terça-feira, 2 de maio de 2017

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

DTM COMEÇA DOMINGO

Foto: DTM

Campeonato reúne equipes da Audi, BMW e Mercedes
Temporada começa e termina em Hockenheim
Berger é o chefão

Nascido em 1984 como Campeonato Alemão de Turismo, o DTM segue muito popular na Europa. Foto: DTM.

Principal campeonato europeu de turismo, o DTM reúne a nata de experientes pilotos de turismo, equipes oficiais de fábrica, uma estrutura logística das mais completas e traz para 2017 modificações nos regulamentos técnico e desportivo. As principais novidades para as nove rodadas deste ano dizem respeito ao formato das provas e à redução do apoio aerodinâmico dos carros, todos eles equipados com motores que superam 500 CV de potência. A competição teve origem em 1984 como Campeonato Alemão de Turismo e desse então passou por diversas fases e teve vários concorrentes, incluindo a Alfa Romeo e a Opel. A evolução técnica e o inevitável aumento do investimento necessário para disputar o título foi moldando o destino da categoria e há algum tempo está concentrada nas tries maiores fabricantes alemãs de sedans de luxo: Audi, BMW e Mercedes. O brasileiro Augusto Farfus Jr é um dos nomes mais tradicionais da categoria, há anos ligado à BMW, marca que continuará defendendo este ano.

Augusto Farfus vai pilotar um modelo BMW como este. Foto: BMW.

Para este ano o calendário prevê corridas na Alemanha, Áustria, Holanda, Hungria e Rússia. Cada uma das nove etapas da temporada terá duas corridas com a duração de 55 minutos mais uma volta, ou seja, dez minutos a mais em relação ao ano passado. Segundo o comitê organizador do DTM, isso vai “permitir às equipes explorar novas estratégias e oferecerá mais emoção para o público”. A estratégia vem do fato que será proibido usar aquecedores de pneus e existe a obrigatoriedade de uma troca de pneus durante cada prova, sendo que o pit stop pode acontecer a qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta.

O novo Audi para a temporada 2017. Foto: Audi.

Cada piloto recebe oito jogos de pneus Hankook por fim de semana e durante a apenas dois mecânicos, um em cada lado do carro, podem usar as pistolas hidropneumáticas para soltar e reinstalar as porcas do cubo rápido. É fato consumado que os pit stops serão significativamente mais longos em relação aos registrados no ano passado.

Nos pit stops é permitido o uso de uma pistola pneumática em cada lado do carro. Foto: Mercedes.

As novidades para o público não param por aí e trazem algumas atividades já conhecidas em outras categorias, inclusive no Brasil. Os espectadores que tiverem acesso ao paddock terão acesso à três boxes especiais, situados entre o espaço de duas equipes de cada marca, e acompanhar de perto o trabalho das equipes. Do mesmo local também será possível acompanhar o trabalho na frente de box, o pit lane. Food trucks, visitação aos boxes a programação matinal de sábado e domingo e durante uma hora ao final da programação de sábado. Quem conseguir ingressos especiais poderá acompanhar a competição do terraço de box e durante o fim de semana o site dtm.com anunciará promoções especiais.

A Mercedes começou a desenvolver o modelo 2017 no final de 2015. Foto: Mercedes.

A disputa entre as três marcas tem nível dos mais altos, algo que fica mais claro ao notar-se que a Mercedes completou mais de 7.000 km de teste para desenvolver o modelo 63 DTM deste ano, trabalho iniciado no final da temporada de 2015. Cerca de 2.100 km dessa preparação aconteceram no autódromo de Vallelunga.

Este ano o austríaco Gerhard Berger assumiu a presidência da ITR (Internationalen Tourenwagen Rennen e.V), empresa que explora o DTM e suas categorias de apoio. O ex-companheiro de equipe de Ayrton Senna é um dos raros pilotos de F-1 a ter iniciado carreira com carros de turismo, mais precisamente com um Alfasud. Berger explicou seu plano de trabalho: “Minha proposta básica é desenvolver parcerias internacionais, o que inclui outros fabricantes, e fomentar um ambiente de entretenimento e esporte.”

Gerhard Berger, raro piloto da F-1 moderna que começou carreira nos carros de Turismo. Foto: DTM.

Os inscritos

Augusto Farfus Jr, Brasil, BMW
Bruno Spengler, Canadá, BMW
Edoardo Mortara, Suíça, Mercedes-AMG
Gary Paffett, Grã-Bretanha, Mercedes-AMG
Jamie Green, Grã-Bretanha, Audi
Loic Duval, França, Audi
Lucas Auer, Áustria, Mercedes-AMG
Marco Wittmann, Alemanha, BMW
Maro Engel, Alemanha, Mercedes-AMG
Matthias Ekström, Suécia, Audi
Maxime Martin, Bélgica, BMW
Mike Rockenfeller, Alemanha, Audi
Nico Müller, Suíça, Audi
Paul Di Resta, Grã-Bretanha, Mercedes-AMG
René Rast, Alemanha, Audi
Robert Wickens, Canadá, Mercedes-AMG
Timo Glock, Alemanha, BMW
Tom Blomqvist, Grã-Bretanha, BMW

Calendário

7/5       - Hockenheimring Baden-Württemberg
21/5     - Lausitzring
18/6     - Hungaroring (Hungria)
2/7       - Norisring
23/7     - Moscou (Rússia)
20/8     - Zandvoort (Holanda)
10/9     - Nürburgring
24/9     - Red Bull Ring (Áustria)
15/10    - Hockenheimring Baden-Württemberg







* Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. Atualmente é diretor de redação do site www.motoresclassicos.com.brTwitter: @motclassicosFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br. 

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