terça-feira, 12 de janeiro de 2016

SAINT-GOBAIN AUTOVER ANUNCIA NOVO DIRETOR.

Rubens Sautner foi promovido a diretor da Saint-Gobain Autover, divisão da Saint-Gobain Sekurit para atendimento ao mercado de reposição de toda a América do Sul.


Na nova posição, Rubens Sautner terá a responsabilidade por todos os programas de vendas, marketing e relacionamento da empresa, assim como as atividades das redes Sekurit Partner, especializada em serviços de vidros para automóveis e veículos comerciais leves, e Sekurit Veicom, exclusiva para caminhões e veículos comerciais. Atualmente, essas duas redes reúnem mais de 60 lojas em todo o País.

Outras ações importantes são dar continuidade ao programa de aperfeiçoamento dos serviços da empresa e intensificar o relacionamento digital com os clientes. Para isso, foram lançados este ano o novo site da Saint-Gobain Autover Brasil, sua página no Facebook - www.facebook.com/Saint-Gobain-Autover-Brasil, no Linkedin www.linkedin.com/company/saint-gobain-autover-brasil, e o portal My@utover.

O aplicativo My@utover é o mais completo catálogo existente e oferece vantagens e benefícios em termos de design/utilização em relação aos produtos convencionais, com informações detalhadas, desenhos dos modelos e imagens. Solução segura on-line, permite acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, além de navegação fácil, disponível para Smartphones e Tablet’s, o que elimina a burocracia e torna mais ágil todo o procedimento de atendimento e de compra dos produtos.

Ferramenta de e-commerce que será gradativamente disponibilizada para todos os clientes da Saint-Gobain Autover Brasil, o My@utover contém todos os produtos comercializados pela empresa. Possibilita que os clientes façam pedido on-line, 24 horas por dia, 7 dias por semana, visualizem informações atualizadas sobre os produtos e verifiquem o status da compra e histórico de pedidos.

Rubens Sautner terá também a responsabilidade pela administração dos quatro centros de distribuição de peças, instalados em Mauá, na Grande São Paulo; Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; Betim, Minas Gerais, e Buenos Aires, na Argentina, que garantem o atendimento aos mercados do Brasil e da América Latina.

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segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

DAKAR: QUEDA TIRA PAULO GONÇALVES DA LIDERANÇA.

O piloto Paulo Gonçalves, da Team HRC, é um dos favoritos ao título. Foto: Divulgação Team HRC.

O Rally Dakar chegou à segunda semana e após o dia de descanso em Salta, na Argentina, a disputa foi retomada de forma equilibrada. O português Paulo Gonçalves, da Team HRC, alcançou a segunda colocação na oitava etapa da competição, realizada nesta segunda-feira (11), que contou com 766 quilômetros até Belén (ARG), sendo 393 de trechos cronometrados. Ele perdeu da liderança depois de sofrer uma queda, mas segue em segundo com mais de 14 minutos de vantagem em relação ao terceiro colocado. Os competidores encararam os primeiros trechos de dunas da 38ª edição. Amanhã a prova será marcada por uma etapa maratona, quando não é possível ter o apoio da equipe técnica.

"Tem sido uma jornada difícil. Em um momento em que eu estava bem rápido, inclinei um pouco para o lado e caí. Estou bem fisicamente e danifiquei a torre de navegação da moto. Precisei terminar a prova pilotando com uma mão para garantir que todos os cabos não se soltassem. Foi a primeira etapa com um grau de exigência tão alto esse ano, mas estou feliz pela etapa maratona ser amanhã. Sou um cara de sorte", comentou o piloto português.

O argentino Kevin Benavides, da Honda South America Rally Team (HSA), é novato no maior rali do mundo e conquistou o quinto lugar (mesmo na geral). Adrien Metge, da mesma equipe, também é estreante no Dakar e faturou a 16ª colocação. Com este resultado, ele foi para 17º na classificação geral.  

Pela Team HRC, o norte-americano Rick Brabec ficou com a 14º posição do dia (13º na geral), Paolo Ceci, da Itália, busca recuperar posições e conseguiu o 25º lugar, que lhe garantiu a 44ª colocação no acumulado. O francês Michael Metge precisou parar três vezes durante a prova. 

Nona etapa

Nesta terça-feira (12), os pilotos disputam a nona etapa do Rally Dakar 2016, que terá largada e chegada em Belén, na Argentina. Eles correrão 436 quilômetros, sendo 385 de trechos cronometrados. Boa parte da disputa será fora da estrada, entre dunas com vegetação dispersa, terrenos mais duros e, por vezes, leitos de rios. Fisicamente, o dia deve ser desafiador conforme as temperaturas da região forem aumentando. O dia será marcado por uma etapa maratona, quando os competidores não podem ter o auxílio da equipe de apoio.

EXTRAOFICIAL 
Resultados da oitava etapa do Rally Dakar 2016 | cinco primeiros
Salta - Belén (ARG) - 11/01

1º – Toby Price (KTM) | 4h33min14s
2º – Paulo Gonçalves (Team HRC) | +5min17s
3º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +6min32s
4º – Stefan Svitko (KTM) | +8min02s
5º – Kevin Benavides (HSA Rally Team) | +8min06s
-
14º – Ricky Brabec (Team HRC) | +19min59s
19º – Adrien Metge (HSA Rally Team) | +22min37s
16º – Michael Metge (Team HRC) | +50min26s
25º – Paolo Ceci (Team HRC) | +37min54s


EXTRAOFICIAL
Classificação geral Rally Dakar 2016

1º – Toby Price (KTM) | 27h28min56s
2º – Paulo Gonçalves (Team HRC) | +2min05s
3º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +14min14s
4º – Stefan Svitko (KTM) | +21min26s
5º – Kevin Benavides (HSA Rally Team) | +25min55s
-
13º – Ricky Brabec (Team HRC) | +54min54s
44º – Paolo Ceci (Team HRC) | +5h36min46s

VIPCOMM
Assessoria de Imprensa Honda Racing
Ricardo Ribeiro
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BMW GROUP BRASIL ANUNCIA PARCERIA COM O PÃO DE AÇÚCAR E DISPONIBILIZA DISPOSITIVO DE RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM LOJAS DA REDE.


O BMW Group Brasil anuncia parceria com o Pão de Açúcar para oferecer pontos de recarga pública de automóveis elétricos e híbridos da inovadora marca BMW i em estacionamentos de dez lojas da rede. E as quatro primeiras a contar com o BMW i Wallbox, dispositivo exclusivo para carregamento rápido dos veículos BMW i, serão Jardim Paulista, Ibirapuera e Real Parque, situadas na capital paulista, e Alphaville, na região metropolitana de São Paulo em janeiro. Nos próximos meses, outros seis pontos estratégicos no Brasil receberão o dispositivo.

Com a parceria, proprietários dos modelos BMW i3 e BMW i8 poderão ir até os locais contemplados e utilizar o BMW i Wallbox gratuitamente. Como exemplo, são necessárias apenas três horas para uma carga completa do BMW i3, o que permite uma autonomia de 160 quilômetros ou de até 300 quilômetros, quando o tanque de 9 litros de gasolina que abastece seu motor auxiliar a combustão estiver completo.

“O BMW Group Brasil entende a importância dos veículos elétricos e híbridos como forma alternativa e sustentável para a mobilidade urbana, mantendo o requinte característico da marca. Por meio desta parceria com o Pão de Açúcar, empresa que tem sinergia com a BMW, proporcionamos facilidade para os nossos exigentes clientes da BMW i, que contarão com mais pontos estratégicos para carregar seus carros durante os percursos urbanos”, explica Martin Fristches, Diretor de Vendas da BMW no Brasil.

Visite: www.bmw.com.br. 

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SÃO PAULO, CIDADE DIGITAL.
Por João Doria*

Na maior metrópole brasileira, pessoas e empresas multiplicam seus contatos pelas redes sociais. Usam aplicativos que aceleram as facilidades do cotidiano e modelam o mundo virtual. Sob esse prisma, São Paulo acompanha a evolução tecnológica do mundo.

Os movimentos, porém, são limitados. Não há no universo eletrônico da cidade uma perfeita interação entre a comunidade e seus mais importantes entes públicos e privados. Falta uma parte essencial para unir a população paulistana em torno de suas demandas e necessidades, de suas ofertas, de seus atrativos e de suas possibilidades.

Sente-se falta de um espaço virtual que propicie à cidade encontrar-se com os fluxos de uma comunicação plena e, com esse novo aparato tecnológico, avançar em direção a um mundo integrado, bem organizado, com serviços públicos mais eficientes e democráticos.

Sob esse novo conceito, abriremos caminho para o que se chama de São Paulo, Cidade Digital. O objetivo é alargar a estrada, acelerar os passos de todos os grupos sociais e colocar São Paulo entre as melhores referências mundiais no que diz respeito ao uso democrático da tecnologia. Se o Rio é a cidade Olímpica, São Paulo será a cidade digital.

Ao promovermos essa expansão, alcançaremos o pódio de capital intelectual do continente, maior polo do turismo de negócios, da cultura, do entretenimento, da mídia, dos setores produtivos e do trabalho.

A Cidade Eletrônica se estrutura a partir da visão de que as ferramentas digitais constituem o melhor modelo para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da municipalidade, integrando interesses da comunidade, estimulando atividades, empreendedorismo, criatividade e investimentos.

Vale destacar o rápido surgimento das chamadas cidades virtuais pelo mundo, incentivadas por prefeituras e agências de desenvolvimento urbano para possibilitar um maior acesso à telemática e a um futuro urbano mais positivo.

As cidades virtuais são espaços eletrônicos, em geral com base na internet, desenvolvidos para interligar, de forma explícita, as agendas de desenvolvimento de cada município.

Funcionam como base da gestão pública direcionada a uma variedade de objetivos urbanos: marketing, estímulo ao turismo de eventos e de consumo, integração das comunicações entre população e governos, incremento da competitividade empresarial, apoio às culturas locais e melhor dinâmica nos serviços de saúde, educação e segurança.

Diante dessa moldura, a situação que se enxerga neste momento na cidade de São Paulo é desanimadora: os vários setores da administração não se falam. Aliás, não há comunicação nem mesmo dentro de uma área importante como a da saúde.

Por consequência, o cidadão não sabe os recursos oferecidos na cidade. Nem quais as principais carências que demandam maiores investimentos. Tratamos, portanto, da questão da transparência: a população pode e deve obter informações on-line e fiscalizar o andamento da gestão pública, tudo via internet.

São Paulo, Cidade Digital é um programa viável, com investimentos majoritariamente privados, para fazer da capital paulista uma metrópole banda larga. Isso vai atrair investimentos, novas empresas e oportunidades. Dará uma nova dinâmica a São Paulo, que hoje, infelizmente, é a cidade do devagar quase parando.













* João Doria, 58, é jornalista, empresário e pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.


Grupo Doria
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FPT INDUSTRIAL INCENTIVA IDEALIZAÇÃO DE APLICATIVO PARA UTILIZAÇÃO EM PROCESSOS INTERNOS.

A FPT Industrial investe continuamente em processos de melhoria contínua, sejam eles relacionados à gestão ou produção. Melhor do que acreditar em soluções externas, há cerca de um ano a empresa tem apoiado o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão criada por dois de seus funcionários da planta de Sete Lagoas, em Minas Gerais, onde o aplicativo foi adotado desde novembro de 2015 e reduzirá cerca de 8.000 folhas de papéis por ano.

Eduardo Carvalho e Guilherme Rezende, montadores que atuam na linha de produção dos motores NEF, são os idealizadores e desenvolvedores do aplicativo que leva o nome Kaizen Digital, destinado à gestão das melhorias dos processos. O novo modelo visa valorizar ideias e sugestões dadas por funcionários, reduzir consideravelmente o consumo de papel para a confecção de formulários, além de oferecer mais velocidade na validação dos projetos executados na planta industrial.

e/d: Glauber Henrique, coordenador de WCM da FPT Sete Lagoas, e os inventores do aplicativo Guilherme Resende e Eduardo Elias.

A ação autônoma dos funcionários para a concepção do projeto partiu de um processo de melhorias já existente, o chamado Kaizen, mas que na opinião dos funcionários poderia ser lapidado. 

Bastou essa identificação para que o processo se transformasse em uma oportunidade de progresso. Foi criado então o aplicativo Kaizen Digital, que apresenta facilidade na utilização a começar pelo login de acesso, que se dá por meio da inserção dos quatro últimos dígitos da matrícula do funcionário. Em seguida, os passos consistem em criar a proposta de Kaizen, adicionar uma imagem sobre o assunto e sugerir uma solução. Feito isso, já está pronto para ser enviado por e-mail ao responsável pela respectiva área. 

Eduardo Carvalho garante, “O aplicativo é de fácil controle. Todo o processo, desde a construção da ideia, inclusão de imagens, a função salvar e enviar são intuitivos. Provavelmente todos irão adaptar-se rapidamente. Pelo fato dos arquivos serem todos digitais, a FPT terá como retorno economia de tempo, papel e espaço, tanto para os funcionários como para gestores de área”, finaliza o montador.

Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, afirma “É importante apoiar nossos colaboradores em iniciativas inovadoras e que agregarão valores aos processos de uma forma geral à empresa. A FPT parabeniza os desenvolvedores Eduardo e Guilherme pelo feito e, principalmente, pela atitude inspiradora”.

Guilherme Rezende confirma o apoio que ambos têm recebido por parte da FPT Industrial e acrescenta. “A empresa acredita neste projeto e nos apoia desde o início. Esperamos expandir para todas as plantas da empresa e dar continuidade com futuras atualizações com o objetivo de melhorar constantemente as ferramentas de gestão de melhorias”. 

Os criadores do Kaizen Digital esperam que, por se tratar de uma ferramenta de fácil acesso, ela deverá impactar positivamente toda a cadeia produtiva da empresa. O aplicativo poderá ser utilizado pelos funcionários da FPT que possuam um dispositivo móvel como smartphone ou tablet.

Para Glauber Henrique, Coordenador de WCM da FPT Sete Lagoas, “O lema adotado pela fábrica é justamente investir em ideias inovadoras, e este é apenas um dos exemplos de como resolver problemas antigos com ideias novas”, conclui.


MM Editorial
Marta de Souza
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Simone Sabatini
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MAGIRUS VENCE LICITAÇÃO PARA VEÍCULOS DE COMBATE A INCÊNDIO NA ÁUSTRIA.

Acordo garante volume de negócios de até 150 milhões de euros para os próximos cinco anos.


A Magirus, marca de equipamentos de combate a incêndios da CNH Industrial, venceu mais uma importante concorrência de licitação aberta, desta vez com o governo austríaco. A montadora foi escolhida para fornecer veículos de combate a incêndio na categoria leve, até 7,5 toneladas, para três anos e também para a linha de pesados, até 16 toneladas e acima de 26 toneladas, nos próximos cinco anos. 

Credibilidade, custos de aquisição atrativos e componentes de alta qualidade foram alguns dos fatores que contribuíram para a oferta bem-sucedida da Magirus. A negociação assegura à montadora um volume de pedidos de até 150 milhões de euros. 

Os equipamentos disponíveis em cada veículo foram definidos em parceria com as associações de departamentos estaduais de combate a incêndios da Áustria, que compreendem brigadas de incêndio profissionais e voluntárias. As instituições também poderão personalizar e adaptar os veículos de acordo com as necessidades locais.

Na vanguarda da tecnologia de combate a incêndios, a Magirus oferece uma gama abrangente de caminhões de bombeiros, escadas, veículos de resgate e equipamentos de bombeamento de última geração. Em 2014, a marca comemorou seu 150º aniversário em sua sede em Ulm, na Alemanha, local onde fica também o centro de excelência em combate a incêndios Magirus. 

Magirus 

Desde 1864, a Magirus é sinônimo de inovação e tradição para os bombeiros em todo o mundo. Fornecendo uma ampla gama de caminhões, escadas, veículos e equipamentos para salvamento, bem como soluções especiais, bombas e bombas portáteis, a marca é uma das líderes em tecnologia de combate a incêndio. 



IVECO
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MARCOPOLO FORNECE 10 ÔNIBUS TORINO COM MOTOR TRASEIRO PARA A VIAÇÃO VERA CRUZ.

A Marcopolo forneceu 10 unidades do ônibus urbano do novo modelo Torino Motor Traseiro para a empresa Viação Vera Cruz, de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Os veículos fazem parte do programa de renovação de frota e serão utilizados no transporte urbano da cidade. 

Veículos contam com sistema de ar-condicionado e moderno elevador para acessibilidade. Foto: Gelson Mello da Costa

A Vera Cruz optou pelo modelo Torino com motor traseiro, lançado em julho, que apresenta, como importantes diferenciais, mais comodidade, segurança e conforto termoacústico. Para este modelo, a Marcopolo desenvolveu um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros.

O Novo Torino Motor Traseiro ainda facilita o acesso dos passageiros e possui capacidade para transportar 34 pessoas sentadas e 35 em pé. Com chassi Mercedes-Benz OH 1621L e suspensão a ar o Torino conta com um novo conceito de elevador para acessibilidade.

Neste novo conceito, o elevador é embutido na parte inferior da carroceria, na porta central do ônibus, disponível nas marcas Ortobras e Foca. “Isso traz agilidade a todo o processo e maior segurança ao passageiro com mobilidade reduzida”, explica o diretor comercial da Marcopolo, Paulo Corso.

Com visual moderno e tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, o modelo possui poltronas urbanas com encosto mais ergonômicas e maior largura interna, o que garante amplo espaço e facilita a movimentação dos passageiros, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, iluminação em LEDs e nova decoração.  Externamente, recebeu novos conjuntos ópticos frontal e traseiro que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano.

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MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Streaming inteligente para carros autônomos.

Durante a feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) 2016, em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Volvo anunciou que está desenvolvendo um sistema inteligente de transmissão de dados por banda ultralarga com a Ericsson, sua parceira de tecnologia.

A solução terá como objetivo permitir aos ocupantes dos carros autônomos melhor aproveitamento do tempo a bordo durante os deslocamentos.

Volvo Cars and Ericsson developing intelligent media streaming for self-driving cars
“Recentemente, revelamos nossa visão de design para carros totalmente autônomos com o Concept 26. Agora, estamos trabalhando em soluções que vão entregar a melhor experiência ao usuário quando o carro estiver no modo 100% autônomo. Imagine uma estrada cheia de veículos autodirigíveis com ocupantes sentados em uma posição confortável assistindo aos programas de TV favoritos em alta definição. Esse novo modo de usar o automóvel vai demandar tecnologias inéditas e muito mais capacidade de transmissão de dados, para garantir uma experiência agradável”, explica Anders Tylman, gerente geral do Volvo Monitoring & Concept Center.

Streaming sem interrupção


Carros autônomos vão mudar o paradigma da internet móvel, estimulando novas demandas. Volvo e Ericsson acreditam que essa mudança aumentará a necessidade por cobertura de banda ultralarga, com estabilidade, fora das áreas densamente habitadas e em centros urbanos.

Utilizando-se da expertise da Ericsson em tecnologias de nuvem e rede, a Volvo Cars busca oferecer uma experiência livre de interrupções e de alta qualidade dentro dos carros.

No momento em que o condutor definir a rota, o sistema analisará as condições de rede, permitindo que o conteúdo transmitido seja ajustado para a duração da viagem, possibilitando que o carregamento de dados seja feito de forma inteligente, com alta qualidade e sem interrupções.

“Nossas pesquisas mostram que 70% de todas as transmissões de dados via dispositivos móveis serão de vídeo nos próximos anos. Isso vai requerer uma tecnologia de conectividade inovadora, com soluções de nuvem e de análise, não só capazes de fornecer dados para vários veículos em uma estrada, mas também aptas a permitir alta qualidade nos vídeos, sem interrupção”, explica Claes Herlitz, chefe de serviços automotivos da Ericsson.

Aprendendo as rotas mais comuns dos condutores e os tempos de viagem, bem como as preferências de vídeos, os carros futuros da Volvo Cars estarão habilitados a oferecer navegação em um clique e preferências customizadas baseadas em uma lista de vídeos em potencial – permitindo que o consumidor escolha rotas e selecione um conteúdo ajustado ao período em que ele estará a bordo do carro.

Conteúdo personalizado e otimizado


“Se você quiser assistir ao último episódio de sua série favorita, o carro vai analisar o tempo necessário e ajustará sua rota, escolhendo o trajeto adequado.

Com os carros autônomos, você não precisará escolher apenas qual a rota mais rápida de A a B – estamos falando da experiência a bordo do carro –, mas sim como você vai desfrutar do tempo economizado em não dirigir. Com nossa tecnologia de carros autônomos, nós daremos liberdade às pessoas para escolher a forma como vão enfrentar o trânsito diário e o conteúdo que terão durante essa experiência”, conclui Anders Tylman.


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br. 
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

domingo, 10 de janeiro de 2016

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

TU? QUE TU É ESSE?

Não quero ser chata, nem purista, mas vocês sabem: a linguagem permeia e constrói a cultura de um povo; é preciso estar sempre atento para os registros de mudança de comportamento que advém de alguns de seus usos. E o tu está invadindo o mercado, de uma forma invasão bárbara, sem vir de gaúchos, os únicos que tinham autorização expressa para usá-lo fora de suas fronteiras.

Tu estás percebendo? Não é de hoje, mas está piorando e se tornando muito frequente, frequente até demais, ouvir o tu aqui fora, fora da telinha, fora dos programas de tevê, fora das entrevistas de MJs, DCs, MCs, KYs e novelas, fora dos pampas. Tu para lá e tu para cá, somados sempre agora a novas gírias, que acabam fazendo com que todo mundo pareça mesmo pertencente até a alguma facção criminosa. Tá pegando mal. 

Antes, lembro que para parecer mais descolado, os bacanas tentavam um sotaque carioca, gingado, caído para o R, alongado no S, o que era maneiro para as praias, as ondas, o surfe, uma época nas quais se desbundava. Do tempo que as pessoas eram serelepes, e não apareciam na sua casa - pintavam. Ganhavam tutu e eram pra frente.

Pois vou botar para quebrar e trazer à baila essa coisa que anda me irritando: o tu . Andam abusando do coitado, pondo para quebrar, gastando seu simples uso como segunda pessoa do singular, onde vivia tranquilo, sendo usado menos, por poucos, para conjugar os verbos, dar-lhes um impulso até que encontrasse com seu plural, vós, esse pronome que enobrece as frases com uma espécie de realeza quando aparece, majestático. Imperativo.

Aí deslocaram o tu. Esqueceram que - sim, ele pode ser usado; embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, cada uma é uma - o que exige as formas verbais e os pronomes respectivos. Não é só tirar o você e colocar o tu, entendeste?

O negócio, meu chapa, está todo aí meio junto e meio misturado e pode dar bode se a coisa se espalha, igual aconteceu com o gerúndio, tipo dengue, catapora. Deixaram que traduções do inglês fosse feitas de qualquer jeito e ele, furtivo, se instalou, principalmente nos serviços de telemarketing e especialmente quando estamos muito bravos reclamando de algo. O gerúndio alonga o cumprimento das promessas das empresas, dá mais tempo. Elas não farão o que você pede, elas vão estar fazendo. Olha que o tu também pode ser perigoso, podes crer. 

Depois de saber que os argentinos estão vindo para cá igual a avalanche de lama em Mariana, penso que o tu pode estar se infiltrando junto, entrando no país pelas fronteiras descobertas. Preocupa-me até se não é uma situação embutida, bolivariana maléfica igual na política. Tradução livre do castelhano, do espanhol. Como agora questões sociais são "colocadas", politicamente corretas, e o tu tem vindo na linguagem das favelas lindas, maravilhosas, turísticas, aprazíveis que as cenografias montam, há de se prevenir. Repararam que os ricos de tevê andam adorando largar suas casas, até mansões, para viver nas favelas, tão legais são? 

O você está em risco, alardeio. Vou mostrar para tu, eles estão dizendo, tu percebeste? Você percebeu? A gente já devia ter desconfiado desse problema - que ficaria mais sério - quando apareceu aquela mensagem do deputado Vacarezza para o então governador do Rio, Sergio Cabral: "você é nosso e nós somosteu (sic)".

O tu é nosso, ninguém tasca, existe, está aí, mas anda tentando se aproximar demais, abraçar singularmente, como um pronome pessoal reto que é, curto, contundente, sonoro como tiro, e até engraçadinho quando se confunde o som e se passa a noite procurando por ele, como na música de arrasta-pé. "Morena diga onde é que tu tava, Onde é que tu tava, onde é que tava tu.Passei a noite procurando tu, Procurando tu, Procurando tu"...

Tu é a segunda pessoa; você, a terceira pessoa; eu, a primeira. Tu é credencial de gaúcho, objeto identificador. Tu é chique, aristocrático, tem de vir com seus salamaleques. Estranho ele estar querendo se popularizar assim. Deve estar assistindo a muita novela.

Ou acha que se não tem tu, vai tu mesmo. 

São Paulo, 2016







* Marli Gonçalves é jornalista - Tu sabes lá o que é isso?
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

IVECO DISPUTA A LIDERANÇA NO RALLY DAKAR 2016.

Gerard de Rooy conquista o segundo lugar na etapa sete e encosta no líder da competição.


O Rally Dakar completou neste sábado a sétima etapa, entre a cidade boliviana de Uyuni e Salta, na Argentina. Gerard de Rooy terminou o dia em 4º lugar, com 2m11s atrás de Nikolaev, vencedor do trajeto. Na classificação geral, De Rooy ocupa a segunda posição. 

"Estou muito confiante no meu caminhão, espero ter uma boa semana", diz Gerard de Rooy, piloto do Iveco Powerstar nº 501. 

O time Iveco teve ainda Ton Van Genugten em sexto lugar, Federico Villagra em décimo e Pep Vila na décima terceira colocação. Além de De Rooy, líder da equipe Iveco, o top 10 do Rally Dakar conta com a presença de Villagra e Genugten, em sexto e sétimo, respectivamente. 

Hoje o dia será de descanso para os pilotos. Amanhã, a próxima etapa acontece entre as cidades de Salta e Belén, na Argentina. 

Para aqueles que querem conhecer detalhes sobre os equipamentos, veículos e seguir a Iveco durante a corrida, basta acessar o site www.iveco.com/dakar.

Etapa 7 – Caminhões

1. Nikolaev (RUS), Kamaz – 3h54m31s
2. Mardeev (RUS), Kamaz – a 58s
3. Versluis (NLD), MAN – a 1m17s
4. GERARD DE ROOY (NLD), IVECO – a 2m11s
5. Karginov (RUS), Kamaz – a 6m44s
-------------
6. TON VAN GENUGTEN (NLD), IVECO – a 9m08s
10. FEDERICO VILLAGRA (ARG), IVECO - a 13m46s
13. PEP VILA (ESP), IVECO – a 18m16s
- ALEŠ LOPRAIS (CZE), IVECO – abandonou

Classificação Geral – Caminhões

1. Versluis (NLD), MAN – 17h05m09s
2. GERARD DE ROOY (NLD), IVECO – a 5m31s
3. Mardeev (RUS), Kamaz – a 10m48s
4. Nikolaev (RUS), Kamaz – a 10m54s
5. Stacey (NLD), MAN – a 11m28s
-------------
6. FEDERICO VILLAGRA (ARG), IVECO – a 15m35s
7. TON VAN GENUGTEN (NLD), IVECO – a 29m00s
12. PEP VILA (ESP), IVECO – a 1h26m07s
- ALEŠ LOPRAIS (CZE), IVECO – abandonou 



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CHUMBO GORDO.
Por Carlos Brickmann*

AÇÃO, REAÇÃO, XEQUE-MATE.

O Governo demorou para encontrar o caminho da reação, mas o trabalho que realiza contra a Operação Lava Jato é hoje visível: corte de verbas da Polícia Federal, intensa mobilização de jornalistas aliados, especialmente nas redes virtuais, mas não exclusivamente nela, contra delegados, promotores e o juiz Sérgio Moro (só no dia 7, esta coluna recebeu, de apenas um dos profissionais engajados, quatro ataques pesados ao juiz e à PF – num deles, fala-se em “quadrilha Moro”), tentativas de vitimizar os inocentes pixulequeiros presos em Curitiba.

Diante do risco de abafamento das investigações, há quem diga que documentação sobre o escândalo acabou em mãos dos equivalentes americanos à PF e ao Ministério Público. As investigações dos EUA tocam em dois temas: primeiro, o envolvimento de cidadãos, sistema financeiro e empresas dos EUA no Petrolão (lá é crime); segundo, o processo que investidores em títulos da Petrobras na Bolsa de Nova York movem contra a empresa, pedindo reposição das perdas que tiveram com a redução dos lucros causada pela pixulecagem e a consequente diminuição do valor dos papeis em seu poder. É coisa grande, de algumas dezenas de bilhões de dólares. Até um acordo giraria em torno de cifras monumentais.

É o xeque-mate na tentativa de abafar as investigações: lá não há como bloqueá-las. Como provou o caso Marin, se houve uso de empresas americanas nas manobras, eles investigam e divulgam tudo. E, como no caso das Mãos Limpas, na Itália, o farol que orienta Moro, se a justiça for feita sua missão está cumprida.

Esquentando

Não esqueça: Lula depôs cinco horas na Polícia Federal. Quem diria que isso poderia acontecer? A Polícia Federal encontrou no celular de Léo Pinheiro, chefão da empreiteira OAS, troca de mensagens com Jaques Wagner, hoje chefe da Casa Civil, sobre liberação de pagamentos no Ministério dos Transportes. O Supremo autorizou a quebra dos sigilos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de sua esposa e de sua filha.
Se alguém acha que a guerra política foi arquivada, ou amenizada, depois que o Supremo dificultou o impeachment, está enganado.

Eduardo Cunha, o equilibrista

Pesquisa do Instituto Paraná em São Paulo apurou que Eduardo Cunha (PMDB – Rio) não tem a confiança de 81,9% dos eleitores para comandar, moral e legalmente, o impeachment (que, aliás, é defendido por ampla maioria). E, para 74%, Cunha deveria ter o mandato cassado.
Sem apoio do eleitor, como Cunha sobrevive? Sobrevive porque, tendo sempre atendido aos mais extravagantes pedidos de seus colegas parlamentares, por mais caros que fossem, recebe ainda sua solidariedade.
Em Brasília, uma mão lava a outra, e ambas lavam o Cunha.

Schahin, a defesa

O Grupo Schahin, a respeito da saída do país dos navios NS Cerrado e NS Sertão, declara: “Com o objetivo de impedir a transferência de posse das embarcações para os credores, a Schahin atuou junto à 4ª e à 35ª Varas Cíveis de São Paulo, à 3ª Vara Cível de Macaé (RJ), à 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial da capital paulista e à 5ª Vara Federal de Execuções Fiscais de São Paulo, bem como perante os Tribunais de Justiça de São Paulo e do Rio de Janeiro, além da Receita Federal e Marinha, para reter os navios no Brasil. Por ordem do juiz Rodrigo César Fernandes Marinho, de Macaé, contudo, as embarcações foram transferidas para os credores que, como já se sabia, as levariam para o exterior. Registre-se que, ao resistir a dar cumprimento à ordem do juiz de Macaé, por orientação da Schahin, o comandante do navio NS Cerrado foi ameaçado de prisão. A empresa ser agora acusada de ter contribuído para a fuga dos navios, que levaram a bordo equipamentos e ferramentas da Schahin, bem como contêineres pertencentes a fornecedores de alimentos para os trabalhadores, é intolerável. O Grupo Schahin informa que entregou essas informações, nesta quinta-feira, 7, à Força Tarefa da Operação Lava Jato. O ofício desmente notícias que reproduzem acusações atribuídas ao auditor fiscal Roberto Leonel de Oliveira Lima, da Receita Federal. O grupo oficiará à Receita sobre tais declarações à imprensa, que geraram grande prejuízos de imagem no mercado financeiro”.

Prefeitos, os bons e os maus

Outra pesquisa do Instituto Paraná, sobre prefeitos de 13 capitais, divulgada por Veja - www.veja.abril.com.br/blog/radar-on-line: o melhor é ACM Neto (DEM), Salvador, com 84,7% de aprovação. O segundo é Rui Palmeira (PSDB), Maceió, com aprovação de 64,4%.
Os dois piores são do PT: Paulo Garcia, Goiânia, 73,7% de rejeição, e Fernando Haddad, São Paulo, com rejeição de 69,8%.

A festa continua

A monarquia brasileira balançava, e a Corte promoveu um grande baile na Ilha Fiscal, no Rio, em homenagem à tripulação do navio chileno Almirante Cochrane. Custou 10% do orçamento anual do Rio de Janeiro. Seis dias depois, o imperador foi deposto.
A história se repete: o Rio está sem dinheiro para atender a seus doentes, faltam remédios básicos nos hospitais, mas o Palácio Laranjeiras, que não é nem onde mora o governador nem onde trabalha, está sendo reformado para que Sua Excelência possa praticar natação. Orçamento: R$ 2,3 milhões.









Carlos Brickmann - carlos@brickmann.com.br - é Escritor, Jornalista e Consultor, diretor da Brickmann&Associados Comunicação - www.brickmann.com.br. Siga: @CarlosBrickmann. Visite: www.chumbogordo.com.br - informação com humor, precisão e bom senso - contato@chumbogordo.com.br.

sábado, 9 de janeiro de 2016

VOLKSWAGEN TRAZ A EMOÇÃO DOS RALIS PARA OS SMARTPHONES.

A Volkswagen está apresentando o novo game "Race Anywhere" para smartphones em bases exclusivas. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente da App Store e estará disponível também no Google Play em um futuro próximo. 


Pela primeira vez, os usuários poderão posicionar seus VW Polo para largar numa pista desenhada por eles mesmos com o auxílio do Track Editor. Os jogadores podem postar seus melhores tempos no Facebook e defendê-los contra desafiantes, como seus amigos, por exemplo.

O aplicativo da Volkswagen é uma interpretação inteiramente nova dos jogos de corrida clássicos. Uma versão móvel para iOS já está disponível e uma versão Android chegará em breve. Em contraste com games de corridas anteriores, os jogadores poderão criar suas próprias aventuras nas pistas. Assim que tirarem uma foto em seus smartfones, poderão usá-la para projetar uma pista de rali individual. Os usuários podem escolher entre superfícies de asfalto, cascalho, lama ou neve.

O aplicativo disponibiliza quatro roteiros de treino para aquecimento. Os jogadores podem ir para a largada pilotando um VW Polo, um Polo R WRC ou um Polo GTI. O desafio é ativar a aceleração e as derrapagens exatamente no momento correto. Além da concentração, os jogadores precisam ter reações rápidas para alcançar a combinação ideal entre a precisão e a velocidade. A corrida termina em três voltas.

Com o aplicativo da Volkswagen, os pilotos de rali podem então se encontrar no Facebook para compartilhar seus resultados e desafiar os amigos a superar seus melhores tempos. O aplicativo "Race Anywhere" da Volkswagen já está disponível para dispositivos iOS em quatro línguas diferentes. Uma versão Android chegará no futuro próximo. 

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IVECO CHEGA AO PÓDIO NA ETAPA DO RALLY DAKAR QUE ATRAVESSOU O SALAR DE UYUNI.

Gerard de Rooy foi o mais forte competidor do time, vindo apenas 7 segundos atrás do vencedor, Hans Stacey.


Segundo os pilotos, a especial de sexta-feira foi a mais complexa de todas nesta edição de 2016 do Rally Dakar. Houveram quedas, fraturas, incêndios e abandonos, mas a frota Iveco passou ilesa e alcançou a linha de chegada sem problemas.

Gerard de Rooy ficou na liderança em 4 de 5 pontos de checagem, e terminou a etapa em segundo lugar. O Iveco Powerstar mostrou-se à altura dos desafios apresentados. Graças ao desempenho de Roy, a Iveco chegou ao pódio mais uma vez, conseguindo ficar entre os três melhores em cada especial, com pelo menos um de seus caminhões. Federico Villagra, que iniciou como líder da sexta etapa, terminou o dia em 9º.

As equipes dos Iveco Trakkers ficaram um pouco mais para trás na etapa de ontem, o holandês Ton van Genugten e o espanhol Pep Vila cruzaram a linha de chegada em 13º e 15º lugar.

Hoje a caravana do Dakar vai seguir novamente para o sul, pela Argentina. A fase 7 tem 469 quilômetros cronometrados, passando pela Bolívia, em uma zona de neutralização até La Quiaca, na Argentina. Essa é a seção final de disputa antes do último dia no Salta, onde os pilotos vão descansar no domingo.

Etapa 6 - Caminhões

1. Stacey (NLD), MAN – 2h55m35s
2. GERARD DE ROOY (NLD), IVECO – 7s
3. Versluis (NLD), MAN – a 1m15s
4. Nikolaev (RUS), Kamaz – a 2m11s
5. Sotnikov (RUS), Kamaz – a 2m21s
-------------
9. FEDERICO VILLAGRA (ARG), IVECO - a 4m26s
13. TON VAN GENUGTEN (NLD), IVECO – a 1m01s
15. PEP VILA (ESP), IVECO – a 11m59s
- ALEŠ LOPRAIS (CZE), IVECO – abandonou
Classificação General - Caminhões

1. Stacey (NLD), MAN – 17h05m09s
2. Versluis (NLD), MAN – a 59s
3. FEDERICO VILLAGRA (ARG), IVECO – a 4m05s
4. GERARD DE ROOY (NLD), IVECO - a 5m36s
5. Mardeev (RUS), Kamaz – a 12m06s
-------------
8. TON VAN GENUGTEN (NLD), IVECO – a 22m08s
12. PEP VILA (ESP), IVECO – a 1h10m07s
- ALEŠ LOPRAIS (CZE), IVECO – abandonou

Para aqueles que querem conhecer detalhes sobre os equipamentos, veículos e seguir a Iveco durante a corrida, basta acessar o site www.iveco.com/dakar


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