sexta-feira, 2 de maio de 2025

TRANSPARÊNCIAS E APARÊNCIAS. Por Marli Gonçalves*

Transparências definitivamente estão na moda. E muito usadas na aparência meio oculta, uma sugestão do que se quer mostrar – mas não muito – como se postos por detrás de uma bruma. As pernas, umas pontinhas do corpo, uma coisinha aqui, outra ali. Mas transparências e aparências têm muito mais a mostrar. Ou esconder.

A moda cada vez mais usa da transparência na criação, inclusive na moda masculina, que eles andam bem loucos para mostrar seus tanquinhos, tatuagens e bíceps. Recentemente apareceu até um tecido imitando a cor da pele; funciona como uma redinha que segura decotes tornando-os mais comportados, deixando apenas que a imaginação anteveja, uma ilusão de ótica, e em roupas de gala.

Transparências e aparências, contudo, se combinam também em muitas outras coisas e conceitos. Inclusive em nossa cara, me dou conta. Inclusive por ter uma que se eu deixar livre e distraída mostra exatamente meus sentimentos, o que acho do que escuto, o que penso, o que me agrada e desagrada. Difícil disfarçar.

Pensam que isso é legal? Pode até ser, claro, pela naturalidade e sinceridade. Mas por conta disso corro riscos severos. Quantas vezes tive de me concentrar e muito para não mudar uma linha de expressão, congelar o rosto, ao ouvir algum surpreendente absurdo vindo de alguém que eu não poderia ou teria condições de contestar, nem sentido fazer isso até para não me prejudicar. Não dá para ser transparente o tempo inteiro, isso é bastante claro. Já apelei até por me beliscar disfarçadamente.

Não posso dar muitos exemplos, nem nome aos bois, que trabalho em regime de confidencialidade total. Mas há muitos anos fui chamada a uma reunião em uma cidade litorânea de turismo onde um morro se avolumava, começando a despontar na paisagem com todas as suas mazelas, aparecendo em uma das avenidas principais da cidade. O prefeito achava aquilo feio e queria propor e efetivar uma solução que jamais esqueci, principalmente porque ele a declarou, sério, mostrando com as mãos em um movimento de tampar aquilo. A ideia dele era simplesmente construir uma “cortina verde”, como chamou, gigantesca, de quilômetros, que encobrisse a miséria. Entendem o que é não poder mexer um músculo ao ouvir uma barbaridade?

Situação comum na profissão de jornalista. Temos de ouvir, sem pestanejar, explicações, respostas aos fatos que acompanhamos e noticiamos. É muito doido ainda ver também como as pessoas são capazes de falar os maiores absurdos sem corar e tentando nos convencer de sua inocência, de sua “verdade”. Quando acontece acaba sendo uma troca maluca de aparências. Nós não podemos aparentar saber que aquela resposta não tem qualquer transparência. Ironicamente vemos o esforço do outro de se mostrar transparente respondendo com mentiras cabeludas.

Comento sobre esse assunto porque acabei de ver e ouvir pela tevê as tentativas de explicação de um ministro sobre mais uma batida de carteira, mais um golpe, desta vez nos aposentados. E a imprensa ainda obrigada a chamar bandidos de suspeitos.

Pude gargalhar à vontade, livremente. É bom, evita rugas, e nem precisa do botox que está deixando é muita gente com a cara sem expressão. Depois negam que tenham feito qualquer procedimento, com a maior e mais imexível cara dura.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


CÂMARA DE COMÉRCIO FRANÇA-BRASIL (CCIFB) ELEGE NOVO PRESIDENTE NACIONAL EM ANO COMEMORATIVO DE SEUS 125 ANOS

Jean-Michel Lang assume por dois anos com o propósito de fomentar de novos negócios, inovação e manifestações culturais entre os dois países

No ano em que comemora 125 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) elegeu seu novo presidente pelos próximos dois anos. Jean-Michel Lang, CEO da VINCI Energies do Brasil, além de ser presidente da regional do Rio de Janeiro, também será o presidente nacional da entidade.

O novo presidente assume em um ano simbólico que comemora, também, os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. “A França e o Brasil compartilham laços históricos, culturais e econômicos que se fortalecem a cada década. Como novo presidente nacional, tenho o compromisso de ampliar ainda mais essa parceria estratégica, promovendo o diálogo, o investimento e a inovação entre nossos setores empresariais”, destaca Lang, engenheiro formado pela Arts et Métiers, com 40 anos de trabalho na indústria de energia, tendo atuado em dezenas países, dentre os quais o Brasil, onde está há cinco anos.

Por conta do aniversário e da nova presidência, a CCIFB foi homenageada com uma moção pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Fomento aos negócios bilaterais

A França é o terceiro país com mais investimentos no Brasil, com mais de mil empresas atuando e gerando mais 600 mil empregos diretos. “Nestes próximos dois anos, trabalharemos para consolidar novas oportunidades de negócios, aproximar empresas francesas e brasileiras e reforçar o papel da Câmara como um pilar essencial no desenvolvimento econômico sustentável de ambas as nações”, reforça.

A escolha do novo presidente aconteceu em evento comemorativo dos 125 anos da CCIFB, realizado na BiblioMaison, localizada no prédio oficial do Consulado da França. O evento celebra não apenas a trajetória da instituição, a mais antiga do gênero na Cidade Maravilhosa e a mais antiga Câmara de Comércio bilateral em atuação no Brasil.

Para compor a sua diretoria, Lang convidou Aurelien Maudonnet e Milena Palumpo, para vice-presidência. Compõe ainda a diretoria, Antonio Alberto Gouvêa Vieira, Hervé Le Gavrien, Patrick Sabatier, Gilberto Ururahy, Carlos Roberto Siqueira de Castro, Rodrigo Santiago e Gil Maranhão. Pela primeira vez na história, a CCIFB terá cinco mulheres no Conselho de Administração. Das cinco, duas são negras: Rafaela Bastos e Marcelle Medeiros.

O início das celebrações começou com a iluminação em azul, branco e vermelho de um dos maiores símbolos nacionais e uma das setes maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor.

Ano comemorativo

O ano de 2025 marca diversas outras datas importantes para a instituição. Uma delas é os 25 anos do Prêmio Personalidade França-Brasil que, no ano passado, homenageou a Izabella Teixeira, bióloga e ex-ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.

Ainda dentro das comemorações do ano, a Temporada do Brasil na França e da França no Brasil 2025, que já teve início na Europa, vai promover uma série de projetos voltados para a juventude, com o objetivo de levar adiante essa dinâmica além da temporada.

Com foco em promover a troca de experiências e as melhores oportunidades de negócios para os empresários, a CCIFB celebra também os 10 anos do Conexão Carioca, networking de negócios para parcerias, trocas de ideias e novas oportunidades de negócios.

Câmara de Comércio França-Brasil
Lacomunica

quinta-feira, 1 de maio de 2025

KEPLER WEBER APRESENTA NA AGRISHOW 2025 A KW SELECT E A CTF CARRETEL, NOVOS EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZA E TRANSPORTE DE GRÃOS

A Kepler Weber (KEPL3) apresenta, durante a Agrishow 2025 – principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina e que ocorre até 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) –, dois lançamentos que ampliam o portfólio de soluções para o pós-colheita da companhia, a KW Select, nova máquina de limpeza de grãos com alta capacidade operacional, e a CTF Carretel, correia transportadora fechada projetada para tornar o transporte de grãos mais eficiente, seguro e sustentável. Os equipamentos, criados por um time multifuncional da empresa, são fruto de um investimento de R$ 5,3 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no último ano.

KW Select

Com capacidade de 300 toneladas por hora, a KW Select representa um ganho de cerca de 25% em relação às soluções atualmente disponíveis no mercado. O modelo incorpora tecnologia embarcada para automação das regulagens, sensores inteligentes, além de melhorias em segurança operacional. A máquina também se destaca pela eficiência de limpeza, removendo até 60% das impurezas – superior aos 50% alcançados em média pelos modelos tradicionais.

“Além da capacidade, outro diferencial do produto são os sensores inteligentes embarcados no projeto e um sistema de automação para a regulagem da máquina. Isso reduz a necessidade de ajustes manuais, otimizando a mão de obra e aumentando a segurança dos operadores. Ainda falando em tecnologia, o equipamento possui um aplicativo para dispositivos móveis que permite aos operadores monitoramento em tempo real”, afirma a doutora Marina Pozitano, analista sênior de marketing de portfólio da Kepler Weber.

Entre os destaques da Kepler Weber na feira está também o lançamento da CTF Carretel, primeiro modelo de uma nova linha de soluções para transporte de grãos. Com capacidade de até 240 toneladas por hora, a correia transportadora fechada inaugura uma série de equipamentos que atenderão altas capacidades e diferentes contextos operacionais. Projetada para responder às crescentes demandas por segurança, sustentabilidade e eficiência, a estrutura enclausurada reduz a emissão de poeira no ambiente, enquanto os carretéis em aço carbono, que substituem os roletes tradicionais, garantem menor desgaste e maior durabilidade. 

A solução também conta com sensores inteligentes que monitoram automaticamente o funcionamento, identificando falhas como aquecimento ou desalinhamento. Recursos como base ajustável, esticamento automático, tampas de fácil acesso, guias móveis e um sistema autolimpante para o pé da estrutura, tornam o uso mais prático e ajudam a adaptar o produto a diferentes contextos operacionais.

CTF Carretel

“A CTF Carretel foi pensada para unir robustez, inteligência e praticidade. É uma solução pensada para os desafios reais do campo, com alta performance e um design que facilita a operação e reduz paradas. Buscamos entregar um equipamento alinhado à realidade dos nossos clientes e às demandas do agronegócio brasileiro”, ressalta Pozitano.

Investimentos em pesquisa e inovação fazem parte do KW 2030, plano estratégico da Kepler Weber que, com diferentes pilares, visa também impulsionar o lançamento de novos produtos. A companhia tem aportado recursos para acelerar o ritmo de inovação, que passou de um novo produto a cada quatro anos, em 2008, para um a cada 1,5 ano atualmente.

“Nossa visão é de um futuro com inovação contínua, e seguiremos trabalhando para que, nos próximos anos, possamos atingir a meta de um lançamento anual, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado”, destaca Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber.

Durante a Agrishow 2025, os visitantes poderão conhecer os dois equipamentos através de materiais digitais interativos. A presença na feira faz parte de um calendário estratégico de participação em mais de 30 eventos ao longo do ano, nas principais regiões produtoras do país.

“As feiras agrícolas são uma vitrine estratégica para apresentarmos nossas soluções, fortalecermos parcerias e estarmos ainda mais próximos dos produtores. São momentos valiosos de troca, aprendizado e negócios que impulsionam todo o nosso negócio”, afirma Nogueira.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve produzir nesta safra mais de 330 milhões de toneladas de grãos. O volume projetado é recorde e amplia a urgência por soluções eficientes de beneficiamento e armazenagem. O déficit estrutural de armazenagem do país já ultrapassa 120 milhões de toneladas, o equivalente a algo em torno de 36% da capacidade instalada.

“A armazenagem de grãos sempre foi essencial, mas hoje se tornou um fator crítico para a competitividade do agricultor. Com safras cada vez maiores e desafios logísticos, ter estrutura de armazenagem própria deixou de ser apenas uma vantagem e passou a ser uma necessidade estratégica para a rentabilidade e a segurança da produção”, conclui o CEO da Kepler Weber.

Serviço
AGRISHOW 2025
De 28 de abril a 2 de maio de 2025, das 8h às 18h.
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)

Kepler Weber
Agência Fato Relevante

EXPOMAFE 2025 IMPULSIONA A SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA INDÚSTRIA 4.0

A 4ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece de 6 a 10 de maio de 2025, no São Paulo Expo, destaca a integração entre Indústria 4.0 e sustentabilidade, evidenciando como as tecnologias avançadas estão moldando um futuro industrial mais sustentável e eficiente.

A adoção de tecnologias da Indústria 4.0 tem sido essencial para minimizar o desperdício de matéria-prima e otimizar o consumo energético. “Processos mais inteligentes e integrados contribuem para operações mais sustentáveis, alinhando eficiência produtiva com responsabilidade ambiental. Big Data, Internet das Coisas (IoT), robótica avançada e manufatura aditiva são algumas das soluções que já estão transformando o setor e serão amplamente debatidas durante a EXPOMAFE 2025”, ressalta Maria Cristina Moreira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ.

Durante a feira, a ABIMAQ apresenta o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, este ano com foco nos níveis de Maturidade Tecnológica em Máquinas e Equipamentos, a Arena Intralogística e de Movimentação de Carga e a Ilha Soldagem & Corte. Esses espaços reunirão expositores, trazendo o que existe de mais avançado em tecnologia-para a eficiência dos processos industriais.

A EXPOMAFE 2025 destacará como a automação industrial e a digitalização podem contribuir para um futuro mais verde e eficiente. Entre as soluções sustentáveis impulsionadas pela Indústria 4.0, estão:

Sensores inteligentes conectados que possibilitam o monitoramento em tempo real do consumo de energia, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência operacional.

Redução de resíduos, otimizando a produção e eliminando etapas desnecessárias, permitindo a personalização sob demanda.

Simulações virtuais de processos e equipamentos para testar novas configurações e aprimorar a eficiência produtiva sem desperdício de recursos físicos.

Uso de robôs colaborativos (cobots), reduzindo erros, melhorando a segurança no ambiente de trabalho e minimizando o desperdício de materiais.

Monitoramento e análise preditiva para evitar falhas na produção e otimizar a utilização de matérias-primas e insumos.

Gestão sustentável de resíduos, com rastreamento, redução e reaproveitamento de resíduos industriais, fortalecendo a economia circular.

A Indústria 4.0 não apenas aumenta a produtividade, mas também desempenha um papel essencial na criação de processos mais sustentáveis. “A EXPOMAFE 2025 será um ponto de convergência para as empresas que buscam inovação e compromisso ambiental, consolidando-se como referência na promoção de um setor industrial mais eficiente e sustentável”, conclui José Velloso, vice-presidente da ABIMAQ.

Serviço
EXPOMAFE 2025
De 6 a 10 de maio de 2025 - Terça a sexta: 10h às 19h | Sábado: 09h às 17h
São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, KM 1,5
> Credenciamento pelo site EXPOMAFE

A EXPOMAFE é a maior feira do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial da América Latina, reunindo as principais inovações tecnológicas e tendências globais da indústria. Com um espaço dedicado à transformação digital e à Indústria 4.0, o evento é estratégico para negócios, networking e desenvolvimento de soluções que impulsionam a competitividade do setor. Uma iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, promovida e organizada pela Informa Markets, a feira se consolidou como a maior e mais completa do setor na América Latina. Clique aqui e acesse o site.

ABIMAQA Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) atua há mais de 85 anos no fortalecimento do setor industrial brasileiro. Com mais de 1.700 empresas associadas, a entidade trabalha na promoção de inovação, competitividade e desenvolvimento tecnológico para impulsionar a indústria nacional. Clique aqui e acesse o site.

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Clique aqui e acesse o site.

EXPOMAFE 2025
DFREIRE Comunicação e Negócios

SENAI PARANÁ CRIA BIOCARVÃO A PARTIR DE CAROÇOS DE AZEITONA

Um resíduo que antes era descartado ganhou destino nobre graças à tecnologia e à inovação. O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, em parceria com a empresa Vale Fértil, concluiu recentemente um projeto que transforma caroços de azeitona em biocarvão, ou biochar - material poroso, versátil e com alto potencial de uso ambiental e industrial.

Produzido por meio de um processo de carbonização, o biochar demonstrou uma expressiva capacidade de adsorver poluentes e metais pesados, mostrando-se eficaz para o tratamento de efluentes gerados durante a produção de azeitonas. Além da aplicação em sistemas de tratamento de água, o material também pode atuar como condicionador de solos, insumo para práticas de agricultura regenerativa e até como matéria-prima para fabricação de cerâmicas e tijolos.

Recurso de alto valor agregado

A proposta vai além da simples destinação de resíduos: reforça os princípios da bioeconomia e da economia circular, ao transformar um subproduto que antes não tinha aproveitamento em um recurso de alto valor agregado e diversas possibilidades de uso. “Estamos falando de uma solução que não apenas agrega valor ao resíduo, mas também contribui com a sustentabilidade de processos industriais e agrícolas”, destaca a equipe de pesquisadores do IST em Meio Ambiente e Química.

Os resultados do projeto já extrapolaram fronteiras. As descobertas foram apresentadas em dois importantes eventos internacionais: a 17ª Conferência da International Water Association (IWA) sobre Pequenos Sistemas de Água e Esgoto (SWWS) e a 9ª Conferência da IWA sobre Saneamento Orientado a Recursos (ROS). A participação em fóruns globais reforça o potencial da tecnologia para gerar impactos positivos em escala mundial.

Com a conclusão bem-sucedida desta etapa, a expectativa é de que novas aplicações e parcerias sejam desenvolvidas, ampliando ainda mais as possibilidades de uso do biochar na indústria, no meio ambiente e na agricultura.

Sistema Fiep
Federação das Indústrias do Estado do Paraná

SHELL STARTUP ENGINE BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA QUINTA EDIÇÃO

Em um cenário em que a inovação é a chave para enfrentar os desafios globais, a Shell Brasil está com inscrições abertas para o Shell StartUp Engine (SSE), programa que impulsiona o empreendedorismo com soluções voltadas para tecnologias sociais e alternativas energéticas mais limpas, eficazes e seguras. A iniciativa recebe inscrições até o dia 10 de maio pelo site da Shell.

Durante quatro meses, os participantes passam por uma jornada imersiva com mentorias, workshops e conexões com especialistas da Shell e do ecossistema de inovação. Para participar, as empresas devem estar registradas no Brasil, ter até R$ 50 milhões de receita anual, contar com até 100 colaboradores e possuir menos de cinco anos de operação e estar em estágio pré-série A de investimento.

Durante a etapa de pré-seleção são realizadas as “FastTrack pitching”, encontros onlines e presenciais que oferecem às startups uma oportunidade de apresentar seus negócios para especialistas da Shell Brasil.

O pitch abrange diversos aspectos, desde uma visão geral do problema/solução até o modelo de negócio da startup, sua proposta de valor, potencial de mercado, diferenciação, tração comercial e de investimento, além de esclarecer os objetivos com o Programa. As startups interessadas podem se inscrever nos eventos FastTrack por meio do mesmo link utilizado para se inscreverem no Programa.

Agenda de Eventos FastTrack
06 Maio - presencial – São Paulo
08 Maio - presencial – Rio de Janeiro
09 Maio – online
13 Maio - online

"Acreditamos que para a geração de alternativas energéticas diversificadas e sustentáveis, as ideias inovadoras e disruptivas são fundamentais. O Shell StartUp Engine Brasil reflete nosso compromisso em apoiar o ecossistema empreendedor, impulsionando soluções que promovam a inclusão social, as energias limpas, eficientes e seguras. Queremos estar ao lado de startups que compartilham a visão de um mundo mais justo para todos", afirma Maria Angert, gerente de Performance Social da Shell Brasil.

Sobre o programa

Lançado no Brasil em 2020, o Shell StartUp Engine é uma iniciativa global voltada a startups em estágio inicial e intermediário, com o propósito de impulsionar o crescimento de negócios inovadores por meio de workshops, mentorias especializadas e conexões estratégicas com investidores e parceiros.

O programa apoia empreendimentos que desenvolvem tecnologias sociais e soluções energéticas baseadas em fontes mais limpas e eficientes. Desde sua criação, o SSE já acelerou mais de 150 startups ao redor do mundo. No Brasil, o programa chega à sua quinta edição com um histórico de 41 startups aceleradas e mais de 100 fundadores impactados.

Nesta edição, podem se inscrever startups que atuem em uma das cinco áreas temáticas do programa: Soluções Baseadas na Natureza; Biocombustíveis e Mobilidade; Soluções Energéticas e Mercado de Energia; Descarbonização e Eficiência Energética; e Tecnologia Social.

Para Gabriella Ribeiro, CEO da Télos, startup acelerada na edição de 2024, o programa foi um divisor de águas: “Participar do Shell StartUp Engine Brasil foi um marco transformador na nossa jornada. O programa nos ajudou a consolidar a base do que estamos construindo hoje, com uma visão clara de como nos posicionar no mercado corporativo. Conseguimos estruturar melhor nossas soluções, aprimorar o pitch e tornar nosso modelo de negócios mais robusto e estratégico para o universo enterprise”.

O programa é realizado majoritariamente de forma online, com atividades acessíveis a startups de todo o país. Também estão previstos encontros presenciais: o Investment Game, em São Paulo, e o Demo Day, no Rio de Janeiro.

Para saber mais sobre o Shell StartUp Engine clique aqui.

ShellHá 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Shell Brasil
Edelman

FUNDAÇÃO SCHNEIDER ELECTRIC APOIA A FORMAÇÃO DE MAIS DE 70 MIL ALUNOS DO SENAI E AMPLIA ACESSO À CAPACITAÇÃO EM ENERGIA

Iniciativa contribui para o desenvolvimento das competências essenciais para a Indústria 4.0 e uma transição energética justa em 11 estados e 30 cidades do Brasil, incluindo comunidades ribeirinhas atendidas por um barco-escola

Barco-escola Senai

A Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão de energia e automação, está, por meio da Fundação Schneider Electric, ampliando o acesso à capacitação profissional em energia e a cursos correlatos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Brasil. A iniciativa vai ajudar na formação de 74 mil jovens em 11 estados e 30 cidades do país até 2028.

Entre as 31 unidades do SENAI selecionadas está o Barco Escola Samaúma, que leva formação técnica a comunidades ribeirinhas do Amazonas. Com laboratórios modernos, a embarcação percorre cinco municípios por ano, conforme a solicitação das prefeituras interessadas, oferecendo cursos durante os 2,5 meses em que permanece ancorada no porto local.

Além do Samaúma, as demais unidades do SENAI participantes oferecem capacitação em áreas estratégicas para a transição energética e a digitalização da indústria, abrangendo desde automação industrial e eletricidade básica para aplicações residenciais e prediais até temas com foco em sustentabilidade, energias renováveis e infraestrutura para carregadores elétricos.

No total, quase 9 mil dos 74 mil alunos beneficiados no país estão na Amazônia Legal - sendo o barco-escola uma parte essencial desse projeto -, o que amplia o acesso à qualificação profissional e impulsiona a inclusão e a transição energética na região.

Em parceria com o Departamento Nacional do SENAI, a Schneider Electric também viabiliza a atualização dos laboratórios com a doação de equipamentos e softwares de última geração, como inversores e painéis solares e baterias, CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), disjuntores e sistemas IHM (Interface Homem-Máquina), entre outros, além de treinamentos com tecnologias avançadas e que abordam digitalização de sistemas.

“Para a Schneider Electric, a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento e a inclusão social”, afirma Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil. “Quando capacitamos jovens com conhecimentos em energia, automação, digitalização e eficiência energética, contribuímos para formar profissionais preparados para liderar a transição energética e construir um futuro mais inteligente e sustentável.”

“Essa parceria reforça o compromisso do SENAI em qualificar profissionais para os desafios da indústria moderna. Combinamos o desenvolvimento de competências técnicas voltadas às novas tecnologias industriais, preparando os alunos para um mercado que exige cada vez mais inovação e sustentabilidade." afirma Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI.

Agora, o programa avança para as regiões da Amazônia Legal, com seis escolas situadas nos municípios de Belém, Barcarena, Altamira, Bragança, Marabá e Santarém, no Pará, além da unidade móvel – um barco-escola – no Amazonas, beneficiando, ao todo, alunos em 11 estados do país.

"A chegada da iniciativa à Amazônia Legal, região que sediará a COP30 no final deste ano, reforça o compromisso global da companhia de capacitar 1 milhão de pessoas em gestão de energia até 2025”, conta Rossi. Até o momento, mais de 824 mil foram treinados, com a colaboração de mais de 400 organizações em 60 países.

Schneider ElectricNosso propósito é criar impacto, capacitando todos para que aproveitem ao máximo nossa energia e recursos, unindo progresso e sustentabilidade. Na Schneider Electric, chamamos isso de “Life Is On”. Nossa missão é sermos o seu parceiro de confiança em sustentabilidade e eficiência. Somos líderes globais em tecnologia industrial, levando expertise e know-how em eletrificação, automação e digitalização para indústrias inteligentes, além de infraestruturas resilientes, data centers preparados para o futuro, edifícios inteligentes e residências intuitivas. Com base em nossa ampla experiência no mercado, fornecemos soluções integradas de internet das coisas (IoT) industrial com inteligência artificial (IA), cobrindo todo o ciclo de vida, assim como automação, software e serviços conectados, entregando gêmeos digitais (digital twins) para permitir o crescimento lucrativo para nossos clientes. Somos uma empresa de pessoas com um ecossistema de 150 mil colaboradores e mais de um milhão de parceiros que operam em mais de 100 países para garantir a proximidade com os nossos clientes e partes interessadas. Abraçamos a diversidade e a inclusão em tudo o que fazemos, guiados pelo nosso propósito significativo de um futuro sustentável para todos.

SENAIO Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com mais de 3 milhões de matrículas/ano. Em 83 anos de história, formou mais de 91,9 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo

Schneider Electric
RPMA Comunicação

quarta-feira, 30 de abril de 2025

EXPO ELEVADOR DEBATE O NÚMERO DE ACIDENTES COM ELEVADORES E COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM TRAZER MAIS SEGURANÇA E CONFORTO AOS USUÁRIOS

No ano passado, 770 pessoas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em situação de risco em elevadores. Houve um aumento de cerca de 11,5% em relação a 2023 (685). E mais de 40 pessoas morreram em acidentes com elevadores no Brasil em 2024, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores.

A baixa renovação dos elevadores em funcionamento, a necessidade de economizar por parte dos condomínios, que acabam não trocando peças e componentes novos e a baixa qualidade dos serviços, estão entre as principais causas dos acidentes, segundo os especialistas.

Esse será um dos temas nos painéis da Expo Elevador, o mais importante evento do setor na América Latina, que acontece de 06 a 08 de maio no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. A feira reúne mais de 100 expositores, a maioria da China, Europa e Estados Unidos, além do Brasil.

O segmento de elevadores movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano e se beneficiará, em 2025, do desempenho do mercado imobiliário em 2024, considerado um dos melhores anos da história para a comercialização de apartamentos e casas novas. No total, foram vendidos quase 190 mil imóveis no período.

Boas perspectivas

A Wittur Brasil e outras marcas globais estarão presentes à feira, como a Weg (multinacional brasileira em eletroeletrônicos com operações em 17 país), Prysmian (líder em soluções de cabeamento, transição energética e digital presente em mais de 50 países), Schmersal (líder em fabricação de segurança industrial em 20 países), além de dezenas de empresas nacionais de destaque.

Otimista com o crescimento do mercado de elevadores no Brasil, Edilberto Cardoso de Almeida, diretor da Expo Elevador, acredita que o envelhecimento populacional, o crescimento das cidades e a expansão das zonas urbanas são fatores determinantes para o crescimento do mercado de elevadores e escadas rolantes.

Painéis de debates

Além da feira, diversos painéis de debates estão previstos para analisar as principais tendências do mercado de elevadores. Um dos principais debates aborda o risco de acidentes causado por erros no projeto e no memorial de cálculo, fora as falhas de manutenção.

O Painel de Palestras contará com uma série de eventos em que temas relacionados a elevadores serão explorados.

  • Vida Útil de Elevadores": os fatores que influenciam a durabilidade dos equipamentos, boas práticas de manutenção preventiva e corretiva
  • Novas tecnologias como a Inteligência Artificial que impactam diretamente a longevidade dos elevadores.
  • Técnico de elevador virtual – a tecnologia substituindo os humanos.
  • Oportunidades de negócios: o Brasil ainda enfrenta grande desfasagem nesses equipamentos. Novos elevadores que precisam ser instalados e os antigos necessitam de modernização, o que favorece a expansão do setor.
  • Como evitar acidentes em elevadores
  • A participação feminina no mercado de elevadores, historicamente dominada pelos homens, vem ganhando espaço com a quebra de estereótipos e a valorização da diversidade. Mulheres estão participando em áreas como engenharia mecânica, manutenção preditiva, gestão de projetos e liderança corporativa, trazendo novas perspectivas e impulsionando a inovação no setor.

> Clique aqui e acompanhe a programação completa

Serviço
Expo Elevador 2025
De 06 a 08 de maio
Pro Magno Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Grátis

Expo Elevador
Costa e Silva Comunicação

SEMINÁRIO REÚNE ESPECIALISTAS NO RIO BOAT SHOW PARA DEBATER TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E INOVAÇÃO NO SETOR NÁUTICO

O seminário “JAQH2: Inovação na Transição Energética” conectou, nesta terça-feira (29), especialistas do setor, representantes de instituições, empresas, lideranças públicas e privadas do setor náutico na Marina da Glória (RJ), durante a programação do Rio Boat Show.

Promovido pelo Grupo Náutica, Itaipu Parquetec e JAQ Hidrogênio Verde, o encontro realizado no pavilhão principal do evento destacou o papel da inovação tecnológica e da sustentabilidade na construção de um novo modelo energético para o Brasil, com foco especial no uso do hidrogênio verde na mobilidade náutica. O evento abriu espaço para dois painéis temáticos que discutiram os desafios e oportunidades da transição energética e o papel estratégico da indústria naval e náutica no contexto da COP30.

O primeiro painel, reuniu especialistas de diferentes regiões do país, que debateram a Mobilidade Náutica Sustentável: hidrogênio e o caminho para a descarbonização. Com mediação do gerente do Centro de Tecnologias de Hidrogênio Itaipu Parquetec, Daniel Cantane, a conversa abordou os avanços na pesquisa e desenvolvimento do hidrogênio verde no Brasil, os desafios da infraestrutura para sua aplicação no setor náutico e as perspectivas de adoção em embarcações e a cooperação entre instituições públicas, privadas e científicas para acelerar a transição energética e impulsionar soluções sustentáveis com escala e viabilidade econômica.

Entre os painelistas estiveram, o representante da área Inovação e Pesquisa da FINEP, Paulo José Pereira de Resende; o superintendente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), Gabriel Lassery; o analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Nova Economia e Indústria Verde da ABDI, Samy Kopit Moschovitch; o gerente de ESG & Stakeholders da GWM, Thiago Sugahara; o representante da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Vitor Manuel do Espírito Santo Silva; e o coordenador de Relações com o Mercado da Embrapii, Fábio Cavalcante.

Já o segundo painel, o Chairman JAQ Hidrogênio Verde e presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, abordaram a transição energética e COP30: desafios e caminhos para um futuro sustentável.

Com mediação da CEO JAQ Hidrogênio Verde, Cila Schulman, também integraram a conversa o engenheiro do Departamento de Energia Elétrica do BNDES, Mauricio Bernhardt Maciel e o presidente da ACOBAR, Eduardo Colunna.

O presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, destacou que a iniciativa está alinhada com o compromisso de promover um futuro mais sustentável e competitivo no setor náutico. "Avançar na descarbonização do transporte marítimo e fluvial não é apenas uma meta técnica ou regulatória — é uma contribuição essencial para a construção de um futuro sustentável, inovador e competitivo. É nesse sentido que decidimos construir a primeira embarcação movida a hidrogênio de baixa emissão", afirmou.

O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Professor Irineu Colombo, destacou a importância de aproximar ciência, tecnologia e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento de soluções energéticas mais limpas e de potencial transformador para a sociedade. “Conectamos tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento. Essa é a essência do Itaipu Parquetec, e o seminário JAQH2 é uma oportunidade para mostrar como a inovação pode acelerar a transição energética e gerar impacto real”, destacou.

O seminário JAQH2 integrou a programação oficial do Rio Boat Show 2025, que, nesta edição, deve atrair cerca de 40 mil visitantes, consolidando-se como o maior evento náutico outdoor da América Latina. Com mais de 100 embarcações expostas aos visitantes, test-drives direto na água e atrações para toda a família, o evento é realizado de 26 de abril a 4 de maio, reunindo diversas experiências do universo náutico.

Itaipu Parquetec

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO IVECO GROUP 2025

O programa oferece uma experiência enriquecedora para estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho com um diferencial competitivo

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Iveco Group 2025, uma iniciativa que busca atrair e reter talentos, promovendo diversidade e inovação. O programa é voltado a estudantes com previsão de conclusão do curso entre junho/2027 e dezembro/2028. As inscrições devem ser realizadas pelo site (https://ivecogroup.across.jobs), até dia 30/05/2025.

As vagas abertas se destinam a estudantes das áreas de: Administração de Empresas, Análise de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação, Direito, Engenharias (todas), Marketing, Pedagogia, Psicologia, Redes de Computadores e Tecnologia da Informação, entre outras.

O programa oferece bolsa estágio, além de diversos benefícios como: assistência médica e odontológica, auxílio transporte ou transporte fretado, Wellhub, seguro de vida, auxílio refeição e/ou alimentação na planta, kit natalino, auxílio home-office e desconto de 15% na compra de carros do Grupo Stellantis.

Para participar do programa, os candidatos precisam ter conhecimento do Pacote Office e disponibilidade para atuar presencial ou no modelo híbrido (8 a 12 vezes presenciais por mês). As vagas são para as localidades de Contagem (MG), Nova Lima (MG), Sete Lagoas (MG), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP), e a contratação prevista é para junho/2025.

Programa de Estágio Iveco Group 2025

  • Cursos elegíveis: Administração de Empresas, Análise de Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Comunicação (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo), Direito, Economia, Engenharias (todas), Estatística, Logística, Marketing;
  • Pré-requisitos: conclusão do curso entre junho/2027 e dezembro/2028, conhecimento do Pacote Office e disponibilidade para atuar presencial ou no modelo híbrido (8 a 12 vezes presenciais por mês);
  • Etapas do processo: inscrição, prova on-line, entrevista por competência, entrevista com o gestor e contratação (junho/2025).
  • Disponibilidade para atuar em: Contagem - MG / Nova Lima - MG / São Paulo - SP / Sete Lagoas - MG / Sorocaba – SP;
  • Inscriçõespelo site (https://ivecogroup.across.jobs), até dia 30/05/2025.

Iveco Group N.V. (EXM: IVG) lugar de pessoas e marcas únicas que impulsionam seus negócios e a missão de promover uma sociedade mais sustentável. As sete marcas são, cada uma, uma força importante em seus negócios específicos: IVECO, pioneira de veículos comerciais que projeta, fabrica e comercializa caminhões pesados, médios e leves; FPT Industrial, líder global em uma vasta gama de tecnologias avançadas de powertrain nos setores de agricultura, construção, marítimo, geração de energia e veículos comerciais; IVECO BUS e HEULIEZ, marcas de ônibus de transporte de massa premium; IDV, para equipamentos altamente especializados de defesa e proteção civil; ASTRA, líder em veículos pesados de grande porte para pedreiras e construção; e IVECO CAPITAL, o braço financeiro que apoia todos eles. O Iveco Group emprega 36.000 pessoas em todo o mundo e possui 19 unidades industriais e 31 centros de P&D. Mais informações estão disponíveis no site (http://www.ivecogroup.com) da empresa

Iveco Group

CONSÓRCIO MERCEDES-BENZ E GRUNNER FIRMAM PARCERIA PARA OFERECER CRÉDITO FACILITADO E MÁQUINAS INTELIGENTES AO AGRONEGÓCIO

O Consórcio Mercedes-Benz dá mais um passo em sua trajetória de inovação e crescimento ao firmar uma parceria estratégica com a Grunner, referência nacional em soluções tecnológicas para o campo e reconhecida pela robustez e confiabilidade de suas smart machines, máquinas agrícolas que combinam tecnologia e inteligência para otimizar a produção e reduzir custos no agronegócio. Com essa união, a administradora de consórcios fortalece sua atuação no agronegócio ao oferecer soluções financeiras específicas para a aquisição desses equipamentos de alto desempenho, projetados para aumentar a produtividade no campo com menor impacto ambiental.

Para o diretor comercial do Consórcio Mercedes-Benz, Claudio Jesus, a parceria com a Grunner deve revolucionar o mercado agro, oferecendo soluções financeiras sem juros, sem entrada e com planejamento para a aquisição de máquinas agrícolas, que impulsionarão a produtividade e a rentabilidade dos produtores rurais. “Essa colaboração estratégica reforça o compromisso do Consórcio Mercedes-Benz junto com a Grunner em proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis aos nossos clientes, promovendo um futuro ainda mais próspero para a agricultura brasileira”, ressalta Jesus.

A Grunner e o Consórcio Mercedes-Benz apresentaram a parceria oficialmente na Agrishow 2025, um dos eventos mais relevantes do setor no Brasil. A presença conjunta no evento simbolizou o compromisso com um atendimento cada vez mais eficiente, atualizado e alinhado às necessidades dos clientes, abrangendo desde o pequeno produtor até grandes operações do campo. Além da linha tradicional de crédito, serão apresentados produtos diferenciados como o Plano Pontual – um produto que possibilita antecipar a aquisição do bem, sem depender de sorteios ou lances, a partir da 6ª parcela do seu consórcio paga consecutivamente – já consolidado no mercado.

Com forte atuação no financiamento de veículos e máquinas, a iniciativa atende diretamente aos princípios da administradora de consórcios de eficiência, confiabilidade e disponibilidade, pilares da atuação da empresa, que busca estar cada vez mais próxima do cliente no momento da decisão de investimento, oferecendo soluções que se adaptam às realidades do campo. A nova parceria permitirá aos produtores acesso a condições mais atrativas de crédito e a possibilidade de utilizar o próprio bem como garantia, o que torna a aquisição mais rápida e segura.

“O consórcio oferece uma alternativa segura e planejada para quem deseja modernizar a frota com Smart Machines inovadoras e de alto desempenho, além de garantir acesso a uma rede de suporte técnico especializada e nacionalmente reconhecida”, avalia José Reche, Diretor Comercial e de Operações da Grunner.

A colaboração também está em sintonia com as práticas de sustentabilidade promovidas por ambas as marcas. As smart machines Grunner entregam alto desempenho com menor consumo de combustível e redução significativa de emissões de CO₂, alinhando-se às diretrizes ESG - Environmental, Social, and Governance, pauta cada vez mais presente na estratégia do Consórcio Mercedes-Benz. Desta forma, a empresa reafirma seu papel como uma parceira confiável no desenvolvimento de soluções inovadoras que respeitam o meio ambiente e impulsionam o crescimento do agronegócio brasileiro.

Consórcio Mercedes-Benz
RPMA Comunicação

terça-feira, 29 de abril de 2025

MAIOR PRODUTORA DE BIOCOMBUSTÍVEIS DO LESTE EUROPEU ESCOLHE USINA MINEIRA COMO PRIMEIRO INVESTIMENTO NAS AMÉRICAS

Usina Agropéu

A AZC, maior produtora de biocombustíveis do Leste Europeu e presente em oito países, comprou metade do negócio da Agropéu, uma das usinas mais tradicionais de Minas Gerais, com mais de 40 anos de história.

"O Brasil possui um enorme potencial na indústria de açúcar e biocombustíveis. Aliando esta vocação com a experiência da nossa companhia neste setor na Europa poderemos construir juntos importantes oportunidades", afirma Richard Szabó, diretor de desenvolvimento de negócios da AZC.

Fundada em 1981, em Pompéu, Minas Gerais, a Agropéu possui capacidade de moagem instalada de 1,5 milhão de toneladas de cana por safra. Diariamente, a empresas produz 15 mil sacas de açúcar, 500 metros cúbicos de etanol, além de gerar 40 megawatts-hora (MWh) de energia elétrica.

A transação compreende ativos agrícolas e industriais, exceto terras. A Agropéu reúne 20 mil hectares dedicados ao cultivo da cana, dos quais oito mil são irrigados.

"Esse movimento reforça a nossa visão de longo prazo para o agronegócio brasileiro. Somos uma indústria moderna, com base sólida, construída ao longo de mais de quatro décadas. Com a experiência internacional da AZC e nossa força local, estaremos prontos para expandir nossa atuação e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da produção de açúcar, etanol e energia no Brasil", afirma Geraldo Otacílio Cordeiro, diretor-presidente da Agropéu.

As empresas informaram que esta fusão não altera modelo de gestão, que seguirá de forma independente. Apesar disso, as duas companhias atuarão em conjunto para ampliar a produção e a presença no mercado brasileiro de biocombustíveis.

Este é o primeiro investimento da AZC no Brasil e nas Américas. O grupo já opera na Europa e, mais recentemente, iniciou atividades na Índia.

“Os investimentos da AZC reforçam a importância e protagonismo do Brasil na produção de energias renováveis no mundo”, disse Guilherme Nastari, diretor da DATAGRO.

A DATAGRO atuou como consultora técnico-financeira exclusiva da transação, conectando duas empresas de perfis muito semelhantes, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do mercado de biocombustíveis no Brasil e no mundo.

Agência Fato Relevante

APÓS REPOSICIONAMENTO DE MARCA, BRANCO MARCA PRESENÇA NA AGRISHOW COM NOVIDADES E DIVERSIFICAÇÃO DO PORTFÓLIO

Linha de Ferramentas Branco

Referência nacional no setor do agronegócio por quase 9 décadas e agora de cara nova, com a entrada definitiva nos segmentos de casa e jardim e construção civil, a Branco marca presença na edição 2025 da Agrishow, maior feira agropecuária do país, que acontece entre 28 de abril e 2 de maio, na cidade de Ribeirão Preto – SP.

A principal novidade da Branco para a feira é o Tratorito BTTG-15.0, maior modelo a gasolina disponível no mercado. Além de seu tamanho e potência, a largura de corte de 1500mm é ideal para o trabalho em campos extensos ao garantir eficiência e praticidade ao agricultor.

Durante a Agrishow, a Branco também apresenta sua linha completa de ferramentas profissionais, placa vibratória e geradores descabinados, além da nova linha de aspiradores, que conta com quatro modelos, e dos lubrificantes, ideais para motores 2T e 4T (gasolina e diesel), caixas de transmissão e correntes de motoserra.

“Estamos cheios de novidades para a feira, em uma amostra do nosso portfólio robusto. Pela primeira vez apresentamos nossos aspiradores, que não se restringem apenas à limpeza de casas, pois possuem potência de sobra para aspirar celeiros, por exemplo, além de nossas ferramentas, que são aliadas perfeitas para o trabalho no campo”, explica Mayara Amaral, Gerente de Marketing da Branco. “E não para por aí, pois ainda teremos alguns lançamentos surpresas preparados especialmente para a Agrishow, como um novo tratorito que oferece potência para qualquer desafio”, complementa.

Tratorito BTTG 15.0

Além de ter uma largura de corte de 1500mm, a solução também possui rodas aro 12”, um guidão ajustável para melhor manuseio e uma versatilidade fornecida por uma caixa de transmissão com tomada de força para acessórios e um farol de LED, para melhor visibilidade em aplicações noturnas.

Linha de ferramentas

A Branco destaca ainda sua linha composta por 11 ferramentas que abrangem diversos tipos de aplicações, como trabalhos em madeira, alvenaria, metal, plástico e concreto. As ferramentas são:

  • Furadeira Parafusadeira – BPF 12L, com bateria de lítio 12V bivolt; Furadeira de Impacto 3/8” - BFI 700, com 710W de potência; Furadeira de Impacto 1/2” - BFI 850, com 850W de potência;
  • Serra Circular - BSD 1500, com 1500W de potência; Serra Tico-Tico - BST 350, com 350W de potência; Esmerilhadeira Angular – BEA 850, com 850W de potência; Lixadeira Orbital Quadrada - BLO 240, com 240W de potência; 
  • Lixadeira Orbital Retangular - BLO 200, com 200W de potência; Plaina - BPE 900, com 900W de potência; Martelete Perfurador - BMP 800, com 800W de potência; e Tupia - BTM 700, com 710W de potência.

Novos aspiradores

A grande novidade da Branco é a sua linha de aspiradores, a primeira produzida pela marca, que conta com quatro modelos que atendem a diversas necessidades em alta potência de sucção, versatilidade, tamanhos compactos para transporte e armazenamento facilitado, além de acessórios inteligentes como bicos e extensores, para facilitar a limpeza de qualquer ambiente.

O BAP – 280 C e o BAP – 180 C são os mais compactos, cada um pesando 4Kg e com uma potência máxima de 1200W, com o 280 C tendo um volume total do recipiente de 2,8L e o 180 C, 1,8L. Já o BAP – 1000 e BAP – 1800 são mais robustos, com o 1000 pesando 6Kg e volume total do recipiente de 10L; já o 1800 pesa 6,Kg, mas com 18L de volume total do recipiente e o principal diferencial destes modelos mais robustos são que ambos têm a função de sopro e a capacidade de aspirar água, que os torna ainda mais versáteis.

Agrishow 2025
De 28 de abril a 02 de maio
Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321, 
Ribeirão Preto - São Paulo.
Estande Branco: E20b

BrancoFundada em 1936, a Branco se consolidou como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções inovadoras para o agronegócio, construção civil e jardinagem. Com o propósito de oferecer as melhores soluções aos seus parceiros de negócio, a empresa tem como foco a excelência e a inovação em cada produto. Seu portfólio diversificado inclui motores, inversores de solda, geradores, motobombas, motocultivadores, lavadoras, perfuradores de solo e outras soluções de alto desempenho. Os equipamentos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia, visando não apenas eficiência e segurança, mas também economia para os clientes. A Branco também é reconhecida pela qualidade da sua assistência técnica e pós-venda, garantindo um suporte contínuo e a satisfação dos seus parceiros

Branco
Image360

ALEXANDRE CYRÍACO ASSUME A NOVA DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS DA COOP

Atenta aos novos desafios do mercado de trabalho e ao seu papel como uma das maiores geradoras de primeiro emprego nas praças onde atua, a Coop anuncia a criação de uma Diretoria de Recursos Humanos.

Sob o comando de Alexandre Cyríaco, a nova estrutura chega com o objetivo de ampliar a capacidade de atração, formação e retenção de talentos, em um momento em que o setor varejista enfrenta dificuldade para preencher vagas, especialmente com mão de obra qualificada.

“Criar uma diretoria dedicada exclusivamente à gestão de pessoas é um passo necessário diante da nova realidade do varejo, que demanda equipes cada vez mais preparadas, engajadas e capacitadas para lidar com a transformação digital, o atendimento humanizado e a experiência do cliente”, afirma Pedro Mattos, diretor-geral da Coop.

A nova diretoria será responsável por alinhar a gestão de pessoas com o moderno universo corporativo, atuando como parceiro estratégico do diretor-geral e colaborando com os demais diretores para garantir que os colaboradores estejam melhor preparados para superar os atuais e novos desafios do segmento varejista.

“A Coop sempre foi porta de entrada para muitos profissionais. Agora, queremos dar um passo além: formar talentos, valorizar potenciais locais e contribuir de forma ainda mais ativa com a transformação social por meio do emprego e da educação. Estou animado para liderar a equipe de RH e criar um ambiente de trabalho ainda mais positivo, inclusivo e próspero”, reforça o novo diretor, Alexandre Cyríaco.

Coop - Com 70 anos de história, 6 mil colaboradores e 1,1 milhão cooperados ativos, a Coop possui 36 unidades de varejo alimentar, sendo 28 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 69 drogarias e canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade. Clique aqui e visite o Portal Coop.

Coop
MP & Rossi Comunicações

DANIELA SERRANO É A NOVA DIRETORA DE GESTÃO & GENTE DA LEVEROS

Daniela Serrano

Em um movimento alinhado à sua estratégia de expansão e fortalecimento da cultura organizacional, a Leveros, uma das três maiores empresas de climatização do Brasil, anuncia a chegada de Daniela Serrano como nova Diretora de Gente & Gestão. A executiva traz na bagagem mais de 23 anos de carreira em Recursos Humanos, sendo 15 deles em posições de liderança em gigantes como Cargill, Hypera, UHG, Grupo BIG e Carrefour Brasil.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, com especialização internacional pela StartSe/Universidade Nova de Lisboa, além de certificações em Coaching, Gestão de Talentos e Change Management, Daniela chega à Leveros com a missão de posicionar o RH como um pilar sólido da estratégia corporativa. “A Leveros tem alma empreendedora, cultura humana e ambição de futuro. Quero contribuir com uma gestão que uma performance, consistência e cuidado com as pessoas”, afirma a executiva.

Na Leveros, Daniela estará à frente de projetos voltados à valorização da marca empregadora, desenvolvimento organizacional, fortalecimento da cultura e implantação de processos sustentáveis de gestão de talentos. Entre as prioridades estão a ampliação de práticas de performance e sucessão, a evolução do sistema de gestão integrado a indicadores de performance, e a da jornada do colaborador, refletindo nossa visão. “Meu compromisso é garantir que o crescimento da Leveros seja acompanhado de coerência cultural, inovação em gestão e excelência em clima organizacional”, destaca.

A chegada da executiva ocorre em um momento de consolidação da Leveros como referência nacional em soluções de climatização. No mercado há 47 anos, a companhia vem acumulando reconhecimentos importantes — como presença recorrente entre as mil Maiores Empresas do Brasil (Valor Econômico), as 300 maiores do varejo (SBVC), e destaque no Ranking Great Place to Work desde 2020. Seu portfólio inclui a plataforma Profiz, voltada ao desenvolvimento de prestadores de serviços, e uma sólida atuação omnichannel que se tornou referência no setor.

“Acreditamos que as pessoas são o ativo mais importante da Leveros. A chegada da Daniela representa mais um passo na construção de uma área de Gente e Gestão estruturada, conectada ao nosso propósito e preparada para os desafios dos próximos anos”, afirma Tiziano Filho, CEO da Leveros.

Leveros
Aurora Comunicação