Conceito futurista antecipa como será o i-Cockpit® no futuro e desembarca no País como uma das atrações da marca para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Motores elétricos garantem 204 cv de potência e autonomia de até 450 km.
A Peugeot do Brasil prepara uma série de atrações para a 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, maior mostra automobilística da América Latina e que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro de 2016 na capital paulista. Entre os destaques da marca está o Fractal, cupê urbano elétrico que explora novos universos: além de mostrar como será o i-Cockpit® Peugeot no futuro. O conceito também se dedica de diferentes formas ao uso da acústica no design automotivo. O resultado leva o protótipo a um nível de percepção auditiva que enriquece ainda mais a experiência de condução.
O sistema de áudio, aliás, foi criado pelo designer de som brasileiro Amon Tobin, e pode ser comandado por meio de um relógio de pulso inteligente. Com o som ligado, deixa-se de lado as sensações normalmente percebidas pelos cinco sentidos para dar início a uma experiência única.
Peugeot Fractal: visão geral
A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a Focal, líder francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrás dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma característica adicional ao i-Cockpit®.
Já o head-up display do carro-conceito possui tela holográfica de alta definição e tela de policarbonato com informações que podem ser personalizadas pelo condutor.
O Peugeot Fractal é uma incubadora de idéias que explora novos processos de projeto e fabricação, tendo mais de 80% de suas peças interiores impressas em 3D, enquanto baterias de íons de lítio de 40 kW alimentam os motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos, com autonomia de até 450 km.
A distância variável do solo permite ao veículo se adaptar a diferentes tipos de terreno. A altura pode aumentar ou diminuir em até 7 cm para melhorar a aerodinâmica e aumentar a vida útil da bateria. Essa distância pode ainda crescer para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstáculos sem dificuldade.
Peugeot i-Cockpit®: ampliando os sentidos
O Peugeot i-Cockpit® oferece uma experiência inigualável que combina ergonomia instintiva com um ambiente sem precedentes. A escolha dos materiais é inspirada nos auditórios e estúdios de gravação: carvalho escuro decora o painel de instrumentos, painéis de portas e assentos; peças em cobre nas conexões de áudio percorrem o interior e itens em 3D aumentam o conforto acústico. Uma malha têxtil em 3D cobre os assentos, que têm acabamento em couro branco.
Para garantir o controle permanente, o banco do motorista fornece respostas cinestésicas com base na dirigibilidade do Peugeot Fractal. O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo, sendo que o sensor posicionado do lado direito abriga as funções para ativar o sistema de acionamento elétrico.
Uma tela tátil em Amoled de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os recursos do concept car, enquanto o head-up display fornece leitura digital holográfica em uma tela de policarbonato para informações adicionais – o display digital de 12,3 polegadas em HD é personalizável para atender às preferências individuais.
O modelo é uma verdadeira incubadora de ideias que explora o uso de impressão 3D para criar formas que não podem ser obtidas através de qualquer outro processo. As peças e componentes resultantes representam mais de 80% das superfícies do interior e oferecem uma combinação de estilo e real funcionalidade.
O modelo é extremamente compacto, com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura, permitindo transitar com tranquilidade pelo tráfego pesado. As rodas de 19 polegadas estão posicionadas nas extremidades do carro, com um balanço dianteiro e traseiro de apenas 0,52 m, facilitando as manobras na cidade.
O Peugeot Fractal estabelece um equilíbrio natural e apresenta uma unidade de tração elétrica que permite uma nova arquitetura, na qual todos os componentes estão posicionados em nome da eficiência. A bateria de íons de lítio está alojada no túnel central, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a distribuição de peso.
Ela alimenta dois motores elétricos, cada um com 102 cavalos de potência, que equipam os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de acionamento melhora a aerodinâmica do carro, refletindo-se na menor necessidade de ar para o resfriamento do motor.
Seu estilo incorpora as linhas dinâmicas do carro ao ambiente urbano. Uma linha reta divide a pintura com acabamento duplo, aumentando ainda mais a sensação de vitalidade com uma mudança acentuada do branco ao preto na dobradiça das portas. A parte superior da carroceria possui teto removível para transformar o cupê em um cabriolet.
Uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display, e os LEDs também atuam como luzes traseiras quando o Peugeot Fractal está se movendo. A assinatura luminosa na dianteira começa abaixo da grade e flui sobre os faróis.
A assinatura sonora é única, para mantê-lo em sintonia com as pessoas ao seu redor, especialmente pedestres e ciclistas: qualquer um deles prestes a sair da via sem olhar será alertado sobre a presença do veículo.
O conceito também torna a vida cotidiana mais fácil para o usuário por meio da utilização do relógio inteligente Samsung Gear S, que fornece informação contínua sobre o estado da bateria, tempo de carga, temperatura interior e localização.
O relógio dá ao motorista acesso ao conceito com um toque para abrir as portas e personalizar o funcionamento do ar-condicionado e sistema de som, por exemplo.
Uso inovador de som para uma experiência de condução mais instintiva
“Os motoristas precisam processar uma quantidade crescente de informações dentro de seus veículos, o que exige cada vez mais atenção. A ergonomia acústica melhora a interação com o Peugeot i-Cockpit® e torna mais fácil manter os olhos na estrada. As fontes de som que se espalham pelo carro permitem ao condutor absorver e compreender a informação de forma mais fácil e eficaz”, diz Vincent Roussarie, especialista em Serviços Acústicos da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA.
A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a Focal projetaram um inovador sistema de som e um software para proporcionar uma experiência completamente imersiva, controlando individualmente cada alto-falante. Essa tecnologia de som digital simula o ouvido humano, as fontes de som são criadas virtualmente e a localização delas foi projetada para melhorar as informações transmitidas ao condutor. Por exemplo: quando o sistema de navegação está em uso, o som do comando de voz parece vir da frente do carro. Durante o deslocamento, a fonte se move em direção à cabine e muda para onde o carro precisa virar. Nos cruzamentos, o som fica mais próximo para alertar sobre a necessidade de mudança de direção.
Para explorar todo o seu potencial, o sistema de som tem, na parte da frente, três alto-falantes de médio e alto alcance, dois tweeters, dois woofers e um subwoofer. Na parte de trás, dois alto-falantes de médio alcance, dois tweeters e um subwoofer. A Focal também criou uma membrana de fibra de linho para os alto-falantes processarem o som fielmente. Batizada de FLAX, a tecnologia é caracterizada por um som muito natural, rico na reprodução de som grave. A restituição na área dos passageiros é fornecida por sete alto-falantes FLAX e quatro tweeters de cúpula invertida de magnésio, enquanto dois subwoofers cuidam do som grave. O conjunto tem ainda quatro amplificadores FD compactos, constituídos por um total de catorze canais de amplificação de 1.600 watts.
O Peugeot Fractal também incorpora um sistema tátil de som grave de dois canais na parte de trás de cada assento. Desenvolvido pela SubPac, uma start-up americana, ele oferece uma nova experiência sensorial física, permitindo que o som grave viaje através de um meio sólido ao invés de somente pelo ar, ou seja, as ondas de som alcançam a orelha por meio do corpo do ouvinte. Isso dá ao passageiro uma experiência de som grave mais imersiva e personalizada, sem causar interferências indesejadas no ambiente ao redor.
A Peugeot trouxe o designer de som brasileiro Amon Tobin para “assinar” o som externo do Peugeot Fractal. Assim, o carro-conceito se mantém em sintonia com outros usuários da estrada, como pedestres e ciclistas, que são alertados pela presença do cupê por diferentes sons específicos para a condição do veículo, como aceleração, desaceleração e velocidade de cruzeiro.
O interior transmite a identidade da Marca por meio de um projeto de áudio original que dá "voz" para funções como ignição, indicadores, perigos, luzes e vários recursos de navegação. “O Peugeot Fractal é fruto da colaboração entre artistas que exploram novos horizontes. Nós trabalhamos com os designers para unir nossos recursos de inspiração. O estilo é inspirado pelo som, e meu projeto baseia-se em materiais do carro-conceito”, comenta Amon Tobin.
O sistema de motorização elétrica foi concebido para aperfeiçoar a aerodinâmica e trazer características inéditas no segmento. A performance do Peugeot Fractal foi melhorada com a instalação da bateria de íons de lítio na parte central do assoalho, fazendo com que o peso do veículo seja redistribuído e o centro de gravidade seja extremamente baixo.
Os 40 kW da bateria alimentam dois motores elétricos de 102 cavalos, um em cada eixo, e oferecem uma autonomia de 450 km. O sistema gerencia a potência de acordo com as condições de direção. Com isso, os 204 cavalos de potência máxima são distribuídos com base na aderência para melhorar a tração e recuperação de energia, e também leva em consideração a transferência de peso e as diferentes relações de transmissão dos motores elétricos. Durante a aceleração, o motor traseiro entra em ação primeiro, com o motor do eixo da frente gradualmente funcionando a partir dos 100 km/h.
A direção elétrica em conjunto com a tração nas quatro rodas garante uma eficiência notável na cidade e estabilidade em alta velocidade. A suspensão pneumática pode funcionar automaticamente ou ser controlada pelo motorista para ajustar a altura em relação ao solo entre 7 cm e 11 cm: a posição mais baixa privilegia a aerodinâmica na estrada e estende a autonomia, já a posição mais elevada permite que o carro transite na cidade passando com tranquilidade pelos obstáculos.
Com peso total de apenas 1.000 kg, o cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e pode cobrir 1.000 metros partindo da imobilidade em 28,8 segundos. Com o Peugeot Fractal, a Peugeot reforça a visual de futuro proporcionada pelo i-Cockpit®, com uma experiência de condução ainda mais agradável e instintiva.
Peugeot do Brasil
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