sexta-feira, 25 de abril de 2025

BANCO CNH APOIA PRODUTOR RURAL COM SOLUÇÕES FINANCEIRAS COMPLETAS NA AGRISHOW 2025

Foto: Divulgação Banco CNH

Com presença consolidada no agronegócio, o Banco CNH — principal parceiro financeiro das marcas Case IH, CASE Construction Equipment, New Holland e New Holland Construction — participa da Agrishow 2025 com um portfólio robusto e ampliado de soluções financeiras voltadas a diferentes perfis de produtores e às demandas atuais do setor.

Campanhas sob medida

Entre os principais diferenciais, estão as linhas próprias de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), desenvolvidas com condições flexíveis e ajustadas ao ciclo de cada produtor. As campanhas comerciais lançadas para a Agrishow 2025 trazem condições especiais, tanto para máquinas agrícolas como para equipamentos de construção: CDC com taxas a partir de 0% ao ano em prazos mais curtos, carência de até 24 meses e possibilidade de financiamento de até 100% do valor do equipamento - tudo isso de acordo com a análise de crédito do cliente.

“Essa atuação é primordial para um banco cativo em um ambiente desafiador. Oferecer soluções personalizadas aos clientes garante diferenciais importantes e sustenta nossa forte participação nas vendas financiadas das máquinas das nossas marcas”, afirma Heberson de Góes, presidente do Banco CNH.

Soluções financeiras para diferentes realidades

Como um dos principais repassadores do BNDES, o Banco reforça seu protagonismo na oferta de soluções financeiras subsidiadas e segue preparado para atuar nas novas frentes que vierem a ser anunciadas pelo Ministério da Economia. Durante a Agrishow, os clientes também terão acesso às linhas com recursos exclusivos subsidiados pelo Tesouro Nacional, como o Moderfrota e o Pronaf Mais Alimentos.

Já em linhas não subsidiadas, o Banco destaca o Finame TFB Dólar — modalidade que vem ganhando adesão entre produtores com receitas em moeda estrangeira, por oferecer taxas mais atrativas e prazos de financiamento mais longos que se ajustam à realidade do mercado.

Cartão Banco CNH: praticidade alinhada ao ciclo do agronegócio

Outro destaque da instituição é o Cartão Banco CNH, voltado à aquisição de peças e serviços de manutenção nas concessionárias credenciadas. A solução digital oferece vantagens como compras remotas, com parcelamento e primeiro pagamento em até 180 dias, adaptado às necessidades e ao ciclo da safra dos clientes.

“O cartão é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz para a gestão do dia a dia do produtor. Ele alia praticidade, agilidade e condições alinhadas à realidade do campo”, ressalta Fernanda Baltazar, diretora Comercial e de Seguros do Banco CNH.

CNH Capital Corretora de Seguros: proteção sob medida para quem investe no campo

Com um portfólio que inclui seguros especializados para máquinas agrícolas e equipamentos de construção, a CNH Capital Corretora de Seguros também marca presença na Agrishow 2025. A corretora atua de forma integrada ao Banco CNH para garantir mais tranquilidade e segurança aos clientes na hora de investir. Durante a feira, especialistas estarão disponíveis para orientar sobre as melhores opções de cobertura, com foco na personalização e adequação ao perfil de cada produtor.

Presença ativa e suporte durante toda a feira

Com um time completo na Agrishow, o Banco CNH aposta no contato direto como oportunidade de entender a fundo os desafios e necessidades dos clientes e apoiar os concessionários na feira. Além do especializado suporte comercial, o banco também terá à disposição um negociador exclusivo para dar suporte aos clientes com atrasos junto à instituição e orientar sobre alternativas que viabilizem novos investimentos.

“Mais do que oferecer financiamento, queremos ser parceiros estratégicos dos nossos clientes. Estar na feira é essencial para ouvir, ajustar rotas e fechar negócios com condições vantajosas para todos”, reforça Fernanda.

O Banco CNH foca em proximidade, customização e soluções pensadas para cada momento do produtor. Em um mercado que exige cada vez mais dinâmico e exigente, essa combinação pode fazer toda a diferença na hora de decidir pela compra de uma nova máquina ou equipamento.

Banco CNH - Com mais de 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS

Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DA ENGIE BRASIL ENERGIA DESTACA RECORDES DE INVESTIMENTOS EM OBRAS E AÇÕES SOCIAIS

A ENGIE Brasil Energia acaba de publicar a nova edição do seu Relatório de Sustentabilidade, documento anual que reflete o compromisso da Companhia com a transparência de suas ações. Destacando recordes de investimentos em obras e projetos sociais em 2024, a publicação apresenta um resumo das principais atividades ambientais, sociais e de governança, seu posicionamento de mercado e estratégia de negócios, comprovando avanços concretos nas práticas de ESG.

A expansão das operações registrou marcos relevantes: ao fim do ano, 1,2 GW haviam sido agregados à capacidade instalada própria, que em dezembro de 2024 somava 9,6 GW de energia 100% renovável, distribuída em 115 usinas. O ano se destacou como o de maior investimento da história da ENGIE Brasil Energia, com cerca de R$ 9,7 bilhões aportados, majoritariamente, em usinas eólicas e fotovoltaicas, e sistema de transmissão. Todo o conteúdo reportado se refere ao período compreendido entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024 e às atividades da ENGIE Brasil Energia, sediada em Florianópolis (SC), e todas as suas controladas.

“Os bons resultados conquistados no desafiador ano de 2024 são reflexos da nossa disciplina financeira, eficiência operacional, inteligência comercial, transparência e, acima de tudo, respeito absoluto às pessoas e ao planeta. É assim, com avanços nas áreas de meio ambiente, responsabilidade social e governança que a ENGIE Brasil Energia segue focada em superar desafios, com atenção às oportunidades de crescimento, desde que proporcionem o desenvolvimento sustentável”, afirma o Diretor-presidente da Companhia, Eduardo Sattamini.

Destaque também para a inclusão da ENGIE Brasil Energia no Dow Jones Best-in-Class Emerging Markets Index 2024 e da classificação no Sustainability Yearbook, da S&P Global, entre as seis empresas do setor elétrico líderes em sustentabilidade no mundo. Em relação à área social, ao longo do ano passado, entre recursos próprios e incentivados, a Companhia registrou um recorde ao investir R$ 48,7 milhões em ações de impacto social, em todas as regiões do país.

“Temos a convicção de que o caminho da sustentabilidade é a escolha certeira rumo a uma sociedade mais justa para todos. Importante citar, ainda, as ações voltadas para a promoção da diversidade, com compromissos formalmente assumidos em cinco dimensões: gênero, raça, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e geracional. Em 2024, foi formalizada a criação de um Comitê de Diversidade e Inclusão, composto pelas empresas ENGIE Brasil Energia, ENGIE Brasil Participações, ENGIE Soluções, TAG e Jirau, com foco na construção de ações voltadas à política global do Grupo. A ENGIE Brasil Energia busca ser um lugar onde todos possam ocupar seus espaços, ser quem são, expressar ideias com segurança e atingir seu pleno potencial”, acrescenta a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete.

Neste ano, além do Relatório de Sustentabilidade, também foi publicada a primeira edição do Caderno de Clima e Natureza, documento que traz uma visão integrada dos desafios e oportunidades relacionadas ao enfrentamento das mudanças climáticas e à conservação da natureza, no contexto dos negócios e das operações da Companhia e da sua respectiva presença nos territórios e biomas brasileiros.

Alguns destaques do Relatório de Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia

  • Execução da estratégia de crescimento, com vistas à aceleração da transição energética rumo a uma economia de baixo carbono – foram cerca de R$ 9,7 bilhões em investimentos com esse propósito, um recorde histórico, sendo aproximadamente 45% em eólicas, 46% em solares, 6% em transmissão e 3% em modernização de hidrelétricas e manutenção em geral.
  • Aquisição dos Conjuntos Fotovoltaicos Juazeiro (BA), São Pedro (BA), Sol do Futuro (CE), Sertão Solar (BA) e Lar do Sol (MG) — 548 MWac (661 MWp).
  • Conclusão das obras do Conjunto Eólico Santo Agostinho (RN) — 434 MW.
  • Avanço na implantação simultânea de dois empreendimentos de grande porte: o Conjunto Fotovoltaico Assú Sol (RN) (752 MWac/ 895MWp) e o Conjunto Eólico Serra do Assuruá (BA) (846 MW), ambos já parcialmente em operação ao final de 2024.
  • Início da operação do Sistema de Transmissão Gavião Real, no estado do Pará.
  • Vitória no Lote 1 no Leilão de Transmissão Aneel 02/2024 — a partir de agora, Sistema de Transmissão Graúna — 780 quilômetros de extensão e duas novas subestações.
  • Lançamento do Programa ESG de Fornecedores – melhoria de práticas na cadeia de fornecedores.
  • Queda de 61% nas emissões de gases de efeito estufa, em comparação ao ano anterior;
  • R$ 48 milhões investidos em projetos sociais.
  • Evolução dos indicadores de diversidade, equidade e inclusão.
  • Inclusão no Dow Jones Best-in-Class, o mais relevante índice de sustentabilidade do mundo.

> Clique aqui e acesse o documento completo

ENGIE

A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 98.000 colaboradores em 30 países, o Grupo abrange toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e vendas. A ENGIE combina atividades complementares: produção de eletricidade renovável e gás verde, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas. A cada ano, a ENGIE investe mais de 10 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta net-zero em carbono até 2045. Faturamento em 2024: 73,8 bilhões de euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás - TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

A ENGIE teve no país, em 2024, um faturamento de R$ 12,3 bilhões, e somava 2.800 colaboradores.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a ENGIE Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a ENGIE Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também recebeu, em maio de 2024, a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.

O Grupo é negociado nas bolsas de valores de Paris e Bruxelas (ENGI) e está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris - Europa 120 / França 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

ENGIE
Edelman

A “CHINATOWN” NA AUTOMEC. Por chicolelis*

Quer passar do Brasil para a China em alguns segundos, sem passaporte, visto e outras burocracias? Vá visitar a 16ª edição da Automec, até sábado, no São Paulo Expo, Km 5 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro do Jabaquara, em São Paulo.

Nos sete pavilhões estão as empresas sediadas no Brasil, fabricantes de componentes automotivos, com seus estandes muito bem montados, recepcionistas, distribuição de brindes, cafezinho e, principalmente apresentação de seus produtos, com palestras para empresários  do setor e uma quantidade enorme de mecânicos que se acotovelam nos corredores da mostra.

Mas é impressionante a mudança que acontece quando você atravessa a “fronteira” e entra na “Chinatown”, montada no pavilhão 8 da Automec. Não existem mais  grandes e atraentes estandes. Nada de brindes, cafezinhos ou outra atração que não sejam as peças, componentes e artigos para veículos a os preços (que não revelam para a Imprensa) convidativos, vendendo diretamente a pequenos empresários brasileiros e mecânicos. Tudo  apresentado em pequenos (pequenos mesmo, em sua maioria, que mal cabem duas pessoas) boxes, semelhantes àqueles que se encontra em galerias pelas cidades brasileiras com todo tipo de produtos chineses.

Quando você para do lado de fora dos "estandes", eles sorriem animados. Animação que acaba quando se é identificado como “press”. O sorriso permanece, mas o atendimento já não é o mesmo.

Em um box fui muito bem recebido por um casal. Nenhum dos dois falava português, apenas um inglês carregado de sotaque. Mas, tinham um celular que fazia a tradução das minhas palavras para o mandarim. Só mudaram de “humor” quando me identifiquei como jornalista, respondendo a todas as perguntas com um gentil “no!”

Uma imagem curiosa, em um dos boxes: um comprador brasileiro, uma tradutora e o empresário chinês almoçando, sem a menor cerimônia.

Conversando ali, em “Chinatown” com um engenheiro brasileiro de um expositor nacional, que pediu para não ser identificado, ouvi dele que estava impressionado com tudo aquilo e, em tom de bom humor disse: se juntar tudo que tem aqui nestes estandes chineses, poderíamos montar um carro, com exceção da carroceria.

É é verdade, imagine qualquer peça para um veículo e a encontrará na “Chinatown”, incluindo partes elétricas como lanternas, faróis. Qualquer coisa.

Fora da China, em Nova Iorque.

Bairro “badalado” de Nova Iorque, Chinatown, começa na Brodway e vai até Rutgers Street. É possível se imaginar na China, pois todos os estabelecimentos, lojas e restaurantes, têm fachadas antigas e nomes escritos em caracteres Han, o holograma chinês. Ali está a maior comunidade chinesa fora da China. E o idioma que mais se ouve é o mandarim, como acontece no pavilhão 8 da Automec.

Em 1974, Roman Polansky dirigiu um filme (muito bom!) que levou o nome do bairro, estrelado por Jack Nicholson e Faye Dunaway.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 24 de abril de 2025

AGRONEGÓCIO PREPARA POSICIONAMENTO OFICIAL PARA A COP30

O agronegócio brasileiro está preparando um posicionamento oficial do setor para a COP30. A iniciativa da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio, juntamente com as entidades parceiras – Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), Grupo de Países Produtores do Sul (GPS), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Instituto Pensar Agropecuária (IPA) – visa reiterar o papel do agro como parte da solução para os desafios do clima e o protagonismo do Brasil.

O documento está sendo elaborado a partir das discussões que ocorreram nas mesas redondas promovidas durante o Fórum “Rumo à COP30: O Agronegócio e as Mudanças Climáticas”, realizado no dia 23 de abril, pela ABAG. Os participantes do evento responderam três perguntas norteadoras relacionadas à agenda de mitigação e adaptação, financiamento e mercado de carbono. São elas:

  • Como a agropecuária pode contribuir para agenda de adaptação e mitigação das mudanças climáticas?
  • De que forma podemos destravar o financiamento para o setor da agropecuária?
  • Como o agronegócio se relaciona com o mercado de carbono?

Para cada tema, foram definidos dois mentores, totalizando seis especialistas, que serão os responsáveis pela redação do documento. Para o primeiro assunto, estão a frente Carlos Cerri, diretor do CCarbon/USP e Renato Rodrigues, head of Agribusiness da TerraDot. Na questão do financiamento, os mentores são Marcelo Morandi, chefe de Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa e Rodrigo Lima, diretor geral da Agroicone. O assunto mercado de carbono está a cargo de Eduardo Bastos, diretor Executivo do IEAG e Natascha Trennepohl, sócia do Carbonn Nature.

Durante o evento, os mentores trouxeram explicações sobre cada pergunta para contribuir com as avaliações dos respondentes. Ao falar sobre adaptação, a ideia era pensar como o agro pode se adequar em um clima que está mudando a cada ano, enquanto, em mitigação, a proposta é trabalhar as ações de redução das emissões de gases de efeito estufa e a remoção. No aspecto financiamento, os participantes refletiram sobre como atrair investimentos, a partir de um bom projeto, cujas práticas adotadas podem mudar a realidade em termos de adaptação, mitigação, segurança alimentar, desenvolvimento econômico e justiça social. Em relação ao mercado de carbono, como o agro pode participar desse segmento e como se conectar aos aspectos internacionais.

“Estamos nos aproximando da COP30 e tudo o que conhecemos está em jogo, por isso é fundamental termos um posicionamento único e harmônico do agro brasileiro. O aquecimento global é o resultado de mais de uma centena de anos da atuação do homem sobre a natureza e seus impactos são sentidos com força pelo nosso setor. Por isso, buscamos elaborar esse documento, que poderá servir de base para atuação na COP30 quando se tratar de agronegócio, além de ser importante para que a Frente Parlamentar da Agropecuária possa ter embasamento para defender o que o agro julga ser essencial do ponto de vista de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, trabalharemos para que nossa realidade seja incluída nos protocolos da COP30”, destaca Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG.

ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio
Mecânica Comunicação Estratégica

ATVOS INICIA PARCERIA COM A REDE APAE BRASIL PARA AMPLIAR CONTRATAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Projeto visa gerar oportunidades de trabalho nas regiões onde a empresa está presente

A Atvos, uma das líderes na transição da matriz energética e uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, fechou uma parceria com a Rede Apae Brasil para potencializar a contratação de pessoas com deficiência nas regiões onde está presente. Inicialmente, a iniciativa abrange o estado de Mato Grosso do Sul, onde assinou junto às Apaes de Ivinhema (MS) e Nova Alvorada do Sul (MS) um termo de cooperação para viabilizar o projeto nas Unidades Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS), e Eldorado, em Rio Brilhante (MS).

A Rede Apae Brasil aplicará sua própria metodologia de Emprego Apoiado, que consiste na formação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, assistência social e pedagogia, para buscar quem deseja ingressar no mercado de trabalho, bem como a realização de avaliações individuais para mapear habilidades, perfis e interesses profissionais. Além disso, as famílias terão acompanhamento, recebendo orientação sobre direitos e deveres trabalhistas e a função que desempenham nesse processo. Já a Atvos será assessorada na identificação de vagas compatíveis, recebendo suporte na adaptação dos novos colaboradores e na construção de um ambiente mais inclusivo.

"Acreditamos que a diversidade e a inclusão são valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirma Cristiana Gomes, vice-presidente de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Atvos. "Com essa parceria, queremos abrir portas para que mais pessoas com deficiência, principalmente aquelas das comunidades próximas às nossas operações, possam mostrar todo o seu potencial e crescer junto com a empresa", garante.

O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), o prof. Jarbas Feldner de Barros, afirma que a parceria com a Atvos representa mais um avanço na inclusão social no mundo do trabalho. “A Fenapaes tem atuado de maneira efetiva junto às Federações Estaduais e Apaes para garantir cada vez mais o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade, tendo o trabalho como uma das ferramentas essenciais nesse processo. A Rede Apae Brasil tem feito um trabalho diário e exemplar para assegurar e ampliar direitos, e essa parceria reforça o impacto que podemos gerar na vida de milhares de pessoas com deficiência e suas famílias”, afirma o prof. Jarbas Feldner.

No momento, a Atvos oferece oportunidades em diferentes áreas, como administrativo, agrícola, manutenção automotiva e almoxarifado. Podem se inscrever pessoas com deficiência com ou sem laudo. Os interessados dos municípios de Deodápolis, Glória de Dourados, Angélica e Rio Brilhante devem procurar a Apae de Ivinhema no telefone (67) 99290-2235. Já os candidatos da cidade de Nova Alvorada do Sul podem contatar a Apae do município no telefone (67) 3456-2622.

Apesar da iniciativa inédita, a Atvos desenvolve outras ações que possibilitam a profissionalização desse público. Nos municípios de Rio Brilhante (MS) e Glória de Dourados (MS), a companhia capacitou duas turmas de jovens aprendizes formadas exclusivamente por pessoas com deficiência no curso de assistente administrativo. Uma outra turma nesse mesmo modelo, em Mirante do Paranapanema (SP), concluiu a aprendizagem de almoxarifado em 2023.

Atualmente, a Rede Apae Brasil tem parceria com mais de 2,3 mil empresas espalhadas por todo o país, além de supermercados e farmácias. Somente em 2023, foram capacitadas e inseridas 1,9 mil pessoas com deficiência no mundo do trabalho e esse número segue crescendo.

Atvos

A Atvos é uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, e também produz açúcar VHP e energia elétrica limpa e sustentável por meio da biomassa da cana-de-açúcar. A partir desta matéria-prima, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3,3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar mais de 60 milhões de carros compactos; 750 mil toneladas de açúcar VHP, volume capaz de adoçar as vidas de milhões de famílias após refinado; além de cogerar aproximadamente 4,2 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 20 milhões de pessoas. Possui cerca de 10 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas oito unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui e visite o site.

Atvos 
FSB Comunicação

SIOMAR JOI É O NOVO HEAD DE SOFTWARE E PROFESSIONAL SERVICES DA DIEBOLD NIXDORF PARA BANKING NO BRASIL

Executivo assume área com foco no desenvolvimento e suporte a soluções e projetos inovadores para clientes do setor

Siomar Joi

A Diebold Nixdorf, líder global em transformar o modo como as pessoas fazem compras e transações bancárias, anuncia Siomar Joi como Head de Software e Professional Services para Banking no Brasil. O executivo assume a posição com o desafio de fortalecer ainda mais o portfólio de software da empresa, por meio do desenvolvimento de soluções locais e da adaptação de ofertas globais para atender às necessidades específicas dos clientes no país.

Entre as iniciativas estratégicas que irá liderar, destacam-se o desenvolvimento de softwares sob medida, a integração de sistemas, o gerenciamento de projetos em parceria com clientes, a instalação e customização de aplicações, além da oferta de consultorias especializadas.

“Assumir essa liderança representa um passo estratégico para impulsionar o crescimento da área de software e professional services da Diebold Nixdorf, em um momento em que a digitalização dos serviços financeiros avança de forma ainda mais acelerada. Vamos reforçar nossa capacidade de atender com agilidade e precisão às necessidades de nossos clientes, para continuarmos sendo um parceiro estratégico das instituições financeiras, que contribui ativamente para a sua transformação digital”, afirma Joi.

O executivo é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Iniciou sua carreira na Diebold Nixdorf há 34 anos como analista e passou por diversas posições, atuando no suporte a clientes do setor bancário, governo e cooperativas, e em projetos de homologação de software, certificações, atendimento a editais públicos e desenvolvimento de aplicações para caixas eletrônicos (ATMs), entre outras.

Sob sua liderança, a área terá como foco expandir a oferta de soluções voltadas ao aplicativo, ao monitoramento e à segurança de caixas eletrônicos, cofres inteligentes e outras iniciativas, com o objetivo de otimizar processos complexos do setor financeiro, tornando-os mais eficientes e seguros. Esse avanço também está alinhado ao compromisso da Diebold Nixdorf de oferecer tecnologias que contribuam para operações mais sustentáveis. Por exemplo, o software de monitoração de ATMs da empresa permite diagnósticos e ajustes remotos dos equipamentos, reduzindo a necessidade de deslocamento de técnicos às agências e, consequentemente, as emissões de CO₂ associadas ao transporte.

A Diebold Nixdorf automatiza, digitaliza e transforma o modo como as pessoas fazem compras e transações bancárias. Parceira de algumas das 100 maiores instituições financeiras e dos 25 maiores varejistas do mundo, as soluções integradas da Diebold Nixdorf conectam os canais físicos e digitais de forma conveniente, segura e eficiente para milhões de consumidores todos os dias. A empresa está presente em mais de 100 países, com aproximadamente 21.000 funcionários em todo o mundo. Para mais informações, clique aqui e acesse o site: Diebold Nixdorf

Diebold Nixdorf
Planin Assessoria de Comunicação e Imprensa

CREDICITRUS REITERA POSIÇÃO DE LIDERANÇA DURANTE CONVENÇÃO EM BEBEDOURO

Em meio a um cenário econômico desafiador, a CREDICITRUS apresentou crescimento de seus ativos, demonstrando solidez em suas operações de crédito e em seu patrimônio líquido

A Companhia de Crédito CREDICITRUS apresentou, na última quarta-feira (16) em Bebedouro, durante sua convenção anual, com a presença de autoridades, colaboradores e impressa, um relatório altamente expressivo nas suas operações de crédito, em relação ao ano anterior.

Líder no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (CNCC) alcançou R$ 15,8 bilhões de ativos em 2024, além de captações de R$ 11,3 bilhões, um patrimônio líquido acima dos R$ 3 bilhões e as operações de crédito no ano somaram R$ 8,2 bilhões e sobras líquidas de R$ 460 milhões. Para Walmir Segatto, CEO da Credicitrus, “os indicadores são o resultado do nosso compromisso com os mais de 170 mil cooperados e com a comunidade em que atuamos e demonstram a resiliência do modelo de negócios cooperativo, mesmo diante de um ano desafiador. Ao longo do ano, realizamos investimentos em tecnologia, para manter a Cooperativa na vanguarda do mercado financeiro, garantindo  eficiência e segurança operacional, por meio da automatização de processos e o uso da inteligência artificial”.

Somado ao resultado financeiro acima do mercado, a Credicitrus obteve outra conquista importantes e, 2024, que ratifica a solidez e a segurança da instituição de crédito: a nota AA+ (bra) atribuída pela agência internacional de risco Fitch Rating, O Valor de ativos de R$ 15,8 bilhões representa uma alta de 8,64% ante 2023. As captações de R$ 11,3 bilhões, compostas por depósitos à vista e a prazo somados às aplicações em LCA/LCI, significam um aumento de 12,85% em relação ao ano anterior. Já o patrimônio líquido já aumentou 16,85% em comparação com 2023. As operações de crédito e CPR (Cédula de Produto Rural) atingiram R$ 8,3 bilhões, registrando uma expansão de 19,21% em comparação ao ano anterior.

Para o diretor de negócios da Cooperativa, Fábio Fernandes, “o desempenho positivo da Credicitrus demonstra a assertividade da estratégia implantada para o desenvolvimento sustentável da Cooperativa e de seus cooperados, fortalecendo nossa missão de atender com soluções financeiras confiáveis e inovadoras nossos cooperados, assegurando prosperidade a todos.

Ainda durante a realização da convenção, a Credicitrus anunciou sua participação na Agrishow 2025 – 30ª Feira Internacional Agrícola, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto com um estande de 500 m², localizado na praça das instituições financeiras.

A Credicitrus conta com 170 mil cooperados e está presente em três estados brasileiros, com 118 unidades físicas, 106 Postos de Atendimento (PAs) e 12 escritórios de negócios, além de 8 postos de Atendimento Sistêmicos, especializados no atendimento da carteira de grandes negócios, e i Posto de Atendimento Digital, com abrangência nacional.

Linoel Dias
linoel.dias.dias@gmail.com

quarta-feira, 23 de abril de 2025

RAFAELA COSTA É A NOVA VICE-PRESIDENTE DA UNIDADE DE NEGÓCIO DE REDES E SERVIÇOS GERENCIADOS DA ERICSSON PARA O CONE SUL DA AMÉRICA LATINA

Rafaela Costa

Ericsson anuncia Rafaela Costa como a nova vice-presidente de Redes e Serviços Gerenciados para o Cone Sul da América Latina. Com trajetória de mais de 28 anos nos segmentos de tecnologia e telecom, a executiva tem formação em engenheira elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com formação executiva pela Wharton e INSEAD, e atualmente participa do ABP-W | Programa Avançado de Conselhos para Mulheres na Saint Paul Business School.

Antes de se juntar à Ericsson, ocupou outras posições de liderança em grandes corporações multinacionais, incluindo Salesforce, Microsoft, Nortel Networks, e Nokia. Reconhecida por sua habilidade em construir, desenvolver e expandir grandes organizações, ela liderou programas de tecnologia e telecomunicações em toda a América Latina e Europa. Costa é igualmente dedicada ao desenvolvimento de futuros líderes, atuando como mentora em diversas iniciativas. Com sua nova posição, assume o desafio de consolidar a liderança da Ericsson no segmento de redes e serviços gerenciados e seguir entregando soluções inovadoras para os clientes.

EricssonAs redes de alto desempenho da Ericsson fornecem conectividade a milhares de milhões de pessoas todos os dias. Há quase 150 anos, e há mais de 100 anos atuando no Brasil, temos sido pioneiros na criação de tecnologia para comunicação. Oferecemos soluções de comunicação móvel e conectividade para provedores de serviços e empresas. Com a Ericsson, o Brasil é o único país do Hemisfério Sul a produzir rádios e antenas 5G, diretamente da nossa fábrica em São José dos Campos, que opera de forma ininterrupta desde 1955. Em P&D, somos um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de padrões móveis globais para o benefício de consumidores e empresas em todos os lugares. Temos mais de 60.000 patentes concedidas, o que reforça a nossa posição de liderança como fornecedor de 5G. O nosso investimento no ecossistema de P&D do Brasil cria tecnologias de ponta, gera empregos qualificados, estimula a pesquisa e oferece oportunidades para empreendedores, acadêmicos e inovadores no País.  Juntamente com os nossos clientes e parceiros, tornamos o mundo digital de amanhã uma realidade. Acesse o site

Ericsson
Weber Shandwick

AGRISHOW: CUMMINS BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES ESTRATÉGICAS DE GRUPOS GERADORES PARA O SETOR AGRÍCOLA

Os grupos geradores são os maiores aliados dos pecuaristas, avicultores, agricultores e produtores do agronegócio. Parte essencial desse ecossistema, a Cummins Brasil desenvolveu soluções estratégicas de grupos geradores para garantir maior eficiência no consumo de combustível, facilidade na manutenção, redução de custos operacionais e maior proteção dos equipamentos contra intempéries. Essas tecnologias visam maximizar a produtividade no campo, além de proporcionar sustentabilidade e economia a longo prazo, atendendo às reais necessidades do setor.

“Em um setor onde cada minuto de inatividade pode significar grandes perdas, a energia elétrica é mais do que uma necessidade – é a espinha dorsal das operações agrícolas. Quando a energia é interrompida, seja por falhas externas ou condições climáticas extremas, o impacto no agronegócio é imediato e irreparável”, diz Paulo Nielsen, líder da Cummins Power Generation, unidade de Geração de Energia da Cummins para a América Latina. “É nesse cenário que os grupos geradores da Cummins se destacam, oferecendo energia confiável e contínua que mantém a produção em movimento, garantindo a resiliência do campo e a sustentabilidade do agronegócio. Por isso, a importância de estarmos em constante avanço; a Cummins segue investindo em inovação para fornecer soluções que acompanham as necessidades do setor e potencializam o futuro do agronegócio”.

Nesta edição da Agrishow, a Cummins promove a linha dos grupos geradores com motor eletrônico QSF 4.5, que abrange os modelos com potências de 113 kVA, 138 kVA e 163 kVA, nas versões C90D6e, C110D6e e C130D6e, respectivamente. Vale reforçar que os modelos são emissionados e atendem aos padrões de emissões exigidos na cidade de São Paulo, conforme o Decreto 60.233. O QSF4.5 apresenta uma redução de até 60% nas emissões de NOx e material particulado em comparação com os modelos não emissionados, como o 6B. O portfólio de soluções emissionadas da Cummins abrange potências entre 40 kVA e 500 kVA.

“Além de oferecer um excelente desempenho, o QSF4.5 proporciona uma economia de até 10% no consumo de combustível em comparação, por exemplo, com o modelo não emissionado, o grupo gerador 6B", disse Nielsen. “Essa redução se deve, principalmente, à densidade de potência do motor e à calibração adequada, que tornam o modelo mais econômico e sustentável”.

A carenagem do QSF4.5 é uma das inovações dessa linha, projetada para oferecer proteção superior contra agentes externos e condições climáticas severas, como chuvas intensas e exposição ao sol. Seu nível de atenuação sonora de 85 dB a 1 metro contribui para um ambiente de trabalho mais silencioso e confortável, proporcionando segurança aos operadores e permitindo o uso do gerador em diversos ambientes, incluindo operações noturnas e áreas sensíveis, como a agricultura de precisão.

O design com teto inclinado melhora a proteção contra intempéries, prevenindo o acúmulo de água, o que evita corrosão e aumenta a durabilidade do equipamento. Os pontos de içamento lateral e central oferecem facilidade de movimentação, tornando o modelo ideal para terrenos irregulares e acessos difíceis, típicos do campo.

Outra grande novidade da Cummins para o agronegócio é o grupo gerador equipado com o motor QSL9, modelo C300, de 375 kVA, que traz uma nova base com contenção total de líquidos. Trata-se de uma solução robusta para evitar vazamentos de diesel, óleo e outros líquidos, garantindo proteção ambiental ao evitar a contaminação do solo, crucial para as operações agrícolas.

Além disso, o grupo gerador da Cummins C300 também conta agora com uma janela de inspeção integrada, que permite o monitoramento rápido do combustível e facilita a manutenção preventiva, garantindo maior vida útil do equipamento. “Nossos grupos geradores trazem inovações sob medida para o agronegócio. Com a nova base de contenção de líquidos robusta e os sistemas adicionais, o QSL9 C300 garante proteção total e alta performance, mesmo nas condições mais exigentes", afirma Paulo Nielsen.

É importante ressaltar que os grupos geradores da Cummins operam com biodiesel até B20, atendendo às exigências do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), oferecendo maior flexibilidade energética para o agronegócio. A Cummins Brasil destaca-se no setor por ser a única companhia a produzir os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, turbo compressor, filtros, chaves de transferência, sistemas do controle e monitoramento, garantindo que todos os componentes e subsistemas são desenvolvidos para trabalharem juntos.

Os grupos geradores da Cummins Power Systems têm garantia padrão de 2 anos para aplicações Standby (1.000 horas) ou de 1 ano em Prime. A empresa oferece ainda soluções em pós-vendas, com uma rede de distribuição presente em todo o Brasil e suporte técnico especializado.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

SELL AGRO APRESENTA NOVIDADES EM ADJUVANTES DURANTE A MAIOR FEIRA AGRÍCOLA DA AMÉRICA LATINA

Foto: Shutterstock | Divulgação Sell Agro

Estreante na Agrishow, que acontece de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), evento que reúne os principais players da cadeia produtiva do campo na América Latina, a Sell Agro, especialista em formulações de alta performance e tecnologia de aplicação, apresenta na ocasião novidades em adjuvantes. Este é um mercado que tem crescido a cada ano no Brasil e demandado cada vez mais o desenvolvimento de novos produtos que atendam as necessidades dos produtores rurais.

Segundo pesquisa mais recente divulgada pela FarmTrak da Kynetec Brasil, o comércio desses produtos no País movimentou em 2023, R$ 2,9 bilhões, quadruplicando as vendas em nove safras desde 2015, quando o total foi de R$ 734 milhões. Também de acordo com o estudo, a soja liderou a demanda com R$ 1,6 bilhão (56% do total). O milho ficou em segundo lugar com R$ 522 milhões (18%).

Diante dessas oportunidades e de um cenário promissor, a Sell Agro optou por fazer parte das mais de 800 marcas expositoras da Agrishow. A ideia, segundo Leandro Viegas, CEO da empresa, é mostrar a importância da tecnologia presente nos adjuvantes e como os produtores podem se beneficiar deles. O uso desses insumos à calda dos defensivos melhora a qualidade da solução e o tratamento da lavoura, potencializando o espalhamento e a aderência, além de favorecer sua absorção pela planta, aumentando a eficiência da operação.

Durante a feira, os visitantes poderão saber mais sobre esse assunto e também detalhes sobre toda a linha de produtos da empresa, com destaque para as novidades, Oleum Sell e o Olivum. “Esses novos adjuvantes reforçam nosso compromisso com a produtividade no campo e a sustentabilidade nas lavouras”, diz o executivo.

Leandro Viegas | Foto: Sergio Simões - Divulgação Sell Agro

O Oleum Sell, um óleo mineral de alta pureza, isento de enxofre, aromáticos e nafta, que atua diretamente na penetração dos defensivos agrícolas na camada cerosa das folhas. Seu diferencial está na formulação moderna, que promove uma distribuição mais uniforme da calda, reduz perdas por evaporação e melhora significativamente a absorção dos princípios ativos pela planta. “Falamos de um adjuvante que oferece maior estabilidade e compatibilidade com diferentes tipos de formulações, garantindo uma aplicação mais eficiente e sem surpresas no tanque”, explica Viegas.

Já o Olivum é um óleo vegetal biodegradável, composto por uma alta concentração de surfactantes naturais que intensificam o espalhamento e a adesão das gotas sobre as folhas, minimizando perdas por escorrimento e lavagem pela chuva. Seu uso potencializa a absorção de nutrientes e princípios ativos, além de ser uma alternativa sustentável para produtores que buscam desempenho aliado ao respeito ambiental. “Olivum entrega resultados práticos no campo e está alinhado com a crescente demanda por tecnologias verdes e responsáveis”, explica o CEO da Sell Agro.

Agrishow

Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação é reconhecida como o principal palco para o lançamento de tendências, tecnologias e inovações do setor. Caminhando para sua 30ª edição, a feira reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, e atrai um público altamente qualificado, formado por produtores, técnicos, pesquisadores e empresários do setor.

Na edição de 2024, o evento contou com mais de 800 marcas expositoras e 195 mil visitantes, em uma área de 520 mil m², o que movimentou bilhões em negócios e fortaleceu o Brasil como protagonista do agronegócio. Para este ano a expectativa é ainda maior. “A Sell Agro tem se posicionado nos últimos anos como uma empresa referência em adjuvantes no Brasil. E por isso, sem dúvida, é fundamental estarmos no maior evento do agronegócio na América Latina, levando informação, conhecimento, novas tecnologias e networking”, completa Viegas.

Serviço
Agrishow
De 28 de abril a 2 de maio de 2025
Rod. Pref. Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Localização do Estande Sell Agro
Av. F, esquina com a Rua 14, na Arena de Soluções Agro 2, estande PS-10

Sell Agro
Ruralpress

TECNOVIDRO AMPLIA CAPACIDADE PRODUTIVA COM INVESTIMENTOS DE R$ 30 MILHÕES E PROJETA CRESCIMENTO NO MERCADO AGRÍCOLA

A partir de agosto, empresa da Serra Gaúcha, terá linha completa de vidros para indústria de máquinas agrícolas e linha amarela.

Referência no setor vidreiro, a farroupilhense Tecnovidro está reforçando sua posição no mercado com investimentos de cerca de R$ 30 milhões, e uma projeção de crescimento. Desde 2021, a empresa vem ampliando a capacidade produtiva com a fabricação de vidros temperados voltados exclusivamente para o segmento de máquinas agrícolas, tratores e toda a linha amarela.

Para atender essa demanda, já investiu R$ 22 milhões na unidade fabril nos últimos quatro anos — e está aportando mais R$ 8 milhões no primeiro semestre de 2025 na aquisição de uma máquina chinesa para produzir vidros temperados de dupla curvatura.

A partir da expansão, a capacidade saltará dos atuais 35 mil m² para 50 mil m² de vidros mensais. A expectativa é de incrementar o faturamento em R$ 12,5 milhões já no próximo ano, e alcançar um crescimento anual de 10% até 2030.

De acordo com Marco De Bastiani, diretor-presidente da Tecnovidro, o objetivo é ampliar a atuação no setor de cabines agrícolas e de máquinas pesadas, oferecendo soluções que atendam um mercado cada vez mais exigente. “A nova linha complementa o nosso portfólio, permitindo oferecer um mix completo de produtos, o que consolida a Tecnovidro como uma das principais fabricantes do setor no Brasil”, explica.

A estratégia reforça o compromisso da empresa em fornecer componentes que aliam segurança, durabilidade e tecnologia ao agronegócio brasileiro. “Por meio de investimentos e inovação, consolidamos nossa parceria com fabricantes de equipamentos agrícolas e máquinas pesadas, contribuindo para o avanço tecnológico do setor”, destaca Bastiani.

Além disso, a empresa marca presença em projetos estratégicos, como no fornecimento de vidros para a Marcopolo Rail – uma das principais produtoras metroferroviárias no Brasil e América Latina. Os vidros da Tecnovidro integram composições exportadas recentemente à Los Ferrocarriles del Estado (EFE), responsável pela gestão da rede ferroviária do Chile, e no Trem dos Pampas, uma rota turística em Santana do Livramento-RS.

Tecnovidro - Fundada em 1986 em Farroupilha-RS, a Tecnovidro é especializada na produção de vidros de segurança para veículos pesados, máquinas agrícolas e equipamentos especiais. Com 270 colaboradores e capacidade para produzir 50 mil m² de vidros automotivos mensais, a Tecnovidro se consolida como líder no segmento.

Tecnovidro
Critério

DIEGO FREITAS É O NOVO CHIEF INFORMATION SECURITY OFFICER DA ZUP

Diego Freitas

A Zup, empresa de tecnologia do grupo Itaú Unibanco, anuncia a chegada de Diego Freitas como seu novo Chief Information Security Officer (CISO). Com uma trajetória consolidada de mais de 20 anos no setor de cibersegurança, Diego assume o desafio de evoluir a governança e as estratégias de segurança da informação da empresa, o que inclui a StackSpot AI, sua plataforma multiagentes para o ciclo de desenvolvimento de software.

Especialista na área, Diego construiu uma carreira sólida com passagens por grandes empresas do mercado. Durante 15 anos na KPMG, foi responsável por projetos de estratégia de segurança, gestão de riscos e conformidade e segurança ofensiva, chegando à posição de sócio e líder da prática de defesa cibernética. Em seguida, ingressou no Banco Santander, onde por dois anos comandou a operação de segurança da instituição no Brasil.

Mais recentemente, Diego atuou na SEK, uma das mais relevantes empresas pure player de cibersegurança da América Latina. Lá, esteve à frente de projetos voltados à transformação digital, serviços gerenciados, segurança ofensiva e desenvolvimento de produtos, contribuindo para a evolução das soluções de proteção digital do mercado.

Agora, na Zup, o executivo traz sua expertise para robustecer ainda mais a maturidade da segurança da informação, mirando os planos futuros da empresa. “Estou muito feliz em me tornar um zupper e contribuir para o fortalecimento da segurança da companhia. Nosso desafio é elevar a maturidade da área, garantindo que a Zup continue inovando e crescendo de forma segura e estratégica. A cibersegurança é um pilar essencial para a evolução digital e quero agregar valor para que possamos construir um ambiente cada vez mais resiliente e protegido", destaca Freitas.

Com essa nova liderança, a Zup reafirma seu compromisso com a segurança digital, garantindo que suas operações, produtos e serviços estejam preparados para o crescimento da empresa.

A Zup é uma empresa de tecnologia do grupo Itaú Unibanco capaz de criar, modernizar e evoluir sistemas seguros e escaláveis, impulsionando o crescimento de companhias em diversos setores através de seu produto único no mercado nacional, a StackSpot AI – uma plataforma multiagentes para desenvolvimento de software. Com a StackSpot AI, é possível criar, usar e compartilhar agentes inteligentes personalizados para o seu contexto em todo o ciclo de desenvolvimento de software. Combinando Inteligência Artificial e hipercontextualização, o time recebe respostas bem direcionadas, automatiza tarefas e gera resultados que impactam diretamente o negócio, com mais eficiência, qualidade e confiança

Zup
NR7 Full Cycle Agency

CRESCE DEMANDA POR BIOPLÁSTICO NO BRASIL

A Earth Renewable Technologies (ERT), empresa especializada na produção de bioplásticos compostáveis a partir de fontes renováveis, registrou aumento de 42% no volume comercializado no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2024, a alta acumulada foi de 235% sobre 2023, e a projeção da companhia indica um crescimento adicional de 107% neste ano. Os dados refletem o avanço consistente da demanda por soluções sustentáveis em setores como embalagens, bens de consumo e agronegócio, impulsionada por movimentos regulatórios, compromissos ESG e pressão por materiais menos agressivos ao meio ambiente.

A fábrica da ERT está localizada em Curitiba (PR) e possui capacidade instalada de 7 mil toneladas por ano, tornando a empresa a maior produtora de bioplásticos totalmente compostáveis da América Latina. Fundada nos Estados Unidos, a ERT atua com compostos derivados principalmente da cana-de-açúcar, fornecendo alternativas ao plástico convencional com foco em compostabilidade , desempenho técnico e viabilidade industrial. A companhia atende empresas que buscam reduzir sua pegada de carbono e adotar práticas alinhadas à economia circular.

“O crescimento do mercado reforça a consolidação de uma nova matriz de consumo, alinhada a critérios ambientais. Nosso foco é combinar tecnologia e escala para atender essa demanda crescente com responsabilidade e eficiência”, afirma Kim Fabri, CEO da ERT. Segundo o executivo, o avanço nos números também reflete o amadurecimento do setor e o aumento da confiança da indústria nas propriedades técnicas dos bioplásticos.

Earth Renewable Technologies
Base Comunica

terça-feira, 22 de abril de 2025

PRIMEIRO DIA DA EXPOAPRAS REFORÇA COLABORAÇÃO ENTRE O SETOR SUPERMERCADISTA E O COOPERATIVISMO PARANAENSE

Foto: Rogério Machado | Divulgação ExpoApras

A ExpoApras 2025, uma das maiores feiras do setor supermercadista do Brasil, iniciou nesta terça-feira, 22 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O evento, que se estende até o dia 24 de abril, deve gerar R$ 1 bilhão em negócios entre expositores e varejistas, representando um crescimento superior a 20% em comparação com a edição de 2024.

O evento é um reflexo da força do setor, que atende 1,8 milhão de clientes diariamente em mais de 25 mil lojas em todo o estado, além de gerar cerca de 550 mil empregos e registrar um faturamento superior a R$ 65 bilhões em 2024. “Somos um setor muito forte e essencial para a população, por isso, precisamos estar em constante evolução e aprimoramento. A feira traz condições para isso e ajuda a democratizar o setor, oferecendo oportunidades para o pequeno e o médio varejo também”, reforçou o presidente da Apras, Carlos Beal.

Somada a força do setor supermercadista, a feira reúne as cooperativas paranaenses. Segundo o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, o Espaço Paraná Cooperativo é uma oportunidade para que as 62 cooperativas do ramo agro mostrem sua força no varejo e possam realizar negócios com o setor supermercadista do Brasil. “As cooperativas agropecuárias do Paraná são responsáveis por mais de 60% da produção agrícola do estado e reúnem cerca de 330 mil produtores rurais, o que as torna essenciais para o abastecimento de supermercados e outros pontos de venda espalhados pelo estado e pelo país”, afirma.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, também destacou a importância do agro paranaense. “O Paraná é o supermercado do mundo. Além de alimentar a nossa gente, alimentamos esse País e ainda sobra para exportar para mais de 170 países. É uma produção fantástica”, disse Piana.

Em uma área de quase 25 mil metros quadrados, a ExpoApras 2025 possui mais de 450 marcas expositoras e espera receber cerca de 60 mil visitas.

ExpoApras 2025
WBC Comunicação

COM 100% DE ENERGIA GERADA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS, KOPPERT BRASIL SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

No último ano, empresa migrou sua matriz energética para o mercado livre, o que evitou a emissão de 224 toneladas de CO₂, o equivalente ao consumo de mais de 3.000 MWh de eletricidade e ao plantio de mais de 1.500 árvores

Koppert Brasi | Unidade Piracicaba - São Paulo

Desde junho de 2024, 100% da energia elétrica utilizada nas unidades de produção, distribuição e formulação da Koppert no Brasil foi gerada por fontes renováveis, como eólica, solar, biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH). Isso significa que não houve emissão de dióxido de carbono (CO₂) associada ao consumo de eletricidade na companhia durante o período — o gás é o principal responsável pelo aquecimento global e por acelerar as mudanças climáticas, segundo organizações internacionais.

Para ilustrar esse avanço, as três unidades de produção da Koppert no Brasil evitaram a emissão de 224 toneladas de CO₂, o equivalente ao consumo de mais de 3.000 MWh de energia elétrica. Esse impacto positivo corresponde ao plantio de aproximadamente 1.500 árvores em projetos de reflorestamento. A comprovação dessa conquista é feita por meio dos certificados I-REC, que asseguram a rastreabilidade da origem da energia consumida.

Com isso, as três unidades operacionais da empresa no Brasil eliminaram 100% das emissões de carbono relacionadas ao uso de energia elétrica em comparação com 2023 e início de 2024. “Ao migrarmos nossas operações para o mercado livre de energia, nos tornamos uma empresa carbono zero em relação ao consumo de energia elétrica. Esse passo reforça o compromisso da Koppert Brasil com a sustentabilidade e a inovação”, destaca Wesley Ibanes Padilha, coordenador de Manutenção da Koppert Brasil.

Além dos benefícios ambientais, a iniciativa também trouxe ganhos econômicos. “Registramos uma redução de cerca de 30% nos custos com energia elétrica. Ou seja, ao optar por fontes renováveis, estamos não apenas diminuindo nossa pegada ambiental, mas também otimizando nossos recursos”, completa Padilha.

A iniciativa soma-se às outras práticas sustentáveis adotadas pela Koppert em suas operações no Brasil e no exterior. A ação reforça o compromisso da empresa com soluções sustentáveis para a agricultura e o futuro do planeta, alinhando-se a princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), como “Vida Terrestre”, “Consumo e Produção Responsáveis” e “Inovação”. 

Mais informações podem ser consultadas no Relatório de Sustentabilidade da empresa, disponível em inglês.

A certificação

A metodologia utilizada para mensurar as emissões evitadas foi desenvolvida pela Raízen Power com base no GHG Protocol — principal padrão nacional e internacional para quantificação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), validado pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). O estudo segue também o Programa Brasileiro GHG Protocol e está alinhado com as diretrizes do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

Koppert

A Koppert, líder mundial em controle biológico, trabalha para agricultores em todo o mundo desde 1967, promovendo a sustentabilidade e a rentabilidade de cultivos, preservando a biodiversidade na agricultura, e contribuindo para sistemas alimentares mais seguros. Está presente no Brasil desde 2011 e, atualmente, conta com três modernas unidades de produção: a de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e as unidades de formulações e de macrobiológicos, que ficam na vizinha Charqueada, todas no estado de São Paulo.

A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec By Koppert.

A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, e é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e do Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país. Para saber mais, clique aqui e acesse o site.

Koppert Brasil

BARCO HIGHTECH: SOLUÇÕES INTELIGENTES SÃO APOSTAS DE FABRICANTE BRASILEIRO PARA AUTOMATIZAR 100% DAS EMBARCAÇÕES

Armatti 480 Sport Coupe

O conceito de automação inteligente tem revolucionado diversos setores, desde as casas conectadas até os automóveis de última geração. De acordo com um levantamento global do Mordor Intelligence, o mercado de casas inteligentes deve crescer a uma taxa de 25,3% ao ano até 2027, atingindo US$ 370,95 bilhões até 2029. Seguindo essa tendência, os "barcos inteligentes" surgem como a grande aposta da indústria náutica mundial. Segundo dados da Global Growth Insights, mais de 65% dos fabricantes de embarcações já investem na integração de tecnologia inteligente, incluindo rastreamento por GPS, paineis digitais e sistemas de navegação acionados por inteligência artificial (IA).

O estaleiro brasileiro Armatti Yachts já implementa algumas dessas soluções em seus modelos, como rastreamento por GPS e ancoragem via satélite, além de já ter desenvolvido um modelo com soluções que já utilizam equipamentos de última geração e alta tecnologia, como a IA, em pelo menos 90% da configuração do barco, sendo possível controlar iluminação, grill, plataforma de popa, altura das mesas e sistemas de som por meio de aplicativo ou comando de voz. A embarcação também envia alertas ao celular do proprietário, como luzes ou churrasqueira ligadas e oferece sugestões inteligentes, como, por exemplo, “a bateria está baixa, deseja desligar as luzes?”. Sensores também detectam risco de colisão e um radar informa a presença de outras embarcações nas proximidades, prevenindo acidentes.

Agora, a empresa pretende elevar esse nível de automação para um patamar ainda mais avançado, tornando suas embarcações 100% conectadas e controláveis remotamente. Porém, o grande desafio do estaleiro é a maresia. “Muitos equipamentos eletrônicos não são projetados para suportar o ambiente marítimo e estamos buscando soluções para garantir a durabilidade e a eficiência dessas tecnologias no mar", conta Fernando Assinato, CEO da Armatti Yachts.

A automação avançada de embarcações não é apenas uma comodidade, mas um diferencial que pode posicionar a empresa, bem como a indústria náutica brasileira, em um novo patamar global. "O mercado náutico brasileiro tem se tornado cada vez mais competitivo no cenário internacional e a adoção de tecnologias que facilitem a navegação já é uma demanda tanto de clientes brasileiros quanto internacionais. Nossa meta é implementar alta tecnologia e o uso da inteligência artificial em nossas embarcações nos próximos anos e alinhar a linha de produção da Armatti Yachts às inovações dos grandes players mundiais", finaliza.

A Armatti Yachts trouxe para o mercado náutico brasileiro um novo nível de qualidade de embarcações - e tem como desafio manter a tradição de qualidade e inovação além das linhas inconfundíveis da marca. Hoje a Armatti Yachts é composta por modelos entre 30 e 52 pés, atende ao mercado nacional e internacional e está constantemente implementando novos processos na construção das embarcações e nos materiais utilizados para garantir que o seu produto possa estar sempre à frente de seu tempo. Clique aqui para mais informações

Armatti Yachts
Rotas Comunicação

IGOR CALVET É O NOVO PRESIDENTE DA ANFAVEA E DO SINFAVEA

Igor Calvet. Foto: Lula Lopes - Divulgação Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) passa a ser presidida a partir desta terça-feira (22) por Igor Calvet, o 21º presidente da entidade fundada em 1956, e o primeiro na história sem qualquer ligação com uma das fabricantes associadas, numa inédita mudança do sistema de governança. Calvet sucede a Márcio de Lima Leite, que presidiu a ANFAVEA no triênio 2022 – 2025. Leite junta-se a outros 30 Vice-Presidentes na nova Diretoria da Associação, todos eles representando uma das 26 associadas.

Igor Calvet, 40 anos, já tem vivência na ANFAVEA, entidade da qual foi Diretor Executivo nos últimos 18 meses. Antes, atuou como Secretário no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Secretário Especial no Ministério da Economia e como Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acumulando conhecimento estratégico sobre o setor.

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Calvet é mestre em Ciências Políticas pela mesma instituição. Sua trajetória combina experiência no setor público e articulação institucional, atributos fundamentais para fortalecer a representatividade da ANFAVEA e contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.

“A ANFAVEA desempenha papel essencial para o Brasil, representando um setor que corresponde a 20% do PIB industrial e que gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos. O compromisso com a indústria automotiva e sua ampla transformação, com foco na produção local, competitividade, novas tecnologias e sustentabilidade, segue sendo a nossa prioridade, além de ampliar a nossa atuação em outros mercados. Junto aos interlocutores dos setores público e privado, sobretudo nossos fornecedores e distribuidores, seguiremos construindo a história de sucesso deste setor no Brasil”, discursou Calvet durante cerimônia de transição de Diretoria na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Calvet passa a ser Presidente também do braço sindical da entidade, o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (SINFAVEA).

ANFAVEA – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores representa as fabricantes de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias instaladas no Brasil. Criada em 1956, a entidade tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor, estimular a inovação e contribuir para o crescimento econômico do país

ANFAVEA