O CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, será um dos palestrantes no 8° Simpósio SAE Brasil de Manufatura, que será realizado no próximo dia 14 de setembro, em Caxias do Sul. O executivo vai abordar a revitalização do Sistema Marcopolo de Produção (SIMPS), com base no Lean & Kaizen, e que tem proporcionado ganhos de eficiência, produtividade e qualidade para a empresa, além de melhor ambiente de trabalho e bem-estar para os seus colaboradores.
De acordo com Francisco Gomes Neto, com a cultura Lean & Kaizen e a revitalização do SIMPS, a Marcopolo está reforçando ainda mais aspectos como segurança, qualidade, produtividade e custos. Isto permite maior foco nos clientes e nas pessoas, por intermédio da padronização dos processos principais em todas as fábricas no mundo. No Brasil, somente nos primeiros oito meses do ano foram realizadas mais de 50 semanas Kaizen, das quais resultaram quase 3.000 sugestões de melhoria, com cerca de 2.000 já implementadas.
“A cultura Lean & Kaizen não se restringe somente a área de manufatura/produção. Ela deve estar presente em tudo o que se faz na empresa e pode ultrapassar os limites físicos da companhia e alcançar toda a sociedade. Trata-se de uma cultura com foco na eliminação de desperdícios, na melhoria contínua e na busca pela excelência das atividades e processos visando melhorar a segurança, qualidade, produtividade e ambiente de trabalho”, enfatiza Francisco Gomes Neto. Foto: Julio Soares.
O SIMPS – Sistema Marcopolo de Produção Solidária - surgiu em 1986 depois de uma viagem de executivos da empresa ao Japão para conhecer a filosofia de administração e de produção utilizadas naquele país. O SIMPS utilizava técnicas e ferramentas que davam apoio aos processos de produção, como o Kanban e o Just in Time. Com o passar do tempo, o sistema foi aperfeiçoado e atualmente o SIMPS engloba um conjunto de técnicas que objetiva a produção com qualidade, em um bom ambiente de trabalho, por pessoas satisfeitas, incluindo a filosofia dos grupos de SUMAM e as Equipes de Aprimoramento Contínuo (Kaizen).
“Em uma época de baixa demanda e maior rigor dos clientes, é essencial produzir com qualidade e ter ótimo ambiente de trabalho. A produção de ônibus demanda mão de obra altamente especializada e comprometida. A qualidade é mais do que fundamental e alcançar zero defeitos nunca foi tão importante quanto agora. Produzir com perfeição desde o primeiro momento, sem falhas, erros e retrabalhos é o que, no final das contas, garante a satisfação do nosso cliente, a entrega de mais pedidos, a produção e o nível de emprego, tão essencial atualmente”, finaliza.
O 8° Simpósio SAE Brasil de Manufatura será realizado no Hotel Intercity Premium, em Caixas do Sul e deverá contar com cerca de 400 participantes. A programação terá início às 8h e as palestras e apresentações e debates acontecerão até às 18h.
Mais informações estão disponíveis no site:
portal.saebrasil.org.br/portal/evento/8o-simposio-sae-brasil-de-manufatura.
portal.saebrasil.org.br/portal/evento/8o-simposio-sae-brasil-de-manufatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário