sexta-feira, 22 de agosto de 2025

FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN INICIA AGENDA PARA A COP30 COM PARTICIPAÇÃO NA SÃO PAULO CLIMATE WEEK

A Fundação Grupo Volkswagen participou, em agosto, da programação da São Paulo Climate Week (SPCW), integrando o evento “Redefinindo Fluxos de Financiamento para Clima e Natureza: A Casa Sul Global e as soluções da Filantropia Socioambiental do Sul Global”, realizado no Museu das Favelas, na capital paulista.

Promovido pela Casa Sul, iniciativa da Alianza Socioambiental Fondos del Sur e da Rede Comuá, o encontro reuniu organizações da sociedade civil, filantropias, movimentos sociais e lideranças comunitárias do Sul Global para debater formas de tornar o financiamento climático mais acessível, direto e eficaz nos territórios mais impactados pela emergência climática.

A Fundação foi convidada a participar do Bloco I, com o tema “Doar para Transformar: Fortalecendo o Ecossistema Filantrópico Brasileiro no enfrentamento à Crise Climática”, ao lado de outras organizações com atuação reconhecida no campo da justiça socioambiental. A presença da Fundação marca o início da sua agenda institucional para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA).

Filantropia estratégica: soluções que nascem nos territórios

A participação da Fundação Grupo Volkswagen está alinhada com sua visão de filantropia estratégica, baseada em uma atuação de longo prazo, construída com confiança e voltada à criação de soluções estruturais. A instituição defende a superação de ações pontuais, de curto prazo e construídas sem as comunidades, por meio de abordagens sistêmicas que valorizem os saberes locais e fortaleçam a autonomia dos territórios.

“A Fundação Grupo Volkswagen investe no fortalecimento das capacidades locais como estratégia fundamental para garantir a mobilidade social sustentável e perene em seus territórios de atuação, o que passa pela construção de soluções conjuntas e pelo investimento em organizações sociais de base comunitária e no protagonismo de lideranças locais. Ao mesmo tempo, temos desburocratizado nossos processos de seleção de projetos e parceiros, especialmente via editais próprios, o que inclui, por exemplo, a simplificação dos documentos exigidos, o suporte na elaboração e inscrição das iniciativas e a priorização de organizações de menor porte, lideradas por mulheres, pessoas negras e outros grupos minorizados”, explica Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação.

Além disso, a Fundação Grupo Volkswagen firmou uma parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos em 2025, voltada a apoiar o edital “Fortalecendo Soluções de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Trabalhadores (as) rumo à Justiça Climática e à Transição Justa”. Com o apoio da Fundação, cinco iniciativas foram selecionadas para receber doações de até R$100 mil, voltadas à incidência na garantia e ampliação de direitos.

Essa estratégia reforça o compromisso da Fundação Grupo Volkswagen com as organizações que atuam na linha de frente do enfrentamento e mitigação dos impactos causados pelas mudanças climáticas. Segundo a Casa Sul, menos de 2% dos fundos filantrópicos globais são destinados à crise climática, e apenas 10% apoiam soluções locais. Além disso, menos de 1% desses recursos chegam diretamente a povos indígenas, que estão entre os principais responsáveis pela proteção de ecossistemas vitais.

Uma agenda rumo à COP30

Ao integrar a programação da São Paulo Climate Week, a Fundação Grupo Volkswagen reafirma seu compromisso com a pauta climática e com o fortalecimento da filantropia como ferramenta de justiça social e ambiental. A participação também marcou o início da agenda de mobilização para a 30ª Conferência das Partes, que acontece em Belém (PA) em novembro, a chamada COP30. Ao longo dos próximos meses, a Fundação organizará e apoiará encontros, eventos e articulações voltadas à mobilidade social e ao desenvolvimento sustentável no contexto da conferência.

“Participar da São Paulo Climate Week ao lado da Casa Sul inaugura nossa jornada rumo à COP30. Queremos somar forças com quem está na linha de frente, construindo soluções com base na escuta, na confiança e no protagonismo dos territórios. A filantropia pode, e deve, ser uma aliada no combate às mudanças climáticas, que impactam mais diretamente as populações mais vulnerabilizadas, que são o público prioritário da Fundação Grupo Volkswagen. A agenda ambiental não existe sem a agenda social, e vice-versa”, finaliza Neia.

Fundação Grupo VolkswagenDesde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 46 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Em 2025, o orçamento próprio ultrapassa R$ 17 milhões, investidos principalmente em inclusão produtiva, empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de capacidades locais. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras. Para saber mais, acesse o site da instituição

Fundação Grupo Volkswagen
Trama Comunicação

Nenhum comentário: