sexta-feira, 27 de junho de 2025

CUIDADO COM A TRAÇÃO TRASEIRA. Por chicolelis*

Porsche  GTR RS. Foto: Acervo pessoal de Fernando Silva Pinto

Vários foram os casos em que o motorista, acostumado a dirigir carros com tração dianteira, com cerca de 180 cv, entra em um superesportivo, com mais de 500 cv, com tração traseira, desliga o controle de tração e pisa fundo no acelerador, sem estar familiarizado com o carro. Pronto, está armado o circo para o grande espetáculo do desastre, que pode causar o chamado “pt” (gíria para dizer perda total) do bólido e, pior, ferimentos graves e até mortes.

Isso, é claro, sem contar nos casos, muito recentes em São Paulo, em que o motorista, por estar alcoolizados ou drogado (ou mesmo os dois) não tem noção se o controle de tração está ou não funcionando e causam mortes.

- É preciso ter paciência, saber primeiro os recursos que o carro tem. Acelerar forte um superesportivo, que tem tração traseira, sem saber qual a reação do carro é muito perigoso.

A afirmação é de Paulo Gomes, um dos mais importantes nomes do automobilismo brasileiro, vencedor de quatro edições do campeonato de Stock Car, com Opala de tração traseira, sendo um deles o primeiro da categoria, em 1979, além de outras categorias no Brasil, pilotando carros de tração dianteira, como a Copa Fiat.

Quanto a qual o melhor carro para dirigir, ”Paulão”, como é conhecido prefere o de tração traseira que, segundo ele, dá mais prazer de dirigir, porque permite trabalhar melhor o uso de acelerador e volante.

O especialista

Para Fernando Rebelato, que atuou na Engenharia da General Motors (Campo de Provas) e foi responsável pela homologação dos carros da marca BMW no Brasil,  não existem registros de casos, em que pessoas experientes tenham sido responsáveis por acidentes com superesportivos de tração traseira – “salvo em casos sob efeito de bebida ou drogas”, ressalta.

Para ele, que também prefere o carro de tração traseira, aquele de tração dianteira é mais fácil de dirigir. E lembra que hoje muitos carros esportivos têm tração total, o que facilita ainda mais a vida do motorista, desde que ele não desligue o controle de tração que, quando o sistema acha necessário, interfere no modo de dirigir, diminuindo velocidade, mesmo que o pé direito esteja pisando fundo.

Rebelato recomenda que, aquele que vai trocar seu carro de tração dianteira para um superesportivo de tração traseira, não o use sem um treinamento especial.

“Se você não sabe tocar gaita, não pega um carro de tração traseira, porque é preciso saber tocar”, diz Rebelato, lembrando um dito que corre entre os especialistas no setor.

O instrutor

Para Fernando Silva Pinto, instrutor no Porsche Clube of America e na Motorsport Safety Foudation, nos Estados Unidos, as diferenças entre tração dianteira e traseira determinam a forma de dirigir um carro. Para simplificar o raciocínio, vamos eliminar duas rodas do veículo e substituir a força do motor pela força humana. O resultado é uma bicicleta.

- Se – diz ele - a corrente transmitisse a força dos pedais para a roda dianteira (permitam a imagem) a bicicleta teria um pouco mais de estabilidade sobre um chão molhado, mas em uma ladeira – mesmo em piso seco - exigiria mais força nos pedais para subir, já que a roda com tração estaria puxando todo o peso (formado principalmente pelo ciclista). É fácil imaginar que em uma subida, quanto maior a força aplicada nos pedais, maior seria a tendência da roda dianteira a rodar um pouco em falso, ou seja, perder aderência.

Segundo ele, nos carros, o fenômeno é igual. A tração dianteira, “puxando” o veículo pode, numa curva, fazer as rodas motrizes perderem um pouco a aderência no asfalto. Isso é sub-esterçar ou, em linguagem mais comum, fazer o carro “sair de frente”. Mas em velocidades normais nas ruas e estradas, isso raramente acontece.

Ele destaca outros pontos igualmente citados pelo “Paulão” e pelo Rebelato, não só a tração dianteira é uma solução pratica em engenharia automotiva porque concentra motor, transmissão e tração em uma só área do carro (liberando espaço para passageiros e carga), mas também porque oferece um pouco de segurança extra em piso molhado – principalmente hoje em dia, com a sofisticação dos freios que usam ABS e o módulo de tração impedindo a cada fração de segundo que as rodas motrizes rodem em falso.

Na traseira, carro é “empurrado”

Nando, com o é conhecido, segue explicado suas teorias sobre a diferença entre traseira traseira (sua preferida) e a dianteira, dizendo que nos carros com tração traseira, a dinâmica é diferente. O veículo está sendo “empurrado” pelas rodas motrizes. Isso se traduz em uma aceleração mais linear. Numa curva, se o motorista pisar no acelerador bruscamente, o carro poderá sobre-esterçar, ou seja, perder a aderência nas rodas motrizes, “saindo de traseira”. O controle de tração evita isso até certo ponto. Passado esse ponto, o carro derrapa ou roda.

Porém nem todos os carros com tração traseira são iguais. Alguns têm o motor e transmissão na frente. Com peso na dianteira do veículo e a força motriz na traseira, o equilíbrio é eficiente. A maioria das BMWs atuais “rezam por essa cartilha”, com uma dinâmica previsível em curvas.

Mais equilibrados ainda são os carros que combinam tração traseira com motor entre eixos, como as Ferraris mais esportivas, os Porsches Cayman ou Corvettes de última geração. O desempenho deles nas curvas é sempre preciso.

E há os carros que despertam uma paixão especial: tem o motor e a transmissão atrás. Era o caso do icônico Fusquinha e é o desenho dos Porsches 911 desde 1964, quando começaram a ser produzidos. Mesmo com 60% do peso sobre o eixo traseiro, são carros em que o motorista, com experiência, consegue ter sensibilidade suficiente no acelerador para controlar a derrapagem das rodas motrizes e fazer a “saída de traseira” ajudar a trajetória controlada com ajustes precisos nas rodas dianteiras. Em termos de emoção ao volante, é difícil de superar.

Mas com tração dianteira ou com tração traseira, a disciplina necessária para dirigir aumenta quanto maior é a diferença entre o desempenho dos carros. Perder o controle pode ser uma questão de segundos. Os números explicam.

Um carro que foi mais vendido no Brasil, o Volkswagen Polo, pesa 1.100 quilos e tem em média, 84 cavalos de potência. Um dos esportivos importados mais vendidos é o Porsche 911 S, que pesa 1,550 quilos e tem 473 cavalos de potência. O Porsche é 41% mais pesado que o Polo, porém é 563% mais potente.

A 100 quilômetros por hora em linha reta, numa estrada com boas condições, não é uma velocidade muito alta. Mas numa rua, é. Movendo-se a 100km/h, um carro percorre um campo de futebol a cada 3,6 segundos.

O Polo demora cerca de 11 segundos para chegar a 100 km/h. Para um motorista com experiência média, 11 segundos é tempo limitado para calcular distâncias, movimentos de outros veículos, aproximação de pedestres. O Porsche chega aos 100 km/h em 3,3 segundos, ou seja, o tempo de reação fica 66% mais curto. Até para um motorista experiente, a chance de reagir deixa de ser limitada, fica crítica. A possibilidade de um acidente aumenta em 300%, conclui.

*chicolelis Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis.
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

CAMPOS DO JORDÃO REGISTRA BAIXAS TEMPERATURAS E SE PREPARA PARA A ALTA OCUPAÇÃO NA CIDADE

Com sensação térmica de -0,7°C, Campos do Jordão tem a expectativa de receber mais de 1,4 milhão de visitantes durante a temporada de inverno

* Linoel Dias

Campos do Jordão, com temperatura congelante, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcando -0,5°C durante a madrugada, já movimenta a cidade, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes registrando aumento da procura.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos do Jordão e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão) é de que mais de 1,4 milhão de visitantes passem por Campos do Jordão ao longo da temporada de inverno, ratificando a cidade como um dos principais destinos turísticos do país.

“A temporada de inverno representa um período estratégico para a economia local, impactando positivamente principalmente o setor de serviços. Nosso foco é proporcionar uma experiência surpreendente para o visitante e fortalecer o posicionamento de Campos do Jordão como referência nacional no turismo de inverno”, destaca Sidney Isidro, presidente do Comtur.

A rede hoteleira já comemora a alta nas reservas para os próximos fins de semana e também no feriado de 9 de julho. A cidade oferece uma programação variada para diferentes perfis de turistas: desde parques temáticos e experiências ao ar livre até ambientes acolhedores com lareiras, gastronomia típica de inverno, fondues, chocolates artesanais e a tradicional culinária regional com pinhão, vinhos e pratos sazonais.

Além disso, há novidades de lazer para toda a família. O Parque Tarundu, um dos principais complexos de lazer e turismo da cidade, localizado no Circuito Alto Lajeado, conta com o novo teleférico, um passeio suspenso com 600 metros de extensão que permite contemplar, com conforto e segurança, a cidade.

No badalado bairro Capivari, abre nesta quinta-feira, 26, o Serpentário Animais Incríveis e Onde Vivem, espaço que oferece uma atividade educativa e interativa com mais de 36 espécies entre animais peçonhentos e não peçonhentos. Abrem as portas também o Dreams Park Show que, com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, contará com quatro atrações. As primeiras serão inauguradas já no mês de julho: o Museu de Cera Dreamland e o Parque de Miniaturas, uma cidade em escala 1/87. Já em outubro, será a vez do Vale dos Dinossauros e da Casa do Terror.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com


SETOR DE EMBALAGENS APOSTA EM PLÁSTICO RECICLADO PARA ATENDER METAS DE SUSTENTABILIDADE E REFORÇAR A ECONOMIA CIRCULAR

Especialistas propõem alternativas ao setor a partir de novo decreto sobre circulação do plástico no país, que redefinirá atividades da categoria

Uma das soluções para mitigar os impactos ambientais das atividades econômicas é realizar a gestão correta dos resíduos pós-consumo para a reciclagem, por meio da compensação ambiental via logística reversa, em especial quando se trata dos resíduos plásticos em suas variedades que ainda são largamente utilizados, em especial pela indústria alimentícia. Em um contexto de união de esforços em prol da circularidade para aumentar os índices gerais de reaproveitamento no país, diante da iminência da regulamentação sobre a circulação e reciclagem de plástico para ser ratificada pelo governo federal.

A transição para a economia circular global pode suscitar 7 milhões de empregos, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e parceiros, apresentado no WCEF 2024. Somente na América Latina e no Caribe, esse potencial pode chegar a 4,8 milhões de empregos. O processo de transformação de resíduos plásticos descartados, como sacolas, em grãos de resina que podem ser reutilizados na produção de novos produtos tem potencial econômico e a demanda represada de reciclagem são pontos centrais para a gestão adequada dos resíduos em redor do mundo.

Neste contexto, a substituição de materiais virgens por reciclados é o caminho mais viável para uma solução sustentável e contínua, sem alteração ou com redução do custo de produção. O uso de reciclados reduz significativamente a pegada de carbono — até 80% menos emissões no caso de papel reciclado vs papel virgem, segundo a WWF. Algumas indústrias estão adaptando seus centros de distribuição para receber e reaproveitar materiais usados como embalagens secundárias, evitando descarte desnecessário.

Pressão regulatória + demanda dos consumidores

Na visão de Tânia Sassioto, diretora de inovação da eureciclo, o trabalho cooperativo e colaborativo revela a importância de trabalhar em rede dentro dos preceitos da economia circular, com objetivo de incentivar a recuperação de embalagens de menor valor para os coletores. “Em nosso trabalho na construção de cadeias estruturantes buscamos e conectamos marcas engajadas em encontrar soluções escaláveis e parceiros como organizações de catadores, gestores de resíduos, fabricantes e recicladores, e no caso da reciclagem de materiais plásticos a partir da resina de PCR, a Resiban, por exemplo, pode oferecer soluções adequadas a cada tipo de material. O PEBD é um grande desafio para a reciclagem pois é o material que mais gera resíduos, no entanto, somente 8,8% desse material é convertido em resina pós consumo (PCR), o plástico filme, enquanto os pets tem 47% de taxa de reciclagem”.

Na análise de João Paulo Sanfis, diretor da Resiban, “temos indicativos cada vez mais claros, seja por questões regulatórias ou mesmo de demanda de mercado por produtos sustentáveis, de como as embalagens secundárias vão crescer e abocanhar uma fatia de mercado cada vez maior. Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), os materiais de polietileno representam até 35% do volume total de embalagens no varejo. No contexto nacional, empresas signatárias de acordos setoriais e da PNRS estão buscando aumentar o percentual de reciclado nas embalagens para além das embalagens primárias. A atual conjuntura do mercado possibilita três oportunidades para a Resiban: ganho de share, aumento da demanda e fortalecimento da posição estratégica. Estimamos uma nova demanda de mercado de aproximadamente 336 mil ton/ano”, analisa.

Na Resiban, após a intermediação técnica da eureciclo com o respectivo cliente de cada segmento, dentre cada lote de uma tonelada é analisada é retirada uma amostra material testado e analisado equipamentos de fluidez, densidade, umidade e mufla. Cria-se então uma ficha técnica ao cliente prometida pela empresa com as propriedades adequadas de cada entrega.

“Trazemos para a resina PCR, o mesmo conceito da resina virgem, o produto possuí uma especificação técnica, que será replicada a cada lote, de forma a garantir a performance em máquina similar à resina virgem”, completa João.

Relatórios da Ellen MacArthur Foundation revelam que o uso de materiais reciclados é um dos principais alicerces para atingir as metas de circularidade estabelecidas até 2030, de acordo com os parâmetros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para atingir tais patamares, educação e letramento ambiental da população são essenciais, com a disseminação didática de informações para que haja tratamento adequado. No Brasil apenas 11,7% do plástico consumido é de origem reciclável, o qual tem produção concentrada no Sudeste. A produção de PCR representou apenas 11,7% do total de plástico consumido.

Sustentabilidade + logística ao polietileno

Neste contexto, a Resiban está redefinindo a cadeia de reciclagem do plástico ao produzir resina pós-consumo (PCR) de PEBD com excelência. Nosso compromisso é transformar resíduos em um material de alto valor, capaz de atender aos mais rigorosos padrões do mercado, trabalhando em parcerias com seus clientes para o polietileno de baixa densidade, solução estruturante e tecnológica para otimizar a cadeia de reciclagem de PCR, visando aumentar o grau de reciclabilidade do resíduo, mantendo suas propriedades específicas e padrão de qualidades rigorosos de acordo com sua química (shrink, que encolhe quando aquecido, ou o stretch, embalagem de transporte para fardamentos) e todas as suas divisões, com incremento de qualidade do produto reaproveitado.

Com a iminência da nova regulamentação sobre a circulação e reciclagem de plástico a ser retificada pelo Governo Federal, a solução irá desenvolver uma solução estruturante e tecnológica em parceria com a eureciclo, desenvolvida especialmente para otimizar a cadeia de PCR.

Resiban

Resiban - Resinas Bandeirante, é o braço de reciclagem de plásticos do Grupo CRB, que atua desde 1973 como aparista, líder no mercado mineiro, no gerenciamento de resíduos em comercios, industrias, shoppings centers, e na compra de recicláveis de cooperativas, catadores, e ferros velhos. O Grupo envia anualmente mais de 70.000 toneladas para a reciclagem.

Resiban foi fundada em 2021 por João Paulo Sanfins, terceira geração da grupo. Com apenas quatro anos de funcionamento, a Resiban já possui 5% do market share nacional de resinas PCR. Com capacidade para 6.000 toneladas/ano, figura entre as 5 maiores plantas de reciclagem de pebd no Brasil.

Fazemos o controle de diversos padrões, que não eram comuns no mercado de resina pcr brasileiro, como controle de incidência e tamanho de géis, o que permitiu a aplicação em embalagens de maior exigência estética e mecânica.

A Resiban pretende até 2032 atingir a marca de 30.000 toneladas por ano de capacidade. Se consagrando a maior planta do Brasil. Também é a primeira empresa latino-americana a ser certificada pelo selo APR-PCR, selo americano que garante qualidade e rastreabilidade de suas resinas.

eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.

Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.

Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, com um aumento de 67% na capacidade de triagem dos operadores, além de distribuir mais de R$92 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros, além de 957 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. Clique aqui e visite o site.

eureciclo
InPress Porter Novelli

quarta-feira, 25 de junho de 2025

KATHRIN PFEFFER, EX-CFO DA MERCEDES-BENZ DO BRASIL, ASSUME O CARGO DE CEO E DIRETORA EXECUTIVA DA SOCIEDADE BENEFICENTE ALEMÃ

Com mais de 35 anos dedicados à área financeira, a nova Chief Executive Officer da SBA fala abertamente sobre seu compromisso com a transformação social

Kathrin Pfeffer

A Sociedade Beneficente Alemã (SBA), uma das mais antigas e respeitadas instituições filantrópicas de São Paulo, anunciou Kathrin Pfeffer como sua nova Chief Executive Officer (CEO) e Diretora Executiva. A executiva, que anteriormente atuou como CFO da Mercedes-Benz do Brasil, sucede Verena Bogéa, que deixou seu cargo em 17 de abril.

Com mais de 35 anos dedicados à área financeira da empresa automobilística, a nova CFO da SBA fala abertamente sobre seu compromisso genuíno com a transformação social, um valor que se alinha à missão da instituição. Na prática, esse compromisso se traduz no cuidado com a população idosa e na educação de qualidade para crianças e jovens em vulnerabilidade social.

"Ao longo dos anos no Brasil trabalhando no ambiente corporativo, busquei me conectar com instituições que desenvolvem ações sociais. Essa vivência despertou em mim o desejo de contribuir de forma mais profunda e consistente com o terceiro setor. Foi assim que, em 1999, conheci o Lar Girassol e a SBA. Desde então, sempre me impressionei com o impacto de suas ações na vida de crianças, jovens e idosos", explica Kathrin.

Em relação aos próximos desafios da instituição, Pfeffer compartilha sua visão para o futuro da SBA e o que pretende enfrentar para fortalecer ainda mais essa instituição centenária. "Manter e fortalecer esse legado é essencial. Quero posicionar a SBA como uma instituição de referência. Isso significa proporcionar o melhor acolhimento para idosos e a melhor educação para crianças e jovens vulneráveis. Para isso, é fundamental reforçar nossas parcerias e fortalecer o vínculo com a comunidade alemã, que sempre teve um papel essencial na nossa história", disse.

Sobre as parcerias e voluntariado, a executiva explica que essas relações são vitais para manter a SBA funcionando. Com todo o networking construído ao longo de sua carreira e sua experiência em gestão de pessoas e finanças, o objetivo é expandir essas parcerias cada vez mais. "Minha confiança é que conseguiremos estabelecer conexões e parcerias altamente relevantes para a SBA", finalizou.

Trajetória profissional

Kathrin Pfeffer iniciou sua trajetória na Mercedes-Benz como analista na área de TI na Alemanha em 1989. Dez anos depois, muda-se para o Brasil pela primeira vez, assumindo uma posição de Gerente na área financeira da companhia. Quatro anos depois foi transferida para os Estados Unidos, atuando como Gerente sênior, e em 2007, retornou à Alemanha. Em 2009, voltou ao Brasil para sua segunda passagem pela marca alemã.

Três meses após o retorno ao Brasil, ainda em 2009, foi promovida de Gerente sênior, e em 2014, tornou-se Diretora na Mercedes-Benz do Brasil, onde anos mais tarde seria CFO.

SBA 

A Sociedade Beneficente Alemã é um exemplo de como tradição e inovação podem caminhar juntas para promover impacto social em todas as idades. Seja no cuidado especializado com idosos, na capacitação de crianças e jovens ou na transformação de comunidades, a SBA segue sua missão de inspirar e acolher.


Câmara Brasil-Alemanha
Comunicação e Relações Governamentais

OFICINA COMPRA PARTICIPAÇÃO DA In PRESS E LANÇA REDE NACIONAL NO SETOR DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

A Oficina Consultoria adquiriu a totalidade das cotas da In Press na sociedade que mantinham em conjunto e passa a operar de forma independente, em um movimento estratégico que inaugura uma nova fase para a agência. Entram como sócias da empresa, Liliane Pinheiro, atual CEO da Oficina, e Natália Lima, diretora-executiva.

e/d: Liliane Pinheiro, CEO; Patrícia Marins, fundadora; e Natália Lima, novas sócias da Oficina Consultoria.

Na largada da nova fase, a empresa, que tem sede na capital federal e atuação nacional, aposta em inteligência artificial e na expansão no setor privado, com investimento de R$ 10 milhões. Trata-se da Rede de Reputação e Influência, que conta, até agora, com a participação de 40 agências parceiras espalhadas pelo país, em uma nova lógica para o mercado da comunicação corporativa, baseada na economia da colaboração.

A Rede fortalecerá a inteligência regional e hiperlocal, essencial na construção de reputações sólidas em ambientes descentralizados e de alta complexidade. A expectativa é de crescimento de 20% nas oportunidades de negócios para as empresas da comunidade, em um setor que movimenta mais de R$ 2 bilhões ao ano, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa.

A Rede é resultado de uma modelagem conduzida com a Linea Consulting e adota o formato comunidade as a service, com governança horizontal, uso de dados, tecnologia e inteligência coletiva para enfrentar desafios complexos de reputação, influência, estratégia e comunicação.

Entre os integrantes estão agências de PR regionais e organizações como Inteligov, Hexa Brasil, XRBR, Forebrain, Ideia Pesquisa, VTracker, Uau Hub e a Fundação Dom Cabral. O grupo oferece serviços integrados em áreas como gestão de crise, comunicação institucional, pesquisa, eventos, soluções locais e inteligência artificial, com atuação capilarizada.

“Estamos vivendo uma transição histórica. Esse movimento inaugura um novo momento para o setor de comunicação corporativa, mais alinhado com os princípios da nova economia: colaboração, inteligência em rede, flexibilidade e geração de valor mútuo. É uma resposta concreta aos desafios de um mercado em transformação”, afirma Patrícia Marins, sócia-fundadora da Oficina.

Alternativa em um mercado em retração

Eleita a melhor agência de comunicação corporativa do Brasil pelo Top Mega Brasil, a Oficina vai trazer para o mercado um ecossistema que integra portfólios, conexões e talentos para oferecer soluções mais robustas aos clientes e impulsionar negócios.

A iniciativa surge em meio à retração do setor. Segundo o anuário da Aberje com o Valor Econômico, os investimentos em comunicação corporativa encolheram 14,8% em 2023. Neste cenário, enquanto fusões e aquisições se consolidaram como principal estratégia de crescimento, a Oficina aposta em outro caminho: uma comunidade de negócios baseada em governança compartilhada, complementaridade de expertises e capital relacional coletivo.

“Esse modelo já é consolidado em setores como tecnologia e startups. A inovação está em adaptá-lo à comunicação. É um formato testado, que gera eficiência e amplia resultados”, reforça Patrícia Marins.

Representantes de parte das 40 empresas que fazem parte da Rede de Reputação e Influência, liderada pela Oficina Consultoria

Sem exclusividade, sem custos e com autonomia total, os participantes mantêm suas identidades jurídicas e operacionais. Além de atuarem juntos em projetos com divisão de receitas, têm acesso a mentorias, treinamentos, ferramentas de inteligência e canais de mercado.

Ações concretas e presença estratégica

Entre os primeiros projetos da Rede estão as agendas integradas para eventos como o Festival Curicaca — que acontece em outubro, com foco na Nova Indústria Brasil e na transformação digital — e iniciativas voltadas para a COP30. Os membros também terão acesso ao Órbita, plataforma de gestão de stakeholders desenvolvida pela Oficina.

A estrutura da comunidade conta com um Steering Committee e subcomitês temáticos como Admissão e Parcerias, Ética e Compliance e Desenvolvimento e Crescimento, que garantem agilidade nas decisões e consistência institucional. O uso do selo da Rede está condicionado à participação ativa e ao alinhamento com seus princípios.

“A comunicação tem papel central na transformação dos negócios e das instituições. A construção de reputação depende da mobilização de redes, da conexão entre saberes e da capacidade de gerar impacto real. Foi com esse olhar que estruturamos a Rede: uma plataforma viva de colaboração e inovação aplicada”, conclui Liliane Pinheiro, CEO da Oficina Consultoria.

Comunicado conjunto das empresas

Oficina Consultoria e In Press anunciam que a partir de 23 de junho de 2025 passaram a operar de forma independente. A Oficina comprou integralmente as cotas detidas pela In Press Assessoria de Comunicação na Oficina Consultoria.

A operação inaugura uma nova fase para as empresas e reflete o amadurecimento dos negócios e os interesses estratégicos das duas partes. Ambas seguem atuando com respeito mútuo, certos de que valeram o aprendizado e os resultados gerados ao longo dos 14 anos da sociedade.

Oficina Consultoria

FÁBIO CHAMON É O NOVO SUPERINTENDENTE DE NOVOS NEGÓCIOS E IMPLANTAÇÃO DA MAPFRE

Chegada do executivo marca movimento da companhia para acelerar novas frentes como seguros integrados a serviços financeiros e expansão multicanal

Fábio Chamon

A MAPFRE, companhia global do mercado segurador e financeiro, anuncia a nomeação de Fábio Chamon como novo superintendente de novos negócios e implantação. O executivo assume com a missão de ampliar a atuação comercial da seguradora em canais como cooperativas, bancos, fintechs, redes varejistas, empresas de serviços públicos e plataformas de afinidades. Ele também será responsável por acelerar a prospecção de novos negócios, inclusive digitais, e coordenar a implantação de projetos que reforcem a presença multicanal da companhia.

Formado em administração de empresas pela Escola Superior Nacional de Seguros e mais de 17 anos de experiência nos setores de seguros, bancassurance e desenvolvimento de parcerias comerciais, Chamon traz na bagagem a condução de iniciativas voltadas à inovação de canais, digitalização e construção de novos modelos de distribuição. Na MAPFRE, seu trabalho será voltado a integrar o negócio da companhia a diferentes ecossistemas e criar novas frentes de geração de valor.

“O mercado está mudando rápido, e o consumidor também. Estar presente nos canais certos, com ofertas adequadas e com parceiros estratégicos, é essencial para qualquer seguradora que queira crescer de forma consistente. A MAPFRE tem uma base sólida e uma marca de confiança e o desafio agora é aproveitar isso para explorar novas oportunidades”, afirma Chamon.

O executivo se reportará a Luciano Bezas, diretor comercial de canais estratégicos, área criada para liderar o avanço da MAPFRE em novos modelos de distribuição e ampliar a capilaridade comercial da companhia.

“A entrada do Fábio reforça nossa estratégia de expansão para além dos canais tradicionais. Estamos abrindo novas frentes de atuação com parceiros que falam diretamente com o consumidor no dia a dia, seja no banco, no varejo, na conta de luz ou em uma compra digital. O Fábio tem a experiência certa para transformar essas oportunidades em resultados concretos”, diz Bezas.

Antes de chegar à MAPFRE, Chamon passou por grupos multinacionais do setor financeiro e de seguros, onde atuou na liderança de áreas de novos negócios, inteligência de mercado e estratégias de canais. Agora, ele assume um papel central na aceleração de frentes como seguros integrados a serviços financeiros, proteção embarcada em produtos e plataformas digitais, e soluções voltadas a públicos de nicho com potencial de escala.

A nomeação do executivo faz parte de um movimento maior da MAPFRE no Brasil. Em 2024, a companhia iniciou uma série de mudanças na sua estrutura comercial para simplificar a operação, fortalecer sua presença regional e investir em inovação digital. A nova superintendência é uma peça-chave nessa agenda de transformação, voltada a tornar a companhia mais próxima, acessível e presente no cotidiano de seus clientes.

MAPFRE – Presente no país desde 1992, a MAPFRE é o grupo multinacional líder de seguros na América Latina. No Brasil, a companhia oferece uma ampla gama de serviços que incluem seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. Em 2024, suas receitas globais ultrapassaram 33 bilhões de euros. Com o propósito "Cuidamos do que é importante para você", a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia, acesse este link

MAPFRE
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PETROBRAS VAI DOAR ATÉ 5 MIL COMPUTADORES PARA ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E INSTITUIÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Computadores deverão ser utilizados em atividades pedagógicas e de educação digital, procurando ampliar a inclusão digital

Foto: Débora Maria Lins de Assis - Divulgação Agência Petrobras

A Petrobras vai doar até 5 mil computadores no segundo semestre de 2025 para escolas públicas municipais e instituições do terceiro setor. A companhia lançou chamadas públicas para que essas organizações se candidatem ao recebimento de notebooks, que deverão ser utilizados em atividades pedagógicas e de educação digital, procurando ampliar a inclusão digital.

São duas chamadas públicas distintas: uma voltada para escolas públicas municipais localizadas nos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul; outra para instituições do terceiro setor que participam dos comitês comunitários ativos da Petrobras, que são fóruns de diálogo e aproximação entre a empresa e as comunidades da área de abrangência das suas operações.

Para se qualificarem às doações, as escolas devem ser públicas municipais, atender à educação infantil, fundamental, médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e estar localizadas em comunidades dentro da área de abrangência das atividades da Petrobras, conforme especificado no edital. Para viabilizar a logística das doações, é necessário que sejam acessíveis por carro ou que ofereçam condições viáveis para o transporte dos equipamentos.

No caso das instituições do terceiro setor, os critérios incluem ser uma entidade sem fins lucrativos, ter participado recentemente de reuniões dos Comitês Comunitários ativos da Petrobras, e ter possibilidade de retirar e transportar os equipamentos doados das instalações da Petrobras até o local onde serão utilizados. Não serão aceitas inscrições de instituições que já tenham patrocínios ativos da empresa.

As inscrições para ambas as chamadas estão abertas até 30 de junho. Os interessados podem acessar os editais e se inscrever por meio deste link: https://petrobras.com.br/negocios/doacao-de-bens.

Agência Petrobras

terça-feira, 24 de junho de 2025

QUE NÃO SE REPITA

A Livraria da Travessa de Pinheiros, em São Paulo, ficou pequena na última segunda-feira para receber o público que atendeu o convite da editora Seja Breve para o lançamento do livro "Que Não Se Repita" do jornalista, professor titular da ECA-USP e escritor Eugênio Bucci. 

Mais do que uma noite de autógrafos foi um evento de debate e de troca de ideias do autor com o editor Cadão Volpato em cima do tema do livro e que aborda a tentativa desastrada de golpe que vivemos no Brasil em passado recente.

Nas palavras de Eugênio, "corremos um risco de repetir o passado e o pior não aconteceu por falta de coragem e incompetência dos pretensos líderes da derrubada do nosso ainda frágil estado democrático de direito". 

Bucci acompanhou e documentou os movimentos nefastos dos últimos cinco anos através de artigos publicados no jornal O Estado de SP. 

Com a criação da Seja Breve, ele e os editores chegaram num consenso de que esses artigos mereciam reedição para ser reunidos e transformados num livro, que agora teremos o prazer de ler de forma concatenada e cronológica. Com o objetivo de que isso nunca mais se repita para o bem do nosso país.

Jorge Görgen

FPT INDUSTRIAL IMPULSIONA FUTURO HÍBRIDO EM VENEZA

O vaporetto MotoBattello 3, da operadora Actv, teve o motor diesel original substituído por um sistema híbrido serial, equipado com o motor N67 450 N, reduzindo drasticamente as emissões

Vaporetto MotoBattello 3

A FPT Industrial assumiu um papel de liderança, juntamente com o distribuidor autorizado Bimotor e a VULKAN Itália, na Itália, na revisão tecnológica do MotoBattello 3, primeiro vaporetto - ônibus aquático público de Vezena - da Actv, operadora de transporte que presta serviços em nome do órgão de transporte público Azienda Veneziana della Mobilità (AVM). A embarcação passa por um retrofit híbrido e começará a ser testada operacionalmente nas próximas semanas, após sua apresentação no Venice Boat Show 2025. O pioneiro projeto combina um sistema híbrido projetado e fabricado pela equipe de Soluções Híbridas e Elétricas da VULKAN com motores da FPT Industrial, reduzindo drasticamente as emissões.

A reforma do MotoBattello 3 Series 80 Grande Canal revolucionou o sistema de propulsão da embarcação. O motor diesel original foi substituído por um sistema híbrido serial, composto por um motor auxiliar FPT Industrial N67 450 N de velocidade variável acoplado a um gerador e integrado a um pacote de baterias com oito módulos LFP. A energia produzida alimenta um motor elétrico de 147 kW, responsável pela propulsão e pelas cargas auxiliares do barco. O motor N67 é compatível com a norma Stage V, sem a necessidade de sistema de pós-tratamento de emissões (ATS).

Motor  FPT N67 450 N

Conforme medido e certificado durante testes de bancada realizados pela VULKAN Itália e verificados pelos técnicos da Actv, a nova solução de propulsão proporciona reduções de poluentes como dióxido de carbono (CO, -32%), óxidos de nitrogênio (NOx, -26%), material particulado (PM, -31%) e hidrocarbonetos não queimados (HC, -7%), alcançando uma redução total de 28% nas emissões. O novo sistema de propulsão do MotoBattello 3 servirá como projeto-piloto dentro do escopo do plano de modernização da frota da Actv, abrindo um novo capítulo de navegação nas águas venezianas, parte importante do DNA da cidade.

Andrea Arcuraci, head de Vendas e Dealers EMEA da FPT Industrial, destaca: “Este projeto exemplifica perfeitamente como os motores da FPT Industrial podem desempenhar um papel de liderança na renovação tecnológica de uma ampla gama de aplicações, incluindo os segmentos on-road, off-road, marítimo e geração de energia. Dar vida nova a embarcações históricas, como as da frota de Veneza - parte integrante da beleza e da identidade mundial da cidade - é um grande orgulho para nós. O futuro da mobilidade também depende da modernização de frotas existentes e os motores da FPT Industrial oferecem uma solução ideal para essa transição, inclusive em sistemas híbridos, como no MotoBattello 3. Projetos como esse são possíveis graças ao compromisso da Rede de Distribuidores, que garante suporte abrangente e contínuo, totalmente adaptado para atender as necessidades específicas de cada cliente”.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

segunda-feira, 23 de junho de 2025

WGROUP E ABRACERVA ANUNCIAM A COPA PAULISTA COMO UM DOS GRANDES DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CERVEJEIRA DA SÃO PAULO OKTOBERFEST 2025

A WGroup – organizadora da São Paulo Oktoberfest – e a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) anunciam a realização da Copa Paulista de Cervejas Artesanais como um dos grandes destaques da programação cervejeira da edição 2025 do evento. A prestigiada competição técnica será realizada dentro do inédito Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, programado para ocorrer entre os dias 19 de setembro e 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos, integrando a agenda oficial da 8ª São Paulo Oktoberfest.

Tradicionalmente promovida pelo Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, a Copa ganha novo protagonismo este ano ao anunciar seus vencedores no maior festival de cultura alemã da maior cidade da América Latina. A iniciativa reforça o compromisso da WGroup e da Abracerva em valorizar a produção cervejeira independente, premiando os melhores rótulos paulistas com base em critérios técnicos e sensoriais de excelência.

Os rótulos inscritos passarão por uma avaliação conduzida em ambiente controlado. Serão levados em conta atributos como fidelidade ao estilo, inovação, equilíbrio, consistência técnica e qualidade sensorial. As cervejas mais bem pontuadas receberão medalhas de Ouro, Prata e Bronze em suas respectivas categorias.

“Este será o maior encontro da produção artesanal paulista já realizado. Vamos reunir marcas das principais regiões do estado, numa grande vitrine para o público. A ideia é celebrar a força criativa, a qualidade técnica e a diversidade da maior cena cervejeira do país”, afirma Walter Cavalheiro Filho, CEO da WGroup. 

Walter Cavalheiro Filho

Além da competição, o festival vai proporcionar uma experiência sensorial inédita para o público, com ampla presença de rótulos artesanais, novas áreas gastronômicas com foco na culinária alemã e mais de 80 opções de alimentação.

"A união da Copa Paulista - criada em 2021 pelo Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto - com o Festival Paulista e a São Paulo Oktoberfest pretende engrandecer ainda mais o concurso e o mercado cervejeiro do estado, berço da maior quantidade de produtores independentes de cerveja do Brasil”, comenta Tio Limongi, Presidente do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto.

Tio Limongi

A curadoria do Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo será realizada pelo especialista Júnior Bottura em conjunto com a Abracerva e apoio de mestres cervejeiros dos principais polos do estado. As inscrições já estão abertas no site oficial (www.cervejaartesanalsp.com.br)

Os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 já estão à venda exclusivamente pelo site oficial (www.saopaulooktoberfest.com.br). O primeiro lote dos ingressos já estão disponíveis até o dia 26 de junho, quando entrarão em vigor os preços do segundo lote. O primeiro lote de ingressos  já está disponível e poderá ser adquirido até o dia 26 de junho. Após essa data, entram em vigor os valores do segundo lote.

A tecnologia será fundamental para tornar a experiência dos visitantes mais prática e segura, além de otimizar a gestão do evento. A Imply ElevenTickets fornecerá um ecossistema digital com soluções como venda de ingressos, controle de acesso por reconhecimento facial, terminais de autoatendimento e pagamentos cashless, tudo isso para otimizar e evitar filas.

A WGroup é uma companhia proprietária de marcas e produtos nos segmentos de entretenimento, cultura e eventos corporativos, com forte atuação voltada à criação, gestão e expansão de projetos autorais. Com mais de 2.500 projetos entregues à indústria da economia criativa, a empresa se destaca por unir estratégia, experiência e inovação em produtos de alto impacto. Entre seus cases proprietários de maior expressão destacam-se a São Paulo Oktoberfest, Chefs da Estrada e Life Lounge. Além disso, a WGroup atua como parceira estratégica na intermediação de grandes negócios, como a Villa de Natal São Paulo e a comercialização dos naming rights da Roda Rico em São Paulo, reafirmando sua vocação para conectar marcas, experiências e oportunidades

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Clique aqui e visite o site (https://abracerva.com.br) e @abracervaoficial

WGroup
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br  

PEDREGULHO, SP, RECEBE CIRCUITO CREDICITRUS COM O TEMA: "AVENTURA SAFARI"

Evento contará com atrações gratuitas, desfile temático, arrecadação solidária e participação de entidades sociais do município

A cidade de Pedregulho, no interior de São Paulo, será a primeira a receber o Circuito Credicitrus promovido pela Cooperativa de Crédito Credicitrus. O evento acontecerá sábado, dia 28 de junho, das 16h às 21h, na Praça Octávio Quércia, com entrada gratuita. O tema deste ano será “Aventura Safari” e traz uma programação especial para toda a família. Com uma proposta cultural, educativa e solidária, o Circuito Credicitrus fortalece os princípios do cooperativismo e o propósito da Credicitrus de somar forças para gerar prosperidade, transformar vidas e desenvolver a comunidade.

O evento contará com cenografia temática, espaços interativos, atividades infantis, além do desfile que traz encanto e a magia do tema safari, no qual personagens fantasiados farão a interação com o público. O encerramento será marcado por um espetáculo musical inspirado no universo safari. Segundo Fernanda Vaz de Oliveira, gerente do Posto de Atendimento da Credicitrus em Pedregulho, o evento representa mais do que lazer é uma oportunidade de desenvolvimento social e econômico. “É um presente e uma honra receber o Circuito. Representa para nós o fortalecimento da marca Credicitrus, da confiança e do poder de pertencimento. O impacto é enorme entre comunidade e cooperativa.

Solidariedade: princípio e propósito na Credicitrus

Além da programação cultural e de entretenimento, o evento também terá um viés solidário. A praça de alimentação instalada no local, com barracas de alimentos e bebidas serão coordenadas pelas instituições beneficentes da cidade, que ficarão com toda a renda arrecadada para investir em suas ações sociais. Também haverá a campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza, para ganhar um brinde especial ao participar da atividade de tiro ao alvo. Todos os produtos arrecadados serão doados a entidades assistenciais do município.

O Circuito faz parte das iniciativas da cooperativa para promover integração regional e valorização das comunidades onde atua. A Credicitrus é atualmente a maior cooperativa de crédito do país em ativos. Em 2024, a Cooperativa alcançou R$ 15,8 bilhões em ativos, com captações de R$ 11,3 bilhões, patrimônio líquido superior a R$ 3 bilhões e operações de crédito que somam R$ 8,2 bilhões.

Linoel Dias 
linoel.dias.dias@gmail.com

FESTURIS FORTALECE RELAÇÕES COM O MERCADO ARGENTINO

* Linoel Dias

O CEO da Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, Eduardo Zorzanello, e a gerente comercial do Festuris, Andréa Oliveira, estiveram recentemente em Buenos Aires para encontros de alinhamentos e conexões com instituições, empresas, imprensa e órgãos oficiais do turismo argentino.

Eduardo e Andréa participaram de reuniões com Aerolíneas Argentinas, Turismo530, Quality Travel, FAEVYT, Governo de Córdoba, Tango Porteño, Reportrip, Signature DMC, AMV Travel DMC e Ladevi, além de um encontro estratégico com a INPROTUR, responsável pela promoção internacional do turismo argentino.

“O Festuris já conta com 14 expositores da Argentina confirmados no espaço Luxury — entre empresas privadas, entidades governamentais e destinos. E seguimos trabalhando para ampliar essa presença com novas adesões da Inprotur, de regiões do país e de outras marcas parceiras. Estamos certos de que o Festuris 2025 será ainda mais internacional, inovador e conectado com o futuro do turismo”, comenta Zorzanello.

O 37º Festuris acontece em Gramado de 6 a 9 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, sob o tema “Reimaginando o Amanhã”. As inscrições já estão abertas de forma gratuita para agentes de viagens, guias de turismo, imprensa, assessores de imprensa, criadores de conteúdo e convidado embaixador. Para se inscrever é necessário acessar o site (https://www.festurisgramado.com)

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

WAYNE DESENVOLVE EQUIPAMENTO SEM FIO PARA MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DE TANQUES DE COMBUSTÍVEIS

Desde setembro de 2023, a Portaria MTE 427/2021, estabeleceu a obrigatoriedade da instalação do Sistema de Medição Volumétrica nos tanques de combustíveis, conhecidos como Automatic Tank Gauge (ATG). Na prática são sistemas eletrônicos que monitoram continuamente o nível de líquidos, como combustíveis, em tanques de armazenamento. Esses sistemas oferecem leituras precisas em tempo real, auxiliando no gerenciamento eficiente do estoque e na prevenção de perdas ou vazamentos. 

Um sistema ATG geralmente consiste em uma sonda instalada no tanque, um console que exibe as informações e um sistema de comunicação para transmitir dados para um local remoto. As sondas são conectadas por cabos e seguem em tubulações até o local da coleta de dados.

Ocorre, no entanto, que alguns postos mais antigos, não possuem infraestrutura pronta para este cabeamento, ou mesmo apresentam tubulações obstruídas, explica Paola Zuccari, Gerente de Projetos de Produtos e Soluções da Wayne Fueling Systems.

Foi pensando em resolver esse tipo de problema, que a Wayne desenvolveu uma sonda sem fios, que funciona via wireless. “É uma tecnologia que só a Wayne possui e tem como diferencial, a agilidade na instalação. Todo o trabalho pode ser feito em apenas um dia e sem quebrar o pátio ou parar o posto”, explica Paola.

O sistema de medição e monitoramento de tanques da Wayne, conhecido como Maglink LX, permite o monitoramento em tempo real do nível de combustível nos tanques, além de outras funcionalidades de gestão de postos de gasolina. O sistema oferece interface segura e robusta com tanques, permitindo o controle do estoque.

“A Wayne ficou muito conhecida no Brasil pelas bombas de combustível, mas também temos inúmeras soluções para os postos, como o Maglink LX e o concentrador Synergy, que demonstram toda nossa preocupação com o desenvolvimento de novas tecnologias, sempre pensando em atender às demandas do mercado”, finaliza a Gerente.

Wayne
AZM Comunicações e Eventos

domingo, 22 de junho de 2025

ROMAIN DAYAN ASSUME LIDERANÇA DE ÁREA DE TECNOLOGIA DA EDENRED BRASIL

Romain Dayan

A Edenred Brasil, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, anunciou Romain Dayan como Diretor da área Global Technology Americas (GTA), estrutura de tecnologia responsável pelo desenvolvimento e implementação de novas soluções sob demanda para as áreas de produtos e tecnologias alocadas dentro das linhas de negócios da Edenred nas Américas, incluindo o Brasil. 

Com a mudança, o executivo acumula a nova posição com o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação da Ticket, marca de Benefícios e Engajamento do Grupo. Há mais de 15 anos na Edenred, onde iniciou sua carreira, Dayan já liderou times de tecnologia na França (seu país de origem), Brasil, Itália e Espanha, além de ter atuado para os mercados de Estados Unidos, México, Europa, Oriente Médio e Índia na gestão de soluções digitais, serviços de pagamentos, segurança da informação e outros projetos.

No novo desafio, Dayan será responsável por guiar a visão tecnológica e a execução de iniciativas de TI em escala regional em nove países. “Nesses mais de 15 anos na Edenred, assumi grandes desafios, mas vejo essa nova posição como uma oportunidade única para consolidar a excelência tecnológica do Grupo na região, impulsionando a inovação e a eficiência operacional. Meu objetivo é fortalecer a integração entre as operações locais e a estratégia global da Edenred, garantindo que a tecnologia continue a ser um pilar fundamental para o crescimento sustentável e a entrega de valor aos nossos clientes e parceiros”, comenta.

Desde 2016, a Edenred investiu aproximadamente € 2,4 bilhões em inovação tecnológica nos 45 países em que atua. Mas, segundo Dayan, a inovação na empresa transcende esse investimento. “Nosso diferencial está na habilidade de fomentar um ecossistema dinâmico de inovação, tanto dentro da empresa, com as iniciativas de intraempreendedorismo para nossas pessoas, quanto fora dela, por meio do nosso hub de inovação, o La Fabrique. Em quase cinco anos de atuação, o La Fabrique já recebeu mais de 100 startups, promovendo conexões estratégicas e mentorias com a alta liderança, além de acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras e transformadoras”, conta.

Romain Dayan é mestre em Tecnologia da Informação pela European Institute of Technology de Paris e tem formação executiva na HEC-Paris. O executivo também passa a integrar a Diretoria Executiva da Edenred Brasil, além de seguir no Comitê de Direção da Ticket.

A Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes. No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto. São mais de 170 mil empresas clientes, 10 milhões de empregados beneficiados e 870 mil comerciantes credenciados no País. Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Também promovem o acesso a alimentos mais saudáveis, produtos ambientalmente mais responsáveis e a uma mobilidade mais sustentável. Os 12 mil funcionários da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado mais seguro, eficiente e responsável, todos os dias. Em 2024, graças aos seus ativos tecnológicos globais, o Grupo geriu aproximadamente €45 bilhões em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas online e cartões. Clique aqui e visite o site

Edenred
RPMA Comunicação

GUARULHOS RECEBE CONDOMÍNIO LOGÍSTICO DE ALTO PADRÃO, COM POTENCIAL PARA GERAR 400 EMPREGOS NA CIDADE

Com investimento de cerca de R$ 140 milhões, parque de galpões da Fulwood conta com mais de 53 mil m²

A cidade de Guarulhos foi escolhida pela Fulwood, uma das principais empresas do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil, para abrigar o Guarulhos Business Park, um condomínio de galpões de alto padrão, que visa atender à demanda por soluções logísticas inteligentes e de forma sustentável na região. Com investimento de aproximadamente R$ 140 milhões, o empreendimento está localizado estrategicamente na Estrada Municipal, 233, com 53.321,34 m² de ABL (área bruta locável), atendendo a grandes e médias empresas dos setores de varejo, farmacêutico, alimentos e bebidas, autopeças, logística e indústrias leves. Com a inauguração do parque logístico, há a possibilidade de 400 novas vagas de empregos.

A 29 km de São Paulo, 113 km de Campinas e 119km do Porto de Santos, o Guarulhos Business Park representa uma nova opção estratégica para empresas que buscam otimizar sua operação logística. Com uma modulação flexível de espaços que variam entre 2.865 m² e 3.771 m², o Guarulhos Business Park oferece galpões com pé-direito livre de 12 metros e pisos com capacidade para armazenagem de até 5 toneladas por metro quadrado.

Como diferenciais do condomínio, o Guarulhos Business Park é um empreendimento triple A, seguindo os mais altos padrões para certificações internacionais. Conta com infraestrutura completa, com 57 docas, 54 vagas para carretas, 235 para carros e 15 para motos, além de ser projetado para oferecer máxima eficiência operacional.

A portaria é blindada, com eclusas e garra de tigre, rede seca para voz e dados, automação, CFTV, sonorização. Há ainda alarme de intrusão e controle de acesso; portaria patrimonial para acompanhamento fiscal; apoio de motoristas no lado externo do condomínio.

O condomínio logístico inclui um prédio de apoio com auditórios, salas de reunião, restaurante, além de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e sistemas sustentáveis como caixas de água pluvial e de recuperação para áreas verdes. O estacionamento de carros elétricos contará com a instalação de sistema de recarga e gerador para área externa.

Investimento em Guarulhos

A cidade de Guarulhos, com sua localização privilegiada, se consolidou como um hub logístico no Brasil, liderando o mercado nacional de galpões logísticos.

O município tem experimentado um crescimento significativo, impulsionado pela proximidade com o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, facilitando o escoamento de produtos. Além disso, a infraestrutura da região tem se desenvolvido com a melhoria da mobilidade urbana, com fácil acesso às principais vias da cidade, como a Rodovia Dutra e Rodoanel.

“O Guarulhos Business Park nos insere em um cenário de expansão do mercado de condomínios logísticos no Brasil, a partir de um condomínio triple A, completo e eficiente, ideal empresas que seguem os mais altos níveis de governança. Dada a demanda do mercado e a alta procura, estamos otimistas com a rápida ocupação”, afirma Gilson Schilis, CEO da Fulwood.

A Fulwood encerrou o ano de 2024 com ocupação de 98,36%, com vacância inferior ao mercado, que registrou resultado histórico, de 9,33%. Confiante na manutenção dos bons números em 2025, pela primeira vez ao longo de mais de 30 anos de atuação no setor, a Fulwood está construindo, simultaneamente, quatro condomínios logísticos que, juntos, dispõem de 160 mil m² de ABL (área bruta locável) para inauguração neste ano.

Uma das principais empresas do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil, a Fulwood faz a locação e administração de 19 projetos logísticos-industriais, distribuídos em oito cidades, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, totalizando mais de 850 mil m² de área bruta locável (ABL) e 55 ocupantes, contabilizando mais de 10.000 vidas.

A Fulwood é uma das principais empresas do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil. Desde 1994, atua na incorporação de galpões e já desenvolveu mais de 1.200.000 m². Além de incorporar os empreendimentos, faz a locação e administração dos projetos logísticos-industriais. Com ocupantes de alto nível de governança dos diversos setores da economia, a Fulwood faz a locação e administração de 19 projetos logísticos-industriais, distribuídos em oito cidades diferentes, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, totalizando mais de 850 mil m² de área bruta locável (ABL) e 55 ocupantes, contabilizando mais de 10.000 vidas. A companhia concentra sua atuação em galpões “triple-A”, a mais alta categoria do segmento em relação aos padrões construtivos, com alta taxa de eficiência. Como referência, a Fulwood detém o FW5 – Extrema Business Park – Bloco 2, o primeiro condomínio logístico do Brasil com o nível platinum da certificação LEED O+M, concedida pela U.S. Green Building Council. Para mais informações, clique aqui e acesse o site

Fulwood
Temp7 Comunicação

FOCADA NA AGRICULTURA REGENERATIVA, SBS GREEN SEEDS QUER LIDERAR MERCADO POTENCIAL DE R$ 2,58 BI

Criada após Joint venture entre a Semembrás e a Boa Safra, empresa terá tecnologia exclusiva, centro de distribuição próprio, armazenamento refrigerado e mix de sementes para formação de pastos e plantas de cobertura de solo

Comprometida com o futuro do planeta e com os princípios da agricultura regenerativa, chega ao mercado a SBS Green Seeds. A empresa que é fruto da joint venture entre a Semembrás e a Boa Safra já nasce gigante e mira liderar um mercado potencial de R$ 2,58 bilhões. Sua missão é muito bem definida e está focada em impulsionar as lavouras e pastagens, tornando-as mais produtivas, saudáveis e resilientes, contribuindo assim para a sustentabilidade de todo o ecossistema.

A SBS disponibilizará um amplo portfólio de sementes composto por brachiarias, panicuns, milheto, plantas de cobertura, sorgo forrageiro, entre outras. Segundo o CEO da companhia, Thiago Maschietto, a SBS chega para propor formalidade para o setor de pastagem, pois o uso das forrageiras hoje vai além da pecuária, sendo muito importante também para a regeneração e reconstrução de solos. “Por esse motivo as nossas sementes são as mais completas, pois trazemos ao mercado produtos de alta performance”, disse.

Levantando a bandeira da agricultura regenerativa, a SBS vai trabalhar forte com mix de plantas. “Temos sempre que pensar na reconstrução das áreas, pois em nossa visão, somos o pilar da segurança alimentar no mundo. Não adianta tecnologia apenas em sementes se o solo não deixará elas desempenharem todos os seus potenciais. É um conjunto muito importante que precisa estar em equilíbrio”, pontuou o executivo.

Estrutura diferenciada

A equipe técnica da SBS é altamente especializada e formada por mais de 60 representantes ativos, o que possibilita um alcance em 100% do território nacional. “Hoje contamos também com mais de 30 supervisores localizados em pontos estratégicos. Além disso, capacitamos o nosso time comercial para levar informação de qualidade e as validações de tecnologia no uso de forrageiras até o nosso consumidor final”, detalhou Maschietto.

Thiago Maschietto

Com infraestrutura de processamento e logística posicionada estrategicamente nas principais regiões do Brasil, a SBS passa também a acessar todos os Centros de Distribuição (CDs) e as Unidades de Beneficiamentos de Sementes (UBS) da Boa Safra. Desta forma consolida-se uma das maiores estruturas do segmento forrageiro.

Além da atuação da companhia no mercado nacional, também haverá vendas para países da América do Sul, América Central e África, somando assim mais de quatro mil clientes em todo o mundo. “Passamos a acessar o mercado externo também com boa estrutura de supervisores comerciais que conhecem a realidade e as necessidades dos produtores nesses países”, acrescentou o CEO.

Ainda segundo o executivo, outro ponto muito relevante é que toda a estrutura de produção contará com câmeras frias. “Todas as sementes no processo de beneficiamento e armazenagem no fim do dia ficarão em câmera fria. Desta forma estamos agregando a elas uma qualidade superior e consequentemente melhor resultado no campo”, disse.

Investimentos constantes

A SBS também tem em seu plano de crescimento o investimento constante em pesquisa. Seu portfólio atual já conta com 33 SKUs oferecidos para a agricultura regenerativa, mas o plano é ir além. Para isso, a companhia montou um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) interno, o qual está sendo liderado por um pesquisador exclusivo com auxílio de um corpo técnico para desenvolver novas culturas, blends de sementes e mais tecnologias. “O objetivo é que o nosso cliente produza mais arroba e grãos por hectare, elevando a sustentabilidade no campo com menor custo”, finaliza Maschietto.

SBS Green Seeds
Ruralpress