quarta-feira, 16 de julho de 2025

WGROUP CONFIRMA NOVOS SHOWS PARA AGITAR A SÃO PAULO OKTOBERFEST 2025 NO PARQUE VILLA-LOBOS

A 8ª edição da festa acontece de 19 de setembro a 5 de outubro, no Parque Villa-Lobos

Banda Blitz

A São Paulo Oktoberfest 2025 promete movimentar o calendário musical e cultural da cidade com uma programação marcada pela diversidade de atrações. Além dos grandes shows já anunciados para o palco Biertent, a WGroup confirma ainda a apresentação da banda Blitz e revela as novidades do Palco Bradesco, que amplia o leque musical do festival.

Nesta edição, o evento estreia também as Noites de Oktober, com experiências temáticas que prometem envolver o público, e, claro, mantém as tradicionais e animadas bandas típicas alemãs, responsáveis pelo clima autêntico que consagrou a São Paulo Oktoberfest como um dos eventos mais aguardados da capital.

Com ambientação temática, o Palco Bradesco é um dos principais espaços do festival dedicados à celebração da diversidade musical na São Paulo Oktoberfest. Integrado à extensa programação artística do festival, que soma mais de 150 horas de shows e atrações, o palco reforça o compromisso do evento com a pluralidade cultural.

Entre os destaques do Palco Bradesco estão nomes como Molina’s Creedence, com seu tributo envolvente à lendária banda americana, e a Cheers for Beers (banda residente com shows todos os dias), que mistura rock e diversão com a cara da Oktoberfest. Já o grupo de dança folclórica Tanzfreunde entrega uma fusão contagiante entre ritmos germânicos e modernos, enquanto Tio Noize e Os Rockers garantem a energia com clássicos do rock em versões explosivas.

A pluralidade sonora também estará presente com a irreverência da Beach Rock Band, a versatilidade dos 4 Caras e Meio, o groove envolvente da Rocksy, e o peso autoral das bandas Spine Shiver, Stoner Lab e RockBR, representando a nova geração do rock nacional. Os grupos de dança folclórica Tirol e Freiheit e a banda Stray Drunken Dogs completam a programação com performances cativantes que unem técnica, presença de palco e carisma.

Com ambientação temática e estrutura de alta qualidade, o Palco Bradesco é um espaço voltado à celebração da diversidade musical dentro da São Paulo Oktoberfest, proporcionando experiências únicas para o público. As apresentações fazem parte da extensa programação artística do festival, que contempla mais de 150 horas de shows e atrações.

Outras grandes atrações

Este ano, o festival apresenta as inéditas “Noites de Oktober”, atrações especiais que vão transformar os sábados em experiências temáticas inesquecíveis. Cada noite contará com um enredo musical único: uma viagem dançante pelos hits mais marcantes das décadas de 70, 80 e 90; um tributo vibrante aos ícones eternos do rock, com canções que atravessaram gerações; e o emocionante Queen Experience, um espetáculo que homenageia Freddie Mercury com produção de alto padrão, figurinos deslumbrantes e iluminação digna dos grandes palcos internacionais.

Entre os grandes shows já anunciados no Espaço Biertent estão Diogo Nogueira, Barão Vermelho, CPM 22, Roupa Nova, Adryana Ribeiro, Entre Elas e o projeto Acoustixt. A alegria alemã segue presente e pulsante no coração do evento. No mesmo palco, o público poderá vivenciar também uma verdadeira imersão na cultura bávara, com apresentações envolventes de algumas das mais tradicionais bandas típicas do Brasil, como a Dauerlaufband, Banda Cavalinho, Banda do Barril e Banda MarmorStein.

A festa deste ano promete ainda uma experiência cervejeira única com o 1º Festival de Cervejarias Artesanais do Estado de São Paulo, promovido em parceria com a Abracerva, reunindo dezenas de rótulos especiais e experiências gastronômicas exclusivas. 

A programação completa e os ingressos para a São Paulo Oktoberfest 2025 estão disponíveis pelo site oficial: https://www.saopaulooktoberfest.com.br.

Clientes Bradesco têm vantagens exclusivas

Clientes que utilizarem cartões de crédito e débito emitidos pelo Bradesco, Bradescard, Next e Digio contam com 15% (quinze por cento) de desconto na compra de ingressos durante as vendas gerais, tanto online quanto nas bilheterias físicas.

WGroup
São Paulo Oktoberfest
Gilberto dos Santos
Head de Comunicação da São Paulo Oktoberfest
gilberto.santos@expertecia.com.br

RN Assessoria Imprensa
Assessoria de Imprensa Oficial da São Paulo Oktoberfest

TIM CRIA VICE-PRESIDÊNCIA DE MARCA E COMUNICAÇÃO E NOMEIA MARCOS LACERDA

Marcos Lacerda é o novo executivo da companhia e vai liderar o desenvolvimento e posicionamento da marca corporativa, comercial e empregadora da empresa

Marcos Lacerda

Marcos Lacerda chega à companhia como vice-presidente para liderar as ações de comunicação e marca da operadora. A mudança – que eleva a função Brand & Communication para reporte direto ao CEO, Alberto Griselli – tem como objetivo impulsionar estrategicamente o desenvolvimento e a visibilidade da marca, além de trazer ainda mais consistência e personalização ao posicionamento da operadora, que lançou recentemente uma nova plataforma de comunicação sob o conceito “Você pode tudo”.

Dentre suas responsabilidades estão as campanhas publicitárias, identidade de marca corporativa, redes sociais, eventos internos e externos, ações de patrocínio e a plataforma de música da companhia, reconhecida por realizar e apoiar diferentes festivais no Brasil. Também vai garantir a conexão e integração entre o plano estratégico e as respectivas ações de comunicação interna na empresa e conduzir projetos de transformação conectados à marca empregadora.

Conhecido no mercado como MaLa, o executivo teve contato estreito com a TIM durante sua atuação na BETC HAVAS, que tem a conta de publicidade da empresa. Ele deixou o posto de Co-Presidente na agência em outubro de 2023 e, antes de aceitar a nova função na operadora, era Vice-Presidente de Negócios & Marketing da Pullse, do Grupo Dreamers.

TIM
FSB

TECNOLOGIA DE AUTOMAÇÃO INTELIGENTE REDEFINE A INTERAÇÃO ENTRE OPERADORES E SISTEMAS INDUSTRIAIS

Soluções em IHMs e acionamentos da Mitsubishi Electric Brasil promovem amplo controle, precisão e eficiência aos processos industriais, com alto desempenho e inteligência embarcada.

Controle, precisão e produtividade são prioridades no ambiente industrial moderno e é exatamente isso que proporcionam as soluções de Acionamentos e Interfaces Homem-Máquina (IHMs) da Mitsubishi Electric Brasil, uma das líderes globais em tecnologia, automação industrial e soluções inovadoras para diversos segmentos. Com tecnologia de ponta, os equipamentos ajudam empresas a otimizar operações, reduzir custos e impulsionar a performance dos processos.

Os acionamentos, como os inversores de frequência, garantem um controle eficiente e seguro do funcionamento dos motores elétricos. Com ajustes finos de velocidade e torque, esses dispositivos promovem economia de energia, desempenho operacional aprimorado e redução no desgaste dos equipamentos.

Já as IHMs são o elo essencial entre operadores e sistemas automatizados. Por meio de interfaces gráficas intuitivas e personalizáveis, elas permitem o monitoramento em tempo real, o acesso rápido a dados estratégicos e a execução de comandos com praticidade, mesmo em ambientes industriais exigentes.

“Oferecemos soluções completas e flexíveis que atendem desde aplicações simples até os sistemas industriais mais complexos. Nosso objetivo é sempre agregar valor ao cliente, com confiabilidade, conectividade e inteligência embarcada”, destaca Alexandre Serain, Gerente de Marketing de Produtos da Mitsubishi Electric Brasil.

Entre os diferenciais das tecnologias estão a integração com plataformas de automação, a capacidade de coleta e análise de dados e a facilidade de programação, mesmo para usuários com menor familiaridade técnica. Além disso, os equipamentos são projetados com foco em robustez, durabilidade e alta performance contínua, que são características indispensáveis para garantir eficiência e competitividade no setor industrial.

Mitsubishi Electric Brasil

Presente no Brasil desde 1975, a Mitsubishi Electric reflete os valores globais da companhia, promovendo tecnologia japonesa de ponta para modernizar e aumentar a eficiência do parque industrial brasileiro. Com forte atuação em automação industrial e CNC, a empresa oferece produtos que vão do alto nível ao chão de fábrica, incluindo softwares de supervisão, sistemas de controle, robótica industrial e colaborativa, além de acionamento e proteção elétrica. Essas tecnologias impulsionam a produtividade e a qualidade nas fábricas.

A Mitsubishi Electric também oferece uma plataforma com diversos cursos online gratuitos de vários níveis de especialização, com certificação, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre automação industrial, atendendo desde iniciantes até profissionais da área que desejam se atualizar e aprofundar seus conhecimentos sobre os produtos. Clique aqui e visite o site.

Mitsubishi Electric Brasil
Race Comunicação

PROJETOS DA FUNDACIÓN JOSÉ ANTONIO LLORENTE BENEFICIARAM MAIS DE 1.500 JOVENS EM 2024

Foram apoiadas 30 organizações sociais de 12 países onde a empresa está presente

A Fundación José Antonio Llorente, projeto da LLYC, empresa de Marketing e Corporate Affairs e dos seus funcionários, beneficiou, no ano passado, um total de 1.517 jovens (quase 15% a mais do que em 2023) de 30 organizações em 12 países nos quais ela está presente. O trabalho foi realizado por meio de várias iniciativas das quais participaram 367 profissionais da empresa, que dedicaram tempo pessoal e da jornada de trabalho para desenvolvê-las. Isto é o que mostra o “Relatório Anual 2024: Um legado transformador”, que acaba de ser apresentado em formato digital.

Entre as iniciativas, destaca-se o projeto global Voces Futuras, que contribui para forjar as vozes do futuro ao oferecer ferramentas de soft skills e comunicação a jovens em risco de exclusão. Em sua quinta edição, 1.002 foram capacitados.

Além disso, foram lançadas as Bolsas IE- Fundación José Antonio Llorente para oferecer a jovens talentosos a oportunidade de estudar em uma das universidades mais prestigiadas da Espanha e fortalecer as suas habilidades criativas. A Fundación José Antonio Llorente cobre 100% das bolsas oferecidas a dois candidatos por ano, e ao finalizar os estudos, eles podem estagiar na LLYC.

Além disso, a Fundación José Antonio Llorente apoiou entidades sociais em suas ações de comunicação por meio do projeto Storytelling for Social Impact. Alunos do mestrado em Creative Direction, Content and Branding desenvolveram campanhas de awarness para aumentar o alcance e a notoriedade das organizações e suas mensagens.

“Na Fundación José Antonio Llorente apostamos nos jovens e na capacidade inovadora deles. Em homenagem à visão do nosso fundador, conectamos jovens da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina que buscam gerar impacto positivo e social, especialmente no uso da tecnologia. Eles devem liderar a mudança para construir um mundo mais humano”, afirma a presidente da fundação, Irene Rodríguez.

De acordo com Albert Medrán, Diretor da fundação: “Em 2024 desenvolvemos projetos focados nos jovens como protagonistas. Nós lhes demos ferramentas para que, com o seu próprio potencial e o uso correto da tecnologia, eles estejam preparados para liderar uma mudança transformadora na sociedade. Nós procuramos impulsionar iniciativas que promovam uma cultura digital saudável entre os mais jovens, gerando consciência sobre a importância do uso responsável delas”.

Fundación Jose Antonio Llorente

A Fundación José Antonio Llorente nasceu em 2016 com a missão de contribuir para gerar valor social por meio do talento e da expertise das pessoas que formam a LLYC como consultoria global de comunicação e assuntos públicos. Inicialmente chamada de Fundación LLYC, ela mudou de nome em homenagem ao legado e à visão do seu fundador, José Antonio Llorente, um líder visionário que acreditava no poder transformador da tecnologia somado a uma abordagem intergeracional que aposta nos jovens como motor de mudança e progresso.

A Fundación José Antonio Llorente é uma realidade graças aos profissionais da LLYC e ao firme compromisso deles em todos os países onde a empresa opera. Por meio de projetos e iniciativas, a Fundação centraliza sua ação no apoio a vários coletivos em risco de exclusão ou com necessidades especiais por meio de formação e outras ações, assim como participando da conscientização de diversas causas sociais.

LLYC

A LLYC (BME: LLYC) é a empresa global de Marketing e Assuntos Públicos, que, como parceira dos seus clientes em criatividade, influência e inovação, faz crescer e protege o valor dos seus negócios, transformando cada dia em uma oportunidade para fortalecer as suas marcas. Fundada em 1995, a LLYC está presente nos seguintes países: Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Bruxelas, Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri, Barcelona e Valência), Estados Unidos (Miami, Nova York, Washington, DC, Grand Rapids, Detroit, St.Louis e Phoenix), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Em 2024, a receita operacional da LLYC alcançou os 93,1 milhões de euros. A LLYC está entre as 35 maiores empresas do mundo em seu setor, de acordo com o ranking da PRWeek. A empresa foi eleita Melhor Consultoria na Europa 2024 no PRWeek Global Awards, e Consultoria do Ano na América Latina 2023 pela PRovoke.

LLYC

AMARO AVIATION SERÁ CLIENTE-LANÇADORA DO HELICÓPTERO AGUSTA AW09 NO BRASIL

Companhia escolheu modelo por sua versatilidade, modernidade e excelente relação custo-benefício

A Amaro Aviation, referência em aviação executiva no Brasil, será a cliente-lançadora do helicóptero Agusta AW09 no país, da fabricante Leonardo. O anúncio reforça o posicionamento da companhia em apostar em tecnologia de ponta, segurança operacional e aeronaves versáteis, adequadas a múltiplas missões. A empresa estreou no segmento de asas rotativas no início deste ano. A compra da aeronave é uma parceria entre a Amaro Aviation e a Gualter Helicópteros.

Segundo João Mellão, COO da Amaro Aviation, a escolha do AW09 reflete uma análise criteriosa de performance e robustez: “O que nos chamou a atenção no modelo foi a segurança, a robustez, a questão de ter uma marca como a Agusta por trás de tudo isso, o que nos dá segurança na certificação também da aeronave aqui no Brasil. O AW09 tem aviônicos modernos, piso plano e é multimissão. Para nós, estrategicamente, o custo-benefício também foi muito bom. Tudo isso englobou na tomada de decisão”.

O AW09 é um helicóptero monomotor de nova geração, originalmente desenvolvido pela suíça Kopter Group (como SH09) e incorporado à Leonardo Helicopters em 2020. Com capacidade para um piloto e até sete passageiros, o modelo oferece cabine espaçosa com piso plano, ampla visibilidade, motor Safran Arriel 2K (1.000 SHP), velocidade de cruzeiro de 260 km/h, autonomia de até 5 horas e alcance aproximado de 800 quilômetros.

Projetado para ser altamente versátil, o AW09 pode ser configurado para missões EMS, transporte VIP, utilitário ou segurança pública. Sua arquitetura moderna prevê integração futura de sistema fly-by-wire e foco em redução de custos operacionais e manutenção facilitada. O motor, por sua vez, é compatível com combustíveis sustentáveis (SAF), alinhando-se às demandas ambientais atuais.

O modelo encontra-se em fase avançada de testes com o protótipo PS4, com certificação pela agência europeia de aviação (Easa) prevista para 2025 e entregas a partir de 2026. A Amaro Aviation acompanhará de perto esse processo, antecipando-se às inovações do mercado e reafirmando o compromisso com a excelência em mobilidade aérea.

Amaro Aviation Fundada em 2021 por Marcos Amaro, João Mellão e Ksenia Kogan Amaro, a Amaro Aviation é uma empresa privada de aviação executiva localizada em São Paulo (SP) que oferece serviços de fretamento, táxi-aéreo, compartilhamento e gerenciamento de aeronaves. No começo de 2024, oficializou sua estreia no segmento de asas rotativas com o Bell 429. Também firmou um contrato de aquisição exclusivo com a Gualter Helicópteros para a introdução no Brasil do helicóptero suíço AW09, fabricado pela Leonardo, tornando-se o cliente-lançador do novo modelo no país. Para mais informações, clique aqui

Amaro Aviation
Egom PR Agency

terça-feira, 15 de julho de 2025

FRASLE MOBILITY OFICIALIZA EMISSÃO DE NOVAS AÇÕES AO MERCADO FINANCEIRO

Anunciada em junho, a oferta subsequente de ações primárias e secundárias resultou em cerca de R$ 400 milhões captados. Parte dos recursos será destinada para impulsionar o crescimento sustentável e a jornada de internacionalização da empresa.

Foto: Patricia Aart | Divulgação Frasle Mobility

O toque de campainha em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 15 de julho, na sede da B3, em São Paulo (SP), celebrou a nova oferta de ações da Frasle Mobility. A operação captou cerca de R$ 400 milhões, recursos que irão impulsionar a estratégia de crescimento sustentável da empresa e a jornada de internacionalização, além de fomentar a liquidez da ação da companhia. O evento contou com a participação de executivos, conselheiros e colaboradores da Frasle Mobility, da controladora Randoncorp, além de representantes da B3 e membros que atuaram na operação.

A oferta pública foi dividida em duas modalidades. Uma delas, conhecida como primária, foi de 10.318.748 novas ações ordinárias, correspondente ao montante de R$ 247.649.952,00. A outra oferta, chamada secundária, resultou na venda de 6.347.919 de ações ordinárias de titularidade da Dramd Participações e Administração Ltda., no montante de R$ 152.350.056,00, sob a condição do mesmo preço de venda da oferta primária.

Multinacional brasileira especializada em soluções para o controle de movimentos, a Frasle Mobility realizou seu IPO em 1971 e vem se caracterizando, cada vez mais, como uma powerhouse de reposição em autopeças. A trajetória de crescimento sustentável da empresa combina um sólido avanço orgânico, alicerçado por marcas fortes, relacionamento próximo com os clientes e uma gestão operacional focada em eficiência e produtividade, com uma expansão inorgânica, impulsionada por aquisições que ampliam o portfólio e viabilizam a entrada em novas geografias e mercados.

“O resultado alcançado nessa operação é importante pela receptividade do mercado e representa a assertividade das nossas estratégias e a confiança que transmitimos em todas as nossas ações. Reforça ainda a posição da empresa como um player relevante na indústria automotiva global, e nos dá mais instrumentos para seguirmos com os investimentos necessários para a qualificação das nossas operações e para uma presença internacional sólida”, salienta o diretor executivo de Negócios, M&A e Relações com Investidores da Frasle Mobility, Hemerson de Souza.

A oferta de ações foi realizada sob a coordenação do BTG Pactual Investment Banking Ltda., do Itaú BBA Assessoria Financeira S.A. e do Banco J.P. Morgan S.A. Simultaneamente, foram realizados esforços de colocação das ações no exterior pelo BTG Pactual US Capital LLC, pelo Itau BBA USA Securities Inc. e pelo J.P. Morgan Securities LLC.

Frasle Mobility
ANK Reputation

TIGRE E STATKRAFT FECHAM ACORDO DE AUTOPRODUÇÃO PARA FORNECIMENTO DE ENERGIA POR 15 ANOS

Com a parceria, Tigre garante 70% da sua demanda com fonte renovável. Para a Statkraft, o acordo reforça a solidez e flexibilidade do modelo de negócios da empresa no Brasil.

Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia

A Tigre, multinacional brasileira líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, firmou acordo com a Statkraft, empresa especializada em geração e comercialização de energia elétrica, com o objetivo de estabelecer uma parceria societária voltada à autoprodução de energia para abastecer as operações do Grupo no Brasil. Essa geração representa 70% do consumo das operações da Tigre no Brasil e o fornecimento para as fábricas terá início em julho de 2025. O contrato com vigência de 15 anos ultrapassa o valor de R$300 milhões.

O acordo prevê a entrega anual de mais de 11,5 MW médios, que serão destinados às operações fabris da Tigre na modalidade de autoprodução por equiparação, pelo período de 15 anos e meio. Localizado em Uibaí, na Bahia, o Parque Eólico Serra da Mangabeira será responsável pelo fornecimento. O parque, um dos que compõem o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, possui capacidade instalada de 79,8 MW e garantia física de 34,3 MW médios.

“A parceria com a Statkraft é um marco importante na nossa jornada de sustentabilidade. Optamos por um modelo energético que não apenas reduz custos operacionais, como também reforça nosso compromisso com o meio ambiente e com um futuro de baixo carbono”, destaca Carlos Teruel, diretor Executivo de Negócios Latam e Operações Integradas.

A decisão pela energia eólica levou em conta a competitividade dessa matriz, que apresenta custo mais atrativo e maior previsibilidade. A energia será direcionada às unidades da Tigre no Brasil, promovendo maior segurança energética e estabilidade no planejamento financeiro da companhia. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a energia eólica onshore – gerada pelo aproveitamento da força do vento, por meio dos aerogeradores instalados em terra – é uma das fontes mais acessíveis de geração elétrica no mundo que foi um fator decisivo para sua escolha.

Presente no Brasil há mais de 15 anos, a Statkraft vem consolidando seu crescimento por meio de ativos estratégicos, operações robustas e parcerias com empresas comprometidas com a transição energética. “Essa parceria com a Tigre é mais um exemplo da solidez e flexibilidade do nosso modelo de negócios no Brasil. Temos ampliado nossa presença no mercado livre por meio de soluções estruturadas, conectadas às necessidades dos nossos clientes e à nossa visão de longo prazo para o setor elétrico,” afirma Natasha Gaertner, Vice-Presidente Comercial da Statkraft Brasil.

Além de gerar benefícios operacionais e econômicos, a iniciativa está alinhada aos compromissos das empresas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dos quais são signatárias. Com o acordo, a expectativa da Tigre é reduzir em 70% a emissão de gases de efeito estufa relacionados à energia elétrica, reforçando o papel da empresa na agenda climática.

A Tigre já avalia a possibilidade de expandir o modelo para que, futuramente, toda a operação brasileira seja abastecida por fontes renováveis. Indicadores específicos serão utilizados para acompanhar os resultados da iniciativa, como eficiência energética, emissões evitadas e impacto ambiental.

“Cuidar da água também é cuidar de como utilizamos a energia para transformar a vida das pessoas. Estamos dando um passo estratégico que conecta competitividade com responsabilidade ambiental, contribuindo para um modelo de negócio mais sustentável e resiliente no longo prazo”, completa Teruel.

Grupo Tigre - A Tigre é uma multinacional brasileira com 83 anos de história, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água, com presença em cerca de 30 países. O portfólio de produtos abrange itens para instalação hidráulica, elétrica, drenagem, acessórios e ferramentas para pintura, além de soluções para tratamento de água e efluentes atendendo os mercados predial, saneamento, irrigação e industrial. O Grupo conta com aproximadamente cinco mil profissionais, 11 unidades de negócios no Brasil e 9 no exterior, localizadas na Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai. Além da Tigre Materiais e Soluções, fazem parte do grupo as marcas Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, ADS Tigre e TAE – Tigre Água e Efluentes

Statkraft - Com mais de 7 mil funcionários em mais de 20 países, a Statkraft é uma das líderes em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa.  No Brasil, a empresa possui 2,2 GW de capacidade instalada em ativos renováveis, além de atuar na comercialização de energia, com uma carteira de clientes comerciais e industriais de diversos segmentos. A empresa atua ainda na busca de soluções customizadas para atender às diferentes necessidades dos compradores, sendo pioneira a oferecer energia renovável rastreável no Brasil, através do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC).  Em 2024, a Statkraft atingiu o marco de 54 TWh de energia comercializada e um aumento de 62% no número de contratos com clientes

Grupo Tigre
Edelman Brasil

Statkraft
Lacomunica

LUKAS VON ARX É NOMEADO NOVO CEO DO GRUPO NEUTRIK

Lukas von Arx tem uma vasta experiência internacional e expertise em liderança na indústria de cabos e conectividade

Lukas von Arx

O Grupo Neutrik, referência global em tecnologia de interconexão, anuncia a nomeação de Lukas von Arx como seu novo CEO. Ele assumiu oficialmente a liderança da empresa de atuação global, com sede em Liechtenstein, desde 1º de julho de 2025. Lukas von Arx tem uma vasta experiência internacional e expertise em liderança na indústria de cabos e conectividade. Após seu aprendizado comercial na Studer Draht- und Kabelwerke AG, concluiu graduação em Informática Empresarial, mestrado em Contabilidade e Finanças, e doutorado em Economia e Finanças. Sua carreira inclui cargos na Ernst & Young, LEONI e, mais recentemente, BizLink.

“Sou inspirado pelo espírito de inovação da Neutrik e pela qualidade de seus produtos. A empresa possui um enorme potencial tanto em mercados consolidados quanto emergentes. Estou ansioso para moldar seu futuro junto com a equipe", ressalta o CEO.

Na empresa LEONI, von Arx esteve, entre outras responsabilidades, encarregado de estabelecer uma nova fábrica na Índia e, posteriormente, liderou as operações da empresa no Canadá. Ele ingressou na BizLink em 2022 como Presidente e Diretor Geral da BizLink elocab Ltd. no Canadá, e assumiu a responsabilidade global em 2023 pela Unidade de Negócios Sob Medida, supervisionando nove unidades e aproximadamente 1.000 colaboradores.

Von Arx acredita que “a inspiração nasce quando as pessoas pensam de forma audaciosa, comunicam-se abertamente e confiam umas nas outras.” Transparência, confiabilidade e responsabilidade compartilhada são os pilares de sua abordagem de liderança.

Com Lukas von Arx, o Grupo Neutrik ganha um executivo visionário que combina experiência internacional com visão estratégica e paixão pela inovação. Junto com a equipe global, ele continuará impulsionando a história de sucesso da empresa e traçando o caminho para um crescimento sustentável e de longo prazo.

Neutrik AmericasCom sede em Charlotte, Carolina do Norte, a Neutrik Americas, subsidiária da Neutrik AG e integrante do Grupo Neutrik, é a principal fornecedora de soluções profissionais de conectividade AVL robustas e confiáveis em toda a América. O Grupo Neutrik desenvolve, projeta, fabrica e distribui globalmente produtos e sistemas inovadores de interconexão sob as marcas NEUTRIK, CONTRIK e REAN para uma ampla variedade de clientes, que vão desde bandas de rock, designers de iluminação, estúdios de transmissão até fabricantes de equipamentos industriais. O Grupo Neutrik é líder global em diversos segmentos de mercado

Grupo Neutrik
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DISRAELLI GALVÃO É O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO DO INSTITUTO GIRO

O executivo chega para fortalecer a articulação entre setor privado, poder público e sociedade civil na promoção de soluções sustentáveis

Disraelli Galvão

O Instituto Giro, entidade gestora de logística reversa de embalagens em geral, anuncia Disraelli Galvão como Presidente do Conselho do Instituto Giro. O executivo, reconhecido por sua habilidade em conduzir diálogos institucionais, assume o cargo com o desafio de colaborar para a consolidação do Instituto Giro como referência em articulação multissetorial e inovação para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Com uma carreira sólida de mais de duas décadas em posições de liderança estratégica, Disraelli traz uma bagagem extensa nas áreas de relações institucionais, governamentais e regulatórias. Foram 20 anos de atuação na Ambev, sendo 10 deles como Diretor de Relações Institucionais e Governamentais, período em que liderou frentes de diálogo com diversos setores da sociedade e do poder público.

Além disso, ocupou posições de destaque como Presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Vice-Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), Vice-Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) e Conselheiro de instituições como o ETCO e a ABA. Também atuou como diretor da entidade Cerveceros Latino-Americanos, com sede em Miami, consolidando sua atuação em âmbito internacional.

Disraelli é formado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo UniCEUB, com formação executiva pela Harvard Business School, no programa de Leadership Development, além de ter estudado gestão de reputação na Stanford Graduate School of Business.

Ao assumir a presidência do Conselho do Instituto Giro, Disraelli reforça o compromisso da organização com uma atuação ética, estratégica e conectada às urgências do país. “Chego ao Instituto com o propósito de contribuir para a construção de pontes entre os setores público, privado e a sociedade civil, fortalecendo um ambiente de confiança e colaboração para transformar ideias em impacto real”, afirma.

Instituto Giro

O Instituto Giro é uma entidade gestora de logística reversa de embalagens em geral, habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente, que atua nacionalmente na implementação e operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens. Somos uma associação privada, sem fins lucrativos, comprometida em garantir que a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos se traduza em ações concretas e efetivas. Atualmente, contamos com 98 associados em todo o Brasil.

O Instituto Giro tem como missão promover o desenvolvimento sustentável em todo território nacional, por meio de iniciativas de desenvolvimento ambiental, social e econômico e a operacionalização da logística reversa, envolvendo entidades da sociedade civil, setor público e entidades privadas, com a operacionalização da logística reversa por meio da eureciclo.

eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.

Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.

Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, com um aumento de 67% na capacidade de triagem dos operadores, além de distribuir mais de R$92 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros, além de 957 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. Clique aqui e saiba mais.

eureciclo
InPress Porter Novelli

JULIANA MALINOWSKI É A NOVA DIRETORA DE COMPLIANCE E RISCOS DA EDENRED BRASIL

Com quase 20 anos de experiência, Diretora assume liderança das áreas de compliance, riscos e prevenção do Grupo na América Latina

Juliana Malinowski 

A Edenred, plataforma digital líder em serviços e meios de pagamento – detentora no Brasil das marcas Ticket, Edenred Ticket Log, Edenred Repom, PagBem, Taggy, Edenred Pay e Punto – anuncia Juliana Malinowski como Diretora de Compliance e Riscos para a América Latina. Com quase duas décadas de carreira, Juliana traz sólida experiência adquirida em instituições financeiras e empresas de tecnologia e  será responsável pelas áreas de compliance, gestão de riscos e prevenção do Grupo na região.

“Além da missão de preservar a integridade da empresa, mitigar riscos inerentes, garantir conformidade regulatória e o cumprimento dos padrões éticos, quero contribuir para o fortalecimento de uma cultura de transparência e responsabilidade em todos os níveis da organização, promovendo a colaboração entre as equipes e fortalecendo a confiança de nossos parceiros. Acredito que, ao alinhar nossas práticas aos mais altos padrões de governança e sustentabilidade, protegemos o negócio e contribuímos para a construção de um legado positivo para as gerações futuras”, comenta.

Juliana é formada em Direito pela Unicuritiba e possui MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao longo da carreira, passou por instituições financeiras e empresas de tecnologia, como HSBC, Bradesco, Getnet, Blue e Dock.

Edenred

A Edenred é a plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, que atua como a companhia diária para pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de usuários e mais de 2 milhões de comerciantes parceiros, em 45 países, por meio de 1 milhão de empresas-clientes.

No Brasil, sua atuação conta com três linhas de negócios: Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto. São mais de 170 mil empresas clientes, 10 milhões de empregados beneficiados e 870 mil comerciantes credenciados no País.

Fiel ao propósito do Grupo, “Enrich connections. For good”, essas soluções potencializam o bem-estar e o poder de compra dos usuários, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Também promovem o acesso a alimentos mais saudáveis, produtos ambientalmente mais responsáveis e a uma mobilidade mais sustentável.

Os 12 mil funcionários da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado mais seguro, eficiente e responsável, todos os dias.

Em 2024, graças aos seus ativos tecnológicos globais, o Grupo geriu aproximadamente €45 bilhões em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas online e cartões. Saiba mais.

Edenred
RPMA Comunicação

segunda-feira, 14 de julho de 2025

TRAMONTINA AMPLIA PORTFÓLIO ELÉTRICO PARA O AGRONEGÓCIO

Empresa oferece sistemas completos para garantir a segurança elétrica em áreas classificadas com poeira combustível, comuns no armazenamento e processamento de grãos em cooperativas e agroindústrias

A Tramontina está ampliando sua atuação no agronegócio com soluções elétricas completas para cooperativas e empresas que possuem áreas classificadas — ambientes com risco de formação de atmosferas explosivas, devido à presença de poeiras combustíveis ou substâncias inflamáveis, como ocorre no armazenamento e processamento de grãos.

Por meio da divisão IPEx, a empresa fornece sistemas de baixa tensão com elevado nível de engenharia, que vão desde componentes individuais até projetos completos e personalizados. Com foco em tecnologia, segurança e conformidade com as normas técnicas, a Tramontina atende desde pequenas cooperativas até grandes agroindústrias, além de terminais portuários, modais ferroviários e segmentos como alimentício, químico, têxtil, farmacêutico, cervejeiro, negro de fumo, papel e celulose e refino de petróleo e produção de etanol.

Culturas como milho, soja, arroz, trigo, algodão e café estão entre as que geram maior risco de explosão, devido ao acúmulo de poeira combustível nas etapas de secagem, transporte e estocagem. Nessas áreas críticas, é fundamental contar com sistemas elétricos seguros e certificados. O portfólio da Tramontina reúne produtos das divisões Ex (atmosferas explosivas) e Industrial — como painéis, luminárias, caixas de passagem, plugues, tomadas e acessórios elétricos — todos fabricados no Brasil e em conformidade com padrões internacionais de qualidade e as exigências do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

“A Tramontina colabora com os planos de adequação das instalações, oferecendo soluções completas para novas plantas, ampliações ou modernizações, sempre com foco na segurança e no atendimento às normas técnicas”, informa André de Lima, diretor comercial da empresa.

Capacitação técnica para o setor agroindustrial

Como parte da estratégia voltada ao agro, a Tramontina também investe na qualificação dos profissionais do setor. A empresa realiza treinamentos técnicos em todo o país e mantém, em sua sede em Carlos Barbosa (RS), uma Cabine de Treinamentos especialmente desenvolvida para simular ambientes com atmosferas explosivas. No local, eletricistas, engenheiros e técnicos de cooperativas e agroindústrias participam de atividades práticas voltadas à segurança em áreas classificadas, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico, reduzir riscos operacionais e assegurar o cumprimento das exigências legais. Para mais informações, basta entrar em contato por meio do site ou pelo telefone (54) 99981.1022.

Tramontina
Via Pública Comunicação

UNILEVER ANUNCIA PARCERIA COM ULTRAGAZ PARA ADOTAR BIOMETANO NA FÁBRICA EM SÃO PAULO

Parceria garante fornecimento de combustível renovável que evitará a emissão de 3 mil toneladas de CO₂ por ano na operação da multinacional

A fábrica do Grupo Unilever em Vinhedo (SP) passou a operar com biometano este mês, substituindo o uso de gás natural. A transição irá zerar as emissões de carbono (CO2) da caldeira industrial que supre a energia necessária no processo produtivo, evitando que mais de 3 mil toneladas de CO2 por ano cheguem à atmosfera. A iniciativa reforça o compromisso mundial da companhia em zerar as emissões absolutas de Gases de Efeito Estufa (GEE) em suas operações (escopo 1 e 2) até 2030.

O abastecimento de cerca de 2 milhões de m3 de biometano por ano será fornecido pela Ultragaz com material produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos de aterros sanitários como o localizado em Caieiras, na Grande São Paulo. Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável e com zero emissão de CO2, o biometano ainda contribui para a mitigação dos impactos ambientais dos aterros sanitários e evita que o metano (CH4) – um gás até 80 vezes mais nocivo que o dióxido de carbono – seja liberado no meio ambiente, contribuindo duplamente para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

“Este foi um projeto construído por uma equipe multidisciplinar da Unilever em parceria com a Ultragaz com objetivo de encontrar a tecnologia certa, trazendo o benefício de uma energia limpa e segura para nossa fábrica e nossa comunidade. Com isso, estamos dando mais um passo importante em direção ao nosso compromisso global com o planeta”, afirma Fabio Rodrigues, diretor da fábrica da Unilever em Vinhedo.

A iniciativa em Vinhedo, onde se fabricam produtos líquidos, como linhas de tratamento para cabelos de Dove, amaciantes Comfort e Omo Lava Roupas Líquido, se une a outras ações de descarbonização da companhia no Brasil. Essa é a terceira fábrica da Unilever a operar com energia limpa vinda de biodigestores no País. Somadas, são mais de 40 mil toneladas de CO2 que deixam de ser emitidas por ano, o equivalente a 72 mil viagens do Rio a São Paulo em um carro a gasolina.

Desde 2023, a maior fábrica de alimentos da Unilever na América Latina, localizada em Pouso Alegre (MG), onde se produz a maionese Hellmann’s, opera com um biodigestor que transforma resíduos orgânicos gerados no processo produtivo em biogás, suprindo 100% da demanda energética da unidade. Já em Indaiatuba (SP), a maior fábrica de sabão em pó no mundo gera energia a partir do eucalipto certificado, em sua própria planta de biomassa, para produzir as linhas de marcas como Omo e Surf.

“A Ultragaz está apoiando a transição energética da indústria brasileira e a parceria com a Unilever representa mais um passo estratégico nesse caminho. A distribuição de biometano contribui para uma operação mais eficiente e sustentável para a Unilever e tem um papel chave na diversificação da matriz energética no País", afirma Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz.

Como funciona o biometano

O biometano é um combustível gasoso produzido pela purificação do biogás. Obtido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, o biogás bruto é composto por metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). Posteriormente, passa por um processo para remover o CO2 e reduzir o teor de água até atingir uma concentração de 90% de metano, o que o torna mais limpo e eficiente. Este biocombustível é compatível com a infraestrutura de gás natural de fábricas e de GNV dos automóveis.

O transporte do biocombustível até a fábrica da Unilever em Vinhedo é feito por caminhões movidos pelo próprio biometano, sem a necessidade de dutos, nem veículos a combustão, o que torna a operação ainda mais eficiente e limpa.

Para viabilizar a transição, a Unilever realizou investimentos em infraestrutura e a Ultragaz ficou responsável por todo projeto e instalação da central de recebimento do biocombustível para abastecimento das caldeiras. “Por ser intercambiável com o gás natural, o biometano se mostra uma alternativa viável, eficiente e estratégica para descarbonizar a indústria sem necessidade de alterações significativas nos processos existentes” – explica o diretor da fábrica da Unilever.

UnileverA Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa, Alimentos e Sorvetes. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €60,8 bilhões em 2024. Clique aqui e visite o site

A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, tem como propósito usar a energia para mudar a vida das pessoas. Com o compromisso de oferecer serviços inovadores a todos os clientes, quando e onde precisarem, hoje atende mais de 11 milhões de famílias e 60 mil empresas, em 22 estados e no Distrito Federal. Ao longo de mais de 87 anos, a empresa é protagonista da transição energética no país e investe em infraestrutura, capilaridade, inovação e no empreendedorismo de mais de 6 mil revendas Ultragaz e 39 bases operacionais. As práticas de sustentabilidade e ESG estão presentes em todas as áreas da Ultragaz, por meio de tecnologias e soluções que resultam em baixo impacto ao meio ambiente e benefícios à sociedade. A companhia também aposta cada vez mais na transformação digital, aprimorando a experiência de compra do consumidor. A companhia faz parte da holding Ultrapar, um dos maiores conglomerados empresariais brasileiros, com atuação na distribuição de combustíveis (Ipiranga) e no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo)

Unilever
In Press Porter Novelli

Ultragaz
FSB Comunicação

JAIR UNFRIED É O NOVO DIRETOR DE NEGÓCIOS DA SATIS

Chegada do executivo integra processo de evolução em governança corporativa da empresa

Jair Unfried

Satis anuncia a chegada de seu novo Diretor de Negócios, Jair Unfried, que irá acompanhar especialmente as áreas de marketing, comercial, indústria e inovação. A contratação integra os avanços em governança corporativa, voltado a aperfeiçoar ainda mais a gestão da empresa mineira. Com visão sistêmica e foco em crescimento sustentável, o executivo soma-se ao desafio de impulsionar a trajetória de crescimento, inovação e entrega de soluções da companhia que está no mercado há 26 anos.

Jair tem mais de 15 anos de experiência na indústria de sementes, com passagens por marcas globais como Syngenta e GDM Seeds (Grupo Don Mario), além de instituições brasileiras de renome como a Tropical Melhoramento & Genética (TMG) e a Fundação Mato Grosso. Sua atuação destaca-se pela condução de estratégias integradas, inovação em produtos e excelência na liderança de equipes multidisciplinares.

Sua ligação com o campo vem da infância, da família de pequenos agricultores em Marechal Cândido Rondon/PR, sua terra natal. Engenheiro agrônomo de formação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o novo diretor possui doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP. Ao longo de sua carreira, contribuiu para a consolidação da liderança do segmento em genética de soja no Brasil e, sob sua gestão, empresas alcançaram avanços em participação de mercado, rentabilidade e produtividade. Ele tem como caraterística a capacidade de integrar pesquisa, negócios e tecnologia com foco em resultados sustentáveis.

Ainda se destaca na trajetória de Jair sua larga vivência internacional nos Estados Unidos, além de forte atuação em mercados como Canadá, Europa, Ásia, América Latina e África do Sul. É reconhecido por sua habilidade em formar alianças estratégicas e desenvolver cadeias de valor robustas para o agronegócio. Possui formação acadêmica sólida, incluindo pós-doutorado na Universidade de Illinois (EUA), doutorado pela ESALQ/USP e MBAs pela FGV e Fundação Dom Cabral.

SatisEspecialista em desenvolver soluções em nutrifisiologia e adjuvantes para o campo, a Satis com 25 anos de atuação no mercado brasileiro volta seu olhar ao futuro para, cada vez mais, entender e se antecipar às necessidades dos produtores com soluções adequadas para o agronegócio sustentável. Seu conceito “Lavoura saudável. Negócio sustentável” traduz e reforça a conexão da empresa com o campo e a importância de uma produtividade mais inteligente, alcançada com tecnologias e manejos adequados para garantir maior rentabilidade sem prejuízos ao meio ambiente. A cultura da inovação, fomentada por meio de pesquisas em seu Campo Experimental em Araxá (MG), sua cidade-sede, conhecimento técnico e parcerias, é fundamental nessa jornada. Como resultado, a Satis oferece um amplo portfólio que contribui para o fortalecimento da raiz às folhas e melhor absorção de nutrientes, especialmente das lavouras de milho, café, soja, feijão, trigo, cana-de-açúcar, algodão e HF. E sem descuidar, também, de tecnologias de aplicação que auxiliam as pulverizações agrícolas, reduzindo perdas e potencializando a ação dos produtos. A saúde das plantas é o primeiro passo para o bom desempenho das safras e a perenidade dos negócios

Satis
Moglia Comunicação

ALESSANDRO SANTANA DOS REIS É O NOVO CEO DA CJ SELECTA

Alessandro Santana dos Reis

A CJ Selecta, referência na produção de derivados de soja e uma das maiores exportadoras globais de Concentrado de Proteico de Soja (SPC), apresenta oficialmente seu novo CEO: Alessandro Santana dos Reis. A cerimônia de posse, realizada em Uberlândia, contou com a participação de executivos e líderes da CJ na Coreia do Sul e de autoridades das cidades de Uberlândia e Araguari (MG). O anúncio marca o início de um novo ciclo de liderança e crescimento para a companhia.

Com mais de 30 anos de experiência no agronegócio e quase 18 deles dedicados à empresa, o executivo assume o comando da organização com um planejamento estratégico até 2027. "Esse momento representa muito mais do que uma nomeação formal", declara, ao afirmar que essa nova etapa simboliza um compromisso renovado com os valores, com a história e, acima de tudo, com o futuro da CJ Selecta.

Economista por formação, Alessandro construiu uma carreira sólida nas áreas de agronegócio, logística, finanças, cadeia de suprimentos, compras e vendas. Sua trajetória é marcada por consistência, visão estratégica e liderança voltada à construção de equipes de alta performance.

Sob sua liderança, a CJ Selecta mira três pilares centrais: estabilidade financeira, investimentos em infraestrutura e sustentabilidade, além da valorização de pessoas. "Estabilidade será nosso foco. Vamos perseguir eficiência, rentabilidade e geração de caixa com responsabilidade”, afirma.

Entre os projetos em estudo estão iniciativas de biomassa, biogás, biofertilizantes e biodiesel, ampliando o compromisso da companhia com práticas sustentáveis e inovação industrial.

Alessandro também destaca que sua gestão será pautada pela ética, transparência e humanização. "Liderar é mais do que alcançar resultados financeiros. É criar um ambiente saudável, onde as pessoas se sintam valorizadas, seguras e motivadas a dar o seu melhor", ressalta, ao também reconhecer o trabalho e os feitos de seu antecessor, Guilherme Tancredi, que dedicou quase 23 anos à empresa.  “Ele guiou esta empresa com integridade, visão estratégica e empatia, deixando um legado de comprometimento que inspira todos nós”, complementa.

Com mais de 70 anos de história, A CJ Selecta se consolidou como pioneira na fabricação de produtos de soja para diversos segmentos, atuando com matérias-primas de fontes transgênicas e não-transgênicas. A chegada de Alessandro à presidência reforça o compromisso da empresa com a excelência, inovação e impacto global positivo.

"Aprendi que o futuro não é algo que esperamos passivamente — o futuro é construído no presente, com ações, coragem e responsabilidade", conclui o novo CEO.

CJ SelectaDesde 1984, a CJ Selecta atua com pioneirismo na fabricação de produtos derivados de soja para diversos segmentos. Com sede em Uberlândia (MG), uma unidade industrial em Araguari (MG), um escritório comercial em São Paulo (SP) e várias filiais espalhadas pelo Brasil, a companhia é hoje umas das maiores exportadoras de Concentrado de Proteico de Soja (SPC, na sigla em inglês soy protein concentrate), com fontes de soja transgênica e não-transgênica. Em 2017, a empresa passou por uma grande transformação após ter seu controle operacional adquirido pelo grupo sul coreano CJ CheilJedang. Até então conhecida como Sementes Selecta, a companhia passa a se chamar CJ Selecta, tornando-se parte de um dos maiores conglomerados do mundo em alimentos, produtos farmacêuticos, biotecnologia, entretenimento, mídia, compras para casa e logística. Hoje, a companhia faz parte da CJ Bio Division, líder global em biociência a partir do desenvolvimento de produtos que atendem às necessidades do cliente com base na biotecnologia sustentável. Com foco em oferecer soluções ambientalmente amigáveis, nos últimos 50 anos a empresa vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologias de ponta para microorganismos, se tornando referência no mercado de aminoácidos alimentares e nucleotídeos fermentados para alimentos. Clique aqui e visite o site

CJ Selecta
Attuale Comunicação

CELSO FURTADO É O NOVO CEO DA COOP

Executivo assume liderança após aposentadoria de Pedro Mattos

Celso Furtado 

A Coop, uma das principais redes varejistas do país, anuncia uma mudança estratégica em sua liderança. A partir de 1º de agosto, Celso Furtado assumirá oficialmente o cargo de CEO e diretor-geral, sucedendo Pedro Mattos, que se aposenta após três anos à frente da organização e uma trajetória profissional de 52 anos.

Pedro Mattos encerra seu ciclo com um legado de forte conexão com a história da Coop – seu pai foi um dos sócios-fundadores da cooperativa. Ao longo de 24 anos de dedicação à entidade, atuou como conselheiro e, nos últimos três anos, como principal líder executivo. Durante sua gestão, reforçou os pilares do cooperativismo, liderou importantes transformações e consolidou a Coop como uma organização sólida e preparada para os novos desafios do varejo.

“Foi uma decisão pessoal e bastante refletida. Deixo a direção geral com serenidade, certo de que a Coop seguirá firme em sua trajetória de crescimento e compromisso com seus cooperados e colaboradores”, afirma Pedro Mattos.

O novo CEO, Celso Furtado, retorna à Coop com uma bagagem robusta no setor supermercadista. Iniciou sua carreira na própria cooperativa, onde permaneceu por 21 anos, passando por diversas áreas estratégicas como Recursos Humanos, Comercial, Marketing, e Novos Negócios. Após esse período, ocupou posições de liderança em grandes redes varejistas e mais recentemente atuou como vice-presidente de Vendas e Marketing da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Segundo Antonio José Monte, presidente do Conselho de Administração da Coop, a transição está sendo conduzida de forma planejada e tranquila. “Celso traz não apenas uma profunda experiência no varejo, mas também um alinhamento genuíno com os valores cooperativistas que nos norteiam. Estamos confiantes de que sua liderança dará continuidade ao legado construído e impulsionará novas conquistas.”

Em sua chegada, Celso destaca que sua prioridade será ouvir. “Quero dedicar as primeiras semanas para ouvir nossa equipe, visitar operações e compreender ainda mais as necessidades dos cooperados. A estratégia da Coop é sólida. Meu papel será impulsionar a eficiência, fortalecer a experiência do cliente e manter o espírito inovador da organização.”

Para o executivo, o retorno à Coop tem um significado emocional. “Voltar é reencontrar minhas raízes. Aqui construí uma grande parte da minha jornada profissional. Agora, retorno com ainda mais maturidade, pronto para contribuir com um futuro colaborativo, sustentável e focado em pessoas.”

Coop - Com 70 anos de história, cerca de 6 mil colaboradores e 1,1 milhão cooperados ativos, a Coop possui 36 unidades de varejo alimentar, sendo 28 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, 71 drogarias e canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade. Clique aqui e visite o Portal Coop

Coop
MP & Rossi Comunicações

sexta-feira, 11 de julho de 2025

PRÊMIO SHELL DE TEATRO ANUNCIA INDICADOS DA 36ª EDIÇÃO COM PLURALIDADE DE VOZES E TERRITÓRIOS

Reconhecimento mais longevo das artes cênicas no país reforça, em 2025, o compromisso com a diversidade, a inovação estética e a transformação social por meio da cultura

Foto: acostafotografia | Divulgação

O Prêmio Shell de Teatro, uma das premiações mais tradicionais da classe teatral brasileira, anunciou nesta sexta (11) a lista de indicados do primeiro período da 36ª edição. Com reconhecimento à excelência das artes cênicas brasileiras, o prêmio contempla produções nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com destaque para espetáculos que se sobressaíram pela originalidade, relevância e qualidade artística. Criado em 1988 pela Shell Brasil, o prêmio é o mais longevo da categoria e acompanha, há mais de três décadas, as transformações da cena teatral no país.

Com um total de nove categorias, 20 peças e mais de 50 profissionais indicados, a 36ª edição dá o pontapé inicial com destaque para os espetáculos Torto Arado – O Musical e Vinte que concentram três indicações cada, no Rio de Janeiro, evidenciando a força da cena musical contemporânea e das dramaturgias voltadas à representatividade. Em São Paulo, Nebulosa de Baco, Lady Tempestade e Carne Viva figuram entre os que mais acumulam indicações, reafirmando a potência da cena autoral paulistana.

“Há mais de três décadas, a Shell Brasil afirma seu compromisso com a valorização da arte brasileira por meio do Prêmio Shell de Teatro. Mais do que uma celebração de talentos, a premiação é uma forma concreta de estimular a continuidade da criação artística no país, reconhecendo o teatro como linguagem essencial de crítica, memória e transformação social. Ao acompanhar a pluralidade estética e temática dos nossos palcos — da tradição à inovação — seguimos reafirmando nosso papel de incentivadores da cultura brasileira”, destaca Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.

Entre os profissionais indicados, nomes consagrados como Muato e Mauricio Lima, ambos de Vinte, espetáculo do Rio de Janeiro, voltam a figurar entre os indicados, com histórico de premiações anteriores: na edição de 2024, Muato conquistou o prêmio de música; enquanto Mauricio Lima, o troféu de Direção por Arqueologias do Futuro, ao lado de Dadado de Freitas.

Entre as indicações de São Paulo, destacam-se artistas de Nebulosa de Baco, como Marcos Damaceno e Rosana Stavis, que retornam à lista após ambos terem sido indicados por A Aforista, em 2023. Marcos Damaceno já conquistou um prêmio Shell: na categoria Dramaturgia pelo espetáculo Homem ao Vento, em 2018.

Criada para reconhecer projetos que fazem da arte um motor de transformação social, a categoria “Energia que Vem da Gente” valoriza iniciativas culturais enraizadas em seus territórios. Do Rio, a lendária Turma Ok entra na lista com seus mais de 60 anos como ponto de encontro, celebração e resistência LGBTQIA+, enquanto o Instituto Cerne é lembrado pela força da Escola Popular de Teatro da Baixada, que pulsa em São João de Meriti. Em São Paulo, a Cia Teatro Documentário leva o cotidiano da Bela Vista às ruas com projetos criados junto aos moradores, e o Teatro de Contêiner transforma o entorno com oficinas que geram renda, autonomia e novas possibilidades para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Tendência: Representatividade e Diversidade como Protagonistas

A 36ª edição chega com holofotes voltados a espetáculos que abordam temas como representatividade racial, diversidade de gênero e enfrentamento de desigualdades históricas. Montagens como Torto Arado – O Musical, Vinte, Devora-me e Ao Vivo (Dentro da Cabeça de Alguém), Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo?, Elisa em Fuga – Segundo Ensaio Sobre o Terror destacam corpos e vozes historicamente marginalizados, evidenciando o teatro como espaço de escuta, resistência e afirmação de identidades.

A expressiva presença de mulheres nas fichas criativas das produções — um total de 24 profissionais —, além de artistas LGBTQIA+ e iniciativas comunitárias entre os indicados, refletem o compromisso do teatro brasileiro com pautas sociais.

Indicados pelo Júri do Rio de Janeiro

Dramaturgia
Marcia Zanelatto – Devora-me
Mauricio Lima e Tainah Longras – Vinte
Direção
Camila Bauer – Instinto
Elísio Lopes Júnior – Torto Arado – O Musical
Ator
Alan Rocha – Martinho, Coração de Rei, O Musical
Rafael Bacelar – Ao Vivo (Dentro da Cabeça de Alguém)
Atriz
Larissa Luz – Torto Arado – O Musical
Liliane Rovaris – As Pequenas Coisas
Cenário
Beli Araújo e Lidia Kosovski – Devora-me
Cachalote Mattos – À Vinha d'Alhos
Figurino
Julia Vicente – Vinte
Marcelo Olinto – Os Mambembes
Iluminação
Ana Luzia de Simoni – O Céu da Língua
Nadja Naira – Ao Vivo (Dentro da Cabeça de Alguém)
Música
Jarbas Bittencourt – Torto Arado – O Musical
Muato – Vinte
Energia que Vem da Gente
Instituto Cerne – Pela criação da Escola Popular de Teatro da Baixada e pela dedicação à formação e à programação cultural contínua em São João de Meriti.
Turma Ok – Por sua trajetória de mais de 60 anos enquanto lugar de acolhimento para pessoas LGBTQIAPN+, com apresentações artísticas e encontros sociais em forma de ações de resistência.

Indicados pelo Júri de São Paulo

Dramaturgia
José Fernando Peixoto de Azevedo – Elisa em Fuga – Segundo Ensaio Sobre o Terror
Marcos Damaceno – Nebulosa de Baco
Silvia Gomez – Lady Tempestade
Direção
Jé Oliveira – Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo?
Luiz Fernando Marques (Lubi) – Um Clássico: Matou a Família e Foi ao Cinema
Ator
Alexandre Galindo – Veneno
Atriz
Rosana Stavis – Nebulosa de Baco
Sirlea Aleixo – Furacão
Cenário
Luh Maza – Carne Viva
Marcia Moon – O Papel de Parede Amarelo e EU
Figurino
Eder Lopes – Pai Contra Mãe ou Você Está Me Ouvindo?
Isabela Capeto – Os Irmãos Karamázov
Iluminação
Aline Santini – Carne Viva
Ricardo Vívian e Sarah Salgado – Lady Tempestade
Música
Alzira E, Arnaldo Antunes, DJ K, Jéssica Caitano, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Maria Beraldo, Maria Esmeralda, Maurício Pereira, Negro Leo, Nuno Ramos, Rodrigo Campos, Rodrigo Ogi, Romulo Fróes e Tulipa Ruiz – Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso
Clara Potiguara – Tybyra – Uma Tragédia Indígena Brasileira
Energia que Vem da Gente
Cia Teatro Documentário – Por duas décadas de trabalho pela valorização e revitalização de espaços na região da Bela Vista, com o envolvimento de moradores, como no espetáculo de rua Cavalo Bravo não se Amansa.
Teatro de Contêiner – Pelo seu relevante trabalho com a população vulnerável do entorno do teatro, como a iniciativa “Tem Sentimento”, que oferece oficinas e atividades para a geração de renda de mulheres.

Corpo de jurados do 36º Prêmio Shell de Teatro

Rio de Janeiro
Bia Radunsky (gestora e curadora de projetos culturais)
Biza Vianna (figurinista, diretora de arte e produtora cultural)
Daniele Ávila (artista de teatro, crítica e curadora)
Leandro Santanna (produtor cultural, gestor público e ator)
Paulo Mattos (curador e produtor cultural)

São Paulo
Gabriela Mellão (autora, diretora e jornalista teatral)
Ferdinando Martins (Professor e crítico de arte)
Lucelia Sergio (atriz, diretora e dramaturga)
Maria Luisa Barsanelli (jornalista)
Sergio Oliveira (curador, produtor e gestor cultural)

Prêmio Shell de Teatro

Criado e realizado pela Shell Brasil desde 1988, o Prêmio Shell de Teatro é uma iniciativa proprietária da companhia e o mais longevo reconhecimento das artes cênicas em atividade no Brasil. Anualmente, contempla produções nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, premiando profissionais em categorias como Dramaturgia, Direção, Atuação, Cenário, Figurino, Iluminação, Música e Iniciativas de Impacto Social. Em 2023, o prêmio ampliou sua atuação com a criação da categoria Destaque Nacional, voltada a reconhecer espetáculos e artistas de outras regiões do país, fora do eixo Rio-São Paulo. Ao longo de mais de três décadas, o Prêmio Shell tem acompanhado as transformações da cena teatral brasileira, incentivando a diversidade estética, a inovação e o compromisso social da criação artística. A iniciativa reafirma o apoio contínuo da Shell à cultura como força crítica, criativa e transformadora.

Shell - Há 112 anos no país, a Shell Brasil é uma companhia de energia integrada, com participação nos setores de Petróleo e Gás, Soluções Baseadas na Natureza, Pesquisa & Desenvolvimento e Trading, por meio da comercializadora Shell Energy Brasil. A companhia está presente ainda no segmento de Biocombustíveis por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes da marca Shell. A Shell Brasil trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia

Shell Brasil