terça-feira, 4 de outubro de 2016

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*


FERRARI CAI, MERCADO SE DEFINE.

O fim de semana do GP da Malásia mostrou a Ferrari caindo ainda mais na classificação do Campeonato dos Construtores, cortesia da dobradinha de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, e o mercado de pilotos destravando depois que o mexicano Sérgio Pérez anunciou que continuará equipe Force India por mais um ano. No Brasil, o empresário Fernando Monteiro anuncia para o próximo dia 23 a inauguração do Autódromo Internacional da Paraíba, a 42 quilômetros da capital João Pessoa.

A corrida em Sepang teve bons momentos de interesse: o apagar das luzes vermelhas demorou tanto que o espanhol Carlos Sainz admitiu que chegou a pensar que a largada seria abortada. A caminho da primeira curva os dois Sauber se atrasaram, aparentemente com problemas na embreagem, pane que ajudou a amenizar as consequências de um choque entre Sebastian Vettel e Nico Rosberg. O alemão da Ferrari acertou no pneu traseiro do Mercedes do compatriota e quebrou a suspensão dianteira esquerda do carro italiano. Após a corrida Vettel se desculpou com Rosberg, que por causa do acidente caiu para último; andando forte e com alguma dose de azar do seu companheiro de equipe (Hamilton abandonou com motor quebrado), Rosberg ficou em terceiro e aumentou sua vantagem na liderança do campeonato.

Problema logo na largada, Rosberg e Vettel se tocam. Foto: Mercedes.

Foi a quarta corrida que Vettel não termina este ano, o que colaborou para Ferrari cair ainda mais na classificação do Campeonato dos Construtores, onde agora ocupa a terceira posição, 43 pontos atrás da Red Bull. Se a vitória foi da equipe principal da marca austríaca, a francesa Renault tem motivos para comemorar: Jolyon Palmer terminou em décimo e marcou o primeiro ponto no campeonato, oitavo da marca nesta temporada. Não se sabe se isso ajudará a aumentar as chances de o inglês permanecer na equipe por mais um ano, mas o mercado voltou a se movimentar neste fim de semana.

Jolyon Palmer da Renault terminou em 10º e marcou seu primeiro ponto no campeonato. Foto: Renault.

Um dos lances mais importantes nesse sentido aconteceu longe do cenário do GP da Malásia, prova que valeu como 16a etapa do Campeonato Mundial de F-1 e cujos resultado completo você vê aqui. No autódromo de Imola o canadense Lance Stroll conquistou o título de Campeão Europeu de F-3, passo importante para ser confirmado na equipe Williams em 2017. No mesmo dia, em Sepang, o mexicano Sérgio Pérez anunciou que disputará mais uma temporada pela equipe Force India e ontem o americano Alexander Rossi divulgou que irá disputar a temporada 2017 da F-Indy pela equipe Andretti, em um time gerenciado por Bryan Herta.

Stroll é o primeiro piloto norte-americano a vencer o Europeu de F3. Foto: FIA EuroF3.

Ainda estão em aberto vagas na equipe Williams (Valteri Bottas deve ser confirmado para mais uma temporada), Toro Rosso (Carlos Sainz deve continuar e há dúvidas quanto à permanência de Daniil Kvyat), Haas (nenhum piloto confirmado, mas é provável que Estebán Gutiérrez deixe a equipe) e na Renault, Manor e Sauber o quadro é bastante volátil. O campeonato Mundial de F-1 prossegue domingo, com a disputa do GP do Japão, em Suzuka, onde o cenário poderá ficar mais esclarecido.

Interlagos privatizado

A vitória de João Dória Jr. nas eleições para a Prefeitura de São Paulo deverá ter impacto direto no automobilismo paulistano e, por tabela, brasileiro. O empresário paulista confirmou que entregará a gestão do autódromo à iniciativa privada e que prepara o edital necessário para a a concorrência que determinará as bases do negócio. Atualmente o Autódromo José Carlos Pace é explorado de forma pouco transparente para a prática de esportes a motor e regularmente é alugado para a realização de shows e eventos diversos em exacerbado prejuízo à prática do automobilismo regional. Espera-se que o vereador Mário Covas Neto — campeão brasileiro de Stock Light e kartista vitorioso em seus tempos de piloto —, atue a favor dos interesses do automobilismo. Covas Neto foi o vereador mais votado do PSDB em São Paulo, é tio do vice-prefeito recém-eleito Bruno Covas e figura proeminente nesse partido.

“O Autódromo de Interlagos é um patrimônio da cidade e deve ser preservado” declarou Zuzinha (Como Covas Neto é conhecido nas conversas de pista) à coluna. “Tanto que tendo em vista o bem histórico, cultural e social do espaço, sou co-autor do pedido de tombamento do autódromo, assinado em dezembro de 2014 também pelos vereadores Floriano Pesaro e Andrea Matarazzo e enviado ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo.”

A reforma da área dos boxes em Interlagos não termina nunca: inexplicável.

Decisão da prefeitura paulistana publicada no Diário Oficial de 26 de setembro liberou cerca de R$ 48 milhões para a empresa SPTuris investir no autódromo paulistano em função de necessidades decorrentes da realização do GP do Brasil de F-1. Esse valor deve ser aplicado nos próximos seis meses. Supõe-se que os valores sejam destinados à longa e pouco explicada reforma da área dos boxes, embora haja rumores de que o circuito seja recapeado inteiramente.

A medida não impediu que ao divulgar o calendário de 2017 a Federação Internacional do Automóvel (FIA) deixasse a data do GP do Brasil marcada com o asterisco que indica a condição de evento a ser confirmado. Situação semelhante aflige os GPs do Canadá e Alemanha, o primeiro pelas limitações do paddock local e o segundo pela queda de interesse do público alemão. A temporada vai começar mais tarde que o normal, o que foi entendido como forma de permitir mais tempo de testes para as equipes acertarem os carros que estarão sujeitos a um novo regulamento técnico. 

As datas anunciadas são as seguintes 
26/3 – Austrália
  9/4 – China
16/4 – Bahrain
30/4 – Rússia
14/5 – Espanha
28/5 – Mônaco
11/6 – Canadá*
18/6 – Azerbaijão
  2/7 – Áustria
  9/7 – Grã-Bretanha
23/7 – Hungria
30/7 – Alemanha (Hockenheim)*
27/8 – Bélgica
  3/9 – Itália
17/9 – Malásia
1/10 – Cingapura
8/10 – Japão
22/10 – EUA
  5/11 – México
12/11 – Brasil*
26/11 – Abu Dhabi
O asterico (*)  indica “Evento Sujeito a Confirmação”

Paraíba tem autódromo

O empresário Fernando Monteiro inaugura no próximo dia 23 o circuito intermediário do Autódromo Internacional da Paraíba, com percurso de 3.024 metros e onde será disputada a segunda etapa da Copa Nordeste de Marcas e Protótipos. Situado no município de São Miguel de Taipu, a 42 km de João Pessoa, é bastante próximo a várias capitais e cidades importantes: 135 km de Recife, 180 km de Natal, 80 km de Campina Grande e 190 km de Caruaru. A área total do empreendimento é de 103 hectares e o paddock possui 15 boxes de 40 m2 e área VIP para 2 mil pessoas. Essas instalações deverão ser ampliadas quando da inauguração oficial, prevista para o ano que vem e  incluem a construção de uma torre de controle. A organização das provas locais está a cargo de Elton Andrade, do portal www.garagem83.com.br.

O Autódromo Internacional da Paraíba é uma realidade e deverá fomentar o automobilismo do Nordeste e Norte. Foto: Garagem 83.


F-E recarregada

Começa neste fim de semana a temporada 2016/2017 da F-E, a categoria destinada a carros elétricos. A primeira etapa, sábado, em Hong Kong, começa em alto estilo: os ingressos para o circuito montado na baía da cidade estão esgotados, a Jaguar estreia como equipe oficial — utilizando pessoal da Williams —, a BMW assinou acordo de cooperação com a equipe Andretti e os carros trazem pequenas modificações aerodinâmicas. O calendário inclui ainda rodadas duplas em Montreal e Nova York, as últimas duas etapas da temporada. Lucas Di Grassi e Nélson Piquet Jr são os representantes brasileiros na categoria.

Mais novidades são aguardadas com interesse para a temporada 2018/2019, quando o grid aumentará de 20 para 24 carros, ou 12 equipes. Entre estas está a entrada da Mercedes, que hoje confirmou sua intenção de disputar a categoria. Atualmente as marcas Audi, DS-Citroën, Jaguar, Mahindra e Renault estão representadas oficialmente na F-E. Nessa mesma temporada os carros serão equipados com novas baterias de 250 kW (335 hp), desenvolvidas pela divisão “Tecnologias Aplicadas” da McLaren, o que permitirá a disputa das provas sem a necessidade de trocar os automóveis no meio do percurso, como acontece atualmente.








* Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. Atualmente é editor da "Folha do Carro" no jornal Folha de Alphaville. Fale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

Nenhum comentário: