E, neste aspecto, a Toyota vem cumprindo fielmente esta meta. Fabrica carros menos poluentes e ajuda a natureza na sua luta interminável contra a ação do ser humano, que destrói matas e mananciais esquecendo-se que a Natureza "cobra" estes danos.
O primeiro voo da montadora, no Brasil, neste trabalho de ajudar a Natureza a cuidar dos seus "bens" foi em Campo Grande (MS), quando conheceu o trabalho da bióloga Neiva Guedes, que lutava para evitar a extinção da Arara Azul.
A ligação entre a Toyota e Neiva foi um Bandeirante que a bióloga usava nas suas incursões pelo Pantanal, no trabalho de catalogar e conhecer a ave que, em 1991, formava um grupo de apenas 500 indivíduos (como são classificadas). A fábrica a procurou e passou a apoiar seu trabalho - agora com quatro Hilux - que teve sucesso. Hoje, são cerca de 2.000 Araras Azuis voando pelo Pantanal.
Mas a coisa não parou por ai.
Recentemente foi verificado um fenômeno, também "incentivado" pelo homem, com seu poder de desmatamento. Araras de outras espécies, como a Canindé, por exemplo, se aproximaram da cidade em busca de alimento, que desapareceu na mata.
Como acontecera no pantanal, o Instituto Arara Azul instalou ninhos, mais de 200 deles, por toda Campo Grande que hoje é conhecida como a "Cidade das Araras". E lá, as araras são protegidas pela população que se encanta com seus voos também por áreas urbanas.
Mas, as Araras Azuis continuam no seu principal habitat, a mata. Poucas chegam à cidade. Seguem visitando e se reproduzindo nos ninhos monitorados pelo Instituto. Isto porque a Arara Azul pode ser classificada como mais reservada. Enquanto as outras espécies reproduzem anualmente, gerando dois ou mais filhotes, a Azul se reproduz apenas uma vez a cada dois anos, raramente passando de um filhote. Quando acontece de gerar dois filhotes, um deles dificilmente chega à idade adulta. Isto explica os riscos de sua extinção que só diminuíram com a ação do Instituto Arara Azul, com a colaboração da Toyota.
* Com informações da Fundação Toyota Brasil
* Com informações da Fundação Toyota Brasil
* chicolelis - chicolelis@gmail.com - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Assina a coluna “Além do Carro”, na revista Carro, onde mostra ações do setor automotivo nos campos Social e Ambiental.
Leia> O Brasil Sobre Rodas.