quinta-feira, 13 de novembro de 2025

PARCERIA ENTRE PEPSICO E YARA VAI APLICAR TECNOLOGIA INÉDITA NO BRASIL PARA O CULTIVO DE BATATAS

O uso de fertilizantes de menor intensidade de carbono da Yara permitirá que os agricultores de batata reduzam suas pegadas de carbono em torno de 40%, além de gerar um impacto positivo direto na qualidade dos snacks de batata da PepsiCo

Foto: Daniel Bueno | Divulgação Pepsico

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo e dona de marcas icônicas como LAY’S®, RUFFLES® e Batata Palha ELMA CHIPS®, anuncia parceria com a Yara - líder mundial em nutrição de plantas - para levar insumos de menor pegada de carbono à produção de batatas chips no Brasil, uma iniciativa inédita no país para a cultura. O programa, que abrange outros países da América Latina, chega ao Brasil para promover a agricultura regenerativa e contribuir para a redução de até 40% na pegada de carbono da produção dos agricultores envolvidos. Dentro das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária, que respondem por cerca de 20%* do total no mundo - as emissões oriundas de produção e uso dos fertilizantes correspondem a 11%* deste total. O dado reflete a importância da ambição compartilhada pela PepsiCo e a Yara de construir um sistema alimentar mais sustentável.

Diferentemente dos fertilizantes convencionais, que utilizam gás natural para seu processo de fabricação, os produtos da Yara pertencentes ao portfólio Yara Climate ChoiceTM, portanto considerados lower carbon, são formulados com amônia de menor emissão. Isto é possível por meio de captura de carbono ou da utilização de energia e hidrogênio (H2) renováveis na etapa de fabricação do insumo, resultando entre 60% e 90% menos emissões de GEE em comparação ao mesmo fertilizante produzido a partir de gás natural. Somada a outras práticas já apoiadas pela PepsiCo, a iniciativa vai possibilitar um grande avanço para a redução de emissões na produção de batata. O projeto piloto envolve, ainda, apoio para a aquisição destes fertilizantes pelos agricultores; suporte técnico e incentivo às práticas agrícolas de menor impacto ambiental; contará com a participação de 6 agricultores e uma área de cerca de 100 hectares de cultivo de batata para chips no Paraná. A iniciativa se alinha à plataforma global PepsiCo Positive (pep+), que guia os negócios da companhia com foco em sustentabilidade, cuidados com o planeta e com as pessoas. Em 2025, pep+ foi refinada e a PepsiCo ampliou sua meta agrícola visando impulsionar práticas de agricultura regenerativa em 10 milhões de acres (ou 4 milhões de hectares) - área onde serão cultivadas as suas matérias-primas até 2030.

"Essa parceria com a Yara representa um passo significativo em nossa agenda pep+. Acreditamos que a Agricultura Positiva - nossa ambição de apoiar práticas agrícolas regenerativas, fornecimento sustentável e melhoria dos meios de subsistência - será fundamental para atender à crescente demanda por alimentos à medida que a população mundial aumenta, ao mesmo tempo em que aborda a necessidade de proteger e melhorar nossos recursos naturais e promover o bem-estar humano", disse Paula Santilli, CEO da PepsiCo América Latina. Em sua fase inicial na América Latina (AL), a parceria - implementada inicialmente no México, Colômbia, Chile, Argentina e anunciada em maio deste ano - beneficiará mais de 20 agricultores, cobrindo aproximadamente 700 hectares de campos de batata.

Com a chegada ao Brasil, os fertilizantes da Yara já estão sendo entregues aos primeiros agricultores e vão contribuir para uma produção mais eficiente e regenerativa das batatas das nossas marcas icônicas, como LAY’S® e RUFFLES®. “Nossa jornada por uma produção mais sustentável passa por uma parceria com os produtores rurais que nos fornecem tubérculos de alta qualidade e também com as características que precisamos para obtermos os chips mais crocantes e frescos do mercado. Hoje nossas batatas já contam com pelo menos duas práticas regenerativas no campo e, com a aplicação dos produtos da Yara, vamos reduzir significativamente as emissões de GEE na etapa do cultivo desse ingrediente”, afirmou Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil e Cone Sul Alimentos.

Produzir batatas com mais eficiência e menos emissões

Os fertilizantes do portfólio Yara Climate Choice são desenvolvidos utilizando tecnologias que reduzem a emissão de GEE no processo de fabricação, processos de produção mais eficientes e formulações otimizadas para a melhor absorção de nutrientes pelas plantas. Dependendo do cultivo, esses produtos podem reduzir a pegada de carbono do agricultor em cerca de 20% a 40%. “Esta parceria com a PepsiCo confirma a relevância da colaboração para descarbonizarmos a agricultura. Produzir alimentos de forma sustentável demanda um trabalho de coalizão entre produtores, empresas e indústria, e o setor de fertilizantes desempenha um papel fundamental nesta equação”, afirma Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil. A empresa, que tem a meta de ser neutra para o clima até 2050, também tem avançado em parcerias nas cadeias do café, cacau, citros e outras culturas para implantar e acelerar práticas regenerativas no campo. “Estamos ampliando a oferta para que mais empresas possam descarbonizar sua produção a partir do fertilizante. Precisamos acelerar essa transformação, sem onerar o agricultor – pelo contrário, rentabilizando-o também pelo seu ativo ambiental”, completa.

O programa de descarbonização da PepsiCo com a Yara adota, portanto, uma abordagem holística que abrange várias ações importantes:

  • Otimização do uso atual de fertilizantes: Por meio de apoio técnico no campo, os agricultores aprenderão a maximizar a eficiência dos fertilizantes que já utilizam (melhoramento no manejo) com testes realizados em áreas demonstrativas e ensaios de campo em escala comercial;
  • Substituição de fertilizantes convencionais): Será promovido o uso de fertilizantes fabricados com menor intensidade de carbono, podendo reduzir assim o impacto ambiental, por meio do apoio aos agricultores com os custos de transição, facilitando seu caminho em direção a um modelo agrícola mais regenerativo;
  • Maior eficiência no campo de batatas: Melhores práticas de aplicação de fertilizantes serão implementadas com o objetivo de aumentar a produtividade dos cultivos e preservar a qualidade do solo e com menos emissões de GEE- com olhar específico para cada cultura.

“Temos empresas e centros de pesquisa ao redor do mundo trabalhando para evoluirmos cada vez mais rápido pela redução de emissões na agricultura e esta solução com a Yara é um desses exemplos. Estamos às vésperas de um evento como a COP30, que trará luz às boas iniciativas nos campos brasileiros. Portanto, temos a oportunidade de amplificar esse case, além de seguirmos uma tendência de nossa companhia na busca por resultados efetivos de melhoria contínua na qualidade de nosso produto final”, explicou o diretor de agronegócio da PepsiCo do Brasil, Felipe Carvalho.

A mensuração das emissões de GEE resultantes do projeto serão feitas por meio da Cool Farm Tool - uma ferramenta online que fornece métricas padronizadas para quantificação dos GEE, biodiversidade, uso de água, e perda e desperdício de alimentos. Essas métricas são baseadas em pesquisas revisadas por especialistas ao redor do mundo, a partir de uma ampla gama de dados publicados e de metodologias do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

*Fonte: Emissions from agriculture and forest land (Global, regional and country trends 1990–2019) FAO. 2018. Climate-smart agriculture training manual − A reference manual for agricultural extension agents. Rome. 106 pp. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO

PepsiCoOs produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY'S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo. O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com menor emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 4 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização

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