Nova geração da transmissão automática de 8 velocidades da ZF entra em produção para atender o BMW Série 5.
Transmissão modular possibilita aos fabricantes o uso de motores menores.
Aumento de economia de combustível e diminuição de emissão de poluentes, combinando conforto e uma melhor dinâmica à condução. Estas são as características que marcam a transmissão automática de 8 velocidades 8HP desde o início de sua produção em 2009. Todas essas vantagens agora estão ainda mais evidentes em sua segunda geração, que está sendo produzida em escala desde julho de 2014 para equipar o BMW 520d. A nova 8HP oferece torques de arraste mais baixos e maior escalonamento graças à absorção de vibração de torção mais aperfeiçoada. Gradualmente, as novas transmissões automáticas de 8 velocidades da ZF estão sendo implantadas em novos modelos de automóveis de diversos fabricantes em todo o mundo.
"Nosso tradicional cliente BMW está demonstrando de forma notável como fabricar veículos mais eficientes e dinâmicos”, disse o Dr. Jürgen Greiner, responsável pelo Desenvolvimento de Transmissão para Veículos de Passeio da ZF Friedrichshafen AG. "Estamos muito satisfeitos em termos um cliente premium que acredita na segunda geração de nossas pioneiras transmissões automáticas de 8 velocidades. Através de muito investimento em desenvolvimento, fizemos a 8HP de uma forma ainda mais significativa e eficiente, pois comparada à sua geração anterior ela oferece até 3% a mais de eficiência em desempenho”, completa Greiner.
A nova 8HP entrou em produção em escala no início de julho para equipar o BMW 520d, uma vez que a versão 8HP50 foi projetada para torques de até 500 Nm. A 8HP75 será parte do portfólio ZF para motores com torques mais altos que 750 Nm.
De maneira gradual, todos os demais fabricantes automotivos para os quais a ZF já fornece a transmissão 8HP (já são mais de 1.000 aplicações) utilizarão a mais recente geração da transmissão automática.
Aprimorada para redução de tamanho do motor e velocidade da RPM
A nova transmissão automática de 8 velocidades combina muitos avanços técnicos pois, acima de tudo, a ZF aprimorou a nova geração de transmissão para atender os requisitos das novas tecnologias presentes nos motores modernos. E a transmissão também atende as tendências atuais de motores que precisam cumprir as especificações existentes de emissão de CO2 sem perder torque e desempenho. Uma dessas tendências é a diminuição de tamanho do motor, o que significa na prática propulsores com turbos com menos cilindros e redução da rotação do motor. A redução das velocidades de giro do motor é combinada com um torque máximo aplicado no início do primeiro estágio.
A redução das velocidades exige transmissões com um escalonamento maior, e por esta razão a ZF aumentou a da 8HP de 7.0 para 7.8, por meio da aplicação de novos conjuntos de engrenagens redesenhados. "Somente esta medida reduz a velocidade das engrenagens em, aproximadamente, 50 rotações por minuto, reduzindo assim o consumo de combustível em quase 1%", explica Jürgen Greiner. Além disso, os responsáveis pelo desenvolvimento da nova geração da 8HP obtiveram sucesso, mais uma vez, ao reduzir as perdas internas da transmissão. Este fator é assegurado principalmente pela nova separação multidisco: Molas adicionais integradas no conjunto de embreagem multidiscos dos elementos de engate de marchas asseguram que a fricção permaneça quase sempre completamente aberta e, consequentemente, causando menos arraste. “Comparada à sua primeira versão, reduzimos as perdas de potência em cerca de 2/3”, enfatiza Greiner.
Enquanto isso, uma função inovadora minimiza os torques crescentes. “A embreagem agora fica completamente aberta durante a desaceleração, e quando o veículo está parado não é mais necessário ‘frear’ contra o motor”, explica Jürgen Greiner. Outro efeito positivo é que a bomba de óleo da transmissão automática ZF trabalha com uma pressão de sistema que foi reduzida de 5 para 3,5 bar, e como resultado há um menor requerimento de energia.
Todas as transmissões automáticas 8HP apresentam amortecedores de vibração de torção extremamente avançados. Esses amortecedores eliminam as vibrações vindas do motor de maneira especialmente eficaz, impedindo a propagação por todo o trem de força. O novo conversor de torque contribui para reduzir a velocidade de rotação do motor, pois a transmissão hidrodinâmica de potência pode ser superada com mais rapidez – o que possibilita trafegar com a embreagem do conversor de torque travada no início do arranque e com uma velocidade de motor extremamente baixa, sem perda de torque.
Função Start/Stop
O sistema Start/Stop que atualmente está veiculado à parada do automóvel, agora também pode ser utilizado em velocidades de até 160 km/h. A ZF aperfeiçoou ainda mais a função opcional Start/Stop da 8HP. Após o veículo parar, ele desliga o motor simultaneamente – ao contrário do tempo de 1,5 segundo que levava anteriormente.
GRUPO ZF: Com 122 fábricas em 26 países, a ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis. Com cerca de 72.600 colaboradores, em 2013 o Grupo alcançou um valor de vendas de cerca de 16 bilhões de euros. Para manter-se como uma referência de produtos inovadores, a ZF investe por ano cerca de 5% de suas vendas (em 2013, foram 836 milhões de euros) em pesquisa e desenvolvimento. A ZF é um dos dez maiores fornecedores automotivos em todo o mundo.
MM Editorial
Marta de Souza
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