terça-feira, 11 de novembro de 2025

FESTURIS 2025 CELEBRA CRESCIMENTO DE 15% E PROJETA FUTURO

A 37ª edição do Festuris recebeu cerca de 17 mil profissionais e movimentou R$ 552 milhões em negócios

Foto:@rogeriofrancofotografo

* Linoel Dias

Consolidado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerrou sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de seguir em franca expansão. O evento registrou crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais e movimentando cerca de R$ 552 milhões em negócios durante os quatro dias de programação.

A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia de Gramado, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.

Com 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes, o Festuris segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões.

“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destacou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.

37ª edição registrou inúmeros destaques

Na foto, entre "os palhaços", os CEOs do Festuris: Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Foto:@rogeriofrancofotografo.

Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram. O Espaço Luxury, que celebra 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding, LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento.

A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o Festuris o primeiro evento a receber tal reconhecimento. Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias que proporcionaram aos visitantes uma experiência mais inclusiva.

Internacionalização

Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.

Participaram 64 destinos internacionais: países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.

Em 2026, o Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo.

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

VOLVO TEM NOVO DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Alfredo Santana

Alfredo Santana, que já atua como diretor Jurídico do Grupo Volvo América Latina, passa a acumular também a função de diretor de Relações Institucionais da marca, nas áreas de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores e serviços financeiros. Suas responsabilidades adicionais englobam relacionamento com associações, entidades, governo e todos os demais públicos da esfera institucional. O executivo passa também a ocupar uma das cadeiras de vice-presidente da Anfavea, como principal liderança Volvo junto à entidade.

Há mais de 11 anos na Volvo, Alfredo Santana tem larga vivência no comando de áreas jurídicas e de relações institucionais. Suas experiências anteriores incluem passagens em organizações como Sony Brasil, Moto Honda da Amazônia e Umicore Brasil. Formado em Direito pela Universidade Guarulhos, o executivo tem especializações em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica de Negócios pelo Ibmec, além de ser graduando em Filosofia.

“A Volvo é uma marca de ampla atuação corporativa. Participamos de diversos fóruns do setor automotivo (carga e transporte, mobilidade de passageiros etc.), de entidades de classe (Anfavea, Sinfavea, SAE, AEA etc.). Meu objetivo é intensificar ainda mais essa interlocução, em apoio aos nossos objetivos estratégicos de negócio e em linha com nossos valores de marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente”, assegura Alfredo Santana.

O executivo substituirá Alexandre Parker, que encerrará seu ciclo profissional na Volvo em fevereiro de 2026. Com uma longa trajetória profissional de 38 anos na organização, Parker atuou em processos diversos, como engenharia de ônibus, engenharia de caminhões, suporte a encarroçadores, serviços e coordenação de projetos. Além disso, liderou áreas como legislação & homologação e responsabilidade corporativa, finalizando como diretor de Assuntos Corporativos.

Grupo Volvo América Latina

CUMMINS PROJETA 200 GRUPOS GERADORES EM OPERAÇÃO EM DATA CENTERS NO BRASIL ATÉ O FIM DE 2025

Mais de 500 MW de energia garantidos para a infraestrutura digital do Brasil até dezembro deste ano

Com a rápida expansão da inteligência artificial, do tráfego digital e das aplicações em nuvem, a Cummins Brasil projeta encerrar 2025 com mais de 200 grupos geradores em operação no segmento de data centers, ou seja , aproximadamente 500 MW de energia para este setor. A líder em tecnologia de energia aposta em soluções robustas de alta potência, suporte direto ao cliente e tecnologias alinhadas às metas de disponibilidade, eficiência e sustentabilidade ambiental exigidas pela infraestrutura digital crítica.

Como parte de sua estratégia de atuação nesse mercado, a Cummins participou do  DatacenterDynamics - DCD>Connect Brasil, em São Paulo (SP), em parceria com a Distribuidora Cummins Brasil. Durante o evento, a líder em tecnologia de energia apresentou a palestra “Vantagens da Instalação de Geradores em Carenagem 3.0 e 3.5 MW”, destacando como soluções modulares de alta densidade de potência contribuem para reduzir o tempo de implantação em até 25%, otimizar o uso do terreno, mitigar impactos de ruído e simplificar a integração ao cronograma de construção dos data centers. Com arquitetura plug-and-play testada em fábrica, tanques integrados e projetos customizados para áreas compactas, as soluções de 3 MW e 3,5 MW em carenagem oferecem menor custo civil, maior segurança operacional e conformidade global — pontos essenciais para a expansão acelerada de data centers de grande porte no Brasil.

“Os data centers se tornaram a espinha dorsal da vida digital moderna. São eles que sustentam redes sociais, transações financeiras, comandos de IA, armazenamento em nuvem e operações de e-commerce, entre outras funções essenciais”, afirma Cora Reis, gerente executiva de Vendas da Cummins Power Generation. 

Segundo a gerente, uma falha de energia pode interromper serviços e impactar milhões de pessoas em poucos segundos. “Por isso, não há margem para erros nem tempo de inatividade. A energia precisa estar sempre disponível, e qualquer interrupção pode gerar prejuízos significativos e afetar a reputação do operador”, reforça.

Além da pressão por estabilidade, o setor convive com prazos cada vez mais curtos. Enquanto obras industriais tradicionais levam anos, centros de dados demandam soluções completas prontas para operação em até 24 meses. Para acompanhar essa dinâmica, a Cummins disponibiliza tecnologias como o grupo gerador C3500D6E, equipado com motor QSK95, de 95 litros, que entrega 3.500 kW com alta densidade de potência em um pacote compacto.

Com o avanço de tecnologias como machine learning e redes 5G, os data centers passaram a concentrar mais servidores em menos espaço — o que eleva a demanda por energia elétrica em áreas reduzidas. Nesse contexto, os grupos geradores operam como última linha de defesa, entrando em ação apenas quando a rede principal, os sistemas redundantes e os no-breaks falham. “E, quando acionados, precisam funcionar imediatamente, com total confiabilidade”, destaca Cora.

Essa robustez operacional é ainda mais essencial em regiões com infraestrutura elétrica limitada. No Brasil, onde o fornecimento público nem sempre é estável, contar com geração própria se tornou sinônimo de continuidade e segurança para operadores de data centers.

Outro fator crescente no setor é o alinhamento às metas de sustentabilidade. A Cummins desenvolve soluções compatíveis com biocombustíveis como B20, HVO e gás natural, contribuindo para os compromissos ambientais de seus clientes e para a estratégia global da companhia, conhecida como Destino ao Zero, voltada à redução das emissões em todas as suas operações e produtos.

Com produção nacional em Guarulhos (SP), engenharia local e rede de suporte em todo o país, a Cummins oferece soluções personalizadas para diferentes condições de clima, altitude e infraestrutura urbana, consolidando sua posição como parceira estratégica na nova era da infraestrutura digital.

“A energia confiável deixou de ser apenas uma base técnica. Hoje, ela é diferencial de negócio, pilar de reputação e fator decisivo para a competitividade no setor de data centers. Estamos preparados para entregar o que esses clientes exigem: velocidade, robustez e visão de futuro”, conclui Cora Reis.

Cummins Brasil - Líder global em energia, possui unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas para a um amplo portfólio de soluções de energia. Seu portfólio inclui também sistemas de combustível, turbos, soluções para emissões, eixos, cardans, componentes e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país há mais de cinco décadas, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pick-ups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Possui duas unidades fabris: no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. Já em Osasco (SP), a Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada. Para mais informações, clique aqui e acesse o site

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

ADRIANA RACHED É A NOVA VICE-PRESIDENTE DE MARKETING & ESTRATÉGIA DA KERRY NA AMÉRICA LATINA

A Kerry, multinacional irlandesa presente na América Latina há mais de 30 anos e líder global em soluções de nutrição sustentável, anuncia mudanças estratégicas em sua estrutura de liderança na América Latina, reforçando seu papel na inovação de soluções que apoiam as indústrias de alimentos, bebidas e farmacêutica.

Adriana Rached

Adriana Rached, anteriormente liderando Planejamento Estratégico da região, assume a vice-presidência de Marketing & Estratégia para a América Latina. Com mais de 33 anos de experiência no segmento de ingredientes, Adriana ocupou cargos executivos em Marketing, Desenvolvimento de Negócios, Inovação e Estratégia, com foco nos mercados de Alimentos, Bebidas, Farmacêutico e Nutrição Animal.

“Assumir essa posição é uma oportunidade única para reforçar o papel da Kerry como parceiro estratégico dos nossos clientes. Nosso foco está em acelerar a inovação em Taste & Nutrition, oferecendo soluções que unem sabor, saúde e sustentabilidade. Lideramos a transformação do setor, ajudando marcas a atender consumidores cada vez mais conscientes e exigentes”, afirma Rached.

A mudança de Adriana vem na esteira de outras movimentações estratégicas na liderança da Kerry na região. Marcio Luz, assume como Presidente & CEO da América Latina, sucedendo Marcelo Marques, que passa a atuar como Presidente & CEO Kerry Europa e Global Preservation. No Brasil e Cone Sul, a liderança será assumida por Edson Barros, que se torna General Manager da sub-região. Com essas quatro movimentações internas, a Kerry reforça seu compromisso em valorizar e investir em talentos que conhecem profundamente o negócio e compartilham o propósito de nutrir o mundo de forma sustentável, sempre com foco no cliente.

Reforço ao compromisso com a Nutrição sustentável

Com uma mudança que considera talentos internos da companhia, a Kerry reforça seu compromisso e foco na nutrição sustentável com o objetivo de atingir 2 bilhões de pessoas até 2030 com uma alimentação que seja saudável, mas também responsável com o meio ambiente, respeitando aspectos sociais, culturais e econômicos.

Diante de um cenário global em constante transformação, marcado por desafios complexos e pela insustentabilidade dos atuais modelos de produção, consumo e descarte de alimentos, a Kerry atua ao lado de seus clientes para transformar esses desafios em oportunidades. A empresa colabora no desenvolvimento e reformulação de alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos que atendam às demandas do presente e do futuro.

Combinando ciência de ponta e insights avançados de consumidores, suas equipes multidisciplinares, e com amplo número de cientistas de alimentos, a Kerry oferece ao setor um modelo de negócio robusto e adaptável. Isso inclui soluções para superar disrupções na cadeia de suprimentos, com alternativas naturais e estáveis para ingredientes essenciais como cacau, cítricos e ovos; otimização de processos para redução de desperdícios e aumento da vida útil dos alimentos; apoio ao alcance de metas de sustentabilidade e rótulos limpos, por meio de tecnologias inovadoras e sistemas avançados de preservação alimentar; além de suporte especializado para navegar pela complexa regulamentação global, com profundo conhecimento técnico em normas e legislações.

O compromisso da Kerry com a nutrição sustentável se traduz no desenvolvimento de ferramentas proprietárias que orientam escolhas mais inteligentes e responsáveis na criação e reformulação de alimentos e bebidas. Soluções como o Kerry NutriGuide, o Food Waste Estimator e o CarbonGuide são utilizadas para cocriar alimentos e bebidas com os clientes, permitindo a oferta de produtos com perfil nutricional aprimorado, maior vida útil para reduzir desperdícios, além de indicar as melhores alternativas para minimizar a emissão de carbono, sempre com base em ciência, tecnologia e profundo conhecimento regulatório.

O desperdício de alimentos é um dos desafios mais críticos: globalmente, quase 12 bilhões de pães são desperdiçados por ano, cerca de 630 milhões de fatias por dia. Para enfrentá-lo, a Kerry desenvolve tecnologias que preservam e estendem a vida útil dos alimentos, evitando perdas e reduzindo o impacto ambiental.

Investimento contínuo em Nutrição Sustentável

Presente em mais de 50 países, a Kerry já impacta 1,4 bilhão de pessoas, sendo 111 milhões na América Latina. Entre as metas de sustentabilidade, a empresa já alcançou a redução de 50% em emissões de Carbono, 11% de redução no consumo de água em toda a operação e redução de 38% no desperdício de alimentos.

Compromisso de longo prazo com a América Latina

Sendo uma organização de €7 bilhões, com mais de 20.000 colaboradores, 124 unidades de fabricação em mais de 70 centros de tecnologia e inovação, a Kerry tema mais de 30 anos de atuação na América Latina. Além da sua expansão orgânica, contou com mais de 17 aquisições na região. Hoje, a empresa emprega mais de 3.800 funcionários por meio de 13 plantas produtivas, e dois centros de tecnologia e inovação.

A Kerry desenvolve iniciativas de impacto social nas comunidades onde está inserida. Ações como Café Femenino no México, Gerando Baristas e Jovem Chef promovem capacitação especializada e geração de oportunidades em comunidades vulneráveis em alguns países. Além disso, ações organizadas por colaboradores são incentivadas e financiadas pela empresa.

A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. São mais de 30 anos de transformações e crescimento na América Latina em uma jornada de sucesso que continua a evoluir. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor, com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um menor impacto ao planeta. Nosso entendimento do consumidor, aliado a uma equipe de mais de 1.100 cientistas de alimentos ao redor do mundo, e a extensa presença global, nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável que alcance a dois bilhões de consumidores c até 2030. Para obter mais informações, clique aqui e visite o site

Kerry
Veritas Comunicação

CONCENTRIX MOBILIZA VOLUNTÁRIOS NO PARANÁ E NO CEARÁ E ULTRAPASSA 150 MIL MUDAS PLANTADAS NA AMÉRICA LATINA

Iniciativa é resultado do programa Sembratón 2025, por meio do qual a empresa reforça seu compromisso ambiental com ações de reflorestamento com a mobilização de colaboradores e familiares

A Concentrix (NASDAQ: CNXC), líder global em tecnologia e serviços, realizou  duas edições do Sembratón 2025, programa que conecta impacto social, engajamento humano e preservação ambiental. As atividades ocorreram em Piraquara (PR) e Caucaia (CE), reunindo mais de 150 voluntários, entre colaboradores e familiares, em uma jornada de conscientização e ação ambiental. As edições deste ano levaram a Concentrix a alcançar o volume de 150 mil mudas já plantadas na América Latina desde o início do programa em 2017.

“Com o total de árvores já plantadas, a Concentrix também contribui para a compensação de suas próprias emissões de carbono, equilibrando parte do CO₂ gerado pelos deslocamentos diários de seus colaboradores e fortalecendo o compromisso da empresa com um futuro mais sustentável”, explica Vivian Bueno, diretora de People Solutions da Concentrix no Brasil.

No Paraná, a iniciativa aconteceu no dia 21 de setembro e contou com o plantio de 2.000 mudas em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Prefeitura de Piraquara. O encontro celebrou o Dia da Árvore e mobilizou mais de 100 pessoas em um grande mutirão de voluntariado ambiental, fortalecendo o compromisso coletivo com a sustentabilidade.

Já no Ceará, a ação ocorreu no dia 20 de setembro, no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Além do plantio de 50 árvores, os voluntários participaram de um mutirão de limpeza nas trilhas do parque, que resultou na coleta de 60 quilos de resíduos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Desde sua criação, o Sembratón já impulsionou o plantio de mais de 150 mil mudas em toda a América Latina, consolidando-se como uma das principais iniciativas de impacto socioambiental da Concentrix. O programa promove experiências transformadoras fora do ambiente corporativo, reforçando o senso de pertencimento e propósito entre os colaboradores.

“O Sembratón vai muito além do plantio de árvores: é sobre criar consciência, gerar impacto coletivo e fortalecer o espírito de equipe. Com mais de 150 mil mudas já plantadas na América Latina, vemos o quanto essa iniciativa gera transformação real e nos enche de orgulho”, destaca Vivian.

A Concentrix Corporation (NASDAQ: CNXC), uma empresa Fortune 500®, é líder global em tecnologia e serviços que potencializa as melhores marcas do mundo, hoje e no futuro. Somos focados em soluções, movidos pela tecnologia e impulsionados pela inteligência. Todos os dias, projetamos, construímos e operamos soluções totalmente integradas e de ponta a ponta com rapidez e escala em toda a empresa, ajudando mais de 2.000 clientes a resolverem seus desafios de negócios mais difíceis. Com dados e insights únicos, profunda expertise setorial e soluções tecnológicas avançadas, somos o parceiro de transformação inteligente que potencializa um mundo que funciona, ajudando as empresas a se tornarem surpreendentemente simples para trabalhar, interagir e realizar transações. Entregamos resultados inimagináveis em todos os principais setores, em mais de 70 mercados. Praticamente em todos os lugares. Para saber mais, clique aqui e visite o site  

Concentrix - Impulsionando um mundo que funciona.
Conteúdo Ink

sábado, 8 de novembro de 2025

HONEYWELL INTRODUZ NOVA TECNOLOGIA QUE PRODUZ COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS DE BAIXO CUSTO E ALTA QUALIDADE A PARTIR DE BIOMASSA

A Honeywell (NASDAQ: HON) apresentou na última semana uma tecnologia revolucionária que converte resíduos agrícolas e florestais em combustíveis renováveis ​​prontos para uso, voltados para setores de difícil descarbonização, como a indústria marítima. A tecnologia produz combustível de baixo carbono, gasolina e combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de fontes de biomassa baratas e abundantes, como cavacos de madeira e resíduos de colheitas.

Para os operadores de embarque, esses combustíveis prontos para uso oferecem uma alternativa econômica e de menor emissão de carbono em relação ao óleo combustível pesado tradicional. Com maior densidade energética do que muitas alternativas atuais de biocombustíveis, esse combustível marítimo renovável pode aumentar a autonomia das embarcações sem modificações caras nos motores.

“A Honeywell continua impulsionando a inovação nas áreas em que nossos clientes mais precisam”, disse Ken West, presidente da Honeywell Energy and Sustainability Solutions. "A indústria marítima tem uma necessidade real de combustíveis renováveis ​​que estejam imediatamente disponíveis e sejam economicamente viáveis. Nossa tecnologia de processamento de Biocrude Upgrading pode ser entregue em formato modular, proporcionando economia desde a instalação até o refino e o uso."

“Com nossa tecnologia Biocrude Upgrading, a Honeywell reforça seu compromisso em função da transição energética da região, apoiando indústrias essenciais para reduzir suas emissões sem comprometer a eficiência ou a competitividade.”, pontua José Magalhães Fernandes, CEO e presidente da Honeywell para a América Latina.

Os resíduos vegetais e agrícolas podem ser convertidos em biocru de baixo carbono diretamente nos locais de coleta da matéria-prima, ou que mantenham os custos de transporte baixos. A nova tecnologia de processamento da Honeywell permite que esse biocru seja posteriormente orgânico em grandes instalações para produção de combustível marítimo, gasolina ou SAF. Isso ajuda a resolver desafios antigos na conversão de biocru em combustíveis com desempenho completo aos fósseis encontrados.

A tecnologia Biocrude Upgrading pode ser entregue na forma de uma planta modular pré-fabricada. Como resultado, a Honeywell pode ajudar os clientes a reduzir riscos e acelerar os prazos dos projetos, simplificando as atividades de construção no local.

A introdução da tecnologia de processo Biocrude Upgrading da Honeywell ocorre em um momento em que as companhias de navegação buscam reduzir suas pegadas de carbono, impulsionadas por demandas de clientes e exigências regulatórias. Desde a década de 1960, o óleo pesado combustível, produto residual do refino de gasolina, diesel e querosene tem sido a principal fonte de energia do setor marítimo e um dos maiores responsáveis ​​por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Há mais de uma década, a Honeywell fornece tecnologias de processo para combustíveis renováveis ​​e alternativas utilizando diversos materiais-primas. A nova tecnologia Biocrude Upgrading é complementar ao portfólio de combustíveis renováveis ​​da empresa, que inclui Ecofining™, Ethanol to Jet, Fischer-Tropsch (FT) Unicracking™ e UOP eFining™, um processo que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em e-combustíveis.

> Clique aqui e saiba mais sobre o portfólio de combustíveis renováveis ​​da Honeywell.

A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões em todo o mundo, com um portfólio sustentado por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge. Como parceira de confiança, ajudamos organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, oferecendo soluções práticas e inovações para os setores aeroespaciais, de automação predial, automação industrial, automação de processos e tecnologia de processos, que são sensíveis para tornar o mundo mais inteligente e seguro, além de mais protegido e sustentável

Honeywell
Edelman

GEBRÜDER WEISS: MAIS DE UM MILHÃO DE QUILÔMETROS PEDALADOS PELA PROTEÇÃO DOS OCEANOS

Novo recorde de distância e participação no desafio internacional “GWcycles”. Dez toneladas de plástico serão removidas dos oceanos, rios e áreas costeiras.

A quarta edição da iniciativa internacional de ciclismo da Gebrüder Weiss, “ GWcycles ”, estabeleceu um novo recorde: cerca de 800 participantes pedalaram um total de 1.047.998 quilômetros (comparativamente, em 2024 foram 768.800 quilômetros e 600 participantes) - o equivalente a mais de 26 voltas ao mundo. Entusiastas do ciclismo de todo o mundo não só melhoraram seu próprio condicionamento físico, como também contribuíram significativamente para a conservação dos oceanos.

Sob o lema “Pedalando pelos Mares”, a empresa de logística incentivou os participantes a percorrerem o máximo de quilômetros possível entre abril e outubro. Para cada 100.000 quilômetros percorridos, a empresa se comprometeu a financiar a remoção de uma tonelada métrica de resíduos plásticos de rios e áreas costeiras do Sudeste Asiático. Graças ao total impressionante de mais de um milhão de quilômetros, dez toneladas métricas de resíduos serão coletadas até o final do ano. A Gebrüder Weiss fez uma parceria com a CleanHub, uma empresa de tecnologia ambiental com sede em Berlim que constrói sistemas sustentáveis de gestão de resíduos em regiões altamente poluídas.

“Andar de bicicleta faz a diferença - para você e para o meio ambiente. É isso que a nossa iniciativa GWcycles representa”, disse Frank Haas, Diretor de Marketing e Comunicação da Gebrüder Weiss. “Também demonstra o poder da comunidade. Temos orgulho da nossa crescente comunidade global de ciclistas, que continua a se unir além das fronteiras em apoio à proteção ambiental.”

Para manter a motivação em alta, a Gebrüder Weiss ofereceu mais uma vez prêmios atraentes para conquistas importantes e publicou uma tabela de classificação dos participantes por distância percorrida. O ciclista que alcançou o primeiro lugar este ano foi Kristian Buljan, da Alemanha, que completou 19.022 quilômetros.

Informações disponíveis neste link.

CleanHubFundada em 2020, a CleanHub é uma empresa sediada em Berlim que oferece uma solução escalável para a poluição plástica. Ela conecta comunidades costeiras à coleta seletiva adequada, onde antes não existia, e cria empregos seguros e dignos nas comunidades locais. Empresas podem apoiar a missão financiando a coleta de resíduos que, de outra forma, não seriam coletados. Clique aqui e saiba mais

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma provedora global de serviços logísticos completos, com cerca de 8.600 funcionários em 180 localidades próprias. A empresa gerou receitas de 2,71 bilhões de euros em 2024. Seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de suprimentos. A combinação de competências digitais e físicas permite que a Gebrüder Weiss responda com rapidez e flexibilidade às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milênio – implementou uma ampla gama de iniciativas ambientais, econômicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas comerciais sustentáveis. Clique aqui e visite o site

Gebrüder Weiss

CEMIG E SENAI CRIAM TECNOLOGIA COM IA E SATÉLITE PARA DETECTAR EROSÕES PRÓXIMAS DE TORRES

Integração entre modelos matemáticos e redes neurais permite prever riscos e reduzir custos de manutenção

Foto: Glenio Campregher | Cemig Divulgação

A erosão do solo é um dos fenômenos naturais mais impactantes e silenciosos do planeta, representando um risco à infraestrutura de energia elétrica. Atenta a esse desafio, a Cemig, em parceria com os Institutos Senai de Inovação em Energias Renováveis e de Sistemas Embarcados, desenvolveu uma solução pioneira que une modelagem matemática e inteligência artificial para mapear e prever riscos de erosão próximos às torres de transmissão. O projeto integra o modelo Equação Universal de Perdas do Solo (USLE) a técnicas de visão computacional baseadas em redes neurais convolucionais (Mask R-CNN), utilizando imagens de satélite de alta resolução.

A inovação é resultado do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) regulado pela Aneel, que buscou desenvolver soluções para aprimorar a gestão de ativos e reduzir custos de manutenção preventiva em larga escala. Segundo os pesquisadores, a combinação entre os modelos permite detectar erosões já existentes e prever as áreas mais suscetíveis, oferecendo um suporte estratégico para a tomada de decisão e a priorização de investimentos em infraestrutura elétrica.

As linhas de transmissão têm papel estratégico no Sistema Interligado Nacional (SIN), já que são responsáveis por transportar a energia gerada nas usinas até as subestações de alta tensão, onde ocorre a adequação dos níveis de tensão para posterior distribuição aos centros urbanos e regiões consumidoras. Em Minas Gerais, a Cemig opera cerca de 5 mil quilômetros de linhas de transmissão, que são fundamentais para garantir a integração do SIN.

Monitoramento preventivo e precisão tecnológica

O modelo USLE foi aplicado para gerar mapas de suscetibilidade à erosão em todo o estado de Minas Gerais, considerando fatores como topografia, precipitação, uso e cobertura do solo e características do relevo. Já a Mask R-CNN, alimentada por imagens da constelação de satélites PlanetScope, foi treinada para reconhecer automaticamente áreas afetadas pela erosão, com alta precisão na segmentação de regiões críticas próximas às linhas de transmissão.

“As torres de transmissão estão expostas a condições extremas e, muitas vezes, em áreas de difícil acesso. Antecipar os riscos associados à erosão é essencial para garantir o fornecimento de energia à população e a segurança operacional do sistema”, explica Carlos do Nascimento, engenheiro de Transmissão da Cemig.

O cruzamento dos dados revelou o potencial da tecnologia para reduzir custos de manutenção corretiva, já que intervenções preventivas custam até 70% menos do que reparos emergenciais após rompimentos ou instabilidades estruturais. Além do setor elétrico, a solução tem aplicação direta em projetos de engenharia civil, mineração, agricultura e planejamento urbano, com impacto positivo na sustentabilidade ambiental e na segurança das comunidades.

“A iniciativa reforça o compromisso da Cemig com a inovação, a segurança e a sustentabilidade e que são pilares do seu plano de investimento voltado à modernização e digitalização da rede elétrica mineira. O projeto também demonstra o potencial de soluções desenvolvidas no âmbito do PDI da Aneel para fortalecer a resiliência do sistema elétrico nacional frente às mudanças climáticas e à degradação do solo”, analisa o engenheiro.

Mapas de risco e inteligência artificial a serviço da infraestrutura

O estudo produziu um mapa de suscetibilidade à erosão de Minas Gerais com resolução espacial de 30 metros, indicando que 27,4% da área do estado apresenta risco leve e 21,5% praticamente nulo. Além disso, o trabalho apontou risco alto em 9,2% e risco muito alto em 2,24% das regiões analisadas. Esses dados orientam futuras ações de monitoramento e mitigação em regiões estratégicas.

“Trata-se de um avanço significativo no uso de inteligência artificial aplicada à gestão de riscos ambientais e à infraestrutura crítica. Essa integração de dados físicos e digitais posiciona o setor elétrico brasileiro na vanguarda da inovação tecnológica mundial”, destaca Carlos do Nascimento.

Recentemente, o projeto foi apresentado no evento internacional do CIGRÉ Canadá, realizado em Montreal sob o título “Development and Use of Artificial Intelligence in the Maintenance of Overhead Lines”. A participação destacou a vanguarda tecnológica da Cemig e do SENAI na aplicação de inteligência artificial para a manutenção preditiva de linhas aéreas, reforçando o reconhecimento internacional das instituições brasileiras em pesquisa e inovação no setor elétrico.

Cemig

DHL GLOBAL FORWARDING ANUNCIA NOVA ESTRUTURA GLOBAL PARA ACELERAR DIGITALIZAÇÃO E FORTALECER PRESENÇA NAS AMÉRICAS

Reestruturação reforça o foco da companhia em inovação baseada em IA e em maior capacidade de resposta aos clientes nos principais mercados da região

Foto: DHL Express

A DHL Global Forwarding, especialista em transporte aéreo e marítimo do Grupo DHL, anuncia mudanças em sua diretoria global com foco em duas prioridades estratégicas: acelerar a transformação digital da companhia e aumentar a capacidade de resposta aos clientes em regiões de crescimento estratégico, como as Américas. As mudanças entrarão em vigor a partir de 1º de dezembro de 2025.

Para impulsionar o desempenho de longo prazo e garantir a inovação, a empresa está lançando uma nova estrutura intitulada “Digitalização Acelerada”. Essa iniciativa visa ampliar as capacidades digitais, implementar soluções baseadas em inteligência artificial (IA) e, assim, reforçar a posição da DHL como líder digital no setor global de transporte e logística.

A liderança da área será de Tim Robertson, atual CEO da DHL Global Forwarding Américas, agora vice-presidente Executivo de Digitalização Acelerada. As áreas-foco incluem a transformação acelerada dos centros de serviço da DHL Global Forwarding para operações administrativas, a implementação global de processos aduaneiros automatizados com IA e o lançamento de um conceito digital voltado às necessidades de pequenas e médias empresas. Robertson continuará como membro da Diretoria Global da DHL Global Forwarding.

Tim Robertson

A DHL Global Forwarding também reforça a gestão nas Américas. Para intensificar o foco no cliente e aumentar a capacidade de resposta às necessidades em constante mudança dos mercados da região, dois executivos integrarão sua Diretoria Global. Michael Young, atual CEO da DHL Global Forwarding EUA, passará a liderar a América do Norte (incluindo Estados Unidos e Canadá); e Erik Meade, Diretor Geral da DHL Global Forwarding México, irá assumir a América Latina (abrangendo América do Sul - Brasil e países de língua espanhola - México, América Central e Caribe).

Michael Young                                                    Erik Meade 

"Ao intensificar nossos esforços em digitalização e dedicar atenção estratégica à América do Norte e América Latina, buscamos aprimorar nossa execução e alcançar nossas metas de crescimento", afirmou Oscar de Bok, Diretor Executivo da DHL Global Forwarding.

O executivo destacou que a nomeação de Tim Robertson, com seu profundo conhecimento em gestão estratégica, operações, TI e otimização de processos, representa um avanço significativo. Ele acrescentou que Michael Young traz mais de 30 anos de experiência em liderança e um histórico sólido em engajamento com clientes e estratégia comercial.

"Erik Meade demonstrou liderança excepcional na América Latina, combinando uma abordagem empreendedora e entendimento das necessidades dos clientes em mercados de rápido crescimento. Os três trazem a expertise e a energia necessárias para desbloquear oportunidades de crescimento neste mercado dinâmico e liderar nossa equipe de especialistas rumo ao sucesso”, concluiu.

DHL Global Forwarding
RPMA Comuicação

O DIA EM QUE MANDEI ROUBAR UM MONZA. Por chicolelis*

A história, verdadeira, que vou contar aqui mostra que, em qualquer profissão, sempre aparece algum personagem que, ao invés de honrar seu trabalho e de seus companheiros, é capaz de tirar vantagens usando sua condição profissional para obter vantagens usando carros cedidos pelas fábricas para testes.

Felizmente, o número de profissionais, se é que podem ser chamados assim, é insignificante, diante da quantidade de jornalistas que atuaram naqueles tempos em que iniciaram minha carreira na gestão de Imprensa da GM, onde estive por 18 anos.

Era outubro de 1983 e o meu diretor, Gilberto Barros, chamou-me à sua sala para dar a primeira missão no departamento: recuperar o Monza, que um jornalista não devolvia, há quase um ano, sempre dizendo que o faria no dia seguinte. E não o devolvia.

Perguntei a ele, como deveria fazer aquilo. A resposta foi: faça o que for preciso. Tem carta branca. Traga o carro de volta.

Fui para minha sala e comecei a pensar em um plano para cumprir uma missão. Pedi para o pessoal da frota, além da chave reserva, o documento original, já que naquela época os carros circulavam com cópias, autenticadas, da documentação. Depois fiz contato com o escritório regional solicitando que contratassem um motorista para “roubar” o carro, que todas as noites era estacionado, sempre no mesmo lugar, sob uma placa de “proibido”.

Fui até a Delegacia de Polícia de São Caetano do Sul, SP, para pegar uma carta do titular autorizando o motorista, que eu já tinha o nome e CNH, uma circular por ruas e estradas, em determinados dados.

Enviei o documento para o escritório e, dois dias depois, o “comodatário”, que aprovaria o contrato se comprometendo a entregar o veículo em 15 dias, não o prejudicaria por quase 365, me incomoda.

- Chicolelis (com forte sotaque), aconteceu algo muito difícil, roubaram o carro, quer que eu faça o BO?

Na maior parte do tempo, eu já vi o carro na Oficina de Serviço disse, o que não é preciso, pois o pessoal do escritório regional tomará as providências.

Ele, ainda mais “cara” de pau” que eu, perguntou: quando que você vai me mandar outro carro para testar?

- Pode esperar, responder, sem exigir o “sentido”.

Acho que ele cansou de esperar, pois nunca mais recebeu carro da GM. Mas, suas ações não se limitaram a esse Monza. O sujeito pegava Galaxie, da Ford, e alugava para casamentos em sua cidade e região, ou trocava os pneus novos, por usados, assim como bancos, rádios e tudo com o que pudesse se beneficiar.

Esse personagem foi aquele que confundiu o David Niven, ator, com o piloto Grand Hill, durante um GP 1, em Mônaco, bi-campeão da categoria (1962/1968) e único com a “Tríplice Coroa do Automobilismo” (GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans). Apesar de Marco Zamponi, o saudoso Zampa, tenha tentado fazer propaganda do engano.


* chicolelis   -  Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa da Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

BOEING SOUTH CAROLINA INICIA OBRAS DE EXPANSÃO DE SUA UNIDADE DE PRODUÇÃO DO 787

Ampliação do complexo vai apoiar o aumento futuro da produção do 787, acompanhando o crescimento da demanda global. O projeto prevê a criação de 1.000 novos empregos e mais de US$ 1 bilhão em investimentos.

Imagem da segunda fábrica de montagem final do Boeing 787 quando estiver concluída. Foto: Boeing.

A Boeing realizou nesta sexta-feira (7) a cerimônia de início das obras de expansão de sua unidade Boeing South Carolina (BSC), sede do programa 787 Dreamliner. A partir de 2026, o local deverá aumentar sua taxa de produção para 10 aeronaves por mês. A nova expansão permitirá que a fábrica acompanhe o ritmo da forte demanda global pelo 787.

No fim de 2024, a Boeing havia anunciado planos para expandir e modernizar suas instalações próximas ao Aeroporto Internacional de Charleston e em um segundo campus. A empresa está investindo mais de US$1 bilhão nesse programa de infraestrutura e prevê criar mais de 1.000 novos empregos nos próximos cinco anos. A expansão incluirá:

  • Um novo prédio de montagem final, com dimensões semelhantes ao atual (cerca de 110 mil m²) que abrigará posições de montagem, áreas de apoio à produção e escritórios;
  • Um espaço para preparação de peças, uma instalação de pintura da empenagem vertical, áreas adicionais de Flight Line e outras melhorias no campus do aeroporto;
  • Expansões no Interiors Responsibility Center, onde são produzidos muitos dos componentes internos do 787.

A ampliação deve empregar mais de 2.500 pessoas, somando mais de 6,2 milhões de horas de trabalho, conduzidas pela joint venture entre a HITT Contracting e a BE&K Building Group.

Atualmente, 90 clientes ao redor do mundo já encomendaram mais de 2.250 aeronaves da família 787 Dreamliner, o jato de fuselagem larga mais vendido da história.

Após mais de 1.200 entregas, a carteira de pedidos do 787 se mantém próxima de 1.000 aeronaves, incluindo mais de 300 novos pedidos apenas neste ano. Segundo a Perspectiva de Mercado de Aviação Comercial (Commercial Market Outlook - CMO) da Boeing, o setor de aviação comercial deverá demandar mais de 7.800 novas aeronaves de fuselagem larga nas próximas duas décadas.

“Continuamos observando uma forte demanda pela família 787 Dreamliner, por sua eficiência e versatilidade líderes de mercado. Estamos realizando este investimento significativo para garantir que a Boeing esteja preparada para atender às necessidades de nossos clientes nos próximos anos e décadas”, afirmou Stephanie Pope, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Essa expansão reforça o trabalho excepcional de nossos times, além de aprofundar nosso compromisso com eles, com a Carolina do Sul e com a indústria manufatureira americana.”

Há mais de uma década, a unidade BSC é responsável por todo o ciclo de produção do 787 Dreamliner. As equipes fabricam, montam e entregam os três modelos da família — 787-8, 787-9 e 787-10 — para clientes em todo o mundo. A empresa iniciou suas operações na Carolina do Sul em 2009 e hoje emprega mais de 8.200 pessoas em seus campi em North Charleston e Orangeburg.

“Com uma liderança visionária, o presidente Trump está restaurando a base industrial americana e revitalizando nossos grandes estados industriais, incluindo o grande estado da Carolina do Sul”, afirmou Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA. “Temos orgulho de trabalhar ao lado de empresas americanas para produzir os melhores produtos do mundo, gerar empregos bem remunerados e proteger a segurança econômica e nacional do nosso país.”

Para o governador Henry McMaster, o investimento contínuo da Boeing na Carolina do Sul é uma demonstração de confiança nas pessoas e no ambiente de negócios do nosso estado. “Essa expansão de US$1 bilhão e a criação de 1.000 novos empregos fortalecem nossa posição como líderes globais em aeroespacial e manufatura avançada. Somos gratos à Boeing por sua parceria e compromisso com a região do Lowcountry, que trará novas oportunidades e prosperidade para todo o estado”, afirmou.

“A decisão da Boeing de aumentar significativamente a capacidade de produção do 787 em Charleston é a maior prova de confiança na força de trabalho da Carolina do Sul”, disse o senador Lindsey Graham. “Fico muito satisfeito em ver a Boeing investir em nosso estado. Os colaboradores da empresa provaram que valem o investimento. Essa ampliação trará mais empregos e garantirá a presença da Boeing na Carolina do Sul por muitas décadas.”

Para o senador Tim Scott, a cerimônia de hoje representa um marco importante não apenas para a Boeing, mas para todo o estado da Carolina do Sul. “A expansão criará mais de mil empregos de qualidade e reforçará a liderança do nosso estado na formação de uma força de trabalho sólida e em um ambiente pró-negócios. Estou ansioso pelas oportunidades e pela prosperidade que esse investimento trará para o Lowcountry e além”, contou.

“A ampliação da fábrica da Boeing em North Charleston é uma excelente notícia”, disse o deputado Jim Clyburn. “A Boeing consolidou a Carolina do Sul como um polo de destaque na indústria aeroespacial e de manufatura, gerando oportunidades inéditas para nossa força de trabalho. Essa nova expansão criará 1.000 novos empregos. Estou empolgado com essa nova fase de crescimento e com a continuidade dessa parceria.” 

Boeing

Uma das principais empresas aeroespaciais do mundo e a maior exportadora dos EUA, a Boeing desenvolve, fabrica e presta serviços para aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Nossa força de trabalho e base de fornecedores nos EUA e no mundo impulsionam a inovação, a oportunidade econômica, a sustentabilidade e o impacto na comunidade. A Boeing tem o compromisso de promover uma cultura baseada em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade. Veja mais no site.

Joint venture BE&K | HITT

A HITT Contracting, uma das maiores empresas nacionais de construção comercial com escritórios em 14 mercados dos EUA, incluindo Charleston, e a BE&K Building Group, uma empresa nacional líder em design-build e gerenciamento de construção especializada em aviação e construção aeroespacial, estão em parceria para entregar a modernização da infraestrutura. A BE&K | HITT atuará como gerente de construção do projeto, com a BRPH como arquiteta responsável.

Boeing
LLYC

FEI PORTAS ABERTAS ENCANTA VISITANTES E MOSTRA A ENGENHARIA COMO CAMINHO DE TRANSFORMAÇÃO

Com quase dois mil visitantes, entre eles estudantes, famílias e professores participaram de experiências práticas e palestras e projetos

A edição 2025 do FEI Portas Abertas reuniu visitantes no campus de São Bernardo do Campo, entre estudantes do ensino médio, famílias e profissionais do setor. Durante o dia, os visitantes puderam conhecer de perto as instalações do Centro Universitário, conversar com alunos e professores e participar de atividades práticas de todos os cursos da instituição, que envolvem sete (7) Engenharias, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Administração.

Entre os destaques da programação, exposições de empresas parceiras como Mercedes-Benz, Porsche Cup, Fórmula VEE, Metrô de São Paulo, AkzoNobel e Ford, que ofereceram palestras e experiências voltadas à carreira e à inovação. A Ford reforçou a importância da aproximação com a instituição.

“Eu sou ex-aluno da FEI e acredito muito nesse ecossistema”, contou Daniel Santos, gerente de engenharia da Ford e ex-aluno da FEI. “Eventos como esse fortalecem a conexão entre indústria e academia. É assim que formamos talentos prontos para o mercado, em áreas que vão desde o desenvolvimento de software e inteligência artificial até engenharia automotiva e sustentabilidade.”

As alunas Júlia, Jhefeny e Maria Eduarda, da escola de ensino médio Francisco Cristiano Lima de Freitas (SBC), compartilharam o mesmo entusiasmo: “Nunca tínhamos ido a uma faculdade, e a FEI surpreendeu. O ambiente é acolhedor, as pessoas são simpáticas e parece mais uma diversão com aprendizado.”

O sentimento de pertencimento também foi notado pelas famílias que acompanharam os filhos na visita. Para Marco Antonio de Sena, pai de um estudante de ensino médio que foi visitar a Instituição, “é importante que os pais também conheçam o ambiente em que os filhos vão estudar. A faculdade acolhe a família e mostra de perto o que eles vão aprender. Isso ajuda muito na escolha e no apoio ao longo da jornada”.

Aprendizado na prática

Durante o evento, o projeto Lavínia chamou atenção de todos que passaram pelo estande. O professor visitante de uma escola da rede pública, Álvaro Emanuel destacou o impacto da experiência: “Ver um carro ligando, um sistema funcionando, é muito mais gratificante do que só ouvir palestras. Os alunos da FEI explicam tudo com paixão, de um jeito que qualquer pessoa entende. Dá pra ver o brilho nos olhos deles.”

Projetado e construído por alunos da FEI nos anos 1960, com o apoio do professor Rigoberto Soler, o Lavínia foi um marco para a instituição. O protótipo foi nomeado em homenagem à esposa do então prefeito que cedeu o terreno para a construção do campus e se tornou recordista de participações no Salão do Automóvel, com cinco exibições.

Décadas depois, o veículo voltou a rodar graças ao empenho dos integrantes do FEI Legacy, grupo formado por estudantes que se dedicam à preservação e modernização dos carros que fazem parte da história do Centro Universitário. “Iniciar a restauração de um veículo sem ter conhecimento completo do seu histórico é sempre desafiador”, conta Felipe Castanho, participante do projeto.

O processo envolveu desde a reconstrução do sistema elétrico e do câmbio, até a revisão de componentes de segurança e performance. Em paralelo, a equipe trabalha na modernização tecnológica do veículo, com ideias que incluem sensores de dinâmica veicular, integração de freio aerodinâmico automático e estudos para converter o sistema de alimentação de carburador para injeção eletrônica, tudo isso sem perder a estética e a identidade originais.

Para os estudantes envolvidos, o Lavínia vai além da mecânica. “Esse projeto não só representa, como impacta diretamente na formação de um engenheiro”, explica Felipe. “É um aprendizado que mistura emoção, prática e respeito à história da instituição. É uma oportunidade de aplicar o que aprendemos em sala de aula e desenvolver tanto habilidades técnicas quanto humanas.”

O FEI Portas Abertas 2025 reforçou o compromisso da instituição em formar profissionais completos — capazes de unir técnica, inovação e propósito. Mais do que apresentar seus cursos, o evento mostrou o que faz da FEI um espaço onde o conhecimento ganha vida e inspira o futuro.

FEI

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

FEI
CDI Comunicação

RICARDO BEZERRA É O NOVO GERENTE GERAL DA ÁREA COMERCIAL DA AZUL

Com o anúncio feito durante o Festuris, o executivo passa a liderar um time de 65 pessoas, sendo oito gerentes.

Ricardo Bezerra

Ricardo Bezerra é o novo gerente geral da área comercial da Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas no Brasil. Com isso, o executivo passa a ter sob sua gestão um total de 65 Tripulantes, o que inclui 24 executivos – entre novo time e novos Executivos de Vendas, dos quais 8 gerentes - distribuídos em quatro frentes estratégicas pelo país.

Anderson Serafim, que anteriormente dividia a gerência comercial da companhia com Bezerra, responsável pelos atendimentos às Consolidadoras e ao segmento Corporativo, passa agora a atuar como ponto focal da aérea para os mercados da Europa, Oriente Médio e Ásia. Completam o time: Gaston Rodriguez, gerente comercial sênior para EUA, México e Canadá; Vicente Brasil, gerente de Operadoras e Lazer; Domingos Oliveira, gerente de Consolidadoras; Rodrigo Mendicino e Lucas Frade, gerentes do Corporativo; Izabella Lessa, gerente de Backoffice, Grupos e Fretamento; e Eduardha Borin, gerente de Planejamento e Inteligência Comercial.

De acordo com Ricardo, a segmentação tem trazido inúmeros benefícios à Azul, que já nota melhores relacionamentos e negociações em todos os canais. Um dos resultados alcançados com as mudanças é o crescimento no número de agências de viagens parceiras e um melhor relacionamento com o mercado.

Com a estratégia da segmentação mais refinada, tivemos um crescimento significativo no número de agências parceiras e crescimento significativo nas vendas. Destaque para as Operadoras com 18% de crescimento e OTAs com 12% de crescimento”, destacou o executivo.

No primeiro semestre de 2025, a área Comercial da Azul demonstrou evolução consistente, refletindo a eficácia de sua estratégia de expansão e consolidação nos mercados interno e externo, com faturamento 10% maior, em comparação ao mesmo período de 2024.

“O crescimento observado decorre, entre outros fatores, de mudanças estratégicas na estrutura comercial da empresa, com a criação de gerências específicas voltadas para áreas-chave, como viagens corporativas, consolidação de bilhetes e experiências de lazer - estas últimas desenvolvidas em parceria com operadoras e agências de turismo”, acrescentou o executivo.

Expansão, relacionamento com o mercado e planos futuros 

O Comercial da Azul destaca que segue fortalecendo sua atuação no mercado com a entrada de 110 novas agências cadastradas este ano, o que representa um crescimento de 7% em relação a 2024. A companhia também chamou atenção para os investimentos da sua presença no segmento MICE (turismo corporativo e de eventos). "Já estamos com participação confirmada em eventos importantes como o Fest Start e Netshoes Run. Para 2026, a nossa expectativa é ampliar ainda mais essa presença, consolidando a marca em iniciativas estratégicas voltadas ao turismo de negócios e eventos", disse o gestor.

Além do mais, como parte das ações comerciais, a Azul prepara o lançamento de uma nova Campanha de Vendas focada no mercado internacional, especialmente direcionada às Operadoras de Turismo. “A iniciativa promete trazer oportunidades exclusivas e reforçar o posicionamento da companhia junto aos parceiros estratégicos do setor”, completou Ricardo Bezerra.

Azul S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ), a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, oferece mais de 800 voos diários para 137 destinos, em mais de 230 voos nacionais sem paradas. Com uma frota operacional de cerca de 200 aeronaves e mais de 15 mil tripulantes, a Azul foi eleita pela Cirium (empresa líder em análise de dados de aviação) como a 2ª companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Em 2020, a Azul foi premiada como a melhor companhia aérea do mundo pelo TripAdvisor, sendo a primeira vez que uma companhia aérea brasileira conquistou o primeiro lugar no Traveller's Choice Awards. Para mais informações, clique aqui e acesse o site da Azul

 Azul Linhas Aereas