GP Austrália: A Ferrari
sai na frente
A primeira prova do ano começa com vitória de Sebastian Vettel e mostra que os carros ficaram mais rápidos e não contemplam as ultrapassagens.
Com modificações nos carros e pneus, a F-1 iniciou a temporada
2017 na Austrália. Quem viu os treinos e deixou de assistir a corrida na
madrugada de sábado para domingo, porque pensou que Lewis Hamilton
(Mercedes-GP) iria disparar na frente, perdeu uma prova interessante e
monótona.
As regras para a construção dos carros privilegiam a
velocidade final. Os pneus estão mais resistentes que na temporada passada. O
resultado final é de um carro rápido, principalmente em curvas e arisco durante
uma ultrapassagem, quando o piloto necessita utilizar o vácuo do carro que está
na frente.
Assim, Hamilton que dominou os treinos livres, marcou a pole
e ao apagar as luzes vermelhas disparou na frente, perdeu a corrida ao trocar
os pneus.
O inglês três vezes campeão iniciou a temporada pilotando
muito. Sua técnica e arrojo são fundamentais para controlar o carro que exige
mais de quem está atrás do volante, mas na F-1, como em qualquer outra
competição não se ganha sozinho. E os
estrategistas falharam. A falha pode ter ocorrido por não conhecer o limite da
borracha, uma consequência da redução dos treinos.
Assim, Sebastian Vettel (Ferrari), que largou na segunda
posição, fez tudo certo, manteve a posição na largada e trocou os pneus no
momento certo, venceu a primeira corrida do ano.
Eles foram seguidos de perto pelo estreante na Mercedes,
Valtteri Bottas. O finlandês chegou ameaçar o companheiro nas voltas finais,
mas ficou só na ameaça.
O brasileiro Felipe Massa, que atendeu pedido da Williams e
não se aposentou, largou em sétimo, fez corrida discreta e terminou na sexta
colocação.
A equipe optou por capitalizar o máximo, recebeu por volta
de US$ 16 milhões para liberar Bottas e mais que o dobro para ter o canadense Lance
Stroll no time. Esqueceu-se de desenvolver o carro.
Apesar de ter o melhor sistema de propulsão da categoria,
vai penar para manter a posição de quarta força, pois a tendência é de que só
Massa marque pontos. O jovem canadense de 18 anos bateu nos treinos e não
terminou a prova.
No terceiro ano de participação na maior categoria do
automobilismo, a Honda não conseguiu cumprir o que prometeu. A McLaren ainda
não tem um motor competitivo e mesmo com um dos melhores pilotos, Fernando
Alonso, arrastou-se na pista. O espanhol manteve o carro durante boa parte da
prova na zona de pontuação e no final parou sem terminar a corrida.
Kimi Raikkonen (Ferrari), Max Verstappen (RBR), Sergio Perez
(Force India), Carlos Sainz da Toro Rosso, que voltou a utilizar os motores
Renault, Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Esteban Ocon (Force India) completaram a zona
de pontuação.
Marcaram pontos no GP
da Austrália
1)
Sebastian Vettel
2) Lewis
Hamilton
3) Valtteri
Bottas
4) Kimi
Raikkonen
5) Max
Verstappen
6) Felipe Massa
7) Sergio Perez
8) Carlos Sainz
9) Daniil Kvyat
10) Esteban
Ocon
A temporada 2017 tem a segunda etapa marcada para dia 09/04
na China. Lá teremos novidades, já que as equipes e pilotos estarão mais
acostumadas com os carros.
Rapidinhas
Trabalho duro
Com sorriso de orelha a orelha, o alemão Sebastian Vettel
agradeceu a equipe pela vitória. “O time inteiro trabalhou muito duro. O
pessoal quase não dormiu, nem aqui e nem na fábrica. O carro está se
comportando bem e foi muito divertido guiar. É um dia lindo”, falou na
entrevista coletiva.
É o que o carro oferece
Felipe Massa ganhou uma posição na largada e contentou-se
com o sexto lugar."Estou feliz com o resultado, foi uma boa prova para
mim, ultrapassando o Grosjean já na largada, o que era o mais importante para
eu manter meu ritmo", falou o brasileiro.
Estratégia errada.
Hamilton creditou o segundo lugar na prova ao desgaste dos
pneus. "Minha estratégia era parar na volta 19 e acabei parando na 18. Não
tinha mais nada sobrando no meu pneu. Quando eu estava encostando nos
retardatários, o carro estava escorregando e eu comecei a perder tempo em
relação a Vettel”.
* Edison Ragassi é jornalista e radialista, diretor responsável pelo site Auto Agora - www.autoagora.com.br, editor da revista O Mecânico, produtor e apresentador do programa e dos boletins diários Auto Agora, transmitidos pela Rádio Transamérica Pop FM 100,1. Escreva para o Ragassi: ragassi@gmail.com.