sexta-feira, 11 de setembro de 2015

FÓRMULA TRUCK.
PILOTO DO CAMINHÃO VOLKSWAGEN CONSTELLATION DOMINA OS TREINOS DA SEXTA-FEIRA.

Felipe Giaffone dominou os dois treinos livres disputados nesta sexta-feira no Autódromo de Curitiba. Depois de ter sido o mais rápido pela manhã, na tarde desta sexta-feira, o líder do Campeonato Brasileiro marcou 1min40s150, média de 132,8 km/h e foi seguido por seu companheiro de equipe Leandro Totti (1min40s319) e por Paulo Salustiano que marcou 1min40s398. 


Neste sábado, a partir das 9 horas começa a ser definido o grid de largada da corrida deste domingo às 13 horas. Foto: Orlei Silva.

A primeira tomada de tempos do sábado serve para definir os grupos que iniciam a disputa da pole position. Os pilotos que terminarem nas posições ímpares (1, 3, 5, 7 etc) integram o Grupo A e os das posições pares no Grupo B. De cada uma das séries classificam-se cinco para o Top Qualifiyng que define o pole position da corrida de domingo, quando estarão em disputa 53 pontos (25 para quem terminar em primeiro em cada uma das duas fases, um pela pole, outro pela melhor volta na primeira e na segunda fases.

Resultado do segundo treino livre desta sétima etapa da Fórmula Truck


1º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min40s150, média de 132,8 km/h
2º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min40s319
3º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min40s398
4º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min40s676
5º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min40s873
6º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min40s942
7º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min40s975
8º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min41s018
9º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, 1min41s053
10º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, 1min41s704
11º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min41s721
12º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, 1min42s076
13º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min42s107
14º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 
1min42s268
15º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min42s541
16º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min42s693
17º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min42s977
18º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, 1min45s414
19º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, sem tempo

Liberada visitação aos boxes


Com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck dá um presente ao torcedor paranaense, em especial ao de Curitiba, local da sétima etapa no próximo domingo. Todos os que comprarem ingresso de arquibancada poderão fazer a visitação aos boxes neste sábado, das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público que adquirir qualquer ingresso. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.

Venda de ingressos para a sétima etapa em Curitiba


Continua aberta a venda de ingressos para a sétima etapa da Fórmula Truck, a ser disputada no próximo domingo no Autódromo de Curitiba. Os tickets para acompanhar a corrida nas arquibancadas, na área de Paddock e no setor VIP podem ser encontrados no site da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul e em pontos de venda distribuídos por cidades próximas da capital paranaense e até mesmo em Santa Catarina. Postos Petrobras e revendas dos pneus Bridgestone são importantes locais onde se pode adquirir os ingressos. Veja logo a seguir os endereços de onde comprar os tickets.

Nesta temporada, sempre com o objetivo de aproximar mais o público da categoria, dos pilotos e das equipes, a Fórmula Truck passou a presentear os torcedores, especialmente os das arquibancadas. Todos os que tiverem esse tipo de ingresso na mão poderão fazer a visitação aos boxes somente no sábado, das 10h30 às 13h30, pegar autógrafos e tirar fotos dos caminhões e com os pilotos. Antes, esse privilégio era limitado aos portadores de credenciais Paddock e VIP e agora foi estendido a todo o público. Os fãs que comprarem as credenciais de Paddock continuam a ter o direito de, no domingo, dar uma volta no Truck Teste, o que é diferente da Volta Rápida, exclusiva dos convidados dos patrocinadores e de empresas que adquirirem camarotes. Os portadores de ingressos das arquibancadas não terão acesso aos boxes no domingo.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.lojaformulatruck.com.br/loja, nos postos Petrobras credenciados e revendas Bridgestone da região (veja lista abaixo). As vendas pelo site se encerram nesta sexta-feira, dia 11. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre esta sexta e este sábado ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo, que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir desta sexta-feira, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização: entre 10h30 e 13h30. 

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 660, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo, além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

Revendas Pneus Bridgestone:
JK Pneus Ltda. - BR 116, 17518 - Linha Verde - Capão Raso - Curitiba; Avenida Comendador Franco, 3472 - Guabirotuba - Curitiba; JK Pneus - Avenida Ruy Barbosa, 8491 - Aristocrata - São José dos Pinhais; JK Pneus - Rua Marechal Floriano Peixoto, 6710 - Boqueirão - Curitiba; JK Pneus - BR 116 esquina com Rua Ipiranga, 17518 - Pinheirinho - Curitiba; Torres Pneus - Rua Nicarágua, 35 - Cabral - Curitiba; JK Pneus - Rua Afonso Camargo esquina com Rua da Paz - Jardim Botânico - Curitiba;

Postos Petrobras em Curitiba e região:
Auto Posto Batel Ltda. - Av. Vicente Machado, 2261 - Batel - Curitiba; Irmãos Ceschin Ltda. - Rodovia BR 116 na esquina com Comendador Franco sem número - Guabirotuba - Curitiba; Auto Posto Vendramin Ltda. - R. João Negrão, 107 - Rebouças - Curitiba; J.A. Vendramin Ltda. - Rua Manoel Ribas, 6559 - Santa Felicidade - Curitiba; Auto Posto Kyodai Ltda. - Av. Presidente Getulio Vargas, 4280 - Água Verde - Curitiba; Auto Posto Alphaville Ltda. - Rua Graciosa, 554 - Atuba - Pinhais; Moinho Rio Negro Ltda. - Av. Iraí, 816 - Vargem Grande - Pinhais; Auto Posto Uganda Ltda. - Avenida Uganda esquina Avenida Ayrton Senna, 450 - Guiomar - Pinhais; Posto Hoshina Ltda. - Av. Prefeito Roque Vernalha, sem número - Casas Populares - Paranaguá; Posto Pelanda Maestro Ltda. - Rua Maestro Francisco Antonello - Vila Fanny - Curitiba; Auto Posto Estrela Ltda. - Rua Antonio Meirelles Sobrinho, 628 - Cajuru - Curitiba; Posto Via Torres Ltda. - Avenida Comendador Franco, 3133 - Jardim das Américas - Curitiba; Maggiore Combustíveis Ltda. - Rua Paulo Setúbal, 3490 - Boqueirão - Curitiba; Auto Posto Marfim Ltda. - Avenida Comendador Franco, 7479 - Uberaba - Curitiba; Auto Posto Dallabona II Ltda. - Rua Nicola Pelanda, 840 - Pinheirinho - Curitiba; Auto Posto 14 Bis Ltda. - Rua Mateus Leme, 2240 - Curitiba; AGI Combustíveis Ltda. - Rua General Polli Coelho, 65 - Tarumã - Curitiba; Auto Posto Interlagos Ltda. - Rua Lodovico Geronazzo, 665 - Boa Vista - Curitiba; Auto Posto Aeroporto Ltda. - Avenida Comendador Franco, 4094 - Jardim das Américas - Curitiba; Auto Posto Juvevê Ltda. - Rua Almirante Tamandaré, 1781 - Juvevê - Curitiba; Auto Posto Itália Ltda. - Avenida Manoel Ribas, 3130 - Mercês - Curitiba; Auto Posto Petrocenter Ecoville Ltda. - Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 1630 - Ecoville - Curitiba; Auto Posto Bigorrilho Park Ltda. - Rua Noel Rosa, 30 Bigorrilho - Curitiba; KJSA Combustíveis Ltda. - Rua Castro, 768 - Cruzeiro - São José dos Pinhais; Auto Posto Dellabona 1 - Rua Prof. Nivaldo Braga, 900 - Capão da Imbuia - Curitiba; Auto Posto Dellabona 3 - Rua Rua Ciro Correia Pereira, 93 -0 CIC - Curitiba; Auto Posto Interlagos - Rua Lodovico Geronazzo, 665 - Boa Vista - Curitiba; Auto Posto Ahu - Rua Anita Garibaldi, 2601 - Barreirinha - Curitiba; Auto Posto Dois Mil - Rua Castro, 768 - Cruzeiro - São José dos Pinhais; Teixeira & Andrioli - Avenida Ruy Barbosa, 7195 - Afonso Pena - São José dos Pinhais; Auto Posto América - Avenida Marginal José de Anchieta, 956 - Vila Maracanã - Colombo; Posto Prodócimo - Rodovia BR 116, 3326 - Km 14,5 - Mauá - Colombo; Auto Posto Anastácio - Avenida Padre Natal Pigato, 397 - Centro - Campo Largo; Posto Hoshina - Avenida Prefeito Roque Vernalha, sem número - Casas Populares - Paranaguá.

Pontos de venda em Santa Catarina:
JK Pneus - Rua São Paulo, 2758 Bairro - Itoupava - Blumenau; JK Pneus - Rua João Colin, 1300 - Bairro América - Joinville e JK Pneus - Alameda Aristiliano Ramos, 1515 - Rio do Sul; Posto Saibro - Rua Marques de Olinda, 3.700 - Glória - Joinville; Veículos Mallon - Rodovia BR 116, km 7, sem número - Faxinal - Mafra e Posto Universitário - Rua Modesto Fernandes Vieira, 1 - Dom Bosco - Itajaí.


É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144.

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

VOLKSWAGEN CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 40 ANOS DO LENDÁRIO GOLF GTI COM VERSÃO CLUBSPORT.

Edição especial será exibida no Salão de Frankfurt, no fim de setembro.

Com potência de 265 cv, GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Ícone entre os carros esporte, o Golf GTI celebrará seus 40 anos no início de 2016. Para marcar esse evento histórico, a Volkswagen preparou uma edição especial do modelo: o Golf GTI Clubsport. A versão de produção será exibida na 66ª edição do Salão Internacional de Frankfurt (IAA), na Alemanha, que ocorre entre os dias 17 e 27 deste mês. Essa versão entrará para a história como o mais poderoso GTI já produzido.

Com o GTI Clubsport, a Volkswagen mantém a tradição de edições de aniversário – séries comemorativas marcaram os 20, 25, 30 e 35 anos do GTI. O motor TSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor do GTI Clubsport desenvolve potência de 265 cv (195 kW), 45 cv de acréscimo em relação ao GTI vendido no Brasil. Mas isso não é tudo. Por um curto período de tempo – cerca de 10 segundos – o motorista pode aumentar a potência em aproximadamente 10% para mais de 290 cv por meio da função overboost. Essa potência adicional é ativada simplesmente pressionando-se o acelerador até o fim do curso (kick down).


O Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos, na versão equipada com o câmbio manual de 6 marchas. Com a transmissão automática DSG de 6 marchas, o tempo é reduzido para 5,9 segundos. A velocidade máxima do GTI Clubsport é de 250 km/h. A despeito de toda essa potência e esse desempenho, o carro é frugal: com o câmbio manual, o modelo percorre, em média, 14,5 km/l. A autonomia é ainda melhor com a transmissão DSG: 15 km/l.

A edição comemorativa de aniversário ganhou mais potência e extensas modificações no desenho, aerodinâmica e em equipamentos. Graças à maior potência e à maior downforce, o desempenho dinâmico do Golf GTI Clubsport está no topo dos carros esporte. Isso resulta em incrível dirigibilidade em alta velocidade e extrema agilidade e capacidade de fazer curvas realmente rápido.


O Golf GTI Clubsport é pintado na cor “Oryx White” (há outras cores disponíveis); para contrastar, o teto é pintado em preto. Os designers da Volkswagen criaram novo para-choque dianteiro, além de novos apêndices laterais, difusor traseiro, aerofólio e exclusivas rodas de liga leve forjadas para a versão de aniversário. Essas características destacam a edição comemorativa em relação à família GTI.

Em termos de estilo, o perfil lateral do Golf GTI Clubsport é baseado no do GTI original. Para contextualizar: a primeira geração era caracterizada por uma larga faixa preta na lateral, entre os arcos de roda dianteiro e traseiro, na altura do para-choque. Essa faixa está presente na edição de aniversário, homenageando dessa forma o Golf GTI de 1976, e recebe a inscrição “Clubsport”. A faixa se estende pela dianteira do modelo pelo novo defletor de ar no para-choque. As opcionais rodas “Brescia” de 19 polegadas, desenhadas especialmente para o GTI Clubsport, se impõem traduzindo seu potencial em desempenho. A versão de aniversário é equipada de fábrica com rodas forjadas de 18 polegadas que também têm novo desenho. Ainda se destacam nas laterais as capas de retrovisores em preto brilhante.

O aerofólio, aperfeiçoado em túnel de vento, é diferente e maior do que o utilizado no GTI. O contraste entre sua pintura em preto brilhante e a carroceria em “Oryx White” destaca a linha de teto. A seção inferior também foi modificada. A linha que marca essa área se prolonga pelo difusor, que é novo. Aqui, também, a cor é o preto brilhante. As saídas de escapamento cromadas estão elegantemente integradas ao difusor; o diâmetro das saídas também aumentou. As lanternas traseiras em LED possuem lentes escurecidas.


O interior traz detalhes icônicos que são essenciais ao GTI, incluindo o revestimento dos bancos em tecido xadrez (com costura vermelha) e a manopla de câmbio em formato de bola de golfe. Foram acrescentados detalhes exclusivos ao GTI Clubsport, como os bancos do tipo “concha”, com cobertura parcial em Alcantara; trechos em vermelho nos cintos de segurança; faixas em formato de colmeia “Honeycomb 40” no painel, console central e portas – que dão ao interior aparência ainda mais exclusiva. O volante possui revestimento em Alcantara (além do emblema GTI, costura vermelha e marcação central). Os tapetes também são exclusivos e possuem detalhes vermelhos, assim como as placas nas soleiras das portas.

Volkswagen do Brasil
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quinta-feira, 10 de setembro de 2015

DE CARRO POR AÍ.
Por Roberto Nasser*

AS NOVIDADES DE FRANKFURT E O MERCADO NACIONAL.

Salão de Frankfurt, 17 a 23 próximos, é grande referência e oportunidade para a apresentação de automóveis novos, evoluções no ciclo, sondagem de conceitos para se tornar – ou não -, realidade futura. Coisa grande. Para o mercado brasileiro em descenso - neste ano exibirá números iguais aos de uma década passada -, novidades serão menores porquanto indiretamente proporcionais pela redução das exportações, e restritas aos produtos programados para construção no Brasil.

Quais ?


Dois lançamentos tem maior relevo pelo fato de entrar em produção no Brasil. São BMW: o SAV, Sports Activity Vehicle, X1, com redefinição de massas e volumes, nova construção para melhor precisão nos comandos, tração total, e o sedã Serie 3 iniciando nova série com mudanças internas e externas, opção de tração total, e a nova versão 330, híbrida. O X1 e o Serie 3 durante o próximo ano substituirão os modelos atualmente em superficial montagem em Araquari, SC. 

Topo da marca, o sedã Serie 7, com a responsabilidade de concorrer com os Mercedes S e seu amplo pacote tecnológico, começa listar novidades com a carroceria em fibra de carbono, motorização híbrida Plug-in, e itens à altura do cliente, como bancos massageadores, teto Sky iluminado. Novidade pontual, o M6 preparado para a GT3. M é a série de modelos desenvolvidos pela BMW com rendimento esportivo, 6 a série mais performática da marca, com motor V8 e dois turbos. GT3 é categoria nas corridas europeias. A não competidores, versão amansada, o M6 Competition Edition, com decoração e confortos, motor V8 4,4, 600 hp e 700 Nm de torque.

Outra novidade para o mercado nacional é o tapa estético dado pela Ford no EcoSport, agora projeto mundial. Mostrado no Salão de Genebra como ideia, materializou-se como opção: marca-se pela remoção do estepe externo, pendurado na tampa traseira, enviado ao piso do compartimento de bagagens. Da marca e do tipo, novidade institucional é o novo Edge com tecnológico novo sistema de tração nas quatro rodas com percepção eletrônica do piso – molhado, com gelo, lama, e outros inconvenientes a separar os pneus e o solo. A Ford Europa terá cinco produtos da categoria nos próximos três anos, aproveitando o mercado. Suas vendas cresceram quase 40% entre 2013 e o ano passado, de 17 para 23%. O Edge será importado para o Brasil e pela característica insólita e pouco justificável de ser preferido por Dilma Roussef em lugar de sedãs, pretende manter o rótulo mundialmente curioso de Carro da Presidente.

Outro importado a fazer presença nas ruas nacionais é o novo Tiguan, agora re-classificado. Deixou de ser SUV, Sport Utility Vehicle,- os com alguma habilidade a enfrentar estradas difíceis -, e SAV, Sport Activity Vehicle, sugerindo tais habilidades, mas aos quais falta a importante tração nas 4 rodas. O Tiguan agora é rotulado CAV – Crossover Utility Vehicle. A parte Crossover indica uma aproximação aos automóveis.

Na prática industrial se utiliza da plataforma mundial MQB, já em produção na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, Pr, para o Golf e o Audi A3, e base de quase toda a família média VW. Cresceu mais de 20 cm, em especial no compartimento de carga sem aumento substancial de peso por adotar novos métodos de construção, aplicando aços com espessura e resistência variadas.  Crê-se as novas dimensões permitam opção para 7 lugares. A opção pelo conceito Crossover indica menor altura, linhas mais esportivas. Compare-o ao Porsche Macan, rentável sucesso mundial.

Opções de motores, desde diesel ao 4 cilindros 2.0 turbo injetado, 300 cv, caixas com seis e sete marchas, automática ou com duas embreagens, muita conectividade.

Será um dos argumentos para a Volkswagen voltar a sorrir no mercado norte-americano, uma de suas fraquezas no projeto de tornar-se a maior fabricante mundial. A VW quer faze-lo nos EUA.

Na Mercedes, novidade a ser importada para clientes bem individualizados, o C 63, Coupé, com preparação AMG.

Sinal dos tempos, haverá o pavilhão do Carro Conectado, onde estarão as últimas conquistas e próximas promessas de tecnologia embarcada.

Novo Tiguan.

Vito chega em outubro.


Mercedes apresentará próximo mês o Vito, base de um utilitário de transporte de passageiros e cargas. A grosso modo as versões para passageiros situam-se entre a suprimida Kombi e o Sprinter, direcionado ao transporte individual, familiar ou de hotéis.

É nova geração construída na Argentina – onde as vendas começarão após as brasileiras. Informações dizem de motorização diesel, com opções de potência entre  114 e 156 cv. Câmbios de seis ou sete marchas, mecânico ou automático.

Simboliza um esforço da Mercedes para, junto com o Sprinter, liderar neste segmento. O Vito operará solitário nos modelos nesta faixa.

Vito, Mercedes quer fazer sucesso

Roda-a-Roda


Mudança – Jaguar resolveu atacar de frente a má imagem de seus produtos quanto ao padrão construtivo, à complicação da engenharia inglesa e, por consequência, a má assistência técnica. Geram enorme queda de valor e de liquidez à hora da revenda.
Coragem – Produção organizada pela Ford, e novos veículos pós compra pelo grupo indiano Tata, grande desafio é fazer veículos com qualidade de projeto, engenharia, construção. Para evitar quebras e problemas, reduzindo ao máximo a frequência aos mecânicos. É mudança fundamental na marca Jaguar.
Operacional – Embora os projetos tenham melhorado muito sob gestão Tata, com um índice de quebras reduzidos, colocando a Jaguar em terceira posição em confiabilidade em recente pesquisa da agência JD Powers – à frente das alemãs Audi, BMW e Mercedes -, não há percepção pelo público.
Na prática – Relacionamento direto com o consumidor se inicia com garantia estendida a 5 anos e 60 mil milhas – 96.000 km –, e programa gracioso de manutenção, mantidos a proprietários seguintes. É o primeiro passo do EliteCare, visando crescer a 10 anos de garantia.
Aqui – Brasil é peculiar até para garantia de automóveis. Com o lançamento do XE, primeiro desta nova série coberta pelo corajoso programa, as regras são outras. Revisões nos três primeiros anos custarão R$ 900 incluindo os filtros.
Caminho – Dona de bonita história de criatividade e qualidade, última das poucas marcas onde o patrão cuidava de tudo, incluindo projetar motores e desenhar carrocerias, a alemã Borgward ensaia voltar ao mercado. Criou instituto de pesquisas para desenvolver motores convencionais e alternativos.
Nome – Apresentação do Projeto Raptur, o picape grande da Renault, trouxe novidades. Primeira, nome: é Alaskan. Outra, onde aplicá-lo. No material de divulgação Renault diz atender a três universos de uso: profissional, ócio e vida cotidiana. Tem chassi por longarinas, motor diesel 2,3, mecânica resistente.
Mais – Traços e decoração, retrovisores pintados, luzes em LEDs, cuidados internos, confortos em infodivertimento exibem aptidão a dois usos, o pessoal e o profissional. Veículo mais vendido no mercado dos EUA é um picape. E no mundo, um a cada três veículos é desta categoria. Daí a Renault – e sua sócia Mercedes – entrarem na categoria.

Assim – Leitor da Coluna sabe, Renault e Mercedes se uniram à Nissan para desenvolver projeto comum em mecânica, para ser vendido sob as três marcas. Para o Mercosul e América Latina, produção será dentro pela Nissan, enclave nas instalações da Renault em Córdoba, Argentina. No mercado Renault e Nissan em 2017 e Mercedes ano seguinte.

Laurens van de Acker, designer chefe da Renault, apresentou o Alaskan

Mais outro – Fabricante argentino de motocicletas, primeiro com produto próprio, depois montando chineses, a Zanella anunciou instalar linha de montagem junto à de motos no balneário de Mar Del Plata.
Xing Ling - Investiu US$ 18M para finalizar picapes chineses aos quais chamou Z-Truck: quatro rodas, motor 1.0 e 53 cv, 83 Nm de torque e capacidade de carga para 800 kg. Custará no mercado argentino 150 mil pesos – uns R$ 64.000 -prometendo produção de 3.600 unidades/ano.

Zanella, picape chinês montado na Argentina.

Sem crise – Audi bateu dois recordes em agosto: emplacou 1.944 unidades – maior volume já assinalado por produto Premium -, e cravou no acumulado do ano a venda de 3.095 modelos A3 sedan 1.4.
Preparação - Até o final de agosto vendeu 11.007 veículos, liderando o segmento. Segurou os preços para fazer parque circulante da marca. No 1º de outubro inicia produzir o sedã A3 1.4 e, em 2016, o SAV Q3.
Alegoria – Mitsubishi diz ter feito viagem S Paulo/Brasília, em New Outlander 2,2 diesel turbo, sem reabastecer. Gastou 58,48 litros em 1.161 km, média de 19,85 km/litro.
E? - Não informou quantos usuários, calibragem de pneus, tempo de viagem, nem o objetivo. Nem colaborou com o mercado indicando se consumo em condições especiais pode definir compra em produto com etiqueta de R$ 174 mil.
Super ultra – Satisfeito com os novos sedãs Mercedes C? Insatisfeito com a performance? Brabus, preparadora alemã, concilia os dois conceitos: faz versão C 63S, com motor V8 e 4.000 cm3, com 600 cv e camionais 81,6 m.kfg de torque. 0 a 100 km/h em 3,9s e 300 km/h em velocidade final. Será mostrado no Salão de Frankfurt. Á venda no Brasil na representante Strasse, em S Paulo. Preço não divulgado.
Plug in – Sorrisos na Ford Europa. Pesquisa mostrando convergência da Geração Millennium – de 17 a 34 anos -, adepta dos SmartPhones e tecnologia de mão, a veículos com perfil de SUV e SAV – utilitários esportivos de verdade e os com alguma habilidade ante pequenos óbices. Lançará cinco modelos novos nos próximos três anos.
Giro – Assembleia Legislativa paulista aprovou boa ideia, apta a ser seguida por outros estados: entendimento entre órgãos executivos de trânsito e rodoviários para rápido trocar de informações e providências enviando a leilão público veículos apreendidos pelo Detran estadual.
Limpa – Quer resolver o assunto de falta de área de estacionamento, com estoque se acumulando por lentidão de procedimentos. Dá celeridade a nova definição por legislação federal: veículo apreendido e não reclamado em 60 dias, será enviado a leilão.
Gente – Matthias Gründler e Lars Stenqvist, alemão e sueco, novos diretores para a Volkswagen Truck & Bus. OOOO CFO – o número 1 das finanças -, e diretor de pesquisa e desenvolvimento. OOOO Roberto Cortes, brasileiro, mantém-se como líder para a América Latina. OOOO

Audi volta a produzir no Brasil


Quase dez anos após encerrada a produção de um automóvel no país, Audi volta à atividade industrial. Data oficial, o 1º de outubro, e o produto será o modelo mais vendido de sua linha atualmente importada, o A3 sedan 1.4. Em 2006, logo após haver assumido o controle da representante Senna Import, o fabricante alemão resolveu cessar a fabricação do A3 hatch. O produto havia envelhecido e o mercado não justificava investimentos para atualização.

Nos anos seguintes a expansão observada para as vendas no mercado interno em crescente ascensão, motivaram a empresa a rever sua estratégia, considerando a importância do continente sul americano; a possibilidade de exportação aos países com tratados comerciais; e sobretudo a decisão da Volkswagen em fabricar no Brasil o atualizado motor 1,4 TSI - 4 cilindros, 16 válvulas, duplo comando, válvulas com abertura variável, turbo e injeção direta. Tais condições permitiram fechar a conta para um renascer no Brasil. Em anúncio no setembro de 2013 informou investir R$ 500 milhões na fábrica do grupo VW em São José dos Pinhais, criando nova ala para a fabricação de novos produtos. Ao A3 sedan inicial seguir-se-á o utilitário charmoso Q3, hoje o segundo veículo mais vendido da marca. Apesar da expressiva queda de vendas de veículos no mercado doméstico em 2014 e 2015, a empresa manteve os planos.

No distante 2006 da decisão de encerrar, a produção do solitário A3 hatch foi inferior a 3 mil unidades, marcando o início de um mal período para a marca. O anúncio da volta industrial foi agregado ao da mudança de direção da empresa no Brasil. Sob gestão de Jörg Hofmann, e graças a um agressivo programa, a Audi retomou seu brilho. Hoje lidera o setor dos veículos Premium.

Audi A3 sedan 1,4, nacional em outubro




Roberto Nasser, edita@rnasser.com.br, é advogado especializado em indústria automobilística, atua em Brasília (DF) onde redige há ininterruptos 42 anos a coluna De Carro por Aí. Na Capital Federal dirige o Museu do Automóvel, dedicado à preservação da história da indústria automobilística brasileira.

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

ABSURDOS PROSPERAM.

Em tempos de economia em depressão, qualquer boa novidade traz ânimo ao mercado de automóveis. Enquanto as vendas de veículos novos estão em forte queda acumulada de mais de 20% em relação a 2014, o setor de usados como um todo conseguiu até agora um crescimento de 4% e o de seminovos (até três anos de uso) em particular, cerca de 5%. Essa é sinalização de que em algum momento de 2016 a recuperação se iniciará.

A Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) reúne 48.000 lojas independentes de carros usados em todos os Estados e no Distrito Federal e tem mostrado atuação bastante ativa. A entidade classifica como “usado jovem” o veículo de 4 a 8 anos, “usado maduro” de 9 a 12 e “velhinho”, acima de 13 anos. Não por acaso coordenou o 1º Encontro Estratégico das Lideranças do Setor Automobilístico com Anfavea, Fenabrave, Sindipeças, Abac e Febraban, em São Paulo.

Justamente nesse evento foi anunciado pelo Ministério das Cidades e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), cuja implantação ocorrerá na sua totalidade em março do próximo ano. Vai integrar a nota fiscal eletrônica de compra do automóvel usado ao seu registro no Denatran e Detrans. Terminam despesas puramente burocráticas e cartoriais que representam custos de quase R$ 1.000, fora o tempo perdido.

Inicialmente só as concessionárias participarão do Renave, mas a tendência é que lojistas independentes também participem. Ajudará, inclusive, a diminuir o grau de informalidade e a aumentar a segurança dos negócios em benefício do consumidor e do comerciante.

Não dá para saber agora o porcentual daqueles R$ 1.000 que será repassado ao proprietário particular ao vender seu modelo usado para concessionária ou lojista. Esse custo tem influência maior em veículos de menor preço e, quem sabe, ajudará o mercado de forma mais ampla. Afinal, para cada carro novo comercializado cerca de três usados trocam de mãos.

Esperam-se outras medidas desburocratizantes para ajudar a simplificar os processos comerciais e de financiamentos. Às vezes, não basta somente mudar a lei. Até agora os efeitos de retomada de veículos de pessoas e empresas inadimplentes que limitariam os riscos de crédito e, por consequência, as taxas de juros estão aquém do esperado. Durante o Encontro acima citado, relatou-se que juízes nos Estados resistem a cumprir os prazos de lei nos processos de recuperação de veículos cujos donos deixaram de pagar as prestações.

Infelizmente, o respeito aos contratos no Brasil, que deveria ser algo rígido como nos países evoluídos, sofre intervenções ou interpretações distorcidas. Tentar proteger o mau pagador acaba mesmo por prejudicar a imensa maioria que paga em dia.

Por outro lado, a voracidade fiscal dos governos cria outros obstáculos. Um deles é vincular as multas de trânsito ao veículo e não ao motorista. Traz distorções e burocracia típicos do chamado custo Brasil, como um motorista “herdar” os pontos do infrator, se um veículo usado vendido em um Estado é transferido para outro. Até quando absurdos como esse continuarão a prosperar?

RODA VIVA


VOLKSWAGEN terá uma leva de novidades nos próximos três anos no segmento de crossovers. Projetos anunciados, informa Automotive News, incluem um concorrente direto do HR-V e Renegade (forte candidato a também se produzir aqui), que se juntará ao Tiguan redesenhado (talvez possa ser fabricado no Paraná) e a um modelo maior do porte do Audi Q7.

ENTRE “veteranos de guerra” oferecidos no mercado, citados na coluna da semana passada, faltou contabilizar o Clio. Fabricado no Paraná e agora apenas na Argentina, esse modelo só recebeu maquiagens desde 1999. Estabelecido entre Corsa sedã (Chevrolet Classic), de 1995 e o Palio Fire, de 2006 o compacto da Renault continua ainda por no mínimo dois anos.

MINI JCW chega ao Brasil como o mais potente desde que John Cooper iniciou uma parceira com a marca inglesa em 1961 para versões de alto desempenho. Motor é o BMW de 2 L turbo/231 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 s e vem equipado com freios Brembo para lidar com tanta impetuosidade. Porta-malas limita-se a 211 litros. Preço: R$ 153.950.

NAVEGADOR TomTom GO600, topo de linha por R$ 1.500, conecta-se ao telefone por Bluetooth e destaca-se pela tela de 6 pol. de alta definição.  Recalcula rotas em tempo real, mas em comparação simultânea a um celular inteligente e aplicativo Waze, não conseguiu traçar um roteiro melhor em seis de oito avaliações. Peso também diminui sua portabilidade.

TARLHIO dos Santos, de Belo Horizonte, patenteou um sensor de nível de combustível inteligente no bocal do tanque que tem capacidade de medir o volume exato de abastecimento. Em teoria acabariam as fraudes nas bombas dos postos de serviço. Segundo a Associação Nacional de Inventores, ele procura interessados em investir na ideia e disponibilizá-la em escala comercial.






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

AUDI AG CRIA FUNDO DE EMERGÊNCIA DE € 1 MILHÃO PARA AJUDAR REFUGIADOS.


A empresa vai usar o recurso para apoiar iniciativas que ofereçam suporte aos imigrantes em locais onde funcionam suas plantas no continente – Ingosltadt, Neckarsulm, Bruxelas e Gÿor.

“Nós estamos chocados com o grande sofrimento enfrentado pelos refugiados na Europa”, afirmou Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “Pessoas em nossas portas estão necessitadas e, portanto, nós queremos oferecer ajuda rápida e sem burocracias.” O dinheiro doado pela empresa será destinado a projetos de auxílio de entidades próximas às fábricas da Audi. “Nós estamos cientes de quão dramática é a situação dos refugiados nesses locais”, disse Thomas Sigi, Membro do Conselho de Recursos Humanos, que acrescentou: “Com esse fundo emergencial, tentamos demonstrar nossa solidariedade e responsabilidade social nas regiões onde ficam nossas plantas.”

O Presidente Geral do Conselho da Audi, Peter Mosch, afirma: “Não podemos e não seremos passivos quando se trata de ajudar seres humanos nesta situação desesperadora. Nós, funcionários da Audi, estamos sempre dispostos a apoiar causas importantes – e esta é uma das situações mais importantes agora do que nunca.”

Por meio da iniciativa Audi Voluntários ("Audi Ehrensache"), os funcionários podem sugerir projetos regionais que gostariam de implementar em cooperação com organizações de caridade. Os comitês de Responsabilidade Corporativa em cada local irão decidir posteriormente como distribuir os fundos. A empresa sempre apoiou seus funcionários em seus esforços para ajudar os refugiados. Recentemente voluntários reformaram casas para imigrantes menores de idade e organizaram excursões para crianças refugiadas.

A montadora também considera modos de oferecer perspectivas de empregos aos refugiados a longo prazo. O objetivo é projetar os esforços para ser tanto objetivo quanto sustentável. Discussões intensivas para este fim estão em andamento.

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Em 2014, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.741.100 carros da marca Audi para seus clientes. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. A Audi opera globalmente em mais de 100 mercados e possui unidades de produção em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Győr (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava (Eslováquia), Martorell (Espanha), Kaluga (Rússia), Aurangabad (Índia), Changchun (China) e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013, a marca dos Quatro Anéis também tem produzido carros em Foshan (China). A marca dos Quatro Anéis iniciará a produção em Curitiba (Brasil) este ano, e em San José Chiapa (México) em 2016. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. A empresa emprega atualmente mais de 80.000 pessoas no mundo todo, das quais mais de 58.000 na Alemanha. A empresa planeja realizar um investimento total de cerca de €24 bilhões entre 2015 e 2019 – essencialmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assumiu um compromisso com a responsabilidade corporativa e tem baseado sua estratégia no princípio de sustentabilidade em seus produtos e processos. A meta de longo prazo é alcançar a mobilidade neutra em termos de emissões de CO2.

DAF CAMINHÕES BRASIL ATINGE 50 MIL FÃS NO FACEBOOK.

Página na rede social é um dos principais meios de comunicação da companhia com os com clientes.


Em setembro a DAF celebra a marca de 50 mil seguidores no Facebook. A rede social reforça a intenção da companhia de estar cada vez mais próxima do público. Entre os fãs relacionados estão empresários, frotistas, caminhoneiros autônomos, concessionários, diversos profissionais do segmento automotivo e fãs de caminhões.

Lançada em 2013, a página tem o objetivo de ampliar o acesso às informações da DAF, somadas à interação diária com os seguidores por meio de atualizações de mercado, novidades dos produtos, dicas do segmento, vídeos e fotos. O canal também é uma importante ferramenta para ouvir e compreender ainda mais as necessidades e preferências dos clientes.

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A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.

BAJA SAE BRASIL.

Etapa Sudeste será realizada em São José dos Campos (SP), dias 17 e 18 de outubro, e reunirá 30 carros off-road, projetados e construídos por universitários do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 


Universitários do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo estão em contagem regressiva para colocar à prova 30 carros off-road. Denominados Baja SAE, os veículos são projetados e construídos dentro das instituições de ensino para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 2015, que será realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/ SP, dias 17 e 18 de outubro. Trata-se de etapa preparatória para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira. 

A Etapa Sudeste inscreveu 30 equipes – sendo 10 de Minas Gerais, 10 de São Paulo, sete do Rio de Janeiro, duas do Espírito Santo e uma do Distrito Federal –, que somam cerca de 500 estudantes. As equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, todos engenheiros da indústria da mobilidade. 

A competição começará no dia 17 com as avaliações de segurança, conforto e motor, além de prova dinâmica que exercitará a suspensão e a capacidade de tração dos veículos. Todas ocorrerão simultaneamente à prova de apresentação teórica dos projetos. No dia 18, pela manhã, os carros enfrentarão mais uma prova dinâmica, que avaliará a capacidade de aceleração e dirigibilidade dos veículos. Em seguida, haverá o enduro de resistência, com três horas de duração. Esta última é a prova mais esperada da competição, realizada em terreno acidentado e com muitos obstáculos. Toda a programação é aberta ao público.

A equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a vencedora da competição regional no ano passado.

Nacional – Competição de alto nível técnico, a Etapa Sudeste é o principal laboratório de testes para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. Constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil. 

Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza durante o ano mais duas competições regionais, que são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a Etapa Nordeste, de 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 20 a 22 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE BRASIL”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO 
Dia 17 (sábado), das 8h às 18h – Avaliações (segurança, conforto e motor), prova dinâmica (suspensão e tração) e apresentação teórica dos projetos – Todas as atividades são simultâneas. 
Dia 18 (domingo), das 8h às 10h – Prova dinâmica (aceleração e dirigibilidade). Das 11h às 14h – Enduro de resistência. Das 14h30 às 15h30 – Premiação.

Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste 
17 e 18 de outubro de 2015
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
Praça Marechal Eduardo Gomes, 50, 
São José dos Campos - São Paulo. 

INSTITUIÇÕES E EQUIPES


Minas Gerais
10 equipes de 10 instituições
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) – Equipe Mini Baja Unileste (carro 27) 
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Equipe Corsários (carro 25)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) – Equipe PUC Minas Baja Racing Team (carro 29)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itajubá – Equipe Saci (carro 20)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Equipe Baja UFMG (carro 1)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Equipe Baja UFOP (carro 23)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Equipe Komiketo Baja UFSJ (carro 3)
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Equipe UFVBaja Pererecas (carro 139)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Equipe Zebu Baja UFTM (carro 7)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Equipe Espinhaço (carro 21)

São Paulo
10 equipes de 10 instituições
Centro Universitário da FEI – Equipe FEI Baja (carro 2)
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) – Equipe EESC USP (carro 10)
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) – Equipe Poli Audax (carro 9)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Equipe ITA Omega Baja (carro 12)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Equipe UNICAMP Baja SAE (carro 5)
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Guaratinguetá – Equipe Piratas do Vale Bardahl (carro 4)
Universidade Federal do ABC (UFABC) – Equipe Baja UFABC (carro 17)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Equipe Genau Baja UFSCar (carro 16)
Universidade Metodistas de Piracicaba (Unimep) – Equipe Baja Unimep (carro 24)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – Equipe Mack Gear (carro 26)

Rio de Janeiro
7 equipes de 7 instituições
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Campus Maracanã – Equipe Mud Runner (carro 11)
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) – Campus Itaguaí – Equipe Trail Baja (carro 30)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Equipe Reptiles Baja PUC-Rio (carro 18)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Equipe Quarter Mile UERJ (carro 28)
Universidade Federal Fluminense (UFF) – Equipe Tuffão Baja SAE (carro 8)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé – Equipe Ali Babaja (carro 22)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Ilha do Fundão – Equipe Minerva Baja (carro 14) 

Espírito Santo 
2 equipes de 2 instituições
Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) – Equipe FAESA Baja (carro 19)
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Equipe Vitória Baja (carro 6)

Distrito Federal 
1 equipe de 1 instituição
Universidade de Brasília (UnB) – Equipe Piratas do Cerrado (carro 15)

Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo 
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 
Sara Saar
sara@companhiadeimprensa.com.br 
Isabelle Lima
isabelle@companhiadeimprensa.com.br 
(11) 4435-0000

BRIDGESTONE É NOMEADA FORNECEDORA “FAST” PELO GRUPO VOLKSWAGEN.

A Bridgestone foi selecionada para trabalhar com a Volkswagen através da nova iniciativa "Future Automotive Supply Tracks" (Diretrizes Futuras de Fornecimento Automotivo) ou simplesmente FAST. A Bridgestone é o único fornecedor de pneus que faz parte da prestigiada lista de 44 empresas que a Volkswagen considera serem os parceiros de destaque em seus respectivos setores.

Lançada em fevereiro de 2015, a iniciativa FAST possibilita que o Grupo Volkswagen trabalhe em conjunto com os fornecedores selecionados para responder aos desafios atuais e a transformação digital que ocorre na indústria automobilística. O objetivo é sincronizar as estratégias globais da Volkswagen com os fornecedores FAST a fim de implementar de forma mais rápida e eficiente as inovações técnicas e projetos de veículos em todo o mundo. Os fornecedores são escolhidos pelo seu excelente desempenho com base em ampla avaliação e um processo de seleção sistemática.

"A Bridgestone criou uma nova estrutura global que libera a nossa capacidade de inovar e traz desenvolvimentos no mercado mais rapidamente. Estamos imensamente orgulhosos de sermos selecionados como um parceiro privilegiado do Grupo Volkswagen. Estamos ansiosos para trabalhar cada vez mais próximo do programa FAST para ajudar a fornecer soluções para os veículos do amanhã", comenta Franco Annunziato, presidente e CEO da Bridgestone Europe.

A nomeação FAST segue a seleção da Bridgestone em julho de 2015 no Prêmio Grupo Volkswagen - reconhecimento dado pela Volkswagen para um pequeno número de fornecedores internacionais distinguidos pela sua capacidade inovadora e alta confiabilidade.

Bridgestone do Brasil 
Assessoria de imprensa
Igor Taborda
tabordaigor@la-bridgestone.com
55-11- 4433-1021

Sobre a Bridgestone Europa: Bridgestone Europe (BSEU), com sede em Bruxelas, na Bélgica, é uma importante subsidiária da Bridgestone Corporation, maior fabricante mundial de pneus e outros produtos de borracha, que possuí sua principal sede em Tóquio. A Bridgestone Europe opera um centro de R&D, oito fábricas e escritórios em mais de 30 países europeus, com mais de 13.000 funcionários. Pneus premium da BSEU são vendidos tanto na Europa como globalmente. Para mais informações sobre a Bridgestone Europa, visite www.bridgestone.eu ou acesse www.facebook.com/Bridgestone.EU  e  twitter.com/BridgestoneTyre.