segunda-feira, 7 de abril de 2025

JOSÉ EDUARDO CABRAL É O NOVO CHIEF OPERATING OFFICER (COO) DA GOOXXY

José Eduardo Cabral

A Gooxxy, empresa de tecnologia que atua em recolocação estratégica de produtos, reforça sua alta liderança com a contratação de José Eduardo Cabral como novo Chief Operating Officer (COO). Reconhecido por sua trajetória em grandes corporações como BRF, Unilever, Walmart e Ypê, Cabral, que fazia parte do conselho consultivo da Gooxxy desde sua criação, em 2021, assumiu suas funções na Gooxxy no dia 1º de abril.

José Eduardo Cabral assume o cargo em um momento estratégico de expansão e consolidação do modelo operacional da companhia, que acaba de iniciar a segunda operação internacional, no México, e prepara a entrada em outros países da América do Sul. No ano passado, a Gooxxy evitou o desperdício de mais de 10,2 mil toneladas de produto, gerando mais de R$ 1,5 bi em negócios.

"A Gooxxy é pioneira em um setor essencial para o contexto atual da humanidade, que busca maior eficiência na gestão de produtos e recursos em toda cadeia produtiva, combatendo o desperdício. Por isso, o potencial da empresa é enorme, no Brasil e internacionalmente, além de ter aderência a outros segmentos além do FMCG [Fast-Moving Consumer Goods, em tradução livre Bens de Consumo de Rápido Movimento]. Espero agregar minha experiência para que tenhamos velocidade de implementação e boas decisões estratégicas", afirma José Eduardo Cabral.

Com mais de 30 anos de experiência em posições de liderança em grandes corporações, o executivo tem sua trajetória marcada por grandes resultados. Como Vice-Presidente de Mercado Interno da BRF, ele teve uma posição de destaque na fusão histórica entre Sadia e Perdigão, assegurando crescimento recorde em vendas e rentabilidade. Já na vice-presidência de Negócios de Alimentos da Unilever, impulsionou transformações e crescimento expressivo das marcas Knorr, Hellmann's, Ades, Becel e Arisco no Brasil, além de liderar campanhas premiadas globalmente. Também foi Chief Marketing and Merchandising Officer no Walmart Brasil.

Na Ypê, ocupou a vice-presidência liderando Marketing, Trade Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento, Embalagens e Sustentabilidade, período em que a companhia cresceu de forma sustentável por cinco anos consecutivos e alcançou reconhecimento frequente no prêmio "Top of Mind" da Folha de São Paulo. Sua formação acadêmica inclui graduação em Engenharia de Produção pela Poli-USP e Administração de Empresas pela FEA-USP, além de ter cursado o General Management Program da Harvard Business School.

A sólida experiência de José Cabral complementa a visão de negócio da companhia, que já conta com um conselho consultivo composto por Agnaldo Souza, da Expresso Nepomuceno; Fernando Yunes do Mercado Livre; Marcelo Di Lorenzo, da IRC; Thiago Viana, do IFood; e Yves Moyen, da iTransform e icircle.

"Essa estrutura de governança robusta evidencia o compromisso de expansão global da marca, que tem a inovação em seu DNA e um potencial enorme de impactar positivamente mercados em todos os continentes", afirma Vinicius Abrahão, CEO da Gooxxy.

Na Gooxxy, José Eduardo Cabral terá a missão de aprimorar a eficiência operacional, potencializar o crescimento sustentável e fortalecer o posicionamento estratégico da empresa no mercado nacional e internacional.

A Gooxxy é uma empresa de tecnologia que atua na recolocação estratégica de produtos com foco em sustentabilidade. Desde sua fundação em 2018, a companhia tem combatido o desperdício de produtos aptos para consumo, criando novas oportunidades para o ecossistema de consumo promovendo uma economia circular. Com atuação no Brasil, Colômbia e México, a empresa oferece soluções que transformam produtos e geram valor, impactando positivamente o meio ambiente e a sociedade. Em 2024, a Gooxxy fez a recolocação de mais de 10 mil toneladas de produtos excedentes, criando oportunidades de mercado e movimentando mais de R$1,5 bilhão na economia.

Gooxxy
Agência Fato Relevante

PETRONECT LANÇA SOLUÇÃO EM IA PARA FORNECEDORES QUE BUSCAM POR PROCESSOS DE LICITAÇÃO

A Petronect, plataforma de compras e contratações da Petrobras, otimizou a consulta de editais dos processos de licitações por meio da inteligência artificial (IA) da Microsoft. A Paola, assistente virtual da empresa, agora equipada com a tecnologia, oferece mais agilidade e eficiência aos fornecedores. A companhia possui cerca de 500 mil usuários cadastrados, registra mais de 3,6 mil acessos diários e movimentou, no último ano, mais de R$ 200 milhões em transações, além de abrir aproximadamente 300 oportunidades públicas por mês.

Desde sua criação, em 2003, a Petronect tem como propósito conectar fornecedores e compradores em um marketplace B2B sustentável, promovendo maior competitividade e otimizando condições comerciais. Valdino Azevedo, gerente de Serviços e Inovação, afirma que ampliar o número de participantes nas oportunidades públicas é essencial para fomento do mercado, ampliação da concorrência e consequentemente obtenção dos melhores resultados para a Petrobras.

Os fornecedores interessados em oferecer bens ou serviços à Petrobras devem realizar diversas etapas, incluindo o cadastro, leitura da documentação e envio de propostas. Esses processos, muitas vezes complexos, podem gerar dúvidas tanto em novos participantes quanto em empresas experientes, levando a erros ou desistências. É necessário se certificar de que seus serviços estão de acordo com o que é exigido e, para isso, precisam analisar documentos extensos, algumas vezes com mais de 200 páginas e múltiplos anexos que exigem análise detalhada - o que gera um alto esforço de avaliação por parte do fornecedor.

Para atender a essas demandas, foram desenvolvidos chatbots, com a identidade visual da Assistente Virtual da Petronect, a Paola, utilizando as tecnologias Azure OpenAI Service e Copilot Studio, facilitando a consulta aos editais. Antes, os fornecedores contavam apenas com buscas por palavras-chave, limitadas pela ausência de contexto. Agora, a solução analisa documentos de maneira contextual, oferecendo respostas claras, precisas e em pouco tempo, garantindo maior assertividade para os interessados.

Inovação que economiza tempo e potencializa resultados

A Petronect traz uma solução que permite consultas rápidas e específicas, fornecendo resumos dos editais e respostas diretas sobre condições de participação, critérios de habilitação, itens solicitados, data de conclusão e formas de pagamento. Baseada no Large Language Model (LLM) - ou grandes modelos de linguagem em português - uma avançada tecnologia de IA, ela interpreta e gera textos de forma natural, entregando informações relevantes de maneira ágil.

Com essa solução, os fornecedores podem compreender rapidamente os aspectos essenciais de uma oportunidade e decidir, em poucos minutos, se desejam participar, economizando tempo e recursos. A leitura completa da documentação, no entanto, permanece sob responsabilidade do fornecedor e indispensável para avançar no processo de colocação de propostas. Em caso de dúvidas, os interessados podem acessar os canais oficiais de atendimento, disponíveis no Portal Petronect.

Transformação digital em foco

O desenvolvimento da ferramenta foi realizado em colaboração com a Microsoft, que já fornece soluções como o Microsoft Copilot e o Microsoft 365, e aconteceu em dois meses - entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.

“A inteligência artificial já é uma realidade nos processos internos da Petronect, integrada em diversas soluções. Agora, avançamos ao criar uma ferramenta que atende diretamente aos fornecedores externos, demonstrando a versatilidade da tecnologia para responder a diferentes demandas de negócios com eficiência e inovação”, comenta Joana Moura, vice-presidente para Clientes Corporativos na Microsoft Brasil.

A implementação de IA trouxe avanços significativos para tornar as operações mais inteligentes e eficientes. “Nosso objetivo é evoluir a solução continuamente e aprimorar outros processos. Queremos personalizar ainda mais a experiência dos fornecedores, aumentar a competitividade e simplificar etapas”, conclui Valdino.

O Chat Bot de Editais pode ser encontrado no Portal Petronect, tanto na página de Busca por Oportunidades quanto na página de Licitações Públicas Abertas para Propostas, basta clicar no ícone da Paola.

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) cria plataformas e ferramentas alimentadas por IA para fornecer soluções inovadoras que atendam às crescentes necessidades de nossos clientes. A empresa de tecnologia está empenhada em disponibilizar amplamente a IA e fazê-la de forma responsável, com a missão de capacitar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. No Brasil há 35 anos, a empresa lançou em 2020 o Plano Microsoft Mais Brasil com o objetivo de apoiar o desenvolvimento econômico sustentável do País, contribuindo com ações capazes de preparar os profissionais para a economia digital, reduzindo as desigualdades e promovendo a inclusão digital.

A Petronect (www.petronect.com.br) é o maior Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.

Petronect
Edelman

HUGHES APRESENTA INOVAÇÕES PARA CONECTAR PRODUTORES RURAIS NA AGRISHOW 2025

A Hughes do Brasil, uma subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), levará para a Agrishow 2025 soluções desenhadas para serviços de comunicação sem fio com estabilidade e autonomia aos equipamentos de propriedades rurais de todo País. O portfólio traz inovações capazes de expandir a produtividade no campo, otimizar protocolos de segurança, reduzir custos operacionais e auxiliar os produtores a automatizarem seus equipamentos. A edição deste ano da Agrishow acontece entre os dias 28 de abril e 02 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

A companhia está lançando o serviço IoT Sat, que permite conectividade ininterrupta inclusive em áreas remotas. Com a solução, é possível fazer rastreio de veículos, monitoramento do desempenho do motorista, otimização das rotas e logística de transporte em tempo real. O controle das condições do solo, como PH e humidade, e o gerenciamento dos sistemas de irrigação são outras vantagens.

Outra tecnologia que desembarca com a Hughes na Agrishow são as redes dedicadas para comunicação de longo alcance, conhecidas como Redes Privativas LTE ou 5G, que proporcionam conectividade essencial para pequenas e médias propriedades e que mais inovações sejam integradas às máquinas rurais, o que leva à implementação de tecnologias avançadas e à melhor eficiência operacional do setor. O agronegócio é um dos principais mercados para a solução, considerando que 72% das propriedades rurais no Brasil não possuem acesso à internet, de acordo com o IBGE.

Segundo a Hughes do Brasil, esta rede privativa não está associada a nenhuma operadora tradicional móvel, sendo customizada exclusivamente para cada tipo de negócio ou projeto. A configuração, portanto, é feita em função das necessidades específicas do cliente, podendo incluir recursos como priorização de tráfego, capacidade de gerenciamento remoto e integração com outros sistemas de comunicação existentes.

"A falta de conectividade ainda é um dos principais entraves para a adoção de tecnologias no campo”, afirma Ricardo Amaral, vice-presidente de Vendas e Marketing de Enterprise da Hughes do Brasil. Segundo o executivo, muitos produtores enfrentam dificuldades de inviabiliza soluções digitais e decisões em tempo real justamente por não conseguirem eliminar o gargalo da conectividade. “Na Hughes, utilizamos a melhor infraestrutura de conectividade disponível como elo entre áreas remotas e a rede principal, garantindo cobertura onde outras tecnologias não alcançam. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes a solução mais adequada e eficiente para cada região”, explica Amaral.

Com a implementação de redes privativas e soluções personalizadas, os produtores ganham visibilidade em tempo real de suas operações, podendo realizar ajustes ágeis no manejo e tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados. “O resultado é uma gestão mais eficiente, com otimização do uso de insumos, redução de desperdícios, corte de custos e, consequentemente, maior rentabilidade”, conclui o executivo.

Os visitantes da feira também poderão conhecer a nova oferta de conectividade da Hughes do Brasil, baseada em satélites de baixa órbita, voltada para atender às demandas do agronegócio com alta performance, mobilidade e baixa latência.

Com uma proposta mais empresarial do que as soluções tradicionais do mercado, a Hughes oferece uma infraestrutura de comunicação robusta e confiável, ideal para regiões onde não há cobertura de rede terrestre. “Nossa solução foi desenhada para sustentar aplicações críticas em tempo real, como monitoramento de lavouras, gestão de frotas agrícolas e integração de cadeias logísticas, mesmo em locais remotos”, destaca Amaral. Isso permite que máquinas em operação, como tratores e colheitadeiras, mantenham conectividade constante ao longo de toda a jornada no campo conectando dados, decisões e resultados com agilidade e segurança.

Serviço
Agrishow 2025
De 28 de abril e 02 de maio
Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro – Leste (
Centro de Cana)
Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto - São Paulo

Hughes do Brasil
Agência Blue Chip

ARNOLD SPORTS FESTIVAL SOUTH AMERICA 2025, A EDIÇÃO DOS RECORDES.

​​Com mais de R$ 1 bilhão em negócios, feira se consolida como o maior evento multiesportivo da América Latina.

A edição 2025 do Arnold Sports Festival South America terminou neste domingo (6), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entrando para a história. Com recordes de público, volume de negócios e expansão de áreas estratégicas, o evento organizado pela Savaget Group reafirmou sua posição como o maior festival multiesportivo da América Latina.

Durante os três dias, o evento movimentou mais de R$ 1 bilhão em negócios gerados, consolidando um crescimento exponencial em relação aos anos anteriores. As áreas de health e bem-estar foram os principais motores desse salto, com crescimentos de 300% e 175%, respectivamente.

Para se ter uma ideia da evolução, em 2023 o volume total de negócios foi de R$ 175 milhões, em 2024 saltou para R$ 500 milhões — e agora, em 2025 superou, pela primeira vez, a marca bilionária.

O Expo Center Norte ficou lotado em todos os dias, reunindo 105 mil visitantes. Os corredores fervilharam com ativações das 220 marcas expositoras, que apostaram em lançamentos de produtos, experiências imersivas e presenças marcantes de influenciadores, atletas, youtubers e personalidades do universo fitness.

O segmento de bem-estar e nutrição esportiva está em plena expansão no Brasil. Mesmo com esse crescimento, ainda há um grande potencial de avanço: apenas 3% da população brasileira consome suplementos, enquanto nos Estados Unidos esse número chega a 37%.

Nesse contexto, o Arnold Sports Festival South America tornou-se um marco do setor, tanto em visibilidade quanto em impacto econômico, sendo descrito por muitos como “o Natal da indústria fitness”.

“O Arnold marca o início do ano como um divisor de águas para a indústria, com testes de produtos, negociações e lançamentos. Mais do que um evento de negócios, é um espaço que inspira, transforma hábitos e muda vidas. Ver pessoas dizendo que o Arnold mudou a autoestima delas mostra que nossa missão vai muito além dos números”, afirmou Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group.

Ana Paula Leal Graziano

Além do aspecto comercial, o evento também reafirmou sua influência cultural. A presença de personalidades de outras áreas — como Neymar Jr., que passou a investir no mercado, além de artistas, atores e atletas de diferentes modalidades -  reforça a transversalidade do mercado de saúde e bem-estar. Muitos deles participaram não apenas como convidados, mas como empreendedores e investidores, aproveitando o momento de valorização do setor de fisiculturismo.

“Com certeza o Arnold teve um papel fundamental nisso tudo. Quando começamos, o fisiculturismo ainda era visto com preconceito, como algo underground. Hoje, ele representa saúde, longevidade e qualidade de vida. Ver personalidades como Neymar Jr., atores, atletas de outras modalidades entrando nesse mercado só confirma que estamos no caminho certo. Eles entenderam que não basta ser ídolo no esporte — é preciso ser símbolo de saúde’’, completou Ana Paula.

O evento também teve seis congressos, além de aulas práticas em mais de 20 salas simultâneas, permitindo que profissionais se atualizem com os maiores especialistas do setor. O Talks trouxe celebridades do universo fitness em painéis interativos com ampla presença de público.

Na parte esportiva, o festival reuniu mais de 20 modalidades, com destaque para o tradicional Arnold Classic South America — uma das competições de fisiculturismo mais prestigiadas do mundo, realizada em parceria com a Musclecontest. O palco recebeu grandes nomes do bodybuilding, e os vencedores de cada categoria garantiram o cobiçado Pro Card.

O Arnold Sports Festival South America 2025 contou com grandes patrocinadores: Integralmédica, Max Titanium, Panatta, Smart Fit, Black Skull, Champion Watch, NaturalPraPet e Shark Pro Suplementos.

> Fotos: Rodrigo Dod | Savaget

Arnold Sports Festival South America 2025
Equipe Contato Comunicação & Marketing

domingo, 6 de abril de 2025

MAYSA RIBA É A NOVA GERENTE DE MARKETING DA LINK-BELT PARA AMÉRICA LATINA

Maysa Ribas assume o cargo com a missão de reestruturar o setor

A fabricante de escavadeiras Link-Belt tem como objetivo expandir os negócios no Brasil e nos demais países da América Latina de forma estratégica e sustentável, com foco na oferta de produtos premium, reforçando a imagem da marca, reconhecida pela qualidade, excelência e inovação.

Para direcionar essa nova fase, a Link-Belt tem uma nova Gerente de Marketing, Maysa Ribas, com 15 anos de experiência no desenvolvimento de negócios internacionais em vários segmentos e dois anos na gerência de vendas para América Latina da Link-Belt, onde contribuiu para melhorar a performance dos distribuidores e identificação de novos mercados, buscando compreender a cultura e necessidades de cada país para a elaboração de estratégias personalizadas.

Maysa Ribas assumiu a função de Gerente de Marketing no dia primeiro de março e tem a missão de reestruturar a área adicionando novas frentes como Inteligência de Mercado, Pricing, Produto, Programas de Vendas, além dos já existentes como comunicação, branding, eventos e e-commerce. O foco será alinhar todas essas frentes, com olhar atento às necessidades do mercado e às expectativas dos distribuidores e stakeholders e, assim, estabelecer e consolidar uma área altamente decisiva, capaz de atuar como um motor de crescimento sustentável e de fortalecimento da marca.

“Vamos transformar dados em informações estratégicas, que não só orientam nossas ações, mas também ajudam a antecipar tendências e apoiam a tomada de decisões, além de garantir que o Departamento de Marketing se torne um agente essencial para o desenvolvimento de soluções inovadoras”, reforça Maysa.

A nova Gerente de Marketing da Link-Belt América Latina vai responder diretamente ao Diretor-Geral da Link-Belt Brasil e América Latina, Matheus Fernandes, e diz que está entusiasmada com a oportunidade.

“Espero colaborar com minha equipe para transformar dados em insights valiosos, que nos ajudem a tomar decisões informadas e consolidar nossa liderança no mercado de escavadeiras. Minha expectativa é criar uma cultura de inovação e excelência, promovendo um ambiente onde todos possam contribuir de forma significativa para o crescimento da marca e a construção de relacionamentos duradouros com nossos distribuidores e clientes”, conclui.

LBX CompanyA matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA), e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais. Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.

Link-Belt Latin AmericaAs escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.

LBX do Brasil
OS2 Comunicação

SUMITOMO CHEMICAL APRESENTA SOLUÇÕES PARA A SAFRA GOIANA NA TECNOSHOW COMIGO PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS EM SEU ESTANDE

Companhia completa 50 anos no Brasil, assim como a Cooperativa Comigo, e apresenta sua campanha “Agricultura nos Une” aos visitantes da feira.

A campanha Agricultura Nos Une está integrada ao estande na feira, onde a empresa compartilha um pouco da sua história em uma linha do tempo.

Maior feira agropecuária do estado de Goiás, a Tecnoshow Comigo terá as principais soluções da Sumitomo Chemical, empresa global referência no desenvolvimento de moléculas e formulações para o campo. O evento realizado pela Cooperativa Comigo acontece de 7 a 11 de abril, em Rio Verde (GO), e reunirá novidades para os produtores continuarem explorando o máximo potencial produtivo das lavouras.

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou crescimento de 14,2% na produção total de grãos em Goiás, chegando a 34,5 milhões de toneladas, com destaque para soja, milho e feijão. A soja, inclusive, é estimada em 20,2 milhões de toneladas, alta de 20,1% em relação à safra anterior. Já o milho safrinha deve ultrapassar 10,6 milhões de toneladas, um aumento de 7,5% em comparação à safra passada.

“É um prazer celebrar este ano os 50 anos da Sumitomo Chemical no Brasil, assim como a Comigo. Com união, continuamos a fortalecer a excelência, inovação e sustentabilidade na produção de alimentos, construindo um futuro próspero para as próximas gerações”, afirmou Luciano Jaloto, diretor de Marketing da Sumitomo do Brasil. “O trabalho da cooperativa tem sido essencial para o avanço do agronegócio”, completa.

O compromisso da empresa com o produtor impulsionou a apresentação da sua primeira campanha institucional “Agricultura nos Une”, lançada oficialmente este ano. No estande da Sumitomo Chemical é apresentado todo um conceito que reúne os valores da companhia japonesa para o sucesso do agricultor, atendendo suas necessidades e buscando o desenvolvimento sustentável no segmento.

Ativações

A campanha está integrada ao estande na feira, onde a empresa compartilha um pouco da sua história em uma linha do tempo e um espaço instagramável para que os visitantes tirem e ganhem fotos de presente. O espaço também conta com o Rancho Agricultura nos Une, um ambiente exclusivo para troca de conhecimentos e apresentação de benefícios e resultados das soluções e dos lançamentos da safra 2025/2026, incluindo um jogo em realidade aumentada. Também será possível observar o desenvolvimento das raízes das plantas de soja por meio de vasos rizotron, ferramentas que facilitam o entendimento sobre o desenvolvimento radicular das plantas.

Em uma tela LCD interativa, o público poderá explorar, por meio de contato direto, as pragas, doenças e plantas daninhas que afetam a produtividade das lavouras de soja e milho, além de descobrir como as soluções da Sumitomo Chemical podem ser eficazes no manejo.

Soluções que são referências

A empresa, que tem mais de 100 anos de história na agricultura mundial, lança soluções inovadoras na Tecnoshow Comigo, como o ZethaMaxx EVO®, herbicida pré-emergente com formulação única em três modos de ação distintos: inibidor de enzima acetolactato sintase (ALS), protox e divisão celular. A solução tem efeito de controle residual ampliado, contribuindo para menor matocompetição durante o estabelecimento de culturas como soja, milho, feijão e algodão.

Kaiso Max®, inseticida com duplo mecanismo de ação contra sugadores - choque com um residual prolongado -, é outro lançamento na feira, sendo eficaz contra ampla gama de pragas, destaque para percevejos. O produto tem registro para milho, soja e cana-de-açúcar.

O fungicida Excalia Max®, que o produtor goiano já conhece para soja, chega agora para o milho. A formulação tem uma combinação única contendo indiflin, ingrediente ativo desenvolvido originalmente pela Sumitomo Chemical, associado ao tebuconazol. A formulação inovadora se destaca como a melhor escolha para o programa de manejo de doenças, proporcionando eficiente controle do complexo de doenças, manejo de resistência, seletividade e manutenção do potencial produtivo da soja e do milho. O Excalia Max® tem mais de 5 milhões de hectares de soja tratados no Brasil desde o seu lançamento há três safras.

A Sumitomo Chemical apresenta ainda para o algodão o fungicida Pladius®, que visa o controle da ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines). Considerada a principal doença fúngica foliar do algodoeiro, a praga pode provocar redução de 35% na produtividade e, em situações extremas, saltar para 70% de acordo com pesquisadores da Embrapa Algodão.

Além deles, o público da feira conhecerá mais da referência para o tratamento de sementes Aveo® EZ, que cria uma simbiose com as raízes, formando um biofilme que protege do ataque de nematoides (vermes que ficam no solo). A solução biológica produz substâncias que causam paralisia dos nematoides nos estágios juvenis, diminui a reprodução e, assim, reduz o ataque e a população nas próximas safras.

Com o objetivo de estimular um solo com mais sustentabilidade, a Sumitomo Chemical apresenta as soluções MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx®, voltadas para melhorar a qualidade biológica, promovendo maior longevidade, saúde e qualidade.

O estande na Tecnoshow Comigo também conta com os Programas Inteligentes de Manejo Fisiológico Soja+ e Milho+, que trazem recomendações técnicas personalizadas para cada cultura no manejo de florada, maturação e colheita. Esses programas são formados por um portfólio robusto, com produtos sustentáveis para a arquitetura ideal de plantas e ganho expressivo de produtividade.

Sumitomo Chemical Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas de pesquisa e desenvolvimento de soluções para o campo no mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 34 mil funcionários. Na América Latina, a companhia opera com soluções para a agricultura e saúde ambiental, com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP), um centro de inovação e uma fábrica, ambos em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. É signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030

Sumitomo Chemical
PG1 Comunicação

RIO BOAT SHOW TERÁ EMBARCAÇÕES A PARTIR DE R$ 97 MIL

Maior evento náutico outdoor da América Latina, o Rio Boat Show 2025 terá uma série de atrativos para toda a família, com destaque a barcos e jets de entrada ideais para quem deseja comprar a sua primeira embarcação.

As embarcações de entrada, de até 26 pés, são a maioria no Brasil e representam 66% do total de barcos de todos os tamanhos, segundo dados da Associação Náutica Brasileira (Acobar). São mais de 725 mil embarcações de esporte e recreio desse porte registradas no país – e a região sudeste é a que concentra aproximadamente 50% desta frota. O Rio Boat Show 2025 apresentará uma seleção de barcos e jets a partir de R$ 97 mil. São opções compactas e eficientes, que reúnem design, tecnologia e navegabilidade com excelente custo-benefício. O evento, o maior outdoor da América Latina, acontece de 26 de abril a 04 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e deve reunir mais de 33 mil visitantes. Além da visita e do suporte dos fabricantes, haverá embarcações disponíveis para test-drive e condições especiais para a aquisição.

“Com o potencial do Brasil para a náutica de lazer, temos observado um movimento muito claro de novos consumidores em busca de sua primeira embarcação, especialmente famílias e jovens que passaram a valorizar o contato com a natureza e a liberdade de navegar. É por isso que os modelos de entrada têm ganhado tanto protagonismo e são cobiçados por quem deseja entrar no universo náutico. O Rio Boat Show é o melhor ponto de partida para quem quer se conectar com esse estilo de vida e adquirir um barco ou jet com condições especiais”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.

Em termos de condições facilitadas para aquisição, o evento também contará com exposição de empresas especializadas em serviços como consórcios e compra compartilhada.

Alguns dos modelos de entrada que estarão em exibição no Rio Boat Show 2025

Barcos

V195 Comfort New

V195 Comfort New, da Ventura - O barco de 19,5 pés será apresentado pela primeira vez no Rio Boat Show. Seus principais diferenciais são assento do copiloto rebatível, fechamento frontal de para-brisa, chuveiro de popa, caixa de âncora, lixeira embutida e pia com porta copos. O modelo será comercializado com motores de 90 a 115 hp. Valor: a partir de R$ 149.990,00.

Coral 21

Coral 21, da Coral - A lancha de 21 pés tem proa aberta, para-brisa de vidro, sistema elétrico completo, além de estofamento, pia em fibra de vidro no convés, compartimentos sobre os divãs da proa, entre outros diferenciais que garantem boa navegabilidade com preço atrativo. A motorização é de 90 a 150 hp. Valor: a partir de R$ 158 mil.

SLR 260 Fusion

SLR 260 Fusion, da Ross Mariner - A lancha de 26 pés, nas versões cabinada e aberta, tem 8,08 metros de comprimento e um motor centro de 250 a 300 hp, o que garante mais espaço na plataforma de popa para quem quer curtir com a família. Seus principais diferenciais são a esportividade e o luxo agregados, bem como o design imponente. Valor: a partir de R$ 329 mil.

Z260 Open

Z260 Open, da Azov - A lancha de 27,6 pés tem como diferencial a navegabilidade com muito espaço útil para convivência e lazer. É a única de sua categoria com 2,80 metros de boca, o que confere estabilidade sem o uso de flaps. Tem motorização de 250 a 300 hp. Valor: a partir de R$ 416 mil.

JETs

SuperJet

SuperJet, da Yamaha - O modelo Stand-up da Yamaha é um jet com L-Mode, modo destinado a iniciantes. Esse recurso permite maior controle e segurança, pois limita o desempenho do motor para que não atinja sua velocidade máxima. Equipado com o motor TR-1® de 3 cilindros e 4 tempos da Yamaha, é um jet compacto e leve, que oferece acelerações emocionantes. Além disso, seu casco foi projetado para maior estabilidade estática e dinâmicas. Valor: a partir de R$ 97.348,00.

Orca Performance by Taiga

Orca Performance by Taiga, da Ventura - Primeiro jet 100% elétrico do Brasil, esse modelo tem motor com potência de até 120 kW, autonomia para duas horas de uso e velocidade de até 100 km/h (62 mph). Com as propriedades de amortecimento suave do seu novo casco, o Orca Performance oferece um passeio suave e silencioso, bem como garante zero emissões de poluentes, além de nenhum ruído ou cheiro. Valor: a partir de R$ 149 mil.

Serviço
Rio Boat Show 2025
De 26 de abril a 4 de maio
Marina da Glória - Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro.
Horários: das 15h às 22h nos dias 26, 28, 29, 30/04 e 02/05. Das 13h às 22h nos dias 27/04, 01/05 e 03/05. Das 13h às 21h no dia 04/05.
Ingressos: https://rioboatshow.com.br - Quanto: R$ 100,00
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficialwww.nautica.com.br, 
@revistanautica e youtube.com/@canalnautica

Calendário dos Boat Shows no Brasil em 2025

  • Rio Boat Show: de 26 de abril a 4 de maio
  • Marina Itajaí Boat Show: de 3 a 6 de julho
  • Brasília Boat Show: de 13 a 17 de agosto
  • São Paulo Boat Show: de 18 a 23 de setembro
  • Salvador Boat Show: de 30 de outubro a 2 de novembro
  • Foz Internacional Boat Show: de 27 a 30 de novembro
Grupo Náutica
Rotas Comunicação

sexta-feira, 4 de abril de 2025

TÁ NA MODA. TÁ? Por Marli Gonçalves*

Tem tanta coisa “na moda” que a gente fica até atordoado, principalmente se tem uma invocação pessoal quanto ao termo que parece sugerir a obrigação de seguir o que ditam, seja por alguém, ou por alguéns,  e esse mundo agora tá cheio deles: especialmente os que ganham com isso para lançá-las e depois mudar, trocar, tudo no tilintar de moedas.

Quando a gente fala em moda rapidamente se pensa mais em roupas, no vestir, mas abrange muito mais do que isso e se refere a algo que está acontecendo bastante, sendo comentado, se tornando um costume. Daí essa miríade de influenciadores, batalhões de toda sorte e temas nas redes sociais, com dancinha e sem dancinha, buscarem moldar coisas, hábitos, até decisões, como se testassem a sanidade geral.

A próxima semana começa a São Paulo Fashion Week, Outono/Inverno 2026; na moda tudo se adianta. A cidade vira um desfile, e os locais de desfiles, desfiles de pessoas “na moda”, seja o que entendem por isso. É até divertido ver a imaginação brotando, e também nas passarelas, cada dia mais tomadas pelos tais conceitos, alguns bem estranhos e muitos que nunca chegarão às ruas, até para o bem de nossos olhos. Os estilistas e produtores investem em shows, convites para famosos vestirem suas criações, estarem nas primeiras filas, e cada vez mais diversidade. Diversidade de tudo, mas de tudo mesmo, gêneros, sexual, corpos, idade, raças, tamanhos, alturas, medidas, cabelos, posturas. Acabou a exclusividade das e dos modelos profissionais. A coisa está a cada ano numa velocidade impressionante. Gostaria muito que toda essa coragem realmente existisse aqui fora, traria variedade e, enfim, liberdade.

Mas qualquer passeio batendo pernas para ver vitrines revela que ainda não é bem assim nem na vida nem no comércio, e que no geral a mesmice e caretice impera, o que é aceito, social, e claro, o que é mais barato, popular, acessível, porque os preços das roupas-conceito são para poucos, bem poucos, mais ainda nas grifes de luxo, e estas apresentam verdadeiras obras de arte em criações únicas. A moda precisa ser entendida como libertação, como mostra de personalidade, e será a mistura do possível para cada um o que acabará vingando, com todos se sentindo únicos, sem essa de seguir manadas. Já está acontecendo, de alguma forma.

Minha previsão. Como dizia, muita coisa “tá na moda”, além de estilos pessoais. Uma que inclusive pode aumentar a ansiedade geral além de divertir é essa: as previsões. As do tempo, nesse momento quase neurótico que passamos a viver com as crises climáticas, tomam a frente. Vai chover, cuidado. Faz Sol. Nada de chuva - e na tarde tempestades deixam a todos encharcados, paralisados, afundados.

Previsões econômicas parecem jogos de futebol de tantos chutes, já que dependem de tantos referenciais absurdamente intangíveis. Previsões políticas, especialmente inseguras em um país como nosso. Está até engraçado acompanhar as previsões mundiais, quanto tempo o Trump nos infernizará a todos, por exemplo, quanto resistirá.

Prever, tudo, esse poder que todos adoraríamos ter, mas que depende de tantos dons e fatores. E o que faz com que todos os temas – dos mais bobos aos mais sérios – acabem virando debates, discussões, apostas, nas conversas, ou que logo acabarão nas bolsas do mundo inteiro e nessas empresas, as bets, que infestam o mercado.

Pode apostar. Tá na moda. Aliás, como tudo é moda, faça a sua. Aposta e moda.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


CADA HISTÓRIA!!! (4). Por chicolelis*

Seu nome, senhor? (pergunta a recepcionista do hotel).
Aleno Gouveia!
Como senhor?

Aleno Gouveia, respondia ele já sabendo que alguém teria que ajudar a moça a entender que o nome dele era Heleno Gouveia, mas que ele não conseguia pronunciar. Esclarecida essa questão, Heleno ria muito com quem o socorrera naquele episódio.

Mas não pensem que Heleno ficava chateado com aquilo, ele até se divertia, como fui testemunha e “tradutor” em várias viagens que fizemos juntos, para lançamentos aqui no Brasil e no exterior.

Heleno Gouveia

Era como hoje se diz, “um querido” da turma. Sempre bem humorado, pronto para ajudar quem precisasse e em busca de antiguidades que pudessem ampliar a enorme coleção  que tinha em sua casa, no Recife.

Em uma dessas viagens, a Paris, me chamou de lado e pediu que o acompanhasse a um antiquário ali perto do hotel. Ele buscava por luminárias romanas, que iluminam a “cidade luz”, como Paris é conhecida.

O vendedor, solicito, apontou para algumas peças que havia na loja. Heleno olhou com atenção e me disse: "vamos embora, as luminárias que tenho lá em casa estão em melhor estado de conservação que todas essas aqui".

Fiquei surpreso e falei brincando que não era possível. Rindo, ele disse que um dia me convidaria para conhecer sua casa, que era tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. Esse episódio aconteceu durante a viagem à França, onde apresentamos o Vectra V6 (que nunca foi lançado no Brasil) para a imprensa brasileira, com um belo passeio até o Vale do Loir (história contada na coluna anterior).

Algum tempo depois visitei Recife e fui à casa dele, um verdadeiro museu, repleta  de antiguidades e vi que ele tinha razão quando criticou as peças vistas no antiquário de Paris.

Pois bem, que era Heleno Gouveia? Era é dono do Diário da Manhã, fundado em 1927, que ele assumiu em 1962. Uma curiosidade do jornal é que ele era colado em postes da cidade do Recife, coisa que não mais acontece porque, em um determinado ano, o  então prefeito da cidade estipulou multa de R$ 5 mil, para cada jornal colado a um dos postes da cidade.

Mais uma curiosidade do jornal, segundo Beatriz Gouveia, hoje sua diretora, é que o Diário da Manhã era o único jornal de grande cidade no País, ainda tipográfico, em 1998. Em 2000 passou a ser online, sendo impresso somente quando algum anunciante necessite que seja assim.

Era extremamente criativo. Quando alguém disse a ele que a Kombi branca usada pelos funcionários para distribuir o jornal pelos postes, estava com péssimo aspecto, ele não teve dúvida. Comprou uma boa quantidade de cal, entregou algumas brochas para os funcionários e falou para que o veículo fosse pintado para “ficar bonito” como era quando novo.

Cansado de perder tempo no trânsito de Recife e sem ter a certeza de conseguir acessar os locais onde precisava entrar Heleno, me contou que comprou um Monza e o colocou na “praça” como táxi exclusivo, para ele e sua esposa, dona Benita, hoje com 90 anos. Heleno nos deixou em 2002.

A draga rejeitada

A casa de Heleno é tombada pelo Patrimônio Histórico e isso faz com que uma área em volta dela tenha que ser igualmente preservada. Acontece que, um dia, alguém  emitiu uma ordem para se fazer uma correção no curso do rio Capibaribe. Uma obra dentro da área de proteção da casa de Heleno,  estabelecida pelo Patrimônio.

Então “Aleno” foi para os fundos da casa, de arma em punho (ele me contou que era uma espingarda que nem munição tinha) e ameaçou os funcionários que operavam a draga: “se vocês continuarem, eu atiro. Vocês estão em área protegida pelo Patrimônio”.

Não precisou falar duas vezes!

Em outra ocasião, andando de carro pela orla do Recife, deu por falta de um prédio que tinha em determinada praia, e queria mostra-lo para alguém que estava junto com ele. Mas não viu imóvel.

Chegando na sua casa falou para a  filha Beatriz, que hoje dirige o jornal, que o prédio havia sumido. Ao que ela respondeu que havia mandado fazer uma reforma, porque ele estava com aparência muito feia.

Ele ficou muito bravo e ameaçou processá-la, mas ela argumentou que o referido prédio já estava em seu nome e ela fez o que achava que deveria fazer.

No Clube Med

Durante o lançamento do Kadett (o meu primeiro como gerente de Imprensa da GM), no Clube Medi do Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ) em 1989,  “Aleno” foi um dos principais atores de uma “peça” criada para brincar com os GOs (Gentil Organisateur) do resort.

Vestindo uma peça de banho semelhante àquelas usadas no início do século passado, destacou-se dançando com grande desenvoltura, apesar dos seus mais de 100 kg.

Esse era o “Aleno” Gouveia, querido por toda comunidade do setor automobilístico, jornalistas e representantes das fábricas.

Só um adendo: os Gos não gostaram da brincadeira e a “peça” teve que ser interrompida já que a iluminação do anfiteatro do Club Medi foi misteriosamente desligada.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

REVO ANUNCIA VOOS PARA CAMPOS DO JORDÃO NO FERIADO

Para celebrar os feriados de abril e maio, a Revo - referência em mobilidade aérea de alto padrão - apresenta uma nova rota para quem deseja aproveitar os próximos feriados em Campos do Jordão. 

A operação fica disponível na véspera de Sexta-Feira Santa (17 de abril) até o Dia do Trabalho (1º de maio). Os voos partem ou têm como destino o heliponto na Avenida Faria Lima (Internacional Plaza II), principal centro financeiro da cidade, até o heliponto Hotel Campos do Jordão (SICH).

Conhecida como “Suíça brasileira” devido a sua semelhança geográfica, climática e arquitetônica com o país europeu, Campos do Jordão é a cidade mais alta do Brasil e um dos principais destinos de inverno. Localizada a 170 km de São Paulo, o trajeto feito de helicóptero tem duração aproximada de 45 minutos, enquanto realizado de carro pode facilmente ultrapassar as três horas, principalmente em datas de maior movimento como os feriados.

Para esta rota exclusiva de Páscoa, é necessário realizar a reserva na modalidade full cabin (cabine completa). O fretamento da aeronave H135, da Airbus, com capacidade para cinco pessoas, custa 33.000 reais. Já o modelo H155, com oito lugares, está disponível por 37.000 reais. As reservas são feitas sob demanda e diretamente com o concierge Revo - via email: concierge@flyrevo.com, e/ou pelo WhatsApp (11) 97534-0962, e são sujeitas a disponibilidade.

“Campos do Jordão é conhecida especialmente por suas paisagens deslumbrantes. A Revo chega para conectar esse destino especial com conforto, segurança e praticidade. Estamos felizes em proporcionar essa experiência aos nossos clientes, oferecendo uma alternativa rápida para quem deseja sair da capital de forma única durante os feriados e aproveitar cada momento”, afirma Patricia Dib, Diretora de Marketing da Revo.

Conexão segura pelos ares

Com helicópteros bimotores e sempre com dupla tripulação a bordo, a Revo opera com rotas fixas que conectam a Faria Lima e o Cidade Jardim ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, Alphaville e Fazenda Boa Vista, com os mais altos padrões de segurança e conforto do setor. Com modelo inédito no mercado, a empresa oferece reservas de assentos únicos, múltiplos ou o fretamento completo da cabine. Além disso, a Revo dispõe de um serviço personalizado porta a porta por meio de carros executivos e despacho de bagagem - via terrestre - nos voos para Guarulhos.

A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), controlador da Omni Táxi Aéreo (OTA), líder em transporte aéreo offshore na América Latina e que atua no Brasil há mais de 25 anos. A OTA tem uma frota de cerca de 90 helicópteros, que realiza mais de 1.500 voos semanais. Anualmente, mais de 750.000 passageiros são transportados pela companhia.

Revo - Lançada em agosto de 2023, a Revo opera atualmente com rotas a partir de São Paulo. Com foco no público de alta renda, a entrega da Revo tem alguns diferenciais como serviço único e exclusivo, transporte terrestre em carros executivos, lounges e hosts exclusivos, plataforma de tecnologia proprietária com inteligência artificial - reserva via app, site ou concierge - helicópteros bimotores, tripulação dupla e o mais alto padrão de segurança no setor. A Revo pertence ao grupo multinacional de origem portuguesa Omni Helicopters International (OHI), que é líder em soluções de mobilidade aérea na América Latina. Sua frota de cerca de 90 helicópteros realiza mais de 1 500 voos semanais e transporta em segurança mais de 750 000 passageiros por ano. No Brasil, a OHI é detentora da Omni Táxi Aéreo, que opera há mais de 25 anos. 

Revo 
NOVA PR

quarta-feira, 2 de abril de 2025

DOMICÍLIOS BRASILEIROS DESCARTAM CERCA DE 4 MILHÕES DE TONELADAS DE RESÍDUOS TÊXTEIS A CADA ANO

Levantamento inédito da consultoria internacional S2F Partners mostra que cada residência descartou, na média, 44 kg de roupas e calçados em 2024.

Foto: pensamentoverde.com.br

Todos os anos, a Organização das Nações Unidas promove o Dia Internacional do Desperdício Zero e o tema para 2025 é a redução de poluição por resíduos no setor Fashion e Têxtil. Dados inéditos da consultoria internacional S2F Partners, boutique especializada em gestão de resíduos e economia circular, mostram que os domicílios brasileiros descartam cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis a cada ano.

De acordo com o levantamento, cada residência descartou, na média, 44 kg de roupas e calçados em 2024. Sendo que o maior descarte por domicílio foi na região Nordeste com 47 kg por moradia no ano. E o menor descarte na região Sul com 35 kg por domicílio.

Considerando o universo total de resíduos, cada brasileiro descartou, em média, cerca de 382 kg de materiais, em 2023. Os resíduos secos representam 33,6%, enquanto a fração orgânica totaliza 45,3%. Os resíduos têxteis, couros e borrachas representam 5,6%, cerca de 4,6 milhões ton/ano.

“Ao contrário de outros segmentos que estão encaminhados no processo da coleta seletiva, o setor têxtil precisa incorporar alguma iniciativa nesse sentido. Há ainda muitos desafios diante das características desse tipo de resíduo, como o tempo de decomposição de alguns tecidos, que podem levar de cinco a dez anos, e outros que podem demorar centenas de anos para se decompor”, avalia Carlos Silva Filho, sócio da S2F Partners e membro do Conselho da ONU para temas de resíduos.

Os dados estimados pela S2F Partners apontam que as regiões Sudeste e Norte estão entre as que mais se desfazem desse de material, com 1,73 milhão ton/ano e 1,15 milhão ton/ano. As que menos descartam são as regiões Centro-Oeste, com 280 mil ton/ano, Norte, com 360 mil ton/ano e ⁠Sul, com 480 mil ton/ano.

Cenário internacional

 No âmbito mundial, em 2023, a geração de resíduos têxteis registrou 92 milhões de toneladas. A cada segundo, um caminhão de lixo de têxteis - como roupas, calçados, roupas de cama e cortinas - é encaminhado para unidades de disposição final.

Estima-se que o setor têxtil seja responsável por algo entre 2% e 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, e consome 215 trilhões de litros de água por ano, o equivalente a 86 milhões de piscinas olímpicas. “A fast fashion está levando as pessoas a comprar mais, mas usar por menos tempo, com um custo de US$ 460 bilhões por ano. Enquanto isso, menos de 1% do material das roupas é reciclado e transformado em novos itens”, observa o membro do Conselho da ONU para temas de resíduos.

“A falta de conscientização para reduzir a geração de resíduos e o melhor reaproveitamento dos materiais gerados são questões ainda em evolução no setor de resíduos no País. No entanto, quando se observa a quantidade de resíduo têxtil descartado nos lares, acende-se a luz vermelha de que é necessário pensar em ações prioritárias de sustentabilidade na linha de produção e no mundo da moda, agregando materiais e processos com mais possibilidades de estender a vida útil e viabilizar o reaproveitamento, mas também uma forma de consumir de forma mais consciente, assim como atuação do poder público de forma a regular o descarte correto desses materiais, sempre com a tentativa máxima reutilização”, diz Carlos, que também é presidente honorário da ISWA, entidade internacional de resíduos sólidos.

S2F Partners

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Clara H. Costa Acciarto
claraheloisa@hotmail.com