A ação que une IA Generativa foi criada há um ano para democratizar o conhecimento tecnológico e, hoje já se expandiu para unidades no Brasil e no exterior impactando aproximadamente 400 profissionais
Em Mucuri, na Bahia, a última turma da unidade da Suzano na Industrial Norte viu sua rotina ser aprimorada. Se antes o controle rigoroso do teor de carbonato de cálcio residual era medido de forma manual, uma vez por turno, agora o sistema é automatizado e a equipe tem mais tempo para realizar suas outras atividades. Isso foi possível a partir da criação de um sensor virtual que atua de maneira preditiva na linha de produção, estimando em tempo real o teor presente na CaO produzida no forno. Com isso é registrado menos falhas, menos paradas inesperadas e uma produção mais estável. Além de um potencial em economia de gás natural, possibilitando ajustes no processo para usar apenas o necessário, o que reduz custos e torna a operação mais sustentável.
A inovação foi desenvolvida pelos funcionários do setor a partir das suas próprias demandas e ganhou o nome de projeto ULTRA. Ele faz parte de um amplo programa, o Digital Empowerment, aplicado pela Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Koru, empresa brasileira referência em aprendizagem corporativa personalizada. O modelo de empoderamento tecnológico foi criado em conjunto pelas companhias com a intenção de acelerar a transformação tecnológica e gerar impacto direto no negócio. Ele já foi implementado em unidades da Suzano no Brasil, Estados Unidos, Europa e China.
Formato que gera soluções reais
O Digital Empowerment foi elaborado com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia para profissionais de diversas áreas – desde a operação até níveis executivos. Com uma trilha de formação de 180 horas baseada em Worked-Based Learning, os participantes são desafiados a resolver problemas reais usando análise de dados, ciência de dados, engenharia de dados e inteligência artificial generativa.
A iniciativa já formou dezenas de equipes multidisciplinares, com mais de 60 projetos dentro da própria operação da empresa. Estima-se que os projetos do Digital Empowerment reflitam um potencial de retorno significativo do investimento no programa.
“Estamos formando pessoas do negócio, e não apenas times de TI. Isso muda o jogo. O conhecimento técnico somado à experiência de quem vive a operação todos os dias é o que está permitindo resultados positivos tão expressivos. É colocarmos a Suzano em um outro patamar de inovação, ensinando as pessoas a desenvolverem seus próprios modelos preditivos, prescritivos e até mesmo utilizando IA Generativa, integrada ao processo produtivo”, destaca Nathan Caressato, Coordenador de DigitalTech na Suzano.
Além dos resultados financeiros, o Digital Empowerment tem promovido reconhecimento interno, promoção de talentos e a consolidação de uma cultura de dados com raízes profundas. A iniciativa faz parte do ecossistema Smart, que implementa ações de aprendizado e governança digital para colaboradores e colaboradoras da Suzano.
Cocriação e personalização como pilares da transformação
A Koru foi responsável por desenhar a jornada de formação de maneira totalmente personalizada, considerando as diferentes realidades operacionais da Suzano, desde fábricas até áreas florestais e unidades internacionais. “Não oferecemos um curso de prateleira. Trabalhamos lado a lado com o time da Suzano para adaptar conteúdos, ajustar rotas e garantir que o aprendizado tivesse aplicação direta no dia a dia”, explica Daniel Spolaor, CEO e cofundador da Koru.
Os formadores da Koru desenharam um plano individualizado, considerando as particularidades de uma indústria muito singular e de demandas variadas. Diante desse contexto, foi desenvolvido um programa considerando o ensino de habilidades de Análise, Ciência e Engenharia de Dados, e envolvendo a criação de produtos digitais como sistemas de predição e recomendação com Python e Inteligência Artificial Generativa.
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Clique aqui e saiba mais
A Koru oferece soluções de capacitação personalizadas para empresas e profissionais que buscam evoluir com a agilidade que o mercado exige. Combinando tecnologia de ponta e uma abordagem orientada por dados, a Koru capacita indivíduos, lideranças e organizações no Brasil por meio de um modelo de aprendizagem inovador, adaptado aos desafios reais e focado em resultados práticos. Fundada por profissionais com décadas de experiência no mercado, a Korú já acelerou mais de 25 mil carreiras e construiu parcerias com mais de 300 empresas, incluindo Suzano, O Boticário, Alpargatas (Havaianas), iFood, XP e Ambev
MayaPR
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