A aplicação dos painéis pela Tek Energy foi bastante diversificada atingindo desde indústrias, empresas, residências e até veículos. Considerando o tempo de apenas dois anos de atuação no mercado, a média de geração de energia dos projetos da empresa chega a faixa de 8 MW/h/m que seria suficiente, por exemplo, para atender 40 casas com consumo médio de 200 kwh/m.
“Temos acompanhado a evolução da energia solar no Brasil e especialmente na região sul. Notamos que a população está mais confiante e que os empresários estão mais maduros em relação ao uso dos painéis fotovoltaicos. Conseguem perceber que é possível ter o retorno do investimento e reduzir custos além de ajudar na preservação do meio ambiente”, avalia o diretor comercial da Tek Energy Douglas Salgado.
Além disso, recentemente, a Tek Energy trouxe uma tecnologia alemã inédita ao Brasil, semelhante à pele de vidro, que vem chamando a atenção de indústrias, residências e setores como a construção civil por aliar a beleza, funcionalidade e sustentabilidade. Tratam-se dos painéis solares de Telureto de Cádmio (CdTe) da Calyxo que podem ser facilmente incorporados aos projetos arquitetônicos como acabamento ou revestimento.
No que se referem aos projetos voltados à energia solar, a expectativa é de mais crescimento para os próximos meses. Santa Catarina está prestes a isentar a cobrança do imposto do ICMS para autogeração de energia elétrica, como é o caso da solar, o que permite que o excedente produzido seja compartilhado na rede pública de abastecimento.
“Santa Catarina é pioneira e protagonista nesse processo de geração de energia limpa. Acreditamos muito nisso. A própria isenção do ICMS, o estado é um dos três do Brasil que ainda fazem a cobrança, irá contribuir para o desenvolvimento do setor. A tendência é a diminuição de preços e naturalmente a evolução da utilização por parte dos nossos consumidores. Até 10 anos atrás o payback era de 7 a 8 anos e hoje reduziu para 4 a 5 anos. Não há dúvidas de que o barateamento do custo e a melhoria da tecnologia faça com que esse processo como um todo possa avançar”, avalia o presidente da CELESC Cleverson Siewert.
A Tek Energy é uma joint venture entre a Tecc4 (Energia e Telecomunicações) e a Tek Trade (trading) voltada para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos. Atua em parceria com escritórios de arquitetura e engenharia para oferecer soluções customizadas em energia solar para residências, condomínios, empresas e indústrias. É representante das marcas mais conceituadas no mercado internacional como o painel solar de tecnologia alemã Calyxo. Foco no cliente, atualização tecnológica, customização de soluções e racionalização dos custos são os pilares do trabalho desenvolvido pela Tek Energy em Santa Catarina, e nos canais de vendas pelo Brasil. Mais informações: www.tekenergy.ind.br.