sexta-feira, 7 de novembro de 2025

FEI PORTAS ABERTAS ENCANTA VISITANTES E MOSTRA A ENGENHARIA COMO CAMINHO DE TRANSFORMAÇÃO

Com quase dois mil visitantes, entre eles estudantes, famílias e professores participaram de experiências práticas e palestras e projetos

A edição 2025 do FEI Portas Abertas reuniu visitantes no campus de São Bernardo do Campo, entre estudantes do ensino médio, famílias e profissionais do setor. Durante o dia, os visitantes puderam conhecer de perto as instalações do Centro Universitário, conversar com alunos e professores e participar de atividades práticas de todos os cursos da instituição, que envolvem sete (7) Engenharias, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Administração.

Entre os destaques da programação, exposições de empresas parceiras como Mercedes-Benz, Porsche Cup, Fórmula VEE, Metrô de São Paulo, AkzoNobel e Ford, que ofereceram palestras e experiências voltadas à carreira e à inovação. A Ford reforçou a importância da aproximação com a instituição.

“Eu sou ex-aluno da FEI e acredito muito nesse ecossistema”, contou Daniel Santos, gerente de engenharia da Ford e ex-aluno da FEI. “Eventos como esse fortalecem a conexão entre indústria e academia. É assim que formamos talentos prontos para o mercado, em áreas que vão desde o desenvolvimento de software e inteligência artificial até engenharia automotiva e sustentabilidade.”

As alunas Júlia, Jhefeny e Maria Eduarda, da escola de ensino médio Francisco Cristiano Lima de Freitas (SBC), compartilharam o mesmo entusiasmo: “Nunca tínhamos ido a uma faculdade, e a FEI surpreendeu. O ambiente é acolhedor, as pessoas são simpáticas e parece mais uma diversão com aprendizado.”

O sentimento de pertencimento também foi notado pelas famílias que acompanharam os filhos na visita. Para Marco Antonio de Sena, pai de um estudante de ensino médio que foi visitar a Instituição, “é importante que os pais também conheçam o ambiente em que os filhos vão estudar. A faculdade acolhe a família e mostra de perto o que eles vão aprender. Isso ajuda muito na escolha e no apoio ao longo da jornada”.

Aprendizado na prática

Durante o evento, o projeto Lavínia chamou atenção de todos que passaram pelo estande. O professor visitante de uma escola da rede pública, Álvaro Emanuel destacou o impacto da experiência: “Ver um carro ligando, um sistema funcionando, é muito mais gratificante do que só ouvir palestras. Os alunos da FEI explicam tudo com paixão, de um jeito que qualquer pessoa entende. Dá pra ver o brilho nos olhos deles.”

Projetado e construído por alunos da FEI nos anos 1960, com o apoio do professor Rigoberto Soler, o Lavínia foi um marco para a instituição. O protótipo foi nomeado em homenagem à esposa do então prefeito que cedeu o terreno para a construção do campus e se tornou recordista de participações no Salão do Automóvel, com cinco exibições.

Décadas depois, o veículo voltou a rodar graças ao empenho dos integrantes do FEI Legacy, grupo formado por estudantes que se dedicam à preservação e modernização dos carros que fazem parte da história do Centro Universitário. “Iniciar a restauração de um veículo sem ter conhecimento completo do seu histórico é sempre desafiador”, conta Felipe Castanho, participante do projeto.

O processo envolveu desde a reconstrução do sistema elétrico e do câmbio, até a revisão de componentes de segurança e performance. Em paralelo, a equipe trabalha na modernização tecnológica do veículo, com ideias que incluem sensores de dinâmica veicular, integração de freio aerodinâmico automático e estudos para converter o sistema de alimentação de carburador para injeção eletrônica, tudo isso sem perder a estética e a identidade originais.

Para os estudantes envolvidos, o Lavínia vai além da mecânica. “Esse projeto não só representa, como impacta diretamente na formação de um engenheiro”, explica Felipe. “É um aprendizado que mistura emoção, prática e respeito à história da instituição. É uma oportunidade de aplicar o que aprendemos em sala de aula e desenvolver tanto habilidades técnicas quanto humanas.”

O FEI Portas Abertas 2025 reforçou o compromisso da instituição em formar profissionais completos — capazes de unir técnica, inovação e propósito. Mais do que apresentar seus cursos, o evento mostrou o que faz da FEI um espaço onde o conhecimento ganha vida e inspira o futuro.

FEI

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

FEI
CDI Comunicação

Nenhum comentário: