de recursos e menor impacto ambiental, destaca Lima.

Com um moderno parque fabril e três Centros de P&D distribuídos pelo Brasil (Sorocaba Sarandi/PR e Primavera do Leste/MT), a IHARA consegue atuar de maneira estratégica e regionalizada, oferecendo soluções específicas para cada tipo de lavoura. No momento, a empresa está desenvolvendo 22 novos ingredientes ativos que poderão originar até 240 novos produtos. Esse comprometimento com a pesquisa e inovação possibilitou o lançamento de mais de 20 produtos nos últimos anos, com destaque para ZEUS e TERMINUS, maiores aliados no manejo de insetos, FUSÃO e SUGOY, produtos indispensáveis no manejo de doenças e YAMATO, grande inovação para o controle pré-emergente de plantas daninhas resistentes.

“Com um compromisso inabalável com a pesquisa, a tecnologia e a sustentabilidade, continuaremos nossa jornada de crescimento, porque para nós da IHARA, a agricultura não é somente um negócio: ela é a nossa vida!”, conclui o diretor de Marketing da IHARA.

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA

IHARA
Attuale Comunicação

RANDONCORP ANUNCIA MUDANÇA EM SUA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Sérgio L. Carvalho deixa a função de CEO, que passará a ser de responsabilidade do presidente Daniel Randon.

e/d: Daniel Randon e Sérgio L. Carvalho. Foto: Alex Battistel | Divulgação Randoncorp

A Randoncorp comunica ao mercado, nesta quinta-feira, 20 de março, que o atual CEO, Sérgio L. Carvalho, deixará de exercer esta função, e a de Presidente e CEO da Frasle Mobility, a partir de 1º de setembro de 2025. Esse movimento, já planejado no processo de governança das empresas, reflete o planejamento individual de Sérgio, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, considerando o seu desejo de voltar a residir nos Estados Unidos, onde já mora a sua família. Neste novo contexto, Sérgio passará a atuar para a Randoncorp como senior executive advisor, na função de consultoria externa independente. O presidente da companhia, Daniel Randon, irá somar a posição de CEO.

Como senior executive advisor, Sérgio contribuirá no planejamento estratégico da empresa e seguirá membro dos conselhos deliberativos das joint-ventures Master Freios e JOST Brasil.

Sérgio assumiu como CEO da Randoncorp em 2022, focado na internacionalização da empresa, crescimento acelerado e fortalecimento do Comitê Executivo. Durante o período que Sérgio esteve na Companhia, os principais indicadores financeiros, como receita, EBITDA e lucro líquido, aumentaram de quatro a nove vezes. A aquisição de 23 novas empresas desde então posicionou a Randoncorp e a Frasle Mobility de maneira diferenciada no exterior, além de ampliar consideravelmente o portfólio de produtos e a exposição ao segmento de reposição das duas companhias. Sua gestão vem sendo marcada ainda pela ampliação de capacidade das empresas, do portfólio de produtos e pela inovação e tecnologias disruptivas, com foco em materiais inteligentes, eletrônica embarcada e eletromobilidade. Todos esses atributos partem de concepções avançadas mesmo para os países mais desenvolvidos do mundo. A Randoncorp atualmente está presente com seus produtos em mais de 125 países, possui 33 operações industriais e 20 centros de distribuição em dez países.

“Nos últimos anos, foi possível imprimir uma velocidade importante na transformação da empresa, com uma nova e mais resiliente estrutura de negócios, tecnologias avançadas e crescimento da presença internacional. A partir da minha nova função, queremos reforçar ainda mais esses movimentos, em especial na América do Norte e em outros mercados estratégicos. Sou muito grato pelos anos que estive como CEO da Randoncorp e fico satisfeito pelos resultados que entregamos”, destaca Carvalho.

Daniel Randon, que já ocupou a posição de Presidente e CEO da empresa de 2019 a 2021, retorna à gestão em um momento diferente, de maior maturidade da governança, com estruturas organizadas e lideranças fortes à frente do Comitê Executivo e das verticais de negócio da companhia. Daniel dará continuidade ao trabalho que vinha sendo feito, garantindo resguardar os valores dos fundadores, o que foi conduzido com excelência também por Sérgio nos últimos três anos.

“Estamos seguros com esse movimento e de que será mais uma etapa relevante para a nossa estratégia de crescimento sustentável, com foco no mercado externo. Essa decisão, tomada de comum acordo e alinhada com o planejamento individual de Sérgio, está sendo possível porque, nos últimos anos, a empresa avançou para um alto patamar de governança. Agradecemos muito ao Sérgio pelos anos de dedicação como executivo e CEO da Randoncorp e sabemos que a nova atuação dele seguirá como estratégica e fundamental para a empresa. Sérgio deixa o legado de uma gestão marcada pela simplicidade, autenticidade, ética, valorização das pessoas e inovação”, reforça o Presidente da Randoncorp, Daniel Randon.

Frasle Mobility

A partir da nova estrutura, Daniel Randon assumirá a presidência da Frasle Mobility e Anderson Pontalti, atual COO, passará ao cargo de CEO da mesma empresa, respondendo por toda a operação tanto no Brasil quanto no Exterior. Pontalti também segue na posição de EVP (Executive Vice President) Internacional da Randoncorp, respondendo pelas unidades das verticais Autopeças e Montadora nas geografias internacionais, com exceção da América do Sul.

Comitê Executivo fortalecido

Ainda no segundo semestre de 2024, a Randoncorp promoveu uma reorganização no seu Comitê Executivo, com a criação de dois cargos de vice-presidentes executivos (executive vice-president, EVP) para gerenciamento das operações internacionais da empresa. Com isso, Anderson Pontalti passou à posição de EVP (Executive Vice President) Internacional e COO da Frasle Mobility, respondendo pela vertical de Controle de Movimentos (global) e pelas verticais Autopeças e Montadora nas geografias internacionais como América do Norte, Europa e Ásia, exceto América do Sul. Já Ricardo Escoboza assumiu como EVP (Executive Vice President) América do Sul e COO da vertical Autopeças, sendo responsável pelas operações das verticais Autopeças e Montadora na América do Sul.

Além das novas funções, o Comitê Executivo passou a contar, também no segundo semestre de 2024, com um novo integrante: Marcos Baptistucci, que assumiu a função de Chief People & Culture Officer (CPCO), liderando as frentes de Pessoas e Cultura, Marca e Reputação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) e Relações Trabalhistas e Sindicais.

O Comitê Executivo da Randoncorp também é formado por Paulo Prignolato – VP da Randoncorp e Chief Financial Officer (CFO), Daniel Martin Ely – VP da Randoncorp e COO da Rands e César Augusto Ferreira – Chief Technology and Innovation Officer (CTIO).

Randoncorp

Multinacional brasileira referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, a Randoncorp tem presença global fundamentada na qualidade, na inovação e na ética nos negócios. Com mais de 50 operações ao redor do mundo, alcança mais de 125 países com a comercialização de suas soluções e mantém liderança nos mercados de suas cinco verticais de negócios complementares.

A Randoncorp desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para o controle de movimentos, com portfólio completo para sistemas de frenagem, suspensão, transmissão e direção, por meio da Frasle Mobility, e para aplicações em veículos comerciais, por meio das marcas Suspensys, Castertech, Master e JOST Brasil. A Companhia também atua como montadora e está entre as dez maiores fabricantes de semirreboques do mundo, por meio da marca icônica Randon, com a mais completa linha de equipamentos para o transporte terrestre de cargas.

Soluções financeiras e serviços – para financiamento, consórcio, seguro, assistência e locação de pesados, investimento e aceleração de startups, hub de inovação e produtos digitais e softwares – compõem o portfólio da Rands, por meio das empresas Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, Addiante, RV, Delta Global, Conexo e DB. O grupo impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade e cria soluções em automação e robótica industrial com o Centro Tecnológico Randon (CTR), a NIONE e a Auttom.

Com o propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade, atua na transformação social com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon e incentiva a pesquisa científica por meio do apoio ao Instituto Hercílio Randon. Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras.

Randoncorp
ANK Reputation

NOVA LINHA DE PICAGEM DA ELDORADO BRASIL SUBSTITUI COMBUSTÍVEL FÓSSIL POR ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL PARA PRODUÇÃO DE BIOMASSA

A Eldorado Brasil Celulose inaugurou, em parceria com a Valmet, a Central de Processamento de Biomassa de Madeira Inservível, uma nova linha de picagem que melhora a qualidade e garante a produção de biomassa para geração de energia renovável. O processo agora é feito por meio de equipamentos que funcionam à base de energia elétrica produzida pela própria fábrica, substituindo o óleo diesel usado até então. A linha utiliza toras de madeira que não foram utilizadas na produção de celulose, reforçando o aproveitamento integral dos resíduos florestais e ampliando a matriz energética da empresa com fontes renováveis.

A construção da nova central de processamento foi um projeto de grande porte, iniciado em 2023 e viabilizado pelo talento, dedicação e comprometimento de um time inovador. A execução envolveu todas as frentes da engenharia industrial, com o suporte de áreas fundamentais como mecânica, automação, elétrica, instrumentação, civil, lubrificação, confiabilidade, administração e serviço gerais, além de áreas estratégicas como sustentabilidade, operação e suprimentos. O resultado é uma estrutura moderna e altamente eficiente, localizada dentro do complexo industrial da Eldorado em Três Lagoas.

Antes da nova instalação, a biomassa era processada nas florestas da companhia, usando equipamentos movidos a diesel. Com a implantação da linha de picagem dentro da fábrica, a operação passou a utilizar energia renovável gerada pela própria Eldorado Brasil, eliminando o uso de combustíveis fósseis. Essa mudança tornou a operação mais eficiente e sustentável, permitindo uma capacidade de produção de até́ 1.500 toneladas de biomassa por dia, considerando 12 horas de picagem efetiva.

Por dentro da nova linha de picagem

O processo, que é totalmente automatizado, começa com a chegada de caminhões tri-trem carregados com toras de madeira não aproveitadas na produção de celulose. Uma grua móvel retira a madeira e a deposita na mesa de alimentação, que a conduz por uma correia transportadora equipada com detector de metais até um picador a tambor. O equipamento, acionado por motores elétricos, transforma a madeira em biomassa, que é automaticamente depositada em um caminhão cavaqueiro.

A biomassa segue então para a Usina Termelétrica Onça Pintada (UTOP), onde é descarregada e direcionada para a caldeira de força, garantindo o abastecimento da usina e sua conversão em energia renovável. Essa energia gerada na UTOP é integrada à rede elétrica nacional, contribuindo para o fornecimento de eletricidade sustentável em todo o país, conforme demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

De acordo com Marcelo Martins, gerente geral industrial da Eldorado, o megaprojeto permitiu que a companhia aprimorasse a qualidade da biomassa produzida, reduzindo a quantidade de resíduos e a emissão de poeira no processo. – “Essa mudança garante o atendimento às exigências de qualidade da Usina Termelétrica Onça Pintada, reforçando a eficiência e a sustentabilidade da operação. Além disso, ao substituir o diesel por energia renovável, reduzimos também as emissões de carbono e aumentamos a independência energética da empresa", afirma Martins.

A Eldorado Brasil já remove da atmosfera 12 vezes mais gases do que emite e, com essa nova linha de picagem, amplia ainda mais sua contribuição para a redução de CO2, além de possibilitar o aumento da produção e a abertura de novas oportunidades de negócios com a comercialização de uma biomassa de qualidade para outras empresas que utilizam o insumo, fortalecendo o modelo de economia circular.

Sustentabilidade e inovação como parte do DNA

Com 96% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, a empresa segue investindo na diversificação de fontes sustentáveis. Sua eficiência na geração de energia, somada à UTOP, poderia abastecer uma cidade de aproximadamente 1,4 milhão de pessoas.

Em 2024, Eldorado também inaugurou uma mini hidrelétrica, tornando-se a única indústria no mundo a aproveitar efluentes tratados para reverter o fluxo de água e gerar eletricidade, destinada ao consumo próprio no prédio administrativo do complexo industrial, e agora, com o novo picador, amplia sua produção de biomassa, consolidando mais uma vez sua matriz energética sustentável.

"Nosso foco vai além da eficiência operacional; buscamos alinhar cada etapa do processo produtivo aos princípios ESG. A nova linha de picagem reforça nosso diferencial competitivo ao adotar soluções inovadoras e sustentáveis, gerando impacto positivo na companhia, na comunidade e na economia local, incluindo a criação de empregos diretos e indiretos para atender essa nova operação”, destaca Fábio de Paula, gerente de sustentabilidade da Eldorado.

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas

Eldorado Brasil Celulose
Nova PR

quarta-feira, 19 de março de 2025

TURISMO E O MERCADO DE BEBIDAS E ALIMENTOS CONTINUARÃO CRESCENDO NO BRASIL

* Linoel Dias

O turismo brasileiro, que em 2024 recebeu mais de 6,7 milhões de turistas estrangeiros, arrecadando US$ 7,341 bilhões, segundo o Ministério do Turismo, continuará crescendo, com a parceria da forte indústria de alimentos e bebidas líquidas que, igualmente tem apresentado bons resultados tanto em exportações de máquinas para processamento e embalagem de alimentos, como no consumo de bebidas não alcoólicas e alcóolicas.

Os dados sobre o mercado de alimentos e bebidas foram apresentados por Richard Clemens, Diretor Executivo da VDMA, durante o Roadshow da drinktec 2025, principal feira mundial do setor, promovido em São Paulo, pela Yontex e Messe Muenchen do Brasil, em parceria com a VDMA.

Richard Clemens, Diretor Executivo da VDMA. Foto: engarrafadormoderno.com.br.

Em 2024, o país chegou à 6ª posição no mercado de bebidas não alcoólicas, com 29 bilhões de litros. A expectativa de crescimento até 2028 é de 10%, segundo a Euromonitor. Na América Latina, o mercado alcançou mais de 115 bilhões de litros, sendo que os refrigerantes respondem por mais da metade do consumo, com 63 bilhões de litros, seguidos pela água engarrafada, com 33 bilhões de litros, e pelos sucos, com 12 bilhões de litros. Na região, a liderança é do México.

No caso do setor de bebidas alcoólicas, o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás da China e dos Estados Unidos, com pouco menos de 16 bilhões de litros, sendo a cerveja a bebida alcoólica mais popular, com 15 bilhões de litros, e de maior participação (mais de 90%). A América Latina é a terceira maior região em consumo de bebidas alcoólicas, com 42 bilhões de litros.

Nos equipamentos, especificamente, o Brasil é o principal mercado na América do Sul e está entre os 20 maiores do mundo. As exportações globais de máquinas para processamento e embalagens de alimentos para o país somaram 749 milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. A Itália é o principal fornecedor, seguido pela Alemanha. Já o volume de máquinas exportadas pelo Brasil para o mundo, em 2023, alcançou 260 milhões de euros, sendo os principais mercados: os Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Bolívia, México e Colômbia.

drinktec

Mais de 170 países estarão presentes, entre os dias 15 a 19 de setembro, em Munique (Alemanha), na drinktec 2025, para conhecer principais tendências, lançamentos e inovações que moldarão o futuro do mercado global de bebidas e alimentos líquidos. Serão mais de 1200 expositores, de 60 nações, divididos em 11 pavilhões, que levarão mais de 1000 soluções inovadoras, que estão em fase de desenvolvimento, em projetos pilotos ou finalizadas.

“As principais empresas da cadeia de valor do setor de bebidas e alimentos líquidos, desde matérias-primas até logística, participarão do evento. Não existe outro ambiente no mundo como a drinktec, pois é possível ver os equipamentos em funcionamento, comparar tecnologias, ter contato com profissionais e companhias, conhecer lançamentos, conversar e compartilhar experiências e conhecimento com pesquisadores e especialistas em P&D, além da realização de negócios”, destacou Susanne Blüml, Especialista em Comunicação e Imprensa na YONTEX, parceira da Messe Muenchen, durante Roadshow da drinktec.

Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio. Em 2017, como parte da estratégia de expansão internacional, foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com