Companhia mantém alto nível de investimento para atualizar aeronaves e avançar em sua estratégia de descarbonização
![]() |
| Airbus A350. Foto: Divulgação Air France-KLM |
Como parte de sua estratégia de descarbonização e modernização da frota, a Air France alcançou um novo marco em seu ambicioso programa de renovação das aeronaves com a entrega do 50º Airbus A220, nomeado “Valbonne”, e do 40º Airbus A350, batizado “Noirmoutier-en-L’Île”.
Todo ano, a Air France investe mais de um bilhão de euros na renovação da frota e recebe quase duas unidades por mês, um ritmo sem precedentes na história da companhia.
O 50º Airbus A220 da Air France: “Valbonne” se junta à gama da empresa
Entregue em 7 de novembro, o Airbus A220 com registro F-HPNZ e chamado “Valbonne”, referência à cidade localizada na região da Provença-Alpes-Costa Azul, entrou em operação comercial em 17 de novembro, com um voo inaugural para Londres-Heathrow.
O Airbus A220 é a peça central da renovação da frota de curta e média distância da Air France. Esta 50ª aeronave é o 9º A220 entregue desde o início do ano, e outras três estão previstas até o fim de 2025.
O A220 se destaca por emitir 20% menos CO₂ que aeronaves de gerações anteriores e tem uma redução de 34% em sua pegada sonora. Com sua configuração de cabine em cinco assentos por fileira, 80% dos clientes contam com um assento na janela ou no corredor, um diferencial amplamente apreciado pelos passageiros.
O 40º Airbus A350 para a frota de longa distância: “Noirmoutier-en-L’Île”
O novo Airbus A350, com registro F-HUVT e nomeado “Noirmoutier-en-L’Île”, cidade situada em uma ilha na costa atlântica francesa, foi entregue em 20 de novembro e entrará nas operações de longa distância da companhia nos próximos dias.
Ao todo, 40 Airbus A350 já estão em serviço, incluindo cinco entregues desde o início deste ano. Uma entrega adicional está prevista até o fim de 2025.
O Airbus A350 representa uma redução de 25% nas emissões de CO₂ em comparação às aeronaves de gerações anteriores. Além disso, sua pegada sonora é 40% menor.
Valorização das regiões francesas e sua tradição
Orgulhosa de levar as cores da França ao redor do mundo, a Air France homenageia regiões do território metropolitano e ultramarino ao nomear suas aeronaves com cidades que têm conexão especial com a aviação ou com o patrimônio cultural francês.
Essa tradição, herdada do mundo marítimo e estabelecida na década de 1930, evoluiu ao longo dos anos. Províncias, adjetivos, constelações, pássaros e castelos inspiraram nomes de aeronaves até os anos 1970.
Em 2019, a Air France retomou essa prática, escolhendo exclusivamente nomes de cidades para simbolizar seu compromisso em conectar territórios e promover a França globalmente. Hoje, 176 cidades estão representadas na frota da companhia, incluindo adições recentes como “Nîmes”, cidade histórica no sul do país, e “Colmar”, cidade na Alsácia, nos Airbus A350; além de “Mâcon”, na região da Borgonha, e “Thonon-les-Bains”, às margens do Lago Léman, nos Airbus A220.
Renovação de frota: um pilar fundamental para a descarbonização
A Air France está totalmente comprometida em reduzir sua pegada de carbono e vem acionando todos os mecanismos disponíveis para descarbonizar suas operações.
No centro dessa estratégia, a renovação de frota é o principal motor para reduzir imediatamente tanto as emissões de CO₂ quanto o ruído. A Air France investe mais de €1 bilhão por ano nessa transição, um esforço significativo e inédito na história da empresa.
Esses investimentos sustentam plenamente a ambição do Grupo Air France-KLM de alcançar até 80% de aeronaves de nova geração até 2030. Hoje, essa taxa está em 34%, demonstrando o ritmo acelerado da renovação atualmente em curso.
> Clique aqui conheça os nomes das aeronaves
Air France - Há 90 anos, a Air France atua como embaixadora do savoir-faire francês em viagens, conectando a França ao mundo com excelência e elegância. A Air France está totalmente comprometida com a redução de sua pegada de carbono. Com a modernização da frota, o aumento do uso de combustível sustentável de aviação e a adoção de práticas de eco-pilotagem, a companhia tem como objetivo reduzir em 30% as emissões de CO₂ por passageiro-quilômetro até 2030, em comparação com 2019. Sempre que possível, a Air France também oferece aos seus clientes soluções de mobilidade mais sustentáveis, como alternativas intermodais em parceria com a SNCF. Para saber mais sobre os compromissos ambientais da Air France, clique aqui e visite o site
Race Comunicação

Nenhum comentário:
Postar um comentário