domingo, 1 de abril de 2018

GLOBALSTAR TEM 72 SATÉLITES PRÓPRIOS PARA TORNAR COMUNICAÇÃO MAIS ACESSÍVEL.


Facilitar o acesso à comunicação até mesmo nos lugares mais remotos. Esse é o propósito da Globalstar, multinacional líder no fornecimento de comunicação móvel via satélite no mundo. Fundada em 1998 nos Estados Unidos, a empresa está presente em mais de 120 países oferecendo serviços de rastreamento pessoal, de objetos, monitoramento de dados e telefonia fixa e móvel. Atualmente, é a única do segmento instalada no Brasil, onde já reúne 4.900 clientes e 20 mil equipamentos. Com isso, consegue prestar a seus consumidores um suporte mais ágil, além de proporcionar uma maior estabilidade nos preços oferecidos.

A Globalstar conta com uma constelação de 72 satélites, que trafegam em órbita baixa (LEO), o que garante maior estabilidade e rapidez na conexão. Com soluções de comunicação e segurança suportadas integralmente por tecnologia via satélite, a Globalstar atua, principalmente, nos segmentos de logística, agrícola, náutico, construção civil, mineração, energia e petróleo e gás. Vale ressaltar que a cobertura se dá em 100% do território brasileiro e em praticamente qualquer lugar do mundo.

“O uso de produtos e serviços operados via satélite é de grande valia para diversos setores, pois possibilita o gerenciamento do negócio de maneira rápida e eficiente, permitindo que, a partir de informações precisas e confiáveis, haja agilidade na tomada de decisões e busca de soluções. As nossas operações são seguras e permitem o gerenciamento e a coleta de dados sobre desempenho de equipamentos remotos, como, por exemplo, no agronegócio. Com nossa tecnologia, torna-se viável rastrear praticamente qualquer coisa,  desde bovinos, cargas, veículos em estrada e contêineres a realizar o monitoramento de pessoas que praticam esportes de aventura ou atividades profissionais em lugares remotos”, explica Guilherme Abad, diretor de marketing da Globalstar Brasil e América Latina.

Há 20 anos no mercado e com um faturamento no Brasil de mais de US$ 2 milhões no último ano, a Globalstar já passou por um período turbulento. Em 2010, parte dos 48 satélites lançados em órbita nos anos 2000 apresentaram falhas prematuramente. A empresa precisou remanejar a constelação para manter a cobertura e, em 2011, decidiu abrir seu capital. Em 2012, no esforço de restabelecer o seu sistema de serviço, fez uma nova emissão satélites. Com um investimento de quase US$ 1 bilhão, foram lançados 24 modelos da segunda geração, mais potentes e com maior durabilidade. Com isso, a empresa conta com uma das mais modernas redes satelitais do mundo.

Essa nova constelação foi desenhada para suportar o portfólio atual de transmissão de dados duplex e simplex, produtos e serviços de voz voltados para o mercado corporativo, além de produtos da marca SPOT. Focados no consumidor final, com necessidade de comunicação em locais remotos, os rastreadores SPOT já iniciaram mais de 5.500 resgates no mundo todo.

Desenvolver equipamentos que ajudem as empresas a atenderem demandas de IoT de forma acessível e confiável é o foco da Globalstar. Só em 2017, a multinacional investiu cerca de US$ 3,7 milhões na área de Pesquisa & Desenvolvimento. A IoT satelital já é uma realidade para as empresas que querem estabelecer uma vantagem competitiva em um mercado hiperconectado e global. As soluções satelitais automatizadas podem ser usadas para incrementar operações M2M, monitorar e gerir ativos remotos e servir como redundância para redes de comunicação terrestres. Como complemento à rede satelital, a Globalstar investiu ainda mais de US$ 3 milhões, em 2017, em uma nova geração de rede terrestre de antenas.