segunda-feira, 24 de julho de 2017

ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO INAUGURA CENTRO CULTURAL EM PINHEIROS.

Cerimônia de abertura acontece em 29 de julho e contará com a presença da Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi; do líder do governo na Câmara dos Vereadores, Aurélio Nomura; e do prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias.

No ano em que comemora 60 anos de sua fundação, a maior escola de língua e artes japonesas da América Latina, decidiu presentear a cidade de São Paulo com espaço que visa fortalecer os laços de amizade entre o Brasil e o Japão, tendo como base o intercâmbio cultural. 

Sonho antigo da Aliança Cultural Brasil-Japão, entidade sem fins lucrativos, o Centro Cultural Aliança condensará, além das tradicionais aulas de língua japonesa e de português para estrangeiros, cursos de artes, dança, moda, artes visuais, fotografia, design, tecnologia , música erudita e clássica – com o maestro Ricardo Fukuda, do Instituto Fukuda – e aulas de instrumentos tipicamente japoneses, com foco no Koto, no Shakuhachi e no Shamisem (a serem ministrados pelos professores Shen Ribeiro e Tamie Kitahara), além de abrigar eventos, exposições, mostras, saraus e todo tipo de manifestação cultural. O Centro Cultural Aliança também abrigará a Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, liderada pelo chef Shin Koike.

Com 751 metros quadrados de área total, o local visa tornar-se referência regional da tradição japonesa, beneficiando a região de Pinheiros, considerada como um dos novos polos culturais da capital paulista, com toda a experiência adquirida pela ACJB em seus mais de 60 anos de atuação. O Centro Cultural Aliança já possui uma extensa programação de cursos, palestras e eventos durante o curso do segundo semestre, com início a partir de agosto. Entre as atividades previstas estão uma grande exposição de artes desenvolvidas pelos professores de artes da Aliança, com workshop; concerto de músicas clássicas em conjunto com instrumentos tradicionais japoneses e um jantar degustação de pratos da culinária oriental, cuidadosamente elaborados pelo chef Shin Koike.

O Centro Cultural Aliança foi desenhado para se tornar um polo de referência da cultura japonesa, aproveitando-se de sua localização geográfica alijada do circuito da comunidade nikkei. De acordo com o presidente da ACJB, Yokio Oshiro, o objetivo é promover uma aproximação efetiva de todas as culturas presentes em São Paulo com os ensinamentos da tradicional cultura japonesa. 

Com a inauguração do Centro Cultural Aliança, a ACJB avança para um novo período. “Na simbologia japonesa, completar 60 anos (Kanreki), significa encerrar um ciclo e começar um novo”, destaca Oshiro. “Mas, este sonho que agora se concretiza só foi possível graças ao apoio do povo japonês através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, da Fundação Kunito Miyasaka, assim como de empresas e entidades, pessoas físicas e jurídicas que acreditaram neste projeto”, conclui, convidando todos os paulistanos a conhecer o novo espaço, a partir de agosto.

Serviço:
Centro Cultural Aliança
Rua Deputado Lacerda Franco, 328
Pinheiros - próximo à estação Faria Lima do Metrô
Início do semestre letivo para curso de japonês: 05 de agosto (semestre inaugural com 50% de desconto nas modalidades introdutório e infanto-juvenil - 06 a 13 anos)
Outras informações: www.acbj.com.br / Telefone: 3209-6630.

Time Comunicação.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.