segunda-feira, 25 de agosto de 2025

SAAB RECEBE ENCOMENDA DE CAÇAS GRIPEN E/F PARA A TAILÂNDIA

A Saab assinou, nesta segunda-feira (25), um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e recebeu um pedido de quatro caças Gripen E/F destinados ao Reino da Tailândia. O valor do contrato é de aproximadamente 5,3 bilhões de coroas suecas (SEK), com entregas previstas para o período de 2025 a 2030.

O contrato firmado entre Saab e FMV contempla três aeronaves Gripen E e uma Gripen F, além de equipamentos associados, suporte e treinamento.

Paralelamente, a Saab assinou um contrato com a Força Aérea Real da Tailândia para fornecer um pacote de compensação industrial de longo prazo (offset) como parte do plano de aquisição dos caças. Esse pacote inclui transferência significativa de tecnologia de defesa, cooperação industrial com parceiros locais e novos investimentos em diversos setores da economia nacional.

“Damos as boas-vindas à Tailândia como o mais recente cliente do Gripen E/F. O país já é um operador consolidado da plataforma Gripen e conhece bem as vantagens que a aeronave oferece às Forças Armadas Reais da Tailândia. A escolha pelo Gripen E/F representa a decisão de investir no caça mais moderno disponível no mercado, fortalecendo a próxima geração de capacidades estratégicas e autônomas do país”, afirma Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

Atualmente, a Força Aérea Real da Tailândia opera um esquadrão de caças Gripen C/D multimissão. Com a entrada em serviço, os novos Gripen E/F irão operar de forma complementar à frota existente.

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações. A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional

Saab
Owly

ADRIANA IWASSAKI É A NOVA CFO NO BRASIL DA WELLA COMPANY

Com vasta experiência em setores de consumo e finanças, executiva chega para impulsionar a estratégia de crescimento e inovação da empresa no Brasil

Adriana Iwassaki

Wella Company, uma das principais empresas de beleza do mundo e líder em marcas profissionais no mercado brasileiro, anuncia Adriana Iwassaki como a nova Chief Financial Officer (CFO) no Brasil. A chegada da profissional reforça o compromisso da companhia em atrair talentos com conhecimento técnico e visão estratégica alinhada à cultura de inovação e excelência.

Com uma sólida trajetória profissional de mais de 20 anos, Adriana traz uma bagagem diversificada, com passagens por setores dinâmicos como consumo (PepsiCo), instituições financeiras (HSBC e Citi) e agronegócio (Orbia). Sua experiência multifacetada a posiciona como uma líder financeira com profundo entendimento das complexidades de diferentes mercados.

Formada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Adriana é reconhecida pela capacidade de liderar transformações estratégicas e pela atuação como parceira de negócios, com experiência consolidada tanto no Brasil quanto na Europa.

“Estou muito feliz e motivada em iniciar este novo capítulo da minha trajetória profissional na Wella Company. Vejo um grande potencial de crescimento e evolução pela frente, impulsionado por um time altamente colaborativo e integrado. Nosso foco será continuar fortalecendo a jornada de liderança, o conhecimento especializado e a capacidade de inovação que já fazem da Wella Company uma referência no mercado de beleza”, comenta a nova CFO.

A chegada de Adriana à equipe de liderança de Wella Company no Brasil reforça o compromisso da companhia em atrair talentos com valores alinhados à cultura da empresa, contribuindo para o fortalecimento de sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro.

Wella Company

A Wella Company é líder global no setor de beleza, com um portfólio inovador de marcas icônicas de cabelo, unhas e tecnologia de beleza para profissionais da indústria e consumidores, incluindo Wella Professionals, OPI, ghd, Briogeo, Nioxin, Sebastian Professional e Clairol, entre outras.

Nossa visão inspiradora é permitir que as pessoas se enxerguem, se sintam e sejam autênticas, construída em mais de 140 anos de história na criação de uma beleza lendária. Nosso portfólio de marcas reflete este espírito ao serem credenciadas profissionalmente e, muitas delas, criadas pelo próprio fundador. A fusão de ciência, tecnologia e arte gera produtos de alto desempenho, diferenciados por tecnologias patenteadas.

Artistas profissionais da indústria de cabelo e unhas, assim como consumidores amantes da beleza, estão no centro de tudo o que fazemos. Em apenas quatro anos, transformamos todo o nosso negócio e portfólio. Somos a marca número 1 em coloração profissional no mundo com Wella Professionals e a marca número 1 em esmaltes para salões no mundo com OPI.

Ao trabalhar com uma comunidade global conectada e diversificada, composta por mais de 5 mil funcionários, nos empenhamos em agir e impulsionar resultados por meio de um “sentimento de dono”, guiado pelos nossos valores, espírito empreendedor e responsabilidade de equipe. Compartilhamos um desejo comum em impactar positivamente as comunidades onde estamos presentes.

Nossa ambição é sermos uma das melhores empresas de beleza do setor, com um legado duradouro para as próximas gerações. Sonhamos grande porque sabemos que nosso potencial é imbatível. Para mais informações sobre a Wella Company, clique aqui visite o site e siga-nos no LinkedIn e Instagram.

Wella
Máquina

BRUNA FAUSTO É A NOVA HEAD DE MARKETING DA OPERAÇÃO BRASILEIRA DA HAVANNA

Bruna Fausto

A Havanna, marca argentina referência em cafés, doce de leite e alfajores, anuncia a contratação de Bruna Fausto Marques Ferreira para a posição de CMO (Head de Marketing). A chegada da executiva com tamanha bagagem reforça a estratégia de crescimento exponencial da Havanna no Brasil e sua forte ambição para a marca até 2030; elevando ao potencial máximo a musculatura dessa marca tão icônica para os brasileiros, que planeja chegar ao final do ano com mais de 320 pontos de venda. Ela trabalhará diretamente com Marcos Rothenberg, CEO da companhia no país.

Com graduação em Engenharia de Alimentos, MBA em Marketing pela ESPM e EMBA pela Business School São Paulo, Bruna Fausto tem mais de 25 anos de experiência e sólida carreira em marketing, produtos, inovação e operações de companhias brasileiras e globais.

A executiva tem passagem por grandes empresas dos segmentos de alimentação, varejo, franquias, bebidas, higiene e farmacêuticos, incluindo Pizza Hut, KFC, The HEINEKEN Company e Reckitt Benckiser.

“Não tenho palavras para agradecer ao time Havanna e aos executivos que me receberam de forma tão positiva. Venho com o propósito de acelerar o crescimento da marca, que passa hoje por uma transformação eloquente; presente em diversos segmentos e canais de venda, e ainda com tanto potencial para estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros”, destaca a executiva.

A Havanna desembarcou em 2006 no Brasil, e segue formato de expansão principalmente por meio de franquias, com mais de 200 unidades no país. Além das cafeterias tradicionais e Espresso (com operações compactas e cardápio otimizado), a rede lançou neste ano o modelo de franquias Heladerias, oferecendo uma imersão nos sabores autênticos da marca, com cardápio de lançamento que inclui 14 opções de sorvetes artesanais. No mundo, 2500 pontos de venda estão espalhados por 12 países, entre eles Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos e Peru. Clique aqui e visite o site

Havanna
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MATTHEW BROWN É O NOVO DIRETOR FINANCEIRO DA TENABLE

Matthew Brown

A Tenable® (NASDAQ: TENB), empresa de exposure management, acaba de anunciar a nomeação de Matthew Brown como diretor financeiro, com efeito imediato. Brown sucede Steve Vintz, que recentemente foi nomeado Co-CEO da empresa, juntamente com Mark Thurmond.

Brown é um líder financeiro experiente em empresas de capital aberto, com mais de duas décadas de trajetória no setor de tecnologia. Mais recentemente, atuou como diretor financeiro da Altair Engineering, em que desempenhou um papel fundamental no crescimento estratégico da empresa, alcançando um aumento consistente de receita de software de dois dígitos e expansão de margem, e ajudando a liderar sua venda para a Siemens por US$ 10,7 bilhões. Antes da Altair, Brown ocupou cargos financeiros de alto nível na NortonLifeLock, Symantec, Blue Coat, Brocade, NETGEAR e KPMG, especializando-se em planejamento estratégico, fusões e aquisições (M&A), relações com investidores, controladoria e excelência operacional.

"Matt traz um histórico comprovado de expansão de negócios globais de tecnologia, entrega de eficiência operacional e valorização para os acionistas", disse Steve Vintz, co-CEO da Tenable. "Sua mentalidade estratégica, profunda experiência financeira e estilo de liderança colaborativa o tornam o parceiro ideal para ajudar a Tenable a acelerar o crescimento e alcançar nossa visão de longo prazo."

"A Tenable está em uma posição privilegiada para liderar o futuro do gerenciamento de exposição e eu não poderia estar mais animado para me juntar a essa equipe extraordinária", disse Brown. "A oportunidade de combinar a liderança de mercado da Tenable com uma estratégia financeira ousada é incrivelmente energizante, e estou pronto para ajudar a impulsionar a empresa para seu próximo capítulo de crescimento."

Brown é formado em Administração de Empresas pela Haas School of Business da Universidade da Califórnia, Berkeley, e é um contador público certificado (CPA) licenciado na Califórnia.

A Tenable® é a empresa de gestão de exposição que identifica e fecha as lacunas de segurança cibernética que prejudicam o valor comercial, a reputação e a confiança. A plataforma de gestão de exposição da empresa, impulsionada por IA, unifica radicalmente a visibilidade, a compreensão e a ação de segurança em toda a superfície de ataque, capacitando as organizações modernas a se protegerem contra ataques, desde a infraestrutura de TI até os ambientes de nuvem, infraestrutura crítica e qualquer outro ponto. Ao proteger as empresas da exposição à segurança, a Tenable reduz o risco de negócios para aproximadamente 44.000 clientes em todo o mundo. Clique no link e acesse o site

Tenable®
Capital Informação

MOTIVA FIRMA PARCERIA ESTRATÉGICA COM A WORLD CLIMATE FOUNDATION PARA FORTALECER AGENDA DA COALIZÃO DOS TRANSPORTES ATÉ A COP30

Iniciativa faz parte das ações da Companhia para consolidar a sua posição de referência setorial no tema da sustentabilidade

Com a parceria com a WCF, Motiva participará dos principais eventos globais sobre sustentabilidade nos próximos meses. Foto: Alex Ferro | Divulgação Motiva

A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, acaba de firmar uma colaboração estratégica com World Climate Foundation (WCF) para fortalecer as suas ações de engajamento de parceiros e demais stakeholders na agenda de descarbonização do setor de transportes. A Companhia e a organização internacional, com sede na Dinamarca, unirão esforços até a COP30, a ser realizada em novembro deste ano em Belém (PA), para promover o diálogo entre governos, empresas, investidores e sociedade civil em torno do plano da Coalizão para Descarbonização dos Transportes.

Por meio desta parceria, executivos da Motiva irão participar como painelistas de alguns dos principais eventos internacionais sobre clima e sustentabilidade até a realização da COP30. Antes mesmo da formalização do acordo, a Companhia já havia participado do World Climate Investment Summit, evento realizado pela WCF durante a London Climate Action Week, em junho deste ano, em Londres. Nos dois próximos meses, a Motiva marcará presença na Rio Climate Action Week, entre 23 e 29 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, e New York Climate Week, prevista para os dias 21 e 28 de setembro, em Nova York.

A colaboração estratégica culminará com a participação da Motiva em uma série de eventos organizados pela WCF na COP30. Os principais executivos da Companhia participarão de painéis em que discutirão as principais oportunidades e desafios para endereçar temas como descarbonização dos transportes e resiliência climática, bem como apresentarão para stakeholders-chave as principais conclusões e recomendações do plano da Coalizão.

“A Motiva tem uma jornada consistente em sustentabilidade, com avanços significativos nos últimos dois anos, pautados por compromissos concretos, metas claras e prazos definidos. Esta colaboração estratégica com a World Climate Foundation fortalece nossas ações e reafirma nossa ambição de exercer um papel de protagonismo na agenda de sustentabilidade do setor de infraestrutura de mobilidade. Queremos sensibilizar stakeholders para a urgência do tema e evidenciar as oportunidades da transição para uma economia de baixo carbono”, afirma o vice-presidente de Sustentabilidade, Riscos e Compliance da Motiva, Pedro Sutter.

Observadora creditada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a COP há 16 anos, a World Climate Foundation conduz parcerias multissetoriais para mobilizar recursos a projetos climáticos e da natureza. A instituição vem realizando uma série de encontros entre setor produtivo, investidores e representantes governamentais, em vários países, visando à implementação de ações escaláveis alinhadas aos acordos em pauta na COP30.

“As coalizões setoriais são importantes mecanismos para acelerar a descarbonização com estratégia baseada em dados e soluções direcionadas, por meio de ações escaláveis que tenham capacidade de abranger as cadeias como um todo. Como o setor de transportes está ligado à economia brasileira de forma intrínseca, as ações coordenadas para descarbonização serão fundamentais para que o País atinja as suas metas na redução de emissões de gases de efeito estufa. A Motiva é parte significativa nos esforços para a implementação de uma agenda rumo à nova economia que poderá se tornar case global de descarbonização”, afirma a líder da WCF no Brasil, Flora Bitancourt.

Coalizão para Descarbonização dos Transportes

O plano da Coalizão, lançado em Brasília em maio de 2025 em evento com a participação do embaixador e presidente da COP30, André Corrêa do Lago, mapeou os dados primários de emissões por modal, construiu um baseline setorial até 2050 e organizou as propostas em seis verticais: transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, mobilidade urbana e planejamento transversal. A iniciativa é coliderada pela Motiva, pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável, do Insper.

As recomendações incluem a revisão da matriz logística de transporte, o estímulo ao uso de biocombustíveis e a ampliação da eletrificação de frotas, aproveitando a matriz elétrica limpa e renovável do Brasil. O trabalho, elaborado com a participação por mais de 50 associações setoriais, empresas e academia, aponta para o potencial de o Brasil atrair, ao menos, R$ 600 bilhões em investimentos para acelerar a transição do setor para a economia de baixo carbono e reduzir em até 70% as emissões projetadas para 2050.

A proposta da Coalizão é que o documento seja incorporado ao debate regulatório e político, com contribuições efetivas à agenda climática nacional. No curto prazo, a expectativa é que o trabalho possa subsidiar a formulação das ações de descarbonização do setor no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, a ser apresentado pelo governo federal na COP30.

Motiva na COP30

A parceria com a World Climate Foundation integra o plano da Motiva de engajamento de parceiros e demais stakeholders na agenda de descarbonização do setor de transportes. Como parte destes esforços, a Companhia esteve também na Brazil Climate Investment Week, no final de maio, na qual apresentou aos investidores brasileiros o plano de ação da Coalizão para Descarbonização dos Transportes, e na quarta edição do TEDx Amazônia, na capital paraense, onde lançou o projeto Escolas Baseadas na Natureza, o maior programa privado de educação ambiental do País.

A presença nos eventos, bem como a co-liderança na Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, integra as ações da TaskForce Motiva COP30, criada para coordenar esforços voltados à mitigação das mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, promoção de uma economia de baixo carbono e mobilização de parceiros nesse movimento.

MotivaMaior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 43 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3

A World Climate Foundation é uma fundação sem fins lucrativos que, desde 2010, tem trabalhado e engajado uma rede de líderes globais e partes interessadas multissetoriais para combinar a expertise e as ações necessárias, com foco na criação de ciclos de ambição por meio de parcerias público-privadas nas áreas de clima, biodiversidade e sustentabilidade. Regidas pela Lei de Fundações Dinamarquesa, as coalizões de impacto da WCF unem corporações, governos, instituições financeiras e organizações internacionais que moldam a agenda global de clima e sustentabilidade e fornecem liderança de mercado e indústria para conectar lucro, pessoas e planeta. À medida que líderes globais buscam a transição para um futuro sustentável, nossas plataformas de impacto oferecem a inspiração, a motivação, a confiança e as parcerias de que precisam. Amplificamos suas vozes e fornecemos insights estratégicos, rede e influência para criar soluções maiores e mais impactantes do que poderiam ter imaginado

Motiva
FSB Comunicação

sábado, 23 de agosto de 2025

ZAPZAPS E OUTROS SEGREDOS. Por Marli Gonçalves*

Admitam. A gente bem gosta de uma fofoca, de revelações interessantes e surpreendentes, especialmente quando são recheadas de sons, imagens e, na versão desta semana, também de palavrões. Mais ainda quando mostram a verdadeira face de “certas pessoas”.

Você acorda e dá de cara com notícias de que vazou alguma coisa, e não era, pelo menos desta vez, a água dos canos, mas sim imagens “íntimas”, como são descritas algumas, ou de transas quentes ou de nudes mandados que, digamos, foram reenviados para o mundo, geralmente por vingança. Gente famosa atrai mais do que açúcar atrai formigas. As redes sociais ficam insanas, aquilo viraliza, o noticiário se espalha, aproveitam para ganhar dinheiro, a tal monetização (ô palavrinha antipática!).

Pois não é que o tal Silas Malafaia também está faturando alto com as suas reveladoras gravações divulgadas pela Polícia Federal em inquérito, de conversas dele com o ex-presidente, aquele que pensou até em ir comprar uma roupa de couro reforçado lá na Argentina? Aliás, que classe a dessa turma, hein? Só vi gente falando dos palavrões claros e em bom som, ditos ou escritos, parte do que levou a mais um indiciamento para a coleção do ex-presidente, agora acompanhado do filho 03, o indigitado e indigesto Eduardo que resolveu, para livrar a cara do pai, fazer a cabeça do cada dia mais maluco Trump. De lá, e com bom dinheiro, festeja maldades, o tarifaço e as desgraças que já traz ao país, com o fechamento de empresas e perda de empregos.

De camarote, sentados balançando as perninhas, agora assistimos ao noticiário e lemos com gosto os detalhes da tal estratégia nos jornais. Inclusive o “líder religioso” falando duas vezes em fazer “sentar no colinho” o governo (e o país) com os atos engendrados apenas para conseguir a anistia do líder que levou aqueles coitados a tentar um golpe em janeiro de 2023, e que só conseguiram mesmo foi derrubar relógios, quadros, bustos, cadeiras, quebrar vidros, pichar estátua com batom – mas estão presos ou com tornozeleiras adornando seus corpos. Fora as várias conjugações do verbo arrombar que o tal pastor usou nas conversas.

Confesso: sempre quis saber a real identificação que as pessoas usam em seus telefones quando querem ou sacanear ou esconder alguém, tipo amante, fornecedor de algo, ou mesmo os apelidos que definem quem liga, os registrados na agenda de maneira grosseira, dedicados a chefes, pessoas que detesta da família, e por aí afora.  O que veríamos se esses registros caíssem em nossas mãos? Sempre quis saber, inclusive, como fui ou sou identificada por uns aí. Curiosa que sou.

Assim, tive a pachorra de ler toda a lista de transmissão do Bolsonaro no WhatsApp, aquela recheada de militares, pastores, além de deputados e senadores aos quais apela. Toda a turma dele está lá, mas não pude deixar de gargalhar com a “Negona do Bolsonaro”, “Neguinho Michele”, “Japa Eduardo Torres” e “José Alves Ivermectina”. É a cara dele. A lista também mostra contatos com pessoas que não sabíamos serem tão próximas, mas isso deixa para lá por enquanto.

Esse zap! O WhatsApp garante que as conversas são criptografadas, mas se você se meter em encrencas, olha aí, textos e áudios aparecem para a galera mesmo depois de apagados.  Não precisa ficar vermelho ou preocupado se você não anda por aí planejando golpes de Estado ou derrubar governos. Já basta - são bastante reveladoras - as conversas em grupos onde desaforos são trocados entre amigos que viram inimigos, entre famílias onde um espeta o outro e não convida nem mais para o churrasco.

Acima de tudo isso, no entanto, a luta para garantir nossa privacidade e intimidade deve continuar forte e viva, porque se a moda pega vai ser uma fofoca que a gente não vai gostar nem um pouquinho.



*Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela AmazonMe encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli  GonçalvesFacebook,Instagram,TwitterBlueSky, Threadsmarli@brickmann.com.br.


sexta-feira, 22 de agosto de 2025

LOUIS DREYFUS COMPANY INAUGURA TERMINAL INTERMODAL DE AÇÚCAR EM PEDERNEIRAS (SP)

Nova unidade traz mais competitividade e eficiência logística para exportação do açúcar

A Louis Dreyfus Company (LDC), uma líder global na comercialização e no processamento de produtos agrícolas e uma das maiores comercializadoras de açúcar do mundo, inaugurou nesta quinta-feira (21) seu terminal intermodal de açúcar em Pederneiras (SP). O investimento faz parte da estratégia da companhia para fortalecer ainda mais sua capacidade de comercialização – neste caso, ampliando o volume de originação e exportação de açúcar – e potencializar as sinergias logísticas com outras operações, como as de Grãos & Oleaginosas, aumentando a eficiência e aprimorando o atendimento aos clientes.

O terminal da LDC se tornará um novo modal logístico para as usinas localizadas no Centro-Sul do país, ao permitir o escoamento da produção de açúcar ao Porto de Santos via modal ferroviário, até então transportada quase exclusivamente via modal rodoviário.

Ocupando uma área de aproximadamente 120 mil m², sendo 14 mil m² de área construída, o ativo conta com um armazém graneleiro com capacidade estática para 90 mil toneladas, podendo movimentar, no mínimo, 150 mil toneladas por mês. A estrutura possui um moderno sistema de recebimento e expedição, incluindo coleta automática de amostras, balanças automatizadas e transportadores, habilitada para receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia, em dois turnos de operação, e expedir até 8,5 mil toneladas diárias por ferrovia, totalizando uma capacidade anual de 1 milhão de toneladas.

“Com o terminal de açúcar, a LDC se torna ainda mais competitiva, pois ele permite o armazenamento estratégico do produto, otimiza a comercialização durante a safra e oferece uma alternativa logística rodoferroviária eficiente. Com o início da operação em Pederneiras, dobraremos nossos volumes de açúcar transportados por ferrovia, que chegarão a 50% no país”, afirma Guilherme Correia, Diretor da Plataforma de Açúcar da LDC no Brasil.

O terminal de Pederneiras será o segundo ativo logístico da Plataforma de Açúcar da LDC e irá operar em sinergia com o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), onde a empresa atua por meio de uma joint venture. Os investimentos recentes no TEAG foram direcionados para ampliar a participação do modal ferroviário no recebimento de produtos, fortalecendo ainda mais a eficiência e a integração das operações logísticas da LDC.

“A entrada em operação do terminal de Pederneiras marca um passo importante na nossa malha logística. Atuamos há 20 anos na movimentação de grãos na região, conectando o fluxo hidroviário com o ferroviário, e agora ampliamos essa vocação com a operação de açúcar. Isso permitirá aumentar o fluxo ferroviário e carregar diariamente composições com 80 vagões de grãos e açúcar combinados. Essa integração entre as commodities potencializa os volumes de grãos enviados tanto ao Terminal Exportador do Guarujá (TEG) quanto ao Terminal Exportador de Santos (TES), além do volume de açúcar ao TEAG, reforçando nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento das cadeias de produção e com o escoamento dos produtos agrícolas com os quais trabalhamos”, afirma João Paiva, Diretor Global de Portos e Hidrovias da LDC.

A Louis Dreyfus Company é uma líder na comercialização e no processamento de produtos agrícolas, fundada em 1851. Nós alavancamos nosso alcance global e extensa rede de ativos para atender nossos clientes e consumidores em todo o mundo, levando o produto certo ao local certo, no tempo certo – de forma segura, confiável e responsável. Nossas atividades abrangem toda a cadeia de valor, do campo à mesa, por meio de uma ampla gama de linhas de negócios (plataformas): Café, Algodão, Food & Feed Solutions, Frete, Global Markets, Grãos & Oleaginosas, Sucos, Arroz e Açúcar. Ajudamos a alimentar e vestir cerca de 500 milhões de pessoas anualmente, originando, processando e transportando aproximadamente 95 milhões de toneladas de produtos. A Louis Dreyfus Company atua em mais de 100 países em seis regiões geográficas e emprega aproximadamente 19 mil pessoas em todo o mundo. Clique aqui e visite o site

Louis Dreyfus Company
FSB Comunicação

FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN INICIA AGENDA PARA A COP30 COM PARTICIPAÇÃO NA SÃO PAULO CLIMATE WEEK

A Fundação Grupo Volkswagen participou, em agosto, da programação da São Paulo Climate Week (SPCW), integrando o evento “Redefinindo Fluxos de Financiamento para Clima e Natureza: A Casa Sul Global e as soluções da Filantropia Socioambiental do Sul Global”, realizado no Museu das Favelas, na capital paulista.

Promovido pela Casa Sul, iniciativa da Alianza Socioambiental Fondos del Sur e da Rede Comuá, o encontro reuniu organizações da sociedade civil, filantropias, movimentos sociais e lideranças comunitárias do Sul Global para debater formas de tornar o financiamento climático mais acessível, direto e eficaz nos territórios mais impactados pela emergência climática.

A Fundação foi convidada a participar do Bloco I, com o tema “Doar para Transformar: Fortalecendo o Ecossistema Filantrópico Brasileiro no enfrentamento à Crise Climática”, ao lado de outras organizações com atuação reconhecida no campo da justiça socioambiental. A presença da Fundação marca o início da sua agenda institucional para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).

Filantropia estratégica: soluções que nascem nos territórios

A participação da Fundação Grupo Volkswagen está alinhada com sua visão de filantropia estratégica, baseada em uma atuação de longo prazo, construída com confiança e voltada à criação de soluções estruturais. A instituição defende a superação de ações pontuais, de curto prazo e construídas sem as comunidades, por meio de abordagens sistêmicas que valorizem os saberes locais e fortaleçam a autonomia dos territórios.

“A Fundação Grupo Volkswagen investe no fortalecimento das capacidades locais como estratégia fundamental para garantir a mobilidade social sustentável e perene em seus territórios de atuação, o que passa pela construção de soluções conjuntas e pelo investimento em organizações sociais de base comunitária e no protagonismo de lideranças locais. Ao mesmo tempo, temos desburocratizado nossos processos de seleção de projetos e parceiros, especialmente via editais próprios, o que inclui, por exemplo, a simplificação dos documentos exigidos, o suporte na elaboração e inscrição das iniciativas e a priorização de organizações de menor porte, lideradas por mulheres, pessoas negras e outros grupos minorizados”, explica Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação.

Além disso, a Fundação Grupo Volkswagen firmou uma parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos em 2025, voltada a apoiar o edital “Fortalecendo Soluções de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Trabalhadores (as) rumo à Justiça Climática e à Transição Justa”. Com o apoio da Fundação, cinco iniciativas foram selecionadas para receber doações de até R$100 mil, voltadas à incidência na garantia e ampliação de direitos.

Essa estratégia reforça o compromisso da Fundação Grupo Volkswagen com as organizações que atuam na linha de frente do enfrentamento e mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas. Segundo a Casa Sul, menos de 2% dos fundos filantrópicos globais são destinados à crise climática, e apenas 10% apoiam soluções locais. Além disso, menos de 1% desses recursos chegam diretamente a povos indígenas, que estão entre os principais responsáveis pela proteção de ecossistemas vitais.

Uma agenda rumo à COP30

Ao integrar a programação da São Paulo Climate Week, a Fundação Grupo Volkswagen reafirma seu compromisso com a pauta climática e com o fortalecimento da filantropia como ferramenta de justiça social e ambiental. A participação também marcou o início da agenda de mobilização para a 30ª Conferência das Partes, que acontece em Belém (PA) em novembro, a chamada COP30. Ao longo dos próximos meses, a Fundação organizará e apoiará encontros, eventos e articulações voltadas à mobilidade social e ao desenvolvimento sustentável no contexto da conferência.

“Participar da São Paulo Climate Week ao lado da Casa Sul inaugura nossa jornada rumo à COP30. Queremos somar forças com quem está na linha de frente, construindo soluções com base na escuta, na confiança e no protagonismo dos territórios. A filantropia pode, e deve, ser uma aliada no combate às mudanças climáticas, que impactam mais diretamente as populações mais vulnerabilizadas, que são o público prioritário da Fundação Grupo Volkswagen. A agenda ambiental não existe sem a agenda social, e vice-versa”, finaliza Neia.

Fundação Grupo VolkswagenDesde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 46 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Em 2025, o orçamento próprio ultrapassa R$ 17 milhões, investidos principalmente em inclusão produtiva, empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de capacidades locais. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras. Para saber mais, acesse o site da instituição

Fundação Grupo Volkswagen
Trama Comunicação

FPT INNOVATION DAY 2025 DISCUTE DESCARBONIZAÇÃO E CONECTIVIDADE

Encontro de inovação da FPT Industrial abordou evolução dos combustíveis alternativos na América Latina, reforçando a estratégia multienergia da marca, e cases de telemetria

Com foco em inovação, a FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, promove anualmente o FPT Innovation Day, evento que dissemina conhecimento, networking e interação para o desenvolvimento do motor do futuro. Em 2025, o público formado por startups, acadêmicos e parceiros se reuniu em Belo Horizonte para debater tendências em descarbonização e conectividade.

Nesta 4ª edição, o evento focou em dois grandes painéis: o primeiro abordou os caminhos para Descarbonização na América Latina, mostrando os desafios e oportunidades do uso do Etanol, Biometano e Hidrogênio, com apresentações de cases onde a FPT Industrial tem atuado em parceria com clientes e universidades. No segundo painel o foco foi a Digitalização, aprofundando os temas Ciência de Dados, Redes Neurais e Segurança Cibernética, aplicados em casos reais de Telemetria da FPT Industrial e da IVECO.

Na América Latina, a FPT Industrial considera o grande potencial em biocombustíveis da região. Globalmente, a marca também se comprometeu por meio de eletrificação e a pesquisa em tecnologias como células de combustível e motores a diesel cada vez mais eficientes. “Temos um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. O futuro do powertrain passa por combustíveis alternativos, que se complementarão de acordo com a missão”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Inovações tecnológicas pioneiras

Em agosto de 2025, a FPT Industrial iniciou a produção de motores a gás natural e biometano na planta de Córdoba, na Argentina. Os motores N60 NG, N67 NG e CURSOR 13 NG atendem ao padrão PROCONVE P8/Euro VI, adotado no Brasil, e são aplicáveis a uma ampla gama de veículos comerciais e máquinas, reforçando o protagonismo da marca na transição energética da América Latina.

Durante a Agrishow 2025, a marca também revelou o motor conceito N67 Etanol. A tecnologia, desenvolvida em parceria com a CNH, reúne a eficiência do mesmo tipo de combustível para diferentes máquinas agrupadas na colheita de cana-de-açúcar.

“Ambas as tecnologias, com motores Ciclo Otto, contribuem para a redução de emissões, com menor ruído de funcionamento e o desempenho equivalente ao de motores diesel”, explica Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina. “Não existe uma única solução de descarbonização. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região”.

FPT Industrial
Rede Comunicação de Resultado

NEOENERGIA INAUGURA USINAS SOLARES NA FAB E ENTREGA PACOTE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM BRASÍLIA

Investimento de R$ 3,7 milhões moderniza infraestrutura militar e gera economia de R$ 1,17 milhão por ano

A Neoenergia Brasília entregou nesta semana um pacote de ações de eficiência energética na Força Aérea Brasileira (FAB), com destaque para a inauguração de duas usinas solares, instalação de luminárias LED nas vias internas e substituição de mais de 13 mil lâmpadas convencionais por modelos de alta eficiência.

Com investimento total de R$ 3,7 milhões, as ações devem gerar economia anual de R$ 1,17 milhão aos cofres públicos. As usinas entregues somam 1,7 GWh/ano em geração de energia, suficiente para abastecer mais de 1.200 residências, e representam economia de R$ 680 mil ao ano. Também foram instaladas 580 luminárias LED em vias internas das instalações da FAB, com economia estimada de R$ 270 mil/ano, e substituídas 13.089 lâmpadas internas, o que deve reduzir os custos em mais R$ 220 mil/ano. A Neoenergia Brasília distribui energia elétrica a cerca de 1,1 milhão de clientes no Distrito Federal.

A cerimônia de entrega contou com a presença de Solange Ribeiro, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Neoenergia; Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília; João Paulo, diretor de Relações Institucionais da Neoenergia; Pedro Luís Farcic, chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Frederico de Araújo Teles, diretor do Departamento de Políticas Setoriais do Ministério de Minas e Energia; e Paulo Luciano Carvalho, secretário de Inovação e Transição Energética da Aneel.

“Este projeto simboliza o impacto positivo que parcerias público-privadas podem gerar quando combinamos tecnologia, compromisso com a sustentabilidade e foco na eficiência”, destacou Solange Ribeiro, Vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Neoenergia. “A Neoenergia tem orgulho de contribuir com soluções que reduzem custos públicos e fortalecem a infraestrutura energética do país”, finalizou a executiva.

Evidenciando a importância desse projeto para a execução das atividades-fim da FAB, o Tenente-Brigadeiro Farcic destacou que a inauguração dessas usinas representa mais do que a simples instalação de uma fonte de energia limpa.

“A parceria com o Grupo Neoenergia, que já ultrapassa uma década, tem gerado resultados expressivos. Destaco também o papel essencial da Agência Nacional de Energia Elétrica, cuja atuação tem garantido que investimentos oriundos de programas de eficiência energética sejam bem direcionados, resultando em benefícios concretos para a sociedade. Essa cooperação tem possibilitado a redução de custos operacionais e a aplicação dos recursos economizados diretamente na atividade-fim da Força Aérea. Projetos como este simbolizam nosso compromisso com a inovação, a boa gestão dos recursos públicos e a construção de um futuro mais sustentável para o Brasil”, finalizou Solange Ribeiro.

Parceria estratégica - A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia, regulado pela Aneel, e soma-se a outras ações realizadas com as Forças Armadas. Desde o início da parceria, já foram atendidas 77 unidades militares em todo o país, com a instalação de 16 usinas solares, substituição de 87,8 mil lâmpadas LED, mais de R$ 22 milhões investidos e economia anual superior a R$ 5,1 milhões.

Além disso, novos projetos estão em andamento: três unidades da Aeronáutica receberão usinas com 1,1 MWp e outras duas do Exército também serão contempladas, totalizando R$ 3,6 milhões em investimentos futuros.

Neoenergia - Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a cerca de 16,7 milhões de clientes, o equivalente a uma população de quase 40 milhões de pessoas. A Neoenergia possui 3,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Em transmissão, são 4,7 mil km de linhas em operação e 3,5 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta ações socioambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a Neoenergia patrocina o Comitê Olímpico do Brasil (COB), beneficiando principalmente aquelas que representam o Time Brasil. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa

Neoenergia
FSB Comunicação

FRASLE MOBILITY INAUGURA SUBESTAÇÃO DE ENERGIA PRÓPRIA PARA AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADE PRODUTIVA EM JOINVILLE/SC

A Frasle Mobility inaugurou nesta quarta-feira, 20 de agosto, a nova subestação de energia, em Joinville (SC), na unidade operacional da marca Fremax. O projeto integra os esforços contínuos da companhia para crescer comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da região e das pessoas. A nova estrutura amplia a capacidade produtiva da fábrica e resulta na geração de 100 novos empregos diretos.

A subestação de energia própria vai além de garantir autonomia à unidade. Sua implementação reduz a emissão de gases de efeito estufa, já que 2,4 mil toneladas de CO2 deixarão de ser lançadas à atmosfera devido à iniciativa. A instalação da subestação vem para eliminar a necessidade do uso de geradores de energia, equipamentos cujos gases produzidos no seu funcionamento contribuem para a piora da qualidade do ar.

“Esta inauguração é um marco na trajetória da Frasle Mobility e da Fremax. A subestação permite a ampliação da capacidade produtiva em 25% a partir da entrada em operação, além de trazer eficiência energética”, afirma Julio Cesar da Silva, diretor da unidade Fremax.

A implementação da subestação contou com aporte total de R$ 51 milhões – o maior já realizado pela Frasle Mobility em um único projeto. “Este é um exemplo concreto da maturidade da governança da companhia ao apostar em projetos de crescimento e inovação como este. O investimento em Joinville vai nos permitir avançar na participação de mercado no Brasil e também atender à crescente demanda internacional, especialmente em regiões como a América Latina e os Estados Unidos”, destaca Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility.

Construída em uma área de 4,8 mil metros quadrados, dentro de um terreno de aproximadamente 48 mil metros quadrados onde a unidade fabril está instalada, a nova subestação da Frasle Mobility atende às exigências regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e à legislação ambiental. Sua construção seguiu os mais modernos e eficazes métodos de redução do impacto sobre a fauna e flora nativas e de compensação ambiental.

A Frasle Mobility também irá doar à Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) a subestação de conexão utilizada até então pela unidade, ampliando a infraestrutura local e possibilitando novos pontos de distribuição de energia, conforme a necessidade da concessionária.

Frasle Mobility
ANK Reputation

PORTO DE SANTOS TERÁ DOIS NOVOS BERÇOS PARA GRANÉIS LÍQUIDOS

Investimento, na região do Alemoa, é estimado em R$ 400 milhões e vai ampliar a capacidade de atracação no maior porto da América Latina

Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, dará um passo estratégico para expandir sua capacidade de movimentação de granéis líquidos. Nesta quinta-feira (21), foi assinado termo de compromisso para a construção de dois novos berços públicos de atracação na região do bairro da Alemoa, que concentra a movimentação desse tipo de carga na margem direita do porto.

O compromisso foi celebrado entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Autoridade Portuária de Santos (APS) e as empresas Ultracargo, Granel Química, Stolthaven e Vopak. Participaram da solenidade o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o presidente da APS, Anderson Pomini, além de deputados federais, estaduais e prefeitos da Baixada Santista.

O investimento, estimado em R$ 400 milhões, deve ser executado em até três anos, respeitando as exigências ambientais, e vai acrescentar cerca de 3 milhões de toneladas/ano de capacidade ao complexo.

“O novo investimento vai reforçar o cluster de líquidos em Santos, reduzir gargalos logísticos e ampliar a competitividade do porto, que já é o maior da América Latina”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Leilão do túnel

Outro destaque da agenda foi a confirmação do leilão do túnel Santos--Guarujá para o próximo dia 5 de setembro, às 15h, na sede da B3, em São Paulo. Considerada a maior obra de infraestrutura do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ligação terá 1,5 km de extensão (870 metros imersos) e investimento de R$ 6,8 bilhões.

“Será um momento histórico para a Baixada Santista. A população espera essa obra há mais de 100 anos e, em parceria com o governo do Estado, vamos finalmente bater o martelo para que o túnel saia do papel”, disse o ministro.

O projeto vai beneficiar diariamente cerca de 78 mil pessoas e contará com faixa exclusiva para o VLT, além de acessos para ciclistas e pedestres. O início da instalação do canteiro de obras está previsto para novembro.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, relator do processo do túnel Santos--Guarujá, destacou a importância da obra para a população da Baixada Santista e para a logística do Porto. Ele lembrou que o projeto foi viabilizado a partir de um acordo de delegação de competência, que permitiu ao Estado de São Paulo conduzir a iniciativa como obra de mobilidade urbana, em parceria com o Governo Federal.

“Trata-se de um projeto inovador, que contará com a participação de uma empresa privada responsável pela construção e operação da concessão, além de aportes do Estado e da União. Há grande expectativa em relação ao leilão de 5 de setembro, que deve atrair concorrência acirrada de empresas especializadas em túneis”, afirmou.

Já o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, ressaltou o caráter inédito da obra do túnel Santos--Guarujá. Segundo ele, o projeto será executado com tecnologia diferenciada, utilizando módulos pré-moldados submersos no canal.

“É uma solução de engenharia inédita no Brasil, que vai permitir a conclusão da obra em prazo reduzido, inferior a um ano, uma vez finalizada a estrutura dos módulos. Trata-se de um avanço histórico para a mobilidade da Baixada Santista e para a logística do Porto de Santos”, disse.

Pacote de concessões e poligonal

O ministro também destacou que o governo federal conduz a maior carteira de concessões da história no setor portuário. Até 2026, serão realizados 60 leilões, totalizando aproximadamente R$ 30 bilhões em investimentos.

“Entre 2015 e 2022 foram 43 leilões, que resultaram em apenas R$ 6 bilhões. Agora estamos falando em 60 concessões e um volume cinco vezes maior de recursos, mostrando a prioridade que o presidente Lula dá ao setor”, ressaltou.

Ainda neste ano, está previsto o leilão do Tecon Santos 10, programado para dezembro, que deve dobrar a capacidade de operação de contêineres. Também avançam os estudos para a expansão da poligonal do Porto de Santos, com a expectativa de publicação da primeira etapa até outubro.

Obras na DP World

Na margem esquerda do porto, o ministro participou da cerimônia que marcou o início das obras de ampliação do cais da DP World. O projeto prevê a adição de 190 metros lineares ao cais, totalizando 1.290 metros de extensão.

Com a expansão e a aquisição de novos equipamentos, o terminal elevará sua capacidade para 1,7 milhão de TEUs ao ano até 2026. Em 2024, a companhia movimentou mais de 1,25 milhão de TEUs, crescimento de 14% em relação a 2023.

Ministério de Portos e Aeroportos

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

MINERAÇÃO PARAGOMINAS CONSOLIDA METODOLOGIA INOVADORA E SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DE REJEITOS

Tailings Dry Backfill consiste em secar o rejeito e transportá-lo de volta para as cavas de onde a bauxita foi extraída, evitando a construção de áreas de armazenamento permanente

A Mineração Paragominas, comemora em agosto cinco anos de operação licenciada de sua tecnologia pioneira, o Tailings Dry Backfill, um marco que transformou a gestão de rejeitos na mineração de bauxita. Desde o início da implementação, em 2019, a empresa gerenciou de forma sustentável mais de 20 milhões de metros cúbicos de rejeitos, devolvendo-os com segurança às áreas já mineradas e eliminando a necessidade de construção de barragens convencionais.

A aplicação da tecnologia partiu de um investimento de R$ 30 milhões em 2019. A metodologia consiste em secar o rejeito e transportá-lo de volta para as cavas, via caminhões, de onde o minério foi extraído. Com isso, aproximadamente 800 hectares antes destinados para armazenamento permanente já estão disponíveis para ações de reabilitação e reflorestamento.

Ao longo desses cinco anos, a operação passou por um contínuo processo de aprimoramento. Um dos principais avanços foi a capacidade de operar durante todo o ano, inclusive no “inverno amazônico”, período de dezembro a maio conhecido por suas chuvas intensas. Isso foi possível devido ao desenvolvimento de uma infraestrutura robusta de drenagem e logística da área de secagem.

Além disso, a otimização do fluxo, utilizando os mesmos caminhões para transportar rejeitos e minério, e a introdução de caminhões elétricos com melhor desempenho, aumentaram a eficiência e reduziram as emissões de carbono na operação.

“No inverno de 2023, concluímos os testes para começar a operar nessa época do ano. Antes disso, o método só funcionava durante sete meses. Foi uma grande conquista, pois assim conseguimos gerenciar toda quantidade de rejeitos que precisamos com menos caminhões, já que podemos fazer essa movimentação ao longo de todo o ano, e isso trouxe um importante ganho ambiental e financeiro”, afirma Edil Pimentel, gerente de Operações de Mina da Mineração Paragominas.

Atualmente, 85% do rejeito gerado já é gerenciado pelo sistema, e isso representa, segundo Edil, uma mudança de paradigma na mineração. “É uma contribuição tanto no aspecto ambiental como no financeiro, com a otimização dos nossos recursos operacionais. Nosso objetivo é alcançar 100% de aproveitamento do rejeito com essa tecnologia, e estamos orgulhosos do caminho que percorremos até aqui”, acrescenta.

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras

Hydro
Ideal Axicom

ANDRÉ MACHADO É O NOVO CEO DA WESTWING

A Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, anunciou na quarta-feira, 20 de agosto, a divulgação da eleição de André Machado como novo CEO da Companhia, em decisão do Conselho de Administração.

André Machado

Nos últimos dois anos, sob a liderança de Marcelo Kenji, a Westwing consolidou um ciclo estratégico de foco em rentabilidade e eficiência, que resultou em marcos importantes: evolução de margens, redução de despesas e 12 trimestres consecutivos de crescimento em EBITDA Ajustado. Esse período foi fundamental para fortalecer a base financeira e estrutural da empresa.

Agora, com eficiência operacional e disciplina financeira já incorporadas à rotina, a Westwing entra em uma nova fase: o retorno ao crescimento e expansão dos negócios. Para liderar este ciclo, a experiência de André Machado será um diferencial importante para a empresa. O executivo possui mais de uma década de trajetória em posições de liderança, com capacidade de escalar a operação e impulsionar crescimento.

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), André tem especializações em Harvard e no MIT, com foco em Estratégia de Negócios e Inteligência Artificial. Atuou em instituições financeiras, logística e tecnologia, acumulando experiências que unem gestão, inovação e crescimento sustentável.

O Sr. Marcelo Kenji, que acumulava os cargos de Diretor Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores, permanece como CFO e DRI, garantindo continuidade na disciplina financeira e nas relações com stakeholders.

"Estou honrado em iniciar essa jornada ao lado de um time apaixonado pela Westwing, dando continuidade no ciclo de disciplina financeira. Teremos foco em posicionamento da marca, qualidade dos produtos e experiência dos nossos clientes.", comenta André Machado, nosso CEO da Westwing.

A Westwing Brasil, plataforma de casa, decoração e lifestyle, há mais de 13 anos no mercado nacional, destaca-se por sua curadoria de produtos, atualizada diariamente com grandes marcas e lançamentos da linha exclusiva Westwing Collection, que inclui desde móveis, itens de mesa posta, decoração e collabs com marcas e artistas renomados. Os clientes podem ter acesso a preços especiais e conferir em primeira mão as principais comunicações das novidades da marca. Há também lojas físicas localizadas em São Paulo, nos bairros de Moema, Vila Madalena e no Shopping Tamboré, em Barueri. Em 2021, a Westwing tornou-se uma empresa de capital aberto na B3. Acesse e conheça: Westwing, com app disponível para Android e IOS

Westwing Brasil

MARÍLIA GARCIA É A NOVA CFO DA MASTERCARD BRASIL

Marília Mendonça Garcia

A Mastercard Brasil anuncia Marília Mendonça Garcia como sua nova Chief Financial Officer (CFO) da operação no país. Natural de São José do Rio Preto e com mais de 15 anos de experiência em posições de liderança em empresas como Carrefour, Azul, LATAM e Johnson & Johnson, a executiva traz ampla atuação em áreas de planejamento financeiro, controladoria, finanças corporativas e gestão estratégica.

Na Mastercard, ela assume a responsabilidade de tornar a área financeira ainda mais estratégica e integrada ao negócio com foco na geração de valor, inovação e crescimento sustentável da empresa no Brasil.

Sua chegada também reforça o compromisso da companhia com diversidade e inclusão: hoje, 44% da liderança da Mastercard no país é formada por mulheres.

Com formação em Administração pelo Insper, Marília acredita que a transformação organizacional começa com lideranças movidas por propósito.

A Mastercard impulsiona economias e empodera pessoas em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Junto com nossos clientes, estamos construindo uma economia resiliente onde todos possam prosperar. Oferecemos uma variedade de opções de pagamentos digitais, tornando as transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis. Nossas redes, tecnologia, inovação e parcerias se combinam para fornecer um conjunto único de produtos e serviços que ajudam pessoas, empresas e governos a alcançar seu mais elevado potencial

Mastercard
FleishmanHillard Brasil

CESAR GONÇALVES É NOVO TESOUREIRO DO BANCO SOFISA

O Banco Sofisa comunica uma movimentação importante em sua liderança, fortalecendo o compromisso de expansão estratégica para os próximos anos.

Cesar Gonçalves

Cesar Gonçalves assume a posição de diretor da Tesouraria na instituição. Com uma sólida carreira em finanças, o executivo atuou recentemente como diretor financeiro do Nubank. Antes disso, foi tesoureiro para a América Latina no Rabobank e trabalhou nas mesas de renda fixa dos bancos Votorantim, Morgan Stanley e ABN AMRO Real. Sua vasta experiência em soluções financeiras complexas, formação de equipes de alta performance e planejamento estratégico será fundamental para impulsionar os ciclos de crescimento futuros do banco.

Cesar é formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui MBA em Finanças Corporativas pelo Ibmec. Ele chega para agregar uma visão estratégica ao Banco Sofisa, fortalecendo o posicionamento da instituição para os desafios futuros.

Com mais de 60 anos de atuação, o Banco Sofisa tem uma trajetória consolidada na concessão de crédito e serviços financeiro para médias e pequenas empresas, e também para pessoa física, por meio da plataforma digital Sofisa Direto. Foi premiado três vezes como melhor Banco Middle Market pelo Prêmio Finanças Mais do Estadão, e está, em 2025, entre os oito bancos nacionais listados pela Forbes USA como Melhores Bancos do Mundo, além de ser respaldado por sólidos ratings de agências internacionais de avaliação de riscos. Em 2024, o banco alcançou um lucro líquido de R$ 140 milhões.

Sofisa

Fundado em 1961, o Banco Sofisa é uma instituição financeira inovadora e dinâmica. Com atendimento especializado e capilaridade em todas as regiões do Brasil, tem forte atuação no processo de análise e concessão de crédito para empresas de médio porte (Middle Market) e vem expandindo a sua carteira entre clientes de outros portes.

Por meio do Sofisa Direto, o primeiro banco 100% digital e com tarifa zero do Brasil, oferece também uma experiência bancária completa para pessoas físicas, com segurança e um portfólio diversificado de soluções financeiras. Destaca-se por uma assessoria financeira imparcial em suas recomendações e uma das melhores curadorias de produtos de investimento em renda fixa do mercado, além de produtos de crédito, cartões, conta digital e assessoria financeira.

Além da qualidade no atendimento, medida constantemente junto aos clientes, o Banco Sofisa foi reconhecido, em 2023, como o melhor banco do país pelo ranking Melhores Bancos do Mundo da Forbes USA e, pelo terceiro ano consecutivo, ganhou o Prêmio Finanças Mais do Estadão em Middle Market. Em 2025, a instituição foi novamente reconhecida entre os melhores bancos brasileiros no ranking Melhores Bancos do Mundo 2025, da revista Forbes USA (The World’s Best Banks 2025).

Banco Sofisa
CDN Comunicação