sexta-feira, 21 de março de 2025

EM EVOLUÇÃO, CLASSE C30 CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO ILHABELA DE OCEANO NESTE FIM DE SEMANA

Tonka | Yacht Club Ilhabela (YCI). Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

O fim de semana (22 e 23/3) promete disputas acirradas para a Classe C30 nas raias do Canal de São Sebastião, na definição do vencedor da primeira etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Após duas regatas, apenas três pontos separam os cinco barcos da flotilha one design. O Relaxa Building (YCI) soma quatro pontos perdidos, contra seis do Caiçara KAT Technologies (PIC). Kaikias EMS (YCI), Tonka (YCI) e Bravo (ICS) vêm a seguir com sete pontos cada. O Yacht Club Ilhabela (YCI) recebeu 44 tripulações, recorde de inscritos na competição, que completa 25 anos.

O tático do Kaikias EMS é o velejador olímpico e campeão mundial da classe Laser Radial, Fábio Pillar, Cachopa. “A Classe C30 está com fôlego renovado, com novos proprietários bem animados e os que já estavam no circuito, ainda mais entusiasmados. Creio que na Semana de Vela (julho, em Ilhabela), teremos a flotilha nacional completa com os nove barcos inscritos. O primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi foi meio atípico em termos climáticos. Na sexta-feira treinamos com vento sul forte, no sábado foram duas regatas com vento fraco e no domingo, chuvoso, não teve competição devido à falta de vento”, relatou o gaúcho de 39 anos.

“Vencemos a primeira regata de sábado de forma absoluta, de ponta a ponta. Na segunda também velejamos muito bem, chegamos em segundo, mas após um incidente na largada, entre três barcos, optamos por retirar-nos da regata para evitarmos protestos e outros ruídos. De qualquer forma, a equipe mostrou que está evoluindo, depois de remontada após o Brasileiro de 2024. Estamos bem felizes e empolgados com o projeto para este ano. O Kaikias EMS vem com força para correr todos os campeonatos da Classe C30”, destacou o tático Cachopa.

Neste sábado, a Comissão de Regatas oferecerá um almoço de confraternização aos velejadores no Yacht Club Ilhabela no retorno das tripulações à terra. Após as regatas de domingo será realizada a cerimônia de premiação da etapa de abertura da 25ª Copa Mitsubishi, em meio à canoa de cerveja. Estão previstas quatro etapas até dezembro.

Nas demais classes, a primeira etapa tem liderança parcial dos seguintes barcos: Crazy Phoenix (HPE 25), Rudá (ORC), BL3 Urca (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Comanda (RGS C) Helios (RGS Cruiser) e Morgazek (Clássicos). Ao contrário do primeiro fim de semana, para as regatas decisivas da etapa, o site Muito Bons Ventos, de Ilhabela, prevê vento mais consistente, de leste, entre 12 e 18 nós (até 32 km/h).

Flotilha nacional da Classe C30 
01 - Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 
07 - Katana - Rio de Janeiro 
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

Nenhum comentário: