terça-feira, 2 de dezembro de 2025

FORÇA AÉREA BRASILEIRA REALIZA DISPARO DO MÍSSIL METEOR COM O F-39E GRIPEN

Primeiro disparo do míssil Ar-Ar Além do Alcance Visual (BVRAAM) no Brasil reforça a capacidade de combate aéreo de longo alcance do Gripen E

FAB empregou METEOR em condições próximas às de combate real

A Força Aérea Brasileira (FAB) alcançou um marco importante ao realizar os primeiros disparos do míssil METEOR BVRAAM a partir do F-39E Gripen, fortalecendo o poder de dissuasão da defesa aérea do Brasil. Dois mísseis atingiram com precisão seus alvos designados, demonstrando a eficácia do armamento contra ameaças de longo alcance.

Os lançamentos ocorreram em novembro, durante o Exercício Técnico BVR-X, na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Com a participação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o exercício reuniu quatro caças Gripen E em uma operação de grande escala que, pela primeira vez, permitiu que técnicos e pilotos da FAB manuseassem e empregassem o METEOR em condições próximas às de combate real.

“O BVR-X foi um passo crucial para expandir as capacidades do F-39E Gripen. A combinação Gripen e METEOR projeta o poder de combate do Brasil e fortalece a dissuasão requerida por nossa Força Aérea e, acima de tudo, pelo país. Com sensores avançados, sistemas de missão e capacidades de guerra eletrônica, combinados a um míssil projetado para tornar a evasão praticamente impossível, temos uma combinação que oferece uma vantagem decisiva no combate aéreo”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Breno Diogenes Gonçalves, Comandante da Base Aérea de Natal e Diretor do Exercício Técnico.

“O sucesso dessa operação reflete a forte parceria entre a Força Aérea Brasileira, a Saab e a MBDA. Por meio dessa colaboração próxima, estamos trazendo tecnologia de ponta para o Brasil. A combinação do METEOR com o Gripen coloca o país entre as poucas nações no mundo com acesso a esse nível de inovação em combate aéreo”, disse Peter Dölling, Diretor-Geral da Saab Brasil.

Lançamentos fortalecem poder de dissuasão da defesa aérea do Brasil

“O METEOR é um dos melhores exemplos do que está no cerne do DNA da MBDA: a cooperação. Ele é resultado do esforço conjunto de seis nações europeias, lideradas pela MBDA, para criar o sistema ar-ar mais sofisticado em operação atualmente. O míssil, já certificado para uso com o Gripen E na Suécia, representa uma mudança de paradigma que garante superioridade aérea ao seu operador. Ver o Brasil se beneficiar dessa capacidade é motivo de orgulho para a MBDA”, explicou Ricardo Mantovani, Vice-Presidente de Vendas para Exportação das Américas na MBDA.

O motor ramjet do METEOR fornece propulsão contínua até a interceptação do alvo, criando a maior “zona sem escape” entre todos os mísseis ar-ar de médio alcance. Sua cinemática no engajamento final e sua ogiva de fragmentação garantem máxima eficácia. O METEOR pode engajar uma ampla variedade de alvos, dia e noite, em qualquer condição climática, inclusive em ambientes intensos de guerra eletrônica.

Os preparativos para o Exercício Técnico BVR-X aconteceram com suporte da Saab, da MBDA e de diversas unidades da FAB, incluindo o Instituto de Aplicações Operacionais, que recebeu conhecimentos essenciais sobre o emprego do míssil. Aeronaves de patrulha também atuaram na segurança da área marítima para garantir condições adequadas de lançamento. Os alvos eram dois drones Mirach 100/5 manobráveis, especialmente preparados para o exercício. Eles replicavam o perfil de velocidade e altitude de caças modernos, criando um ambiente desafiador que comprovou a precisão do míssil e adicionou realismo à avaliação.

O resultado do exercício destacou o alto desempenho do F-39E Gripen em conjunto com o míssil METEOR, reafirmando sua importância dentro da capacidade de defesa aérea da Força Aérea Brasileira.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança, com uma missão duradoura: ajudar as nações a manterem seu povo e sua sociedade em segurança. Impulsionada por seus 26 mil profissionais talentosos, a Saab está constantemente superando os limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab projeta, fabrica e mantém sistemas avançados nas áreas de aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas subaquáticos. A empresa tem sede na Suécia, operações importantes em diversas partes do mundo e integra as capacidades de defesa nacionais de vários países. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Fotos: Divulgação | Saab

Saab
Owly

ROCHE ANUNCIA OSCAR REIS COMO LÍDER DE INTEGRAÇÃO DE ECOSSISTEMAS PARA NEUROIMUNOLOGIA

Oscar Reis

A Roche anuncia Oscar Reis como seu novo Líder de Integração de Ecossistemas (Sparker) para a unidade de Neuroimunologia. O executivo, que iniciou suas funções em outubro, assume o desafio de impulsionar a estratégia de transformação digital da companhia e ampliar o acesso a terapias de alta complexidade no mercado brasileiro.

Com uma carreira consolidada na indústria farmacêutica e passagens por grandes players globais como Biogen, AstraZeneca e Novartis, Oscar combina uma sólida experiência em gestão comercial, marketing, digital  e acesso institucional com um perfil voltado à inovação. Sua trajetória inclui a liderança nas áreas de Doenças Raras e Oncologia, sustentada por uma formação robusta que une Economia, Marketing, Gestão de Saúde e especialização em Inteligência Artificial e Negócios Digitais. Essa visão multidisciplinar foi determinante para sua escolha, visando alinhar as necessidades do sistema de saúde às soluções tecnológicas e terapêuticas da Roche.

Em seu novo papel, o executivo tem a missão de orquestrar a estratégia de Go-to-Market, atuando como elo entre o planejamento corporativo e a execução das equipes de campo. Sua gestão focada na aceleração do acesso de pacientes a inovações críticas, na área de Neuroimunologia, tem como objetivo central  expandir o alcance das novas apresentações de tratamento para Esclerose Múltipla. Oscar lidera a integração de times multidisciplinares, assegurando uma atuação ágil e centrada na geração de valor para o ecossistema de saúde.

Roche
InPress Porter Novelli

EVONIK ANUNCIA NOVO PRESIDENTE PARA A REGIÃO AMÉRICAS

Executivo de longa data da Evonik, Elias Lacerda assume a presidência das Américas a partir de 1º de fevereiro de 2026

Elias Lacerda 

A Evonik , uma das líderes mundiais em especialidades químicas, nomeou Elias Lacerda como novo presidente da região Américas a partir de 1º de fevereiro de 2026. Lacerda sucederá Guido Skudlarek, que recentemente assumiu a liderança global da linha de negócios de Health Care, sediada nos Estados Unidos.

“A região das Américas é crucial para o sucesso da Evonik”, afirma Lauren Kjeldsen, Diretora de Operações do segmento Custom Solutions e membro do Conselho de Administração responsável pelas Américas. “Agradeço sinceramente ao Guido pelo excelente trabalho no crescimento dos negócios na região e estou confiante de que o Elias conduzirá a próxima fase da nossa trajetória de crescimento na América do Norte e América do Sul. Vemos grande potencial nessa região e temos metas ambiciosas”.

Brasileiro, com formação em Engenharia Química e MBA em Administração de Empresas, Lacerda acumula quase três décadas de experiência na Evonik e suas empresas predecessoras. Metade desse período foi dedicada à gestão de negócios na América Central e do Sul, especialmente no setor de tintas e revestimentos, além de posições globais nas linhas de Sílica e Nutrição Animal. Mais recentemente, liderou a linha de negócios de Coating Additives na sede da empresa em Essen, Alemanha. De 2018 a 2022, atuou como presidente da Evonik na América Central e do Sul.

As operações das regiões América Central e do Sul e América do Norte foram recentemente integradas. “Elias é a escolha ideal para liderar a região. Fluente em quatro idiomas e com uma ampla rede de contatos global, ele reúne de forma exemplar conhecimento técnico-científico e visão de negócios”, destaca Kjeldsen.

A Evonik gera 30% de sua receita anual nas Américas e opera mais de 30 unidades produtivas na região, além de centros de distribuição e escritórios comerciais. “Meu foco está nas pessoas, na performance e na prosperidade”, diz Lacerda. “Estou animado para trabalhar com nossa excelente equipe na expansão dos negócios da Evonik nas Américas, impulsionar projetos estratégicos e fortalecer ainda mais a presença da empresa na região”.

Evonik: Liderando além da química

A Evonik vai além dos limites da química com sua combinação de força inovadora e experiência tecnológica de ponta. A empresa química global, com sede em Essen, Alemanha, está presente em mais de 100 países e registrou vendas de 15,2 bilhões de euros e lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,1 bilhões de euros em 2024. A motivação em comum de aproximadamente 32.000 colaboradores: oferecer aos clientes uma vantagem competitiva decisiva com produtos e soluções sob medida como uma superforça para a indústria, melhorando assim a vida das pessoas. Em todos os mercados. Todos os dias.

Evonik Brasil
Via Pública Comunicação

TANIA SASSIOTO É A NOVA HEAD DE MARKETING DA EURECICLO

Executiva assume o desafio de impulsionar estratégias que gerem impacto real para a cadeia de reciclagem e para as marcas parceiras

Tania Sassioto

A eureciclo, negócio de impacto socioambiental especializado em logística reversa e economia circular de embalagens, anuncia Tania Sassioto como a nova Head de Marketing. A executiva assume a posição com a missão de liderar as estratégias de comunicação e posicionamento, transformando o impacto socioambiental da empresa em um vetor de crescimento e engajamento. Com seis anos de experiência na companhia, Tania exerceu o cargo de Diretora de Inovação e Diretora de Projetos & Parcerias, responsável pelo desenvolvimento de novas alavancas de crescimento e elaboração de projetos customizados junto aos principais clientes.

"Assumir a liderança do marketing em um momento em que a sustentabilidade se consolidou como um diferencial competitivo e pilar de propósito é um privilégio. Meu foco será usar a inovação, que integra meu DNA na eureciclo, para impulsionar estratégias que gerem impacto real para a cadeia de reciclagem e para as marcas parceiras. Temos a missão de transformar a responsabilidade ambiental em um ativo de comunicação poderoso”, afirma Sassioto.

Com uma carreira consolidada em inovação e marketing em empresas de bens de consumo como Diageo e SC Johnson, é graduada em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduada pela FGV. Tania recebeu qualificações como Designer para Sustentabilidade pelo Gaia Education, pesquisadora da Schumacher School e multiplicadora do Sistema B.

eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que conecta as empresas a cadeia de reciclagem, garantindo a compensação dos resíduos e o investimento na economia circular. Na prática, a eureciclo garante a compensação do material equivalente gerado pelas empresas com rastreabilidade e proximidade com todas as etapas da logística reversa.

A solução eureciclo tem como propósito ampliar as taxas de reciclagem do Brasil, e para isso, trabalha como um consultor sustentável para empresas de pequeno, médio e grande porte com o objetivo de fazer a gestão dos resíduos com um olhar inovador sobre embalagens sustentáveis, logística reversa levando visibilidade e investimento para a economia circular. Para isso, a eureciclo conta com a parceria de mais de 500 operadores homologados e cooperativas nessa jornada.

Desde o começo de sua história, como resultado do relacionamento com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,7 milhões de toneladas de resíduos fossem destinados corretamente e impactando direta e indiretamente mais de 16 mil famílias que vivem da cadeia de reciclagem, além de distribuir mais de R$106 milhões às mais de 500 centrais de triagem e cooperativas parceiras. Garantindo ainda, que todo o processo evitasse que mais de 3.5 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera em todo o processo de reciclagem.

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 e 2024, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro. Para saber mais, clique aqui e acesse o site

eureciclo
InPress Porter Novelli

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

GENERAL MOTORS ABRE FÁBRICA DE SÃO CAETANO DO SUL PARA VISITAS GUIADAS PELA LINHA DE PRODUÇÃO

Iniciativa inédita celebra os 100 anos da General Motors no Brasil e destaca a força industrial da companhia

A General Motors passa a oferecer visitas guiadas à fábrica de São Caetano do Sul (SP), a unidade mais longeva da empresa no país. Pela primeira vez, será possível acompanhar de perto as etapas de produção dos modelos Chevrolet Tracker, Spin e Montana, que fazem parte do portfólio da marca no Brasil.

“No ano em que celebramos nosso centenário no Brasil, abrir a fábrica para visitas guiadas ganha um significado especial. É uma oportunidade de apresentar como produzimos, a tecnologia que empregamos e o compromisso com qualidade que orienta a GM há 100 anos”, afirma Michel Malka, diretor da fábrica de São Caetano do Sul.

O roteiro inclui áreas essenciais da manufatura, desde a confecção e soldagem da carroceria até a montagem final e inspeções de qualidade. A experiência foi desenhada para apresentar a operação industrial da GM de forma estruturada, informativa e segura.

A iniciativa também fortalece o compromisso social da companhia. Todas as contribuições das visitas serão destinadas ao Instituto General Motors, que apoia projetos de educação, inclusão e inovação em diversas regiões do país.

“Produzir com responsabilidade, eficiência e visão de futuro define a nossa trajetória. Esta ação conecta as pessoas à nossa história e ao que estamos construindo para os próximos 100 anos”, completa Malka.

As visitas acontecem às quartas-feiras, das 13h30 às 16h, com duração média de duas horas. O agendamento prévio deve ser realizado pelo site > Clique aqui ou digite: https://www.chevrolet.com.br/tour- visita-fabrica-gm.

General Motors América do Sul

CONSÓRCIO NEW HOLLAND COMERCIALIZA MAIS DE R$ 1,1 BI DE JANEIRO A OUTUBRO DE 2025

Juros altos e crédito escasso têm tornado a modalidade cada vez mais atrativa para aquisição de maquinários agrícolas

Nos dez primeiros meses do ano, o Consórcio New Holland totalizou mais de R$ 1,1 bi em créditos comercializados, registrando um aumento de 24% nas vendas. A comparação é feita em relação ao mesmo período de 2024, quando foram comercializados R$ 929 milhões. Quanto ao número de cotas, o crescimento chegou a 17%. As regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste foram as que tiveram o maior volume em créditos vendidos no período, sendo responsáveis por R$ 478 milhões, R$ 337 milhões e R$ 185 milhões, respectivamente.

“Os números positivos registrados até o momento refletem o aquecimento das vendas da modalidade, e são resultado do nosso investimento em feiras e eventos voltados ao agronegócio brasileiro. Com os juros altos e a escassez de crédito no mercado, o consórcio tem se tornado cada vez mais atrativo para a aquisição de maquinários agrícolas”, explica Eyji Cavalcante, gerente comercial do Consórcio New Holland.

Setor de consórcio aquecido

Números da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) mostram que o consórcio de veículos pesados registrou, nos primeiros nove meses deste ano, um crescimento de 15,2% no volume de créditos comercializados, com R$ 38,63 bilhões em negócios, em comparação a igual período de 2024. Hoje, a categoria conta com mais de 913 mil clientes ativos.

Ademicon
Virta Comunicação Corporativa

VALMET TERÁ NOVAS INSTALAÇÕES EM SOROCABA EM 2026

Nova unidade já está em construção e será dedicada aos negócios de Flow Control e Automation Solutions

A Valmet, líder global em tecnologias para as indústrias de processo, anuncia um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões na construção de uma nova unidade em Sorocaba (SP). O complexo será destinado às áreas de negócios de Flow Control e Automation Solutions e está sendo implantado no mesmo local onde a companhia inaugurou, em 2023, o Centro de Serviços de Manutenção de Rolos. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2026.

O projeto segue o modelo build to suit (BTS). As obras começaram no primeiro trimestre de 2025. A fábrica terá capacidade anual superior a 12 mil conjuntos de válvulas e manterá um estoque de mais de 6 mil itens, atendendo setores  como celulose e papel, mineração, refinarias e petroquímicas. O investimento inclui a construção da nova unidade de produção, a aquisição de novos maquinários e melhorias na eficiência energética, com foco na redução de emissões.

Nessa ampliação, a área produtiva da Valmet em Sorocaba passa de 4.500 m² para 8.800 m². Com o investimento e o aumento da capacidade fabril, estima-se um crescimento de 6% dos negócios de Flow Control até 2027, impulsionado pelo desenvolvimento de parcerias estratégicas. “Nossa nova unidade de produção de válvulas em Sorocaba é um marco para a Valmet na América Latina. Esse investimento nos permite oferecer tecnologia de ponta em controle de fluxo, apoiada por nossa expertise global e com suporte local que compreende os desafios enfrentados pelos clientes”, ressalta o vice-presidente de Flow Control na América Latina, Fábio Maia.

Para a área de Automation Solutions, o avanço também é expressivo. “A construção da nova unidade em Sorocaba é um passo significativo para o fortalecimento da capacidade de entrega da Automation Solutions. Com uma infraestrutura de classe mundial, incluindo áreas de fabricação para gabinetes DCS, ambientes de teste e uma estrutura para demonstrações, estamos criando condições perfeitas para o trabalho de nossa equipe e clientes. Este investimento reflete nosso compromisso com a excelência operacional e o crescimento sustentável, garantindo a entrega de projetos de alta qualidade e valor agregado”, destaca o diretor de Projetos para a América do Sul, Sérgio Bandeira Junior.

"A nossa nova fábrica elevará nossas operações a um novo patamar. Com uma área operacional mais ampla e moderna, ganhamos eficiência, reforçamos a segurança e fortalecemos nossa presença na região, tudo em linha com nossos compromissos com a qualidade e a sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para garantir o bem-estar dos colaboradores e oferecer uma experiência ainda melhor aos nossos clientes, por meio de processos enxutos, equipamentos de ponta e uma estrutura preparada para os desafios de hoje e do futuro”, explica o gerente do Supply Center de Flow Control e gerente do projeto da nova unidade de Sorocaba, João Amendola.

A estrutura também contará com uma área de TAF (teste de aceitação final) para projetos de automação. Cerca de 200 profissionais devem atuar na unidade.

A Valmet é líder global em tecnologia para as indústrias de processo. Trabalhamos em conjunto com nossos clientes durante todo o ciclo de vida, fornecendo tecnologias e serviços de ponta, bem como soluções de automação e controle de fluxo de missão crítica. Apoiados por mais de 225 anos de experiência industrial e uma equipe global de mais de 19.000 profissionais próximos aos clientes, estamos em uma posição única para transformar indústrias em direção a um amanhã regenerativo. Em 2024, as vendas líquidas da Valmet totalizaram aproximadamente 5,4 bilhões de euros. Nossa sede fica em Espoo, Finlândia, e temos especialistas em aproximadamente 40 países ao redor do mundo. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki.

Valmet
Central Press

CAMILA MIRANDA É A NOVA HEAD DE MARKETING LATAM DA ADOBE

Executiva lidera expansão regional com foco em IA, dados e personalização de experiências

Camila Miranda

A Adobe anuncia Camila Miranda como nova Head de Marketing para a América Latina, função em que será responsável por acelerar a presença da marca nos principais mercados da região e integrar estratégias de dados, IA e conteúdo para impulsionar o crescimento dos negócios.

Nos últimos três anos, Camila esteve à frente de iniciativas de alto impacto, liderando projetos que conectam posicionamento de marca, geração de demanda e inovação em customer experience. Foi sob sua liderança que a Adobe realizou o primeiro Adobe Summit Brasil, marco histórico por ser a primeira edição do evento fora dos Estados Unidos, consolidando o papel da Adobe como referência em  inteligência artificial, personalização e experiências digitais integradas.

“A missão do marketing hoje é combinar criatividade e dados para gerar resultados concretos. A IA está redefinindo como as marcas constroem relevância e se conectam  com as pessoas. Adobe tem o portfólio e a visão estratégica para liderar essa nova era de experiências inteligentes”, afirma Camila Miranda, Head de Marketing LATAM da Adobe. “Na América Latina, vemos um público extremamente conectado e digitalmente maduro, especialmente no Brasil, onde a população está entre as mais engajadas do mundo em redes sociais. Esse comportamento abre oportunidades únicas para que as marcas inovem e criem conexões mais humanas e relevantes com seus consumidores”, completa Camila.

Com passagens por Claro, Kroton e Sensedia, Camila soma mais de 15 anos de experiência em marketing e estratégia, com especialização em Account-Based Marketing (ABM) e integração entre marketing, vendas e CX. Na Adobe, liderou a estratégia Field Marketing, com foco em crescimento dos negócios, parcerias estratégicas e fortalecimento da marca, além de consolidar o posicionamento da companhia na interseção entre criatividade, marketing, dados e inteligência artificial, pilares que refletem a visão global da empresa.

Além do foco em crescimento, Camila traz como marca pessoal o compromisso com liderança inclusiva e educação transformadora. Primeira da família a cursar o ensino superior, acredita que o conhecimento é o principal vetor de mudança. “A educação abriu portas para mim e acredito que, como líderes, nosso papel é criar oportunidades para que mais pessoas possam crescer e inovar”, afirma.

Em sua nova função, a executiva liderará o planejamento estratégico de marketing para a América Latina, com foco em fortalecer a relevância  de marca, acelerar adoção de IA generativa e orquestrar experiências omnicanal que conectem consumidores e marcas, impulsionando resultados nos principais mercados da região.

Camila Miranda - Head de Marketing LATAM na Adobe

Há 15 anos no mercado, Camila Miranda passou por grandes marcas como Claro e Kroton, uma startup de tecnologia referência em API Management. Formada em comunicação e pós graduada em marketing pela Unicamp e FGV, Camila participou do programa de liderança para pessoas negras da Stanford University (EUA). Na Adobe, lidera ações de marketing B2B focadas em entender os clientes e criar estratégias de ABM que conectem insights da Adobe diretamente com as necessidades da indústria.

Adobe Experience Cloud

A Adobe Experience Cloud é um conjunto de soluções de marketing digital que utilizam IA generativa e Machine Learning para personalização em larga escala. A plataforma global é líder em operações B2B e B2C e usa tecnologia para melhorar a experiência de e-commerce e marketing digital com foco no cliente. Com uma combinação de produtos, a Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais. Clique aqui e visite o site.

Adobe 
Bendita Imagem

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

FAROESTE TEMPERADO E AS MELINDROSAS. Por Marli Gonçalves*

Deve haver uma fonte de água especial que os políticos bebem, com efeitos borbulhantes nas soluções mágicas inventadas para problemas que deveriam eles – e o Estado - resolverem. A última, a liberação, no Rio de Janeiro, da venda de spray de pimenta para mulheres como se essa fosse a solução para nossa defesa.

Na bolsa, documentos, óculos, celular, batom, chaves, filtro solar, balinhas de hortelã, mais umas coisinhas e... um frasco de spray de pimenta. A nova indumentária da mulher carioca, segundo os gênios do poder que acreditam assim resolverem o horror da violência contra a mulher. O governador Cláudio Castro (pior é que não é só ele) está bem doido e perdido no tema do faroeste urbano: agora “autoriza”, como se precisássemos, que as mulheres se defendam assim, nos expondo a perigo até maior.

Imagina só: você, mulher, andando na rua pressente a aproximação de alguém e do perigo e já começa a revirar a bolsa. Revirar, que a bolsa da gente é famosa igual coração de mãe. Melhor até já usar uma lanterna pendurada do lado de fora que a iluminação das ruas não ajuda. Procura, nervosa, tateia com a mão. Não, não é o perfume, pega a latinha! Vai! Puxa. Rápido! Agora espera o perigo chegar a menos de dois metros, que é o alcance, e vai! Mira. Aperta. Rápido! Acerta o olho, senão não funciona; outro dia mesmo uma menina foi morta em São Paulo com um tiro na cabeça – o ladrão ficou é cego de ódio. Cuidado com o vento e para não acertar você também e aí ficar ainda mais desprotegida. Se precisar usar dentro de um local fechado, aperta, reza para funcionar, e sai correndo que o negócio impregna o ambiente todo, vai dar ruim. Lembra quando a polícia usa isso para dispersar os protestos, aqueles que cada vez precisamos fazer e andamos quietas? Sobra – até porque os sprays deles são mais potentes – para todo mundo.

De acordo com a liberação, que bom, hein? - compra ali na farmácia. Como se fosse barato, como se fosse assim. Os preços são bem altos, pesquise. O mais baratinho, 45 reais, até 900 reais, com requintes – depende do tamanho do frasco e da concentração da capsaicina, um composto químico presente nas pimentas do gênero Capsicum, entre elas, a dedo-de-moça, pimenta de cheiro, cumari, malagueta. Como são muito bonzinhos garantem entregar de graça às mulheres em risco, com medidas protetivas.

Mais uma observação: se alguém quiser mesmo se defender já podia comprar, em qualquer lugar do país, basta procurar nos grandes sites da internet. Nas ruas do comércio popular, pelo menos daqui de São Paulo, dá para comprar também as maquininhas de dar... choque! Os ambulantes vendem nas calçadas – apertando e mostrando com aquele barulhinho elétrico - os Tasers, armas de incapacitação neuromuscular que emitem impulsos elétricos que paralisam temporariamente a pessoa. Paralisam? Estamos ou não na Terra da Mãe Joana? Faroeste temperado e quente. Cada um por si e Deus por todos.

A semana não termina aí, e além das prisões históricas. No Congresso assistimos ao “show das melindrosas”, pessoas especialmente loucas para abafar os grandes casos de corrupção e desvio de dinheiro, Banco Master, Refit, INSS e outros que só poderiam ter ocorrido – bilhões, tão graves e fortes, por tanto tempo - com o claro apoio de muitos deles. Revidaram dando os dedinhos, ficando de mal com o governo, mandando recadinhos magoados, arrumando problemas para aprovar a indicação do novo nome ao STF, liberando geral e perigosamente licenciamentos ambientais, preparando pautas escorregadias, pequenas chantagens e pregos no caminho, que só retiram se tiverem suas vontades saciadas.

Para completar o quadro, ainda temos o momento patrocinado pela imprensa, medindo e mostrando as celas para melindrar ainda mais os ânimos. Momento “minha cela é maior e melhor do que a sua”. Fora isso, descobrirmos que durante anos o importante Gabinete de Segurança Institucional do país esteve nas mãos do General Heleno que só agora informa ter sido diagnosticado com Alzheimer desde 2018, justamente ano antes de quando tomou posse. E só soubemos agora porque pede para ficar preso em casa. Tudo bem, melhor liberá-lo. Pelo menos admitiu certa insanidade, entre tantas que há tempos assistimos abismados.

Marli GonçalvesJornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebookInstagramTwitterBlueSkyThreads, marli@brickmann.com.br. Foto: @dukskobbi.

BANCO VOLVO GANHA PRÊMIO MAIORES E MELHORES DO TRANSPORTE 2025

Instituição financeira da marca foi considerada o melhor banco de montadora do Brasil, no tradicional ranking da OTM Editora, que publica as revistas Transporte Moderno e Technibus

À direita, Valter Viapiana, diretor da Volvo Financial Services; recebeu o troféu Maiores e Melhores do Transporte 2025 em nome do Banco Volvo

Em sua 38ª edição, o Prêmio Maiores e Melhores do Transporte é um dos mais consagrados reconhecimentos do setor no País. São avaliados pontos como receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro líquido, liquidez corrente, endividamento geral, rentabilidade da receita, rentabilidade do patrimônio líquido, produtividade do capital e crescimento da receita.

As empresas vencedoras são aquelas que recebem a melhor pontuação na soma de todos esses quesitos. A base dos dados analisados foi extraída dos balanços publicados pelas diversas organizações avaliadas, relativos ao exercício de 2024.

“É uma imensa honra receber mais uma vez esse conceituado reconhecimento. Ele atesta que temos bastante equilíbrio nos principais indicadores de gestão de negócio, com desempenho acima da média em nosso setor”, comemora Silvia Gerber, presidente da Volvo Financial Services (VFS) na América Latina, instituição que incorpora o Banco Volvo, o Consórcio Volvo, a Volvo Corretora de Seguros e a Locadora Volvo. 

Silvia Gerber

A VFS tem sido responsável pelo financiamento de 40% dos produtos Volvo no mercado brasileiro e se destaca por sua especialidade nos segmentos de caminhões, ônibus e equipamentos de construção.

A premiação Maiores e Melhores do Transporte foi realizada na última terça-feira (25) em São Paulo. Na edição de 2025 foram avaliados balanços de 1.200 empresas, dos segmentos de operadores de transporte, indústria, serviços financeiros e serviços, divididos em 40 categorias. O Banco Volvo foi o grande vencedor em serviços financeiros, em um ranking que traz as 10 maiores e melhores instituições financeiras vinculadas a montadoras de caminhões, ônibus, máquinas e automóveis.

Equipe da Volvo Financial Services celebrou o Prêmio Maiores e Melhores do Transporte 2025

> Clique aqui e saiba mais sobre a premiação.

Grupo Volvo América Latina

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

MERCEDES-BENZ DO BRASIL ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO 2026

As vagas são destinadas para o ABC e interior paulista, DF, MG, RS e PE

A Mercedes-Benz do Brasil anuncia a abertura das inscrições para seu Programa de Estágio 2026, oferecendo oportunidades para estudantes que desejam iniciar sua trajetória profissional em uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. As inscrições já estão abertas e se encerrarão em 28 de fevereiro de 2026.

As vagas são destinadas à fábrica de São Bernardo do Campo (SP), mas também há oportunidades em Atibaia (SP), Iracemápolis (SP), Itupeva (SP), Brasília (DF) Juiz de Fora (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) para estudantes dos cursos de: Engenharia, Tecnologia da Informação, Administração e Negócios, Comércio Exterior, Marketing e Vendas, Jornalismo, Ciências Contábeis, Direito, Secretariado, entre outros.

O programa foi desenhado para proporcionar uma experiência completa e enriquecedora, que inclui o desenvolvimento de projetos estratégicos para a área de atuação, workshops mensais além de oferecer uma visão holística: após seis meses de estágio, o participante terá a possibilidade de conhecer outras áreas relacionadas ao seu curso ou de interesse pessoal. Os estudantes ainda contam com um Comitê de Estágio que promove ações integrativas e suporte durante o aprendizado.

Os aprovados no processo seletivo são avaliados a cada seis meses, garantindo acompanhamento contínuo. O estagiário também contará com uma trilha de desenvolvimento conduzida pelo RH, composta por ciclos de palestras e workshops.

Quem pode participar

Para se inscrever, os estudantes de graduação precisam estar cursando a partir do 3º semestre, ou estudantes de cursos tecnólogos partir do 2º semestre. É necessário ter inglês a partir do nível pré-intermediário e disponibilidade para estagiar 30 horas semanais, nos horários das 08h às 15h ou das 10h às 17h. A duração máxima do programa é de 2 anos, conforme previsto em lei.

Dentre os benefícios oferecidos pelo programa incluem-se bolsa auxílio competitiva, auxílio transporte com opção de ônibus fretado, alimentação no local com desconto em folha, assistência médica gratuita e seguro de acidentes pessoais. Além disso, os estagiários contam com convênios para descontos em instituições de ensino, desconto na compra de automóveis, acesso à plataforma LinkedIn Learning e trilhas de desenvolvimento para apoiar sua jornada profissional.

Como se inscrever

As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro de 2026. 
Os interessados devem acessar o site oficial da Mercedes-Benz do Brasil e entrar na área Quem Somos, depois em Carreira, ou clicando aqui: (https://mercedes-benzcaminhoeseonibus.gupy.io)

Mercedes-Benz do Brasil

PATRICIA ARISTIMUNHA É A NOVA GERENTE SÊNIOR DE MARKETING DE AVES E SUÍNOS DA BOEHRINGER INGELHEIM

A executiva assume a posição anteriormente ocupada por Filipe Fernando, que ascendeu ao cargo de Head de Grandes Animais da empresa

Patricia Aristimunha

A Boehringer Ingelheim, multinacional farmacêutica referência na produção de medicamentos para humanos e animais, anuncia a chegada de Patricia Aristimunha como nova gerente sênior de marketing da unidade de negócios de Aves e Suínos, assumindo o cargo anteriormente ocupado por Filipe Fernando, novo diretor de Grandes Animais da companhia.

A gerente é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também concluiu o mestrado. Além disso, possui doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e um MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No âmbito profissional, Patricia conta com mais de 18 anos de experiência em empresas nas áreas de saúde, produção e nutrição animal, com forte atuação em marketing estratégico.

“Estou muito contente e animada em iniciar esse novo capítulo profissional em uma empresa líder e referência global na área da saúde, como a Boehringer Ingelheim. Com minha sólida experiência técnica e prática no segmento de avicultura e suinocultura, estou ansiosa para colaborar com a equipe e contribuir ativamente para os resultados e inovações da empresa”, afirma Patricia Aristimunha.

A chegada da executiva, que ingressou no cargo na primeira semana de novembro, reforça o compromisso da Boehringer Ingelheim em fortalecer sua liderança e inovação no mercado de saúde animal, especialmente nos setores de aves e suínos. Com sua vasta experiência no segmento, a empresa espera que Patrícia impulsione ainda mais as estratégias de marketing da companhia, contribuindo significativamente para o sucesso contínuo de seus clientes e parceiros no agronegócio.

Boehringer Ingelheim
Ideal Axicom

PARQUE EÓLICO DA HONDA COMPLETA 11 ANOS EM OPERAÇÃO E REFORÇA COMPROMISSO DA MARCA COM A SUSTENTABILIDADE

Parque Eólico Honda Energy em Xangri-Lá - RS

A Honda comemora 11 anos do Parque Eólico Honda Energy, projeto pioneiro que simboliza a visão global da marca de construir uma sociedade com impacto ambiental zero. Inaugurado em 2014, o parque foi o primeiro empreendimento do setor automotivo brasileiro dedicado à geração própria de energia limpa.

Localizado na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o parque é um marco na estratégia da empresa para reduzir impactos ambientais e avançar rumo à neutralidade de carbono até 2050.

Com 10 aerogeradores e capacidade instalada de 31,7 MW, o Honda Energy supre 100% da demanda elétrica para as fábricas de automóveis nas cidades de Sumaré e Itirapina, no interior de São Paulo, e o escritório administrativo na capital paulista.

A energia é transmitida pelo Sistema Interligado Nacional, garantindo que cada automóvel produzido no Brasil seja impulsionado por uma fonte sustentável.

Desde o início da operação, já foram produzidos mais de 1,1 milhão de automóveis com energia limpa, evitando a emissão de mais de 52 mil toneladas de CO₂.

“A Honda Energy representa a essência do nosso compromisso com um futuro sustentável. Ao longo desses 11 anos, mostramos que é possível unir tecnologia e sustentabilidade para reduzir emissões e avançar rumo à neutralidade de carbono. Temos orgulho em ser a única empresa automotiva no Brasil autossuficiente em energia elétrica limpa.”, afirma Mauricio Imoto, Presidente da Honda Energy.

A iniciativa integra a visão global da Honda de construir uma “Sociedade de Impacto Ambiental Zero”, que inclui metas como neutralidade de carbono, uso de energia 100% renovável e materiais sustentáveis em todas as operações até 2050.

Honda no Brasil - Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, mais de 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil

Honda Brasil

O NOVO PEDÁGIO. SE NÃO TIVER UM TAG... Por chicolelis*

Free Flow instalado na Rodovia dos Tamoios | Foto: Concessionária Tamoios 

O nome é sonoro “Free Flow”, que significa fluxo livre e chega para, segundo os especialistas em tráfego, facilitar a vida dos motoristas, já que quando instalado, ninguém vai ter que parar para pagar ou diminuir a velocidade (hoje não superior a 40 km/h), ao passar pelas cabines das praças de pedágio.

Colocadas ao menos 8 metros acima da pista, livre dos “ataques” de caminhões que muitas vezes ficam entalados em viadutos, o sistema registra a passagem do veículo e cria um débito para o seu proprietário, que deverá fazer contato com a concessionária da rodovia, pedir um boleto e fazer o pagamento.

Livre dessa burocracia estará quem tem os “tags” de sem parar, de qualquer empresa. Mas, quem não tem, terá que ficar anotando por onde passou, para poder "cobrar" da concessionária o documento para realizar o pagamento.

Imagine o motorista que tiver que fazer uma viagem, por alguns dias passando por rodovias administradas pela CCR AutoBan, que cuida do sistema Anhanguera=-Bandeirantes (SP); pela CCR Nova Dutra/CCR Rio|SP, que cuida da BR 116, a Via Dutra; ou ainda pela Via Anchieta ou Imigrantes, sob a responsabilidade da Ecovias, que também administra a rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Padre Manoel da Nóbrega. Ele ainda pode pegar a rodovia Castelo Branco e Raposo Tavares, sob a responsabilidade da ViaOeste. Se esse motorista não tiver um “tag” de livre passagem pelo pedágio, que cobra mensalidade e até taxa de pouco uso vai ter que criar um sistema para registrar suas andanças pelas nossas estradas.

Como funciona

Elas eliminam as cancelas e cabines tradicionais de cobrança, não deixando opção para o motorista, que será obrigado a buscar uma solução para fazer o pagamento, se não tiver o “tag” e rodar por muitas estradas durante o mês. O “free flow” possui câmeras e sensores colocados em pórticos ao longo das rodovias, que registram a passagem dos veículos.

E quem tem o “teg”, paga na sua conta habitual e, quem não tem, terá prazo de 30 dias para fazer o pagamento, ou pagará multa e terá pontos na sua CNH, como infração grave. E, para pagar, basta informar a placa do veículo. Se esquecer de uma passagem pelo “free flow”, vai se dar mal.


* chicolelis   -  Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa da Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

FPT COMPLETA 25 ANOS NO BRASIL E CELEBRA PROTAGONISMO NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Com mais de 725 mil motores produzidos, fábrica de Sete Lagoas (MG) é símbolo de inovação, eficiência e sustentabilidade na América Latina

Fábrica de Sete Lagoas - MG. Foto: Bruno Gonzaga | Divulgação

No ano 2000, a FPT chegou ao Brasil para mover histórias, conectar pessoas e impulsionar o progresso. Em uma data icônica, 25/11/25, a fábrica de Sete Lagoas (MG) celebrou 25 anos com mais de 725 mil motores produzidos e um papel decisivo na transição energética e na inovação industrial da América Latina.

Desde a primeira operação com um motor leve 8140, em 2000 (inicialmente a unidade era responsável apenas pelo acabamento e preparação), a planta tem protagonizado avanços que moldaram a indústria, como a homologação dos motores Euro VI* no Brasil em 2021, um símbolo do pioneirismo da FPT no desenvolvimento de soluções sustentáveis.

“Sete Lagoas é o coração da FPT na América Latina. Todas as conquistas até aqui nos enchem de orgulho, pois celebram o talento e o comprometimento das pessoas que há 25 anos impulsionam eficiência, inovação e sustentabilidade na nossa operação”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina.

Atualmente, a fábrica produz as famílias F1, NEF e S8000, que equipam veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção, além dos G-Drives utilizados em geração de energia. A unidade se destaca pela adoção de metodologias avançadas de manufatura, combinando qualidade, segurança e melhoria contínua. Inserida na estratégia de descarbonização da marca na América Latina, também é protagonista no desenvolvimento de tecnologias em biocombustíveis, como etanol, gás natural e biometano, iniciativas que integram o ciclo de investimentos de R$ 127 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento até 2028.

Desde sua inauguração, a planta passou por uma evolução constante. De sua origem como IVECO Motores à produção de motores de última geração, cada etapa foi marcada por inovação. Entre as conquistas que moldaram essa trajetória estão o nível Silver no World Class Manufacturing, o Aterro Zero alcançado em 2020, além do pioneirismo, em 2017, no desenvolvimento e validação dos motores MAR-I/Tier 3** para máquinas agrícolas e de construção.

* Euro VI - norma que estabelece limites de emissão de poluentes para caminhões e ônibus.
** MAR-I/Tier 3 - norma de emissões para máquinas agrícolas e de construção.

Além da fabricação de motores: compromisso socioambiental

Mais do que um polo produtivo, Sete Lagoas é um centro de desenvolvimento humano e social. Com o Programa Educar FPT, realizado em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), a empresa oferece capacitação técnica e desperta vocações em jovens talentos. Desde 2024, o programa já impactou mais de 100 pessoas, inspirando futuros engenheiros e profissionais da indústria.

“O Educar FPT é um investimento em pessoas, e é por meio delas que a inovação acontece. Essa conexão fortalece o propósito da FPT de desenvolver talentos e gerar oportunidades para o futuro”, afirma Jeanie Gonçalves, gerente da planta da FPT.

Destaque para parceria com instituições como a Faculdade Una, campus Sete Lagoas, em que a FPT incentiva a formação prática de engenheiros e técnicos, disponibilizando um motor para estudos e experimentação. A marca apoia ainda projetos que fortalecem o vínculo com a comunidade, como o Motor do Bem, de doação de sangue.

A sustentabilidade também segue sendo um pilar estratégico da FPT: só em 2024, a substituição de embalagens de madeira por estruturas metálicas reutilizáveis evitou o descarte de 16 toneladas de madeira, reduzindo emissões e reforçando a economia circular. Já a ação A Pesca de Plástico reaproveita garrafas PET em ações de economia solidária. Em 2025, a iniciativa recolheu 744 garrafas, transformadas em novos produtos pela Associação dos Deficientes Visuais de Sete Lagoas (ADVISETE).

Com 25 anos de conquistas, a FPT reafirma seu papel como parceira da indústria, da comunidade e do meio ambiente.

“Cada motor produzido em Sete Lagoas representa mais do que potência: é o resultado de inovação, talento e propósito que seguem movendo o futuro da energia e da mobilidade na América Latina”, conclui Tavares.

A FPT é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 30 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, clique aqui e visite o site

FPT
Rede Comunicação de Resultado

GWM USA BARCO A HIDROGÊNIO PARA ESTIMULAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARÁ

Ação aproximou estudantes paraenses de tecnologias limpas e do debate climático durante a Convenção

A GWM recebeu, durante a COP30, estudantes de 12 escolas de Belém, Região Metropolitana e cidades do interior do Pará para uma visita educativa ao JAQ H1, primeiro barco a hidrogênio da América Latina. A atividade teve como propósito fomentar a educação ambiental e ampliar o entendimento dos jovens sobre tecnologias voltadas à mitigação das mudanças climáticas.

Os estudantes participaram de um tour guiado com o time técnico da GWM, que apresentou o funcionamento do sistema a hidrogênio, suas aplicações no contexto amazônico e seu potencial para reduzir emissões. O grupo conheceu todo o processo que envolve a tecnologia, desde a produção do hidrogênio até sua utilização no motor elétrico, que libera apenas vapor d’água e não gera poluentes. A visita também incluiu momentos de interação, perguntas e troca de experiências entre jovens e especialistas.

Durante a atividade, os estudantes também aprofundaram o entendimento sobre o JAQ H1, embarcação que representa o primeiro passo do projeto.

No início do próximo ano, o barco receberá um conjunto híbrido que combina hidrogênio e eletricidade. Já em 2027, está prevista a chegada de uma nova embarcação, versão que contará com produção própria de hidrogênio a bordo, tornando o sistema ainda mais eficiente e autossuficiente.

Conheça mais sobre o funcionamento da embarcação JAQ H1

No convés do JAQ H1 está instalado o contêiner de hidrogênio da GWM Hydrogen powered by FTXT, que abriga o núcleo tecnológico da embarcação. Ele integra tanques de hidrogênio pressurizado, o pack de baterias e a célula a combustível que transforma o gás em eletricidade para movimentar o motor e alimentar todos os sistemas do barco. Como mencionado anteriormente, o processo emite apenas vapor d’água, atuando como fonte limpa de energia e reduzindo o impacto ambiental no transporte fluvial.

A iniciativa buscou proporcionar uma vivência prática sobre soluções de energia limpa e reforçar o compromisso da GWM com a inovação sustentável, engajando as novas gerações na construção de um futuro de baixo carbono.

GWMMaior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a terceira maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 27 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 150 países e regiões, 80 mil colaboradores e 13 centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) distribuídos em quatro países

GWM Brasil
Grupo Printer Comunicação

SHELL CONCLUI ASSINATURA DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO NA BACIA DE SANTOS

Blocos foram adquiridos no 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão da ANP, realizado em junho deste ano

A Shell Brasil anuncia a assinatura dos contratos de concessão adquiridos no 5º Ciclo da Oferta Permanente da ANP, consolidando sua posição estratégica na Bacia de Santos e crescendo sua posição no setor de águas profundas no país. Foram concedidos os seguintes blocos: S-M-1819, S-M-1821, S-M-1912 e S-M-1914. A Shell tem direitos de exploração como operadora e 100% de participação.

Cada contrato estabelece sete anos para a fase de exploração e 27 anos para a fase de produção, com possibilidade de prorrogação conforme as cláusulas contratuais. O bônus de assinatura totaliza aproximadamente R$ 21,3 milhões.

“Com a assinatura desses contratos, reforçamos nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da segurança energética do Brasil. Essas novas concessões ampliam nosso portfólio para 72 contratos de óleo e gás no país, fortalecendo a relevância do país para nossas operações. É motivo de orgulho para a Shell continuar contribuindo com nossa expertise técnica e excelência operacional”, afirma Lúcio Prevatti, gerente geral de Exploração, Desenvolvimento e Subsuperfície da Shell Brasil.

Shell Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia

Shell Brasil