FALTA COMUNICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
“60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”. A frase é do grande guru da administração, Peter Drucker, e ele não estava se referindo ao departamento de Comunicação das empresas. Estava falando da comunicação pura e simples, do diálogo, da explicação, do detalhamento, do compartilhamento de informações entre as pessoas que trabalham numa corporação.
Esse hábito é menos frequente do que se imagina. Na correria do dia-a-dia as pessoas não têm paciência ou tempo a perder com conversas. As reuniões nem sempre são estruturadas para o alinhamento de ideias. Memorandos são mal redigidos ou incompreensíveis. Há aqueles que, em postos de comando, não abrem sua “caixa de segredos” com medo de perder poder. E muitas empresas não permitem ou não cultivam a transparência, desestimulando a troca de informações. E muita gente acredita que mandar e-mails basta para “comunicar”.
Por isso, “desencontros” são frequentes. O representante comercial volta frustrado de um encontro com um cliente e ouve do colega da mesa ao lado: “Ah se você tivesse me falado antes eu podia ter te dado uma dica incrível. Aquele cara é meu amigo... Estudou comigo”. O engenheiro de inovação apresenta o protótipo do novo produto e só então fica sabendo pelo colega do Jurídico que uma mudança de legislação a ser votada no Congresso pode inviabilizar o projeto. Um cliente reclama nas mídias sociais da qualidade do serviço e, enquanto “corre atrás do susto”, o departamento de Comunicação fica sabendo que a turma do Pós-venda já sabia do caso há tempos – mas “esqueceu” de avisar.
Os departamentos são partes interligadas de uma empresa, como os órgãos do corpo humano. As ações de uma área impactam a vida das outras. A comunicação de que falava Drucker é a circulação estruturada das informações dentro da empresa: entre os departamentos, entre pessoas. Alinhamento total e permanente, para que todos andem na mesma direção. Isso permite que se corrija mais cedo o rumo de um projeto, por exemplo. Aceleram-se as decisões certas. Eliminam-se erros. Acerta-se mais. Economiza-se dinheiro.
Outra grande vantagem da comunicação permanente é o envolvimento das pessoas. Quem sabe em que está envolvido, quem se vê dentro do processo, quem entende o ritmo da empresa pode dar o melhor de si para o sucesso coletivo. A informação leva à motivação, que traz mais conhecimento, gera comprometimento e confiança, aproxima pessoas, forma times fortes, produz mais qualidade.
O departamento de Comunicação pode tomar para si a tarefa de divulgar essa ideia na empresa. Pode estruturar melhor o fluxo da comunicação (criando, por exemplo, reuniões de alinhamento de líderes). Mas todo mundo deve fazer sua parte. No seu trabalho, você sabe quais são os projetos que seu colega ao lado? E ele, sabe dos seus? Será que vocês não poderiam ajudar um ao outro se trocassem uma “palhinha” de conversa?
Até a próxima.
* Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade. e-mail: piquini@tresmeiazero.com.br. Visite: tresmeiazero.com.br.
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