109 cv no Uno 1,3 GSE!
FCA, por sua marca
Fiat corre nos últimos retoques na evolução do Uno, a versão GSE. Sigla de Global Small Engine, nova geração
mundial de motores de pequena cilindrada. Começa com duas versões: 3 cilindros,
1,0, e projetados 80 cv, e curva de melhor torque na categoria – a grosso modo
torque move o carro nas cidades; e 4 cilindros, 1,3 e a surpreendente potência
de 109 cavalos vapor – novo GM Onix com motor 1,4 gera 106 cv, e VW Gol 1,6 104 cv. Para comparar motores,
veja quantos cv produz por 1.000 cm3 de cilindrada. Quantidade maior indica
modernidade.
É pacote de
renovação e, como ouvi, o Carlos Eugênio - Dutra -, diretor comercial, quebrou o cofrinho. Na prática explica
investimentos para agregar a maior quantidade de itens diferenciativos. Além da
mudança na frente, perdendo os três furinhos na parte central, terá grade
comportada, com elementos lembrando a colmeia dos antigos radiadores. Para
lamas, para choques e grupo óptico também mudam.
Dentro, alteração
nas em cores, tecidos, e possivelmente o painel do Grand Siena, como o fez no
Palio 2017.
Parte operacional
lidera. Além dos novos motores, intensa agregação de equipamentos eletrônicos
para melhorar conforto, como vidros elétricos para as quatro portas e central
multi media. E performance, onde lidera a direção elétrica para reduzir
consumo; idem o Stop&Start desligando o motor quando o carro para; ESP, equipamento de auto estabilização; ASR para corrigir perdas de tração; e Hill Holder – a trava eletrônica nos
freios permitindo arrancar em subidas, sem o carro retroceder. Trará efeito
positivo na transmissão Dualogic.
Na prática a Fiat
crê na expansão deste segmento e quer tornar seus produtos os de maior conteúdo
e conforto, assim como em performance
e economia. Em paralelo criar distância do Mobi forçando-o a assumir a
liderança de vendas.
Motores à parte
Nesta fase da indústria automobilística,
quando advogados, burocratas e ecologistas se uniram para reduzir níveis de
consumo e emissões, há revolução tecnológica nos motores. Intensa utilização de
alumínio, redução de peso nas peças, de atrito entre elas, otimização do ciclo
energético. Na verdade do balcão, menos emissões, menos consumo, sem letargia.
A nova família GSE muda parâmetros, mas
conviverá por uns três anos com os então revolucionários motores Fire dos anos
’80. Pessoal da Fiat relata com orgulho técnico as conquistas feitas na primeira
geração. O projeto, dizem, tem engenharia humana, entenda-se engenhosidade,
praticamente começou do zero, sem ser evolução dos motores em produção. Muitas
mudanças. Alumínio no bloco, cabeçote e carter; volta da corrente de
acionamento do eixo comando de válvulas, abandonando a correia dentada;
virabrequim defasado; câmaras de combustão tidas como as melhores do mundo.
Neste primeiro degrau a combinação cilindrada x potência x torque x rendimento
do automóvel x economia x emissões, tem os melhores resultados.
Parte de três cilindros 1,0, e adição de
cilindro com idênticas medidas – e bielas, pistões, anéis, bronzinas comuns –
cria o 1,3 contendo custos. Nesta direção despreza o uso de 4 válvulas por
cilindro, o cabeçote DOHC, e o Multi Air, revolucionária patente Fiat, atendo-se
ao centenário arranjo de apenas duas. Porém, com certeza, na próxima evolução,
8 válvulas e 1,4 turbo.
Novo Uno GSE
All New L200 Triton Sport, novo picape Mitsubishi
Precedida por informações desencontradas –
seria importada; apresentação no Salão do Automóvel, - HPE, representante da
Mitsubishi no Brasil fez pré divulgação do novo modelo. Vendas, entretanto,
apenas em outubro.
Construído em Catalão, Go, totalmente novo,
mudança em chassis, medidas – está mais curto e com menor distância entre eixos
-, novo motor 2,4 litros, totalmente em alumínio, mantendo características como
comando variável para válvulas. Três versões: HPE Top; HPE; GLS. Sob o ponto de
vista de Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento, é evolução da
família anterior, mantida em produção, com muito aptidão off road.
Novo motor produz 190 cv e importantes 43,8
m-kgf em torque, variador de abertura de válvulas e turbo compressor.
Esteticamente é novo produto, com re
administração do espaço interno para habitabilidade e maior inclinação do
encosto do banco traseiro, apesar da redução das dimensões. Dentro equipamentos
de segurança – 9 almofadas de ar -, os assistentes de freio e estabilidade;
sistema de partida em subidas; e interessante adjutório para controlar derrapagens
quando tracionando reboque.
Versão GLS usa caixa mecânica de 6
velocidades, e o controle para engatar a tração das 4 rodas é feminina rodinha
no console ligada a infinidade de fios, terminais, sensores, conexões. Saudades
da lógica do Dr. Gurgel – João Augusto Conrado do Amaral Gurgel -, da fábrica
com seu nome: peça que o carro não tem,
não quebra. Nesta via os japoneses andam na contramão.
Em infodiversão, tela com 17,5 cm para
controle de computador, som, gps.
Quanto
custam os picapes Mitsubishi
Versão
|
R$
|
|
Triton Sport HPE Top
|
174.990
|
|
Triton Sport HPE
|
164.990
|
|
Triton Sport GLS - mecânico
|
131.990
|
|
Triton Antiga
|
||
Triton Savana MT
|
138.990
|
|
Triton Savana AT
|
146.990
|
|
Triton Outdoor AT
|
136.990
|
|
Triton GLX MT
|
111.990
|
|
Triton GL MT
|
105.990
|
|
Triton 2.4 Flex Outdoor
|
91.990
|
|
Dúvidas
Demandada, a assessoria de relacionamento com
a imprensa não informou:
Quantas
velocidades tem a transmissão automática; porque a versão antiga Savana com
transmissão mecânica custa mais ante nova versão GLS, igualmente mecânica?
All New Triton.
Menor por fora, maior por dentro
Roda-a-Roda
Situação
– Notícias
sobre a possibilidade de venda do colosso Magneti Marelli à coreana Samsung fez
ações da FCA saltar quase 10%. Partes não comentam, mas a de olhos puxados quer
usar áreas de iluminotécnica e infordivertimento para aumentar presença
mundial. A de olhos vivos, quitar os volumosos empréstimos com vencimento em
2019.
Disputa – Grupo VW superou grupo Toyota no
primeiro semestre: vendeu 5,120M automóveis e comerciais leves contra 5M.
Disputa vinha acirrada, mas o Dieselgate,
as emissões superiores ao limite legal, diminuíram as vendas. Neste ano,
entretanto, parece haver consciência do público de o problema não afetar
características dos produtos e confiança na marca. Toyota teve problemas com
fornecimento de auto peças, causados por terremoto.
Retomada – Acreditando nos sinais de retomada
econômica da área do Mercosul, José Luiz Gandini, nº 1 da operação KIA no
Brasil, anunciou re iniciar produção do caminhão Bongo por sua filial Kia
Motors de Uruguay.
Mais - Medida antecipa em um mês planos
iniciais, e coincide com inauguração de amplas e imponentes instalações para
gestão e assistência da marca no vizinho país. Lá responde por 3% das vendas.
Aliás – Kia teve em julho o melhor mês de
vendas com chegada do novo Sportage. Alegria de pobre dura pouco: cota de
importação sem pagar 30 pontos percentuais sobre IPI é 400 carros/mês –
inferior à demanda.
Pedido – Empresa solicitou tal redução ao
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas a pretensão
não anda.
Ajustes – Ao Palio Fiat aplicou-se a melhorar
conteúdo. Partiu aplicando o painel do Gran Siena, incrementou decoração,
confortos para ser lembrado à hora da comparação com concorrentes, a partir da
versão Attrative 1,0.
Resumo – Sem aumentar preços, é mais por
menos. Attractive 1,0 – 42.410; 1,4 –
45.990; Essence 1,6 – 50.890; Sporting 1,6 – 53.410.
Não vem – Diretoria da FCA viu e gostou da
projeção no desenho do picape Toro, para transformá-la em utilitário esportivo.
Apenas gostou. Para afastar palpitologia sobre tal lançamento, declara não o
fará.
Obviedade - Não concorreria com próximo
lançamento, SUV Compass, de dimensões e confortos superiores ao Renegade. Usa
plataforma deste e Toro.
Enfim – Gostas
do Chevrolet Classic e do Agile? Corra. O mais antigo dos GM em nosso
mercado parou de ser importado da Argentina. Seu desdobramento Agile seguirá
mesmo caminho ínvio.
De volta – Mudanças na Ford e promoções
aumentaram vendas em 18% em julho - 17.396 veículos. Na relação de concorrentes
marcou 9,6% do mercado, e volta à quarta posição, mítica referência.
Razão – Empresa inverteu executivos, pinçou
Antônio Baltar de caminhões para automóveis, mudou de presidente, e missão de
Lyle Watters é resgatar lucratividade até o final do ano. Ford vem perdendo
dinheiro na América Latina em números de causar inveja a PeTropilantras.
Promoção – Chery Brasil em campanha limpa-pátio:
é a Trust Share, ação na matriz para
comemorar 5 milhões de unidades. Dá desconto de R$ 6 mil para modelos Celer Hatch e Sedan. Vale até o fim do mês. Mais? cherybrasil.com.br.
Situação – Apesar do
crescente número de venda de carros novos, mercado dos EUA aumentou média de
consumo. Coisa pouca, 1% entre junho e julho. Muita, entretanto, quando se vê o
gasto médio: 11,3 km/litro. Apesar dos banheirões,
dos motores grandes, dos enormes picapes e suvs,
em economia superam nossa frota de quatro cilindros.
Portátil – Autoprotection
Titanium, para limpar e cristalizar a pintura de veículos ganhou versão com 300
ml, para ser carregado no porta luvas. Titânio na composição, permite cristalizá-la.
Custa R$ 99; tubo para três aplicações.
Atestado – Quem comprar exemplar de 4 Rodas neste mês receberá encarte
adicional: teste de longa duração, 60.000 km, realizado com o Citroën C4 Lounge
1,6 turbo. Bom resultado. No período, desgaste dos retentores de válvulas e
rompimento de um coxim do motor. Muitos elogios.
Mudança – Tracbel, distribuidora Volvo em parte
do Nordeste, assumiu Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Venderá portfólio Volvo
para trabalho: caminhões, chassis para ônibus, equipamentos para construção,
motores marítimos e industriais Volvo Penta.
... II – Representante anterior, Apavel centrará
no Ceará, Maranhão e Piauí.
Apoio – Para melhorar
assistência técnica, Cummins Brasil em acordo com DCCO, distribuidora para o
Centro Oeste, implantou Centro de Treinamento em Goiânia. Quer levar
conhecimento a mecânicos do interior.
Cobaias – Centro de
Engenharia de Conforto da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para
a Boeing recruta voluntários para testes de conforto em voos. Avaliação
estática, em réplica de cabine com 30 assentos, em câmara de pressão – um mock up.
Como – Avaliação início
de setembro. Interessado? email para conforto@usp.br.
Resultados servirão a companhias operando Boeings. Não é o caso da Latam, hoje
detentora dos menores espaços inter fileiras.
Charme – Mais charmoso do
encontros de veículos antigos, o Pebble
Beach Concours d’Élegance terá nova edição dia 21. Dentre atrações
paralelas, BMW exporá veículos mais caracterizadores de seu século de
atividades.
Paralelo – Dentre BMW Isetta
300, dois exemplares de 328 pré Guerra, participantes de Mille Miglia e 24 Heures du Mans,
o 3/15 DA2, primeiro dos automóveis BMW, e os Art Cars pintados por Alexander
Calder e Jeff Koons.
Elvis – BMW aposta no 507
ex Elvis Presley como maior atração ao seu pedaço de gramado. Esportivo de
contadas unidades, foi comprado pelo Rei do Rock quando servia ao Exército na
Alemanha após ter vencido prova no circuito francês de Linas-Monthléry,
conduzido por Hans Stuck.
De novo – Elvis comprou,
trocou o tom Branco Pena por Vermelho Alfa; vendeu-o; e o 507 cumpriu período
de corridas e sumiu. Agora, restaurado pela BMW será atração maior de sua
exposição junto aos antigos.
Elvis e o 507 fazendo sucesso na Alemanha
Gente – Gislaine Matano,41, academicamente lastreada, mudança. OOOO Nova gerente de marketing e
comunicação da Triumph Motocicletas. OOOO Carlos Tavares, engenheiro com MBA em marketing, novo diretor de peças
DAF, Paccar e TRP, do grupo Paccar.
OOOO Antes era diretor comercial e de engenharia da Lifan. OOOO
SelecTrucks,
Mercedes inova nos usados
SelecTrucks. Mercedes fomenta negócios com usados e semi novos
Mercado estável, movimento anual de 300 mil
unidades, instigaram Mercedes-Benz a implantar no Brasil a SelecTrucks. Negócio
é de receber usados de qualquer marca ou ano na compra dos novos Mercedes, e
revende-los com cuidados adicionais, garantia de procedência, revisão, garantia
de até um ano, pagamento em 12 meses. Um
diferencial no mercado brasileiro, resume Roberto Leocini, VP da Mercedes.
Sistema existe na Alemanha e na África do
Sul, e acelera no Brasil. Começou em Mauá, SP, maior mercado de caminhões
usados, à média de um negócio/dia, dobrando em junho. Resultados levaram a
instalar outra unidade do SelecTrucks em Betim, MG, e expandirá: próxima em
Curitiba, Pr.
Negócio se amplia: gera venda do O Km; a
venda do usado; e o momento econômico do país outro desdobramento: empresas
formando frota de usados adquiridos no SelecTruck.
Não é transação comum, com o proprietário de
caminhão usado, levando-o ao Concessionário Mercedes-Benz para ser avaliado,
combinando como paga a diferença para o novo. Transação inicia da mesma forma:
o interessado vai ao Concessionário, e a mudança é que este não compra nem
recebe o caminhão como entrada, mas contata o SelecTrucks, e este manda avaliar
o caminhão por empresa especializada. Feito o negócio, o SelecTruck paga ao
Concessionário, e o interessado ajusta a diferença.
Revisados, caminhões de todas as marcas são
vendidas pelo SelecTruck, e o novo modelo de negócio implementa renovação de
frota; troca de usados por menos usados; e até renovação de frota por outra
menos rodada.
Os serviços disponíveis nos Concessionários – atendimento de garantia; peças novas e remanufaturadas, contratos de manutenção, assistência de 24 horas, financiamentos pelo Banco Mercedes-Benz – são disponíveis aos clientes do SelecTruck. Saber mais? www.selectrucks.com.br.
Os serviços disponíveis nos Concessionários – atendimento de garantia; peças novas e remanufaturadas, contratos de manutenção, assistência de 24 horas, financiamentos pelo Banco Mercedes-Benz – são disponíveis aos clientes do SelecTruck. Saber mais? www.selectrucks.com.br.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.