quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PEUGEOT APRESENTA O NOVO 408.


Sedã incorpora nova identidade da marca, com estilo expressivo e qualidade superior.

A Peugeot reafirma sua estratégia de reposicionamento da marca no país e renovação de sua gama de produtos com mais um lançamento, agora do novo Peugeot 408. Com uma notável evolução de projeto, o sedã chega ao mercado amparado em quatro pilares que norteiam a concepção da Marca em novos veículos: estilo marcante, em linha com a nova identidade visual da marca no mundo, qualidade superior, lista de equipamentos de série mais completa da categoria e experiência única de condução.

Novo visual traz estilo expressivo.

A exemplo do 308, o novo Peugeot 408 também é fabricado no Centro de Produção de Palomar, na Argentina, e incorpora a nova identidade visual da Marca, inspirada nos carros conceitos Exalt e Onix. O volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que possui barras cromadas e agora integra o logotipo do leão.

Característicos no visual da marca e elemento que demonstra a forte personalidade do modelo, os faróis de máscara cromada estão mais afilados e tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado. 


O novo para-choque tem acabamento na cor da carroceria e possui uma grade inferior que atravessa todo a dianteira e destaca sutilmente sua largura. A peça termina de forma elegante com um friso cromado que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina. O conjunto melhora a segurança e traz uma assinatura luminosa marcante ao veículo.


Na lateral, o novo Peugeot 408 é marcado por novas rodas de 17 polegadas. De aspecto robusto e 12 raios sólidos, tem acabamento diamantado na versão topo de gama (Griffe). A traseira mantém o ótimo equilíbrio em volume com o para-choque inteiramente redesenhado para sugerir maior elegância e dinamismo para o veículo. As novas lanternas completam a evolução da traseira: elas trazem iluminação em LED de nova geração conferindo sofisticação ao sedã, em linha com a nova identidade da Peugeot.

Interior de alta qualidade e a lista de equipamentos de série mais completa do segmento



Nas pesquisas realizadas pela Peugeot junto aos consumidores, uma das qualidades mais fortemente percebidas nos modelos da Marca diz respeito ao refinamento do acabamento do interior. Os ocupantes encontram no novo PEUGEOT 408 todo o cuidado na escolha dos materiais e na ergonomia interna. O motorista agora dispõe de um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra o limitador e o regulador de velocidade.

A ampla lista de comodidades avança para os retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa indexado à velocidade do veículo, bancos com revestimento parcial em couro e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.


Com a reestilização, o novo Peugeot 408 destaca a sofisticação de seu interior. O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.

O conforto da cabine se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado da versão Griffe.


A arquitetura do 408 combinada ao painel de instrumentos com forte inclinação proporciona uma ampla visibilidade externa. Esse atributo amplia a dimensão generosa do interior e proporciona o maior espaço interno da categoria para os passageiros no banco traseiro. Os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto solar, que permite a entrada de luz ambiente e torna a vida a bordo ainda mais agradável. Para maior conforto dos passageiros, o teto solar possui duas opções de abertura, total e bascular.


Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.

Veículo com vasta tecnologia.



Além do estilo e do interior requintado e confortável, o novo sedã da Peugeot dispõe de equipamentos que atestam sua vasta tecnologia, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções:
- Rádio AM/FM com memória.
- Leitor de MP3 e fotos.
- Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela.
- Audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.
- Computador de bordo com ajustes do veículo.
- Função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3 (versão Griffe).
- Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe).
- Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe).
- Tecnologia: MIRROSCREEN (MIRROR LINK E CARPLAY).
- Link MY PEUGEOT.

Duas dessas funções merecem especial destaque. O Mirrorscreen que permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Suas vantagens são as seguintes:
- Integração e modernidade: respeito ao estilo.
- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento.
- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela sensível ao toque.
- Compatibilidade assegurada por dois protocolos de comunicação:
1. MirrorLink – smartphones e Apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.): cert.mirrorlink.com/ProductListing.
2. CarPlay (iPhone 5 ou superior): smartphones e Apps compatíveis: www.apple.com/ios/carplay.

A outra função é o Link MyPeugeot. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

Um dos maiores porta-malas do segmento


As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo novo 408: são 526 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.


Com alças pantográficas, a tampa permite acessar o interior do bagageiro com facilidade. Espaços laterais permitem acomodar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Experiência única de condução: oferta moderna de motorização e câmbio


Após a estreia no SUV compacto 2008 e a disponibilidade no novo Peugeot 308, o novo 408 recebe, também na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 cv, tornando-o um dos sedãs de melhor desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse propulsor, buscou-se um compromisso equilibrado entre desempenho e economia de combustível.

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot – em bicombustível está o mapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade. Com a utilização do etanol, foi necessário o retrabalho dos materiais do motor, para suportar as características deste novo combustível.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo.

O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.

Associado ao motor THP Flex, a Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.

As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%.

Na versão Allure Automática, o novo Peugeot 408 é equipado com o motor 2.0L 16V VVT Flex. O propulsor de quatro cilindros e duplo comando de válvulas, com cilindrada de 1.997 cm3, é compacto, de liga leve e gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 cv a gasolina). O torque máximo alcança 22 kgfm a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 kgfm a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6 com opção de trocas de marchas manual.

Modelo de segurança superior


Em termos de segurança, o novo Peugeot 408 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. As duas versões de acabamento disponibilizam como item de série alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.

O novo Peugeot 408 vem equipado ainda com sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP), de série em todas as versões, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

O 408 também se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para minimizar danos aos ocupantes em um eventual acidente:
- Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria.
- Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.

Lista de equipamentos de série completa presente na gama do novo Peugeot 408.

408 Allure Automático

Segurança

- ESP.
- Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção).
- Alarme volumétrico.
- Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis.
- Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF.
- Sensor de estacionamento traseiro.
- Faróis de neblina dianteiros.
- Luzes diurnas (DRL) em LED.
- Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores.
- Portas traseiras com sistema de trava de segurança.
- Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.

Conforto

- Direção eletro-hidráulica assistida.
- Ar-condicionado Bi-Zone.
- Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade.
- Acendimento automático do farol.
- Regulador & Limitador de velocidade.
- Banco do motorista com regulagem de altura manual.
- Banco esportivo revestido em couro e tecido.
- Apoio de braço no banco do motorista.
- Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave.
- Regulagem do volante em altura e profundidade.
- Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas.
- Retrovisores com ajuste elétrico.
- Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT.
- Tela multifunções com computador de bordo.
- Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.

Estilo

- Roda de 17 polegadas em liga leve;
- Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
- Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
- Painel de instrumentos soft (“slush”);
- Volante revestido em couro.

408 Griffe

A versão recebe o motor turbo THP Flex com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 408 Allure Automático.

Segurança

- Sensor de estacionamento dianteiro.
- Câmera de ré.

Conforto

- Teto solar.
- Bancos em couro perfurado.

Estilo

- Rodas diamantadas de 17 polegadas.

Tranquilidade garantida pelos serviços de Pós-Venda

O 408 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:

Três anos de garantia total.

- Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país.
- Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país.
- Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores.

A paleta de cores do novo Peugeot 408 é composta pelas seguintes tonalidades: Gris Grafito (base) Branco Banquise (especial), duas metálicas (Preto Perla Nera, Cinza Aluminium) e uma perolizada (Branco Nacré).

Preços

Peugeot 408 Allure 2.0 BVA – R$ 75.990
Peugeot 408 Griffe 1.6 THP – R$ 86.990 

Peugeot do Brasil
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VOLKSWAGEN TEM O MAIOR NÚMERO DE MODELOS COM NOTA MÁXIMA NO LATIN NCAP.

up! é o hatch compacto mais seguro do mercado brasileiro

A Volkswagen detém o maior número de modelos com nota máxima na proteção para adultos no ranking do Latin NCAP - New Car Assessment Program, programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe, divulgado esta semana.

O Volkswagen Vento, comercializado em alguns países da América Latina, obteve cinco estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças. Com esse resultado, a Volkswagen atinge nota máxima na proteção para adultos com quatro modelos, de diferentes segmentos do mercado latino-americano.

Golf


O Golf lidera o ranking, com as mais altas pontuações e cinco estrelas também para proteção de crianças – o hatch foi o primeiro carro a receber cinco estrelas na proteção para adultos e crianças pelo Latin NCAP.


A classificação de cinco estrelas para a segurança e proteção de adultos e crianças recebida pelo Golf é consequência, entre outros fatores, da utilização de aços de alta e ultra-alta resistência com conformação a quente em sua estrutura.

O Golf traz conteúdo de itens de segurança de alto nível, compreendendo a robusta estrutura da carroceria, uma combinação de cintos de segurança altamente efetiva, bancos inovadores e sete airbags de série.

O Volkswagen up! é o único automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP – o melhor resultado da categoria.



O excelente resultado obtido pelo up! foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.

Disponível no mercado brasileiro em carroceria de duas ou quatro portas, o Volkswagen up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter esse excelente resultado no Latin NCAP.

O modelo é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Jetta



O Volkswagen Jetta também detém cinco estrelas pelo Latin NCAP, com os melhores resultados na proteção aos ocupantes adultos, considerando ensaios de impactos frontal e lateral. Na proteção para adultos, o sedã Volkswagen obteve cinco estrelas.

As crianças também estarão seguras no Jetta: testes com bonecos (dummies), que simulam crianças com idades entre 18 meses e três anos, confirmam a excelente proteção oferecida pelo modelo, com quatro estrelas.  
   
Volkswagen do Brasil
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MAN LATIN AMERICA PATROCINA APLICATIVO DE CÁLCULO DE FRETE.

Ferramenta inovadora, o Frete Empresa NTC mensura o frete-peso para cargas do tipo lotação e traz dicas ao condutor.


A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos cavalos mecânicos MAN, firmou parceria com a NTC&Logística para o lançamento do aplicativo Frete Empresa NTC.

Desenvolvida pela NTC, a ferramenta auxilia o cálculo de referenciais de valores do frete em relação ao peso, além de trazer dicas e tutoriais MAN feitos sob medida. Já disponível para Android e, em breve, para iOS, o aplicativo pode ser encontrado na Play Store (Google) ou acessado em qualquer computador, no site portalntc.org.br/appfrete.

Em sua primeira versão, a ferramenta calcula o frete-peso para cargas do tipo lotação e solicita informações simples como tipo de caminhão (opções vão de picape leve a caminhão extrapesado), distância, tempo de viagem, impostos, tonelagem e margem de lucro, o que possibilita resultados precisos ao transportador.

“A decisão de patrocinar a iniciativa segue nossa premissa de oferecer soluções que proporcionem a melhor operação e rentabilidade às mais diversas operações. E isso envolve, além do desenvolvimento de veículos robustos e excelência no pós-venda, estarmos de olho nas tecnologias de comunicação e em como elas podem também contribuir no dia a dia de nossos clientes”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas.

Dimas Araújo, diretor de executivo da NTC, comenta que a entidade esteve na vanguarda já em outros momentos. “Nos anos 2000, quando iniciavam os debates sobre conteúdo interativo, lançamos o primeiro canal de vídeos do setor, no Youtube. Hoje é o dia do mobile.”

Comunicação MAN Latin America 
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NISSAN FRONTIER 2016 CHEGA ÀS REVENDAS COM NOVIDADES DE TECNOLOGIA E SEGURANÇA.


A Nissan Frontier chega à linha 2016 com reforço no pacote de equipamentos da versão SV Attack 4x4, nas opções com câmbio manual de seis velocidades e automática de cinco velocidades. A versão, que ganhou a opção automática no ano-modelo anterior, passa a contar agora com uma central multimídia integrada com o sistema de navegação e câmera de ré. Os preços da linha do utilitário começam em R$ 113.990.

O sistema multimídia da Nissan Frontier SV Attack 4x4 conta com diversas funcionalidades que trazem conforto, segurança e entretenimento a bordo. Com tela colorida de 6.2 polegadas, o equipamento incorpora DVD, Bluetooth®  - streaming de áudio e viva-voz para celular - e sistema de navegação por GPS. O equipamento também reproduz áudio e vídeo por meio de USB, iPod® e CD e trabalha em conjunto com a câmera de ré, outra novidade para a versão.

O equipamento de áudio pode ser controlado por botões no volante. Outra novidade da linha 2016 da Nissan Frontier é a inclusão, como item de série, da barra antirrolamento, conhecida como "Santo Antônio", na versão topo de linha SL. 

Versões da Nissan Frontier e equipamentos de série


S
- Motor Turbo Diesel 2.5 16V, de 190 cavalos
- Tração 4x4 (sistema “Shift-on-the-Fly”, que permite o acionamento da tração nas quatro rodas por meio de um botão no painel, mesmo com o carro em movimento, até 80 km/h)
- Rodas de liga leve aro 16
- Computador de bordo
- Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas
- Direção hidráulica com ajuste de altura do volante
- Airbag duplo
- Freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD)
- Ar-condicionado
- Travas, vidros e regulagem dos retrovisores elétricos
- Parachoque dianteiro, grade frontal e retrovisores na cor do veículo
- Parachoque traseiro cromado
- Retrovisor externo com regulagem elétrica

SV - Todos os itens da versão S, acrescidos de:
- Controle de velocidade de cruzeiro no volante
- Comandos de áudio e telefone no volante
- Navegador por GPS integrado
- Rádio com display colorido de 6.2 polegadas, DVD Player, entrada auxiliar para MP3 Player/iPod™, conector USB e 6 alto-falantes e câmera traseira com imagem integrada
- Pneus All Terrain 255/70 R16
- Farois de neblina
- Acabamento externo na cor Titanium
- Farois e lanternas com máscara negra
- Estribos laterais
- Rack de teto com adesivo “FRONTIER”
- Adesivos “ATTACK”.
- Alarme com acionamento por controle remoto
- Transmissão automática de 5 marchas com Overdrive ou transmissão manual de 6 marchas

SL
- Todos os itens da versão SV, acrescidos de:
- Transmissão automática de 5 marchas com Overdrive de série
- Rodas de liga leve aro 18
- Controles de tração e estabilidade (VDC)
- Freios antitravamento com deslizamento limitado (ABLS)
- Ar-condicionado digital dual zone automático
- Chave inteligente presencial I-Key
- Acabamento externo cromado
- Faróis de neblina
- Estribos laterais
- Revestimento dos bancos em couro (parte sintética)
- Santantônio 

Qualidade e confiança


Produzida no Brasil, na fábrica da Aliança Renault-Nissan em São José dos Pinhais (PR), a Nissan Frontier é uma picape forte, resistente e arrojada, cujo projeto atende às necessidades dos consumidores. Ela carrega todo o conhecimento de oito décadas de experiência da Nissan na fabricação de picapes e veículos fora de estrada, além das mundialmente reconhecidas qualidade e confiabilidade japonesas. No Brasil são mais de 115 mil unidades comercializadas desde o início da produção de sua primeira geração nacional, há 14 anos.

O motor da Nissan Frontier é o consagrado 2.5 16V turbodiesel de terceira geração (YDK3), que traz o que a empresa oferece de melhor no mundo em tecnologia. Trata-se do mesmo bloco vendido no mercado europeu, um dos mais exigentes nas leis antipoluição e referência em propulsores diesel. Ele traz características o uso de componentes que reduzem a fricção das partes móveis da unidade principal e também do cabeçote, o moderno sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão e o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês). Estes equipamentos contribuem para a redução da emissão de gases poluentes, mas também trazem outros benefícios, como o aumento da potência e do torque. Na prática, torna a Nissan Frontier valente para enfrentar terrenos acidentados e fora de estrada, habilidade que a tornou uma referência em seu segmento.

A robustez do conjunto é garantida com um chassi construído a partir de tubos retangulares completamente fechados ao invés de trilhos em formato de C, algo comum no segmento. Reforçado com oito travessas – normalmente modelos deste tipo utilizam sete - e com aço texturizado, muito mais resistente à tensão, essa estrutura, em pontos estratégicos da carroceria, a Nissan Frontier possui rigidez na medida certa. É a base para sustentar toda a tecnologia avançada que a picape oferece. E, claro, isso se traduz em mais performance, tanto na estrada quanto fora dela.

O acabamento interno é requintado, com detalhes cromados e exclusivos bancos em couro (versão SL), que trazem estilo e sofisticação na hora de dirigir. A suspensão foi desenvolvida para ser resistente nos terrenos fora de estrada e, ao mesmo tempo, confortável. A distância entreeixos é uma das maiores do segmento de picapes médias (3,20 m). Dessa forma, o espaço interno é excelente.

A robustez da Nissan Frontier está associada ao conforto e tecnologia. A linha oferece acabamentos com equipamentos que garantem comodidade, segurança e prazer na condução. Entre eles, rodas de liga aros 16 e 18 (versão SL); computador de bordo; chave com telecomando para abertura e fechamento das portas; direção hidráulica com ajuste de altura do volante; airbag duplo; freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD); ar-condicionado, travas e vidros e retrovisores pintados na cor do veículo com regulagem elétrica; parachoque dianteiro, grade frontal na cor do veículo; parachoque traseiro cromado; alarme com acionamento por controle remoto; pneus All Terrain 255/70 R16; faróis de neblina, acabamento externo; controle de estabilidade VDC; revestimento dos bancos em couro; neblina, estribos laterais, rack de teto, entre outros.

Outro destaque da linha é o “Compromisso Nissan Frontier”, um pacote de benefícios que inclui as revisões periódicas com preços transparentes e mão de obra inclusa; três anos de garantia e dois anos do serviço de assistência 24h Nissan Way Assistance. Com o programa, o custo de manutenção até os 60 mil km do utilitário é um dos mais competitivos do segmento de picapes médias com motor a diesel. O “Compromisso Nissan” também está disponível para os modelos March, Novo Versa, Sentra e Altima.

A revisão com preço fechado inclui, além das peças e lubrificantes de substituição obrigatória, a mão de obra para troca dos mesmos e inspeção dos itens previstos no manual de garantia e manutenção. Os preços são os mesmos em qualquer revenda da Nissan, seja no Rio Grande do Sul seja no Amazonas.

A Nissan Frontier conta ainda com dois anos do programa de assistência 24 horas Nissan Way, que dá direito a serviços em casos de pane, colisão, furto ou pneu furado, conserto no local ou reboque, dependendo do que acontecer com o seu Nissan, além de três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. Confira os valores das revisões, que deverão ser realizadas a cada 10 mil km ou 12 meses (o que ocorrer primeiro).

A Nissan trabalha constantemente nos preços das peças de desgaste, itens de funilaria com maior probabilidade de avaria em colisões e peças de manutenção corretiva, procurando oferecer valores competitivos a seus clientes. O proprietário encontra nas 169 concessionárias da rede Nissan em todo o Brasil preços que estão entre os mais competitivos do segmento, especialmente para itens de demanda, como amortecedores, pastilhas de freio, molas de suspensão, palhetas, faróis, lanternas, parachoques, entre outros.  

Imprensa Nissan do Brasil 
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RUIVINHA DO BARULHO.
Por Carlos Brickmann*

Recordar é viver. A Refinaria de Pasadena, no Texas, chamada de Ruivinha pela extensão de sua ferrugem, foi comprada em 2005 por uma empresa privada belga, a Astra, por US$ 42,5 milhões. Em 2006, a Astra vendeu metade da refinaria à Petrobras por US$ 431,7 milhões. Uma parte do valor, US$ 170 milhões, era o estoque de petróleo. O restante, US$ 261,7 milhões, foi a diferença do preço pago pelos belgas pela refinaria toda e o que receberam da Petrobras por meia refinaria. Mas ainda vai piorar: em 2010, a Petrobras comprou a outra metade por US$ 639 milhões. Os belgas lucraram pouco mais de US$ 900 milhões, limpinhos - se é que a palavra "limpinho" pode ser usada nesse negócio corroído.

Pois o nome da Operação Corrosão, da Polícia Federal, vem da ferrugem da Ruivinha. Agosthilde Carvalho, alto funcionário da Petrobras, fez delação premiada. E contou que o presidente da Petrobras na época, José Sérgio Gabrielli, queria o negócio fechado para honrar compromissos políticos. As denúncias - inicialmente feitas por outro delator, Fernando Baiano - são de que houve US$ 15 milhões de propina belga para fazer o negócio. Eta, pixuleco mais rendoso!

Gabrielli, depois de sair da Petrobras, virou secretário do Governo do PT na Bahia. É petista ilustre, com grandes serviços prestados ao partido; é um dos maiores peixes fisgados pela investigação. E surpresas podem surgir: pois foi o Citigroup, segundo a Petrobras, o banco que considerou justo o preço da compra. 

Quem? Eu? 

O Citibank, pertencente ao Citigroup, está fechando a conta de todos seus correntistas investigados pela Polícia Federal, mesmo de quem não tenha sido sequer denunciado à Justiça. E não comenta o fato: simplesmente usa a Resolução 2.025 do Banco Central, que autoriza os bancos a fechar contas sem explicações.

Que crise, cara-pálida? 

Por falar em bancos, a crise passa longe de seus guichês. O maior banco brasileiro, Itaú, teve lucro líquido de R$ 17,6 bilhões nos primeiros nove meses do ano. O Bradesco alcançou R$ 12,8 bilhões. O Banco do Brasil, 11,8 bilhões. E como reclamar, se ministros são nomeados por indicação pública de banqueiros?

Quem fiscaliza? 

Sim, existe aqui um Banco Central. Mas este caso escandaloso, revelado em "O Globo" pelo excelente repórter José Casado (http://wp.me/p6GVg3-eq), passou despercebido. Trinta operadores de grandes bancos estrangeiros agiram em conjunto para interferir no câmbio brasileiro, entre 2007 e 2013, lucrando muito, e estão sendo processados nos Estados Unidos. Os bancos: Citigroup, Bank of America, Barclays, Deutsche, HSBC, Merrill Lynch, Morgan Stanley, JP Morgan Chase, Royal Bank of Canada, Nomura, Tokyo-Mitsubishi, Royal Bank of Scotland, Standard, Crédit Suisse e UBS. Cinco já se confessaram culpados: Citigroup, UBS, Royal Bank of Scotland, Barclays e JP Morgan. Já foram multados nos EUA em US$ 6,4 bilhões (e lá as multas são cobradas e pagas). 

O tamanho do prejuízo

No Brasil, as investigações são comandas pelo Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A UBS fez delação premiada, com provas contra os demais envolvidos. E a Associação Brasileira de Comércio Exterior decidiu entrar na ação. Seus cálculos são de que, em seis anos, o Brasil perdeu US$ 50 bilhões e deixou de criar dois milhões de empregos com a manipulação do câmbio.

Também perdemos sem eles

Criminosos estrangeiros lucraram quebrando indústrias brasileiras e prejudicando a geração de empregos. Mas obtemos resultados parecidos agindo sozinhos, sem ajuda de gringos inescrupulosos. O preço dos combustíveis, por exemplo, é fixado no Brasil, e uma empresa estatal, a Petrobras, tem imensa influência no setor. Mas, no terceiro trimestre deste ano, a gasolina - usada preferencialmente para transporte individual de quem pode ter carro - ficou 5,1% mais barata que no mercado internacional. Já o diesel, usado no transporte coletivo, usado na movimentação de carga, custou 15,2% mais caro que no Exterior. 

A economia que se dane, pagando mais caro pelas cargas; quem usa ônibus que compre um carro. O Governo e seu braço petrolífero preferem quem tem carro.

Votar e ganhar

Atenção, advogados: hoje é dia de votar na OAB. O voto é obrigatório, deixar de votar gera multa. Mas deixar de votar gera coisa pior: a OAB deixa de ser representativa, perde força, e nos embates os poderosos cujo sonho é destruir o direito de defesa, base da advocacia, e esquecer as prerrogativas dos advogados, acaba sendo derrotada. Escolha seus candidatos e vote: só assim a profissão será capaz de enfrentar os que tentam desmoralizá-la, só assim a defesa terá vez.

A política como ela é

A convenção do PMDB lhe pareceu dividida entre os que querem romper com Dilma (e os que querem impedi-la) e os que preferem permanecer no Governo? Nada disso, não há divisão alguma: o PMDB permanece no Governo enquanto houver vantagem, e fala contra Dilma enquanto for isso que o eleitor queira. 

O PMDB é um partido unido e sempre coerente: está do lado que é bom para ele.









* Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN INICIA PROJETO DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO EM SÃO PAULO E CAMPINAS.

Aproximadamente 92 professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) participam do programa, beneficiando 5.520 alunos.

A Fundação Volkswagen acaba de oficializar a parceria com o Centro Paula Souza para a realização do projeto educacional “Jogo da Vida em Trânsito” (JVT) em escolas técnicas dos municípios de São Paulo e de Campinas. Aproximadamente 92 professores de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) participam do programa, beneficiando 5.520 alunos.

A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na manhã desta terça-feira (17), em São Paulo, e contou com a presença da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, do coordenador do JVT e CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin, e da Profª Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, que é responsável pela administração das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de São Paulo.

e/d: Profª Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, e Keli Smaniotti, diretora da Fundação Volkswagen, assinaram o convênio entre as duas instituições

“O projeto ‘Jogo da Vida em Trânsito’ trabalha o tema da cidadania com os jovens por meio de uma ferramenta de interesse a esse público, com uma abordagem lúdica, que visa a mudança de comportamento de futuros motoristas”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.

"Com uma metodologia inovadora na educação, o projeto oferece aos educadores recursos para trabalharem com seus alunos de forma interativa com base em investigação e pesquisa, a partir de um tema gerador, no caso o trânsito, independentemente da disciplina”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

“Quando os professores aprendem novas metodologias de ensino em sala de aula, todos os alunos ganham. Aproveitar os jogos como ferramenta didática dinamiza o aprendizado e desperta o interesse dos estudantes, principalmente para um tema tão essencial como educação no trânsito. Assunto que permite trabalhar valores fundamentais como cidadania e ética”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá.

Com foco na formação de condutores conscientes, o “Jogo da Vida em Trânsito” é um projeto voltado para escolas de ensino médio, apoiando os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança.

Em formato inovador, o projeto oferece um videojogo chamado “Autópolis”, com dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania, funcionando como uma importante ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança no trânsito. Também é disponibilizada aos educadores uma biblioteca de projetos didáticos, com sugestões de atividades para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.

A formação dos educadores é dividida em três encontros presenciais e aulas em sistema de ensino a distância e ministradas pela equipe da Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen na criação e desenvolvimento do projeto.

Durante o curso os professores participam de atividades teóricas e práticas sobre o uso de tecnologias e projetos didáticos na escola. Aspectos sobre protagonismo juvenil, educação para o trânsito, cidadania, e planejamento pedagógico também são abordados.

“Jogo da Vida em Trânsito” é reconhecido pelo Denatran


O programa “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, foi reconhecido recentemente com a chancela do Ministério das Cidades - Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito. O reconhecimento é um importante passo para que o programa se torne uma política pública.

Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito concluiu que o projeto está em conformidade com a portaria Denatran nº147/2009, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, reconhecendo publicamente a sua importância para o desenvolvimento do tema junto à sociedade.

“O projeto da Fundação Volkswagen – Jogo da Vida em Trânsito é muito importante para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões atuais da mobilidade urbana e segurança, para formar hábitos mais conscientes e seguros, e especialmente, para despertar o desejo de melhorar a segurança e a qualidade de vida do trânsito do nosso País”, afirma o órgão, na nota técnica enviada à Fundação Volkswagen.

Sobre o “Jogo da Vida em Trânsito”

Lançado em dezembro de 2011, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

O projeto é composto por:
Cursos de formação de educadores
Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.

MOOC


Em 2015, durante a Semana Nacional do Trânsito, foi realizado o primeiro curso tipo MOOC (Massive Open Online Courses – Curso Online Aberto e Massivo) voltado à educação no trânsito, o "Jogos pela mudança: Aprenda a criar!". Em formato inovador, que agrega textos ágeis, vídeos, entre outros recursos, o curso ensina a criar jogos como ferramentas para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.

Biblioteca de projetos


Acervo didático aberto, com propostas de projetos para colocar os alunos em ação. Inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos, com sugestões para avaliação.

Guia para educadores


Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola, voltada para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.

JVT na rede


Plataforma on-line para uso em sala de aula, que integra educadores, alunos e conteúdos didáticos, facilitando o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança. (www.jvt.org.br)

Autopolis


Autopolis é um game de tabuleiro em 3D que pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência.

Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.

Os tradicionais dados dão lugar às cartas que podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou simplesmente para se movimentar pela cidade para alcançar suas missões.

Dicas de segurança, legislação de trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo de forma envolvente e divertida.

Para a produção do jogo Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento.

Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), Autopolis é um game online que envolve dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O jogo está disponível no site da Volkswagen www.vw.com.br/autopolis.

Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil


A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram mais de 28 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
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JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

O ÁLCOOL TRAIDOR.

Dentre as chamadas drogas lícitas, o álcool talvez seja a mais ruinosa. Seu consumo converte pessoas civilizadas em selvagens. Aquilo que não se teria coragem de dizer na sobriedade, é proclamado com insistência pelo embriagado. O bêbado é um corajoso. Não hesita em disparar contra seus alvos. 

Há quem beba exatamente para extravasar o que sente em relação à vida e aos semelhantes. O que ficou entalado, o que se pensou e não se teve coragem de afirmar, os mais recônditos ressentimentos e complexos afloram, ganham forma e força.

O estrago está feito. Proferida a ofensa, ela se concretizou. Não se recolhe a palavra dita. É flecha disparada que muita vez atinge, certeiro e duro, o coração de quem se era o alvo e se pretendeu ferir. Mas é importante saber que ninguém atinge uma embriaguez completa, que o prive de todo o discernimento. O álcool apenas enfatiza o que já se ocultava sob uma pálida polidez, sob aquele véu diáfano da boa educação. O sopro alcoólico arremete longe esses escrúpulos. O que se diz no estado etílico é o que se queria mesmo dizer.

Conhece-se realmente a pessoa quando ela se despe das convenções e atribui à bebida o "exagero". Aí ela se mostra por inteiro. Com a sua franqueza, sinceridade, crueza e crueldade. 

Quantas amizades desfeitas são atribuídas a uma bebedeira! Quantas agressões, quanta valentia, quanta desfaçatez!

Mesmo assim, o álcool é uma isca atraente, que aprisiona o mais fraco, lançando-o à arapuca onde ele tem de ser quem é. Não é o outro que surge como resultado da bebida. É o ser autêntico, sem o disfarce que um convívio forçado, mas civilizado, faz com que as pessoas se fantasiem.

Sem a roupagem do constrangimento, ao qual o sóbrio não se exporia, o bêbado mostra a verdadeira face. Irreconhecível para quem o não conhecia sem disfarce. Maldosa, porém verdadeira. Liberados os freios que as relações não embebidas no álcool preservam, tudo se torna possível. A violência verbal, a violência física, a ameaça, as ofensas, os gestos ousados de valentia.

Pobre animal humano, tão prepotente e tão ridículo, quando se entrega à miséria do alcoolismo.










José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.  

DAYCO ANUNCIA NOVA COORDENADORA DE MARKETING.

Complementando as mudanças estratégicas e de negócios para as marcas Dayco e Nytron em 2015, as empresas anunciam Nathalia Oliveira Amorim como sua nova Coordenadora de Marketing. 

Nathália será responsável por todas as atividades e ações de marketing das empresas Dayco e Nytron na América do Sul e ficará sediada na fábrica em São Paulo.

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Pós Graduada em Marketing e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Nathalia Oliveira Amorim traz juntamente com sua formação, grande experiência na gestão de marketing em empresas do setor automotivo como Dyna S/A e Grupo Mirassol, sendo responsável por equipes de promotores, campanhas, comunicação e imagem, redes sociais, feiras e eventos, estratégias e produtos.

“Estamos certos de que a Nathália vem de encontro com as novas ações que adotamos, conjuntamente com melhoria contínua nos serviços, ampliação do portfólio de produtos entre outras medidas estratégicas” afirma Silvio Alencar de Almeida, Diretor Comercial Dayco e Nytron para a América do Sul.

DAYCO / NYTRON
PSC COMUNICAÇÃO
Paula Skoretzky - Assessora de Imprensa
sp.imprensa@Dayco.com
(11) 2786-5434

COMUNICAÇÃO 360.
Por Marco Piquini*

QUANDO MUDAR É IMPERATIVO, COMUNIQUE-SE!

Seus produtos tem qualidade, mas as vendas não vão bem. A receita vem caindo de forma gradual nos últimos tempos e a saída até agora foi apelar para promoções, descontos, pacotes.  Porém, nos últimos meses, a demanda caiu abruptamente e todas as luzes vermelhas se acenderam. A razão do baque foi uma mudança de base tecnológica no mercado. Os concorrentes (empresas jovens e de visão inovadora) introduziram mudanças que deixaram a empresa e seus produtos obsoletos da noite para o dia. 

No próprio chão de fábrica, os trabalhadores já perceberam que a produção diminuiu de ritmo.  Os gerentes já perceberam que o produto só vende “empurrado”. A diretoria sabe que mais um ou dois anos no ritmo atual a empresa vai falir. O presidente da empresa já perdeu o sono e decidiu: a única saída será mudar completamente o modelo de negócio. E ele sabe que haverá resistências.

Quando ele colocou o assunto na mesa, todos se assustaram porque tal mudança exigiria pesados investimentos e enorme quantidade de trabalho. A diretoria ficou atônita. Os gerentes reclamaram que não poderiam “segurar a onda” com os produtos atuais e ao mesmo tempo conduzir as várias alterações internas exigidas pelo novo modelo de negócio. E os trabalhadores, temerosos a respeito das consequências, resistiam a qualquer insinuação de mudança.

O que fazer em uma hora dessas? Se a troca de estratégia é realmente necessária para evitar a falência, o remédio é agir decisivamente por ela. Mas mudanças não acontecem por decreto. É preciso que todos abracem o desafio para que ele possa ser vencido. Como fazer isso?

O primeiro passo é a direção assumir a responsabilidade – pois é função da diretoria tomar decisões difíceis em momentos difíceis. Definido o novo caminho a seguir, o plano deve ser mostrado da maneira mais completa possível para a primeira linha: os gerentes. Eles devem ser contextualizados com a análise fria do mercado, os riscos da falência, a mudança de estratégia, os novos produtos, a nova forma de produzir e de vender e as mudanças de organização e processos que essa “nova empresa” vai provocar na “velha empresa”, incluindo uma possível redução no quadro de empregados etc. 

Depois, com ajuda dos gerentes, as informações devem ser “espalhadas” de forma ampla, controlada e sequenciada. Primeiro, os demais funcionários. Depois, mapeando-se todos os públicos de interesse: fornecedores, parceiros, clientes, governo, sindicatos etc. 

Fácil? Nem um pouco. Abrir-se para o diálogo franco, jogar limpo, é uma atitude nobre e recomendável, porém complexa. Um jeito de tornar a coisa toda mais administrável é trabalhar a mudança em torno do “sonho” da “nova empresa”. Essa visão deve ser trabalhada de forma profissional, com ajuda da Comunicação. Sem mentir ou exagerar, deve-se definir a estratégia da marca da nova empresa, seus projetos, suas forças e fraquezas, e construir narrativas que transmitam de forma envolvente a nova ideia. 

Essa abordagem reforçará a mensagem pelo lado positivo (e construtivo) e contribuirá para atrair novos simpatizantes pela mudança, dando início à construção de uma identidade forte e coerente em torno da nova proposta, conquistando o engajamento de um grupo que vai se unir em favor da mudança. Que, aliás, só vai acontecer na medida em que esse grupo trabalhar por ela com entusiasmo e, no processo, conquistar novos adeptos, formando um verdadeiro novo time da nova empresa.  







* Marco Piquini - piquini@tresmeiazero.com.br - é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade. 
Visite: tresmeiazero.com.br.

CAMINHÕES VW RECEBEM EQUIPAMENTOS PARA O COMBATE À SECA.

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões MAN e VW, acaba de firmar importante parceria para combater a crise hídrica. Junto do BMB, centro de modificações dos veículos da marca, e da Atlas Copco, apresenta ao mercado os conjuntos de sondas para perfuração de poços de água.




Atrelados aos veículos MAN e VW, os equipamentos são capazes de perfurar cerca de 600 metros abaixo do solo e alcançar poços até então indisponíveis ao abastecimento de água da população.

Para receber essas máquinas, os caminhões passaram por modificações como ajuste de entre-eixos para distribuição de carga, o que envolve a mudança no posicionamento de uma série de itens dos chassis, tais como bateria e tanque de combustível.

As sondas menores, chamadas TH5, podem ser implementadas na linha de caminhões VW leves VW Delivery. Com o compressor a bordo, o conjunto visa a aplicações urbanas e pode perfurar poços de até 100 metros. Já as sondas TH10LM podem ser montadas nas linhas VW Worker ou VW Constellation e atingir perfuração de até 400 metros.

No próximo ano, chegará ao país a linha Atlas Diamondback, composta por equipamentos que podem alcançar poços de cerca de 600 metros. Eles são montados em caminhões pesados e extrapesados VW e MAN, contando também com a parceria do BMB.

Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, celebra o lançamento: “Trata-se de equipamentos que, combinados à versatilidade e robustez de nossos modelos, podem contribuir para sanar a escassez de água em diversos pontos do Brasil. Por isso seguiremos avançando em desenvolvimentos conjuntos como estes”.

Marcos Balbinot, diretor executivo do BMB, explica que a empresa é o elo de ligação entre MAN e Atlas Copco. “A carência hídrica pela qual passa grande parte do Brasil acendeu uma luz que nos levou à busca de um parceiro especializado. E a Atlas, com expertise no setor, somou-se à MAN para o desenvolvimento de um conjunto altamente eficiente.”

Álvaro Marques Junior, gerente geral da Atlas Copco no Brasil, comenta que, como os veículos produzidos pela MAN Latin America, também as perfuratrizes trazem tecnologia embarcada desenhada sob medida. “Daí nossa satisfação com a parceria, certamente bem-sucedida.” 
 
Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063