terça-feira, 30 de dezembro de 2025

MODELO DE SERVIÇOS BRASILEIRO DA SKF VIRA REFERÊNCIA GLOBAL

Em um momento em que a indústria mundial discute o papel das pessoas na era 5.0, a SKF, multinacional líder global em soluções industriais e automotivas, celebra 25 anos da sua área de serviços no Brasil

Atualmente, a companhia atua com diferentes modelos de contratos — desde a manutenção preditiva, inspeções em rotativos até engenharia de aplicação e confiabilidade, alinhamentos, balanceamentos, dentre outras atividades — que atendem grandes players dos setores de papel e celulose, mineração, marine, cimentos, químicos, siderurgia, agroindústria, alimentos e bebidas.

A área de serviços abrange contratos de performance e sustentabilidade até os de somente de execução, nos quais a companhia assume metas de redução de custos e otimização da operação de seus clientes. Uma das primeiras marcas atendidas pela companhia, uma indústria de papel e celulose, permanece na carteira de clientes até hoje.

O modelo de negócio que deu origem à empresa foi desenvolvido em setembro de 2000, justamente nesse setor, e desde então vem sendo ampliado para áreas como mineração e siderurgia. Ao longo dos anos, o formato foi sendo adaptado e customizado para atender às necessidades específicas de cada cliente.

“O valor da SKF está nas pessoas. A indústria 5.0 é centrada nelas, e o nosso trabalho em serviços reflete exatamente isso. Ao longo desses 25 anos, mostramos que somos mais do que um braço técnico, temos um modelo de parceria e inovação industrial, transformando a manutenção de equipamentos em um serviço de performance, eficiência e sustentabilidade”, destaca Alex Pereira, Managing Director da SKF do Brasil.

“É curioso porque, num primeiro olhar, parece contraditório: uma empresa de rolamentos oferecendo contratos para usar menos rolamentos, uma manutenção mais adequada, uma montagem mais adequada e uma lubrificação baseada na condição. Mas o objetivo da SKF é justamente garantir a longevidade e a confiabilidade dos equipamentos, construindo relações de longo prazo”, complementa Eduardo Martins, Gerente de Vendas de Serviços da SKF.

Tecnologia e dados no centro das operações

Com o avanço tecnológico, o modelo de serviços da SKF incorporou recursos de monitoramento remoto e análise em nuvem. Os dados de preditiva coletados são processados e analisados por engenheiros e técnicos qualificados da SKF, e ainda, hospedados pela própria companhia, permitindo que clientes acompanhem a performance de suas máquinas em tempo real.

“Hoje, grande parte das coletas são feitas de forma digital, por tablets ou sensores inteligentes. E temos softwares próprios, como REP Center, que monitora a condição de equipamentos rotativos e fornece um diagnóstico das máquinas industriais em operação, que pode elevar a produtividade em até 70%. Este acompanha a operação de mais de 550 mil máquinas no Brasil, realizando diagnóstico de mais de 1,7 milhão de rolamentos”, destaca Martins.

Essas informações alimentam o Painel de Gestão de Ativos, um sistema próprio que identifica anomalias, orienta ações preventivas como realinhamentos e trocas programadas e mensura o desempenho operacional. O tempo de máquina parada — conhecido no setor industrial como downtime — representa um dos custos mais críticos para as empresas. Em alguns casos, as perdas podem chegar a cerca de US$ 150 mil por hora de inatividade, o que evidencia a importância de manter os equipamentos em plena operação.

Sustentabilidade e eficiência como resultado

A eficiência obtida pelos serviços da SKF vai além da redução de custos operacionais. Segundo a companhia, o uso correto dos rolamentos e boas práticas de lubrificação diminuem o desperdício de materiais e ampliam a vida útil dos equipamentos, contribuindo diretamente com metas de sustentabilidade industrial.

“Quando você usa um rolamento de forma adequada, estende a vida dele e evita descarte prematuro. Quando aplica evita desperdício de óleo e impacto ambiental. Sustentabilidade é consequência de uma operação eficiente. Para a SKF, eficiência e sustentabilidade caminham juntas”, afirma Pereira.

Do Brasil para o mundo

O pioneirismo brasileiro na criação dessa área atraiu atenção global dentro da SKF. A área de serviços veio da necessidade prática: oferecer suporte técnico contínuo aos clientes, indo além da simples venda de rolamentos.

“Outros países vêm até aqui para entender os modelos de contratos que trabalhamos. É um exemplo de como o Brasil foi além da venda de componentes, oferecendo soluções integradas de confiabilidade e performance”, detalha Gerson Quinhone, Gerente de Operações.

SKFFundada em 1907 pelo inventor do rolamento autocompensador, Sven Wingquist, a SKF é líder global em soluções para toda a indústria. A empresa conta com mais de 70 fábricas, 43 mil funcionários e 17 mil representantes de vendas em 130 países. No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 1915, oito anos após sua fundação na Suécia, com uma loja instalada no Rio de Janeiro. Já em 1963, a primeira fábrica nacional foi instalada em Guarulhos, e atualmente a moderníssima fábrica da SKF do Brasil está situada na Rodovia Anhanguera, km 30, no município de Cajamar, São Paulo, onde também está localizada uma área de serviços, chamada "Solution Factory", que desenvolve soluções de reparos e manutenção. E, desde fevereiro de 2013, seus escritórios de vendas e centro de distribuição estão na Rodovia Anhanguera, km 36

SKF
MAPA360

Nenhum comentário: