Solução SHARP otimiza operações com A320neos das companhias aéreas brasileiras em aeroportos complexos, como o Santos Dumont.
Uma equipe da instalação da Airbus em Filton, no Reino Unido, projetou, construiu e testou o componente que melhora o desempenho como opção para o A320neo.
A Airbus recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para seu SHort AiRfield Package (SHARP), um pacote de combinações exclusivo de modificações em aerodinâmica, controle de voo, frenagem e software cujo objetivo é aprimorar os recursos de decolagem e aterrissagem do modelo A320neo em aeroportos complexos. A solução SHARP vai trazer uma nova eficiência às companhias aéreas brasileiras que operam no aeroporto Santos Dumont Airport (SDU) no Rio de Janeiro, como a Avianca Brasil e a Azul, permitindo que maximizem sua capacidade e rentabilidade.
O SDU é um dos cinco aeroportos que operam voos para turismo de lazer e negócios entre Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades mais populosas do Brasil. A rota entre o SDU e o aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, é a quarta maior do mundo em termos de tráfego de passageiros e é muito lucrativa para as companhias aéreas brasileiras. Porém, operacionalmente, o SDU é um aeroporto desafiador. Sua pista de decolagem tem apenas 1.323 metros e encontra obstáculos nas duas pontas, o que reflete sobre o desempenho de decolagem e aterrissagem das aeronaves. A solução SHARP, disponível para aviões novos ou A320neos retrofit (reconfigurado), vai permitir que as companhias aéreas operem com capacidade máxima de passageiros nesse mercado estratégico.
A ANAC se junta a outras grandes autoridades aeronáuticas que já certificaram a SHARP em julho de 2017, como a Agência Europeia de Segurança Aeronáutica (EASA) e a Administração Federal Aeronáutica. A Azul, e a Avianca Brasil, logo em seguida, escolheram a SHARP para suas frotas crescentes de A320neo e são as duas primeiras companhias aéreas no mundo a contratar o pacote.
A SHARP é resultado da colaboração entre a Airbus, seus clientes e os fabricantes de motores (CFM e Pratt & Whitney). Seu objetivo é aumentar a capacidade de carga para as companhias aéreas que operam em aeroportos complexos e garantir uma vantagem sustentável e competitiva às suas frotas de A320neo. Os componentes-chave do conjunto é uma modificação do painel composto Kevlar para o "Fairing Fillet Fairing" da asa para permitir o melhor desempenho de pouso e geradores de vórtices ligados ao plano vertical da cauda que melhoram o desempenho de decolagem.
A Avianca Brasil opera quase 50 aeronaves da Família A320, incluindo quatro modelos A320neo, dois modelos A330s e um A330 Freighter. A Azul encomendou 35 aeronaves e 28 compromissos com arrendatários da Família A320neo e, atualmente, opera oito modelos A320neo e seis A330. Com mais de mil aeronaves vendidas e um backlog de cerca de 450, quase 650 aeronaves Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em operação e, desde 1990, já concluiu mais de sessenta por cento de pedidos líquidos na região.