CORRERIA. JAC ALUGA PRÉDIO PARA PRODUZIR T5.
Para recuperar o tempo perdido entre a saída
do sócio chinês, e para contornar o encolhimento de vendas no mercado, Sergio
Habib, o representante nacional da JAC atalhou o processo: postergou projeto de
construir fábrica em Camaçari, Ba e, para fazer a implantação industrial da
marca, alugou galpão ocioso no mesmo
município.
Quer iniciar a montagem dos T5, sav com transmissão CVT, ao final deste
ano, construindo pré série, apresentando-o no Salão do Automóvel – outubro -, e
fazendo estoque para iniciar vendas em 2017. Próximo ano projeta montar 20 mil
unidades. Plano anterior, na dissolvida sociedade com o fabricante chinês,
previa alcançar 100 mil T5.
Processo inicial é montagem simplória, sub
industrialização, baixíssimo índice de nacionalização, incentivada pela
regulamentação governamental Inovar-Auto.
Razão simples para a corrida pelo início da
contida montagem de produtos com rótulo nacional é situação do mercado para a
marca, hoje limitado às 4.800 unidades/ano, volume isento do pagamento extra de
30 pontos adicionais ao IPI. Os veículos
montados localmente estarão fora da cota, terão menor preço, ampliarão volume
de vendas, permitindo expansão da rede de revendedores, contraída a 30 lojas,
menos da metade da anteriormente existente.
Brasil
tem representante na FIA
Poderosa FIA, Federação Internacional do
Automóvel, não se envolve apenas com corridas, tendo amplo espectro de ação. É,
por exemplo, uma das mantenedoras da Euro e LantiNCAP, institutos de pesquisa
em segurança veicular, incluindo os crash
test, parâmetro e cobrador da indústria automobilística. Outro campo, os
assuntos de veículos antigos, para o qual tem conselho com 28 membros
escolhidos mundialmente.
Brasil volta a ter assento nesta câmara com a
nomeação de Mariozinho – Mário Raul
Armando Leão, 82, usineiro, colecionador alagoano, de grande vivência com
marcas de estirpe, e reconhecido como o maior conhecedor brasileiro das
carrocerias especiais, característica do período anterior à II Guerra Mundial.
Curiosidade no pedaço, notícia seria
desconhecida no meio antigomobilístico brasileiro, onde não foi festejada, e
passaria desapercebida não fosse a história ter sido levantada pelo jornalista
Fábio Amorim, da Gazeta de Alagoas. Novo membro é homem educado, gosto refinado
entre Rolls e Bentley, e é discreto, sem louvações à vaidade.
Roda-a-Roda
Atraso – Novo atraso na
produção dos Alfa Romeo Giulia,
entretanto com definição do início de recebimento de pedidos nos revendedores
europeus: 14 de abril. Sergio Marchionne, CEO da marca, disse no Salão de
Genebra, demora foi para ter o produto perfeito.
Desafio – Conversa
charmosa, levantou bandeira de referência: “só
começaremos com a mesma qualidade dos alemães
- sem isto o esforço não terá valido a pena “.
Versões – Confirmou
também, versões Quadrifoglio, com
motor V6, dois turbo compressores, circa
500 cv, e quatro cilindros 2,0 a gasolina, turbo, e 2.2 diesel para a Europa.
Preço – Versão de topo
será oferecida a 79 mil euros – uns R$ 335 mil - lá. Preços e produto miram BMW
series M3, Mercedes AMG e Audi S. Nos EUA, mercado fundamental e desafiante
para onde volta após 20 anos, mais barato, US$ 70 mil – uns R$ 295 mil. Na
categoria é o de melhor dotação tecnológica.
Mais – Em seguida ao Giulia,
sobre a mesma plataforma, a Giorgio, base do Maserati Levante, SUV da marca do
tridente, Alfa terá veículo equivalente, o Stelvio. Apresentação no Salão de
Los Angeles, novembro, vendas 2017.
Dano – Audi lançou
contabilmente as perdas com os problemas dos motores diesel de emissões acima
do limite, e re call dos air bags Takata: lucro operacional caiu
6,1%, a 4.84 B Euros, e margem de lucro desceu de 9,6 a 8,3%.
Também – VW adiou
conferência de imprensa para apresentação do balanço anual, mas embora sem
números, sua auditoria tem convicção: serão insuficientes os 6,7B de Euros
destacados para resolver o problema.
Novo ciclo – Enquanto a
Google corre a contratar engenheiros e especialistas em automóveis para entrar
no mercado dos carros autônomos, o ágil CEO da FCA, ítalo-canadense Sergio
Marchionne se declarou fã da Apple, e dispôs as empresas para fornecer-lhe a
parte automobilística.
Pick Up – Ausência no
portfólio, oportunidade mercadológica, capacidade industrial, pressão de
consumidores levou a FCA a desenvolver o picape Wrangler, feito sobre o Jeep
homônimo, com nova edição para 2017. Fórmula simples, re edição de produto
surgido ao início dos anos 50. No Brasil chamou-se Picape Jeep e, depois. F
75.
Base – Novo Wrangler
terá grande percentual de peças em alumínio para reduzir peso. FCA seguiu
trilha aberta pelo Ford F150, picape mais vendido do mundo, com enorme adição
de alumínio. Atendendo a protestos locais, será feito na velha fábrica Jeep, em
Toledo, Ohio. 2018.
Disputa – VW é a marca mais
vendida no mercado argentino, GM a segunda. Esta, para tomar vendas à líder,
baixou preços em até 40 mil Pesos – uns R$ 10 mil. Resposta foi no dia
seguinte.
Corte – VW anunciou cortar,
durante março, 32 mil Pesos - + R$ 8 mil, uns 14 % - no Gol versão Trend, lá
custando R$ 50 mil. É o modelo ora antigo no mercado brasileiro, mas estoque
físico e em deslocamento para a Argentina.
Futuro – Mauricio Macri, presidente da Argentina, inaugurou ampliações
na Toyota, aumentando capacidade de produção em quase 50% - de 92 a 140 mil
unidades ano. Investimentos de US$ 800M, 1.000 empregos diretos e indiretos.
Mais – Toyota passa a produzir na Argentina o eixo traseiro dos
picapes e SW4, atingindo 60% no índice de nacionalização.
Regra – Festa hígida, simples, sem as bandas de música tocando para
partidos e sindicatos, como ocorria dos governos Kirshner.
Confirmado – Nissan em providências para ter pronta sua
estrela maior como patrocinadora dos Jogos Universitários Rio 2016. É o pequeno
crossover Kicks, de protótipo exibido
nos Salões do Automóvel de S Paulo 2014 e Buenos Aires 2015. Grande esperança
para alavancar vendas da marca.
Automóvel – Após lançar o crossover ASX, Mitsubishi apresenta a versão S. O misto entre SAV e automóvel
aponta nesta direção, mais carro de passeio, distante de veículo para arrostar
dificuldades.
Diferenças - Teto pintado em
Cinza Londrino – utilizado nos Troller –, faróis com máscara negra, rodas leves
em aro 18”, assinatura luminosa sobre o para choques dianteiro, bancos frontais aquecidos, revestimento em couro mais
tecido. Chaves na mão, quase R$ 121 mil. Só 200 unidades.
Extreme – Após criar versão Extreme
para linha de picapes Strada, Fiat estendeu-a a irmãos de linha: Weekend, Idea
e Adventure. Rótulo é aplicado por conta de central de multimídia, com tela 15
cm, câmera de ré, e outras facilidades de som e conectividade, controles no
volante. Preços da Série Especial Adventure Extreme: Weekend Adventure R$
70.180; Idea R$ 70.380; Doblò R$ 84.370.
Chery – Luiz Curi, vice
presidente da Chery, informou à Coluna
ter postergado o início da produção do novo QQ, segundo produto da empresa
instalada em Jacareí, SP. Será em abril, perdendo o mês de março. Atraso é
consequente à greve havida na empresa por demissão realizada por fornecedor
terceirizado.
Final – Será produto final,
apto à venda pela rede de distribuição. Pré-série já construída, métodos e
máquinas ajustados, tudo pronto para iniciar fabricação. Chery faz o Celer e
queda do mercado contraiu seu projeto a 10% da capacidade industrial.
Fato – Histórias das
fábricas chinesas de automóveis no Brasil – Chery e JAC - lembram aquele
brinquedo dos antigos parques de diversão, o trem fantasma: cada curva um
susto.
Alívio –
Bem
sucedida iniciativa envolvendo governo federal, Anfavea – associação dos
fabricantes de veículos -, e 10 de seus associados, pode resultar vendas de 145
mil automóveis, 65 mil caminhões e 17 mil ônibus ao Irã.
Quanto – Número de caminhões
significa 6 meses da produção projetada para este ano. Quanto a ônibus,
segmento com as maiores perdas, volume pretendido supera a projeção anual para
o segmento.
Vem aí – Carros autônomos,
os capazes de ser controlados por aparatos eletrônicos, em condução externa,
parece história de distante factibilidade. Notícias há: testes; interesse das
gigantes Apple e Google entrarem no setor; pequenos acidentes.
Bola – Não serão veículos
convencionais, devem traçar caminho próprio a partir dos conceitos e formas
hoje existentes. Novidade atestatória pela Goodyear mostra isto: desenvolveu
para eles um pneu esférico, o Eagle 360.
Muda - Não rodará, mas
elevará o automóvel do solo por campo magnético. De todas as dúvidas, algumas
parecem dirimidas: o conforto de deslocamento e a manobrabilidade, sem atrito
com o solo, girando em todas as direções.
Ciclo – Décadas após
instalar-se no país, VW volta aos procedimentos de origem: orienta fabricantes
de auto peças. No caso, noções operacionais, de gerenciamento, processos
éticos, ecologia, sustentabilidade e sua maneira empresarial de funcionar.
Fora – Não são
fornecedores da montadora, mas sub fornecedores e vendedores ao mercado de
reposição. Entende, iniciativa fortalecerá parque industrial. Chega a ser
curioso: em época de crise, prejuízos, contração de despesas, aposta no futuro.
Aparentemente VW tem programa de longo prazo.
Conquista – Mercedes-Benz fez
venda referencial para a transportadora Girteka Logistics, da Lituânia: 1.000
unidades do caminhão Actros, mais completo e caro da marca. Junto, os serviços
FleetBoard, controlador de eficiência operacional de caminhão e operador.
Acesso – Retração nas vendas
provoca crescimento pela opção consórcio como forma de poupança. O do Magazine
Luiza cresceu 41% nos dois últimos anos.
Proteção – Ferrari apresentou
em Barcelona, Espanha, protótipo do Halo, arco de proteção ao piloto em
acidentes. Kimi Raikkonnen, da marca, disse não haver sensível diferença na
condução do carro, exceto a mancha negra acima do olhar.
Já vi - O Halo parece
inspirado na construção/escultura da Praça da Apoteose, no Sambódromo carioca,
criações do arquiteto Oscar Niemeyer.
Corridas – Pirelli fornecerá pneus aos caminhões da Fórmula
Truck em 2016. Estreará os novos radiais FR-01 na medida 295x80x22,5 próxima
semana na abertura da temporada, em Santa Cruz do Sul, RS.
Aniversário – BMW comemorou 100 anos dia 7 de março. Destes,
50 sob comando da família Quandt, responsável pelo grande processo de expansão.
Hoje marca produz motos BMW e automóveis Mini e Rolls-Royce. Tem recente
fábrica no Brasil. Curiosamente não comemorou ou divulgou volume de produção
total.
Gente – José Luiz Gandini, presidente da Kia, deve ser eleito presidente da
ABEIFA, associação reunindo importadores e fabricantes de veículos. OOOO Chapa única, Vice, Luis
Resende, presidente da Volvo Cars. OOOO Joseph
Massaro, 46, promoção. OOOO Novo CFO da Dana, gigante de auto peças. OOOO Era Vice Presidente e Controlador
Geral. OOOO Carlos Dourado,
administrador, bacharel em direito, MBA em Marketing, novo diretor de vendas da
Dana Brasil. OOOO Larga experiência
no setor incluindo passagens pelo exterior. OOOO Chase Morsey, 96,
estatístico, passou. OOOO Era o
último dos Whiz Kids, grupo de elite
levado à Ford quando Henry II assumiu. OOOO Considerado o salvador do motor V8, soube dos planos da companhia em
retirá-lo de produção para a modelia 1952, fez cálculos, projeções, e provou a
viabilidade de mantê-lo. OOOO Estava
certo. OOOO Ganhou relevo, posições,
e chefiou um departamento de espionagem industrial. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
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