Com a chegada do inverno, é necessário que o motorista redobre a atenção e os cuidados na hora de ligar o veículo. Devido às baixas temperaturas, o motor pode não funcionar de maneira correta, principalmente se não houver uma manutenção preventiva. A ZEN, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, recomenda que o proprietário vistorie regularmente o motor para não ficar na mão, sem conseguir dar a partida no veículo.
Em dias frios, como os últimos registrados em muitas regiões do País, uma das ações a serem evitadas é a insistência em acionar o motor caso haja demora na ignição. Isto porque, forçar o motor de partida – item instalado junto ao motor à combustão e que serve para acionar o propulsor até que comecem as explosões – pode gerar superaquecimento, fazendo com que seja necessário esperar ainda mais tempo para ligar o carro ou, pior, causar danos ao componente.
De acordo com Allan Maurici, Analista de Experimentação e Testes da ZEN, insistir por muito tempo na ignição do motor pode trazer dor de cabeça ao motorista. “Por via de regra, os motores de partida são projetados para operar continuamente, por um tempo máximo de 30 segundos. Caso o motor à combustão não entre em funcionamento ao final deste período, é necessário o intervalo mínimo de 2 minutos entre as tentativas, para que ocorra o devido resfriamento do motor de partida”, recomenda.
No que diz respeito à manutenção, para Maurici, um dos principais cuidados deve ser com o óleo lubrificante. É preciso ficar atento aos períodos de troca. “No inverno, há um aumento na viscosidade do óleo, que fica mais denso e, consequentemente, aumenta o atrito entre as partes móveis do motor”, explica.
Além de se preocupar com a substituição do óleo lubrificante, é importante checar os parafusos de fixação do motor de partida e também a sua parte elétrica. A bateria do carro deve estar em boas condições, já que com pouca energia o funcionamento do impulsor pode ser comprometido.
Outra dica é solicitar que o mecânico verifique o indicador de carga e se os cabos elétricos estão bem conectados. “Vale destacar que é preciso ficar atento aos ruídos anormais durante a partida, ao funcionamento de todas as luzes de alerta no painel e dos sistemas de som e ar-condicionado”, finaliza Maurici.
Printer Press Comunicação Corporativa
Aline Feltrin
aline.feltrin@printerpress.com.br
11 5582-1606
Felipe Guimarães
felipe.guimaraes@printerpress.com.br
11 5582-1603
Sobre a ZEN: A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo com importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Fundada em 1960, a empresa, sediada em Brusque (SC), mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos setores de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz, anualmente, cerca de 15 milhões de componentes, para mais de 2.000 modelos de veículos automotores. Constantes investimentos em inovação fizeram com que a ZEN obtivesse, em 2014, mais de 50% do seu faturamento proveniente de exportações, principalmente à Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia. Em termos comparativos, atualmente, os cerca de 500 maiores fornecedores da indústria automotiva têm nível de exportação médio inferior a 18%. O portfólio da empresa inclui polias de alternador, tensionadores, mancais de alternador, planetárias, componentes conformados a frio para diferencial e rodas de pulso para sistemas ABS. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a ZEN destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 colaboradores, apoiada em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16949 e ISO 14001. A ZEN possui amplo reconhecimento no mercado, comprovado pelas mais importantes premiações dos setores em que atua. Foi premiada como fornecedor destaque entre toda cadeia de fornecedores da Bosch América Latina e, recentemente, recebeu da Comstar, empresa indiana, o prêmio de melhor fornecedor em 2014. A fabricante também está no ranking das mais inovadoras do Sul do Brasil e foi considerada pela General Motors um dos melhores parceiros em qualidade. Em 2013, ficou em primeiro lugar na categoria Empresa Inovadora - Prêmio Prof. Caspar Erich Stemmer da Inovação Catarinense. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário