segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Streaming inteligente para carros autônomos.

Durante a feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) 2016, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Volvo anunciou que está desenvolvendo um sistema inteligente de transmissão de dados por banda ultralarga com a Ericsson, sua parceira de tecnologia.

A solução terá como objetivo permitir aos ocupantes dos carros autônomos melhor aproveitamento do tempo a bordo durante os deslocamentos.

Volvo Cars and Ericsson developing intelligent media streaming for self-driving cars
“Recentemente, revelamos nossa visão de design para carros totalmente autônomos com o Concept 26. Agora, estamos trabalhando em soluções que vão entregar a melhor experiência ao usuário quando o carro estiver no modo 100% autônomo. Imagine uma estrada cheia de veículos autodirigíveis com ocupantes sentados em uma posição confortável assistindo aos programas de TV favoritos em alta definição. Esse novo modo de usar o automóvel vai demandar tecnologias inéditas e muito mais capacidade de transmissão de dados, para garantir uma experiência agradável”, explica Anders Tylman, gerente geral do Volvo Monitoring & Concept Center.

Streaming sem interrupção


Carros autônomos vão mudar o paradigma da internet móvel, estimulando novas demandas. Volvo e Ericsson acreditam que essa mudança aumentará a necessidade por cobertura de banda ultralarga, com estabilidade, fora das áreas densamente habitadas e em centros urbanos.

Utilizando-se da expertise da Ericsson em tecnologias de nuvem e rede, a Volvo Cars busca oferecer uma experiência livre de interrupções e de alta qualidade dentro dos carros.

No momento em que o condutor definir a rota, o sistema analisará as condições de rede, permitindo que o conteúdo transmitido seja ajustado para a duração da viagem, possibilitando que o carregamento de dados seja feito de forma inteligente, com alta qualidade e sem interrupções.

“Nossas pesquisas mostram que 70% de todas as transmissões de dados via dispositivos móveis serão de vídeo nos próximos anos. Isso vai requerer uma tecnologia de conectividade inovadora, com soluções de nuvem e de análise, não só capazes de fornecer dados para vários veículos em uma estrada, mas também aptas a permitir alta qualidade nos vídeos, sem interrupção”, explica Claes Herlitz, chefe de serviços automotivos da Ericsson.

Aprendendo as rotas mais comuns dos condutores e os tempos de viagem, bem como as preferências de vídeos, os carros futuros da Volvo Cars estarão habilitados a oferecer navegação em um clique e preferências customizadas baseadas em uma lista de vídeos em potencial – permitindo que o consumidor escolha rotas e selecione um conteúdo ajustado ao período em que ele estará a bordo do carro.

Conteúdo personalizado e otimizado


“Se você quiser assistir ao último episódio de sua série favorita, o carro vai analisar o tempo necessário e ajustará sua rota, escolhendo o trajeto adequado.

Com os carros autônomos, você não precisará escolher apenas qual a rota mais rápida de A a B – estamos falando da experiência a bordo do carro –, mas sim como você vai desfrutar do tempo economizado em não dirigir. Com nossa tecnologia de carros autônomos, nós daremos liberdade às pessoas para escolher a forma como vão enfrentar o trânsito diário e o conteúdo que terão durante essa experiência”, conclui Anders Tylman.


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br. 
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário