A Bombardier Commercial Aircraft anunciou nesta sexta-feira (29) que fechou contrato com a SpiceJet Limited ("SpiceJet") de Gurgaon, Índia, para a venda de até 50 aeronaves turboélices Q400. Esse é o maior pedido da sua história no programa de aeronaves turboélices Q400 e eleva o total de pedidos confirmados do modelo para mais de 600 aeronaves. Após a entrega, a empresa aérea será a primeira do mundo a operar um turboélice de 90 assentos, depois da certificação das autoridades regulatórias. O contrato de compra inclui 25 turboélices Q400 e direito de compra de outras 25 aeronaves. Baseado no preço de lista, o valor do pedido é de até US$1,7 bilhões.
"Estamos muito orgulhosos deste contrato com a SpiceJet que é mais um exemplo da versatilidade única da Q400. Este pedido repetido além de aumentar a frota de aeronaves Q400 no mercado regional de rápido crescimento na Índia e na região Ásia-Pacífico, também fará a estreia do modelo de alta densidade para 90 passageiros", disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. "O pedido confirma a necessidade cada vez maior de capacidade nas rotas regionais com alta demanda de passageiros, e demonstra o potencial para aumento de lucro que a configuração única do turboélice tem para oferecer".
Desde 2010, a SpiceJet já recebeu 15 novas aeronaves Q400. A empresa aérea opera 20 aeronaves Q400 com configuração para 78 passageiros em destinos domésticos e internacionais. A frota proporcionará para a SpiceJet a capacidade de aumentar os lucros e atender à previsão de demanda robusta no mercado de aviação regional de crescimento mais rápido do mundo.
"Tenho o prazer de confirmar o mais recente pedido da SpiceJet de até 50 aviões Bombardier Q400, anunciado no Paris Air Show. Estou certo de que este novo pedido nos ajudará a aprimorar ainda mais a nossa entrada em cidades menores e a concretizar a visão do Primeiro Ministro Narendra Modi de que todos os indianos possam viajar de avião", disse Ajay Singh, Chairman e Diretor Executivo, SpiceJet. "A SpiceJet opera a maior frota regional da Índia e sempre acreditou na história do crescimento das cidades menores do país. Trabalhamos muito duro durante anos para colocar as cidades menores no mapa da aviação do país e queremos manter esse momento durante muitos anos".
Os turboélices Q Series e os jatos regionais CRJ Series da Bombardier avançaram substancialmente na região da Australásia onde aproximadamente 380 aeronaves - inclusive mais de 240 turboélices Q Series -- estão em serviço ou adquiridos por mais de 45 clientes e operadoras.
"Estamos vendo o aumento do número de passageiros por partida no mercado de turboélice, especialmente na Índia. Atualmente a Bombardier oferece a maior aeronave turboélice disponível do mercado e a SpiceJet será a primeira empresa aérea a aproveitar a operação lucrativa e eficiente que a aeronave Q400 de alta densidade para 90 passageiros tem para oferecer", disse Francois Cognard, Vice-Presidente, Vendas, Sul da Ásia e Australásia.
A rede de suporte ao cliente da Bombardier para aeronaves comerciais na região da Ásia-Pacífico inclui os Escritórios de Suporte Regional em Gurgaon (Índia), Tóquio (Japão), Sydney (Austrália), Xangai (China) e Cingapura (Cingapura), bem como Depósitos de Serviços de Peças em Sydney (Austrália), Tianjin (China), Narita (Japão) e Cingapura (Cingapura). A rede também inclui três Instalações Autorizadas de Serviço -- GMR Aero Technic em Hyderabad (Índia), STAECO em Jinan (China) e Hawker Pacific em Cairns (Austrália). Operando no escritório regional da empresa em Cingapura, a equipe de vendas e marketing da Bombardier Commercial Aircraft está bem posicionada para oferecer soluções líderes do setor para seus clientes atuais e futuros.
Contando o pedido da SpiceJet, a Bombardier recebeu um total de 610 pedidos confirmados de aeronaves Q400.
Visite