quarta-feira, 23 de abril de 2025

SELL AGRO APRESENTA NOVIDADES EM ADJUVANTES DURANTE A MAIOR FEIRA AGRÍCOLA DA AMÉRICA LATINA

Foto: Shutterstock | Divulgação Sell Agro

Estreante na Agrishow, que acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), evento que reúne os principais players da cadeia produtiva do campo na América Latina, a Sell Agro, especialista em formulações de alta performance e tecnologia de aplicação, apresenta na ocasião novidades em adjuvantes. Este é um mercado que tem crescido a cada ano no Brasil e demandado cada vez mais o desenvolvimento de novos produtos que atendam as necessidades dos produtores rurais.

Segundo pesquisa mais recente divulgada pela FarmTrak da Kynetec Brasil, o comércio desses produtos no País movimentou em 2023, R$ 2,9 bilhões, quadruplicando as vendas em nove safras desde 2015, quando o total foi de R$ 734 milhões. Também de acordo com o estudo, a soja liderou a demanda com R$ 1,6 bilhão (56% do total). O milho ficou em segundo lugar com R$ 522 milhões (18%).

Diante dessas oportunidades e de um cenário promissor, a Sell Agro optou por fazer parte das mais de 800 marcas expositoras da Agrishow. A ideia, segundo Leandro Viegas, CEO da empresa, é mostrar a importância da tecnologia presente nos adjuvantes e como os produtores podem se beneficiar deles. O uso desses insumos à calda dos defensivos melhora a qualidade da solução e o tratamento da lavoura, potencializando o espalhamento e a aderência, além de favorecer sua absorção pela planta, aumentando a eficiência da operação.

Durante a feira, os visitantes poderão saber mais sobre esse assunto e também detalhes sobre toda a linha de produtos da empresa, com destaque para as novidades, Oleum Sell e o Olivum. “Esses novos adjuvantes reforçam nosso compromisso com a produtividade no campo e a sustentabilidade nas lavouras”, diz o executivo.

Leandro Viegas | Foto: Sergio Simões - Divulgação Sell Agro

O Oleum Sell, um óleo mineral de alta pureza, isento de enxofre, aromáticos e nafta, que atua diretamente na penetração dos defensivos agrícolas na camada cerosa das folhas. Seu diferencial está na formulação moderna, que promove uma distribuição mais uniforme da calda, reduz perdas por evaporação e melhora significativamente a absorção dos princípios ativos pela planta. “Falamos de um adjuvante que oferece maior estabilidade e compatibilidade com diferentes tipos de formulações, garantindo uma aplicação mais eficiente e sem surpresas no tanque”, explica Viegas.

Já o Olivum é um óleo vegetal biodegradável, composto por uma alta concentração de surfactantes naturais que intensificam o espalhamento e a adesão das gotas sobre as folhas, minimizando perdas por escorrimento e lavagem pela chuva. Seu uso potencializa a absorção de nutrientes e princípios ativos, além de ser uma alternativa sustentável para produtores que buscam desempenho aliado ao respeito ambiental. “Olivum entrega resultados práticos no campo e está alinhado com a crescente demanda por tecnologias verdes e responsáveis”, explica o CEO da Sell Agro.

Agrishow

Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação é reconhecida como o principal palco para o lançamento de tendências, tecnologias e inovações do setor. Caminhando para sua 30ª edição, a feira reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, e atrai um público altamente qualificado, formado por produtores, técnicos, pesquisadores e empresários do setor.

Na edição de 2024, o evento contou com mais de 800 marcas expositoras e 195 mil visitantes, em uma área de 520 mil m², o que movimentou bilhões em negócios e fortaleceu o Brasil como protagonista do agronegócio. Para este ano a expectativa é ainda maior. “A Sell Agro tem se posicionado nos últimos anos como uma empresa referência em adjuvantes no Brasil. E por isso, sem dúvida, é fundamental estarmos no maior evento do agronegócio na América Latina, levando informação, conhecimento, novas tecnologias e networking”, completa Viegas.

Serviço
Agrishow
De 28 de abril a 2 de maio de 2025
Rod. Pref. Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Localização do Estande Sell Agro
Av. F, esquina com a Rua 14, na Arena de Soluções Agro 2, estande PS-10

Sell Agro
Ruralpress

TECNOVIDRO AMPLIA CAPACIDADE PRODUTIVA COM INVESTIMENTOS DE R$ 30 MILHÕES E PROJETA CRESCIMENTO NO MERCADO AGRÍCOLA

A partir de agosto, empresa da Serra Gaúcha, terá linha completa de vidros para indústria de máquinas agrícolas e linha amarela.

Referência no setor vidreiro, a farroupilhense Tecnovidro está reforçando sua posição no mercado com investimentos de cerca de R$ 30 milhões, e uma projeção de crescimento. Desde 2021, a empresa vem ampliando a capacidade produtiva com a fabricação de vidros temperados voltados exclusivamente para o segmento de máquinas agrícolas, tratores e toda a linha amarela.

Para atender essa demanda, já investiu R$ 22 milhões na unidade fabril nos últimos quatro anos — e está aportando mais R$ 8 milhões no primeiro semestre de 2025 na aquisição de uma máquina chinesa para produzir vidros temperados de dupla curvatura.

A partir da expansão, a capacidade saltará dos atuais 35 mil m² para 50 mil m² de vidros mensais. A expectativa é de incrementar o faturamento em R$ 12,5 milhões já no próximo ano, e alcançar um crescimento anual de 10% até 2030.

De acordo com Marco De Bastiani, diretor-presidente da Tecnovidro, o objetivo é ampliar a atuação no setor de cabines agrícolas e de máquinas pesadas, oferecendo soluções que atendam um mercado cada vez mais exigente. “A nova linha complementa o nosso portfólio, permitindo oferecer um mix completo de produtos, o que consolida a Tecnovidro como uma das principais fabricantes do setor no Brasil”, explica.

A estratégia reforça o compromisso da empresa em fornecer componentes que aliam segurança, durabilidade e tecnologia ao agronegócio brasileiro. “Por meio de investimentos e inovação, consolidamos nossa parceria com fabricantes de equipamentos agrícolas e máquinas pesadas, contribuindo para o avanço tecnológico do setor”, destaca Bastiani.

Além disso, a empresa marca presença em projetos estratégicos, como no fornecimento de vidros para a Marcopolo Rail – uma das principais produtoras metroferroviárias no Brasil e América Latina. Os vidros da Tecnovidro integram composições exportadas recentemente à Los Ferrocarriles del Estado (EFE), responsável pela gestão da rede ferroviária do Chile, e no Trem dos Pampas, uma rota turística em Santana do Livramento-RS.

Tecnovidro - Fundada em 1986 em Farroupilha-RS, a Tecnovidro é especializada na produção de vidros de segurança para veículos pesados, máquinas agrícolas e equipamentos especiais. Com 270 colaboradores e capacidade para produzir 50 mil m² de vidros automotivos mensais, a Tecnovidro se consolida como líder no segmento.

Tecnovidro
Critério

DIEGO FREITAS É O NOVO CHIEF INFORMATION SECURITY OFFICER DA ZUP

Diego Freitas

A Zup, empresa de tecnologia do grupo Itaú Unibanco, anuncia a chegada de Diego Freitas como seu novo Chief Information Security Officer (CISO). Com uma trajetória consolidada de mais de 20 anos no setor de cibersegurança, Diego assume o desafio de evoluir a governança e as estratégias de segurança da informação da empresa, o que inclui a StackSpot AI, sua plataforma multiagentes para o ciclo de desenvolvimento de software.

Especialista na área, Diego construiu uma carreira sólida com passagens por grandes empresas do mercado. Durante 15 anos na KPMG, foi responsável por projetos de estratégia de segurança, gestão de riscos e conformidade e segurança ofensiva, chegando à posição de sócio e líder da prática de defesa cibernética. Em seguida, ingressou no Banco Santander, onde por dois anos comandou a operação de segurança da instituição no Brasil.

Mais recentemente, Diego atuou na SEK, uma das mais relevantes empresas pure player de cibersegurança da América Latina. Lá, esteve à frente de projetos voltados à transformação digital, serviços gerenciados, segurança ofensiva e desenvolvimento de produtos, contribuindo para a evolução das soluções de proteção digital do mercado.

Agora, na Zup, o executivo traz sua expertise para robustecer ainda mais a maturidade da segurança da informação, mirando os planos futuros da empresa. “Estou muito feliz em me tornar um zupper e contribuir para o fortalecimento da segurança da companhia. Nosso desafio é elevar a maturidade da área, garantindo que a Zup continue inovando e crescendo de forma segura e estratégica. A cibersegurança é um pilar essencial para a evolução digital e quero agregar valor para que possamos construir um ambiente cada vez mais resiliente e protegido", destaca Freitas.

Com essa nova liderança, a Zup reafirma seu compromisso com a segurança digital, garantindo que suas operações, produtos e serviços estejam preparados para o crescimento da empresa.

A Zup é uma empresa de tecnologia do grupo Itaú Unibanco capaz de criar, modernizar e evoluir sistemas seguros e escaláveis, impulsionando o crescimento de companhias em diversos setores através de seu produto único no mercado nacional, a StackSpot AI – uma plataforma multiagentes para desenvolvimento de software. Com a StackSpot AI, é possível criar, usar e compartilhar agentes inteligentes personalizados para o seu contexto em todo o ciclo de desenvolvimento de software. Combinando Inteligência Artificial e hipercontextualização, o time recebe respostas bem direcionadas, automatiza tarefas e gera resultados que impactam diretamente o negócio, com mais eficiência, qualidade e confiança

Zup
NR7 Full Cycle Agency

CRESCE DEMANDA POR BIOPLÁSTICO NO BRASIL

A Earth Renewable Technologies (ERT), empresa especializada na produção de bioplásticos compostáveis a partir de fontes renováveis, registrou aumento de 42% no volume comercializado no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2024, a alta acumulada foi de 235% sobre 2023, e a projeção da companhia indica um crescimento adicional de 107% neste ano. Os dados refletem o avanço consistente da demanda por soluções sustentáveis em setores como embalagens, bens de consumo e agronegócio, impulsionada por movimentos regulatórios, compromissos ESG e pressão por materiais menos agressivos ao meio ambiente.

A fábrica da ERT está localizada em Curitiba (PR) e possui capacidade instalada de 7 mil toneladas por ano, tornando a empresa a maior produtora de bioplásticos totalmente compostáveis da América Latina. Fundada nos Estados Unidos, a ERT atua com compostos derivados principalmente da cana-de-açúcar, fornecendo alternativas ao plástico convencional com foco em compostabilidade , desempenho técnico e viabilidade industrial. A companhia atende empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono e adotar práticas alinhadas à economia circular.

“O crescimento do mercado reforça a consolidação de uma nova matriz de consumo, alinhada a critérios ambientais. Nosso foco é combinar tecnologia e escala para atender essa demanda crescente com responsabilidade e eficiência”, afirma Kim Fabri, CEO da ERT. Segundo o executivo, o avanço nos números também reflete o amadurecimento do setor e o aumento da confiança da indústria nas propriedades técnicas dos bioplásticos.

Earth Renewable Technologies
Base Comunica

terça-feira, 22 de abril de 2025

PRIMEIRO DIA DA EXPOAPRAS REFORÇA COLABORAÇÃO ENTRE O SETOR SUPERMERCADISTA E O COOPERATIVISMO PARANAENSE

Foto: Rogério Machado | Divulgação ExpoApras

A ExpoApras 2025, uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil, iniciou nesta terça-feira, 22 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O evento, que se estende até o dia 24 de abril, deve gerar R$ 1 bilhão em negócios entre expositores e varejistas, representando um crescimento superior a 20% em comparação com a edição de 2024.

O evento é um reflexo da força do setor, que atende 1,8 milhão de clientes diariamente em mais de 25 mil lojas em todo o estado, além de gerar cerca de 550 mil empregos e registrar um faturamento superior a R$ 65 bilhões em 2024. “Somos um setor muito forte e essencial para a população, por isso, precisamos estar em constante evolução e aprimoramento. A feira traz condições para isso e ajuda a democratizar o setor, oferecendo oportunidades para o pequeno e o médio varejo também”, reforçou o presidente da Apras, Carlos Beal.

Somada a força do setor supermercadista, a feira reúne as cooperativas paranaenses. Segundo o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, o Espaço Paraná Cooperativo é uma oportunidade para que as 62 cooperativas do ramo agro mostrem sua força no varejo e possam realizar negócios com o setor supermercadista do Brasil. “As cooperativas agropecuárias do Paraná são responsáveis por mais de 60% da produção agrícola do estado e reúnem cerca de 330 mil produtores rurais, o que as torna essenciais para o abastecimento de supermercados e outros pontos de venda espalhados pelo estado e pelo país”, afirma.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, também destacou a importância do agro paranaense. “O Paraná é o supermercado do mundo. Além de alimentar a nossa gente, alimentamos esse País e ainda sobra para exportar para mais de 170 países. É uma produção fantástica”, disse Piana.

Em uma área de quase 25 mil metros quadrados, a ExpoApras 2025 possui mais de 450 marcas expositoras e espera receber cerca de 60 mil visitas.

ExpoApras 2025
WBC Comunicação

COM 100% DE ENERGIA GERADA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS, KOPPERT BRASIL SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

No último ano, empresa migrou sua matriz energética para o mercado livre, o que evitou a emissão de 224 toneladas de CO₂, o equivalente ao consumo de mais de 3.000 MWh de eletricidade e ao plantio de mais de 1.500 árvores

Koppert Brasi | Unidade Piracicaba - São Paulo

Desde junho de 2024, 100% da energia elétrica utilizada nas unidades de produção, distribuição e formulação da Koppert no Brasil foi gerada por fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH). Isso significa que não houve emissão de dióxido de carbono (CO₂) associada ao consumo de eletricidade na companhia durante o período — o gás é o principal responsável pelo aquecimento global e por acelerar as mudanças climáticas, segundo organizações internacionais.

Para ilustrar esse avanço, as três unidades de produção da Koppert no Brasil evitaram a emissão de 224 toneladas de CO₂, o equivalente ao consumo de mais de 3.000 MWh de energia elétrica. Esse impacto positivo corresponde ao plantio de aproximadamente 1.500 árvores em projetos de reflorestamento. A comprovação dessa conquista é feita por meio dos certificados I-REC, que asseguram a rastreabilidade da origem da energia consumida.

Com isso, as três unidades operacionais da empresa no Brasil eliminaram 100% das emissões de carbono relacionadas ao uso de energia elétrica em comparação com 2023 e início de 2024. “Ao migrarmos nossas operações para o mercado livre de energia, nos tornamos uma empresa carbono zero em relação ao consumo de energia elétrica. Esse passo reforça o compromisso da Koppert Brasil com a sustentabilidade e a inovação”, destaca Wesley Ibanes Padilha, coordenador de Manutenção da Koppert Brasil.

Além dos benefícios ambientais, a iniciativa também trouxe ganhos econômicos. “Registramos uma redução de cerca de 30% nos custos com energia elétrica. Ou seja, ao optar por fontes renováveis, estamos não apenas diminuindo nossa pegada ambiental, mas também otimizando nossos recursos”, completa Padilha.

A iniciativa soma-se às outras práticas sustentáveis adotadas pela Koppert em suas operações no Brasil e no exterior. A ação reforça o compromisso da empresa com soluções sustentáveis para a agricultura e o futuro do planeta, alinhando-se a princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), como “Vida Terrestre”, “Consumo e Produção Responsáveis” e “Inovação”. 

Mais informações podem ser consultadas no Relatório de Sustentabilidade da empresa, disponível em inglês.

A certificação

A metodologia utilizada para mensurar as emissões evitadas foi desenvolvida pela Raízen Power com base no GHG Protocol — principal padrão nacional e internacional para quantificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), validado pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). O estudo segue também o Programa Brasileiro GHG Protocol e está alinhado com as diretrizes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

Koppert

A Koppert, líder mundial em controle biológico, trabalha para agricultores em todo o mundo desde 1967, promovendo a sustentabilidade e a rentabilidade de cultivos, preservando a biodiversidade na agricultura, e contribuindo para sistemas alimentares mais seguros. Está presente no Brasil desde 2011 e, atualmente, conta com três modernas unidades de produção: a de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e as unidades de formulações e de macrobiológicos, que ficam na vizinha Charqueada, todas no estado de São Paulo.

A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec By Koppert.

A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, e é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e do Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país. Para saber mais, clique aqui e acesse o site.

Koppert Brasil

BARCO HIGHTECH: SOLUÇÕES INTELIGENTES SÃO APOSTAS DE FABRICANTE BRASILEIRO PARA AUTOMATIZAR 100% DAS EMBARCAÇÕES

Armatti 480 Sport Coupe

O conceito de automação inteligente tem revolucionado diversos setores, desde as casas conectadas até os automóveis de última geração. De acordo com um levantamento global do Mordor Intelligence, o mercado de casas inteligentes deve crescer a uma taxa de 25,3% ao ano até 2027, atingindo US$ 370,95 bilhões até 2029. Seguindo essa tendência, os "barcos inteligentes" surgem como a grande aposta da indústria náutica mundial. Segundo dados da Global Growth Insights, mais de 65% dos fabricantes de embarcações já investem na integração de tecnologia inteligente, incluindo rastreamento por GPS, paineis digitais e sistemas de navegação acionados por inteligência artificial (IA).

O estaleiro brasileiro Armatti Yachts já implementa algumas dessas soluções em seus modelos, como rastreamento por GPS e ancoragem via satélite, além de já ter desenvolvido um modelo com soluções que já utilizam equipamentos de última geração e alta tecnologia, como a IA, em pelo menos 90% da configuração do barco, sendo possível controlar iluminação, grill, plataforma de popa, altura das mesas e sistemas de som por meio de aplicativo ou comando de voz. A embarcação também envia alertas ao celular do proprietário, como luzes ou churrasqueira ligadas e oferece sugestões inteligentes, como, por exemplo, “a bateria está baixa, deseja desligar as luzes?”. Sensores também detectam risco de colisão e um radar informa a presença de outras embarcações nas proximidades, prevenindo acidentes.

Agora, a empresa pretende elevar esse nível de automação para um patamar ainda mais avançado, tornando suas embarcações 100% conectadas e controláveis remotamente. Porém, o grande desafio do estaleiro é a maresia. “Muitos equipamentos eletrônicos não são projetados para suportar o ambiente marítimo e estamos buscando soluções para garantir a durabilidade e a eficiência dessas tecnologias no mar", conta Fernando Assinato, CEO da Armatti Yachts.

A automação avançada de embarcações não é apenas uma comodidade, mas um diferencial que pode posicionar a empresa, bem como a indústria náutica brasileira, em um novo patamar global. "O mercado náutico brasileiro tem se tornado cada vez mais competitivo no cenário internacional e a adoção de tecnologias que facilitem a navegação já é uma demanda tanto de clientes brasileiros quanto internacionais. Nossa meta é implementar alta tecnologia e o uso da inteligência artificial em nossas embarcações nos próximos anos e alinhar a linha de produção da Armatti Yachts às inovações dos grandes players mundiais", finaliza.

A Armatti Yachts trouxe para o mercado náutico brasileiro um novo nível de qualidade de embarcações - e tem como desafio manter a tradição de qualidade e inovação além das linhas inconfundíveis da marca. Hoje a Armatti Yachts é composta por modelos entre 30 e 52 pés, atende ao mercado nacional e internacional e está constantemente implementando novos processos na construção das embarcações e nos materiais utilizados para garantir que o seu produto possa estar sempre à frente de seu tempo. Clique aqui para mais informações

Armatti Yachts
Rotas Comunicação

IGOR CALVET É O NOVO PRESIDENTE DA ANFAVEA E DO SINFAVEA

Igor Calvet. Foto: Lula Lopes - Divulgação Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) passa a ser presidida a partir desta terça-feira (22) por Igor Calvet, o 21º presidente da entidade fundada em 1956, e o primeiro na história sem qualquer ligação com uma das fabricantes associadas, numa inédita mudança do sistema de governança. Calvet sucede a Márcio de Lima Leite, que presidiu a ANFAVEA no triênio 2022 – 2025. Leite junta-se a outros 30 Vice-Presidentes na nova Diretoria da Associação, todos eles representando uma das 26 associadas.

Igor Calvet, 40 anos, já tem vivência na ANFAVEA, entidade da qual foi Diretor Executivo nos últimos 18 meses. Antes, atuou como Secretário no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Secretário Especial no Ministério da Economia e como Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acumulando conhecimento estratégico sobre o setor.

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Calvet é mestre em Ciências Políticas pela mesma instituição. Sua trajetória combina experiência no setor público e articulação institucional, atributos fundamentais para fortalecer a representatividade da ANFAVEA e contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.

“A ANFAVEA desempenha papel essencial para o Brasil, representando um setor que corresponde a 20% do PIB industrial e que gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos. O compromisso com a indústria automotiva e sua ampla transformação, com foco na produção local, competitividade, novas tecnologias e sustentabilidade, segue sendo a nossa prioridade, além de ampliar a nossa atuação em outros mercados. Junto aos interlocutores dos setores público e privado, sobretudo nossos fornecedores e distribuidores, seguiremos construindo a história de sucesso deste setor no Brasil”, discursou Calvet durante cerimônia de transição de Diretoria na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Calvet passa a ser Presidente também do braço sindical da entidade, o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (SINFAVEA).

ANFAVEA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores representa as fabricantes de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias instaladas no Brasil. Criada em 1956, a entidade tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor, estimular a inovação e contribuir para o crescimento econômico do país

ANFAVEA

SÃO PAULO OKTOBERFEST CONFIRMA DATAS E ANUNCIA PRÉ-VENDA EXCLUSIVA PARA CLIENTES BRADESCO

A São Paulo Oktoberfest, principal festival da cultura alemã de São Paulo, confirma sua 8ª edição no Parque Villa-Lobos entre 19 de setembro e 5 de outubro, e anuncia o início a partir desta terça-feira (22) da pré-venda exclusiva para clientes pessoa física do Bradesco dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras. O evento será realizado sempre às sextas, sábados e domingos, retomando seu formato com três finais de semana completos de celebração. O festival deste ano reforça seu protagonismo cultural e coincidirá simbolicamente com as datas da Oktoberfest de Munique, em uma conexão e sintonia direta com o evento original.

A pré-venda de ingressos exclusiva para clientes, pessoa física, dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras, acontece a partir de hoje, 22 de abril até 24 de abril às 10h, com desconto de 20% sobre todos os ingressos da modalidade inteira – de R$ 138,00 por R$ 110,40 – nas compras realizadas online por meio do website da São Paulo Oktoberfest (https://saopaulooktoberfest.com.br) ou na bilheteria física, apenas nos dias de evento. Limitado a 4 ingressos por CPF. O benefício garante ao cliente acesso antecipado ao evento, além do direito à caneca oficial colecionável, retirada no local. O ingresso permite ao comprador escolher a data da visita à festa até 16 de junho, conforme a agenda preferida de atrações musicais e culturais do festival.

As vendas de ingressos para o público em geral terão início em maio, com detalhes sobre preços, categorias e benefícios sendo divulgados brevemente. Todas as vendas de ingressos estarão disponíveis exclusivamente através do site oficial do festival (www.saopaulooktoberfest.com.br).

A edição 2025 contará com uma estrutura ainda mais ampla, plana e reforçada, garantindo melhor acessibilidade, conforto e segurança para o público, O público contará com experiências que celebram a diversidade cultural, a tradição e a alegria, e uma programação musical rica e democrática distribuída em três palcos principais. São eles o Palco Biertent, situado na tenda principal, onde se apresentam os principais shows do festival; o Palco Bradesco, com ativações e atrações bastante especiais para o público; e o Coreto das Apresentações Artísticas, que receberá grupos típicos germânicos e performances culturais.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o acesso ao Parque de Diversões estará inteiramente incluído no valor do ingresso, garantindo entretenimento completo e sem custo adicional para todas as crianças, jovens e famílias.

Outro ponto de destaque é a ampliação da experiência gastronômica: além das mais de 80 opções já consagradas dentro do evento, serão inauguradas duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos e originais que reforçam o papel do festival como referência em cultura e gastronomia germânica.

O festival em São Paulo é o único evento fora da Alemanha a contar com o apoio formalizado do Governo do Estado da Baviera e da própria Oktoberfest de Munique, uma parceria inédita que chancela oficialmente a São Paulo Oktoberfest como um evento autêntico, original e reconhecido internacionalmente.

“Essa parceria inédita, pelo segundo ano consecutivo, fortalece de maneira muito consistente os nossos laços culturais e turísticos com a Alemanha e reconhece, de forma oficial, a autenticidade, a originalidade e a qualidade do nosso festival”, afirma Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente do evento.

Desde 2017 no calendário oficial da cidade, a São Paulo Oktoberfest já recebeu mais de 600 mil visitantes, consolidando-se como uma das mais relevantes festas temáticas de São Paulo e referência em integração cultural, entretenimento de qualidade e turismo de experiência.

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

segunda-feira, 21 de abril de 2025

PLÁSTICO GANHA PROTAGONISMO NA MOBILIDADE

De bicicletas a aviões, material reduz peso, melhora segurança e impulsiona inovação.

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A mobilidade moderna está cada vez mais conectada à inovação, e um dos protagonistas dessa transformação é o plástico. De bicicletas a aviões, passando por caminhões, ônibus e automóveis, o material tem presença crescente no setor de transportes pela sua leveza, resistência, versatilidade, eficiência energética e econômica.

Nos carros, os polímeros já representam entre 8 e 10% do peso total dos veículos. No Brasil, isso equivale a cerca de 100 a 150 quilos de plástico por automóvel, enquanto na Europa esse número ultrapassa os 200 quilos. Esses materiais são usados em peças e componentes como painéis, revestimentos internos e externos, alavancas, tampas de porta-malas, colunas de revestimento, entre outros. O resultado é um acabamento mais moderno, maior conforto, economia de combustível e redução das emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, a utilização de plásticos reciclados também tem ganhado força no setor automotivo. Segundo levantamento do Movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast, desenvolvido pela MaxiQuim, foram consumidas 71 mil toneladas de resinas recicladas pós-consumo (PCR) pelo setor em 2023. Esse volume inclui cerca de 38,5 mil toneladas de polipropileno reciclado (PP PCR), usado em peças de reposição e compostos, 20 mil toneladas de PET reciclado, aplicado na fabricação de tapetes, revestimentos internos e cintos de segurança, e 3 mil toneladas de poliestireno reciclado (PS), também presente em peças reutilizadas.

“O setor automotivo tem uma oportunidade única de se beneficiar cada vez mais com a utilização de plásticos reciclados, reduzindo custos e melhorando sua sustentabilidade. À medida que a indústria adota soluções com melhor impacto, não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também impulsiona um movimento que pode transformar o mercado global”, explica Simone Carvalho, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma.

No transporte coletivo, ainda dominante no Brasil — especialmente o rodoviário, responsável por 92% das viagens terrestres diárias —, o uso do plástico também é estratégico. O setor de transporte ocupa hoje a quinta posição entre as atividades essenciais para o país e representa 3,5% do PIB nacional. Com mais de 140 milhões de passageiros transportados anualmente em viagens interestaduais e internacionais, os ônibus precisam aliar conforto, segurança e leveza. E, o plástico é parte essencial dessa equação.

Além de reduzir o peso dos veículos, o plástico pode ser reaproveitado de forma inteligente pela indústria. Peças antigas e retalhos descartados são transformados em componentes para sistemas de refrigeração, faróis, lanternas, motor e suspensão. Essa circularidade contribui para a redução de resíduos e reforça a importância da sustentabilidade no setor.

Aviação aposta no plástico para o futuro da mobilidade aérea

No setor aéreo, o uso do plástico também avança. Airbus e Boeing, as duas maiores fabricantes de aviões do mundo, estão investindo no desenvolvimento de aeronaves mais leves e eficientes, com a adoção de materiais plásticos e compósitos. O objetivo é substituir gradualmente as séries Airbus A320 e Boeing 737 por modelos com peças termoplásticas, mais leves e de produção automatizada.

Esses materiais - que combinam fibras de carbono, vidro ou aramida com resinas especiais - permitem maior resistência, menor peso e economia de energia na produção. A possibilidade de soldagem por ultrassom, por exemplo, elimina a necessidade de rebites e autoclaves, otimizando tempo e recursos.

Com aplicações cada vez mais inovadoras e sustentáveis, o plástico tem se tornado peça-chave para o futuro da mobilidade. Para saber mais sobre o assunto, acesse o e-book elaborado pelo Movimento Plástico Transporte que explora a presença do material no segmento, destacando inovação, sustentabilidade e os caminhos para uma economia circular.

Movimento Plástico Transforma

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram milhares pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Movimento Plástico Transforma
Virta Comunicação Corporativa

LANCHA TRITON FLYER 34 HT FAZ ESTREIA NACIONAL EM UM DOS MAIORES EVENTOS NÁUTICOS DA AMÉRICA LATINA

Triton Flyer 34 HT

Há poucos dias para um dos maiores eventos náuticos da América Latina, o Rio Boat Show, que reunirá os principais players do setor entre os dias 26 de abril e 4 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, o público pode esperar uma série de novidades que prometem encantar os apaixonados pelo universo náutico, inclusive modelos ao estilo "carro de luxo”, com teto solar e design sofisticado.

Entre os destaques está a nova lancha de 34 pés com configuração que inclui moderno Hard Top (HT) retrátil, da fabricante nacional Triton Yachts, que fará sua estreia durante o evento. A solução  além de ventilar para uma navegação mais confortável, sem abrir mão da conexão com o ambiente externo, impressiona por ser um elemento estratégico do design, e realça sua elegância esportiva integrada às linhas da embarcação. O modelo é uma nova versão da Triton Flyer 34 T-Top, que já é um sucesso da marca. Outro atrativo que chama atenção para a lancha é o amplo solário, ideal para banhos de sol e momentos de relaxamento a bordo.

"A nova Triton Flyer 34 HT nasce com a missão de atender um público exigente, que busca conforto, segurança e sofisticação a bordo. A versão T-Top já nos mostrou a força desse projeto, com um retorno extremamente positivo do mercado. Um diferencial importante é o amplo solário, especialmente generoso para uma lancha dessa categoria, que proporciona ainda mais conforto em momentos de lazer, sem falar no hard top, uma extensão do desenho do barco. Escolhemos o Rio para este lançamento, pois é uma região que reúne alguns dos destinos náuticos mais desejados do mundo. Estamos animados e otimistas para este lançamento. Temos certeza que será mais um grande sucesso da marca”, destaca Allan Cechelero, diretor de marketing.

Assim como na versão T-Top, a Triton Flyer 34 HT mantém os principais atrativos que encantaram o público, como um amplo espaço para banhos de sol na proa, com três espreguiçadeiras com encosto reclinável, além de um design imponente que reforça a identidade da marca. O cockpit central, com o posto de comando, oferece ótima visibilidade e ergonomia, enquanto a popa traz um espaçoso solário, perfeito para encontros entre amigos ou família. O espaço gourmet é completo, com mesa para refeições e sofá em “L”, além de um deck lateral (open deck) que valoriza ainda mais a circulação a bordo.

No interior, o modelo conta com cama de casal na proa e na meia-nau, cozinha equipada e banheiro fechado com chuveiro e dois quartos. Comporta até 14 pessoas durante o dia e quatro para pernoite. Com preço inicial a partir de R$1,3 milhões, a nova Triton Flyer 34 HT chega para reforçar o portfólio da marca, que hoje abrange modelos entre 23 e 52 pés.

A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil, com 40 anos de mercado. A marca é referência no segmento de lanchas de passeio e conta com modelos que variam de 23 a 52 pés, reconhecidos pela segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e inovação constante em design e materiais. Nos Estados Unidos, os modelos são comercializados sob a marca Hanover, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional. Clique aqui e visite o site

Triton Yachts
Rotas Comunicação

NA NT EXPO 2025, A EMPRETEC É UM PONTO DE ENCONTRO ESTRATÉGICO PARA SOLUÇÕES NO SETOR FERROVIÁRIO.

Guindaste Kirow

Com trajetória de mais de cinco décadas, a Empretec é uma empresa familiar que se destaca pela entrega de soluções personalizadas para setores essenciais como equipamentos para construção e manutenção de ferrovias, equipamentos rodoviários, transporte, infraestrutura, saneamento, telecomunicações, eletrificação e movimentação de cargas. Com sua expertise consolidada, promete uma presença marcante na NT Expo 2025, maior evento do setor ferroviário da América Latina.

Localizada em Guarulhos (SP), a empresa é reconhecida pela sua capacidade de desenvolver e produzir equipamentos sob medida, com equipe qualificada de engenheiros e técnicos focados em atender às necessidades específicas de cada cliente. Líder no desenvolvimento de soluções para o setor ferroviário, receberá clientes, parceiros e profissionais do setor em seu estande (B030), onde apresentará inovações tecnológicas e soluções customizadas, reforçando sua atuação tanto no Brasil quanto no mercado internacional.

Com portfólio diversificado, incluindo produtos como rebocador, caminhão rodoferroviário, guindaste e outras soluções personalizadas, a empresa reafirma sua posição como facilitadora de negócios para o setor ferroviário, tanto no Brasil quanto em outros mercados. Seus produtos atendem não só a demanda nacional, mas também clientes internacionais, com exportações para Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Estônia, Chile, Argentina, Peru e Bolívia.

Conectando o Brasil ao mundo

“Durante o evento, teremos a oportunidade de dialogar com executivos de importantes empresas e entidades de relevância do setor, ampliando sua rede de contatos e solidificando parcerias estratégicas. A feira é palco ideal para fortalecer nossa presença no mercado, apresentando soluções inovadoras e contribuindo para o desenvolvimento do setor ferroviário em uma escala global”, conta Guilherme Nurchis, diretor da Empretec.

Segundo ele, além de ser oportunidade para divulgar seus produtos e serviços, a participação da Empretec na NT Expo é uma vitrine de sua capacidade de entregar soluções completas em equipamentos ferroviários, desde a pesquisa e desenvolvimento até a implementação e pós-venda, com abordagem consultiva que visa sempre o melhor desempenho e a satisfação dos clientes.

“A trajetória da Empretec é reflexo do nosso compromisso contínuo com qualidade, inovação e entrega de soluções que atendam às necessidades do setor. A NT Expo será uma ocasião para apresentarmos nossa visão de futuro e, ao mesmo tempo, fortalecer nosso papel como facilitadora de negócios no Brasil e no exterior. Estamos ansiosos para estreitar ainda mais o diálogo com nossos parceiros e seguir avançando em soluções que transformem o setor ferroviário”, conclui o executivo.

Serviço
NT Expo 2025
De 22 a 24 de abril de 2025
Distrito Anhembi
Estande Empretec: B030

A Empretec é uma empresa brasileira, líder na fabricação de equipamentos e soluções para o setor ferroviário. Atuando desde 1970 no mercado nacional e internacional, além do mercado interno, exporta para países como Estados Unidos, Alemanha, Chile e Argentina. De cunho familiar, também oferece soluções customizadas para os setores rodoviário, transporte, infraestrutura, saneamento, telecomunicações, eletrificação e movimentação de cargas. Localizada em Guarulhos (SP), conta com equipe qualificada de engenheiros e técnicos, capaz de desenvolver e produzir equipamentos sob medida, atendendo às necessidades específicas de seus clientes. Clique aqui e visite o site.

Empretec
AllMoving Consultoria e Comunicação Integrada

NSTECH MARCA PRESENÇA NA INTERMODAL

A nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, anuncia presença na Intermodal de 2025, principal evento direcionado para modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário das américas. A edição acontece de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, e essa é a quarta participação consecutiva da empresa no evento. Por meio da presença, a marca reforça a solidez de seu ecossistema e seu portfólio de produtos por meio de ativações com as respectivas soluções e a eficácia para cada perfil de público, seja embarcador, transportador, operador, corretora ou seguradora logística.

Dentre os produtos em destaque, estarão torre de controle, TMS (gestão de transporte) para transportador e embarcador, YMS (gestão de pátio), gestão de risco e cadastro de motoristas e veículos. Esta última solução está em evidência pois a empresa anunciará uma novidade de desenvolvimento de solução e redução de sinistralidade para os clientes.

No estande, também haverá sala específica para negócios e networking. Enquanto marca que impulsiona o network effect, ou seja, o poder de uma comunidade de contatos, a nstech reforça o seu compromisso de foco do cliente, estratégia de negócios que identifica e satisfaz as necessidades do consumidor, identificando seus problemas e quais produtos os resolverão. Além disso, o estande também conta com estúdio para gravação de conteúdos.

Segundo Vasco Oliveira, CEO e fundador da nstech, "Nossa presença na Intermodal é estratégica. Vamos mostrar como nossas soluções, quando combinadas, criam um ecossistema logístico conectado, eficiente e colaborativo. Essa é a direção do futuro do transporte doméstico no Brasil — e é o que estamos construindo junto com nossos clientes e parceiros”.

Atuante no setor há 4 anos, a nstech já está presente em diversos países e possui mais de 75 mil clientes ativos no Brasil, América Latina, Europa, África e EUA. São mais de R$ 15,5 trilhões em mercadorias monitoradas, 160 milhões de fretes trafegando mensalmente e mais de 2,4 milhões de motoristas cadastrados, o maior banco de dados do Brasil.

Serviço
nstech na Intermodal 2025
De 22 a 24 de abril, das 13h às 21h
Distrito Anhembi
Estande nstech: G080
Inscrições pelo link oficial do evento

A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e pioneira na categoria plataforma Open Logistics. Reúne mais de 100 soluções que hoje atendem cerca de 75 mil clientes do setor, incluindo as maiores empresas do mundo. Centrada na resolução das dores de todo o ecossistema logístico, oferece tecnologias completas e modulares para que as empresas possam evoluir seus negócios, crescer mais gastando menos, fazer entregas mais eficientes e impactar a sociedade ao reduzir a emissão de CO2, acidentes e roubos. Reúne mais 2,3 milhões de motoristas em seu banco de dados, o maior do Brasil, e está presente em 15 países — Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, EUA, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. A nstech impulsiona as empresas para o futuro da logística através da construção da “Logistics Advantage”, fazendo o mundo funcionar melhor para todos. Clique aqui e visite o site

nstech
P!Ne PR

sábado, 19 de abril de 2025

CEMIG UTILIZA TECNOLOGIA DE NANOSSATÉLITES PARA REDUZIR INVASÕES DE SUAS REDES DE ALTA TENSÃO

Projeto tem investimento de mais de R$ 2 milhões e objetivo de identificar novas ocupações irregulares sob linhas de alta tensão da companhia.

Com a utilização de imagens de nanossatélites - pequenos satélites artificiais com massa menor que 10 kg - a Cemig pretende ampliar a identificação de edificações que invadem a linha de servidão de suas Linhas de Transmissão (LTs) e Distribuição (LDs). Com investimento total de R$ 2 milhões, nos últimos cinco anos, o projeto utiliza a plataforma Planet, que conta com mais de 130 nanossatélites Dove, para obter imagens diárias da rede da companhia em toda a área de concessão da empresa, que abrange 774 municípios mineiros.

As imagens fornecidas pela plataforma Planet, dos Estados Unidos, são processadas pela empresa nacional SCCON no Brasil, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para detectar alterações no uso e ocupação do solo.

De acordo com o engenheiro de Transmissão da Cemig, Carlos Alexandre do Nascimento, a combinação da tecnologia de nanossatélites e o processo mais eficaz de notificações em campo foi fundamental para os resultados positivos obtidos.

“A Cemig validou em campo que a tecnologia de nanossatélites é uma ferramenta poderosa para a gestão de ativos do setor elétrico e está investindo também em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D - nessa área de grande relevância científica (tem um P&D D0664 com Senai-SC que desenvolve uma plataforma inovadora de processamento de imagens de satélites)”, explica.

Além da identificação de invasões, a Cemig está explorando outras aplicações para as imagens de nanossatélites, como a classificação dos tipos de solo, a medição do crescimento da vegetação, o monitoramento da limpeza de faixa e o controle de ocupações em áreas de reservatórios das hidrelétricas.

“Com esse monitoramento em tempo real, a Cemig vai ter subsídios para identificar as construções irregulares e realizar fiscalizações em campo e notificar os responsáveis para que a obra seja paralisada”, afirma.

Um projeto piloto para monitoramento de limpeza de faixa está sendo conduzido em duas linhas de transmissão, uma na Região Metropolitana de Minas Gerais (RMBH) e outra no Norte do estado.

Invasões representam risco para a população

A ocupação humana das faixas de segurança de linhas aéreas de alta tensão é um problema que ocorre em diversas companhias de energia. As ocupações não são, em sua grande maioria, de famílias de baixa renda sem opções de moradia, que encontram nas faixas de segurança uma área disponível para se estabelecerem, mesmo em condições irregulares por normas técnicas e precárias de segurança, mas também em condomínios de alto luxo, indústrias e pontos comerciais, etc.

Com o monitoramento por nanossatélites, a Cemig percorre periodicamente as linhas onde há invasões de faixa, e, quando confirma alguma nova ocupação, promove a judicialização e a conscientização do responsável pela invasão sobre os riscos ali existentes.

“Essa fiscalização de ocupações irregulares sob suas linhas de alta tensão é muito importante e uma forma de preservação da vida dos ocupantes e da população. Esses locais têm risco de acidentes elétricos”, explica.

“Por tratar-se de um problema de difícil solução e que envolve a responsabilização do poder público, o objetivo da companhia é impedir novas ocupações e essa nova tecnologia tem se mostrado bastante eficaz”, complementa.

Atualmente, o monitoramento por nanossatélite está sendo utilizado em conjunto com as inspeções terrestres e melhora a performance operacional da mão de obra das equipes de campo da Cemig.

Outras soluções por imagens de satélite

Recentemente, a Cemig teve aprovado um projeto que tem como objetivo desenvolver uma plataforma computacional de análise de imagens de satélites. A iniciativa, com previsão de 24 meses de execução, conta com a participação de equipes de engenharia de Linhas de alta tensão, realizada em parceria entre a transmissora, distribuidora e a geradora da Cemig.

Cemig

SÃO PAULO OKTOBERFEST CONFIRMA DATAS E ANUNCIA PRÉ-VENDA EXCLUSIVA PARA CLIENTES BRADESCO

A São Paulo Oktoberfest, principal festival da cultura alemã de São Paulo, confirma sua 8ª edição no Parque Villa-Lobos entre 19 de setembro e 5 de outubro, e anuncia o início da pré-venda exclusiva para clientes pessoa física do Bradesco dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras. O evento será realizado sempre às sextas, sábados e domingos, retomando seu formato com três finais de semana completos de celebração. O festival deste ano reforça seu protagonismo cultural e coincidirá simbolicamente com as datas da Oktoberfest de Munique, em uma conexão e sintonia direta com o evento original.

A pré-venda de ingressos exclusiva para clientes, pessoa física, dos cartões de débito e crédito Bradesco, Bradescard, next e Digio de todas as bandeiras acontece do dia 22 de abril às 10h até 24 de abril às 10h, com desconto de 20% sobre todos os ingressos da modalidade inteira – de R$ 138,00 por R$ 110,40 – nas compras realizadas online por meio do website da São Paulo Oktoberfest (https://saopaulooktoberfest.com.br) ou na bilheteria física, apenas nos dias de evento. Limitado a 4 ingressos por CPF. O benefício garante ao cliente acesso antecipado ao evento, além do direito à caneca oficial colecionável, retirada no local. O ingresso permite ao comprador escolher a data da visita à festa até 16 de junho, conforme a agenda preferida de atrações musicais e culturais do festival.

As vendas de ingressos para o público em geral terão início em maio, com detalhes sobre preços, categorias e benefícios sendo divulgados brevemente. Todas as vendas de ingressos estarão disponíveis exclusivamente através do site oficial do festival (www.saopaulooktoberfest.com.br).

A edição 2025 contará com uma estrutura ainda mais ampla, plana e reforçada, garantindo melhor acessibilidade, conforto e segurança para o público, O público contará com experiências que celebram a diversidade cultural, a tradição e a alegria, e uma programação musical rica e democrática distribuída em três palcos principais. São eles o Palco Biertent, situado na tenda principal, onde se apresentam os principais shows do festival; o Palco Bradesco, com ativações e atrações bastante especiais para o público; e o Coreto das Apresentações Artísticas, que receberá grupos típicos germânicos e performances culturais.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, o acesso ao Parque de Diversões estará inteiramente incluído no valor do ingresso, garantindo entretenimento completo e sem custo adicional para todas as crianças, jovens e famílias.

Outro ponto de destaque é a ampliação da experiência gastronômica: além das mais de 80 opções já consagradas dentro do evento, serão inauguradas duas novas áreas dedicadas exclusivamente à culinária alemã, com cardápios típicos e originais que reforçam o papel do festival como referência em cultura e gastronomia germânica.

O festival em São Paulo é o único evento fora da Alemanha a contar com o apoio formalizado do Governo do Estado da Baviera e da própria Oktoberfest de Munique, uma parceria inédita que chancela oficialmente a São Paulo Oktoberfest como um evento autêntico, original e reconhecido internacionalmente.

“Essa parceria inédita, pelo segundo ano consecutivo, fortalece de maneira muito consistente os nossos laços culturais e turísticos com a Alemanha e reconhece, de forma oficial, a autenticidade, a originalidade e a qualidade do nosso festival”, afirma Walter Cavalheiro Filho, fundador e presidente do evento.

Desde 2017 no calendário oficial da cidade, a São Paulo Oktoberfest já recebeu mais de 600 mil visitantes, consolidando-se como uma das mais relevantes festas temáticas de São Paulo e referência em integração cultural, entretenimento de qualidade e turismo de experiência.

São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

MERCADO DE TINTAS E REVESTIMENTOS NO BRASIL CRESCE 5,9% AO ANO E IMPULSIONA FUSÕES E AQUISIÇÕES CROSS-BORDER

Players globais têm demonstrado interesse no Brasil, buscando aquisições para entrar no país.

Foto: Divulgação Redirection International

O setor de tintas e revestimentos está passando por um momento crucial, tanto no cenário global quanto no brasileiro. Com o mercado mundial projetado para crescer a uma taxa anual composta de 4,8% até 2030 – impulsionado especialmente pela Ásia e pelas Américas – o Brasil desponta como o principal polo de expansão na América Latina, registrando um crescimento estimado de 5,9% ao ano, acima da média do PIB nacional (3,4%).

Um dos principais motores dessa transformação no Brasil tem sido a força de construção civil e materiais de construção – como reflexo em parte do mercado imobiliário. Paralelamente, o setor automotivo — um dos maiores consumidores de revestimentos — está em recuperação, estimulando a demanda por tintas de alto desempenho. E os revestimentos industriais também surgem com grande contribuição, já que estão se beneficiando do crescimento da indústria manufatureira no Brasil. Por consequência, esse ambiente de alto crescimento tem atraído a atenção de gigantes globais do setor, que vêm expandindo sua presença no Brasil por meio de aquisições ou parcerias estratégicas.

 “O setor de tintas e revestimentos no Brasil está vivendo um momento de grande interesse por parte de players globais, impulsionado pelo crescimento acima da média do mercado brasileiro em relação a economias mais maduras. Estamos observando um aumento expressivo em transações cross-border, com empresas estrangeiras buscando aquisições para entrar no país e expandir suas operações em segmentos mais tecnológicos e de maior valor agregado. Empresas com foco em tintas de alta performance e revestimentos especiais estão no foco das demandas que temos recebido”, afirma o economista e sócio da Redirection International, Gabriel Loest Cardoso.

M&A traz oportunidades e gera benefícios para todos os envolvidos

 Segundo o economista especialista em fusões e aquisições, o mercado global de fusões e aquisições no setor de tintas e revestimentos tem demonstrado sinais de aquecimento desde o segundo semestre de 2024. O especialista cita inclusive algumas transações e players que ocorrem nos últimos tempos no Brasil. Foram pelo menos 14 transações desde 2020. Dentre elas a aquisição da Suvinil pela AkzoNobel, consolidando a presença da multinacional no mercado local. Outra compra neste segmento foi da Lidor e da Polipox pela Soprema, ampliando o portfólio da empresa francesa no Brasil.

O economista explica que para as empresas internacionais, conquistar espaço no maior mercado da América Latina implica superar desafios logísticos, barreiras regulatórias e a concorrência local. Sendo assim, a estratégia de M&A se mostra como a via mais eficaz para garantir uma posição sólida.

“Esse aquecimento de M&A no mercado de tintas e revestimentos reflete não só a busca por escalabilidade e eficiência, mas também a necessidade de atender a uma base de clientes cada vez mais exigente, que valoriza inovação, sustentabilidade e desempenho", fala. “Já para as empresas locais a consolidação representa uma oportunidade de expansão operacional, acesso a novas tecnologias e melhoria das redes de distribuição”.

Outro dado que confirma essa tendência é o de que mais de 50% das aquisições feitas por empresas norte-americanas no setor de tintas foram direcionadas a mercados fora dos EUA. E o interesse tem sido mútuo da outra parte também. “O aumento dos custos das matérias-primas, as pressões na cadeia de suprimentos e a crescente demanda por soluções ambientalmente sustentáveis – com baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) – têm levado grupos menores a buscar fusões com esses players de maior porte”, completa Loest.

Essa movimentação de aquisições menores e complementares (bolt-on acquisitions) trazem várias vantagens, segundo o economista. “Elas se caracterizam por ser mais fáceis de integrar e gerar sinergias rapidamente. Muitas transações que vemos hoje envolvem a aquisição de novas capacidades – sejam produtos complementares para expandir portfólios, novas tecnologias ou uma presença geográfica ampliada”, resume.

Por fim, o especialista sócio da Redirection cita um último fator que também vem impulsionando essa tendência. Segundo ele, a reestruturação das cadeias globais de suprimentos está acelerando o movimento de re-shoring e near-shoring, onde empresas buscam aproximar pontos críticos da cadeia produtiva dos mercados consumidores finais. “Dentro desse contexto, uma solução para enfrentar tarifas e possíveis problemas logísticos no comércio internacional é deslocar parte da produção para mais perto do cliente final. Esse movimento novamente tem favorecido países como o Brasil, que se destaca como um hub estratégico para a América Latina e recebe crescente interesse de investidores estrangeiros”, finaliza.

Oportunidades claras

E as oportunidades em território brasileiro seguem sendo claras. “Os múltiplos de valuation estão em alta, especialmente em nichos de química especializada, o que reflete o potencial de valorização”, completa.

Dentre as oportunidades para as empresas que buscam M&A com o mercado brasileiro, Loest cita quatro exemplos: a consolidação de tintas e fornecedores de matérias-primas; a expansão geográfica, acompanhando o crescimento de cidades e regiões metropolitanas; o aumento de margens por meio da aquisição de empresas com tecnologias avançadas, voltadas para setores como automotivo e industrial; e ainda a aquisição de indústrias químicas como target visando pesquisa e desenvolvimento de mercados nichados com tecnologias diversas.

Redirection International é especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais, em transações de middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo. Clique aqui e visite o site

Redirection International
NoAr Assessoria e Comunicação

PETROBRAS LANÇA ‘PROGRAMA FORTALECER’ PARA IMPULSIONAR A DIVERSIDADE NA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA REVAP

Foto: Ehder de Souza | Agência Petrobras

A Petrobras está com inscrições abertas para um projeto de incentivo ao desenvolvimento inclusivo de micro e pequenas empresas do Vale do Paraíba, em São Paulo, região de abrangência da Refinaria Henrique Lage (Revap). Lançado recentemente, o “Programa Fortalecer” pretende apoiar e dar suporte a 30 potenciais fornecedores de grupos sub-representados, envolvendo mulheres, pessoas pretas e pardas, com deficiência e idosas. As inscrições para o projeto vão até o dia 28 de abril.

O programa tem parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e foi concebido com o objetivo de impulsionar a diversidade na cadeia de fornecimento da Revap, fortalecendo empresas locais e promovendo um ambiente mais inclusivo e sustentável.

Direcionado para empreendedores das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté, o programa contempla vários serviços, como alimentação e buffet, eventos, manutenção elétrica interna de pequeno porte (facilites), serviços de engenharia (pequeno porte), locação e produção de fotos, fabricação e montagem de móveis.

Com aulas presenciais e virtuais, os participantes receberão capacitação em gestão financeira e de pessoas e liderança, formação em planejamento estratégico e consultoria em gestão, além de orientação para cadastro no Canal Fornecedor da Petrobras. O projeto visa estruturar e acompanhar o desenvolvimento das empresas inscritas, fortalecendo sua competitividade, sustentabilidade e capacidade de atender às demandas do mercado.

"O Programa Fortalecer é um reflexo claro do compromisso da Petrobras com a inclusão e a sustentabilidade. Fortalecer fornecedores locais não só garante entregas mais rápidas e maior eficiência nas nossas operações, como também dinamiza a economia regional. Estamos investindo em um ecossistema de fornecimento mais próximo, inovador e representativo da sociedade", afirma Alexandre Coelho, gerente geral da Revap.

Serviço
Programa Fortalecer
Inscrições abertas até 28/04/2025
Ficha de Inscrição - Chamada Pública do Programa Fortalecer.

Agência Petrobras