quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O NOVO UNO 2015 CHEGOU PARA CONQUISTAR.
por Eduardo Abbas, especial para o Coisas de Agora*.

O novo carro da Fiat apresenta o inédito uso do sistema START&STOP para os carros montados no Brasil.


Qual o tamanho da ousadia? Impossível de medir se tratando da Fiat, a montadora de origem italiana vive se reciclando e se reinventando a cada novo lançamento. Dessa vez ela surpreende com a utilização de itens que só faziam parte da casta automobilística, somente carros de outro nível e preço tinham esses dispositivos.


Usar o sistema START&STOP e o câmbio Dualogic® Plus, sem alavanca, com paddle shift (borboletas) no volante é um salto imenso, quem poderia imaginar um carro popular com acessórios de carro de luxo?

Em termos práticos, é na verdade a democratização da tecnologia, é fazer chegar ao consumidor do carro de entrada o que o modelo mais caro tem, enfim, é muito bom levar esse tipo de “susto do bem”. 

Em evento realizado na cidade Argentina de Buenos Aires, a Fiat apresentou aos jornalistas especializados, concessionários e fornecedores a sua obra final, um modelo que já é sucesso no Brasil, o Novo Uno.

Por fora, o carro teve poucas mudanças, as principais são os faróis, lanternas, capô, grade superior, pára-choques e pára-lamas dianteiros e nos detalhes das maçanetas e retrovisores externos.


Já por dentro, trata-se de outro carro. O interior é completamente novo: desenho do painel, quadro de instrumentos, bancos, painéis de portas, comandos e porta-objetos.

O que chama a atenção é a quantidade de tecnologia colocada à disposição do motorista. Ele tem um display de LCD de 3,5” em alta resolução com várias indicações no display. O volante multifuncional foi criado para a linha 2015 e pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic®.

Na parte mecânica os motores continuam os mesmos, o Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, que dependem do tanquinho de gasolina para partidas em dias muito frios, o câmbio manual continua de 5 marchas e a direção é hidráulica.

Test drive



Fizemos o test drive com o modelo Novo Uno Way de câmbio automático e motor 1.4, por ruas e avenidas da cidade de Buenos Aires. Éramos três pessoas e o percurso de 12 km foi feito com muita rapidez e conforto. O dia estava frio e aproveitamos para testar os itens opcionais que fazem parte do modelo. Com o ar condicionado ligado, o carro se mantém muito firme e sempre pronto se for exigido em condições mais extremas, o câmbio Dualogic® Plus é bom em retomadas, tem uma velocidade de entendimento muito rápida e engata as marchas mais baixas, quando o acelerador é forçado com mais rapidez, com muita precisão.

O novo display do painel é completo em informações e tem uma posição central de fácil leitura para o motorista. Confesso que é estranho um carro sem alavanca de câmbio no chão ou mesmo no volante, às vezes me peguei no sinal fechado procurando o apoio para descansar a mão, mas é uma questão de hábito, com a ausência de um elemento no meio do console, sobra mais espaço para outros equipamentos ficarem mais disponíveis ao motorista.



Chegando ao local da troca de motoristas, encontramos um grafite que lembra muito a Vila Madalena em São Paulo. Nesse cenário fizemos uma sessão de fotos, o carro compõe muito bem com o cenário, é jovem, moderno, charmoso e atraente. Durante a sessão, alguns passantes diminuíam a velocidade para admirar o modelo, o Novo Uno se destaca no meio das gravuras dos portenhos.

A Fiat criou 7 versões do carro: Attractive 1.0 e a Evolution 1.4 com o exclusivo Start&Stop, Way (1.0 e 1.4), Sporting 1.4 e a Vivace 1.0 Flex de duas e quatro portas, com uma enorme quantidade de equipamentos de série ou opcionais e uma gama de cores bem variada: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).

O Novo Uno 2015 parte de R$ 26.370 para a versão de entrada, e todos os modelos tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem, garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.

Conforto, beleza, tecnologia e muita ousadia são os elementos que o Novo Uno tem para encarar o futuro com muita modernidade. É andar e gostar!

Fotos: Fiat e Luca Bassani

Clique aqui e saiba mais sobre o Novo Fiat Uno




* A convite da Fiat, no lançamento do Novo Uno 2015 em Buenos Aires, o Coisas de Agora foi representado pelo jornalista Eduardo Abbas, profissional especializado no segmento automotivo, esportes à motor, cinema e televisão. Siga o Borracha:
@borrachatv,
borrachatv.com.br,
e-mail: coluna.site@gmail.com.

Nenhum comentário: