segunda-feira, 24 de março de 2025

PORTUGAL É PAÍS CONVIDADO DE HONRA PARA 37ª EDIÇÃO DO FESTURIS

Portugal é o país Convidado de Honra da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado -, que ocorre de 6 a 9 de novembro, no Rio Grande do Sul.

* Linoel Dias

A formalização ocorreu durante encontro na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, entre Eduardo Zorzanello e Marta Rossi com o secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado, a vogal Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e o diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso.

e/d: Bernardo Cardoso, Lídia Monteiro, Pedro Machado, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Foto: Festuris/Divulgação

“Estamos muito felizes e honrados em ser o País de Honra do Festuris. Nos últimos três anos participamos ativamente do Festuris, e sentimos, sempre que vamos à Gramado, que somos recebidos como família” - descreveu Lídia Monteiro, a vogal.

Cardoso, diretor de Turismo no Brasil manifestou a importância do Festuris como feira de turismo no sul do Brasil e exaltou a relevância dos voos internacionais entre Lisboa e Porto Alegre, que terão três frequências semanais com a TAP Air Portugal a partir de 1º de abril.

Este é o 4º ano que o Festuris faz reverência a um país. A escolha de Portugal se justifica pela sua importância histórica e sua relação turística e econômica com o Brasil, sobretudo com a região sul brasileira, destaca Zorzanello.

Nas edições anteriores, os países de Honra do Festuris foram República Dominicana em 2024, Uruguai em 2023 e Argentina em 2022. Para este ano, o Festuris terá mais de 50 destinos internacionais prospectando suas potencialidades para os profissionais do turismo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

LUMINATOR BRASIL RECEBE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL ISO 14.001

A Luminator Brasil acaba de receber a mais alta certificação ambiental, a ISO 14001. O selo, considerado um marco global em sustentabilidade, foi conquistado depois de um processo de nove meses envolvendo adequações e treinamentos para garantir que todos os processos da empresa atendam padrões rigorosos de proteção ambiental, permitindo a gestão eficaz dos riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade, resultando em impactos positivos no meio ambiente e sociedade.

“A certificação demonstra e consolida todo o foco e trabalho que os profissionais da Luminator Brasil vêm dedicando há anos para a preservação ambiental e a sustentabilidade. Essa conquista importantíssima coloca a companhia em um patamar de reconhecimento e responsabilidade ainda maior no nosso mercado de atuação “, destaca Esequiel da Rosa, analista de Qualidade da Luminator Brasil.

De acordo com o profissional, no Brasil existem aproximadamente 18.000 empresas certificadas na ISO9001 contra pouco mais de 3.000 certificadas na ISO14001.

Válido por três anos, o certificado da ISO 14001 comprova o alinhamento eficaz da Luminator referente a implementação de um sistema competente de Gestão Ambiental que atende a todos os requisitos da norma, entre eles: políticas ambientais, planejamento, implementação e operação e verificação.

A ISO 14001 é um certificado internacional de qualidade em gestão ambiental e tem como objetivo ajudar as empresas a gerenciar os seus riscos ambientais de forma sistemática, contribuindo para a sustentabilidade. Os principais objetivos são proteger o meio ambiente da poluição gerada pelas empresas e organizações, e garantir que essas empresas cumpram com as leis e regulamentos ambientais, além de incentivar a implementação de práticas sustentáveis. Também auxilia essas companhias a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais.

A Luminator Brasil faz parte do Luminator Tecnology Group, líder no mercado mundial no fornecimento de sistemas de informação para passageiros, com produtos como o Itinerário Eletrônico, Sistema de Próxima Parada, Telas TFT, e soluções de segurança, como Sistemas Multiplex e de câmeras CCTV. Com unidade em Caxias do Sul, é líder em alguns países da América Latina, onde tem como principais clientes fabricantes de ônibus, operadoras de transporte público urbano e rodoviário, além de outros clientes no modal Rail.

Secco Consultoria de Comunicação
Luminator

FELIPE SAVASSI É O NOVO DIRETOR EXECUTIVO DE PRODUTOS, INOVAÇÃO E PROJETOS DO GRUPO STEELCORP.

A SteelCorp, líder no mercado de construção industrializada, anuncia a chegada de Felipe Savassi como Diretor Executivo de Produtos, Inovação e Projetos. Reconhecido como um dos maiores especialistas e influenciadores da arquitetura e construção modular no Brasil, Savassi traz consigo uma vasta experiência e um propósito claro: transformar o cenário da construção civil mundial. Seu ingresso na empresa marca um passo importante para fortalecer ainda mais a posição da SteelCorp como uma das empresas mais inovadoras e estratégicas do setor.

“Estamos entusiasmados com a chegada de Felipe Savassi à nossa equipe. Sua experiência, visão de futuro e compromisso com a inovação no setor da construção modular e industrializada são exatamente o que precisamos para continuar liderando o mercado e antecipando as necessidades de nossos clientes”, destaca Roberto Justus, CEO do Grupo SteelCorp. Para Daniel Gispert, Presidente do Grupo SteelCorp, “Felipe é uma referência mundial, e sua expertise nos ajudará a impulsionar a SteelCorp para novos patamares de excelência, sustentabilidade e agilidade. Acreditamos que essa parceria trará grandes transformações para o mercado e, juntos, continuaremos a construir o futuro da construção civil”.

Felipe Savassi é um nome de peso no universo da construção civil, com mais de 10 anos de dedicação ao desenvolvimento e disseminação da construção modular e industrializada. Como especialista em tecnologias construtivas inovadoras, ele tem desafiado os padrões tradicionais da indústria, mostrando que é possível construir de maneira mais eficiente, sustentável e futurista.

Além de sua carreira no mercado da construção, Savassi também se destaca como um influenciador digital, com mais de 500 mil seguidores em suas redes sociais. Seu alcance e expertise têm inspirado profissionais de todo o mundo, desde arquitetos e engenheiros até construtores e empreendedores. Ele também é um palestrante renomado, e compartilha conhecimento em cursos e eventos ao redor do globo.

Felipe destaca: "Encaro este novo desafio como uma oportunidade única de, juntos, mostrar ao mundo que é possível construir de uma maneira diferente, mais eficiente e alinhada com as necessidades do futuro. A SteelCorp compartilha da mesma essência que me move: mudar o status quo da construção civil, um dos setores mais estratégicos da economia global. Essa convergência de ideias, propósitos e objetivos me motiva a seguir adiante, sabendo que estamos unidos na missão de impactar o mercado com soluções inovadoras, sustentáveis, previsíveis e mais rápidas do que os métodos tradicionais."

A SteelCorp é reconhecida por sua busca constante por inovações, e a contratação de Felipe Savassi é um reflexo dessa filosofia. A empresa não mede esforços para contratar os melhores profissionais e investir em novos produtos e tecnologias todos os dias.

A experiência de Felipe no setor de construção modular e industrializada será fundamental para o desenvolvimento de novos produtos, além de impulsionar a criação de soluções ainda mais eficientes, rápidas e sustentáveis. A chegada de Savassi também reforça o compromisso da SteelCorp em continuar à frente de seu tempo, inovando e sempre oferecendo aos seus clientes as soluções mais avançadas no mercado.

Modular Studio

Além de sua nova função na SteelCorp, Felipe Savassi continuará envolvido no Modular Studio, o Studio de Arquitetura que ele vem liderando e que se tornou um dos mais influentes do mercado brasileiro na área de construção industrializada. O Studio seguirá suas operações sob a liderança de seus sócios, com Felipe mantendo um papel ativo na concepção e curadoria dos projetos. A sinergia entre a SteelCorp e o Modular Studio promete trazer grandes frutos para o mercado, permitindo que ambas as entidades cresçam e se destaquem em conjunto.

"Este novo desafio é uma ampliação significativa da minha atuação e uma chance de gerar uma transformação real no setor da construção civil. Estou empolgado com as possibilidades que este novo desafio e a continuidade do Studio trazem, e tenho certeza de que, juntos, podemos mudar a forma de construir e impactar o mercado de maneira significativa", finaliza Savassi.

Grupo SteelCorpEcossistema completo de empresas especializadas em construção industrializada, o Grupo SteelCorp tem como proposta revolucionar o cenário da construção civil no Brasil, moldando um futuro sustentável e inovador. Sob o comando dos empresários Roberto Justus e Daniel Gispert, fazem parte da corporação as marcas SteelCorp, SteelCorp Construtech, SteelAcademy, SteelCorp USA, SteelCorp GO, SteelCorp Sul, ModuLight e SteelBank. Qualidade, inovação, cuidado com o meio ambiente e tecnologia são as bases do grupo fundado em 2023. Para mais informações, clique aqui, visite o site SteelCorp ou @steelcorp.tech.

SteelCorp
NB Press Comunicação

ELGIN LANÇA NOVO INVERSOR QUE GARANTE APROVAÇÃO RÁPIDA DOS PROJETOS SOLARES A PARTIR DE NOVA REGULAMENTAÇÃO DA ANEEL

A Elgin, fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos e provedora de soluções nas áreas de climatização, refrigeração, bens de consumo e automação comercial, acaba de ampliar a linha de inversores para sistemas solares e lança no mercado brasileiro o inversor de 7,5 kilowatts (kW), que garante aprovação rápida dos projetos solares para conexão na rede elétrica, conforme previsto em nova regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O desenvolvimento do novo produto resolve um problema que tem afetado diversos consumidores brasileiros que decidem instalar painéis solares em seus imóveis. Trata-se da Resolução Normativa nº 1.098/2024, do órgão regulador, criada para resolver as negativas recorrentes das distribuidoras de energia elétrica de novos pedidos de conexão à rede para os projetos de geração distribuída, sob a alegação de inversão de fluxo de potência.

A nova regra da Aneel garante aprovação rápida dos projetos apresentados pelos consumidores em três casos específicos: 1) quando a geração distribuída que não injete na rede de distribuição de energia elétrica, também conhecida como grid zero; 2) quando o sistema instalado seja utilizado apenas para compensação na própria unidade consumidora (autoconsumo local), com potência instalada igual ou inferior a 7,5 kW; 3) quando o sistema tenha potência de GD compatível com o consumo simultâneo da unidade durante o período de geração.

Assim, o inversor de 7,5 kW da Elgin foi projetado para garantir essa rapidez no processo de aprovação e autorização das distribuidoras de energia elétrica para os novos pedidos de conexão da geração distribuída. A tecnologia também oferece máximo desempenho, confiabilidade e segurança nos imóveis com geração solar em telhados e pequenos terrenos. Com certificações de qualidade e conformidade, o equipamento é a nova aposta da empresa para atender pedidos clientes que buscam produtos mais robustos, eficientes e com menor tempo de retorno do investimento.

Com dez anos de garantia, o novo produto possui tecnologia AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter), com dispositivos inteligentes que monitoram e identificam eventuais falhas elétricas, prevenindo riscos de incêndio e aumentando a segurança do sistema.

O inversor conta com o selo INMETRO 140, que atende aos rigorosos padrões de qualidade e conformidade do setor elétrico brasileiro. “A busca constante por inovação reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a durabilidade de seus produtos, garantindo mais segurança, confiabilidade e alto desempenho”, explica Glauco Santos, diretor da Elgin Solar.

Segundo o executivo, os novos lançamentos integram a proposta da companhia de oferecer soluções sustentáveis no mercado brasileiro. “Nossas inovações permitem que os integradores ofereçam aos consumidores finais tecnologias cada vez mais eficientes, que reduzem o tempo de retorno do investimento, alivia significativamente os custos com energia elétrica das famílias e empresas, aumentam a competitividade dos setores produtivos e melhoram a experiência do cliente como um todo”, conclui.

Inversor de 7,5 kW da Elgin projetado para garantir rapidez no processo de aprovação das distribuidoras de energia elétrica

Grupo ElginCom mais de 70 anos de história, a Elgin tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes, sempre com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos seus consumidores. Começando pelo segmento de máquinas de costura, diversificou sua atuação no mercado brasileiro, e hoje conta com uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de climatização, refrigeração, iluminação, automação comercial, informática, telefonia e energia solar. Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia. Esse respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela Elgin, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

Elgin
TOTUM Comunicação

RELAXA BUILDING VENCE ETAPA DE ABERTURA DA CLASSE C30 NO CIRCUITO ILHABELA DE VELA OCEÂNICA

Barco do comandante Tomás Mangabeira ganhou três das seis regatas no Canal de São Sebastião, com quatro pontos de vantagem sobre Kaikias EMS.

Largada da Classe C30. Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias.

O Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI), conquistou a primeira etapa da Classe C30 na 25ª Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, concluída neste domingo (23/3). O barco com sede no YCI venceu três das seis regatas realizadas em dois finais de semana e encerrou a etapa com sete pontos perdidos, considerando-se um descarte.

Kaikias EMS e Tonka, ambos também do YCI, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 11 e 13 pontos, respectivamente, com uma vitória cada. Bravo, do Iate Clube de Santos, e Caiçara KAT Technologies, do Pindá Iate Clube, também com uma vitória, somaram 18 e 20 pontos perdidos, respectivamente. A primeira das quatro etapas anuais reuniu 44 embarcações, recorde de inscritos.

O tático da Relaxa Building, Maurício Santa Cruz, elogiou a tripulação. “Sábado foi um dia ótimo de velejada, com rajadas de leste de até 18 nós (32 km/h). O barco chegou a planar no vento em popa. Corremos três regatas  com uma performance muito boa, incluindo duas vitórias. No  domingo, achamos que a regata seria novamente de leste, mas o vento foi morrendo e entrou o sul no Canal de São Sebastião. A Comissão de Regata (CR) acertou ao ajustar a raia ao vento. Vencemos a única prova do dia”, destacou o velejador olímpico Santinha.

“Saímos muito contentes com o resultado porque a equipe foi muito bem e mostrou que está mais entrosada nas manobras a cada regata. Foi uma semana positiva para a Classe C30, com cinco barcos na raia e disputas bastante equilibradas. Faremos ajustes no barco para melhorarmos na próxima etapa. O comandante Tomás, nosso timoneiro, estava muito concentrado na tocada do barco, o que também ajudou na parte tática”, enalteceu Santinha.

Nas demais classes, a primeira etapa da Copa Mitsubishi teve como vencedores: Ginga (HPE 25), Argos (ORC), Rudá (ORC Cruiser), Sossegado (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Sextante (RGS C) e Morgazek (Clássicos).  A segunda etapa, considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela, no final de julho, está programada para 24,25,31/5 e 1º/6.

Flotilha nacional da Classe C30 
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 
07 - Katana - Rio de Janeiro 
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

APJ Esportes

domingo, 23 de março de 2025

SHELL INVESTE NO PROJETO GATO DO MATO NO PRÉ-SAL DO BRASIL

A Shell Brasil Petróleo Ltda. (Shell Brasil), subsidiária da Shell plc, tomou a Decisão Final de Investimento (FID) para Gato do Mato, um projeto em águas profundas na área do pré-sal da Bacia de Santos.

O Consórcio Gato do Mato inclui a Shell (operadora com 50% de participação), Ecopetrol (30%), TotalEnergies (20%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que atua como gestora do contrato de partilha de produção (PSC). O plano de desenvolvimento prevê a instalação de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO), projetada para produzir até 120.000 barris de petróleo por dia. O volume estimado de recursos recuperáveis do projeto Gato do Mato é de aproximadamente 370 milhões de barris.

"Gato do Mato é um exemplo de nosso contínuo investimento em projetos cada vez mais eficientes", disse Zoë Yujnovich, Diretora de Gás Integrado e Upstream da Shell. "O projeto contribui para manter a produção estável de líquidos em nosso negócio Upstream e expande nossa liderança como maior produtora estrangeira no Brasil, enquanto seguimos trabalhando para atender às necessidades energéticas do mundo no futuro."

O consórcio prevê que o campo de Gato do Mato entre em operação em 2029.

Notas

- Localizado na Bacia de Santos, o Gato do Mato é uma descoberta de gás-condensado no pré-sal que abrange dois blocos contíguos: BM-S-54, um contrato de concessão assinado em 2005, e Sul de Gato do Mato, um contrato de partilha de produção obtido em 2017.

- As operações iniciais envolverão a reinjeção de gás natural para suporte à pressão do reservatório, com possibilidade futura de exportação de gás para instalações onshore.

- Os blocos estão localizados offshore do Brasil, na costa do Rio de Janeiro, em lâminas d’água que variam entre 1.750 e 2.050 metros.

- Os volumes de recursos são 100% brutos totais e uma estimativa P50 sob o Sistema de Classificação de Recursos Petrolíferos da Society of Petroleum Engineers. P50 significa que há uma probabilidade de 50% de a estimativa ser menor e 50% de ser maior.

- O investimento no Gato do Mato deverá gerar uma taxa interna de retorno (TIR) superior à taxa mínima de retorno estipulada para os projetos de Upstream da Shell.

Shell

FESTIVAL DE CURITIBA CONTA COM O APOIO DO BANCO CNH E DA NEW HOLLAND

O Banco CNH e a New Holland mais uma vez apoiam o Festival de Curitiba, um dos principais eventos de artes cênicas do Brasil, que ocorre de 24 de março a 6 de abril, em Curitiba-PR.

Em sua 33ª edição, o festival terá cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços da capital e região metropolitana, com espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais, além de apresentações circenses, musicais, dança, oficinas, performances e gastronomia.

“Temos orgulho de fortalecer esse evento que tem papel fundamental na democratização cultural e movimenta toda a cidade ao promover espetáculos de renome. Apoiar o Festival de Curitiba reforça o nosso compromisso em colaborar com ações que promovam a arte e a cultura, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao teatro e às diversas manifestações artísticas”, afirma a gerente de Sustentabilidade da CNH para América Latina, Erika Michalick.

O patrocínio ao Festival é uma ação atrelada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, entre eles o de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

O Festival de Curitiba conta com várias iniciativas, que ocorrem simultaneamente ao evento, como a Mostra Lúcia Camargo, o Fringe, o Risorama, o MishMash, o Programa Guritiba, o Gastronomix e o Interlocuções.

Serviço
33.º Festival de Curitiba
De 24 de março a 6 de abril
Ingressos: pelo site Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br) e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).

New HollandA New Holland, pertencente à CNH, é uma marca próxima do cliente, que valoriza o agronegócio e possui soluções completas para todos os tipos de culturas agrícolas, seja qual for o segmento e o tamanho da operação. Os agricultores contam com uma oferta de produtos e serviços inovadores, como tratores, colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, feno e forragem, além de equipamentos específicos para biomassa, silvicultura e agricultura de precisão, complementada por serviços financeiros feitos sob medida e planejados por especialistas. Com uma rede de distribuidores global altamente profissional e o compromisso com a excelência, a New Holland garante a melhor experiência para cada cliente. Para mais informações clique aqui e visite o site New HollandA New Holland é uma marca da CNH Industrial N.V. (NYSE: CNHI /MI: CNHI) líder global no setor de bens de capital com experiência industrial comprovada, uma ampla gama de produtos e presença mundial. Para mais informações sobre a CNH clique aqui e visite o site.

Banco CNHCom 25 anos de história no Brasil, o Banco CNH financia os segmentos agrícola, de construção, transportes e geração de energia. Presente nos principais polos econômicos do país, a instituição financeira oferece soluções de crédito e seguros customizadas para a rede de concessionários das marcas CNH – CASE Construction Equipment, Case IH, New Holland e New Holland Construction e do Iveco Group – FPT, IVECO e IVECO BUS.

New Holland
Banco CNH
Rede Comunicação de Resultado

sábado, 22 de março de 2025

MARCOPOLO RAIL INICIA ENTREGA DE TRENS PARA EFE – TRENES DE CHILE

Fornecimento de três composições a empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária chilena consolida marca no mercado internacional

A Marcopolo Rail anuncia o início da entrega das três composições de dois carros do modelo Prosper adquiridas pela Empresa de Los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, responsável pela gestão da rede ferroviária, fundada em 1884 e uma das empresas públicas mais antigas do país.

As unidades Diesel Multiple Units (DMUs) foram produzidas no Complexo Industrial de Ana Rech, em Caxias do Sul (RS), em unidade fabril dedicada à produção dos veículos ferroviários e que atende rigorosas normas de fabricação.

O fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção consolida a atuação no mercado internacional da divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários.

"A entrega de trens de última geração para a EFE, que há 140 anos desempenha papel importante na mobilidade do Chile, nos consolida como fabricante referência para a América Latina e reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Este fornecimento também contribuirá significativamente para o avanço da infraestrutura ferroviária daquele país, promovendo um transporte mais eficiente e seguro”, analisa Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

As composições bidirecionais com portas em ambas as laterais tem capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados em poltronas com apoio de braço, e 143 em pé. A bidirecionalidade dos carros permitirá uma operação mais eficiente, já que o trem não precisará atingir as plataformas giratórias para inverter seu curso e poderá retornar de qualquer ponto da via.

“Nos enche de satisfação ver este novo trem iniciando o seu percurso, fazendo parte da renovação de um serviço cheio de história e emblemático da Região do Maule. Este serviço é muito apreciado por todos os habitantes, que em breve poderão testemunhar o salto de qualidade mais importante que este serviço teve em seus mais de 60 anos. A incorporação deste primeiro trem, que é o primeiro de três, reflete o compromisso do governo do Presidente Gabriel Boric em oferecer um transporte público de qualidade e reimpulsionar os trens no Chile", comenta Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz.

Os modelos vão contar ainda com climatização, espaço destinado para pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adaptado, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar-condicionado independente para cada carro.

Sistema vai beneficiar a mobilidade de 325 mil pessoas

As composições irão operar na linha Talca-Constitución, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O sistema faz parte do programa Trenes de Chile, que passou recentemente por melhorias em sua infraestrutura e vai beneficiar 325 mil pessoas da região. Atualmente, o ramal conecta as zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule.

"Este é um grande passo na modernização do serviço ferroviário na região e também para uma rota tradicional e centenária, aonde estamos chegando com mais segurança e confiabilidade. Esses novos trens permitirão que nossos passageiros viajem com maior conforto e acessibilidade universal, fortalecendo a conectividade e o transporte sustentável no Maule", comenta o Presidente da EFE, Eric Martin.

As obras de renovação dos trilhos receberam aprovação técnica do National Monuments Council (os trilhos e estações são listados como Monumentos Históricos). Essa nova infraestrutura reduzirá o tempo de viagem das atuais 3 horas e 15 minutos para apenas 2 horas e 45 minutos, levando em consideração as paradas nas estações ao longo da rota.

Avanço da mobilidade metroferroviária

A Marcopolo Rail atua para identificar oportunidades para o avanço da mobilidade metroferroviária, em linha com as atuais demandas globais, e trabalha para promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto.

Em 2024, o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos people movers fornecidos para o consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Marcopolo RailAlinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo, especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Multiple VLTs, bem como fabricação de caixas para People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

sexta-feira, 21 de março de 2025

PATRÍCIA BELLO É A NOVA DIRETORA GERAL DA GOLLOG

A GOLLOG, unidade logística da GOL Linhas Aéreas, anuncia a chegada de Patrícia Bello como nova diretora geral da GOLLOG. Com 15 anos de experiência na área de Supply Chain e amplo conhecimento no segmento de e-commerce, Patrícia chega para somar esforços para a área de soluções logísticas da Companhia. Sua trajetória inclui sólida experiência em gestão de processos e projetos, atuando diretamente nas áreas de produção, logística e transportes em grandes empresas como Leroy Merlin, Americanas S.A e Grupo Abril de Comunicação.

Só em 2024 a GOLLOG realizou 2,9 milhões de envios, o equivalente a R$ 63 bilhões em valor de mercadorias. A unidade de negócios oferece um portfólio diversificado, nacional e internacional, além da atuação específica em diferentes setores, como Saúde e E-Commerce. Atualmente são mais de 1.400 colaboradores e 120 lojas espalhadas pelo país, que prestam atendimentos de ponta para que o transporte seja realizado de modo rápido, ágil e seguro. Em 2022, a GOLLOG e o Mercado Livre firmaram um acordo de longo prazo com o intuito de estabelecer uma operação dedicada a aviões para transporte exclusivo de cargas. Hoje, a GOLLOG possui 6 aviões em operação compondo a frota cargueira.

A GOL é uma das principais companhias aéreas do Brasil e faz parte do Grupo Abra. Desde sua fundação em 2001, a Companhia tem o menor custo unitário na América Latina, democratizando o transporte aéreo com o propósito de “Ser a Primeira para Todos". A GOL tem alianças com a American Airlines e a Air France-KLM e disponibiliza aos Clientes mais de 60 acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. A GOL tem ainda o programa de fidelidade Smiles e a GOLLOG para transporte de cargas, que atende diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13,9 mil profissionais altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 138 aeronaves Boeing 737

GOL Linhas Aéreas
InPress Porter Novelli

IATE AVALIADO EM R$ 16 MILHÕES SERÁ ATRAÇÃO EM UM DOS MAIORES EVENTOS NÁUTICOS DA AMÉRICA LATINA

Azimut Fly 56

De 26 de abril a 4 de maio, os olhos da náutica mundial estarão voltados para o Rio de Janeiro, que sediará, na Marina da Glória, a 26ª edição do Rio Boat Show, um dos maiores eventos náuticos da América Latina. Entre as mais de 100 embarcações expostas, a grande protagonista promete ser a Azimut Fly 56, o mais recente lançamento da Azimut Yachts, maior fabricante de iates de luxo do mundo, que tem no Brasil seu único parque fabril fora da Itália. Pela primeira vez será exposta na capital fluminense.

Com 17 metros de comprimento, o iate traz conforto semelhante a uma moradia de alto padrão sobre as águas, incluindo design italiano; pedras, madeiras e outros revestimentos nobres, e móveis, eletrodomésticos e equipamentos de ponta. O iate, recém-lançado e que já é sucesso entre consumidores brasileiros, é composto por amplas suítes, área de refeição interna integrada com o ambiente externo, espaços de estar e lazer nos interiores e “outdoor”, lounges para descanso e muita iluminação natural, cercado por vidros.  Avaliado em R$ 16 milhões, outro dos diferenciais do modelo é a alta tecnologia empregada em sua construção permitindo otimização de combustível e navegação eficiente, e sistema de controle, que funciona de forma intuitiva, e permite manobras precisas e até o comando remoto via tablet.

O design exterior é assinado pelo renomado arquiteto italiano Alberto Mancini, que confere elegância e fluidez à embarcação, enquanto o interior, desenvolvido pelo Departamento de Estilo da Azimut Yachts, combina materiais nobres e as mais recentes tendências contemporâneas. A expectativa é que o evento receba um público superior a 33 mil pessoas durante os 9 dias de evento.

“A Azimut Yachts tem lançado tendências no mundo náutico há mais de 50 anos e, por isso, se consolidou como o maior fabricante de iates de luxo do mundo por 25 anos consecutivos, sem falar que o Grupo integra a linha Benetti, focada em barcos grandiosos e com quase 200 anos de história. O novo modelo Azimut Fly 56 traduz essa excelência, tanto no design externo quanto nos interiores sofisticados. Participar do Rio Boat Show com esse lançamento é uma oportunidade para que os amantes da náutica conheçam de perto essa embarcação, que representa o que há de mais avançado em tecnologia e design no setor mundial”, comenta Francesco Caputo, CEO da Azimut Yachts Brasil.

Com um conceito arquitetônico que privilegia a fluidez e a integração dos espaços, a Azimut Fly 56 proporciona o conceito open space, onde os ambientes de estar, refeições e central de comando se conectam de maneira harmoniosa. As janelas panorâmicas ampliam a sensação de contato com o mar, que favorece a entrada de luz natural e criando uma atmosfera sofisticada e acolhedora. A cozinha, estrategicamente posicionada, se integra à praça de popa, para momentos de lazer e refeições ao ar livre. Além disso, a embarcação conta com um espaço gourmet na varanda sobre as águas, com uma mesa de refeições ao ar livre e uma plataforma submergível ampla para mergulhos e banhos de mar.

Outro destaque da Azimut Fly 56 é o flybridge, um ambiente exclusivo para relaxamento e entretenimento ao ar livre. Dividido em três áreas, o pavimento acima do convés principal, inclui um segundo posto de comando, lounges com chaises e sofás confortáveis, além de um espaço projetado para refeições. Já na proa, área frontal do barco, um lounge com espreguiçadeiras reclináveis oferece um refúgio ideal para contemplação da paisagem e banhos de sol.

Além do design e do conforto, a Azimut Fly 56 se destaca pelo alto desempenho e tecnologia de navegação. Equipada com dois motores Volvo IPS 950 D11, a embarcação atinge uma velocidade máxima de até 31 nós e uma velocidade de cruzeiro de 26 nós.

Outros modelos da marca também estarão em exposição, incluindo a Atlantis 51, os modelos da linha Fly, com 62 e 74 pés, e da linha Grande, a imponente 27 Metri.

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés. Clique aqui e visite o site

Azimut Yachts
Rotas Comunicação

TEMPOS INCONTROLÁVEIS. Por Marli Gonçalves*

Como você definiria os tempos que vivemos? Os defino como incontroláveis, se é que um dia foram controlados, inclusive como são os tempos de nossas próprias vidas. Memórias e partes da história que já não contamos em dias, mas em décadas; em alguns casos até em séculos.

Sim, vejo diferença nos tempos atuais, e creio ser essa a característica desses tempos de informação (e desinformação) alucinante, desgovernada. Quando comparados estão como que com o cabresto solto. A impressão que tenho com a rapidez com que os fatos passam, os dias passam, e soluções parecem nem ter mais tempo de chegar aos problemas que buscavam – logo ambos obsoletos. Em compensação, também tem um lado bom, que essa atropelada agilidade soterra a memória de muita coisa ruim que passamos, aprendemos a organizar uma espécie de memória seletiva, preenchida com bons momentos e com a atualização de perdões concedidos na caminhada que suavizam encontros do passado quando neles esbarramos, reorganizados. Assim, vamos levando. Mas é preciso aprendizado.

Era melhor, era pior. Vivemos fazendo balanços do estoque, e nem colocamos placas avisando, coladas em portas fechadas como fazem as lojas. A própria memória, com seus mecanismos ainda desconhecidos, se encarrega da função de separá-los, calcular sua importância, descartar ou guardar. Às vezes até melhoram amarguras que a uma certa altura achávamos que seriam carregadas no fardo. Assim é a vida. De repente nossos cálculos de tempo são atualizados.

Trato não apenas de questões pessoais, incluo, entre outras, até a política. Quer ver? Simplificando. Quando achávamos – mais perto - que nenhum prefeito conseguiria ser tão ruim como alguns que infelizmente conhecemos. Nossa, pode sim. E, mais longe, após tantas guerras mundiais com letra maiúscula, o horror, pensava que o mundo melhoraria e que a promessa do “nunca mais” seria cumprida? Olha o incontrolável aí. A História não tem freios e está diariamente à beira do abismo, ladeira abaixo.

Seguimos. Continuamos tentando contar o tempo e nos surpreendendo com ele. Essa semana encontrei um amigo jornalista que foi muito importante na minha direção - não o via há quase 40 anos. Não é pouco. Pensa só, independente de qual é a sua idade, será fácil entender a emoção desse encontro. Ver a filha que era apenas um bebê, hoje mulher atuante e importante, a cara da mãe, uma mestra especial pela qual nutro o maior carinho e agradecimento por ter sido por ela guiada nesse caminho da escrita há quase mais de meio século. Já conto em décadas minhas memórias.

Não é saudosismo, mas o que passa pela cabeça. Um preparo mental. Semana que vem teremos aqui em São Paulo um tradicional almoço reunindo muitos companheiros da redação do Jornal da Tarde, aquela maravilha da imprensa que ousaram acabar, e de onde saí também há 40 anos que se completam agora em 2025. Como esse encontro agora se repete todo ano pontua muito do que disse sobre o incontrolável tempo - muitos já se foram, outros estão abatidos, outros mais distantes, ou doentes, e alguns não se perdoaram por conta de velhas intrigas. Outros, inclusive, por novas intrigas desse maluco terreno digital do grupo do WhatsApp, do sectarismo, do divisionismo que infectou os campos verde e amarelos, e ainda a questão religiosa, direita/esquerda, Oriente Médio, daí em diante.

Mas o importante - mesmo com tudo isso – é sempre rever ou viver as novas histórias, as lembranças, as homenagens (este ano será para o Fernando Mitre, com fala do Ivan Ângelo, para se ter ideia dessa turma), encontrar os que enfrentam longa viagem pelo prazer do encontro. Especialmente, entender na prática como funciona esse tal do incontrolável tempo, com seus incontroláveis acontecimentos. Sempre surpreendentes.




*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli Gonçalves,Facebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


EM EVOLUÇÃO, CLASSE C30 CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO ILHABELA DE OCEANO NESTE FIM DE SEMANA

Tonka | Yacht Club Ilhabela (YCI). Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

O fim de semana (22 e 23/3) promete disputas acirradas para a Classe C30 nas raias do Canal de São Sebastião, na definição do vencedor da primeira etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Após duas regatas, apenas três pontos separam os cinco barcos da flotilha one design. O Relaxa Building (YCI) soma quatro pontos perdidos, contra seis do Caiçara KAT Technologies (PIC). Kaikias EMS (YCI), Tonka (YCI) e Bravo (ICS) vêm a seguir com sete pontos cada. O Yacht Club Ilhabela (YCI) recebeu 44 tripulações, recorde de inscritos na competição, que completa 25 anos.

O tático do Kaikias EMS é o velejador olímpico e campeão mundial da classe Laser Radial, Fábio Pillar, Cachopa. “A Classe C30 está com fôlego renovado, com novos proprietários bem animados e os que já estavam no circuito, ainda mais entusiasmados. Creio que na Semana de Vela (julho, em Ilhabela), teremos a flotilha nacional completa com os nove barcos inscritos. O primeiro fim de semana da Copa Mitsubishi foi meio atípico em termos climáticos. Na sexta-feira treinamos com vento sul forte, no sábado foram duas regatas com vento fraco e no domingo, chuvoso, não teve competição devido à falta de vento”, relatou o gaúcho de 39 anos.

“Vencemos a primeira regata de sábado de forma absoluta, de ponta a ponta. Na segunda também velejamos muito bem, chegamos em segundo, mas após um incidente na largada, entre três barcos, optamos por retirar-nos da regata para evitarmos protestos e outros ruídos. De qualquer forma, a equipe mostrou que está evoluindo, depois de remontada após o Brasileiro de 2024. Estamos bem felizes e empolgados com o projeto para este ano. O Kaikias EMS vem com força para correr todos os campeonatos da Classe C30”, destacou o tático Cachopa.

Neste sábado, a Comissão de Regatas oferecerá um almoço de confraternização aos velejadores no Yacht Club Ilhabela no retorno das tripulações à terra. Após as regatas de domingo será realizada a cerimônia de premiação da etapa de abertura da 25ª Copa Mitsubishi, em meio à canoa de cerveja. Estão previstas quatro etapas até dezembro.

Nas demais classes, a primeira etapa tem liderança parcial dos seguintes barcos: Crazy Phoenix (HPE 25), Rudá (ORC), BL3 Urca (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Comanda (RGS C) Helios (RGS Cruiser) e Morgazek (Clássicos). Ao contrário do primeiro fim de semana, para as regatas decisivas da etapa, o site Muito Bons Ventos, de Ilhabela, prevê vento mais consistente, de leste, entre 12 e 18 nós (até 32 km/h).

Flotilha nacional da Classe C30 
01 - Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI) 
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá  
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Yacht Club Ilhabela (YCI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS 
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI  
06 - Loyalty - Alex Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 
07 - Katana - Rio de Janeiro 
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)

CADA HISTÓRIA!!! (3). Por chicolelis*

Ele era um cavalheiro! Vestia-se com muita elegância, portando sempre uma echarpe nos dias mais frescos, vestindo bem cortados blazers (com lencinho no bolso) e no rosto óculos da moda. Escrevia sobre veículos no O Liberal, de Belém (PA) e ainda, sob o pseudônimo de “Pierri”, respondia pela coluna social (o que explica seu modo de se vestir) daquele jornal do Norte do País. Assim era o Ubiratan D’Aguiar (que já não está entre nós), que durante muitos anos participou de eventos da indústria automobilística e neles foi personagem de vários episódios. 

Ubiratan D’Aguiar, o “Pierri”, terceiro da direita para a esquerda, ladeado por jornalistas brasileiros especializados no segmento automotivo.

Em um dos eventos, convidado pela VW, Ubiratan foi à Alemanha. Na volta, esqueceu, no hotel,  um de seus elegantes blazers, que a VW se prontificou a trazê-lo para o Brasil, por intermédio de um funcionário que voltaria ao País, em duas semanas. Ansioso, “Pierri” pediu que o enviassem via DHL. Pagou, segundo comentários, três vezes o valor da peça de seu vestuário. Mas ficou feliz!

Mas, foi em uma viagem da General Motors que ele protagonizou uma das mais curiosas histórias do setor. A fábrica levou jornalistas e acompanhantes a Paris, para lançamento (que nunca se concretizou no Brasil) do Vectra V6. Foi um belo programa, com passeio até o Vale do Loir para um almoço no Château de Chambord. Uma delícia de viagem, de 215 km, passando por Orleáns, Blois e Amboise. Um grupo saiu de Paris ao volante do V6, almoçaria podendo tomar um bom vinho “nacional”, e voltaria de trem. Os integrantes do outro grupo viajaram de trem até lá e seriam privados da degustação da bebida alcoólica.

Ubiratan estava no primeiro e voltou de trem para Paris. Bem, não foi exatamente assim que aconteceu. Ao chegar na estação, ele precisou usar o banheiro, que fica bem no centro da mesma, atendendo às necessidades fisiológicas dos passageiros que vão para Paris e no sentido contrários, o que se destinam a Lion.

E havia uma orientação das guias, para que, quando o trem parasse na estação, deveríamos entrar no vagão que estivesse à nossa frente, porque a parada era muito rápida e, lá dentro, procurávamos pelo nosso lugar marcado.

Adivinha o que aconteceu

Ao sair do banheiro, afobado, Ubiratan entrou no trem que estava à sua frente, que seguia para Lion, sem perceber o seu engano, indo para a 391 km da capital francesa. Lá pelas tantas, sua esposa, preocupada com a ausência dele, foi buscar ajuda, encontrando no corredor do hotel com Luiz Eduardo Ribeiro do Santos, da Matel (que durante muitos anos manteve programa de TV sobre autos), que a encaminhou até o pessoal da Stella Barros Turismo (quem lembra?). Depois de pesquisar, Ubiratan foi localizado em Lion e, com a ajuda de um brasileiro que o ajudou lá, foi embarcado de volta para Paris, aonde não chegou a tempo para o jantar oficial daquele dia.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. Visite o blogdochicolelis
**A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

quinta-feira, 20 de março de 2025

NATÁLIA GONÇALVES É A NOVA DIRETORA GERAL DA DVA

No mês dedicado às mulheres, celebramos o avanço do protagonismo feminino, especialmente ao assumir cada vez mais posições de liderança em grandes empresas. No agronegócio essa também é uma forte tendência. A multinacional alemã DVA, dedicada ao desenvolvimento de soluções agrícolas de alta qualidade para proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais, acaba de anunciar no Brasil, Natália Gonçalves como nova diretora geral, tornando-se a primeira mulher a assumir a posição dentro da empresa no mundo.

A jornada da profissional, que começou na área técnica e se expandiu para o mundo dos negócios, destaca a superação de obstáculos e a busca constante pelo aprendizado. Formada em Química, Natália começou sua trajetória na companhia em 2018 em ambientes desafiadores como laboratórios de pesquisa e fábrica de produção, até dar um passo significativo em direção a cargos de maior responsabilidade na DVA. Seu MBA Executivo Internacional pela FIA, com imersões nas mais renomadas universidades como Porto Business School (Portugal), Cambridge (Inglaterra) e Bocconi (Itália), ajudou a consolidar sua visão estratégica e impulsionou sua ascensão.

“Essa conquista tem um impacto significativo, pois representa a superação de barreiras e o reconhecimento do meu esforço em um ambiente desafiador. Sinto-me imensamente grata pela confiança que a empresa depositou em mim e pela oportunidade de mostrar meu potencial à frente das operações da DVA Brasil”, declara a nova diretora.

A presença de mulheres em posições de liderança em empresas de grande porte é importante para promover a inclusão. A executiva vê como um exemplo para outras profissionais, mostrando que é possível ocupar posições de liderança em um ambiente historicamente dominado por homens. “Acredito que a representatividade e o exemplo são poderosos. Quanto mais mulheres ocuparem posições de alta liderança, mais outras se sentirão inspiradas a seguir seus próprios caminhos e acreditarem em seu potencial”, afirma Natália.

Desafios e expectativas

A nova executiva enfrentará grandes desafios, tanto a curto, quanto a longo prazo. Em um cenário de adaptação às novas responsabilidades e a necessidade de equilibrar a gestão com as demandas operacionais, ela destaca que a chave para o sucesso está na colaboração, na escuta ativa e na transparência. “A pressão pela primeira mulher a ocupar esse cargo também é um desafio constante, mas focarei em tomar decisões claras e assertivas, sempre com o foco no desempenho e na sustentabilidade do negócio no Brasil”, relata a diretora.

Superando estereótipos

A nova diretora também observa que, embora tenhamos avançado muito, ainda existem estereótipos de gênero na liderança. Ela desafia a ideia de que as mulheres devem ser mais colaborativas ou empáticas, enquanto os homens seriam mais assertivos. “Mulheres podem ser tão assertivas quanto os homens podem ser empáticos. A liderança precisa ser baseada em competência, visão e dedicação, não em gênero”, enfatiza.

A promoção da equidade de gênero dentro das organizações exige a implementação de políticas claras de apoio à mulher, como programas de mentoria, redes de apoio e ações afirmativas que garantam a equidade salarial e de oportunidades. “A implementação de licenças parentais adequadas é essencial para permitir que as mulheres se sintam confortáveis para equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais, sem sacrificar suas ambições de carreira”, finaliza a executiva.

A DVA Group é uma empresa multinacional alemã dedicada ao desenvolvimento de soluções agrícolas de alta qualidade para proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais, visando uma agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, a empresa opera em diversos países, incluindo o Brasil, onde sua tecnologia é comercializada pela AGROALLIANZ S.A

DVA 
Ruralpress

IHARA CELEBRA 60 ANOS DE INOVAÇÃO E COMPROMISSO COM A AGRICULTURA E A PECUÁRIA BRASILEIRAS

Empresa desempenha papel essencial na transformação do agronegócio nacional, liderando inovações tecnológicas que impulsionam a produtividade de maneira sustentável

Matriz da IHARA, em Sorocaba | São Paulo

Em um país onde a agricultura é um pilar fundamental para a alimentação global, a IHARA se destaca não apenas como uma empresa de defensivos agrícolas, mas como uma parceira dos agricultores e pecuaristas, desempenhando um papel crucial na transformação das lavouras ao potencializar a produção com responsabilidade ambiental. No dia 18 de março, a empresa celebra 60 anos de história, com uma trajetória marcada pela evolução constante e dedicação a inovações tecnológicas, que, além de proteger as lavouras, garantem a segurança alimentar em um cenário mundial cada vez mais exigente.

Ao longo de seis décadas, a empresa tem se mostrado versátil por sua capacidade de inovar e adaptar-se às demandas do setor agrícola. "Nosso empenho em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade nos permite não apenas acompanhar a evolução do setor, mas também a nos comprometer com o futuro do agronegócio. Além disso, somos aliados na jornada do agricultor e pecuarista rumo a uma maior produtividade e competitividade no mercado. Isso mostra o quanto estamos envolvidos na transformação da agricultura e da pecuária brasileiras", afirma o diretor de Marketing da IHARA, Rodrigo Lima.

O compromisso com a inovação e o desenvolvimento não se limita apenas às soluções tecnológicas oferecidas. A IHARA tem investido significativamente na expansão de suas operações, com novos centros de pesquisa e distribuição pelo país, além de fortalecer sua planta produtiva, adaptando-se às crescentes demandas do setor.

Um dos marcos de sua expansão ocorreu entre 2010 e 2014, quando a infraestrutura da empresa aumentou em 330%, atingindo mais de 50 mil metros quadrados de área construída na matriz de Sorocaba/SP, o que possibilitou um grande avanço na capacidade de produção e no desenvolvimento de novas soluções. Desde então, a IHARA tem investido continuamente em seu crescimento. Um exemplo disso é que, somente em 2024, foram destinados mais de US$ 15 milhões para ampliar sua planta industrial e modernizar seus laboratórios, reafirmando seu compromisso com a qualidade e excelência em suas soluções. Atualmente, a área construída ultrapassa 90 mil metros quadrados.

Inovação: a essência da IHARA

Com DNA inovador, a IHARA tem implementado soluções tecnológicas para o manejo de insetos, doenças e plantas daninhas em diversas culturas. Atualmente, a empresa possui um portfólio que abrange mais de 100 tipos de cultivos, apresentando mais de 80 produtos, tanto químicos quanto biológicos e produtos especiais. Essa diversidade de opções contribui significativamente para que o agronegócio nacional obtenha resultados cada vez mais expressivos.

A busca contínua por soluções que atendam às necessidades do campo levou a IHARA a investir em formulações de alta performance, que apresentam baixo impacto ambiental e garantem segurança nas lavouras. “Estamos constantemente investindo em pesquisa e desenvolvimento, trazendo moléculas avançadas, desenvolvidas no Japão e adaptadas à realidade da agricultura e da pecuária no Brasil. Nosso compromisso com práticas agrícolas responsáveis está refletido em inovações que resultam em tecnologias mais modernas e sustentáveis. Isso significa produtos mais concentrados, que proporcionam menores doses, menos entradas na lavoura, menos embalagens, maior seletividade, maior espectro de ação, tudo isso contribuindo para a otimização de recursos e menor impacto ambiental, destaca Lima.

Com um moderno parque fabril e três Centros de P&D distribuídos pelo Brasil (Sorocaba Sarandi/PR e Primavera do Leste/MT), a IHARA consegue atuar de maneira estratégica e regionalizada, oferecendo soluções específicas para cada tipo de lavoura. No momento, a empresa está desenvolvendo 22 novos ingredientes ativos que poderão originar até 240 novos produtos. Esse comprometimento com a pesquisa e inovação possibilitou o lançamento de mais de 20 produtos nos últimos anos, com destaque para ZEUS e TERMINUS, maiores aliados no manejo de insetos, FUSÃO e SUGOY, produtos indispensáveis no manejo de doenças e YAMATO, grande inovação para o controle pré-emergente de plantas daninhas resistentes.

“Com um compromisso inabalável com a pesquisa, a tecnologia e a sustentabilidade, continuaremos nossa jornada de crescimento, porque para nós da IHARA, a agricultura não é somente um negócio: ela é a nossa vida!”, conclui o diretor de Marketing da IHARA.

A IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 60 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro. Para mais informações, acesse o site da IHARA

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