Os resultados do terceiro trimestre da Tupy confirmam a tendência positiva vislumbrada para os negócios em 2017. O volume físico de vendas (141,7 mil toneladas) representou aumento de 19,4% em relação ao realizado no mesmo período de 2016, alavancando lucro e receita da empresa.
Thiago Struminski, Vice-Presidente de Finanças e Administração da Tupy, destaca o crescimento significativo do lucro líquido, que no último trimestre foi de R$ 76,4 milhões, contra R$ 9,0 milhões, no terceiro trimestre do ano passado: "nossa receita total no período, que foi de R$ 962,6 milhões, aumentou 26,2% em relação ao terceiro trimestre de 2016. Este resultado, é reflexo de todo o trabalho da companhia no sentido de diversificação de segmentos, e mercados, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços que agregam valor aos nossos clientes", salienta. O executivo destaca também o forte crescimento das margens brutas e EBITDA Ajustado, que atingiram respectivamente 19,2% e 17,0% no terceiro trimestre, resultante de diversas ações de melhoria de processos produtivos e controle de custos.
Este mês a companhia distribuirá juros sobre capital próprio (JCP) no valor de R$ 50 milhões. Esse valor, em conjunto com o montante distribuído nos primeiros nove meses do ano, perfaz um total de R$ 150 milhões, correspondente a dividend yield de 6,6% (considerando a cotação de fechamento de cada trimestre).
Operação Global
O resultado do terceiro trimestre de 2017 segue mostrando a força da Tupy como player global. No período, 80,8% das vendas, em valor, foram para o exterior (quer seja por exportações ou partindo das plantas fabris do México) e 19,2% se referem ao país.
Na divisão por continentes, 62% das receitas provieram da América do Norte, 20,1% da Américas do Sul e Central e 11% da Europa. Os 6,9% restantes foram provenientes da Ásia, África e Oceania.
Alta nos mercados interno e externo
O segmento automotivo se destacou com um aumento de 16,5% do volume físico de vendas no mercado interno, oriundo principalmente de vendas de produtos para veículos comerciais e off-road (máquinas agrícolas, de construção e mineração). No mercado externo, houve crescimento de 19,5% no volume de vendas para o segmento automotivo, refletindo aumento nas aplicações de veículos comerciais e off-road em relação ao mesmo período do ano anterior.
As vendas de componentes para veículos no país confirmam a expectativa do segundo semestre e permanecem animadoras em relação a 2016. As receitas oriundas da venda de componentes para carros de passeio avançaram 6,4% em relação ao ano anterior e, para veículos comerciais, apresentaram alta de 55,5%. O setor off road segue a tendência, com crescimento de 34,2% em vendas, em razão do forte volume dos clientes da Tupy e da oferta de novos produtos.
O segmento hidráulico também apresentou crescimento importante tanto nos mercados brasileiro (10%) quanto externo (35,2%), com protagonismo das vendas para os Estados Unidos.