Estação de Reuso de Água do armazém utiliza uma tecnologia avançada de membranas internas, compacta e eficiente, capaz de tratar até 10 m³ de água por dia.
O Porto Itapoá alcançou um marco notável ao reutilizar 1 milhão de litros de água em seu armazém, inaugurado em janeiro de 2024. Esse feito foi possível graças à Estação de Reuso de Água do novo armazém do Terminal, inaugurado em janeiro de 2024, parte da Fase III de expansão do porto.
A Estação de Reuso de Água do armazém utiliza uma tecnologia avançada de membranas internas, compacta e eficiente, capaz de tratar até 10 m³ de água por dia. A água tratada é reaproveitada em diversas atividades operacionais do Porto, como o abastecimento de vasos sanitários, a limpeza de veículos, o manejo de centrais de resíduos e outras necessidades das dependências. Esse processo não apenas reduz o consumo de água potável, mas também minimiza o impacto ambiental das atividades logísticas.
"Este é um exemplo de como a tecnologia e a sustentabilidade podem andar lado a lado. Nosso compromisso vai além da eficiência operacional; estamos empenhados em adotar práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais", destaca o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr.
A iniciativa está alinhada com as melhores práticas ambientais e representa um avanço significativo na gestão de recursos hídricos em instalações portuárias. Além disso, reforça a posição do Porto Itapoá como um modelo de inovação e responsabilidade socioambiental no setor.
O sucesso da Estação de Reuso de Água em apenas um ano de operação é um indicador promissor do impacto que medidas sustentáveis podem gerar na indústria logística e portuária. Com o avanço dessa tecnologia, espera-se que outras organizações sigam o exemplo, promovendo uma maior adoção de práticas ambientalmente responsáveis em todo o país.
Tratamento de efluentes do Porto Itapoá trata mais de 7 milhões de litros por ano
Com sistema avançado de tratamento de efluentes por membranas bioreativas, o Porto Itapoá trata mais de 7 milhões de litros de água por ano. A Estação de Tratamento Efluentes do Terminal já existe desde o início das operações e vem sendo aprimorada desde então buscando-se a máxima eficiência ambiental, além do cumprimento dos requisitos ambientais. Em 2022 ganhou uma nova configuração só vista em setores mais avançados da indústria, possibilitando a máxima conservação ambiental e a sustentabilidade com qualidade de reuso da água.
A média de tratamento diário é de 20 mil litros advindos dos sanitários, refeitório e cozinha do prédio administrativo da empresa, mas o sistema tem capacidade para mais de 70 mil litros. A água tratada atinge um nível de pureza ideal para o reuso e o Porto já estuda a possibilidade de reutilizá-la para suas operações, como a limpeza de suas dependências e equipamentos.
Agenda 2030
O Porto Itapoá está comprometido com a Agenda 2030 da ONU, que estabelece os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) a serem cumpridos até 2030. Ainda que a Agenda seja focada na atuação em nível dos países, diversos objetivos são também replicáveis para entidades privadas como o Porto Itapoá. Dentro do escopo de água e efluentes, podem ser considerados relevantes os ODS 6 (Água potável e saneamento) e 14 (Vida no mar).
Logos Conexão e Conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário