Categoria inicia uma nova era no automobilismo esportivo.
Neste sábado (13), o automobilismo esportivo dará a largada para uma nova era com a primeiríssima corrida da FIA Fórmula E, pelas ruas de Pequim - China.
Disputado com monopostos elétricos de 200 kW (270 cv.), o campeonato já é aclamado por seu suporte à pesquisa e desenvolvimento para os veículos “zero emissão” *.
Fortemente comprometida com o veículo elétrico com sua gama Z.E.**, a Renault levou sua expertise na concepção do Spark-Renault SRT_01E, utilizado pelas dez escuderias participantes da competição. A Renault é também a parceira oficial da escuderia e.dams, criada por Alain Prost e Jean-Paul Driot. Sébastien Buemi e Nicolas Prost são os pilotos encarregados de defender as cores da e.dams-Renault nas dez provas da primeira temporada do campeonato FIA de Fórmula E.
Rumo à conquista de um novo mundo
O campeonato FIA de Fórmula E foge à regra em todos os sentidos. Monopostos, equipes, circuitos, formato esportivo: tudo é novo nesta competição baseada em três valores fundamentais: energia, meio ambiente e entretenimento.
Projeto inovador e revolucionário
Desde 2011, a Federação Internacional do Automobilismo demostrou o desejo de criar uma competição 100% elétrica. Além dos desafios impostos à indústria automobilística, este campeonato deve ser um suporte para a pesquisa, ao mesmo tempo em que incentiva o interesse do público pela mobilidade que se preocupa com o desenvolvimento sustentável.
Combinando engenharia, tecnologia, esporte, ciência e música, o projeto de Alejandro Agag – homem de negócios espanhol que já atuava no automobilismo esportivo – recebeu o aval da FIA em 27 de agosto de 2012. Em seguida, o promotor do campeonato incumbiu a Spark Racing Technology da missão de conceber e fabricar os quarenta primeiros monopostos da Fórmula E. Dentre os parceiros técnicos associados nesta aventura, a Renault desempenha um papel central ao ser responsável pela arquitetura da cadeia de tração elétrica.
Calendário urbano mundial
Hoje a imensa maioria dos veículos elétricos roda na cidade. O mesmo acontecerá no caso da Fórmula E, que será realizada em dez circuitos urbanos, organizados nas maiores metrópoles do planeta.
Com início em setembro e terminando em junho de 2015, o calendário é complementar ao da F1 e das World Series by Renault.
13/09/2014 Pequim - China
22/11/2014 Putrajaya - Malásia
13/12/2014 Punta del Este - Uruguai
10/01/2015 Buenos Aires - Argentina
14/02/2014 Aguardando anúncio oficial
14/03/2015 Miami - EUA
04/04/2015 Los Angeles - EUA
09/05/2015 Mônaco - Principado de Mônaco
30/05/2015 Berlim - Alemanha
27/06/2015 Londres – Grã-Bretanha
10 equipes, 20 pilotos e 40 monopostos
O campeonato FIA de Fórmula E é aberto a dez equipes de dois carros. O nível da temporada inaugural começa bastante elevado, já que dez pilotos inscritos já participaram da Fórmula 1 em algum momento de suas carreiras. Em cada prova, cada concorrente terá dois monopostos que poderão ser utilizados em função da necessidade. A corrida prevê uma troca obrigatória.
* Ausência de CO2 ou outras emissões poluentes regulamentares nas fases de condução.
** ZOE, Twizy, Kangoo Z.E., Fluence Z.E.
Imprensa Renault do Brasil
Caique Ferreira
caique.ferreira@renault.com
(41) 3380-5222
Adriana Costa (Institucional)
adriana.costa@renault.com
(11) 2184-9420
Ubirajara Alves (Institucional)
ubirajara.b.alves@renault.com
(41) 3380-1340
Glenda Pereira (Produto)
glenda.pereira@renault.com
(11) 2184-8340
Arthur Lustosa Santos (Produto)
arthur.santos@renault.com
(41) 3380-2109

Nenhum comentário:
Postar um comentário