Na semana que marca o início das competições esportivas para atletas com necessidades especiais, o Iveco Daily Elevittá entrou em campo e transportou o time de basquete da Associação Desportiva para Deficientes (ADD) para uma demonstração em São Paulo (SP). A iniciativa comemora a realização do maior evento desse segmento no mundo.
Após ser lançado em agosto, o veículo, com um sistema de acessibilidade inovador, participou do Seminário Nacional NTU 2016, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, no final de agosto, em Brasília (DF).
"Essa é mais uma oportunidade para o público conhecer o Daily Elevittá e ver de perto que a solução que encontramos é realmente pioneira", destaca Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina.
Daily Ellevittá
Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), sob a plataforma do consagrado Iveco Daily 50C17, o modelo foi projetado para oferecer ao passageiro com mobilidade reduzida as mesmas condições que os outros ocupantes desfrutam a bordo do veículo.
Conforto, segurança e acessibilidade foram as bases do projeto que culminou no nascimento do Daily Elevittá. O dispositivo de poltrona móvel, desenvolvido especialmente para a linha Daily pela empresa Elevittá posiciona a poltrona do lado de fora do veículo, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.
O Daily Elevittá é a primeira van do Brasil a contemplar 18 lugares com até três cadeirantes, mais o motorista. Se o bem-estar dos ocupantes está garantido no modelo, o transportador também acumula benefícios ao adquirir o Daily Elevittá.
Potente e econômico, o motor F1C da FPT Industrial foi escolhido para equipar o Daily Elevittá. Presente em toda a linha Daily, além dos micro-ônibus baseados no chassi 70C17, o propulsor 3.0 16V tem quatro cilindros em linha, turbo de duplo estágio, injeção eletrônica do tipo Common Rail e desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.500 rpm e está disponível com duas variações de torque máximo: 400 Nm a 1.250 rpm e 450 Nm a 1.400 rpm, este último nos micro-ônibus.
A motorização conta ainda com a tecnologia EGR, que reduz a emissão de NOx (Óxidos de Nitrogênio) por meio da recirculação de gases de escape e que dispensa o uso do agente Arla 32 no catalisador. O F1C garante a melhor performance do veículo aliada aos menores custos de manutenção e ao baixo consumo de combustível, tornando-se ideal para aplicações urbanas e intermunicipais.
Com alto padrão de acabamento, os veículos possuem itens de série como ar-condicionado duplo para motorista e passageiros, computador de bordo, piloto automático, ABS (sistema antibloqueio de freios) + EBD (distribuição eletrônica de frenagem); CD player/MP3 com alto-falantes, airbag duplo frontal, trio elétrico e teto alto.
Leis de acessibilidade do transporte de passageiros, para a categoria M2 (veículos para o transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com Peso Bruto Total inferior ou igual a cinco toneladas), seja escolar, urbano ou fretamento, sinalizam que até 2018, todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros deverão proporcionar acesso a pessoas com mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos, idosos, entre outros).
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