segunda-feira, 11 de abril de 2016

COMUNICAÇÃO.
Por Renato Acciarto*

Comunicação não é Core Business! Não mesmo?

Em tempos de crise, com a falta de confiança do consumidor, que afeta drasticamente a atividade econômica no País, muitas Empresas começaram a praticar profundos cortes de estrutura, serviços comprados, reduzindo quadro de funcionários e turnos de produção e até fechando fábricas ou lojas. Tudo o que não é core business é deixado de lado.

Já ouvi de vários empresários e colegas de agências de comunicação que perderam recentemente contas de Empresas uma explicação recorrente: "eles dizem que esse serviço não é Core Business e por isso, dispensável".

 No filme “Edward. Mãos de tesoura” (1990), com Johnny Depp, o personagem que tem tesouras no lugar das mãos só faz cortar. Com o tempo, descobre que pode gerar maravilhas, beleza e não apenas separar, dividir e amputar coisas. Esse é o desafio maior dos líderes de hoje que, pressionados pela redução nas vendas de seus produtos ou serviços, geralmente não veem o corte como uma possibilidade de gerar uma nova modelagem ou até mesmo proteger o que é importante para seu negócio. Pensam apenas em uma redução imediata de custos. Resultado: acabam com a visão embaçada frente às dificuldades, gerando riscos para sua Empresa.

Não dá para concordar que uma assessoria em comunicação empresarial seja dispensável! Atualmente  qualquer Empresa é analisada não só pelos seus produtos e tecnologia. Está claro, principalmente com a força das redes sociais, que a imagem corporativa de uma Empresa tem influência direta nas vendas de seus produtos e serviços.

As corporações estão a cada dia mais frágeis e expostas; um trabalho de construção/solidificação/proteção de imagem é sim uma das necessidades prioritárias. As Empresas devem explicitar cada dia mais suas posições, criando assim diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes diretos. Qualidade, funcionalidade e confiabilidade dos produtos e serviços hoje são itens sine qua non, esperadamente básicos e incutidos. Nem mais encarados como vantagens.

Além disso, toda a Empresa está exposta ao imponderável, como a necessidade de se posicionar rapidamente (e de forma clara e transparente!) frente a um escândalo corporativo ou um produto defeituoso que pode colocar vidas em risco. Ao cortar a sua agência ou seu departamento de Comunicação, o empresário corta também um gerador de diferenciação frente a concorrência.

A reputação de uma Empresa está em constante risco. Influenciadores digitais aparecem todos os dias, aos montes.  Youtubers, Bloggers, usuários do Facebook, portais de informação na internet também estão de olho nos atos de sua Empresa e podem impactá-la fortemente em sua imagem com um simples post, que dependendo do tema pode ser compartilhado milhares de vezes. Do dia para a noite, todo o seu histórico e tradição podem ser colocados na lata do lixo.

Exagero? Não, não é.

Portanto, antes de cortar um serviço de Assessoria de Comunicação na sua Empresa, acho que vale se perguntar: a imagem da minha companhia é dispensável, irrelevante para o sucesso de meus negócios?












* Renato Acciarto, Jornalista e Profissional de Comunicação Empresarial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário