sexta-feira, 24 de outubro de 2025

MICHELIN FORTALECE ALIANÇAS PELA AMAZÔNIA E ADERE À REDE ORIGENS BRASIL®

As mudanças climáticas não são mais uma ameaça distante. Elas já impactam o cotidiano de todo o planeta.

Em 2024, o planeta ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 1,5°C acima da temperatura média da era pré-industrial. Mais do que um número, esse marco acende um sinal definitivo de que estamos no limite – e que o futuro depende das escolhas que fazemos agora.

Foi também o ano em que a Michelin consolidou uma importante relação comercial com a organização comunitária ASPAC, com o apoio do Memorial Chico Mendes e WWF, no território da Calha do Purus (AM), ampliando a sua atuação na região Amazônica. Essa iniciativa integra a rede Origens Brasil®, renovando seu engajamento com a valorização de cadeias produtivas sustentáveis.

Por meio da aquisição de mais de 27 toneladas de borracha nativa, a transação beneficiou diretamente 91 produtores extrativistas e suas famílias, fortalecendo práticas de manejo sustentável do látex nas áreas protegidas Resex de Canutama e FES Canutama, que juntas somam 348.558,73 hectares de floresta.

Transporte de borracha nativa no território da Calha do Purus (AM). Foto: Christian Braga | Divulgação WWF

“Há 5 anos atuamos na Amazônia, contribuindo para a preservação da floresta, por meio do fortalecimento da cadeia da borracha nativa. Estimulamos a produção local de borracha natural, baseada na valorização da sociobiodiversidade, no pagamento de serviços ambientais e gerando mais de três milhões de reais em renda para as comunidades locais. Ao longo de 2024 estreitamos laços com a rede Origens, formalizando essa parceria em 2025. Estamos empolgados com essa aliança que amplia o nosso programa, que hoje beneficia 13 associações, das quais já compramos mais de 350 toneladas de borracha ao longo dos anos. Além disso, a parceria com o Origens estreita a relação com as comunidades locais, ao mesmo tempo em que garante a rastreabilidade”, afirma Bruno Temer, Gerente de Sustentabilidade da Michelin para a América do Sul.

Mais que uma transação comercial, trata-se de um modelo de negócio que une renda, conservação e responsabilidade social – pilares da sociobioeconomia com impactos positivos para a Amazônia e seus povos.

“Na safra de 2024, mais de 600 famílias estiveram envolvidas, distribuídas nos municípios de Itacoatiara, Novo Airão, Eirunepé, Pauini, Canutama e Manicoré. Essa iniciativa tem impacto direto e significativo em regiões onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é muito baixo. Ao garantir mercado e preço justo para a borracha natural, produzida com boas práticas de manejo, a ação contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades extrativistas, promovendo autoestima aos seringueiros por meio de melhores condições de geração de renda, fortalecimento da economia local e valorização do trabalho extrativista”, afirma Jhanssen Siqueira, analista de sustentabilidade do Memorial Chico Mendes.

Neste arranjo, a empresa se posiciona como agente relevante na promoção de relações comerciais justas e práticas sustentáveis de longo prazo na Amazônia, ampliando o alcance de iniciativas que respeitam a biodiversidade e os modos de vida tradicionais.

A borracha comprada é resultado de relações comerciais com os seringueiros do território Calha do Purus e faz parte do sistema de garantia de origem e rastreabilidade da rede Origens Brasil®.

Diante desse cenário, a Michelin passa a fazer parte do time de empresas que compõem a rede Origens Brasil® e reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cadeia de borracha nativa na Amazônia, uma história de construção e parceria que acontece há mais de uma década, e teve seu início no projeto “Juntos pela Amazônia”, com a ONG WWF, o Memorial Chico Mendes, a Fundação Michelin, entre outros parceiros.

“Para nós, essa parceria entre Michelin e rede Origens demonstra o compromisso da empresa com a garantia de uma matéria-prima extraída de forma mais justa, além de um compromisso com a floresta e com os produtores do território. Esperamos também que a parceria avance a compreensão de outras empresas, de todos os portes, para entenderem que elas podem integrar transparência, sustentabilidade, produção de qualidade e valorização do trabalho de povos tradicionais às suas formas de fazer negócios - e a conexão entre Michelin e rede Origens demonstra isso. Quanto mais empresas se juntarem à redes como essa, mais gente ganha: ganha a sociedade civil, a empresa, os consumidores, os povos tradicionais e a natureza”, destaca Jamille Nunes, analista de comunicação da área de Sociobiodiversidade no WWF- Brasil.

Origens Brasil®

Origens Brasil® é a rede que promove negócios éticos na Amazônia. Somos uma rede diversa, formada por povos indígenas, quilombolas, populações tradicionais, empresas, instituições de apoio e organizações comunitárias. Promovemos negócios éticos entre empresas e comunidades na Amazônia, com transparência, rastreabilidade e garantia de origem, com o objetivo de gerar valor para a floresta em pé e para os povos que vivem nela, os verdadeiros guardiões do nosso patrimônio socioambiental.

Desde 2016, a rede Origens Brasil atua na Amazônia conectando quem protege a floresta (povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais) com empresas comprometidas em desenvolver novos ingredientes e produtos que respeitem a Amazônia viva.

Acreditamos que valorizar a sociobioeconomia é uma das alternativas mais concretas para gerar renda, conservar a floresta em pé e enfrentar a crise climática.

Em 2024, a rede Origens Brasil® movimentou mais de R$ 8 milhões em produtos da sociobioeconomia — crescimento de 51% em relação a 2023.

Michelin

A Michelin está construindo uma liderança mundial na fabricação de compósitos e experiências que transformam vidas. Pioneira na ciência de materiais há mais de 130 anos, a Michelin utiliza a sua expertise única para contribuir significativamente para o progresso humano e para um mundo mais sustentável.

Com base no seu profundo conhecimento em compósitos de polímeros, a Michelin está constantemente inovando para fabricar pneus e componentes de alta qualidade para aplicações em variadas áreas como mobilidade, construção, aeronáutica, energias de baixo carbono e saúde.

O cuidado dedicado aos seus produtos e o profundo conhecimento do cliente inspiram a Michelin a oferecer as melhores experiências. Isto abrange desde o fornecimento de soluções conectadas baseadas em dados e IA para frotas profissionais até a recomendação de excelentes restaurantes e hotéis selecionados pelo Guia MICHELIN.

Michelin
Textual Comunicação

Nenhum comentário: