O bom, agradável e caro Honda Civic Touring, o
turbo
Topo das versões da nova geração do Honda Civic é
dita Touring. Nome sem expressão ao não indicar o significado europeu ligado a
viagens, e repete tratamento oferecido a station wagon. É um pacote
decorativo e de facilidades eletrônicas agregado em torno do motor de quatro
cilindros, 1,5 litro de cilindrada, injeção direta, produzindo 173 cv e 22,4
quilos de torque. Faz parte da atual moda mecânica de usar motores com menores
dimensões e peso, facilitando criar veículos com capots menores e habitáculos
mais espaçosos. Não é o caso do atual Civic, projetado para utilizar motor de
2,0 litros, mas a valer o caminho influenciará a próxima geração.
A soma de eletrônica, injeção direta e turbo
subverte a ordem secular do ganho de torque atrelado à potência. No caso o
motorista descobrirá ser a potência, os imaginados cavalos, coisa etérea. Para
acelerar vale o torque, medida de engenharia, sem charme, porém positiva,
perceptível pelas respostas ao acelerador. Outro ganho, o turbo, sempre
visto como adicional esportivo, pró potência, sempre marcado por um período em
branco e respostas sem suavidade, mudou de função. O hiato, dito gap,
entre ser demandado em baixas rotações e a resposta, reduziu-se enormemente.
Há, mas de presença quase sutil. No geral, funciona muito bem.
10ª Geração
Produto marcante pela melhor administração de espaços
e bom projeto de estilo. Chama atenções, em especial pela traseira com
lanternas em forma de acento circunflexo. E dentro tem instrumentação e
comandos racionais, com tela programável para várias funções. Interior
agradável na versão de topo, com mescla entre plástico emborrachado, couro
ecológico – leia-se plástico. Agradável ao motorista com banco de ajustes
facilitados por motores elétricos, demais usuários tem transporte agradável –
exceto ao passageiro central do banco traseiro, equipado com cintos de três
pontos e apoio de cabeça aos três usuários. Facilidades eletrônicas como o
freio de estacionamento; a pequena câmara no espelho retrovisor direito
facilita mudar de faixa com segurança. Na versão, camera de ré.
Luzes em LEDs muito auxiliam muito conduzir no
escuro. Nos serviços eletrônicos as tomadas 12V, USB e HDMI foram colocadas em
local de acesso acrobático, exigindo mãos de mágico para utilizá-las. Falha
gritante, tornando-se difícil imaginar sua aprovação ao passar de projeto a
produto.
Andando
Condução agradável, tipo opcional. Pode-se escolher
o modo Eco, para redução de consumo, ideal às baixas médias horárias urbanas.
Motor de quatro cilindros em linha, construção em alumínio, colocado
transversalmente e atracado a caixa de transmissão de polias continuamente
variáveis, contendo 7 marchas virtuais. Pelo sistema consegue-se ter melhor
arrancada, mais velocidade máxima e uma operação econômica, governada pelo
abundante torque.
Direção com assistência elétrica, freios a disco
nas quatro rodas, rodas em liga leve, aro com 17 polegadas, e pacote de
segurança, almofadas de ar frontais, laterais e de cortina, freios ABS com
EBD, controle de tração e estabilidade, sistema de vetorização de torque e
Isofix para fixação de assentos infantis, em todas as versões.
Conectividade
Demanda atual, para alguns superando a mecânica no
quesito importância, há bastante conectividade: central multimídia interagindo
com smartphones por meio do Apple CarPlay e do Android Auto; telefonia,
reprodução de mídias em streaming; aptidão ao uso de aplicativos do aparelho e
do próprio sistema, navegador com GPS apto a informações de trânsito e o
buscador do Google.
Preço, R$ 124,900. Sem opcionais.
O Mito
Honda e Toyota conseguiram construir o mito da
resistência e da falta de problemas, tipo lenda urbana, com estórias
enfatizando tais dotes, e isto dá-lhes coragem para impor preços desarrazoados,
um plus, um delta, um algo mais por serem Honda ou Toyota. Na prática donos de
Mitsubishi, Subaru e Suzuki poderão entrar nesta canoa porquanto a qualidade
japonesa é consequência, um projeto de sobrevivência ter qualidade para
conquistar o mercado norte-americano e, a partir deste, o mundo.
Não vejo razão para, dentre o segmento utilizando
motores com configuração assemelhada, o Honda Civic com motor 1,5 e 173 cv,
custar em torno de 50 % a mais ante um Citroën C4 Lounge, com motor 1,6 e
potência idêntica; e discrepâncias assemelhadas sobre o VW Jetta, 1,4, e
Chevrolet Cruze, 1,4 – veja a tabela.
Ao comprador de automóvel com tal valor o mito da
resistência e falta de problemas parece ociosidade, pois todos os carros novos
tem ótima qualidade e, pensando no usuário este o utilizará por um ou dois
anos, período no qual nenhum destes exemplares terá problemas.
Cilindrada
motor
|
Potência
|
Preço
R$
|
%
sobre
|
|
Honda Civic Touring
|
1.5
|
173 cv
|
124.900
|
|
Citroen
C4 Lounge
|
1,6
|
173
cv
|
A
partir de 69,990
|
78,4
|
Jetta
1,4 tsi
|
1.4 TSI
|
150
cv
|
93.990
|
32,8
|
Chevrolet
Cruze
|
1.4
turbo LTZ
|
150 cv
|
101.190
|
23,4
|
Motor
Turbo permite custar metade mais caro ante concorrente igual?
Roda-a-Roda
Futuro – Mercedes-Benz acordou com a Hermes, empresa
alemã de logística substituir os veículos diesel por modelos elétricos Vito e
Sprinter em trabalho nas cidades de Hamburgo e Stuttgart. Começa em 2018 e até
2020 projeto é ter 1.500 unidades em operação.
Elétricos mudarão feição das
entregas urbanas
Mais um – Jeep deve apresentar no Salão de Shanghai,
dia 19, novo modelo híbrido plug in – com recarregador externo
– ou conjugação endotérmico/elétrico.
De volta – Qualquer fabricante de veículos sem vendas
nos maiores mercados do mundo, China e EUA, arrisca o futuro. Isto instigou
italiana Fiat a inesperada assunção da norte americana Chrysler. E decidiu a
volta tática PSA ao mercado dos EUA – de lá saiu, como Peugeot, cabeça baixa,
há 26 anos.
Prazo – Projeto, coisa séria com criação de empresa,
a PSA North América, Larry Dominique, engenheiro, 54, ex GM e ex Nissan
(liderou o desenvolvimento do picape Titan) para Vice Presidência. Inicia com
locação de veículos entre viajantes. Prevê criar base, divulgação e confiança
para exportações da marca daqui a 10 anos.
Projeto – Não é ato isolado, mas do grande
projeto salvador da PSA. Mercado prevê passo inicial como recém lançados DS7
como carros em projeto especial para locação.
Assunto – Quer temas
para mostrar intimidade com a indústria e fazer rolar papo interminável ? Volkswagen
fará picape sobre a plataforma MQB, a do Golf, Jetta e Audi, com medidas
superiores às do Saveiro dentro da nova família Polo? Presidente da empresa
negou, mas imprensa insiste.
Mais - Outra, sobre a plataforma recém
desenvolvida pela Fiat para o Projeto 6X - hatch e
sedã – FCA fará pequeno jipe, como um novo Fiat Panda? Empresa negou, mas
especulação de colunas ditas especializadas corre solta.
Início – Projeto 6X se subdivide em 6XH, hatch,
substituto de Bravo, Punto e versões superiores do Palio, a ser produzido em
Betim, MG, lançado em junho, e 6XS, sedã para o lugar de Gran Siena e Linea, e
construção na Argentina, 2018.
Questão – Empresas
aplicam recursos na formação de áreas de comunicação com públicos interno e
externo. São a interface para falar com jornalistas e sanar suas dúvidas. A
HPE, fabricante dos Mitsubishi, em Catalão, Go, tem área destas.
Descrédito – Semana passada Coluna indagou-a
a respeito de cortes de pessoal. Respondeu dizendo ter havido e, a partir de 31
de março apenas desmobilizações pontuais. Consultei fonte externa: naquele
mesmo dia da resposta empresa demitira percentual sensível da engenharia e
experimentação.
Fonte autora de informações inexatas vai para
o freezer.
Acordo – PSA e petroleira Total renovaram
acordo de parceria. Peugeots, Citroëns e DSs terão primeiro abastecimento e
recomendação de troca com a marca. Entra, também, no co patrocínio da equipe
de rallyes e corridas.
Vizinho – Petroleira será patrocinadora oficial
da Copa Total Argentina, principal torneio de futebol, e contratou Juan Maria
Traverso, o Flaco, campeão de automobilismo argentino. Dirigirá
Peugeot 408 com produtos Total pelo país e fará palestras sobre segurança ao
dirigir. Na Argentina dirige-se tão perigosamente quando no Brasil.
Jogo duro – FPT Industrial, marca FCA a veículos
e motores de trabalho, lançou motor diesel V8, 20.000 cm3, fazendo 910 cv a
1.800 rpm e torque de 410 Nm a 1.500 rpm. Mais compacto, leve e econômico ante
os V12 usualmente aplicados como geradores, motores para locomotivas, tratores,
geradores, barcos.
V20, o diesel V8 da FPT, quase 1.000 cv de potência
Exportações – VW mantém-se como maior exportadora
de veículos na história do país, superando 3,5M de vendas ao exterior.
Exercício passado aumentou envios em 102%, produto da visão de David Powels,
atual presidente, focando no exterior para compensar o estreitamento do mercado
interno.
Negócio – Marca mudou a operacionalidade,
conquistando junto à matriz primazia para vendas continentais, criando Vice
Presidência, enfocando cada um dos 28 países vizinhos. Em 2017 as vendas
externas da marca correspondem a 1/3 de toda a indústria. Líderes Go, up!, Voyage
e Saveiro.
Vitrine – 30 anos do Programa Volvo de Segurança no
Trânsito, PVST, maior vitrine institucional da marca de caminhões. Criado pelo
jornalista J. Pedro Corrêa, ainda seu consultor, mobilizou sociedade e governo,
obteve conquistas.
Apoio - É a ação mais duradoura de
mobilização da sociedade e conseguiu mudar a óptica oficial, então tratando
desastres como acidentes. Curioso a bancada federal, senadores e deputados pelo
Paraná, onde programa começou, não a tenha endossado, tornando-se a bancada da
segurança no trânsito.
Pinin – Evolução de entendimentos e serviços,
a Pininfarina, antes conhecida pelas linhas de automóveis, aplicará seu talento
para fazer versão do barco brasileiro Schaefer 510. Antes o studio já havia
produzido interiores para outros modelos. Partido do projeto é esportividade e
elegância.
Foguete – Para anotar como piloto de futuro.
Aos 16, competindo em Kart Amador, Alberto César Otazu fez Pole
Position, volta mais rápida e venceu prova do Campeonato Clickspeed, e
ganhou como prêmio estrear em Fórmula Vee. Carro atrapalhou, com defeitos, mas
o importante apareceu: chamou atenções para a carreira densa em construção,
sinalizando ter lugar no futuro.
Tecnologia – Um
dos setores com tecnologia de ponta mais aguda Fórmula 1 adota peças feitas em
impressoras 3D. McLaren Honda adotou suporte para linha hidráulica, carregador
flexível do rádio, dutos de refrigeração dos freios em fibra de carbono, aba da
asa traseira. Rapidez para desenvolvimento e construção.
Antigos - Quarta edição do Encontro Nacional
Alfa Romeo em Caxambu, MG, sugere ser o de maior relevo: a três meses do
evento, feriado de Corpus Christi, 15 a 18 de junho, número de inscritos dobrou
relativamente à 2a reunião.
Ocasião - Tens Alfa ? Gostas da marca ?
Quer um encontro de camaradagem a custos extremamente contidos? É
este.
Gente – Barbara Bono, carioca, publicitária,
adequação. OOOO Do Laboratório de Conteúdo e Criação na
FCA (Fiat), Betim, transferida a comunicação social, cuidar da mídia digital.
Piso instável. OOOO Fabricantes de veículos tentam conviver com a
onda que enfrentam, a grosso modo separando os jornalistas entendidos em
automóveis e os da mídia digital. OOOO Rubens Ometto, empresário,
presidente do Grupo Cosan, associado à Shell, homenagem. OOOO Prêmio
LIDE 2017 pelo conjunto da obra. OOOO Amplo leque de setores, mais de 30
mil empregados, lucro superior a 1B em 2016. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.