Anti Ônix,
o novo Fiat Argo
Dia 31 Fiat apresentará o Argo, novo hatch, para suprir vendas de produtos
descontinuados, como Punto e Bravo, além de versões de maior preço da linha
Pálio. Integra o pacote de ações da FCA para conquistar vendas e lucros com os
produtos Fiat, e re aproximá-la do recém perdido status de líder.
Está
focado na realidade, disse-me executivo confiável, significando evitar
o entusiasmo e preço causadores do fracasso do Linea, ótimo produto, não fosse
a errônea pretensão em concorrer com veículos maiores. No caso, segundo a mesma
fonte, o foco da FCA com o Argo será o líder Chevrolet Ônix. Para ser a opção, oferecer
mais: bom projeto estético; conteúdo técnico, de conforto e comunicações; bom
acerto mecânico com sensações de dirigir com prazer. Quer dar-lhe uma nova
categoria: Compacto Premium.
GM reagiu criando a versão Effect,
posicionada entre LZ e LTZ, mas deixou flanco aberto no quesito segurança: Nota
Zero em proteção a passageiro adulto nos teste de impacto lateral do LatiNCAP.
Versão Argo sedã será produzida na Argentina
ao final do ano.
Buenos Aires, junho, Salón del Automóvel
Segunda maior mostra de automóveis na América
Latina, o Salón del Automóvel de Buenos
Aires iniciou vender ingressos. Será nas imponentes instalações da área La
Rural, 10 e 20 de junho, e compras pelo sítio www.mercadolibre.com.ar. Custam
200 pesos – quase R$ 40.
Está em expansão, em segunda fase, em
crescendo de expositores. Neste ano, grande presença de marcas chinesas, algumas
desconhecidas no mercado nacional; das grandes fabricantes lá instaladas e
filiadas à Adefa, associação classista e organizadora do Salão, e novidades
como estreia da marca Lexus – a de luxo da Toyota -; o projeto de crescimento
da marca DS; novo Fiat Argo e o conversível 124 em pesquisa de mercado. Produto
de interesse ao Brasil picape VW Amarok com motor V6 e 3.000 cm3. Atrações
maior, dois Pagani Zonda F Roker, esportivo de estirpe e muito preço.
A JAC e
seu Dia do Fico
Todos se lembram de episódio histórico, deflagrador
da Independência do Brasil. Foi aos 09.jan.1822, logo após a volta da Família
Real a Lisboa, levando a sede do Reino, rebaixando o Brasil a Colônia. Dom
Pedro I aqui ficou como Príncipe Regente, um meio monarca sem poderes,
administrador de ordens ultramarinas.
A Corte achava, não era confiável, tinha
arroubos, coragem, valentia, estamina e testosterona em excesso, sendo melhor
substituí-lo por Junta Governante e mansa. E por carta determinou sua volta a
Portugal. Oito mil cariocas protestaram, expondo ameaça clara: se fosse, os
planos de Independência minguariam. E instado a manifestar-se, proferiu famosa
frase: “Se é para o bem de todos e
felicidade geral da Nação, estou pronto. Digo ao povo que fico.”
Foi o marco da divergência formal com o
governo português, e o Grito do Ipiranga, aos 07.set seria a consequência da
ruptura e do início como nação.
Semana passada a importadora da JAC Motors, às
margens do rio Tietê, a seu modo praticou ato assemelhado, mostrar continuar no
país, revender produtos da marca chinesa, garantir sua assistência. Fora
instigada por divulgação, via grupos sociais, de cancelamento de sua inscrição
no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, a certidão de nascimento sem a qual
não pode funcionar.
O cancelamento era real, mas de empresa não viabilizada, união pró negócios
entre a chinesa JAC Motors e a representante no Brasil, aplicando US$ 200M para
construir fábrica na Bahia. Mas deu errado: chineses refluíram, encerrando negócio.
A difusão sugeria ser decisão nova, tornando proprietários dos veículos da
marca órfãos sem assistência. Mas era coisa antiga, de fevereiro.
Rápido, Eduardo Pincigher, diretor de
relacionamento corporativo, enviou comunicado à imprensa. Coisa elegante,
tangencial, falava dos seis anos de operação da marca; das já vendidas 80 mil
unidades; do crescimento de vendas; de novos concessionários; de 10 lançamentos
próximo ano; de novo produto, o JAC T40. Abduzia a dúvida. Importação,
distribuição e assistência continuam pela SNS Importadora Ltda., sob o guarda chuva
corporativo do Grupo SHC.
T40
SAV, utilitário esportivo com tração simples,
4,13 m de comprimento, 1,75m em largura 1,60m de altura, distância entre eixos
em 2,49m. Motor pequeno, quatro cilindros, 1,5 litro de capacidade, faz 125/127
cv de potência, mantendo o diferencial da marca, conteúdo: controle eletrônico
de tração, auxiliar de partida em subidas, tela com 20 cm, cruise control, sensor de estacionamento. Em infodiversão, kit multimídia,
tela com 20 cm. R$ 60 mil. Em julho.
Novo EcoSport começa com Lobby
Ford apresentou novo motor
reduzido em tamanho e peso. Tri cilíndrico em alumínio, 1,5 litro, aspiração
atmosférica, Flex. Tão surpreendente quanto a potência de 137,2 cv, quase 100
cavalos por litro de deslocamento, foi presença de Marcos Pereira, Ministro da
Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Falou sobre projeto Rota 2030, de regras industriais, sucessor
do atual e polêmico Inovar-Auto, regressor dos índices de nacionalização ao
nível dos anos 50.
Ford está ativa em lançar e
retirar motores de produção. Este descartará o recente Sigma 4-cilindros, 1,6
de cilindrada, maior, mais pesado, menos potente.
Apresentação sem dados
maiores sobre o engenho, exceto ser projeto moderno, com coletor de escapamento
incorporado ao cabeçote, duplo comando com balancins roletados para as
válvulas, eixo contra rotante anti vibrações, ao contrário da solução aplicada no
Ka 1,0, equilibrado por desbalanceamento no volante motor. Torque de 158,5 Nm
com álcool. Tracionará versões de menor preço no EcoSport revisitado, cuja
apresentação está em definição de agendas.
Roda-a-Roda
Super-Super – Mercedes
e associada AMG levarão ao Salão de Frankfurt, Alemanha, 14 a 24 setembro, novo
produto, tipo super coupé. Rótulo
indica veículo de elevadíssimas prestações esportivas, o Mercedes AMG Project
One.
O que -
Gente próxima ao projeto diz ser um Fórmula 1 estradeiro, concorrente para
Ferrari La Ferrari, Bugatti Chiron, Aston Martin One-77, Pagani Huyara, McLaren
P1, Porsche 918. Mecânica pretenciosa, 750 cv, da soma entre os produzidos por motor
1,6 litro e motores elétricos embutidos nas rodas.
Retomada –
Marcas Peugeot e Citroën – e DS – operam sob o guarda chuva PSA, querem retomar
presença, vendas, faturamento e lucros no Mercosul.
Parelha -
Nas iniciativas, além de Citroën C3 na Argentina combinando motor 1,6 aspirado
+ transmissão automática 6M, no Brasil Peugeot promove test-drives nos 208 e 2008 e, se cliente optar por carro
concorrente, ganha R$ 500.
Calço –
Para viabilizar negócios, acena com programa Renova Peugeot, ação de fidelidade
– entrada flexível; parcelas fixas; recompra garantida.
Questão –
Peugeot não enfatiza item diferencial nestes produtos: a sensação de conduzir,
melhor da categoria, por acerto em direção, suspensão, freios.
Abril –
Vendas de veículos leves recuaram 17,1% em abril, com 152.383 unidades. Em automóveis GM Ônix abriu
liderança sobre Hyundai HB20. Depois Renault Sandero, VW Gol e Toyota Corolla.
Fiat Mobi acelerou com vigor, da 15a para a 9a posição.
SUV/SAV –
Em utilitários esportivos Jeep Compass mante-se líder com 3.940 vendas. Honda
HR-V 3.576; Hyundai Creta 3.056 ultrapassando Jeep Renegade, 2.745. Nissan
Kicks desabou – alega-se fim de estoque mexicano -, e Renault Captur vendeu
793. Fábrica diz 7% acima de seu planejamento.
Picapes –
Com 3.470 unidades Fiat Toro liderou vendas, com Scala vendendo 10% a menos.
Após, VW Saveiro, Toyota Hi Lux e GM S10.
Só – O carro autônomo estará à venda em 2019, diz Elon Musk, o sul
africano enriquecido com seu negócio PayPal e dono da Tesla, a surpreendente
fábrica de automóveis elétricos nos EUA. À época terão atingido o nível de
autonomia 5 – hoje o pico é o 2. BMW havia previsto 10 anos para tal patamar
tecnológico.
Kwid – Renault
veicula filmetes sobre seu próximo produto, o Kwid. Menor da linha, foca no
concorrente up!, em especial a baixa altura do solo e o pequeno espaço
traseiro. Criou slogan para o modelo:
o SUV dos compactos.
Mercado - Aposta em espaço interno e boa disposição por conta
de novo motor 3-cilindros e de baixo peso – uns 800 kg. Aqui:
Corcundas https://www.youtube.com/watch?v=x-lm9s3-8h8
e Lombada
https://www.youtube.com/watch?v=zIXhMvYTdac.
Veiculação é para provocar, pois vendas apenas em julho.
Frase
- O carro é o dispositivo
móvel mais importante do futuro, e o futuro está sendo escrito no Vale do
Silício", de Thilo Koslowski, diretor da
Porsche Digital, querendo se enturmar com a mescla mecânico/digital. Adere à
tese da Coluna – fabricantes tratam automóveis como se fossem telefoninho esperto com
rodas.
In loco – Marca alemã criou empresa digital para
saber rumos e tomar o bonde certo para o futuro, criando filial no Vale do
Silício para medir os ventos do tema.
Guiness – Air France e Porsche
estão no livro de recordes Guiness. Primeira cedeu avião Airbus A380, 285 t de
peso bruto, 73 m de comprimento; a alemã o rebocou com SUV Cayenne S diesel,
385 cv e 850 Nm de torque, Aeroporto de Paris, 42m. Imagine o sofrimento das
longarinas, parafusos e pneus.
Ducati – Duas empresas negociam compra da Ducati de
motos com assessoria indicada pela dona VW: SAIC Motors, sócia da VW e de meia
dúzia de fabricantes na produção de veículos na China, e Hero Motor Corp, da
India, de motos até 250 cm3 e motociclos. SAIC poderia ter negociado direto com
a sócia.
Paura – Ducatistas
mundo a fora receiam perda do espírito da marca, ante a diferença de origens e
a influência de chineses ou indianos num negócio com tecnologia de pico, como a
Ducati.
Nada a ver - Pouco provável. Chinesa Geely comprou a
Volvo; indiana Tata a Land Rover Jaguar; a própria VW adquiriu Ducati e
Lamborghini, e todas ganharam em produtos, vendas e lucros.
Gente – Herlander Zola, executivo paulista,
troca. OOOO
Deixa direção de vendas da Audi e vai-se à FCA OOOO Nova diretoria em torno de
publicidade e mídias digitais.
OOOO Experiência ímpar, vem de teutonicamente regradas VW, BMW e Audi e
aprenderá significado do latino Ordo ab
Chaos – a ordem no caos -, como os concorrentes dizem funcionar a Fiat.
OOOO Nicholas Parkes, chileno, executivo,
diretor de vendas FCA América do Sul. OOOO Empresa foca em aumento de exportações. OOOO Werner Schall, suiço brasileiro,
engenheiro e marqueteiro, mudança. OOOO Deixou Mercedes-Benz, assumiu Direção de Vendas na Porsche. OOOO Das marcas Premium lidera
crescimento. OOOO
Federico Goyret, argentino, novo diretor de marketing da Renault. OOOO Alejandro Botero mexicano, novo VP Comercial. OOOO Prata da casa. OOOO
* Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.