quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PEUGEOT FRACTAL: UM CONCEITO, NOVAS IDEIAS.

Conceito futurista antecipa como será o i-Cockpit® no futuro e desembarca no País como uma das atrações da marca para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Motores elétricos garantem 204 cv de potência e autonomia de até 450 km.

A Peugeot do Brasil prepara uma série de atrações para a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, maior mostra automobilística da América Latina e que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016 na capital paulista. Entre os destaques da marca está o Fractal, cupê urbano elétrico que explora novos universos: além de mostrar como será o i-Cockpit® Peugeot no futuro. O conceito também se dedica de diferentes formas ao uso da acústica no design automotivo. O resultado leva o protótipo a um nível de percepção auditiva que enriquece ainda mais a experiência de condução.

O sistema de áudio, aliás, foi criado pelo designer de som brasileiro Amon Tobin, e pode ser comandado por meio de um relógio de pulso inteligente. Com o som ligado, deixa-se de lado as sensações normalmente percebidas pelos cinco sentidos para dar início a uma experiência única.

Peugeot Fractal: visão geral 


A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a Focal, líder francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrás dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma característica adicional ao i-Cockpit®.

Já o head-up display do carro-conceito possui tela holográfica de alta definição e tela de policarbonato com informações que podem ser personalizadas pelo condutor.

Peugeot Fractal é uma incubadora de idéias que explora novos processos de projeto e fabricação, tendo mais de 80% de suas peças interiores impressas em 3D, enquanto baterias de íons de lítio de 40 kW alimentam os motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos, com autonomia de até 450 km.

A distância variável do solo permite ao veículo se adaptar a diferentes tipos de terreno. A altura pode aumentar ou diminuir em até 7 cm para melhorar a aerodinâmica e aumentar a vida útil da bateria. Essa distância pode ainda crescer para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstáculos sem dificuldade.

Peugeot i-Cockpit®: ampliando os sentidos


Peugeot i-Cockpit® oferece uma experiência inigualável que combina ergonomia instintiva com um ambiente sem precedentes. A escolha dos materiais é inspirada nos auditórios e estúdios de gravação: carvalho escuro decora o painel de instrumentos, painéis de portas e assentos; peças em cobre nas conexões de áudio percorrem o interior e itens em 3D aumentam o conforto acústico. Uma malha têxtil em 3D cobre os assentos, que têm acabamento em couro branco.

Para garantir o controle permanente, o banco do motorista fornece respostas cinestésicas com base na dirigibilidade do Peugeot Fractal. O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo, sendo que o sensor posicionado do lado direito abriga as funções para ativar o sistema de acionamento elétrico.

Uma tela tátil em Amoled de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os recursos do concept car, enquanto o head-up display fornece leitura digital holográfica em uma tela de policarbonato para informações adicionais – o display digital de 12,3 polegadas em HD é personalizável para atender às preferências individuais.

O modelo é uma verdadeira incubadora de ideias que explora o uso de impressão 3D para criar formas que não podem ser obtidas através de qualquer outro processo. As peças e componentes resultantes representam mais de 80% das superfícies do interior e oferecem uma combinação de estilo e real funcionalidade.

Cupê urbano elétrico


O modelo é extremamente compacto, com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura, permitindo transitar com tranquilidade pelo tráfego pesado. As rodas de 19 polegadas estão posicionadas nas extremidades do carro, com um balanço dianteiro e traseiro de apenas 0,52 m, facilitando as manobras na cidade.

Peugeot Fractal estabelece um equilíbrio natural e apresenta uma unidade de tração elétrica que permite uma nova arquitetura, na qual todos os componentes estão posicionados em nome da eficiência. A bateria de íons de lítio está alojada no túnel central, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a distribuição de peso.

Ela alimenta dois motores elétricos, cada um com 102 cavalos de potência, que equipam os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de acionamento melhora a aerodinâmica do carro, refletindo-se na menor necessidade de ar para o resfriamento do motor.

Seu estilo incorpora as linhas dinâmicas do carro ao ambiente urbano. Uma linha reta divide a pintura com acabamento duplo, aumentando ainda mais a sensação de vitalidade com uma mudança acentuada do branco ao preto na dobradiça das portas. A parte superior da carroceria possui teto removível para transformar o cupê em um cabriolet.

Uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display, e os LEDs também atuam como luzes traseiras quando o Peugeot Fractal está se movendo. A assinatura luminosa na dianteira começa abaixo da grade e flui sobre os faróis.

A assinatura sonora é única, para mantê-lo em sintonia com as pessoas ao seu redor, especialmente pedestres e ciclistas: qualquer um deles prestes a sair da via sem olhar será alertado sobre a presença do veículo.

O conceito também torna a vida cotidiana mais fácil para o usuário por meio da utilização do relógio inteligente Samsung Gear S, que fornece informação contínua sobre o estado da bateria, tempo de carga, temperatura interior e localização. 

O relógio dá ao motorista acesso ao conceito com um toque para abrir as portas e personalizar o funcionamento do ar-condicionado e sistema de som, por exemplo.

Uso inovador de som para uma experiência de condução mais instintiva

“Os motoristas precisam processar uma quantidade crescente de informações dentro de seus veículos, o que exige cada vez mais atenção. A ergonomia acústica melhora a interação com o Peugeot i-Cockpit® e torna mais fácil manter os olhos na estrada. As fontes de som que se espalham pelo carro permitem ao condutor absorver e compreender a informação de forma mais fácil e eficaz”, diz Vincent Roussarie, especialista em Serviços Acústicos da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA.

A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a Focal projetaram um inovador sistema de som e um software para proporcionar uma experiência completamente imersiva, controlando individualmente cada alto-falante. Essa tecnologia de som digital simula o ouvido humano, as fontes de som são criadas virtualmente e a localização delas foi projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor. Por exemplo: quando o sistema de navegação está em uso, o som do comando de voz parece vir da frente do carro. Durante o deslocamento, a fonte se move em direção à cabine e muda para onde o carro precisa virar. Nos cruzamentos, o som fica mais próximo para alertar sobre a necessidade de mudança de direção.

Para explorar todo o seu potencial, o sistema de som tem, na parte da frente, três alto-falantes de médio e alto alcance, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer. Na parte de trás, dois alto-falantes de médio alcance, dois tweeters e um subwoofer. A Focal também criou uma membrana de fibra de linho para os alto-falantes processarem o som fielmente. Batizada de FLAX, a tecnologia é caracterizada por um som muito natural, rico na reprodução de som grave. A restituição na área dos passageiros é fornecida por sete alto-falantes FLAX e quatro tweeters de cúpula invertida de magnésio, enquanto dois subwoofers cuidam do som grave. O conjunto tem ainda quatro amplificadores FD compactos, constituídos por um total de catorze canais de amplificação de 1.600 watts.

Peugeot Fractal também incorpora um sistema tátil de som grave de dois canais na parte de trás de cada assento. Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, ele oferece uma nova experiência sensorial física, permitindo que o som grave viaje através de um meio sólido ao invés de somente pelo ar, ou seja, as ondas de som alcançam a orelha por meio do corpo do ouvinte. Isso dá ao passageiro uma experiência de som grave mais imersiva e personalizada, sem causar interferências indesejadas no ambiente ao redor.

Peugeot trouxe o designer de som brasileiro Amon Tobin para “assinar” o som externo do Peugeot Fractal. Assim, o carro-conceito se mantém em sintonia com outros usuários da estrada, como pedestres e ciclistas, que são alertados pela presença do cupê por diferentes sons específicos para a condição do veículo, como aceleração, desaceleração e velocidade de cruzeiro.

O interior transmite a identidade da Marca por meio de um projeto de áudio original que dá "voz" para funções como ignição, indicadores, perigos, luzes e vários recursos de navegação. “O Peugeot Fractal é fruto da colaboração entre artistas que exploram novos horizontes. Nós trabalhamos com os designers para unir nossos recursos de inspiração. O estilo é inspirado pelo som, e meu projeto baseia-se em materiais do carro-conceito”, comenta Amon Tobin.

Elétrico de alto desempenho: 204 cv e 0 a 100 km/h em 6,8 segundos


O sistema de motorização elétrica foi concebido para aperfeiçoar a aerodinâmica e trazer características inéditas no segmento. A performance do Peugeot Fractal foi melhorada com a instalação da bateria de íons de lítio na parte central do assoalho, fazendo com que o peso do veículo seja redistribuído e o centro de gravidade seja extremamente baixo.

Os 40 kW da bateria alimentam dois motores elétricos de 102 cavalos, um em cada eixo, e oferecem uma autonomia de 450 km. O sistema gerencia a potência de acordo com as condições de direção. Com isso, os 204 cavalos de potência máxima são distribuídos com base na aderência para melhorar a tração e recuperação de energia, e também leva em consideração a transferência de peso e as diferentes relações de transmissão dos motores elétricos. Durante a aceleração, o motor traseiro entra em ação primeiro, com o motor do eixo da frente gradualmente funcionando a partir dos 100 km/h.

A direção elétrica em conjunto com a tração nas quatro rodas garante uma eficiência notável na cidade e estabilidade em alta velocidade. A suspensão pneumática pode funcionar automaticamente ou ser controlada pelo motorista para ajustar a altura em relação ao solo entre 7 cm e 11 cm: a posição mais baixa privilegia a aerodinâmica na estrada e estende a autonomia, já a posição mais elevada permite que o carro transite na cidade passando com tranquilidade pelos obstáculos. 

Com peso total de apenas 1.000 kg, o cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e pode cobrir 1.000 metros partindo da imobilidade em 28,8 segundos. Com o Peugeot Fractal, a Peugeot reforça a visual de futuro proporcionada pelo i-Cockpit®, com uma experiência de condução ainda mais agradável e instintiva. 

Peugeot do Brasil
Diretoria de Comunicação
Ícaro Bedani - Assessor de Imprensa
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